sábado, 13 de junho de 2015

13 de junho - Dia de Santo Antônio

Santo Antônio de Pádua

1195, Lisboa, Portugal
13 de junho 1231, perto de Pádua, Itália
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação
Divulgação













O nome original de Santo Antônio era Fernando de Bulhões. Ele nasceu em 1195, em Lisboa, numa família nobre e rica. Educado em Coimbra, tornou-se membro da Ordem de Santo Agostinho e foi ordenado sacerdote aos 25 anos. Nesse tempo, a fama de Francisco de Assis já percorria Portugal.
Em 1220, a chegada a Coimbra das relíquias de cinco mártires franciscanos mortos no Marrocos levou o jovem a entrar para a ordem dos franciscanos. Ele adotou o nome de Antônio e partiu para o Marrocos. Contudo, mal chegou ao país, ficou doente e teve que retornar a Europa.
Desejoso de conhecer Francisco de Assis foi à Itália. Depois do encontro, foi designado para lecionar teologia aos frades de Bolonha e com apenas vinte e seis anos de idade, foi eleito provincial dos franciscanos do norte da Itália. Antônio aceitou o cargo, mas nele não permaneceu, pois sua vontade era pregar pelas vilas e cidades, atendendo aos necessitados. Assim percorreu várias regiões da Itália e do sul da França.
Antônio morreu em 13 de junho de 1231, nos arredores de Pádua, na Itália, com apenas trinta e seis anos de idade. Ali foi sepultado numa basílica que se tornou lugar de peregrinação. Ele foi canonizado no ano seguinte pelo papa Gregório IX.
São milhares os relatos de milagres, como a pregação aos peixes, e graças alcançadas rogando seu nome. Padroeiro de Pádua e de Lisboa, ele é venerado por ajudar a arranjar casamentos e encontrar coisas perdidas. Na arte ele é representado como um jovem cândido, com o hábito franciscano, segurando um lírio e carregando o menino Jesus (um dos milagres que teriam ocorido com Antônio).
No entanto, essa imagem quase efeminada não lhe faz justiça: Antônio era um homem forte e destemido, implacável contra os opressores dos fracos e contra o clero que não vivia de acordo com as regras.
Grande parte dos sermões de Santo Antônio foi preservada, o que, associado à sua reputação de grande erudito em assuntos bíblicos, fez com que a Igreja católica o incluísse entre seus doutores.
Comemoração: 13 de junho



FONTE: UOL EDUCAÇÃO

Mensagem de Reflexão: Lobo interior

Lobo interior


Carátula Interior Frontal de Shakira - Loba


Uma noite, um velho índio falou ao seu neto sobre o combate que acontece dentro das pessoas.
Ele disse:

– A batalha é entre os dois lobos que vivem dentro de todos nós. Um é mau. É a raiva, inveja, ciúme, tristeza, desgosto, cobiça, arrogância, pena de si mesmo, culpa, ressentimento, inferioridade, orgulho falso, superioridade e ego.

– O outro é bom. É alegria, fraternidade, paz, esperança, serenidade, humildade, bondade, benevolência, empatia, generosidade, verdade, compaixão e fé.

O neto pensou nessa luta e perguntou ao avô:
– Qual lobo vence?

O velho índio respondeu:

– Aquele que você alimenta!




(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 12 de junho de 2015

12 de junho: Brasil comemora namorados numa data diferente de todo mundo

Da Página 3 Pedagogia & Comunicação


Reprodução
12 e 13 de junho: Dia dos Namorados e dia de Santo Antonio
















Trocar beijos e bilhetes, oferecer bombons, mandar flores e escrever cartões... A tradição de comemorar o Dia dos Namorados existe há muito tempo. Contam que na Roma antiga, no século 1 d.C., o cruel imperador Cláudio proibiu os soldados de se casarem, para serem mais eficientes na guerra. Nem todos cumpriam a ordem, no entanto. O soldados muito apaixonados, que insistiam em se casar, procuravam um certo padre Valentim.

O padre Valentim celebrou muitos casamentos, em cerimônias secretas. Até que um dia, durante o casamento de um jovem casal, foi descoberto. Por sua desobediência, foi condenado à morte e martirizado. Era o dia 14 de fevereiro.

Os cristãos transformaram-no em santo. O dia em que são Valentim morreu tornou-se o Dia de São Valentim, e também Dia dos Namorados. Cada país comemora essa data de um jeito especial. Nos Estados Unidos e no Canadá, as crianças confeccionam cartões com papéis decorados e mensagens, que distribuem para seus amigos e colegas.

Na Itália, a data é comemorada com um grande banquete. No país de Gales, os presentes podem ser colheres esculpidas em madeira, pintadas com chaves, corações e fechaduras. No Japão as mulheres dão aos seus namorados caixas de chocolate. Na Inglaterra, as crianças cantam canções e ganham de seus pais doces e frutas.

Enfim, em quase todo o mundo, o dia 14 de fevereiro tornou-se Dia dos Namorados! Ei, espere um pouco... No mundo todo, não! No Brasil, a data é comemorada no dia 12 de junho. Em 1949, o publicitário João Dória teve a ideia de colocar a data no nosso calendário no mês de junho, um mês fraco para o comércio. E bem na véspera do Dia de Santo Antonio, o santo casamenteiro. Muito bem, o Dia dos Namorados passou a ser o dia 12 de junho. No dia 13 de junho, comemoramos Santo Antonio.

A ideia deu certo. Desde então, as vendas aumentaram bastante no mês de junho. Pronto. Passamos a comemorar o Dia dos namorados dia no 12 de junho! E além dos beijinhos e dos cartões, que tal comprar um presentinho para seu/sua namorado(a)?




FONTE: UOL EDUCAÇÃO

Morre Jim Ed Brown, cantor americano de country do The Browns

Cantor americano tinha 81 anos.

Grupo The Browns fez sucesso entre 1950 e 1960.



Jim Ed Brown durante apresentação no Country Music Hall of Fame, em Nashville, em março de 2015. (Foto: Mark Humphrey / Arquivo / AP Photo)
Jim Ed Brown durante apresentação no Country
Music Hall of Fame, em Nashville, em março de
2015. (Foto: Mark Humphrey / Arquivo / AP Photo)



O cantor americano de música country Jim Ed Brown, que formou a banda The Browns ao lado de suas duas irmãs nos anos 1950, morreu nesta quinta-feira (110 no estado do Tennessee, nos Estados Unidos, aos 81 anos, informou o jornal local "The Tennessean".
Brown foi incluído junto com suas irmãs no Hall da Fama da Música Country em março deste ano, depois que foi diagnosticado com um câncer de pulmão em setembro de 2014.
James Edward Brown nasceu em 1º de abril de 1934 em Sparkman (Arkansas) e cresceu ouvindo as estrelas do country da época como Roy Acuff e Bill Monroe, e cantando junto com suas duas irmãs, Maxine (mais velha) e Bonnie (mais nova).
Em 1954, ele e Maxine assinaram seu primeiro contrato com a gravadora Fabor Records e, um ano mais tarde, sua irmã mais nova se uniu à dupla, formando o The Browns.
Juntos, gravaram sucessos como "I take the chance", "I heard the bluebirds sing", "The three bells", "Scarlet Ribbons (For her hair)" e "The old lamplighter".
Em meados dos anos 1960, as duas irmãs deixaram o grupo e a banda acabou. Com isso, Jim decidiu continuar em carreira solo.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Conselhos de uma árvore

Conselhos de uma árvore



Conselhos de uma árvore

Conselhos de uma árvore
Fique em pé e orgulhoso de si.
Lembre-se de suas raízes.
Beba bastante água.
Valorize sua beleza natural.
Aprecie sempre a vista.





(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 11 de junho de 2015

Chile x Equador abre a Copa América

INÍCIO. As duas seleções estão no Grupo A e jogam no Estádio Nacional de Santiago, às 20h30 (de Brasília)
I
Foto: DIVULGAÇÃO
Técnico do Chile, argentino Jorge Sampaoli é adepto do futebol ofensivo, de muita pressão na saída de bola e de muita troca de passes
Foto: DIVULGAÇÃO
Por: GAZETAWEB.COM
A Copa América 2015 começa nesta quinta-feira, com a anfitriã, a seleção do Chile, recebendo o Equador, no Estádio Nacional de Santiago, às 20h30 (de Brasília). A competição reúne 12 seleções – incluindo México e Jamaica, os países convidados. A competição vai até o dia 4 de julho.

O Brasil, por sua vez, está no grupo C e estreia na tarde do próximo domingo, 14, contra o Peru, do atacante Guerrero. Na Seleção de Dunga, Neymar e companhia vão tentar, este ano, o nono título na competição, buscando se aproximar dos grandes campeões do torneio, Uruguai, com 15 títulos, e Argentina, que venceu 14 vezes.

CHILE

Cabeça de chave do Grupo A e também dono da casa, o Chile, seleção conhecida como “La Roja”, está esperançoso para a competição. Os chilenos consideram que a atual geração de jogadores é a melhor de toda a história do futebol chileno, e acreditam que os comandados de Jorge Sampaoli podem alcançar o título. O Chile busca o seu primeiro troféu na competição, pois bateu na trave quatro vezes: 1955/56/79 e 1987.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Ao fazer o bem

Ao fazer o bem


Ao fazer o bem

Ao fazer o bem, não espere que as pessoas retribuam ou façam igual. Mas espere sim, que um dia quando você menos esperar, o bem volte para você, pois assim é a vida… Aqui se faz, aqui se recebe.



(AUTOR NÃO REVELADO)

quarta-feira, 10 de junho de 2015

Nuno Melo, ator português de 'Senhora do Destino', morre aos 55

Ele foi o taxista Constantino, par de Adriana Lessa, em novela da Globo.

Ator sofria de hepatite C e câncer no fígado, segundo jornal.



Nuno Melo e Adriana Lessa na novela 'Senhora do Destino' (Foto: Divulgação/TV Globo)
Nuno Melo e Adriana Lessa na novela 'Senhora do Destino' (Foto: Divulgação/TV Globo)


O ator português Nuno Melo morreu aos 55 anos, segundo o site do jornal "Publico".
Além de atuar na TV portuguesa e no teatro, ele ficou conhecido no Brasil ao interpretar o taxista Constantino, par romântico de Adriana Lessa, em "Senhora do Destino", da TV Globo.
Nuno sofria há nove anos de hepatite C e também tinha descoberto recentemente um câncer no fígado. Ele estava internado, aguardando um transplante hepático.
'Colega fantástico'
A atriz Adriana Lessa disse em entrevista ao G1 que a parceria com o ator português na novela brasileira foi um "trabalho maravilhoso". "Foi um colega fantástico. Espero que a família dele tenha todo o conforto de Deus."

"Foi um trabalho delicado, forte, lindo de se fazer. O personagem dele queria muito construir uma família. Minha personagem tinha problemas e acabou ganhando esse apoio dele na união. Conversávamos bastante, tínhamos muitas cenas juntos", lembrou.
Ela diz que o ator português buscava se integrar ao elenco brasileiro, e abria a casa onde morou no Brasil para leituras de texto da novela. "Fazíamos reuniões na casa dele com os outros atores. Foi um período bem bacana. Um trabalho que gera saudade."



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Não erramos quando damos muito de nós a alguém

Não erramos quando damos muito de nós a alguém



Não erramos quando damos muito de nós a alguém

Não erramos quando damos muito de nós a alguém. Erramos quando esperamos o reconhecimento de alguém que não sabe valorizar a sinceridade que lhe damos.



(AUTOR NÃO REVELADO)

terça-feira, 9 de junho de 2015

Xuxa quer estrear novo programa com entrevista de Silvio Santos

image

Xuxa quer entrevistar Silvio Santos (Photo Rio News)
Xuxa, 51, quer que seu novo programa na Record tenha uma estreia bombástica. Tanto que, segundo o colunista Flávio Ricco, ela está se esforçando para conseguir uma entrevista com ninguém menos do que Sílvio Santos, 84.
A apresentadora tem tentado marcar a entrevista tanto por meio de assessores quanto de forma mais direta, pessoalmente. Ela também tem um plano B para a aproximação, que consiste em “surpreender” Sílvio em lugares que ele costuma frequentar. 
Devido à reação simpática que Sílvio costuma ter quando é abordado por programas como “Pânico” e “CQC”, a produção acredita que ele não deve agir de forma diferente com Xuxa.
Em troca dessa entrevista, que é a grande aposta da estreia de Xuxa na Record, ela pretende ceder sua marca para um novo perfume Jequiti.

image
Xuxa pretende ceder seu nome à Jequiti (Photo Rio News)




FONTE: YAHOO

Ufal abre seleção para curso de Medicina

ARAPIRACA. Estudantes do interior têm direito a bônus regional
I
Por: MARCELO AMORIM - REPÓRTER
Os interessados em ingressar no curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas  (Ufal), campus Arapiraca, têm até a próxima quarta-feira, 10, para se candidatarem por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). As inscrições estão abertas desde ontem. Para estudantes do interior, está sendo ofertado o “bônus regional”.
Para concorrer a uma das 30 vagas é necessário ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 e ter tirado nota acima de zero na redação. O curso de Medicina é o único que a Ufal ofertará neste segundo semestre.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Mensagem de Reflexão: Os obstáculos da vida

Os obstáculos da vida




A vida é cheia de obstáculos. Que prazer teria, a vida, se fosse o contrário? O que torna a vida interessante é o prazer que se tira quando se destrói os obstáculos que se encontra pelo caminho.
A vida não seria uma escola se tudo fosse conseguido facilmente.
A vida é uma escola que nos ensina constantemente, com os nossos erros e com as nossas experiências. Os erros cometidos servem para nos mostrar o caminho da verdade, faz-nos conhecer as pessoas que nos rodeiam e faz-nos crescer como humanos.
Quem pensa que na vida vai alcançar tudo que deseja, sem nenhum tipo de obstáculo, essa pessoa não conseguirá resolver os problemas da vida com sabedoria e paciência.
Nunca na vida estamos totalmente bem, sempre alguma coisa nos incomoda quer no trabalho, quer na vida familiar, quer no aspecto financeiro, entre outros.
Há pessoas que dizem: “Eu não sei o que fiz, parece que nasci para sofrer, não consigo ser feliz”.
Mas, o que essas pessoas não sabem é que, cada um de nós é quem decide ser feliz ou infeliz em cada situação da vida, dependendo da forma como se encara os problemas.
É preciso desfrutar dos pequenos prazeres que a vida nos oferece, que por serem pequenos muitas vezes achamos que não vale a pena dar-lhes importância.
Por exemplo os momentos de convívio com a família ou amigos, o dia do pai ou da mãe quando o filho nos oferece um presente feito com as próprias mãos, o primeiro passo do teu filho, entre outros, são momentos que se recordam para sempre e que nos dão prazer de viver…
Normalmente vemos as pessoas reclamando da vida, do salário, do emprego, do patrão, do governo, de tudo e de todos. As pessoas esperam que as coisas melhorem um dia. Mas são poucos que fazem alguma coisa para que sua situação mude.
Sabendo que temos um potencial imenso, não podemos ficar esperando que alguém mude nossa vida, nós é que temos que agir.
O filho pródigo poderia ficar aguardando que o patrão mudasse, que a situação dele mudasse… Que não sentisse mais fome, mas não, nada disso.
É hora de sonhar e agir. Somos filhos de DEUS. Temos um potencial extraordinário.
Não temos que nos conformar com migalhas, com sobras, com restos… Vá à luta.




(AUTOR NÃO REVELADO)

segunda-feira, 8 de junho de 2015

08 DE JUNHO: EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CAMPO ALEGRE - ALAGOAS

Hoje a cidade de Campo Alegre faz 55 anos de sucesso!



História de Campo Alegre


Antes de1800, existia na região um engenho com o nome de mosquito, cuja proprietária era viúva e chamava-se Vivência. Com a decadência do engenho, dona Vivência construiu sua casa às margens da estrada, a qual liga Campo Alegre a São Miguel dos Campos. Com a construção da primeira habitação, outros habitantes foram surgindo e logo se tornou um povoado e o engenho recebeu o nome de sua proprietária.

Por volta de 1810, um senhor por nome de Antonio de Barros, chegando à localidade, construiu uma casa e em seguida outras casas foram surgindo, tornou-se povoado e logo deram o nome de “Mosquito de Cima” e a outra localidade já existente, “Mosquito de baixo”.

Em 1814, passaram por esta localidade uns missionários católicos, os quais pernoitaram e na manhã do dia seguinte celebraram uma missa em uma palhoça, na ocasião, ofereceram à imagem de Bom Jesus dos Aflitos, hoje padroeiro da cidade. Os missionários encantados com a paisagem plana e verde disseram: “ISTO É UM CAMPO ALEGRE”. 

Antonio de Barros foi quem deu os primeiros passos para a colonização de Campo Alegre. Casou-se com a filha da proprietária do engenho mosquito e deu inicio a construção da igreja do povoado, que só foi concluída por seu filho, Manoel Felipe de Barros. Campo Alegre foi elevada à categoria de município pela lei nº. 2.241 de 8 de junho de 1960, ocorrendo sua instalação oficial a 16 do mesmo mês e ano, desligando de São Miguel dos Campos, porque sentiu necessidade de um governo próprio, tendo como primeiro prefeito por nomeação o senhor Alvino Correia.

Destacaram-se no movimento pela emancipação política: Adauto Fernandes Vieira, Moacir José da Cunha, João Fernandes Vieira, João Fernandes Vieira Filho, Adelmo Calumbi Luz, José de Souza Gomes, Deputado Abraão Fidelis de Moura e o vereador de Campo Alegre por São Miguel dos Campos, José Virgínio da Silva. Campo Alegre tem uma área de 308,06 km², clima temperado, com uma altitude de 176 m.

Acima do nível do mar, uma população de 52.696 habitantes, cuja economia é basicamente a cana de açúcar. O município encontra-se situado na microrregião de Tabuleiro de São Miguel dos Campos, limitando-se com os municípios de Boca da Mata e Anadia ao norte, Junqueiro e Teotônio Vilela ao sul, São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia a leste e com Limoeiro de Anadia a oeste.

Em Campo Alegre, acontecem momentos inesquecíveis nas comemorações de 1º de janeiro, festa do padroeiro Bom jesus dos Aflitos, Dia de Corpus Christi com um grande tapete decorativo nas principais ruas da cidade para a passagem do santíssimo sacramento, Dia 08 de junho as comemorações pela Emancipação Política do município, Carnaval e as Festas Juninas. 

O acesso à cidade, que também é conhecida por “Cidade Carinho”, pela receptividade de seu povo, é pela BR 101 e AL 220.

Sua Área é de 308,06 km² representando 1.1094% do Estado, 0.0198% da Região e 0.0036% de todo o território brasileiro. 
 
Ano de Instalação: 1960 
Microrregião: São Miguel dos Campos 
Mesorregião: Leste Alagoano 
Altitude da Sede: 176 m 
Distância à Capital:94 Km 
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD



Campo Alegre Alagoas - AL 
*Esta informação vem do Site da Prefeitura de Campo Alegre - AL
Veja algumas fotos da Cidade de Campo Alegre - Alagoas:

Bandeira de Campo Alegre - AL







Hino do município de Campo Alegre (Alagoas)
Hino do município de Campo Alegre
Letra por Roberto Becker
Melodia por Roberto Becker
Cantor Duda Santos

Parabéns pra você Campo Alegre,
Exaltando aos seus nossos gritos
Muitas graças neste seu aniversário
Com as bênçãos do bom Jesus dos Aflitos.

Seu presente é progresso, esperança.
Campo Alegre altaneiro e bonito
Seu futuro já tem meta bem traçada
E do passado resta o nome de Mosquito.

Mais escolas mais aumenta o saber
Mais estradas é trabalho, é ação
E a sua juventude evoluída
É futuro promissor para a nação.

Os produtos de suas terras são fortes
Os seus campos são bonitos porque
Deus doou milhões de graças pra sua gente
Campo Alegre gosto muito de você.



MÚSICA: CAMPO ALEGRE, CAMPO ALEGRE MEU
CAMPO ALEGRE, CAMPO ALEGRE MEU
CAMPO ALEGRE VOCÊ É MEU NINHO
ÉS MEU BERÇO, MINHA PAZ
HOSPITALEIRA DEMAIS
MINHA CIDADE CARINHO

CAMPO ALEGRE QUE TANTO QUERO BEM
TUA PLANÍCIE TEM PROGRESSO
CIDADE DELES NÃO TEM

NASCER EM CAMPO ALEGRE É FELICIDADE
MINHA CIDADE CARINHO
EU TE AMO DE VERDADE


MÚSICA DO SAUDOSO E ETERNO VER. LUCINHO E DO EX PREFEITO EDMILSON VIEIRA
 
 
FALA DE RENILTON SILVA: Hoje Campo Alegre, uma das mais queridas cidades do estado de Alagoas, está em festa pela passagem de seus 55(cinquenta e cinco) anos de Emancipação Política. 
 
Desde que vim morar nesta cidade, tenho alcançado muitas conquistas e alegrias.  
 
Sou natural de Osasco - São Paulo; amo muito minha terra natal: OSASCO! Mas quero dizer para todos que também amo muito CAMPO ALEGRE - A Cidade Carinho de Alagoas.

Em Campo Alegre tornei-me estudante, APRENDIZ, professor, e com um pouco mais de dedicação, consegui realizar meu maior sonho, que era ser locutor de rádio.

Graças a Deus e à minha família, Considero-me realizado com tudo que consegui até os presentes dias(Trabalhos, estudos e conquistas). Graças também aos meus amigos(as), colegas e público em geral sinto-me grato pelo carinho e confiança de todos.

Lembranças de Campo Alegre: 

Lembro de muitas coisas boas que fiz, participei e assistir em Campo Alegre.

Agradecemos a Deus e a todas as pessoas de épocas antigas e atuais que direta ou indiretamente contribuíram para o desenvolvimento de Campo Alegre!

Hoje é dia de parabenizar CAMPO ALEGRE e a todos que nasceram, viveram e aos demais que vivem nesta Terra querida: PARABÉNS, CAMPO ALEGRE, PELO SEU ANIVERSÁRIO!!!


Com carinho:
 
 


RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Idoso de 76 anos realiza sonho do 1º curso superior: 'Chegou minha vez'

Pai de 9 filhos, ele diz que só depois da aposentadoria pôde cursar direito.

Colega de sala de uma das filhas, o homem quer ser 'um exemplo', em GO.



Brasil Sales, 76 anos, cursa o quarto ano de direito, em Goiânia (Foto: Fernanda Borges/G1)
Brasil Sales, 76 anos, cursa o quarto ano de direito, em Goiânia (Foto: Fernanda Borges/G1)


Logo após se aposentar, há quatro anos, o eletricista Brasil Sales percebeu que era a hora de investir em um curso superior. Nascido e criado em uma fazenda de Caldas Novas, no sul de Goiás, ele conta que nunca teve chance de estudar após o ensino médio. “Eu sempre sonhei em ter uma formação acadêmica, mas fui criado sem pai e enfrentei muitas dificuldades. Mas agora chegou a minha vez”, disse ao G1.
Atualmente, aos 76 anos, ele cursa o quarto ano de direito na Faculdade Cambury, em Goiânia. “Eu parei de trabalhar em dezembro e, logo após alguns dias, vi que não podia ficar parado, pois iria enlouquecer. Aí prestei o vestibular e, no começo do ano seguinte, eu já estava estudando para realizar meu sonho antigo, que estava guardado na gaveta”, conta.

Pai de nove filhos, Brasil afirma que sua pretensão vai além de atuar como advogado, pois ele quer ser um exemplo a ser seguido. “Sempre fui um homem que trabalhou muito, mas faltava algo. Por isso que, quando surgiu a oportunidade de estudar, mesmo já com a minha idade, vi que eu seria um orgulho para meus filhos, netos e bisnetos”.

O aposentado revela que outro fator foi importante para que ele tivesse coragem de estudar já na terceira idade: a companhia de sua filha, Maria Aparecida Sales de Barros, de 55 anos. Formada em ciências contábeis e fonoaudiologia, ela também decidiu voltar ao mundo acadêmico e é colega de sala do pai.

“Para mim é um privilégio, pois, além de poder desfrutar da companhia, ele ainda é meu parceiro de estudos, de trabalho. Meu pai é, de fato, um exemplo de vida”, disse Maria.

Dificuldades e sonhos
Apesar de estar “com a vida estabilizada”, Brasil conta que nem sempre conseguiu tudo o que queria com facilidade. Separado do primeiro casamento quando tinha 39 anos e sete filhos, sendo que o mais novo estava com oito anos, ele mudou com a família para Cuiabá (MT).

Nunca é tarde para correr atrás dos sonhos"
Brasil Sales, eletricista aposentado e universitário







“Eu já tinha aprendido o ofício de eletricista com um conhecido e tinha uma pequena oficina em Caldas Novas, mas depois da separação eu tive que mudar de ares e fui para Cuiabá. Lá, a gente tinha onde morar, mas eu estava desempregado com sete filhos. Aí, fui até as oficinas da cidade, com meus meninos mais velhos, e nos oferecemos para trabalhar de graça. Três dias depois nós estávamos empregados”, lembra.

Nesse meio tempo, Brasil disse que a prioridade era o estudo dos filhos. Em 1979, durante um passeio em Goiânia, ele conheceu a atual esposa, Silvânia, com quem teve mais duas crianças. “Ela é o amor da minha vida, foi quem me ajudou a dar uma estrutura para a minha família e quem nunca deixou de me incentivar. Ela é tudo para mim”.

Após alguns anos no Mato Grosso, Brasil voltou para Goiânia, onde permanece até os dias atuais. Ele conta que o esforço feito durante todos esses anos valeu a pena, pois todos os filhos e netos têm formação superior. São engenheiros, médicos, advogados, economistas, fonoaudiólogos, contadores. “Minha família tem profissionais de todas as áreas”, se diverte.
Apesar de ter orgulho de ver os filhos com futuros promissores, o aposentado conta que faltava a sua realização pessoal. “Se eu pudesse, iria estudar muito até virar promotor de Justiça, pois sempre gostei daquilo que é certo. Meus colegas até me incentivam a prestar o exame da OAB [Ordem dos Advogados do Brasil]. Já enfrentei o desafio de ser um idoso na sala de aula, então quem sabe eu até possa exercer a profissão. Nunca é tarde para correr atrás dos sonhos ”, concluiu.
Brasil é colega de sala da filha, Maria Aparecida (Foto: Fernanda Borges/G1)Brasil é colega de sala da filha, Maria Aparecida, que faz o terceiro curso superior (Foto: Fernanda Borges/G1)



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO