sábado, 23 de março de 2013

Empresário começa a correr, muda os hábitos alimentares e perde 41 kg



Mariana Palma Do G1, em São Paulo

 Bruno perdeu 41 kg com mudança de hábitos (Foto: Arquivo pessoal)
Bruno perdeu 41 kg com mudança de hábitos (Foto: Arquivo pessoal/Bruno Voss)

O empresário Bruno Césare Savastano Voss esperou o excesso de peso começar a refletir no seu dia a dia para tomar uma atitude. “Cheguei a um ponto em que estava me sentindo mal para dormir e até para respirar”, conta o alagoano de 31 anos, que atualmente mora em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Na época, com 29 anos e 120 kg, ele lembra que tinha dificuldades para amarrar o tênis por causa do tamanho da barriga. “Depois daquilo, decidi que não podia mais ganhar peso”, recorda. O alerta veio logo após o término do casamento de 4 anos, quando Bruno voltou a morar com os pais. “Acho que relaxei depois de casar e isso contribuiu para eu engordar, mas quando me separei, resolvi colocar a cabeça no lugar”, diz.

Para começar, o empresário fez grandes mudanças em seus hábitos alimentares – o jantar, que antes era uma pizza inteira, foi substituído por alimentos mais saudáveis. “Bebia muito refrigerante e comia muito doce também, mas nos primeiros 3 meses, cortei tudo isso”, lembra. Além disso, Bruno abandonou também carne vermelha, massas e bebidas alcoólicas. “O começo foi muito difícil, mas o corpo acostumou com o tempo”, avalia. Para evitar o contato com as tentações, ele lembra que preferia sempre ficar em casa e dormir mais cedo. “Com essas mudanças, já havia perdido 20 kg”, lembra.

 Para resistir às tentações, Bruno evitava sair de casa e ia dormir cedo; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal)
Para resistir às tentações, Bruno evitava sair de casa e ia dormir cedo; fotos mostram antes e depois (Foto: Arquivo pessoal/Bruno Voss)

Junto à nova dieta, ele começou também a caminhar e logo se sentiu preparado para arriscar a corrida. “Nunca tinha corrido, então não sabia se conseguiria, mas ajudou bastante no emagrecimento. Corria todos os dias, de segunda a segunda, cerca de 1 hora”, lembra. Bruno conta que chegou a perder até mais do que os 41 kg, mas preferiu engordar um pouco por que tinha ficado com a aparência “estranha”. “Em 2012, comecei também a fazer musculação e foi bom para fortalecer”, avalia.

O empresário avalia todos os benefícios que sua mudança trouxe e conta que, depois de emagrecer, foi se consultar com um médico que disse que ele estava muito bem de saúde. “Melhora tudo. A disposição, o sono e até consigo me movimentar melhor”, analisa. Bruno teve que se mudar para Porto Alegre para estudar e trabalhar, mas diz que continuou firme e forte em sua rotina de dieta e exercícios. “Em Maceió, tinha a orla da praia para correr e era mais fácil, mas continuo correndo aqui de 3 a 4 vezes por semana para manter meu peso”, conta.


É difícil se adaptar à mudança no começo, mas dá para se acostumar com o tempo, basta querer. Aos poucos, o resultado vem"
Bruno Césare Savastano Voss


Na alimentação, ele diz que continua sem comer carne vermelha e refrigerante, mas que hoje já se permite comer outros alimentos, mas em menor quantidade. “Atualmente eu como massas, mas muito pouco. Além disso, prefiro os alimentos integrais”, afirma. Bruno revela que seu ponto fraco é o chocolate, mas mesmo no caso dele, há sempre a preocupação com o controle da dieta e com o peso. “Quando vejo que a calça já apertou um pouco, fecho a boca”, diz.

A dica do alagoano para quem precisa emagrecer é ter força de vontade e não desistir. “É difícil se adaptar à mudança no começo, mas dá para se acostumar com o tempo, basta querer. Aos poucos, o resultado vem”, avalia Bruno. Ele diz que pretende continuar com seu peso atual, 79 kg. “Hoje eu me sinto muito bem”, finaliza.

 "Hoje eu me sinto muito bem", conclui Bruno, com 79 kg (Foto: Arquivo pessoal)
"Hoje eu me sinto muito bem", conclui Bruno, com 79 kg (Foto: Arquivo pessoal/Bruno Voss)




FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO











Morre jovem obeso que pesava 280 kg, diz hospital na Bahia



Do G1 BA

 Francisco obeso Bahia Serrinha (Foto: Berna Farias/Ascom HGRS)
Imagem de dezembro de 2012, quando o rapaz deu entrada pela 1ª vez no HRS (Foto: Berna Farias/ Ascom HGRS)

Morreu na noite de sexta-feira (22) o jovem baiano Francisco Araújo Júnior, 23 anos, que pesava cerca de 280 kg e sofria de obesidade mórbida. A informação foi divulgada pelo Hospital Roberto Santos, em Salvador, na tarde deste sábado (23).

Francisco estava internado na unidade para tratar uma pneumonia. Segundo as informações do hospital, ele morreu em decorrência de falência dos múltiplos órgãos.

O paciente deu entrada na unidade médica na madrugada de terça-feira (19) e foi encaminhado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Ele sofria da síndrome Prader-Willi, que gera apetite excessivo.

O corpo do paciente foi levado para Serrinha, distante cerca de 174 km de Salvador, cidade natal de Francisco, onde será sepultado. O velório será na Câmara de Vereadores do Município. O enterro está marcado para 9h do domingo (24), no cemitério de Serrinha.


Tratamento

A mãe de Francisco, Maria Aurizete, conta que ele começou a engordar aos nove anos de idade. "Até aí era tudo normal. Ele começou a engordar como todas as crianças, mas aos 12 anos ele já era muito gordo, muito mais do que os colegas. Eu achei tudo isso estranho porque quando pequenino ele era muito magrinho, ninguém nem esperava vida nele. Ele não tinha força nem para puxar o leite", disse.
Francisco vivia em Serrinha com a mãe, o pai e uma irmã, portadora de síndrome de down. Depois de ter sido internado na capital para tratar a obesidade, ele retornou ao interior no dia 20 de dezembro de 2012 para tentar perder peso e poder agendar a cirurgia de redução do estômago. O jovem foi internado no dia 22 de novembro de 2012. Ele saiu da UTI e foi transferido para um quarto do Hospital Roberto Santos no dia 3 de novembro.

De acordo com a unidade de saúde, o jovem foi curado das infecções que apresentava quando deu entrada no hospital e, por isso foi prescrito que ele desse continuidade ao tratamento contra a obesidade mórbida em casa.

No dia 30 de novembro de 2012, Osmário Salles, chefe do setor de endocrinologia do Hospital Geral Roberto Santos, disse que o jovem teria que colocar um balão intragástrico antes de ser submetido a uma cirurgia bariátrica, de redução de estômago. No entanto, o jovem se recusou a realizar o procedimento.


Síndrome
Segundo Osmário Salles, chefe do setor de endocrinologia do Hospital Geral Roberto Santos, a síndrome que o jovem possui é rara e pode ser identificada enquanto o feto ainda está na barriga da mãe. "Os obesos tem uma causa endócrina ou uma causa genética para a sua obesidade. O nosso paciente tem a principal síndrome da obesidade associado à genética. Se fizer o ultrassom, são aqueles fetos com pezinho pequeno, mãozinha pequena. Quando nasce, é uma criança extremamente hipotônica, com fraqueza, com dificuldade em sugar o seio da mãe", explicou.

O especialista acrescentou que crianças com esse tipo de problema, quando atigem a idade de dois ou três anos, começam a apresentar apetite excessivo por conta da doença e passam a engordar de maneira acelerada. "Elas não param de comer. Além disso, elas têm uma fraqueza muscular intensa. Essas crianças desenvolvem atrofia muscular muito grande, osteoporose, má formação esquelética, baixo QI [quociente de inteligência]. Esses pacientes dificilmente passam dos 40 anos", apontou.

As pessoas com esse quadro dificilmente conseguem ter uma vida normal, informou o médico. "Não pode engordar, porque depois que engordar é extremamente difícil fazer perder peso. A obesidade é considerada a doença mais difícil da medicina. É a doença que mais mata. É um problema muito sério, associado a problemas cardiovasculares. O sistema de saúde e o governo deveriam intervir de forma mais pesada porque nós temos uma epidemia no mundo", avaliou.




FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO




















Papa Francisco faz 1ª visita a seu antecessor, Bento XVI



Tanto o atual Papa quanto antecessor usaram vestes brancas.
É 1ª vez que um Papa emérito e outro em plenos poderes se reúnem.

Da Agência Efe
 
O Papa Francisco e o Papa emérito Bento XVI se abraçaram ao se encontrarem neste sábado (23) na residência apostólica de Castel Gandolfo, onde o antecessor do atual pontífice vive desde que renunciou, em 28 de fevereiro, informou o porta-voz do Vaticano, Federico Lombardi.

 Tanto o atual Papa Francisco quanto antecessor Bento XVI usaram vestes brancas (Foto: AFP)
Tanto o atual Papa Francisco quanto antecessor Bento XVI usaram vestes brancas (Foto: AFP)

Lombardi também contou que, após se cumprimentarem no heliporto da residência pontifícia e chegarem à residência papal, Francisco e Bento XVI foram a uma capela para rezar.

Bento XVI cedeu o lugar de honra a Francisco, e este o recusou, lhe dizendo: "somos irmãos". Depois, ambos rezaram de joelhos no mesmo banco.

 Papa Francisco e Bento XVI durante o encontro neste sábado (Foto: Osservatore Romano/AP)
Papa Francisco e Bento XVI durante o encontro neste sábado (Foto: Osservatore Romano/AP)

Os dois usavam vestes brancas. Bento XVI foi com uma singela batina branca, e Francisco com outra da mesma cor, mas com a mantelete e a faixa usada pelos pontífices.

 Francisco e Bento XVI rezam juntos em capela (Foto: Osservatore Romano/AP)
 Francisco e Bento XVI rezam juntos em capela (Foto: Osservatore Romano/AP)

Após a oração, eles se reuniram a sós na biblioteca privada, onde conversaram por 45 minutos.

Os dois almoçam junto com os secretários Georg Gänswein, que é também prefeito regional da casa Pontifícia, e Alfred Xuareb.

 Bento XVI e Papa Francisco se reúnem em Castel Gandolfo (Foto: Osservatore Romano/AFP)
Bento XVI e Papa Francisco se reúnem em Castel Gandolfo (Foto: Osservatore Romano/AFP)


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
















MENSAGEM DE REFLEXÃO: Caminho do meio


CAMINHO DO MEIO

Ser justo, mas com amor.

Amar, mas sem aprisionar.

Amparar, mas sem fazer pelo outro o que ele deve fazer por si mesmo.

Ajudar, mas sem tirar do outro o direito de escolher seu próprio caminho.

Perdoar, mas sem ser conivente com o mal.

Esquecer o mal, mas sem ser indiferente a ele.

Ser pacífico, mas não passivo diante dos acontecimentos.

Cultivar a não violência, mas sem violentar a si mesmo.

Lutar com coragem, mas aceitar a derrota como parte das experiências da vida.

Ter coragem de enfrentar os próprios limites, mas também de reconhecer as próprias fraquezas.

Servir ao dever, mas sem ser oprimido por ele e sem escravizar-se a coisa alguma.

Viver com prazer, mas não viver em função dele.

Ser simples e humilde, o que não significa andar mal vestido ou descuidar-se de si mesmo.

Conservar puro o coração, o que não significa esconder de si os próprios sentimentos.

Crer em Deus, mas sem atribuir a Ele aquilo que nos compete.
Cultivar a fé, mas sem abdicar da razão.

Caminhar com equilíbrio, eis o nosso maior desafio.

Sem equilíbrio, tombamos sempre ...
... para um lado... ... ou para outro.

Amor Sabedoria

Bondade Justiça

Sentimento Razão 

Harmonia


(AUTOR DESCONHECIDO)