Rafael Miotto
Do G1, em São Paulo
A capital de Taiwan, Tapei, é tomada por scooters. Cidade possui regras que incentivam o uso de moto (Foto: Rafael Miotto/G1)
Regras para o uso de moto variam muito entre os países. Nem o capacete,
exigido pela lei brasileira, é obrigatório em todo o mundo. Há regiões
dos Estados Unidos que permitem rodar sem ele. Alguns locais adotam
normas rígidas e até restrições, como nas zonas centrais da China, maior
produtor mundial do veículo.
Veja abaixo algumas regras para motos pelo mundo e como elas são no Brasil.
Casal anda de moto sem capacete, em Milwaukee, nos Estados Unidos (Foto: Rafael Miotto/G1)
Sem capacete - Estados Unidos
Com predominância de motos de alta cilindrada, os EUA possuem regras
específicas para motocicletas em cada região. Dos 48 estados, apenas 19 e
o distrito de Columbia exigem o uso de capacete para todos
motociclistas.
Em Wisconsin, terra da Harley-Davidson, por exemplo, o equipamento de
segurança é obrigatório só para quem possui 17 anos ou menos. Em alguns
estados, não é exigido para pilotar motos pequenas (abaixo de 50
cilindradas).
Em 2012, 4.667 pessoas morreram em acidentes de motos nos EUA, 14% do
total de 33.561 mortes no trânsito, de acordo com a Insurance Institute
for Highway Safety (IIHS, instituto que trata da segurança em estradas
dos EUA).
Como é no Brasil: o capacete é exigido para rodar com motocicletas em todo o país.
Em Xangai, moto elétricas dominam o centro (Foto: Rafael Miotto/G1)
Moto vetada nos centros - China
Maior produtora de motocicletas do planeta, a China retirou os veículos de duas rodas movidos a combustão de algumas regiões.
As grandes cidades, como Pequim e Xangai, possuem restrição à
circulação de motos em seus centros. Mas motos elétricas são permitidas,
o que acabou proliferando seu uso nesses locais. Uma exceção para isso é
a cidade de Chongqing, polo da fabricação de motocicletas no país, na
qual as motos são liberadas a rodar livremente.
Como é no Brasil: com exceção de algumas
vias, como a pista expressa da Marginal Tietê, em São Paulo, as motos
têm circulação livre pelas ruas e estradas.
Placa mostra restrição à circulação de motos em estradas na China (Foto: Rafael Miotto/G1)
Fora das estradas - China
Além de vetar a circulação em grandes centros urbanos, a China proíbe
esses veículos nas autoestradas, restando aos motociclistas utilizar
apenas estradas vicinais e de terra.
O objetivo da medida é evitar acidentes. No entanto, ela acaba sendo um
empecilho para o desenvolvimento do mercado de motos de alta cilindrada
no país.
Como é no Brasil: as motos são livres para rodar pelas rodovias.
Motociclistas passeiam por Colônia, na Alemanha. Tirar habilitação para motos no país custa, em média, 1.800 euros (Foto: Rafael Miotto/G1)
Motoescola mais rígida - Europa
Apesar de variar de país para país, o sistema de preparo de
motociclistas é mais rígido na Europa, se comparado ao brasileiro, por
exemplo.
Nas aulas naquele continente, o usuário aprende a frear e a trocar de marcha corretamente.
Na Alemanha, tirar a carteira de moto é mais caro que de carro. A
primeira custa cerca de 1.800 euros (aproximadamente R$ 5,5 mil, na
cotação atual); a de carros sai por 1.600 euros (equivalente a R$ 5
mil).
Como é no Brasil: não existem lições práticas
específicas para frenagem de emergência, nem troca de marchas. Tirar a
habilitação para carro ou moto custa cerca de R$ 1 mil.
Moto passa pelo corredor em Paris (Foto: Rafael Miotto/G1)
Moto no corredor - Europa
A permissão para rodar no chamado corredor, formado entre duas filas de veículos, varia de país para país na Europa.
Na Áustria, na Bélgica e na Holanda é permitido andar no corredor
quando o trânsito fica parado, mas, nos dois últimos países, é preciso
rodar em velocidade baixa. Na Áustria não há restrições.
Na Alemanha, na Itália e na França, rodar no corredor é proibido, porém
as autoridades são tolerantes em alguns casos. "Em Paris todo mundo faz
isso", explica a jornalista alemã Eva Breutel, especializada em
motocicletas.
Como é no Brasil: não há proibição para as motos circularem nos corredores.
Serviço de moto-táxi em Paris tem motos grandes de alta cilindrada (Foto: Rafael Miotto/G1)
Mototáxi em aeroportos - Paris
Para se livrar do intenso tráfego de carros, Paris tem um grande movimento de mototáxis no aeroporto Charles de Gaulle.
Enquanto o carro pode levar mais de 1 hora para fazer o trajeto do
local ao centro da cidade, os mototaxistas prometem realizar o percurso
em 20 minutos.
O serviço, no entanto, é um pouco mais caro: custa 70 euros
(equivalente a R$ 220), enquanto táxis cobram 65 euros (cerca de R$
197), em média.
Os modelos usados são os de alta cilindrada, como Honda Gold Wing,
Suzuki Burgman 650 e BMW K 1600, que permitem carregar bagagem e também
oferecem mais conforto ao garupa, com bancos mais largos.
Como é no Brasil: mototáxis são permitidos e o
uso é mais difundido na região Nordeste, com modelos de baixa
cilindrada. Nos principais aeroportos ainda predomina o uso de táxis.
Motos são liberadas para andar no corredor de ônibus em Londres (Foto: Divulgação)
Motos na faixa de ônibus - Londres
Desde 2011, a cidade de Londres permite aos motociclistas circularem
pelas faixas e corredores de ônibus. De acordo com o governo local, a
segurança dos motociclistas e outros integrantes do trânsito não é
afetada.
Entre os benefícios apontados pela órgão de transporte da capital
inglesa estão a redução de emissões de poluentes e a diminuição do tempo
de deslocamentos para motociclistas, além de ajudar na fluidez geral do
tráfego.
Como é no Brasil: as motos são proibidas de rodar nas faixas e corredores de ônibus.
Motos sem ABS permitem que as rodas travem em frenagens bruscas (Foto: G1)
Freios ABS obrigatórios - Europa
A partir de 2016, todas as motos novas na Europa, com motores de
cilindrada superiores a 125 cc, terão que possuir freios do tipo ABS,
que evitam o travamento das rodas em frenagens bruscas.
Para modelos com tamanho de motores inferiores a 125 cc, será
mandatório o ABS ou o CBS, que "reparte" a força da frenagem entre as
rodas – a escolha de um deles pode ser feita pelo fabricante.
Como é no Brasil: não há obrigatoriedade de freios ABS para as motos.
'Gato' legalizado - Taiwan
Na ilha de Taiwan, as ruas são tomadas por motos, principalmente
scooters, um dos principais meios de transportes nas grandes cidades.
Para tornar o trânsito mais fluído, as
motos podem fazer conversões em cruzamentos movimentados, o que não é
permitido para carros. Existem áreas específicas para que os usuários
manobrem e melhorem os deslocamentos.
Como é no Brasil: não é permitido fazer este tipo de conversão especial.
Modelos com motores de até 50 cc podem ser guiados por pessoas de 16 anos na Europa (Foto: Divulgação)
Idade reduzida - Europa
Outra diferença das regras envolvendo motos na Europa é a possibilidade
de tirar habilitação para modelos de baixa cilindrada já a partir dos
16 anos na maioria dos países.
Quem possui habilitação para carros também pode usar um "moped". Assim
são chamadas as motonetas com velocidade mínima de 25 km/h e máxima de
45 km/h, com motor não maior que 50 cc. E alguns países, como França,
Itália e Portugal, já é possível rodar com um desses veículos a partir
dos 14 anos.
Como é no Brasil: só é permitido andar de moto a partir dos 18 anos.
Habilitação em degraus - Europa
Na Europa, o sistema para habilitar motociclistas é feito
progressivamente, por meio de degraus. A partir dos 16 ou 17 anos,
dependendo do país, o cidadão pode tirar carta do tipo A1 para guiar
modelos com motores até 125 cc, que não ultrapassem 15 cavalos de
potência. Com 19 ou 18 anos, também variando o país, os usuários podem
passar a ter habilitação A2 para motos de até 47 cavalos.
A partir dos 20 ou 21 anos, é possível obter a habilitação A, com uso
irrestrito de motos, desde que o motociclista tenha ao menos dois anos
de experiência na A2. Com 24 anos, os europeus podem ter acesso direto à
categoria A.
Como é no Brasil: não há degraus. A partir dos 18 anos é possível tirar habilitação para qualquer tipo de moto.
Moto esportiva estacionada em rua de Paris. Na França, as motos têm limitação de 106 cavalos de potência (Foto: Rafael Miotto/G1)
Restrição de potência - França
Na França, uma regra limita a potência de qualquer motocicleta ao
máximo de 106 cavalos. Com a exigência, os modelos de maior potência
saem de fábrica com limitadores.
Existem discussões internas sobre a regra, pois alguns grupos afirmam
ser uma medida inconstitucional em relação à constituição europeia.
"Na prática, muitos usuários burlam a lei e retiram o limitador das
motos", explica motociclista franco-brasileiro Eric Breuillac, que viveu
por anos em Paris e agora mora em Paraty (RJ), onde possui uma oficina
para motocicletas.
A fiscalização não é muito efetiva, pois é necessário levar a moto a um
dinamômetro para averiguar a potência. Caso seja pego, o infrator leva
multa e pode ter a moto apreendida.
Como é no Brasil: não há restrição de potência para motos.
China exigem placa também na dianteira da moto (Foto: Rafael Miotto/G1)
Placa na dianteira - China/Índia
A Índia e a China, maiores fabricantes de motos do planeta, têm um
jeito diferente de identificar as motocicletas. Além da tradicional
placa na traseira, as motos possuem outra placa menor, na dianteira.
Como é no Brasil: é exigida placa apenas na traseira da moto.
Moto com três ocupantes, aparentemente adolescentes, é vista na China (Foto: Rafael Miotto/G1)
Mais de dois ocupantes - Ásia
Em locais como China e Tailândia, é comum se deparar com motocicletas
levando mais de dois ocupantes. Apesar de a prática ser proibida, as
autoridades fazem “vista grossa” a esse tipo de comportamento,
principalmente em áreas rurais.
Nesses locais, apesar do uso de capacete ser obrigatório, também existe condescendência quanto ao seu não uso.
Como é no Brasil: por lei, as motos podem levar no máximo duas pessoas.
Cargas exageradas e inseguras são levadas em motos costumeiramente na China (Foto: Rafael Miotto/G1)
Cargas inseguras - Ásia
Em muitos países, principalmente no sudeste asiático, é possível ver
motocicletas carregando cargas enormes e estranhas, muitas vezes, além
de sua capacidade, o que é inseguro.
Como é no Brasil: em alguns locais,
principalmente regiões rurais, é possível ver motos levando cargas que
podem desestabilizar a moto ou ferir ocupantes e outras pessoas na via.
No Código de Trânsito Brasileiro estão previstas restrições de tamanho e
peso para cargas.
Quem dirige carros pode pilotar motos de baixa cilindrada (Foto: Divulgação)
Equivalência de habilitação carros/motos - Europa
Em alguns países da Europa, existe a equivalência de habilitação para
quem dirige carros. Cada local possui variações da regra, mas, no geral,
após dois ou três anos de experiência com a categoria B, a carteira é
automaticamente convalidada com a do tipo A1. Assim, os usuários podem
utilizar motos de até 15 cavalos.
Como é no Brasil: não existe este tipo de equivalência.
Com três rodas, modelos podem ser conduzidos por quem possui habilitação para carros na Europa (Foto: Rafael Miotto/G1)
Equivalência de habilitação carros/triciclos - Europa
Como ocorre com as motos, quem possui habilitação de carros há mais de
três anos adquire equivalência para pilotar triciclos de até 20 cavalos
de potência.
Como é no Brasil: não existe este tipo de equivalência. Para pilotar triciclos, basta a habilitação de motos.
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO