quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Manteiga Aviação muda lata pela 1ª vez após mais de 90 anos



Do G1, em São Paulo
 
Depois de mais de 90 anos sendo comercializada no mesmo modelo de lata, a Manteiga Aviação ganha uma nova embalagem. A cor alaranjada e o logotipo com a imagem de um avião Junker continuam os mesmos. A principal diferença é que agora a lata vem com um sistema abre-fácil que dispensa o uso de abridor.

Segundo a empresa, a nova embalagem começou a ser distribuída nos pontos de venda no final de janeiro e já pode ser encontrada em todo o país.

A Aviação informou que para o lançamento da nova embalagem foram dois anos de estudos, pesquisas e um investimento de R$ 500 mil.

 Lata original da Aviação (à esquerda) e nova embalagem que chega aos mercados (Foto: Divulgação)
Lata original da Aviação (à esquerda) e nova embalagem que chega aos mercados (Foto: Divulgação)

“É a primeira mudança que fazemos em 92 anos”, diz Roberto Rezende, diretor comercial da Aviação e bisneto do fundador. Ele conta que até então a única mudança feita pela empresa na embalagem foi uma alteração na década de 40 no modelo do aeroplano estampado na lata.

“A manteiga continua a mesma, mas a empresa tem de evoluir. A nova embalagem tem um diâmetro um pouco maior, é feito de folha única de aço, dispensa abridor e vira uma manteigueira”, explica Rezende, que representa a quarta geração da família a ocupar a direção da empresa.

A lata continuará sendo distribuída com tampa, não necessitando de refrigeração. O que muda agora é o lacre da lata em folha de alumínio, semelhante ao das latas de outros produtos comercializados no mercado como atum e molho de tomate.

A história da manteiga de cor amarelada e consistência pastosa começa em 1920, em São Paulo, por obra de Antonio Gonçalves, Oscar Salles e seu pai Augusto Salles. Nascidos em Minas Gerais, fundaram em São Paulo a Gonçalves Salles. Anos depois, os empresários compram uma indústria de laticínios na cidade de Passos (MG).

Atualmente, a empresa encontra-se instalada em São Sebastião do Paraíso (MG) e fabrica, além de manteiga, queijos, requeijão e doce de leite. A administração da Aviação permanece familiar.
 
Tabletes e embalagem plástica superam latas

Com o lançamento da nova embalagem, a empresa busca também elevar as vendas da manteiga em lata, que perdeu espaço nas últimas décadas para o tablete e a embalagem plástica.

Quando foi lançada nos anos 20, o modelo em lata foi desenvolvido para atender as condições de transporte e armazenamento da época, que exigiam uma embalagem mais robusta e com alta capacidade de conservação, pois geladeira era artigo raro no país.

“Hoje, nossa maior venda é em pote plástico. Depois vem o tablete e a lata fica só em terceiro lugar. Nossa projeção agora é que até o final do ano a lata já ocupe o segundo lugar”, diz Rezende.

A empresa também anunciou que não serão mais comercializadas latas na versão 500 gramas, apenas no formato 200 gramas.

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO







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