terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Jovem de São Fidélis, RJ, que errou local da Fuvest, passa para UFRJ



Priscilla Alves do G1 Norte Fluminense

 Depois de perder a Fuvest (dir.), Reynaldo Machado passou na UFRJ pelo Sisu (Foto: Arquivo Pessoal/G1)
Depois de perder a Fuvest (dir.), Reynaldo Machado passou na UFRJ pelo Sisu (Foto: Arquivo Pessoal/G1)

O estudante Reynaldo Machado, de 17 anos, que ficou conhecido por confundir o local da prova da Fuvest e perder o horário, conseguiu ser aprovado em terceiro lugar no vestibular da UFRJ. O jovem, que mora na pequena cidade de São Fidélis, no interior do Rio de Janeiro, também foi aprovado em outras instituições de ensino.

“Fiz inscrição tanto no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) quanto no Prouni (Programa Universidade para Todos). No Sisu escolhi engenharia naval na UFRJ e a segunda opção foi engenharia civil na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Na segunda opção eu ficaria em primeiro lugar, mas na primeira fiquei em terceiro lugar”, disse o estudante.

Mas, para ter bons resultados nas provas que fez, o estudante precisou se desdobrar para encontrar tempo para os estudos, já que o jovem faz o ensino médio e técnico ao mesmo tempo, além de estagiar em dois locais e fazer "bicos" de garçom nos finais de semana, para complementar a renda.

“Minha família não tem condições e eu tive que sair de São Fidélis e morar em Campos dos Goytacazes para estudar. Então, precisava pagar a quitinete onde moro e me sustentar. Além disso, ainda precisei juntar dinheiro pra viajar até São Paulo pra fazer a prova da Fuvest”, disse o estudante, que ainda frequentava um cursinho popular pré-vestibular aos sábados.

Perguntado sobre em que momentos conseguia tempo para estudar, Reynaldo disse que tinha pouco tempo, mas que "entre um estágio e outro encontrava um tempinho".

Reynaldo também foi aprovado em primeiro lugar no curso de arquitetura e urbanismo da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e em segundo lugar em arquitetura e urbanismo na Universidade Presbiteriana Mackenzie. O jovem desistiu das duas porque, segundo ele, as instituições não oferecem programas de bolsa-auxílio e ele não teria condições financeiras de se manter.

Estudante quer fazer intercâmbio

Reynaldo Machado já fez a pré-inscrição na UFRJ e volta ao Rio de Janeiro no dia 8 de março para fazer a matrícula. As aulas começam no dia primeiro de abril, mas as preocupações com a nova rotina já começaram.

“Sei que a adaptação vai ser um pouco difícil. É uma nova cidade, novo estilo de vida e vou ter que estudar de manhã e de tarde. Pensei em trabalhar, mas não vou ter tempo. Quero me dedicar ao máximo pra concluir a faculdade e vou agarrar com força todas as oportunidades e seguir em frente.

 Meu próximo objetivo agora vai ser fazer intercâmbio”, explicou.

Recurso na Fuvest

Após o episódio da confusão no local de provas da Fuvest, o jovem de São Fidélis chegou a pensar em entrar com recurso para conseguir fazer a prova. Segundo ele, um funcionário da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) havia informado o local errado para onde ele deveria ir.

“Eu cheguei a ir na Defensoria Pública para tentar recurso, mas uma advogada que me atendeu já tinha visto meu caso em um jornal e disse que eu precisaria de testemunhas e provas, mas eu ia precisar voltar a São Paulo e ia ser muito difícil para mim. Aí eu desisti disso”, concluiu.

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO











Nenhum comentário:

Postar um comentário