sábado, 3 de janeiro de 2015

Governo anuncia as primeiras medidas na área de segurança

CONTRA A VIOLÊNCIA. RENAN FILHO DEFENDE AÇÃO INTEGRADA ENTRE AS POLÍCIAS


O governador Renan Filho (PMDB) empossou, na tarde de ontem, no Salão de Despachos do Palácio República dos Palmares, os novos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e os novos diretores da Polícia Civil, defendendo uma ação integrada. 
Por: MARCOS RODRIGUES - REPÓRTER
Acompanhado do secretário de Defesa Social, promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça, o governador cobrou dos novos integrantes da cúpula de segurança pública, empenho e disposição para diminuir o número de homens nos gabinetes. Ao mesmo tempo reforçou o pedido para que seja ampliado o policiamento ostensivo nas principais cidades do Estado, assim como nas áreas de risco e na orla de Maceió. 

“Temos um objetivo que é baixar os índices de violência, por isso necessitaremos de um trabalho integrado com mais homens nas ruas e o mínimo possível nos gabinetes”, destacou Renan Filho. 

Durante a solenidade foram empossados no comando da PM o coronel Paulo Domingos de Araújo Lima Júnior, ex-assessor do Tribunal de Justiça e irmão do desembargador Domingos de Oliveira Neto. Ele terá como subcomandante, o coronel Louverci Monteiro de Oliveira, que deixa o Comando do Policiamento da Capital (CPC) para o novo cargo.

O Corpo de Bombeiros tem como comandante o coronel Adriano Amaral da Silva.

No caso dos ocupantes de cargos militares, eles assumirão o comando durante solenidade na próxima quarta-feira, às 8h, na Academia de Polícia Militar Senador Arnon de Mello, no Trapiche da Barra. O evento contará com a presença do governador Renan Filho.

Conforme a Gazeta havia antecipado na sua edição de ontem, direção-geral da Polícia Civil ficará sob o comando do delegado Paulo Cerqueira, responsável pela criação e coordenação da Divisão de Investigação e Capturas (Deic). A diretora-geral adjunta da Polícia Civil, será a delegada Lucy Mônica. Já os diretores da Perícia Oficial, Manoel Melo, e do Instituto de Criminalística, José Cavalcante, foram mantidos nos cargos.

Os demais cargos, como os indicados para os comandos operacionais, assim como delegacias especializadas serão anunciados nos próximos dias, pelos respectivos gestores.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Mudança na concessão de pensão por morte garante benefício vitalício apenas para mulheres a partir dos 44 anos


Agência do INSS: quanto maior for a expectativa de vida da viúva, menos tempo ela passará ganhando pensão
Agência do INSS: quanto maior for a expectativa de vida da viúva, menos tempo ela passará ganhando pensão Foto: Guilherme Pinto


A fim de evitar que jovens aptas a trabalhar recebam pensões vitalícias por morte dos companheiros e causem prejuízos desnecessários aos cofres da Previdência Social, uma vez que têm capacidade de produzir, o INSS fechou o cerco e alterou as normas de concessão do benefício por meio de uma medida provisória enviada ao Congresso Nacional. Com a mudança, uma mulher que ficar viúva aos 21 anos, por exemplo, terá direito somente a três anos de pensão, tempo suficiente, segundo o instituto, para que se restabeleça profissionalmente.

O cálculo será feito com base na tabela de mortalidade divulgada, anualmente, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Para saber por quanto tempo terá direito ao benefício, caso atenda às exigências do INSS, basta consultar a tabela sobre a expectativa de vida.

Outra questão importante a esclarecer, segundo o Ministério da Previdência Social, é que a pensão por morte do segurado será reduzida a 50%, mas esse percentual será dividido pelo grupo familiar (mulher e filhos menores e, se houver, deficientes) e não pago apenas à viúva. Além desse percentual, cada um terá direito a 10% (inclusive ela). Para fechar a conta, basta somar os 50% da família aos 10% de cada um, limitados a 100%.

Isso significa que, se a viúva tiver quatro filhos (cinco dependentes, incluindo ela), cada um receberá, na prática, 20% de pensão total. Mas, se forem cinco filhos ou mais, o percentual não aumentará. O máximo que terão será 100% (e não 110% ou mais). Se tiver só dois filhos, o total recebido será de 80%.

Prazo
As novas regras da Previdência Social somente passarão a valer daqui a 15 dias, quando o decreto deverá ser publicado.

Agendamento
A data considerada para a concessão, segundo o INSS, será a de agendamento do pedido de benefício. Isso significa que somente será afetado pela mudança quem fizer o requerimento após a publicação do decreto.

Regras
Para quem já deu entrada no pedido de benefício, as normas que valem são as mesmas do ano passado. Portanto, nada muda.

Sem alterações
Quem der entrada daqui a 14 dias, ou seja, um dia antes de passarem a valer as novas regras, de acordo com a previsão de publicação das normas, também terá como base as condições anteriores.

Por toda a vida
De acordo com o INSS, pelas novas regras, uma mulher que ficar viúva aos 44 anos ou mais de idade terá direito a receber pensão vitalícia, se sua sobrevida for inferior a 35 anos, de acordo com os cálculos do IBGE.

15 anos
Quem tiver, de acordo com sua idade, uma sobrevida entre 35 e 40 anos terá o direito de receber pensão por 15 anos.

12 anos
Ainda de acordo com o INSS, uma viúva que tiver uma expectativa de vida entre 40 e 45 anos terá o direito de receber o benefício por morte do cônjuge por 12 anos.

Nove anos
Quem tiver uma previsão de sobrevida entre 45 e 50 anos, segundo os cálculos do IBGE, terá direito a nove anos de pensão por morte.

Seis anos
Uma viúva que tiver uma expectativa de vida entre 50 e 55 anos somente terá direito a seis anos de pensão.

Três anos
Uma mulher que perder o marido e tiver uma expectativa de vida acima de 55 anos só terá direito a receber por três anos.

Auxílio-doença
O teto do benefício será a média das últimas 12 contribuições, e o prazo de afastamento a ser pago pelo patrão será estendido de 15 para 30 dias, antes que o INSS passe a arcar com a despesa.

Seguro-desemprego
As medidas ainda aumentarão o rigor para a concessão de seguro-desemprego e abono salarial. Para ter o abono do PIS, será preciso comprovar, no mínimo, seis meses de carteira assinada no ano anterior (e não mais 30 dias), recebendo até dois mínimos . Para o seguro-desemprego, serão necessários 18 meses de registro em carteira (primeira solicitação), e não mais seis meses. Essas novas regras começarão a valer em 60 dias.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Resultado do Enem sairá entre 12 e 16 de janeiro, diz assessoria de Cid

Novo ministro da Educação assumiu cargo em cerimônia nesta sexta-feira. 

Último Exame Nacional do Ensino Médio foi aplicado em novembro.

Nathalia Passarinho
Do G1, em Brasília
GNews - CId Gomes (Foto: Reprodução/GloboNews)O novo ministro da Educação, CId Gomes (Foto: Reprodução/GloboNews)
O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) será divulgado entre os dias 12 e 16 de janeiro, conforme informou neste sábado (3) ao G1 a assessoria do novo ministro da Educação, Cid Gomes. As provas foram aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro de 2014 e o anúncio das notas estava previsto para o início de janeiro, mas não havia uma data definida.
O exame, que serve como critério de seleção para várias universidades do país, foi feito por 6,2 milhões de candidatos. O número é 24% mais alto que em 2013, quando 5 milhões de pessoas compareceram para fazer as provas.
Ainda de acordo com a assessoria do novo ministro da Educação, será aberto entre os dias 19 e 23 de janeiro o cadastro para participar da primeira edição de 2015 do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O Sisu é um processo seletivo que usa as notas do Enem para selecionar estudantes em cursos de graduação de universidades federais e institutos tecnológicos de ensino superior. Para participar, é preciso ter feito o Enem em 2014 e obtido nota acima de zero na redação.
Salários
Cid Gomes assumiu o comando do Ministério da Educação em cerimônia de transmissão de cargo nesta sexta-feira (2). No evento, ele afirmou que o reajuste do piso nacional dos professores será divulgado na próxima semana, entre os dias 5 e 10 de janeiro. Ele não quis, porém, adiantar o valor.
“O piso é pago por estados e municípios e ele já tem balizamento definido por lei. Quero conversar com representantes de quem vai receber e com quem vai pagar antes de anunciar publicamente”, declarou o ministro.
Além de anunciar o aumento no piso dos professores, Cid defendeu durante a cerimônia de transmissão do cargo uma reforma no currículo do ensino médio das escolas brasileiras que leve em conta as diferenças culturais dos estados.
“Temos como grande meta melhorar a qualidade do ensino fundamental. No ensino médio, além de ampliar o acesso, reformar o currículo, compreendendo as características regionais de cada estado”, afirmou.
Após a cerimônia, em entrevista aos jornalistas, Cid Gomes explicou que a reforma no ensino médio será discutida com educadores e diversos setores da sociedade antes de ser implementada num prazo de até dois anos.
“Acho que, começando agora, em dois anos podemos ter a sua implantação”, afirmou. Segundo Cid, as mudanças curriculares ainda serão definidas em “ampla discussão” com educadores e demais setores da sociedade.
Ele defendeu, porém, que os estudantes tenham  contato maior com matérias que possam embasar os cursos que pretendem seguir nas universidades. Na França, por exemplo, os alunos decidem se querem se aprofundar em matérias de humanas ou exatas. “Eu pessoalmente defendo que seja oferecido aos estudantes de ensino médio um aprofundamento nas áreas que eles tenham interesse”, ressaltou.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: A arte de viver bem

A arte de viver bem



Não exija dos outros o que eles não podem lhe dar, mas cobre de cada um a sua responsabilidade. 
Não deixe de usufruir o prazer, mas que não faça mal a ninguém. Não pegue mais do que você precisa, mas lute pelos seus direitos.
Não olhe as pessoas só com os seus olhos, mas olhe-se também com os olhos delas. Não fique ensinando sempre, você pode aprender muito mais. Não desanime perante o fracasso, supere-se o transformando em aprendizado.
Não se aproveite de quem se esforça tanto, ele pode estar fazendo o que você deixou de fazer. Não estrague um programa diferente com seu mau humor, descubra a alegria da novidade. Não deixe a vida se esvair pela torneira, pode faltar aos outros…
O amor pode absorver muitos sofrimentos, menos a falta de respeito a si mesmo! Se você quer o melhor das pessoas, dê o máximo de si, já que a vida lhe deu tanto. Enfim, agradeça sempre, pois a gratidão abre as portas do coração.



(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 2 de janeiro de 2015

Veja 17 profissões que estarão em alta em 2015, segundo especialistas

Cientista de dados, executivo de vendas e gestor de RH estão na lista.

Empresas querem reduzir custo para aumentar rentabilidade.

Pâmela Kometani
Do G1, em São Paulo
Maíra Habimorad dá dicas de atitudes que levam ao sucesso profissional (Foto: GloboNews)
Contratações serão 'modestas', mas algumas
profissões têm boa perspectiva para 2015
(Foto: Reprodução/ GloboNews)
Com a expectativa de contração taxada como 'modesta', o ano de 2015 não deve ser marcado por grandes movimentações no mercado de trabalho. Com as incertezas no mercado econômico, a ordem nas empresas ainda será de tentar cortar custos, mantendo a produtividade e a rentabilidade.
"As companhias estão olhando muito mais pra dentro, buscando redução de custo e de produção para aumentar a rentabilidade. E não identificamos isso há 4 ou 5 anos, quando o cenário era de aumento de quadro para ganhar receita pela expansão", afirma André Nolasco, diretor da Michael Page.
Segundo Daniela Ribeiro, gerente sênior da Robert Half, o volume de contratação será mais enxuto em 2015, seguindo a mesma linha de 2014. "Se a empresa não tem aumento nas vendas ou receita, ela precisa reduzir e o custo com mão de obra e salário só aumentam", diz.
Daniela ressalta que os profissionais da área de planejamento financeiro vão ganhar destaque por conta do cenário econômico. "Eles olham de uma forma bem avançada dentro da área pra planejar os gastos e manter rentabilidade."
Já Nolasco ainda aposta em boas perspectivas para o setor de petróleo e gás, mesmo com os problemas da Petrobras. "Ainda é um mercado que terá muito dinheiro e mesmo com essa indefinição vai movimentar uma boa parte da economia abstrata, com novos campos", aposta.
Os especialistas listaram algumas profissões que têm boa perspectiva para 2015. Veja a lista abaixo:
Veja 17 profissões que estarão em alta em 2015, segundo especialistas:
1) Advogado

Perfil: Advogado com perfil consultivo e técnico. No perfil consultivo (empresas), o profissional deve, além de entender leis e regulamentações, estar conectado ao negócio e ter boas relações com os demais. O perfil técnico, para escritórios, vem ganhando importância na estratégia geral, já que ele deve entender o mercado em que atua.

Por que estará em alta: As empresas buscam esses profissionais para seus departamentos jurídicos e os escritórios procuram advogados com capacidade técnico para entender os mercados específicos em que estão inseridos.
2) Arquiteto corporativo

Perfil: 
Formação em tecnologia, com especialização em negócios. É responsável por compreender todas as camadas tecnológicas dentro da empresa, desde os negócios até a infraestrutura, buscando a otimização dos processos e a redução de custos.

Por que estará em alta: Empresas procuram padronizar seus ambientes, processos e estruturas buscando a otimização de métodos e estruturas para melhor performance e controle de custos.
3) Business development manager/ gerente de novos negócios

Perfil: 
Formação em administração de empresa, engenharia e afins, com um uma boa rede de contatos. Prospecta e lidera projetos de novos negócios para captar novas fontes de receita. O resultado final é a gerar novos contratos a partir do desenvolvimento de nova aplicação para produto ou serviço, ou ainda, prospecção de negócios em setores de mercados ainda não explorados.

Por que estará em alta: Considerando um ambiente econômico e de mercado desafiador, a área de vendas passa ter um importante papel na geração de negócios para empresa, além da gestão de vendas ativa baseada no portfólio de produtos ou serviços, carteira de clientes e
4) Cientista de dados/ data scientist

Perfil: 
Formação em matemática, estatística ou engenharia da computação, com especialização na área. É responsável pelo desenvolvimento de algoritmos matemáticos e o alinhamento ao negócio para melhor desempenho das empresas. Com as plataformas de Big Data, as empresas são capazes de prever ou compreender alguns pontos como: tendências de mercado, repercussão de algum fato/campanha de marketing pelo mercado e comportamento do consumidor - permitindo personalizar ações voltado para o seu público de acordo com o perfil de cada consumidor.

Por que estará em alta: A alta competitividade do mercado obriga a empresa a estar mais próxima do consumidor para entender o que ele precisa, de forma individual.
5) Controller

Perfil:
 Formação em ciências contábeis, administração ou economia. É responsável pela gestão contábil, fiscal, planejamento e controle.

Por que estará em alta: Várias empresas passam por processos de estruturação e reestruturação, precisando implementar controles e processos para crescer de forma sólida e rentável.
6) Desenvolvedor mobile

Perfil:
 Formação em tecnologia, com experiência na área. É responsável pelo desenvolvimento de aplicações para sistemas móveis (smartphones e tablets) de acordo com as demandas dos arquitetos de software.

Por que estará em alta: As empresas buscam estar em contato com seus funcionários e com o mercado consumidor e para isso, utilizam a plataforma mobile.
7) Diretor de operações

Perfil:
 Profissionais com visão para reduzir custo e otimizar processos.

Por que estará em alta: A otimização dos processos de produção ajudam a reduzir o impacto no custo. Portanto, quando todas as operações estão alinhadas, a chance de ter bons resultados aumenta.
8) Engenheiro de instalação/ layengineers

Perfil: 
Suporta a instalação de linhas (flexíveis/umbilicais) que interligam plataformas de produção aos poços garantindo a entrada em operação de novos ativos produtivos, em conformidade com o planejamento estratégico das operadoras em atividade no país.

Por que estará em alta: Há previsão de novos campos no litoral brasileiro e vai existir a necessidade de um serviço altamente especializado para conectar as linhas produtivas que ligam os poços no fundo do oceano às plataformas.
9) Executivo de vendas/ key account

Perfil:
 Experiência em vendas, com perfil consultivo. O profissional deve ter conhecimento técnico sobre o produto ou serviço que está vendendo para passar credibilidade e conquistar os clientes.

Por que estará em alta: A busca por rentabilidade e lucro acaba passando pelo resultado obtido pela equipe de vendas. Dessa forma, os profissionais devem vender o produto ou serviço da melhor forma possível.
10) Gerente de embarcações

Perfil:
 Formação como oficial de náutica ou de máquinas. Deve garantir o funcionamento de embarcações de apoio offshore. Em geral, responde pelo contrato do barco com o cliente final.

Por que estará em alta: Com a escalada de produção de petróleo e gás prevista para o mercado brasileiro nos próximos meses e a entrada de navios de produção, os barcos de apoio se multiplicarão na costa brasileira e profissionais capacitados serão demandados.
11) Gerente de logística

Perfil: 
Formação em engenharia de produção com especialização em logística. Controla, organiza e garante a integridade do estoque e faz a gestão de toda a equipe operacional. Pode se envolver com questões ligadas às atividades aduaneiras.

Por que estará em alta: Aumento de galpões industriais e novos centros de distribuição.
12) Gerente de marketing

Perfil: 
Profissional com perfil generalista que entenda de todos os processos na área (comunicação, estratégia, planejamento, relações públicas).

Por que estará em alta: Como as empresas não tiveram os resultados financeiros esperados, o setor de marketing é um dos que sofre cortes, portanto um profissional mais completo e com conhecimento de toda a cadeia ganha espaço no mercado.
13) Gerente de obras industriais

Perfil:
 Engenheiro civil com experiência na área. É o responsável direto pela evolução física do projeto, lidando com diversas disciplinas ligadas à obra. Acompanha o planejamento, orçamento, cronograma físico-financeiro, compras, contratação de serviços entre outros, garantindo sobretudo o custo e prazo de entrega.

Por que estará em alta: Em função da necessidade por galpões industriais, por consequência do volume de centros de distribuição, essa é uma demanda que aponta alta para 2015.
14) Gerente de planejamento tributário

Perfil: 
Formação em ciências contábeis ou direito, com especialização na área. É responsável pela gestão fiscal e pelo planejamento tributário da companhia.

Por que estará em alta: A demanda está em alta pela necessidade de fazer um planejamento tributário bem elaborado por causa da complexa matriz tributária brasileira.
15) Gerente de produção para indústria de bens de consumo

Perfil: 
Profissional com histórico de atuação em manufaturas. É responsável por garantir os índices de produção das fábricas, e bons resultados em produtividade, segurança e qualidade.

Por que estará em alta: O brasileiro continua direcionando sua renda para a compra de itens de primeira e segunda necessidades e esses profissionais precisarão manter o mercado abastecido, aumentando a eficiência dentro das fábricas.
16) Gerente de tecnologia da informação

Perfil: 
Formação na área, com experiência em desenvolvimento de sistemas. Profissional com visão geral, que consiga atender as necessidades da empresa, e implementar sistemas mais rapídos e baratos.

Por que estará em alta: A busca por novas tecnologias ainda está presente dentro das empresas, já que modernizações podem melhorar o desempenho e ainda reduzir os custos e aumentar o lucro.
17) Gestor de RH

Perfil: 
Formação na área de recursos humanos, com experiência em gestão de pessoas e em remuneração e benefícios. Profissional passa a ser responsável por uma determinada área e não por todo o RH da empresa. Com isso, ele poderá entender as necessidades de cada setor e atuar para manter boas práticas de gestão de pessoas e evitar grandes turnovers.

Por que estará em alta: A busca por bons profissionais continua, mesmo com uma baixa expectativa de contratação. Portanto, uma boa estratégia de gestão de pessoas é fundamental para manter o colaborador na empresa.
Novas contratações e recolocação
Segundo Nolasco, novas contratações serão feitas com o objetivo de reduzir custos e funções e não para aumentar a folha de pagamento. "A maioria das contrações será em caráter de substituição, de 2 ou até 3 pessoas por apenas uma. Uma empresa pode cortar 2 pessoas que ganham R$ 10 mil cada e contratar outra para ganhar R$ 15 mil e fazer todo o trabalho. Fica mais barato", diz.

O tempo de recolocação no mercado de trabalho também aumentou, passando de cerca de 3 meses, nos últimos 2 a 3 anos, para 6 a 8 meses. "Quanto mais disponibilidade de mão de obra, maior é a barganha", diz Nolasco. 
Mas Daniela ressalta que profissionais talentosos continuam tendo espaço no mercado. "Independente do cenário, a busca por bons profissionais, com potencial, sempre continua."



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Vereadora Jeane Nascimento é empossada presidente da Câmara Municipal de Campo Alegre

Vereadora Jeane Nascimento




Vereador Jura passa a presidência da câmara para a vereadora Jeane




Prefeita Pauline Pereira, discursando


A vereadora Jeane Santos do Nascimento (PSDB) é a nova presidente da Câmara Municipal de Campo Alegre - AL, tendo como vice o vereador José Correia (Jura). Também compõe a nova Mesa Diretora da Câmara Municipal os vereadores Alan do Lucinho como 1º secretário e Piu Spettus como 2º secretário.

A solenidade de posse da nova Mesa Diretora da Casa de Leis aconteceu na tarde desta quinta-feira, 1º de janeiro de 2015, e contou com a presença da prefeita, Pauline Pereira, secretários municipais, amigos e demais convidados.

Eleita a vereadora mais bem votada no município de Campo Alegre nas eleições de 2012, Jeane Nascimento assume a presidência da Câmara Municipal para o biênio 2015/2016. Esta é a segunda vez que uma mulher assume a Presidência da Câmara Municipal de Campo Alegre, Jeane foi eleita presidente da casa com 08 votos a favor no último dia 05 de dezembro. A vereadora compõe a base aliada da prefeita no Legislativo Municipal.

Ao se despedir da presidência da Casa, o vereador José Correia (Jura) fez um discurso de agradecimentos, começando pelos funcionários da casa que contribuíram com os trabalhos legislativos durante esses dois últimos anos, agradeceu também à sua família pela compreensão naqueles momentos que não pode estar presente por estar se dedicando as atividades parlamentares, a prefeita Pauline Pereira e ao deputado Joãozinho Pereira pela confiança depositada nele e também pelo trabalho que ambos realizam para o desenvolvimento e em prol do bem estar da população. Por fim, Jura fez também um agradecimento especial aos 429 eleitores que lhe elegeram vereador na eleição de outubro de 2012.

‘’Terminamos esta missão de cabeça erguida e com a certeza do dever cumprido’’, afirmou o vereador Jura.

Em seguida o vereador fez a transmissão de cargo para a vereadora Jeane Santos do Nascimento e desejou a ela boa sorte.

Durante o seu discurso a nova presidente empossada, Jeane Nascimento, bastante emocionada, destacou que durante esses próximos dois anos não medirá esforços para aprovar projetos e indicações que visem beneficiar a população campo-alegrense e destacou que pretende dar prosseguimento o trabalho do vereador Jura à frente da presidência do Poder Legislativo Municipal, disse que irá prezar pela transparência dos atos e buscar atender as expectativas da sociedade.

‘’Irei honrar com total transparência e da melhor maneira possível os trabalhos desta casa durante o biênio 2015/2016’’, afirmou a presidente.

A prefeita Pauline Pereira parabenizou a nova presidente por a partir de agora estar ocupando um cargo de tamanha importância para o município de Campo Alegre e desejou à nova Mesa Diretora uma boa sorte nos trabalhos à frente do legislativo municipal.

Ainda durante seu discurso pediu para que a nova mesa diretora da Câmara Municipal desse continuidade os trabalhos que vêm sendo desenvolvidos pelo vereador Jura nesses últimos dois anos.

O vereador Piu Spettus, empossado como 2º secretário, assegurou que a nova mesa irá conduzir os trabalhos da melhor maneira possível, onde será dado total transparência e que continuará existindo a parceria com a gestão da prefeita Pauline Pereira para o desenvolvimento da cidade.



Da Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Campo Alegre: Rômulo Melo.

Entra em vigor nova especificação para extintores automotivos

Resolução determina que equipamentos devem ser do tipo ABC.

Rodar fora da determinação é infração grave, sujeita a multa de R$ 127,69.

Do G1, em São Paulo
 Desde a última quinta-feira (1), todos os veículos em circulação no país devem possuir um novo tipo de extintor, chamado de ABC. O equipamento é capaz de apagar incêndios de uma variedade maior de materiais. As medidas fazem parte da resolução 333 do Contran, o Conselho Nacional de Trânsito, de 6 de novembro de 2009.
Até então, os veículos podiam ser equipados também com extintores do tipo BC, recomendado para materiais como líquidos inflamáveis e equipamentos elétricos. O ABC, além destes, também é capaz de combater incêndios em madeira e tecidos, materiais comuns em carros.
Apenas veículos de ano/modelo anterior a 2004/2005 precisam realizar a substituição dos extintores. Isso porque, a partir de 2005, todos os veículos novos saíram de fábrica com os equipamentos do tipo ABC, de acordo com a resolução 157 do Contran, de 22 de abril de 2004.
O novo tipo de extintor custa entre R$ 70 e R$ 100, e tem validade de cinco anos. Quem rodar com o extintor fora das especificações, seja do tipo de aparelho, seja de validade, está cometendo infração grave, sujeito a multa de R$ 127,69 e inclusão de cinco pontos na carteira.
Lei obriga os veículos a utilizarem novo modelo de extintor de incêndio (Foto: Reprodução/TV Diário)Lei obriga os veículos a utilizarem novo modelo de extintor de incêndio (Foto: Reprodução/TV Diário)


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO