sábado, 30 de maio de 2015

Conselho autoriza reajuste na conta de água

TORNEIRA. Alta da tarifa deve entrar em vigor no próximo mês

IConselho autoriza reajuste na conta de água
Por: THIAGO GOMES - GAZETAWEB
O alagoano deve pagar mais caro pela água que consome diariamente. O Conselho de Administração da Companhia de Saneamento de Alagoas (Casal) autorizou o reajuste da tarifa de água de 27,68%, de forma linear, já a partir da fatura do mês de junho de 2015. A resolução foi publicada ontem, no Diário Oficial do Estado. 

A autorização vai ser analisada pela Agência Reguladora de Serviços Públicos do Estado de Alagoas (Arsal), que regula o serviço de saneamento. A assessoria de imprensa da agência informou que uma reunião está marcada para a próxima segunda-feira, com a Casal, para tratar do assunto. “Assim que houver autorização para a implantação do reajuste, a Casal se utilizará de todos os meios disponíveis para comunicar os seus usuários”, ressalta a companhia de saneamento, em nota.

De acordo com a publicação no Diário, o aumento deverá ser aplicado em duas parcelas – a primeira, de 19%, a partir do faturamento de junho, sobre o consumo de maio deste ano. A segunda, de 7,29%, será no faturamento de setembro, referente ao que foi usado no mês anterior, totalizando o reajuste total determinado pelo conselho gestor da distribuidora no Estado. A resolução passa a vigorar agora.

Os conselheiros consideraram que o aumento da tarifa de água é justificado pela elevação, nos últimos doze meses, dos custos operacionais, principalmente da energia elétrica, que é o maior insumo empregado na produção de água e na coleta de esgoto. 



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Arapiraca ganhará aeroporto que vai impulsionar desenvolvimento da região

Governador Renan Filho também assinou ordem de serviço para duplicação da AL-110 e reconstrução do trecho Arapiraca/São Sebastião 



Foto por: Assessoria






































































































O governador de Alagoas, Renan Filho, assinou nesta sexta-feira (29), a ordem de serviço para a duplicação de aproximadamente 4km da Rodovia AL-110 no trecho correspondente ao perímetro urbano de Arapiraca, bem como a restauração de 26,5km do trecho Arapiraca/São Sebastião, obra avaliada em R$ 25 milhões. Mosart Amaral, secretário de Transporte e Desenvolvimento Urbano do Estado (Setrand) e Helder Gazzaneo, diretor-presidente do Departamento de Estrada de Rodagem do Estado (DER/AL), também participaram da solenidade de assinatura.

Além destas, foi assinada outra ordem de serviço para a contratação de estudos voltados à implantação de um aeroporto na cidade de Arapiraca. De acordo com o secretário Mosart Amaral, o aeroporto vai alavancar desenvolvimento econômico para toda região.

"Finalmente foi dada a largada de um projeto que há muito tempo se falava, mas que nunca tinha sido levado adiante, e o governo do Estado não sossegará até que o primeiro avião aterrisse em solos arapiraquenses. Os estudos serão iniciados desde já e dentro de dois meses teremos os prováveis sítios para a construção do aeroporto, que será escolhido pela Secretaria de Aviação Civil, segundo as condições técnicas por eles exigidas. Em seguida, a licença ambiental, a adequação do projeto e a construção do aeroporto em si", salientou.

Mosart destacou ainda que Arapiraca é a região do Agreste que mais cresce no Estado e necessita urgentemente dessa infraestrutura que inclui não só o aeroporto, mas também vias estruturantes. "Essas obras irão fomentar desenvolvimento econômico para todo o Estado", ressaltou o secretário.

As assinaturas de ordens de serviço ocorreram na solenidade de abertura do Governo Presente - ação que tem por finalidade ouvir a população e permitir que ela participe diretamente da gestão com suas propostas.

As obras da duplicação e restauração da AL-110 serão iniciadas em junho. Para o diretor-presidente do DER, Helder Gazzaneo, elas significam um avanço para a região, uma vez que foram planejadas levando em conta a necessidade da população. "A AL-110 é uma rodovia de grande importância para a região do Agreste. O governo do Estado, pensando nisso, buscou com essas ações, proporcionar mais desenvolvimento para a cidade e entorno com a duplicação de 4km no perímetro urbano de Arapiraca e com a reconstrução do trecho Arapiraca-São Sebastião", completou o diretor-presidente do DER. 

JÁ É NOTÍCIA - NA VELOCIDADE DOS ACONTECIMENTOS

Fonte: Redação com Assessoria




Blatter é reeleito presidente da Fifa após desistência de concorrente

Príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia, havia perdido primeiro turno por 133 votos a 73 e não viu necessidade em ir ao segundo turno. Será o quinto mandato de Blatter


Joseph Blatter - Congresso da Fifa (Foto: Reuters)
Joseph Blatter é reeleito para quinto mandato à frente da Fifa (Foto: Reuters)


O atual presidente da Fifa, Joseph Blatter, foi reeleito para seu quinto mandato consecutivo à frente da entidade. A eleição aconteceu nesta sexta-feira, em Zurique, na Suíça, quando o mandatário derrotou seu único concorrente, o príncipe Ali Bin Al-Hussein, da Jordânia. Blatter havia vencido o primeiro turno das eleições por 133 votos a 73. Com a ampla vantagem conseguida, apenas uma reviravolta improvável com a nova votação dos 206 países representantes daria a vitória ao seu concorrente, que não viu necessidade em realizar o segundo turno (no qual bastariam 104 votos a Blatter). O suíço, de 79 anos, está no cargo desde 1998, quando sucedeu João Havelange. Sua gestão terá duração de mais quatro anos.
- Agradeço por me aceitarem pelos próximos quatro anos. Não vou desafiar vocês, mas temos de resolver problemas de organização dentro da Fifa. Precisamos de maior representatividade das federações, precisamos de mulheres, precisamos que as vozes repercutam na Fifa. Eu assumo a responsabilidade por trazer a Fifa de volta. Estou convencido de que faremos isso. Sou um homem persistente. Disse a vocês, gosto de vocês, gosto do meu trabalho, gosto de estar aqui. Não sou perfeito, ninguém é. Então, eu agradeço. Prometo a vocês, no fim do meu mandato, darei a Fifa ao meu sucessor em uma posição muito forte - afirmou Blatter logo depois da vitória.


Antes de Blatter, o candidato derrotado também se pronunciou. Ele agradeceu àqueles que votaram nele.

- Eu só queria agradecer a todos vocês. Foi uma bela jornada. Eu gostaria especialmente de agradecer a vocês que foram bravos o suficiente para votar em mim - disse Al-Hussein em seu discurso após anunciar a desistência.

A eleição aconteceu em meio à maior crise da história da Fifa. Às vésperas da votação, foram presos sete executivos do alto escalão da entidade nos últimos anos, entre eles o ex-presidente da CBF José Maria Marin. A ação do FBI e do Departamento de Justiça dos Estados Unidos jogou sombras em Blatter e referendou as reiteradas denúncias que abalaram a credibilidade da entidade recentemente.
Os representantes de cada país foram, um a um, votar em duas cabines, por ordem alfabética, em cédulas de papel durante o primeiro turno de votações. O Brasil foi representado pelo presidente da Federação Cearense de Futebol, Mauro Carmelio, que não confirmou em quem votou.
Platini abraça o príncipe Ali após desistência do segundo turno por parte do candidato (Foto: Fifa TV)Platini abraça o príncipe Ali após desistência do segundo turno por parte do candidato (Foto: Fifa TV)
Joseph Blatter nasceu em 10 de março de 1936 na pequena cidade de Visp, na Suíça. Quando jovem, foi jogador de futebol. Depois, se tornou diretor esportivo, mas no hockey. Sua entrada na Fifa aconteceu em 1975, primeiro como diretor técnico e depois como secretário geral - até se tornar presidente em 1998.
O recente escândalo de corrupção foi o maior golpe sofrido por sua gestão à frente da entidade. Ele viu alguns de seus principais aliados serem presos. Seu nome não consta na lista de suspeitos do FBI, mas os efeitos foram inevitáveis. Michel Platini, presidente da Uefa, pediu que ele renunciasse ao cargo. Os europeus foram orientados a votar em Al-Hussein.
Protesto
O dia foi tenso em Zurique. Cerca de 150 pessoas se reuniram no lado externo do prédio onde ocorreu a votação e protestaram contra a Fifa e Israel, em defesa da Palestina. O grupo tentou invadir o teatro e foi contido pela polícia. Antes, houve ameaça de bomba, e uma mulher, portando uma bandeira da Palestina, conseguiu invadir o auditório e atrapalhar o discurso de Blatter.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: A caminhada da vida

A caminhada da vida




Na caminhada da vida, aprendi que nem sempre temos o que queremos. Porque nem sempre o que queremos nos faz bem.
Foi preciso as dores, para que eu aprendesse com as lágrimas.
Foi necessário o riso, para que eu não me enclausurasse com o tempo.
Foi preciso as pedras, pra que eu construísse meu caminho.
Foram fundamentais as flores, para que eu me alegrasse na caminhada.
Foi imprescindível a fé, para que eu, não perdesse a esperança.
Foi preciso perder, para que ganhasse de verdade.
Foi no silencio que fui ouvido com clareza.
Pois sem provas não tem aprovação.
E a vitória sem conquista é ilusão.
E a maior virtude dos fortes é o perdão.



(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 29 de maio de 2015

Escola Miguel Matias - Projeto Sarau de Poesia





























Há vários dias que a Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias juntamente com seus alunos, professores, diretores, coordenadores e com parceria da sala de leitura do respectivo recinto estiveram envolvidos com mais um projeto, "Sarau de Poesia" a ser desenvolvido em salas de aula e demais espaços da respectiva escola. Com um dos objetivos de desenvolver a oralidade e enfatizar o mundo encantado da poesia. 

Autores trabalhados: Cecília Meirelles, Vinícius de Moraes e Tom Jobim.

Nos últimos dias, professores e alunos fizeram presença à frente da sala de leitura, num local adaptado para exposição dos trabalhos, onde na oportunidade, alunos liam e interpretavam textos. E representando a sala de leitura, tinha alguém para contar histórias da literatura infantil: A Árvore Generosa; A melhor família do mundo; O tamanho do meu sonho e outras.

Alunos dos 3ºs, 4ºs, 5ºs anos, juntos com seus professores, fizeram diversos trabalhos, criando e recriando poesias e participando de suas particulares apresentações em sala de aula, numa prévia para a culminância do Projeto "Sarau de Poesia". A Culminância desse projeto aconteceu na última quinta-feira, 28 de maio, no palco da referida escola, nos turnos - matutino e vespertino. O evento foi restrito ao pessoal da referida escola. 

Alunos da Escola Miguel Matias confeccionaram livros com uma coletânea de poesias dos autores citados acima; fizeram poesia sobre a cidade de Campo Alegre - AL; apresentaram a biografia e obras de Cecília Meirelles, Vinícius de Moraes e de Tom Jobim. Houve demonstração de talento, habilidades com arte e escrita e amor à cultura.

Parabéns a todos pela participação e realização do projeto - Sarau de Poesia.

Obrigado a todos que direta ou indiretamente colaboraram para com essa realização!

OBS.: Nosso agradecimento ao Murilo Bispo por ter nos cedido as fotos.


Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias - Educando com responsabilidade.

Localizada no centro da cidade de Campo Alegre - Alagoas





RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Eu te desafio

Eu te desafio




Eu te desafio a reclamar menos do que não dá certo. E a sorrir a cada pequena conquista.
A ao invés de olhar sempre para a própria vida, virar um pouco a cabeça e enxergar o outro.
A saborear cada passo e não te preocupar somente com a meta final.
A por mais que as coisas fiquem nebulosas, não endurecer.
A entender que certos vazios fazem parte do processo.
A não esquecer das delicadezas que importam tanto.
A lembrar sempre que todo mundo tem uma força que só aparece na hora do aperto. E a se deixar enfraquecer às vezes.
A ter consciência que ninguém está aqui por acaso e que precisamos ter objetivos concretos na vida. E a aceitar que nem sempre descobrimos quais são esses objetivos cedo.
A nunca desistir de tentar e a não se esconder no primeiro não.
A entender que sonhos são fundamentais para a nossa sanidade mental. E a não esquecer de quem nos acolhe.




(AUTOR NÃO REVELADO)