domingo, 1 de setembro de 2013

DICA DE SAÚDE: Fibras e água são essenciais para uma boa digestão; veja mais dicas

Bem Estar desta quinta-feira (29) deu dicas para evitar gases e diarreia.
Além das fibras e água, é bom também praticar atividade fisica regular.

Do G1, em São Paulo

Problemas de digestão são extremamente comuns e, na maioria dos casos, podem ser resolvidos apenas com mudanças no estilo de vida.

Ingerir fibras, beber bastante água e praticar atividade física são hábitos que ajudam no funcionamento intestinal, são bons para a digestão e podem evitar complicações como gases, diarreia, barriga inchada e a prisão de ventre. No Bem Estar desta quinta-feira (29), o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui e a nutricionista Tânia Rodrigues explicaram como funciona a digestão e deram dicas para preservar o aparelho digestivo.

Em relação à ingestão de fibras, os especialistas explicaram que a recomendação diária para um adulto saudável é de 25 a 30 gramas para cada 1.000 kcal ingeridas. Para crianças acima de 2 anos e adolescentes até 20 anos, a recomendação diária é igual ao número da idade mais 5 gramas. Já para os idosos, é ideal que o consumo seja de 10 a 13 gramas para cada 1.000 kcal ingeridas.

iNTESTINO  (Foto: Arte/G1)

De acordo com o cirurgião Fábio Atui, um dos problemas mais recorrentes são os gases. No entanto, existem dois tipos: os gases engolidos, que entram pela boca quando a pessoa masca um chiclete ou toma bebidas gasosas, por exemplo, e os gases produzidos no estômago, causados por alimentos que fermentam nessa região.

Um dos alimentos que demoram mais para ser digerido é o carboidrato e, por isso, fermenta mais - quando isso acontece, o alimento fica mais tempo no intestino e pressiona a mucosa, dando a sensação de gases. Entre os que mais contribuem para esse problema, estão o pêssego, suco de maçã, suco de pera, ameixa, chocolate, suco de uva, ervilha, lentinha, feijão, cebola, massas, entre diversos outros, como mostraram os especialistas.

No entanto, como alertou o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui, isso não significa que todo mundo que comer algum desses alimentos terá gases - o problema vai depender muito do tipo de digestão e do funcionamento intestinal de cada um. De acordo com o médico, o corpo produz dois litros de gases por dia, que pode ser eliminado ou absorvido pelo corpo - caso não haja essa absorção, a pessoa pode ter a sensação de empachamento, ou seja, de barriga inchada.


Em relação à digestão, os especialistas lembraram ainda do tempo que cada alimento é digerido. Por exemplo, no caso do carboidrato, o período leva de 1 a 2 horas; já a proteína leva de 2 a 4 horas; por fim, as gorduras são as que mais demoram para serem digeridas e levam de 6 a 8 horas.

Por isso, uma das dicas para manter a boa digestão é escolher bem a comida, como alertou o cirurgião Fábio Atui. Além da escolha do que comer, é importante saber o jeito certo de preparar e até mesmo de mastigar para evitar diversos problemas digestivos. O médico alertou ainda que é preciso observar o hábito do intestino, ou seja, se a pessoa vai ao banheiro sempre e, de repente, não vai mais, isso é um sinal de alerta. Nesse caso, é preciso procurar um médico imediatamente para avaliar se há algum problema.


Foi o que fez a doméstica Maria Nilza da Silva, mostrada na reportagem do Phelipe Siani. Reclamando de prisão de ventre, ela foi realizar um exame chamado de "esvaziamento gástrico" para avaliar o tempo que ela levava para digerir os alimentos.

Outra pessoa que sofria com problema de digestão foi a estudante Jéssica Estillac, que escreveu para o Bem Estar contando que sofreu 4 anos com a sensação de estômago estufado sem ter o diagnóstico da dispepsia funcional, como mostrou a reportagem da Marina Araújo.


Segundo o cirurgião Fábio Atui, esse problema acontece quando há um mau funcionamento do estômago sem uma causa única, que pode dar sintomas como dor, queimação, náuseas, vômitos ou desconforto na região superior do abdômen. Mais frequente entre os jovens, que trabalham, estudam e ficam horas sem comer, o problema pode estar relacionado ainda ao estresse.

Gases valendo (Foto: arte/G1)



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Brasil embolsa a China, acaba com jejum e é eneacampeão do Grand Prix

Sem dar chances às rivais, seleção de José Roberto Guimarães atropela asiáticas em mais um 3 a 0 e conquista seu nono título da competição

Por Sapporo, Japão

Quando Thaisa mandou sua pancada pelo meio, todo o resto virou mera formalidade. Dependesse dos números, a festa já poderia ter tomado a quadra do ginásio de Sapporo ali, no último ponto do segundo set. Mas as meninas souberam esperar.  Depois de um jejum de três anos, o maior vencedor do Grand Prix voltou a se mostrar soberano na madrugada deste domingo. E de forma implacável. 

Diante da China, o Brasil apressou os passos para garantir seu nono título. Sem perder sets em toda a fase final, a seleção contou com atuações perfeitas de Sheilla e Dani Lins para vencer as rivais por 3 a 0, parciais 25/15, 25/14 e 25/20, em 1h13m.

Não houve ginásio cheio, pressão da torcida ou mesmo um clima de final. O Brasil ainda contou com uma ajuda extra do lado de lá. Com sua principal jogadora, a jovem ponteira Ting Zhu, de 18 anos, poupada pela técnica Lang Ping, a China pouco conseguiu fazer diante das campeãs. Quando ensaiou uma reação, no terceiro set, pareceu perceber que já não dava mais tempo para mudar o rumo da competição. Assim, a seleção, que poderia até perder por 3 a 2, acabou com a soberania dos Estados Unidos, que levou as últimas três edições do campeonato, e chegou ao nono título. Antes, as brasileiras haviam vencido em 1994, 1996, 1998, 2004, 2005, 2006, 2008 e 2009.

 
Perfeita nos levantamentos e precisa nas largadinhas, Dani Lins deixou a quadra como melhor jogadora da partida. Sheilla, em mais uma bela atuação, foi a maior pontuadora do jogo, com 18 pontos. Fernanda Garay, com 14, e Gabi, com 12, também se destacaram. Do outro lado, em uma China muito abaixo do esperado, Yimei Wang foi o principal nome, com 13 pontos em todo o jogo.

Com o triunfo, o Brasil fecha o Grand Prix com uma campanha perfeita na fase final. Foram cinco jogos, cinco vitórias e nenhum set perdido, com 15 pontos no total. A China, que estava invicta até este domingo, encerra com 10 pontos, na segunda colocação. A Sérvia bateu a Itália na primeira partida do dia por 3 sets a 2 e garantiu a terceira colocação. Na partida que encerrou a competição, os Estados Unidos venceram o Japão por 3 sets a 2, parciais 17/25, 25/19, 18/25, 25/17, 15/12.

O jogo
José Roberto Guimarães não deve ter entendido muito bem. Do outro lado da rede, as rivais entraram em quadra sem suas três principais jogadoras. Considerada uma estrela em ascensão, a ponteira Ting Zhu foi para o banco, assim como Ruogi Hui. A central Yunli Xu sequer foi relacionada. Como se não tivesse nada a ver com a história, o Brasil teve um início perfeito. Nada de jogar com o resultado: com Sheilla, Gabi e Fernanda Garay inspiradas, a seleção abriu 8/2 com muita facilidade.

Fabiana seleção vôlei Grand Prix (Foto: Divulgação/FIVB)Fabiana ataca diante do bloqueio da China durante
'final' do Grand Prix (Foto: Divulgação/FIVB)
 
A técnica Lang Ping ainda tentou arrumar a casa, mas nada parecia mudar muito o cenário em quadra. O Brasil jogava bem e, mesmo com uma pequena evolução das chinesas, não dava brechas para surpresas. Em uma bola para fora das rivais, fechou a parcial em 25/15 e deixou o título encaminhado.

A China até tentou equilibrar no retorno à quadra. Passou a atacar com mais agressividade, dando trabalho à recepção brasileira. Mas nada muito preocupante. Parecia um jogo perfeito. Com pouquíssimos erros, a seleção de Zé Roberto logo desgrudou no placar e chegou à parada técnica com 8/6, em ponto de Sheilla.

O título se aproximava, mas o nervosismo estava todo do lado de lá. A China passou a errar tudo o que não poderia, e o Brasil deslanchou. Nem precisou de muito tempo para assegurar a nona conquista do Grand Prix. Se as rivais ainda salvaram um set point, não conseguiram parar a pancada de Thaisa no meio da quadra: 25/14. A comemoração foi contida: um gritinho de Dani Lins, um outro de Sheilla, talvez em respeito por saber que, por formalidade, a seleção ainda tinha algo a fazer.

Na volta à quadra, o Brasil cochilou. A China se aproveitou e, pela primeira vez em todo o jogo, passou à frente no placar. Mas não durou muito tempo. Em mais um ponto de Thaisa, a seleção fechou o que já estava garantido: 25/20. A festa, então, tomou conta do ginásio japonês, como se já houvesse sido combinado.

Brasil seleção Grand Prix comemoração (Foto: Divulgação/FIVB)Seleção festeja ponto durante a partida contra chinesas (Foto: Divulgação/FIVB)
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nelson Mandela deixa hospital após quase 3 meses na África do Sul

Comunicado foi divulgado pelo governo neste domingo (1°).
Mandela estava com infecção pulmonar e internado desde o dia 8 de junho.

Do G1, em São Paulo
Ambulância que transportava o ex-presidente Sul-Africano Nelson Mandela chega em sua casa em Joanesburg (Foto: Alexander Joe/ AFP)Ambulância que transportava o ex-presidente Sul-Africano Nelson Mandela chega em sua casa em Joanesburgo (Foto: Alexander Joe/ AFP)
 
O ex-presidente da África do Sul Nelson Mandela deixou o hospital em Pretória neste domingo (1°), onde ele estava internado desde o dia 8 de junho por conta de recaída de uma infecção pulmonar, disse a presidência do país em um comunicado.

"Estado de Mandela continua crítica e por vezes instável. Entretanto, sua equipe médica está confiante de que ele vai receber o mesmo nível de cuidados intensivos em sua casa em Houghton (em Joanesburgo)", disse o texto.

Ainda segundo o governo, Mandela, "apesar das dificuldades, mostra uma imensa força" e vontade de viver.

Nelson Mandela, herói da luta contra o apartheid, foi hospitalizado em caráter de urgência em 8 de junho por uma infecção pulmonar e desde 23 de junho se encontra em estado 'crítico'. Nos últimos dois meses, a saúde do prêmio Nobel da Paz tem sido motivo de grande preocupação na África do Sul.

Madiba se tornou o primeiro presidente da África do Sul eleito democraticamente em eleições livres de restrições raciais em 1994, que marcaram o fim do regime do apartheid.

Ele passou 27 anos na prisão durante o regime da minoria branca, incluindo 18 anos na notória colônia penal da Ilha Robben. Sua infecção pulmonar remonta ao tempo em que era prisioneiro na ilha varrida pelo vento, onde ele e outros prisioneiros eram forçados a trabalhar em uma pedreira de calcário.

Nelson Mandela foi internado em um hospital de Pretória. Foto mostra Mandela em 29 de abril (Foto: SABC TV/AP)Nelson Mandela foi internado em um hospital de Pretória. Foto mostra Mandela em 29 de abril (Foto: SABC TV/AP)
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Criança Esperança 2013 arrecada mais de R$10 milhões em doações

Show foi realizado neste sábado (31) na Zona Oeste do Rio.
Ivete Sangalo, Thiaguinho, Luan Santana e Xuxa participaram da festa.

Do G1 Rio
Patrícia Poeta, Lázaro Ramos e Fernanda Lima foram os apresentadores do Criança Esperança. (Foto: Reprodução/TV Globo)Patrícia Poeta, Lázaro Ramos e Fernanda Lima foram os apresentadores do Criança Esperança. (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
A 28ª edição do Criança Esperança foi realizada em uma casa de shows na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, neste sábado (31). A festa reuniu mais de 20 estrelas da música popular brasileira. Até as 23h, mais de 800 mil ligações tinham sido feitas e mais de R$10 milhões arrecadados. O evento teve a apresentação de Fernanda Lima, Lázaro Ramos e Patrícia Poeta e direção de Luiz Gleiser.

Xuxa faz dueto com o Padre Fábio de Melo. (Foto: Reprodução/TV Globo)Xuxa faz dueto com o Padre Fábio de Melo. (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
A apresentadora Xuxa e o Padre Fábio de Melo fizeram o primeiro número musical da noite, cantando 'Depende de Nós'.

“Eu sei a força que vocês têm. Para ajudar essas crianças, tudo depende de nós”, disse Xuxa, em tom emocionado.

Maria Rita e Erasmo Carlos cantaram ‘Eu Quero apenas’, do próprio Erasmo e do Rei Roberto Carlos. O dueto é inédito: os artistas se conheceram durante os ensaios do Criança Esperança.

Naldo e a cantora Ellen Oléria, vencedora do primeiro The Voice Brasil, foram os próximos a cantar no palco do Criança Esperança, exaltando o tema do evento, que prezou por músicas que tinham temas ligados à esperança e à solidariedade.

Enquanto isso, fora do palco, artistas da Globo atendiam os telefonemas com as doações dos telespectadores. O apresentador Zeca Camargo, do Fantástico, comandava a arrecadação no ‘Mesão da Esperança’.

Zezé de Camargo e Luciano se juntaram à sensação do sertanejo Paula Fernandes para cantar um sucesso da dupla, ‘Criação Divina’. Em seguida, Lázaro Ramos surpreendeu e começou a cantar a letra de ‘Tô Fazendo a Minha Parte’, de Diogo Nogueira. O próprio Diogo, pouco depois, surgiu no palco para cantar junto com ator.

A velha e a nova geração do samba se reuniram no palco do Criança Esperança quando Alcione e Péricles cantaram o sucesso “Sacode a Poeira”. Um dos artistas de maior sucesso do Brasil atualmente, o cantor Thiaguinho executou o sucesso “Simples Desejo”, sacudindo o público na Citibank Hall.

Renato Aragão se emociona na 28ª edição do Criança Esperança. (Foto: Reprodução/TV Globo)Renato Aragão se emociona na 28ª edição do Criança Esperança. (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
Quando Renato Aragão entrou no palco o público vibrou muito. O eterno Didi Mocó se lembrou de uma história triste e elegeu o momento mais impactante no evento nesses 28 anos:

“O que mais me marcou foi uma história muito triste. Fui fazer uma missão pela Unicef no interior do Nordeste, em uma época de seca muito intensa. Eu soube de uma história de uma criança com fome, que, nos braços da mãe, perguntou: “Mãe, lá no céu tem pão”? E depois morreu. O criança esperança existe para que isso não aconteça mais", disse Aragão, emocionado, que ainda pediu que todas as crianças tenham a oportunidade de ir para a escola. "Educação abre as portas para as oportunidades. É esse o meu desejo", finalizou Didi, que não segurou as lágrimas ao ser saudado pelo público de forma entusiasmada. Ao sair do palco, ele retribuiu: "Vocês são maravilhosos!", gritou.

Após a apresentação de Jorge & Mateus, Luan Santana apareceu e o público foi mais uma vez a loucura, cantando cada verso do sucesso “Te esperando” junto com o cantor. Calcinha Preta, Naldo, Ellen Oléria, Ivete Sangalo e Roupa Nova também fizeram parte da festa. Martinho da Vila e Mart’nália fecharam o show Criança Esperança 2013.

Desde a criação do evento, em 1986, o Criança Esperança beneficiou 5,2 mil projetos sociais e mais de quatro milhões de pessoas.

Artistas se reúnem para participar do Mesão da Esperança. (Foto: João Cotta/Globo)Artistas se reúnem para participar do Mesão da Esperança. (Foto: João Cotta/Globo)
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Amor e loucura

Amor e loucura

 
 
 "Contam que uma vez se reuniram todos os sentimentos e qualidades dos homens em um lugar da terra. Quando o ABORRECIMENTO havia reclamado pela terceira vez, a LOUCURA, como sempre muito louca, propôs:

- Vamos brincar de esconde-esconde?

A INTRIGA levantou a sobrancelha intrigada e a CURIOSIDADE sem poder conter-se perguntou:

- Esconde-esconde? Como é isso?

- É um jogo, explicou a LOUCURA, em que eu fecho os olhos e começo a contar de um a um milhão enquanto vocês se escondem, e quando eu tiver terminado de contar, o primeiro de vocês que eu encontrar ocupará o meu lugar para continuar o jogo.

O ENTUSIASMO dançou seguido pela EUFORIA. A ALEGRIA deu tantos saltos que acabou por convencer a DÚVIDA e até mesmo a APATIA, que nunca se interessava por nada.

Mas nem todos quiseram participar: a VERDADE preferiu não esconder-se.

"Para que se no final todos me encontram?"- pensou. A SOBERBA opinou que era um jogo muito tonto (no fundo o que a incomodava era que a ideia não tivesse sido dela ) e a COVARDIA preferiu não se arriscar.

- Um, dois, três, quatro, ... - Começou a contar a LOUCURA.

A primeira a esconder-se foi a PRESSA que caiu atrás da primeira pedra no caminho. A FÉ subiu ao céu e a INVEJA se escondeu atrás da sombra do TRIUNFO que, com seu próprio esforço, tinha conseguido subir na copa da árvore mais alta. A GENEROSIDADE quase não conseguiu esconder-se, pois cada local que encontrava parecia perfeito para algum de seus amigos: se era um lago cristalino, ideal para a BELEZA; se era a copa de uma árvore, perfeito para a TIMIDEZ; se era o voo de uma borboleta, o melhor para VOLÚPIA; se era uma rajada de vento, magnífico para a LIBERDADE.

E assim acabou escondendo-se num raio de sol. O EGOÍSMO, ao contrário, encontrou um local muito bom desde o início. Ventilado, cômodo, mas apenas para ele. A MENTIRA escondeu-se no fundo do oceano ( mentira! ela se escondeu mesmo foi atrás do arco-íris ) e a PAIXÃO e o DESEJO, no centro dos vulcões. O ESQUECIMENTO... não me recordo onde se escondeu, mas isso não é o mais importante...

Quando a LOUCURA já estava lá pelos 999.999 , o AMOR ainda não havia encontrado um local para esconder-se pois todos já estavam ocupados, até que encontrou uma rosa e, carinhosamente, decidiu esconder-se entre suas pétalas.

- Um milhão! - terminou de contar a LOUCURA e começou a busca.

A primeira a aparecer foi a PRESSA, apenas a três passos da pedra.

Depois, escutou-se a FÉ discutindo zoologia com DEUS no céu.

Sentiu-se vibrar a PAIXÃO e o DESEJO nos vulcões. Em um descuido, encontrou a INVEJA e claro, pode-se deduzir onde estava o TRIUNFO.

O EGOÍSMO, não teve nem que procurá-lo. Ele sozinho saiu de seu esconderijo, que na verdade era um ninho de vespas.

De tanto caminhar, a LOUCURA sentiu sede e ao se aproximar de um lago, descobriu a BELEZA. A DÚVIDA foi mais fácil ainda, pois estava sentada em uma cerca sem saber de que lado esconder-se...

E assim foi encontrando todos: o TALENTO entre as ervas frescas, a ANGÚSTIA numa cova escura, a MENTIRA atrás do arco-íris ( mentira! na verdade estava no fundo do oceano) e até o ESQUECIMENTO, a quem já havia esquecido que estava brincando de esconde-esconde.

Apenas o AMOR não aparecia em nenhum local...

A LOUCURA procurou em baixo de cada rocha do planeta, atrás de cada árvore, em cima de cada montanha...

Quando estava a ponto de dar-se por vencida, encontrou um roseiral.

Pegou uma forquilha e começou a remover os ramos, quando, no mesmo instante, escutou um grito de DOR. Os espinhos haviam ferido o AMOR nos olhos. A LOUCURA não sabia o que fazer para desculpar-se. Chorou, rezou, implorou, pediu desculpas e perdão e prometeu ser seu guia eternamente...

Desde então, desde que pela primeira vez se brincou de esconde-esconde na Terra:

O AMOR é cego e a LOUCURA sempre o acompanha." 
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)