sexta-feira, 25 de maio de 2018

Nesta sexta-feira, 25 de maio, foi aprovado em Assembleia Geral, o Regimento Escolar da Escola Miguel Matias, em Campo Alegre - AL





















A Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, localizada na Rua Senador Máximo, nº 184, Centro, Campo Alegre - AL, que atende turmas do 1º ao 5º Ano, nos turnos matutino e vespertino, e EJA - Educação de Jovens e Adulto, no horário noturno, realizou na manhã desta sexta-feira, 25 de maio de 2018, no prédio da escola, uma Assembleia Geral para a aprovação de seu Regimento Escolar. Estiveram presentes: Diretores da referida escola, coordenadoras, professores, funcionários, alunos, pais de alunos, representante da SEMED - Secretaria Municipal de Educação e demais convidados. Fizeram uso da palavra, o diretor, professor, Luciano Torres; o professor, Renilto Paulino (Renilton Silva); o presidente do Conselho Escolar, Sr. Antônio Martins. A professora, Kawanny Ferreira, da SEMED, fez suas considerações finais à cerimônia.

O evento foi comandado pela vice-diretora, professora, Quitéria Silva, que apresentou a aprovação do Regimento Escolar.

Há poucos meses, a Escola Miguel formou uma comissão que veio participando da construção de minutas, durante este ano, para atualizar o regimento da escola. Essa comissão foi composta pelas seguintes pessoas: Professora Quitéria Silva,vice-diretora; professora Patrícia Ferreira, coordenadora; professor Renilto Paulino (Renilton Silva); professor Alex Sandro; funcionária Liah Cordeiro; representante de pais de alunos, Maria Edivania e representando os alunos, Graciele Rocha

Além desse encontro, outros momentos foram realizados pela comissão, onde foi feito o estudo do texto, e esses membros participaram de outras reuniões, no CESCA - Centro Social de Campo Alegre, Auditório da Escola Zenóbia Ferreira e no atual estabelecimento de ensino.









Regimento Escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.

O Regimento deve surgir da reflexão que a escola tem sobre si mesma, porém, deve estar de acordo com a legislação e a ordem que é aplicada no país, estado e município. Ele é um documento administrativo e normativo de uma unidade escolar que, fundamentado na proposta pedagógica e coordena o funcionamento da escola, regulamentando ações entre os representantes do processo educativo. Ele deve ser baseado em um texto referencial e em princípios democráticos, adotados pela Secretaria de Estado da Educação que são a base para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisão pelos membros da escola, buscando respostas às questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem.

A escola deve ser percebida como um espaço que favorece a discussão dos conhecimentos históricos acumulados pela sociedade. É através dessa construção coletiva que teremos uma organização capaz de efetivar uma educação de qualidade, gratuita e para todos, além de formar cidadãos críticos capazes de transformar a sua realidade. Dessa forma, podemos concluir que o Regimento Escolar é essencial para uma instituição escolar que busca a qualidade do ensino numa perspectiva democrática.

Escola Miguel Matias, destaque no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Uma das maiores escolas do município, e que seus alunos tiram boas notas. Exemplo de ensinamento.

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS - Educando com Responsabilidade

Diretores: Professores Luciano Torres, Giselma Vieira e Quitéria Silva
Coordenadores: Professores Patrícia Ferreira, Selma Oliveira e André Nascimento

quarta-feira, 23 de maio de 2018

SINTEAL reuniu nesta quarta-feira, 23/05, no CESCA, professores e funcionários ligados à educação em Campo Alegre – AL, para uma Assembleia Geral









O Sinteal – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas por sua Diretoria do Núcleo Regional de São Miguel dos Campos comandou uma assembleia geral com os profissionais da educação do município de Campo Alegre – AL, nesta quarta-feira, 23 de maio de 2018, às 14:30 ( duas horas e meia), no CESCA – Centro Social de Campo Alegre, na Avenida Prefeito Jorge Cavalcante Madeiro, antiga Avenida Municipal, para tratar de assuntos cabíveis aos profissionais da educação.

Valdir Costa e Micheline Maria Vieira, representantes do Sinteal, explicaram detalhes e compromissos para com a categoria educacional, informando que no próximo dia, 29 de maio, haverá uma reunião unificada, em Maceió, em prol dos direitos desses profissionais.

Foi informado sobre o calendário escolar e carga horária, exemplificando que oito sábados serão trabalhados se a carga horária não for atingida aos duzentos dias de aula.

As progressões serão encaminhadas para o procurador do município, Sr. José Danilo.

O SINTEAL – Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas, órgão que trabalha também com outros municípios no estado, iniciou esse encontro com professores e demais funcionários da rede municipal de ensino de Campo Alegre, para esclarecer um pouco sobre alguns tópicos ligados ao direito do trabalhador. 

Sobre os precatórios do FUNDEF – Fundo de Manutenção e Desenvolvimento de Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério, que nos últimos dias, foi divulgada uma nota da prefeitura local, afirmando que o Ministério Público Federal, juntamente com seus municípios e a AMA – Associação dos Municípios Alagoanos reservam a esse direito no investimento da educação. Foi debatido que os precatórios tinham que sair para professores e funcionários. Informações dão conta de que são mais de R$ 16.000.000 (mais de dezesseis milhões) para Campo Alegre.

Professores e funcionários se mostraram insatisfeitos com relação alguns direitos que estão sendo negados e falaram no encontro.

Um assunto que foi pego de surpresa, é que uma pessoa do município assina o livro de ponto e não comparece ao setor de trabalho.

Foram abordados também os seguintes assuntos:

*Campanha salarial 2018;
*Retorno da negociação, já que a gestora municipal (Prefeita Pauline Pereira) acata um ajuste de 3%.

Funcionários confirmam o reajuste de 5% de aumento em seus vencimentos. Já os professores reivindicam um aumento de 6,81% da categoria e esperam uma renegociação do poder executivo municipal.

*Os professores, George Quintela e Renilto Paulino (Renilton Silva) foram escolhidos para participar de uma reunião do poder público municipal sobre reajuste salarial, nos próximos dias.

O Sinteal afirmou que sempre está defendendo a categoria e acata a decisão da mesma; e espera que tudo seja resolvido da melhor forma possível.





RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA



terça-feira, 22 de maio de 2018

SINTEAL convoca professores e funcionários ligados à educação em Campo Alegre – AL, para uma Assembleia Geral, nesta quarta-feira, 23/05, às 14 horas, no CESCA





O Sinteal – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas por sua Diretoria do Núcleo Regional de São Miguel dos Campos convoca todos os profissionais do município de Campo Alegre para participar de uma Assembleia Geral, que acontecerá nesta quarta-feira, 23 de maio de 2018, às 14:00 horas, no CESCA – Centro Social de Campo Alegre, na Avenida Prefeito Jorge Cavalcante Madeiro, antiga Avenida Municipal.

Na pauta serão abordados os seguintes assuntos:

*Campanha salarial 2018;
*Retorno da negociação com gestora municipal (Prefeita Pauline Pereira)

O SINTEAL acata a decisão da categoria e espera que tudo seja resolvido da melhor forma possível.

Participe você também!



RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA


domingo, 20 de maio de 2018

Neste domingo, 20/maio, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM 105.9 MHZ, das 13 às 18 horas, Programa Domingo Musical, com Renilton Silva

Renilton Silva, o locutor das emoções




Hoje, 20 de maio, a partir das 13:00 horas, teremos o programa Domingo Musical, com muita música, informações, notícias e prestação de serviço, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, prefixo 105.9 MHZ. Comunicação: Renilton Silva, o locutor das emoções.


Um resumo do programa:

Mensagem do dia
Datas comemorativas
Músicas atuais, do passado e muito mais

Domingo Musical até às 18:00 horas, ao vivo para você nos acompanhar.


Atenção: O Programa Domingo Musical foi ao ar pela primeira vez, no dia 14 de abril de 2002. Este ano, nosso programa fará dezesseis anos de existência.



Obrigado a todos(as) pela sintonia!


RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Amplie seus pensamentos


Amplie seus pensamentos



Existem coisas na vida que aparentam ser difíceis de realizá-las, mas hoje mesmo comece a pensar positivamente sobre boas ideias.

Pense naturalmente e reaja firmemente em suas ideias favoráveis e amplie seus sonhos e horizontes.

Consiga realizar algo bom, cuidadosamente ao seu favor, e boa sorte.

(AUTOR RENILTON SILVA)