sábado, 21 de setembro de 2013

Hoje, 21 de setembro: Dia Mundial da Doença de Alzheimer


 
Estudos apontam que pessoas solitárias têm o dobro de risco de desenvolverem o mal de Alzheimer

Demência é uma disfunção cerebral gradativa e persistente que consiste na deterioração intelectual do indivíduo ao longo do tempo, atacando de forma irreversível determinadas regiões do cérebro. A doença de Alzheimer é a causa mais frequente, ocorrendo em aproximadamente 60% dos casos de demência, e consiste no depósito de determinadas proteínas no cérebro. 

Como se trata de perdas progressivas e é bastante frequente entre idosos, muitas vezes não é percebida em seu estágio inicial, sendo confundida com processos normais do envelhecimento. Pequenos esquecimentos, sinais de depressão, dificuldades com a linguagem, confusão mental e, algumas vezes, agressividade, fazem parte dos sintomas iniciais.

Um estágio intermediário consiste em dificuldade de desempenhar atividades normais do dia a dia, esquecimento de acontecimentos recentes, alterações de humor e maior dificuldade na comunicação verbal. Após algum tempo, há uma dependência mais severa e acentuação dos sintomas, e o indivíduo pode, inclusive, não reconhecer pessoas, situações e objetos conhecidos. Em razão dessas características, há um impacto muito grande na vida da pessoa e na de quem convive com ela.

O diagnóstico propriamente dito é feito apenas via necropsia, após a morte, em exame dos tecidos cerebrais. Assim, as manifestações, história de vida do paciente e exames físicos e mentais, excluindo outros fatores que poderiam desencadear os mesmos sintomas (infecções, depressão, tumores cerebrais, problemas tireoidianos, etc.) é que indicarão a doença. É importante ressaltar que o tratamento precoce atrasa o desenvolvimento da doença, fornece melhoras na memória, na qualidade de vida e de convivência do doente com as pessoas que o cercam.

Como é irreversível, suas causas reais ainda não são bem elucidadas. O tratamento farmacológico enfoca o bloqueio da evolução da doença, controle dos distúrbios comportamentais e correção do equilíbrio químico do cérebro, a fim de melhorar o déficit de memória.

Sabe-se, atualmente, que altos níveis de açúcar e colesterol no sangue podem ter relação forte com a doença e que pessoas solitárias têm o dobro de risco de desenvolverem o mal de Alzheimer. É, também, conhecido que a ingestão de vitamina E reduz o risco de morte em aproximadamente 25%, exercícios físicos, chá-verde e uma dieta rica em frutas, verduras, cereais, feijão, nozes e sementes previnem o surgimento de demências.

Apesar de irreversível e incurável, devem ser tomados cuidados específicos buscando melhorias na qualidade de vida dos portadores e de seus cuidadores, lembrando que a sobrecarga desses últimos é um risco para ambos. Planejamento em conjunto acerca das tarefas, horários e contribuições incluindo todos os envolvidos são medidas que devem ser feitas para tal fim.
 


Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola

21 de Setembro: Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência

Inclusão Social

 
 Inclusão Social

Conheça as leis de inclusão destinadas aos deficientes no Brasil:

É difícil pensarmos que pessoas são excluídas do meio social em razão das características físicas que possuem, como cor da pele, cor dos olhos, altura, peso e formação física. Já nascemos com essas características e não podemos, de certa forma, ser culpados por tê-las.

A inclusão está ligada a todas as pessoas que não têm as mesmas oportunidades dentro da sociedade. Mas os excluídos socialmente são também os que não possuem condições financeiras dentro dos padrões impostos pela sociedade, além dos idosos, os negros e os portadores de deficiências físicas, como cadeirantes, deficientes visuais, auditivos e mentais. Existem as leis específicas para cada área, como a das cotas de vagas nas universidades, em relação aos negros, e as que tratam da inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

O mundo sempre esteve fechado para mudanças, em relação a essas pessoas, porém, a partir de 1981, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou um decreto tornando tal ano como o Ano Internacional das Pessoas Portadoras de Deficiências (AIPPD), época em que passou-se a perceber que as pessoas portadoras de alguma necessidade especial eram também merecedoras dos mesmos direitos que os outros cidadãos.


As diferenças enriquecem a vida de todos

A princípio, eles ganharam alguma liberdade através das rampas, que permitiram maior acesso às escolas, igrejas, bares e restaurantes, teatros, cinemas, meios de transporte, etc. Aos poucos, o mundo foi se remodelando para dar-lhes maiores oportunidades.

Hoje é comum vermos anúncios em jornais, de empresas contratando essas pessoas, sendo que de acordo com o número de funcionários da empresa, existe uma cota, uma quantidade de contratação exigida por lei. Uma empresa com até 200 funcionários deve ter em seu quadro 2% de portadores de deficiência (ou reabilitados pela Previdência Social); as empresas de 201 a 500 empregados, 3%; as empresas com 501 a 1.000 empregados, 4%; e mais de 1.000 empregados, 5%.

Nossa cultura tem uma experiência ainda pequena em relação à inclusão social, com pessoas que ainda criticam a igualdade de direitos e não querem cooperar com aqueles que fogem dos padrões de normalidade estabelecido por um grupo que é maioria. E diante dos olhos deles, também somos diferentes.

E é bom lembrar que as diferenças se fazem iguais quando essas pessoas são colocadas em um grupo que as aceite, pois nos acrescentam valores morais e de respeito ao próximo, com todos tendo os mesmos direitos e recebendo as mesmas oportunidades diante da vida.



Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
BRASIL ESCOLA

21 de Setembro: Dia da Árvore

Dia da Árvore

 

 
As árvores merecem respeito de todo o mundo


No dia 21 de setembro comemora-se o dia da árvore. Essa data foi escolhida em razão da chegada da primavera. Mas antes da escolha dessa data, acontecia no país, na última semana de março, a festa Anual das Árvores, instituída pelo presidente Castelo Branco, em 1965.

Mais adiante, a árvore ganhou um dia especial em virtude de sua importância para a vida humana e também com a chegada da primavera, onde ganham nova vida e abrem lindas flores que dão origem a novas árvores.

Com a chegada da primavera podemos ver as cidades mais alegres, pois essas se enchem de flores de todas as cores.

Muitos pensam que a árvore que simboliza o Brasil é o pau-brasil, em razão do nome, mas esse título cabe ao ipê-amarelo, uma das cores que representam o nosso país. O pau-brasil encontra-se em extinção, pois foi muito contrabandeado por ser uma madeira de cor avermelhada e de aparência nobre. Além dessa, o jacarandá, o mogno e o pinheiro também se encontram nas mesmas condições de extinção.

As árvores são plantas que possuem um caule lenhoso e são constituídas por raiz, caule, folha, flor, fruto e sementes. São elas que nos fornecem o ar que respiramos, além das frutas e outros tipos de alimentos; a madeira para construção de móveis, casas, objetos decorativos, cercas; também fornecem remédios; e a celulose, matéria-prima para a fabricação de papel.

Em face das necessidades dos homens em construir novas moradias e melhorar suas condições de vida, as árvores acabaram sendo alvo de destruição, pois grandes áreas foram desmatadas para a construção das cidades.

O contrabando de madeiras também fez com que grandes áreas fossem destruídas, principalmente na floresta amazônica, onde o acesso a outros países é mais fácil e próximo. Os prejuízos seriam menores se fossem plantadas novas árvores nos lugares das devastações, mas o tempo que levam para crescer é muito grande.

O homem precisa ter consciência de que as plantas também são seres vivos e que levam tempo para se desenvolverem. Uma árvore leva longos anos para ficar bem desenvolvida e algumas são tão velhas que são tombadas como patrimônio histórico, devendo ser preservadas.


Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
BRASIL ESCOLA
 

DICA DE SAÚDE: Quando pais emagrecem, aumentam as chances dos filhos perderem peso

Influência da família é muito importante para quem luta contra a balança.
Bem Estar desta quarta (18) deu dicas para quem quer mudar os hábitos.

Do G1, em São Paulo

Emagrecer nunca é uma tarefa fácil, mas pode ficar ainda mais difícil sozinho. No Bem Estar desta quarta-feira (18), o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Rosana Raele mostraram que ter a ajuda e a companhia de um amigo ou parente, por exemplo, pode tornar a perda de peso mais fácil e prazerosa.

Isso é ainda mais evidente entre pais e filhos - uma pesquisa publicada pela revista Obesity observou os hábitos de famílias com crianças entre 8 e 12 anos, que estavam acima do peso, e analisou três formas de atuação dos pais: as mudanças na alimentação da casa, os métodos usados para incentivar os pequenos e o comportamento deles durante a dieta. Depois dessa análise, concluiu-se que quando os pais emagrecem, as chances dos filhos perderem peso aumentam bastante.


Isso acontece principalmente por causa da motivação, ou seja, se um está desanimado, o outro pode incentivar e animar a seguir em frente.

Além disso, o fato de ter o mesmo objetivo pode ajudar na hora de tomar decisões, como o que comprar no supermercado ou qual o restaurante para jantar, fora a grande vantagem de não ter nenhuma sabotagem dentro de casa durante o processo. A sintonia entre a família, inclusive, é um dos pontos mais importantes para a perda de peso ser bem sucedida, assim como aconteceu na casa do estudante Mateus Souza, de Minas Gerais, mostrada na reportagem do Augusto Medeiros.

Arte Bem Estar Fome (Foto: Arte/G1)

No entanto, ter alguém do lado não adianta nada se a pessoa não estiver com o pensamento ideal, como lembrou a nutricionista Rosana Raele. Em alguns casos, por exemplo, mesmo acima do peso e com problemas de saúde, o paciente ainda prefere se sentir bem comendo e bebendo à vontade e não tem nenhuma vontade de tomar uma atitude.

Mais à frente, tem o indivíduo que não nega os problemas, começa a pensar em mudar mas ainda não se compromete. Depois, ele coloca na cabeça que vai conseguir e é nesse momento que o médico ou nutricionista deve investir mais, para que o paciente chegue logo à fase de ação. Nessa última situação, ele já está mais engajado com a mudança e motivado do jeito adequado para dar o primeiro passo em busca de um resultado satisfatório, ainda mais se for com alguém do lado.


Para mostrar o poder da companhia no emagrecimento, a Secretaria da Mulher da cidade de Barueri, no interior de São Paulo, lançou um projeto chamado “Barueri menos 1 tonelada”, em que foram convidadas mulheres acima do peso e interessadas em mudar o estilo de vida para participarem de um programa de atividade física e orientação nutricional. Elas têm o objetivo de perderem juntas 1 tonelada em 90 dias, como mostrou a reportagem da Renata Ribeiro.

No entanto, para as mulheres, a perda de peso pode ser um pouco mais demorada. De acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern, é muito comum as mulheres reclamarem que o marido emagrece mais e em menos tempo do que elas - isso realmente pode acontecer já que eles queimam mais calorias por causa da quantidade geneticamente maior de massa muscular que têm.


Por isso, é importante que as mulheres não desanimem se o parceiro começar a ter um resultado melhor e mais rápido. A dica dos especialistas é evitar as comparações e estabelecer suas próprias metas, sempre apoiando e encorajando um ao outro.

*Exclusivo na web: no vídeo ao lado, o endocrinologista Alfredo Halpern e a nutricionista Rosana Raele respondem perguntas dos internautas sobre perda de peso.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Ruas de Maceió não têm mobilidade adequada para deficientes visuais

Buracos e entulhos em calçadas são os obstáculos mais frequentes.
Escola de Cegos tenta orientar alunos para melhorar mobilidade.

Carolina Sanches Do G1 AL
José Cícero da Silva diz que falta consciêntização da população. (Foto: Jonathan Lins/G1)Com a calçada bloqueada por metralha, José Cícero precisa andar pela rua para conseguir seguir seu trajeto. (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
As barreiras enfrentadas pelos deficientes visuais vão além das limitações físicas. Isso ocorre porque questões sociais interferem bastante na mobilidade de quem não pode contar com todos os sentidos. Em Alagoas, os deficientes visuais reclamam que os maiores desafios são o descumprimento das legislações que envolvem questões de mobilidade e inclusão social. Diante disso, é preciso driblar as dificuldades para fazer tarefas simples como andar na calçada, pegar um ônibus ou ir a uma padaria.

Os problemas vão desde a falta de estrutura de calçamentos e calçadas a ausência de sinal sonoro em semáforos. Para quem tem a mobilidade limitada, qualquer tarefa pode se tornar um desafio quando a lei de acessibilidade não é respeitada. E, entre tantas questões, a falta de consciência e respeito da população se torna outro grande obstáculo.

A reportagem do G1 acompanhou um deficiente visual que estuda na Escola de Cegos Cyro Accioly, no centro de Maceió, e pode observar que até em ruas próximas ao prédio da escola pública a falta de acessibilidade é um transtorno para os deficientes. José Cícero da Silva, 38, perdeu a visão há dois anos e passa pelo desafio de reaprender a andar nas ruas e fazer as tarefas simples do dia a dia.

Calçadas com buracos atrapalham locomoção. (Foto: Jonathan Lins/G1)Calçadas desniveladas e com buracos são problemas frequentes enfrentados pelos deficientes. (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Quando ele anda pelas ruas da cidade a bengala ajuda, mas não impede que o novo estudante passe por inúmeras dificuldades que poderiam ser amenizadas através do bom senso das pessoas que possuem negócios e trafegam pelas vias. Como está tendo aulas de locomoção há apenas dois meses na Cyro Accioly, José Cícero ainda depende de pessoas para se locomover.

É muito difícil andar sozinho. Um percurso curto pode demorar um tempo enorme"
José Cícero, deficiente visual
 
Acompanhado de uma instrutora, ele saiu pelas ruas no entorno da escola de cegos para demonstrar o quanto as questões de mobilidade são importantes para atender a demanda de milhares de pessoas com deficiência que circulam pela cidade.

Ao começar o trajeto, bastou José Cícero passar pelo portão da escola para se deparar com as primeiras barreiras. São buracos, veículos estacionados indevidamente nas calçadas, entulho e lixo nos pontos de circulação de pessoas, além de correntes que delimitam espaço para estacionamento; tudo isso espalhado ao longo de calçadas irregulares.

“É muito difícil andar sozinho. Um percurso curto pode demorar um tempo enorme. Como já enxerguei, ainda tenho mais noção dos lugares que vou, mesmo assim é bastante complicado”, relataou José Cícero.

José Cícero te dificuldade passa passar entre placa e veículo estacionado na calçada. (Foto: Jonathan Lins/G1)José Cícero tem dificuldade passa passar entre placa e veículo estacionado na calçada. (Foto: Jonathan Lins/G1)
 
Para o estudante, o desrespeito piora a situação. Ele conta que muitas pessoas não sabem como lidar com um deficiente visual e outras não se importam em ter atitudes que demonstrem respeito. “Não queremos que nos ajudem a andar, apenas que deixem o espaço livre para podermos nos locomover mais rápido, sem risco de esbarrar em algum obstáculo”, falou.

José Cícero relatou que já perdeu as contas de quantas vezes se deparou com empecilhos nas ruas da capital alagoana. “Já esbarrei em orelhão e placas espalhadas. Acho que o poder público deveria fiscalizar melhor as ruas, principalmente lugares de maior concentração de pessoas, como o centro da cidade. Nós somos cidadãos. Temos o direito de ir e vir sem ser expostos a riscos”, reclamou.

Albanize Bomfim fala sobre a necessidade do respeito ao deficiente visual. (Foto: Carolina Sanches/ G1)Albanize Bomfim fala sobre as dificuldades que devem ser enfrentadas pelo deficiente visual. (Foto: Carolina Sanches/ G1)
 
A professora e fisioterapeuta Albanize Mirindida Bomfim, do departamento de Orientação e Mobilidade da Cyro Accioly, trabalha há muitos anos com pessoas cegas. Para ela, apesar de alguns avanços que têm sido feitos para que seja cumprida a lei, ainda há muita coisa a ser feita.

Durante o trabalho, ela orienta pessoas sobre como ter mais mobilidade e ao longo do tempo ganhar independência. “Quando nós fazemos uma análise mais atenta dos lugares, percebemos que a falta de acessibilidade não está apenas nas ruas, mas também em repartições públicas, bancos e áreas de lazer”, falou.

Para que um deficiente visual tenha independência para sair sozinho de casa, segundo Albanize, é preciso que ele passe por orientação. Na escola de cegos, ela ensina como tornar a locomoção mais fácil em aulas que acontecem em sala de aula e pelas ruas da cidade. “Mostramos todas as dificuldades que podem ser encontradas, como o desnível em calçadas, catracas de ônibus, escadas, e outras barreiras”, explicou.

O estudante universitário, Walter Simões, que cursa Letras em uma faculdade de Alagoas, é deficiente visual e tenta levar uma vida com independência. Ele sai de casa sozinho, pega ônibus para se deslocar aos mais diversos lugares. “No ponto de ônibus, quando há alguém, peço que me ajude a identificar o número do ônibus. Quando estou só, ao escutar o barulho do veículo, faço sinal para que pare e pergunto ao motorista se ele passa no meu destino”, conta.

Walter Simões te autonomia para andar sozinho nas ruas. (Foto: Jonathan Lins/G1)Walter Simões tem autonomia para andar sozinho e tenta levar uma vida independente. (Foto: Jonathan Lins/G1)


Quando o aluno está apto para sair sozinho às ruas, ele começa a usar uma bengala branca. “Ela representa a autonomia do deficiente visual. Se as pessoas encontrarem alguém com uma delas, podem ter certeza de que essa pessoa sabe se locomover. Mas isso não impede que o deficiente visual sinta algumas dificuldades, que podem ser minimizadas com uma maior conscientização da sociedade”, afirmou.

Assim como Silva, Simões diz que o maior problema enfrentado é a falta de acessibilidade. “Para vir à escola no centro eu saio sozinho porque o ônibus para muito próximo. Já para a faculdade preciso que meu irmão me leve porque o ponto de ônibus é longe e as calçadas são complicadas para chegar lá”, falou.

Escola ajuda na educação e mobilidade
A Escola Estadual de Cegos Cyro Accioly é a única do estado especializada em atendimento para portadores de deficiência visual. O local é público e tem mais de 100 alunos matriculados. Lá, eles podem ter acesso a aulas de leitura e escrita em braile, informática, apoio pedagógico e psicológico, reeducação visual, Atividade da Vida Autônoma (AVA), assinatura cursiva, Educação Física, orientação e mobilidade e até aulas de violão. A escola ainda oferece transporte para o deslocamento de casa à instituição.

Escola de Cegos possui salas estruturadas para atendimentos. (Foto: Carolina Sanches/ G1)Escola de Cegos possui salas estruturadas para atendimentos. (Foto: Carolina Sanches/ G1)
 
A Cyro Accioly não estabelece um limite de idade para a assistência. Segundo Albanize Mirindida, o foco da escola é  ajudar no aprendizado e na locomoção dos alunos. Para isso, o espaço conta com uma estrutura diferenciada e profissionais especializados. “A escola é referência e atende pessoas da capital e interior”, destacou a professora, ao informar que a escola possui uma turma para alunos que pretendem fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A unidade também oferta aulas de alfabetização em braile e uma biblioteca onde também é feito o trabalho de conversão de livros para essa linguagem. A coordenadora do Núcleo de Aprendizagem, Sleila Caldas, explicou que a Cyro Accioly também promove capacitação de professores.

“Desde 2004, o MEC está com ações voltadas à acessibilidade nas escolas. Algumas unidades possuem Salas de Recurso, que são locais adaptados ao deficiente visual. Mas para que ela funcione, o professor deve estar capacitado”, informou a coordenadora.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO




MINHA OPINIÃO:

Infelizmente esse é um problema de várias cidades brasileiras, que lamentavelmente o poder público, os empresários, nossos representantes do executivo - legislativo - judiciário municipal, estadual e federal e a população em geral não fazem nada em prol das pessoas especiais. São calçadas altas, ruas emburacadas, escadas sem corre-mãos e assim sucessivamente, e muitas vezes ninguém faz absolutamente NADAAAAAAA para facilitar à vida do próximo. Que absurdo!!!

Pedidos com carinho, às autoridades competentes do Brasil, de Alagoas e em especial de Campo Alegre - AL, que comecem a olhar esse problema com mais respeito e atenção à Inclusão Social e em respeito a todos.

Atenciosamente:


RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Dance

Dance
 
 
Você ainda está rastejando?
Você tem muito sono?
Cansado de fazer a mesma coisa diariamente?
Então você precisa de uma motivação!
Comece batendo seus pés. Sinta como você é flexível.
Tenha equilíbrio, você controla seu corpo.

Sinta a batida da música e tente entrar no ritmo.
Você encontrou seu ritmo agora balance seus braços!
Agora misture um pouco de luta marcial!
Agora que todo seu corpo esta trabalhando você está pronto para realizar toda a tarefa e realizar seu objetivo!
Veja, não é tão difícil assim.
Até um bebê consegue!

Com um pouco de esforço qualquer um pode realizar qualquer tarefa, bastará ter força de vontade e iniciativa! 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Quinto dia de Rock in Rio tem 'rock de rádio' com Bon Jovi e Nickelback

Programação tem ainda Frejat e Matchbox; Paul Oakenfold fecha eletrônica.
Sunset recebe Mallu, Donavon Frankenreiter e Ben Harper nesta sexta (20).

 
Do G1 Rio

O pop rock que já embalou casais de várias idades dá o tom nesta sexta-feira (20) de Rock in Rio. De volta ao festival após show em 2011, Frejat (com show que deve passar por hits do Barão Vermelho e da carreira solo) é o primeiro a tocar no Palco Mundo, seguido por uma banda que vem pela primeira vez ao Brasil.

O quarteto americano Matchbox Twenty, liderado por Rob Thomas, manda e desmanda nos Estados Unidos, onde já passou dos 30 milhões de discos vendidos na carreira. Nas paradas brasileiras, a canção na voz de Rob mais conhecida é “Smooth”, gravada com o guitarrista mexicano Santana e fora da discografia do Matchbox. "Disease" ganhou rádios locais por bater ponto na trilha da novela "Mulheres apaixonadas", exibida entre 2008 e 2009. A balada "Unwell" é outro trunfo para conquistar cariocas. O CD de maior sucesso do grupo de pop rock ainda é “Yourself or someone like you” (1996), com “3 am”, “Real world” e “Push”.

Outra estreia no Rio fica por conta do Nickelback. O Brasil demorou duas décadas para receber o show de uma das bandas mais ouvidas e criticadas do rock neste período. Se os brasileiros vissem o Nickelback na época de "Silver side up" (2001), terceiro disco, conheceriam um jovem Chad Kroeger recém-transformado em rockstar, graças ao hit "How you remind me". Foi a mais tocada na década passada nas rádios dos EUA e teve bom desempenho também por aqui. Em 2013, quem vem ao Rio é um cantor de 38 anos recém-casado com Avril Lavigne.

Muito mais íntimo do Brasil, Bon Jovi já esteve por aqui em 1990, 1993, 1995 e 2010. Retorna para fechar esta noite de Rock in Rio, com problemas. O baterista Tico Torres teve que fazer uma cirurgia de emergência por conta de uma apendicite, durante sua estada no México, e a banda teve adiou shows. Antes, lidaram com a saída de Richie Sambora por tempo indeterminado. Ele saiu "para cuidar de assuntos pessoais", justificou o músico, que nos últimos anos passou por clínicas de reabilitação devido a problemas com álcool.

No Palco Sunset, há artistas para quem gosta da nova música popular brasileira (Mallu) e portuguesa (The Gift). O rock vem com um toque de surf (Donavon Frankenreiter) e de blues (Ben Harper e Charlie Musselwhite). No espaço da Eletrônica, Paul Oakenfold e Dexterz (com Júnior Lima) são as últimas atrações do line-up.

Programacao-RockInRio-2013_sexta20-9 (Foto: Arte/G1)
Infográfico: como chegar e sair do Rock in Rio (Foto: Arte G1)




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Ministras comandam hoje reunião com prefeitos de AL

APOIO. Encontro vai ser realizado no Centro de Convenções e terá técnicos do governo federal

Foto: DIVULGAÇÃO
Ideli Salvatti vai comandar reunião entre prefeitos e ministras, que também deve ter rodada de palestras
Foto: DIVULGAÇÃO
Por: DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA
 
 
Prefeitos dos 102 municípios de Alagoas devem se reunir hoje no Centro de Convenções, em Jaraguá, para pedir diretamente a três ministras do governo Dilma ajuda para demandas das prefeituras.

Além da ministra-chefe da Secretaria de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, participam do encontro em Alagoas a ministra do Planejamento, Orçamento  e Gestão, Miriam Belchior, ministra-chefe da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, Luiza Helena Bairros, técnicos de nove ministérios; e representantes da Funasa, da Controladoria-Geral da União (CGU) e da Caixa Econômica Federal.

O objetivo do encontro é intensificar as orientações aos novos gestores sobre os programas, as ações e as linhas de financiamento disponíveis para as cidades.

Os prefeitos, vice-prefeitos, secretários e assessores participarão de palestras e receberão atendimento individual de representantes dos ministérios e órgãos federais.



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Mano pede demissão no Flamengo

Derrota por 4 a 2 para o Atlético-PR no Maracanã leva treinador a deixar o cargo por acreditar que não conseguiu implementar sua filosofia de jogo

Por Rio de Janeiro

A demora de quase uma hora para se dirigir até a sala de entrevista coletivas do Maracanã era um indício: a derrota por 4 a 2, de virada, para o Atlético-PR, nesta quinta-feira, no Maracanã, não tinha sido bem digerida por Mano Menezes. A paciência e serenidade habitual do treinador chegaram ao fim, assim como sua passagem pelo Flamengo. Exatamente três meses e dois dias após sua apresentação no comando rubro-negro, ele encarou os jornalistas, evitou perguntas e apenas informou que acabara de pedir demissão.

- Vamos conversar um pouco diferente. Acabo de ter uma reunião com todos e comuniquei oficialmente que não sou mais técnico do Flamengo. Primeiro informei ao Paulo Pelaipe. Depois do jogo, fiz o comunicado a todos os jogadores. Estávamos fechando um ciclo de quatro meses e senti no resumo do jogo de hoje que não consegui passar para esse grupo aquilo que penso de futebol. E quando é assim, é porque o técnico precisa sair. Com essa visão, tomei essa decisão difícil e inédita na minha carreira, mas julgo ser a mais correta neste momento para que o Flamengo trilhe outro caminho que não seja esse, mais perto da zona de rebaixamento do que na parte de cima da tabela - comunicou o treinador, que foi contratado em junho para dar um perfil de mais peso ao comando técnico do Flamengo depois de uma experiência negativa com Jorginho, uma opção de baixo investimento dentro da política de austeridade financeira da diretoria ao assumir o clube.

Mosaico Mano Menezes Flamengo (Foto: Editoria de Arte)

A decisão surpreende por acontecer somente 24 horas depois do próprio Mano dizer, em entrevista no Ninho do Urubu, que as coisas no Flamengo estavam acontecendo exatamente da maneira como ele esperava, com dificuldades e que era necessário ter paciência. O treinador não teve, e deixa o clube após ter 50% de aproveitamento em 22 partidas, com nove vitórias (incluindo um amistoso contra o São Paulo), seis empates e sete derrotas - na 15ª posição no Brasileirão, com 26 pontos, dois a mais que o Criciúma, primeiro no Z-4, e nas quartas de final da Copa do Brasil. Sob seu comando, o time não conseguiu sequer duas vitórias consecutivas. Como de costume, Jaime de Almeida assume a equipe interinamente para a partida com o Náutico, domingo, no Recife.

Fomos surpreendidos pela decisão do Mano Menezes. Lamentamos por ser um grande profissional. Quando sair daqui (do Maracanã), vou conversar com o Mano mais longamente. Vou me reunir agora com o vice de futebol, diretoria, e depois indicaremos as providências a serem tomadas"
Paulo Pelaipe, diretor executivo de futebol do Fla
 
Cerca 20 minutos após o pronunciamento de Mano, o diretor executivo, Paulo Pelaipe, também apareceu na sala de entrevista, mas não conseguiu dar muitas explicações para o ocorrido. Sucinto, disse que não se tratava de uma coletiva, adiou a decisão sobre o futuro treinador e se mostrou surpreso com o pedido de demissão.

- Fomos surpreendidos pela decisão do Mano Menezes. Após o jogo, ele procurou a direção e disse que não era mais treinador do clube, se despediu dos atletas. Lamentamos por ser um grande profissional. Vamos conversar com calma. Quando sair daqui (do Maracanã), vou conversar com o Mano mais longamente. Por obrigação, eu tinha que vir comunicar a vocês (jornalistas), mas não é uma coletiva. Estou apenas informando o fato com tristeza. Vou me reunir agora com o vice de futebol, diretoria, e depois indicaremos as providências a serem tomadas.

O próximo treinador será o quarto do Flamengo em uma temporada que começou com Dorival Júnior e teve ainda Jorginho, ambos mandados embora antes do pedido de demissão de Mano. Nesta sexta-feira, o elenco rubro-negro se reapresenta no Ninho do Urubu e viaja durante o dia para Pernambuco.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Futebol Masculino: Veja a Classificação do Brasileirão

CLASSIFICAÇÃOPJVEDGPGCSG%
 
1
Cruzeiro
49
22
15
4
3
48
19
29
74.2
2
Botafogo
42
22
12
6
4
35
25
10
63.6
3
Grêmio
38
22
11
5
6
29
21
8
57.6
4
Atlético-PR
38
22
10
8
4
39
28
11
57.6
5
Internacional
34
22
8
10
4
35
31
4
51.5
6
Vitória
30
22
8
6
8
29
31
-2
45.5
7
Corinthians
30
22
7
9
6
20
13
7
45.5
8
Coritiba
30
22
7
9
6
27
27
0
45.5
9
Goiás
30
22
7
9
6
24
27
-3
45.5
10
Fluminense
29
22
8
5
9
27
29
-2
43.9
11
Santos
29
21
7
8
6
25
20
5
46
12
Atlético-MG
28
21
7
7
7
22
23
-1
44.4
13
Bahia
28
22
7
7
8
24
28
-4
42.4
14
São Paulo
27
22
7
6
9
21
22
-1
40.9
15
Flamengo
26
22
6
8
8
24
29
-5
39.4
16
Portuguesa
25
22
6
7
9
32
34
-2
37.9
17
Criciúma
24
22
7
3
12
28
36
-8
36.4
18
Vasco
24
22
6
6
10
30
38
-8
36.4
19
Ponte Preta
19
21
5
4
12
23
32
-9
30.2
20
Náutico
9
21
2
3
16
10
39
-29
14.3

LibertadoresRebaixados
P pontosJ jogosV vitóriasE empatesD derrotasGP gols próGC gols contraSG saldo de gols(%) aproveitamento
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: O que você pode fazer para mudar o mundo?

 


O Que Você pode fazer para Mudar o Mundo?
Comece mudando a si mesmo.
Ninguém muda o mundo se não consegue mudar a si mesmo ... 


Cuide da Saúde do Planeta.
Não desperdice água, não jogue lixo no lugar errado, não maltrate os animais ou desmate as árvores. Por mais que você não queira, se nascemos no mesmo planeta, compartilhamos com ele os mesmos efeitos e consequências de sua exploração ... 


Seja responsável: não culpe os outros pelos seus problemas, não seja oportunista, não seja vingativo.
Quem tem um pouquinho de bom senso percebe que podemos viver em harmonia, respeitando direitos e deveres ... 


Acredite em um mundo melhor.
Coragem, Honestidade, Sinceridade, Fé, Esperança são virtudes gratuitas que dependem de seu esforço e comprometimento com sua Honra e Caráter.
Não espere recompensas por estas virtudes, tenha-as por consciência de seu papel neste processo ... 


Tenha Humildade, faça o Bem, trabalhe.
 Não tenha medo de errar, com humildade se aprende, fazer o bem atrairá o bem para você mesmo e trabalhando valorizarás o suor de teu esforço para alcançar seus objetivos ... 


Busque a Verdade, a Perfeição, uma posição realista frente aos obstáculos, uma atitude positiva diante da vida... 


Defenda, participe, integre-se à luta pacífica pela Justiça, Paz e Amor.
Um mundo justo é pacífico, e onde há paz pode-se estar preparado para viver um grande Amor ... 
 
 
 
 
 
(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Ator Cláudio Marzo continua sem previsão de alta em hospital do Rio

Ele sofre de insuficiência respiratória e pneumonia.
Artista respira com ajuda de aparelhos.

Do G1 Rio
O ator Cláudio Marzo (Foto: João Miguel Júnior/Globo)O ator Cláudio Marzo está internado no Rio (Foto de arquivo: João Miguel Júnior/Globo)
 
O ator Cláudio Marzo continua internado sem previsão de alta na Clínica São Vicente, na Gávea, Zona Sul do Rio, nesta quinta-feira (19). O artista, que deu entrada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) na segunda (16) com insuficiência respiratória e pneumonia, respira por meio de aparelhos. As informações são do cardiologista e clínico geral que acompanha o caso, João Manoel Pedroso.

Em fevereiro, Cláudio Marzo já esteve internado na mesma clínica com pneumonia e infecção respiratória.

Cláudio Marzo fez diversos trabalhos importantes na TV Globo, como as novelas "Mulheres apaixonadas" (2003), "Fera ferida" (1993) e "Desejo proibido" (2008). O último papel representado por ele na emissora foi no seriado "Guerra e paz" (2009), como o capitão Guerra.

Marzo também fez filmes importantes como "A Dama do Lotação" (1978), de Neville D'Almeida, baseado em conto de Nelson Rodrigues, e "Pra frente Brasil" (1983), de Roberto Farias.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Jovem do DF cria blog em que relata com otimismo luta contra o câncer

Ela teve Linfoma de Hodgkin, semelhante à doença de Gianecchini e Dilma.
Após 12 sessões de quimioterapia, estudante perdeu cabelos e ganhou 20 kg.

Raquel Morais Do G1 DF
A estudante Priscila Veiga, de 19 anos, com lenço após perder o cabelo durante tratamento contra o câncer (Foto: Priscila Veiga/arquivo pessoal)A estudante Priscila Veiga, de 19 anos, com lenço após perder o cabelo durante tratamento contra o câncer (Foto: Priscila Veiga/arquivo pessoal)
 
A estudante de farmácia da Universidade de Brasília Priscila Veiga, de 19 anos, encontrou na escrita a oportunidade de se fortalecer para a luta contra um Linfoma de Hodgkin – câncer que atinge o sistema linfático, semelhante ao enfrentado pelo ator Reynaldo Gianecchini, pela autora de novelas Glória Perez e pela presidente Dilma Rousseff. O blog, que já tem seis meses, chegou a atingir 2 mil visualizações em um único dia e traz as impressões da jovem sobre a doença e a vida.

Foi na plataforma virtual que Priscila narrou, por exemplo, as experiências com as 12 sessões de quimioterapia. "Muitas pessoas estavam me perguntando sobre o tratamento, mas no início eu não gostava de falar disso. Aí comentei com uma amiga que, se eu escrevesse, todo mundo poderia ler e eu não seria obrigada a responder a mesma coisa chata para todo mundo", explica.

Os desabafos também ajudaram Priscila a conhecer outras pessoas que passavam por situações semelhantes. Recentemente, uma mulher de 32 anos e com dois filhos que acabou de descobrir que tinha o mesmo tipo de câncer escreveu para a garota dizendo que seria mais fácil lidar com a doença contando com a ajuda dela.

"Eu estou tornando isso uma missão. Acredito que as coisas aconteçam por algum motivo e acho que o blog aconteceu por isso, para eu poder ajudar as pessoas de alguma forma", conta Priscila. "Sempre quis estar perto das pessoas que precisam de carinho ou algo especial. Agora, com o blog, posso ajudar da minha forma. Acho que escrevendo e falando de assuntos sérios, posso ajudar a abrir a mente das pessoas  para outras coisas, além de unhas e roupas."
Priscila Veiga, 19 anos, estudante de farmácia
 
Apesar do bom humor com o fim das sessões de quimioterapia e com o resultado dos exames, que indicam a inexistência de células cancerígenas no corpo da estudante, nem sempre o tratamento foi fácil. Uma das maiores dificuldades enfrentadas pela família de Priscila começou assim que o linfoma foi detectado: os pais e a irmã, de 9 anos, moravam em Boa Vista, em Roraima, enquanto ela vivia com a avó na capital do país.

"Foi muito difícil. Meu pai passou em um concurso e eles foram para lá, mas depois acabaram voltando para me apoiar. Minha irmã sofreu muito, especialmente porque não tinha amigos no colégio. Ela me culpava por isso, e eu entendia. De certa forma, ela sempre estava jogada para escanteio, as atenções eram todas minhas. Nos meus dias de quimio, ela sempre tinha dor de cabeça, dor de barriga ou algo do tipo. Ela fazia contagem regressiva para o fim das sessões", lembra Priscila.
Com o tempo, segundo a jovem, a irmã foi entendendo a situação e se tornou a grande aliada. "Ela começou a ver que aquilo era uma doença séria, que eu não quis raspar meu cabelo, que eu precisava. Às vezes eu chorava e pedia para ela não contar para a mamãe. Ela só me abraçava. E quando eu ameaçava vomitar, ela já pegava o balde e se punha na minha frente, segurando minha cabeça."

A descoberta
Priscila recebeu o diagnóstico da doença em 14 de janeiro de 2013, depois de passar um ano esperando o sumiço de um caroço no pescoço. De acordo com a estudante, ele não causava dor, apenas crescia. "Até brincava que era meu filho, porque eu tinha quase um segundo pescoço. Realmente não levava a sério. Cheguei a ir ao médico, mas ele disse que era a reação de um linfonodo a uma dor de garganta."

Página do blog da estudante Priscila Veiga, em que ela relata a luta contra o câncer (Foto: G1/reprodução)Página do blog da estudante Priscila Veiga, em que ela relata a luta contra o câncer (Foto: G1/reprodução)
 
Preocupado com o crescimento do caroço, que passou do tamanho de uma moeda para o de uma laranja, o pai de Priscila ordenou que ela procurasse novamente um especialista. Poucos dias após a biopsia ela viajou com o namorado para Buenos Aires, na Argentina. Lá, soube do resultado dos exames.

"Meus pais não queriam me contar. Não me deram a senha do laboratório para eu poder ver o resultado online. Eu sabia que tinha saído e que era algo ruim, já que eles não contavam. Implorei ajuda a uma amiga da família, que com algum custo me contou a senha. Aí liguei chorando para os meus pais, falando que eles não podiam esconder de mim que eu tinha câncer. Depois de muita conversa, entendi que só queriam me proteger", diz.

Sentimentos confusos
O diagnóstico produziu em Priscila sensações bastante distintas: nervosismo e medo, por causa da gravidade da doença, e "tranquilidade" com a descoberta do que ela realmente tinha. "Acho que fiquei aliviada porque descobri o que eu tinha e porque eu sabia que a partir de então o caroço iria sumir. Mas aí eu fiquei com medo, porque esse linfoma tem 90% de chance de sobrevivência e de cura, só que eu poderia me encaixar nos outros 10%."

Por causa do tratamento, que provocava dores, sono e enjoos, Priscila precisou trancar a faculdade. Ela também decidiu raspar o cabelo – e encontrou adesão em um grupo de amigos. Além disso, engordou 20 quilos e se tornou bastante ansiosa.

"Minha auto-estima ia lá embaixo, depois subia. Foi uma confusão de sentimentos. Tem dias em que você se acha linda: ah, vou sair de lenço rosa! Depois você acha que está horrível por não ter cabelo e porque roupa nenhuma serve em você", afirma Priscila.

Ainda passando por acompanhamento nos próximos cinco anos, a estudante diz temer uma recidiva – volta da doença. "Acho que esse período vai passar muito devagar para mim, porque a cada exame que eu fizer vai ser como se eu estivesse fazendo o primeiro. 'Será que tem, será que não tem?' Esse medo sempre vai existir, não só comigo, mas com a família inteira."

A força e o bom humor para prosseguir, conta, vêm do apoio da família e do oncologista Alexandre Barbosa, que se tornou um grande amigo. Para a menina, as palavras positivas e o fato de o médico sempre estar disposto a ouvi-la, mesmo em relação a outras coisas que não tenham a ver com a doença, ajudam com que ela se sinta amparada diante da situação.

Aprendizagem
Nos seis meses de quimioterapia, Priscila diz não ter encontrado ninguém que seguia o mesmo protocolo que o dela. Mas foi em uma das idas à clínica que ela conheceu uma pessoa que julga especial: um homem de 87 anos, seis filhos, 18 netos e um câncer terminal.

Irmã de Priscila pinta o olho da estudante durante o período em que ela fazia tratamento contra a doença (Foto: Priscila Veiga/arquivo pessoal)Irmã de Priscila pinta o olho da estudante durante o período em que ela fazia tratamento contra a doença (Foto: Priscila Veiga/arquivo pessoal)
 
"Ele fazia a quimio só para sobreviver. A família e ele estavam supercientes de que ele poderia morrer em um dia ou um mês. Ele sabia que não iria viver muito, mas sempre dizia que viveria o suficiente para continuar feliz. Que fez o que precisava fazer aqui, deixou o recado dele, cumpriu a missão', conta. "Isso me fez ver que eu não tinha feito tudo o que precisava. Que ainda tenho muito o que realizar nesta vida."

Essa sensação fez com que Priscila encarasse com tranquilidade as adversidades do tratamento, mesmo quando o catéter arrebentou durante uma sessão do medicamento. Também a manteve em paz diante de todas as dúvidas que surgiram e a impossibilidade de conciliar agenda de aplicações e terapia.

Sobre o futuro, conta a jovem, a ideia é fazer um curso técnico de confeitaria e se especializar em nutrição oncológica. "Essa é uma área muito importante, mas pouco abordada. Um dia postei que estava muito feliz porque, depois de seis meses, finalmente tomaria meu suco preferido, que é de limão. As pessoas não sabiam que não podia, perguntavam o motivo. E é ácido, pode dar afta. A gente passa a ter muita limitação, fora que a comida perde o gosto."

Orgulho
Para a mãe, a  postura de Priscila diante da doença fortaleceu a família. Elaine conta que ela e o marido perderam a fala quando o médico explicou o resultado dos exames, enquanto a jovem logo se dispôs a pesquisar mais a respeito e a conversar com quem tinha passado pelo mesmo que ela.

"É uma situação muito  difícil. Acontecer com a gente já é ruim, mas você ver a sua filha passar por isso é algo que não tem como descrever. E aí você vê a menina encarar assim, nossa! A família tinha todo cuidado de nem falar a palavra perto dela, com medo de ela escutar, mas a Priscila mostrava que achava isso natural, que sabia o que iria acontecer, que aquilo fazia parte da vida dela e encarou tudo com muita maturidade."

A mãe destaca também a existência do blog, que permitiu que a garota trocasse dicas, compartilhasse experiências e transmitisse força a outras pessoas. "Hoje em dia a ciência está aí correndo atrás, tendo excelentes resultados contra o câncer, mas essa continua sendo uma palavra muito forte. Quando você fala que alguém tem câncer, parece que a pessoa já está sentenciada à morte."

Orgulhosa dos feitos da primogênita, Elaine diz acreditar que Priscila esteja conseguindo levar informação para as pessoas e mostrar que é possível ter uma vida normal apesar do câncer. "A força interior que ela tem, nem a gente sabia que ela tinha", conclui.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO