sábado, 26 de dezembro de 2015

Cemitério de gatos em SC esconde história de atriz, da fama à clausura

Dos mais de 50 gatos de Edith Gaertner, 9 lápides continuam em Blumenau.

Reconhecida na Europa, ela se tornou reclusa a partir dos anos 1920.



Lápides foram mantidas nos fundos do Museu da Família Colonial, em Blumenau (Foto: Jean Souza/RBS TV)Lápides foram mantidas nos fundos do Museu da Família Colonial, em Blumenau (Foto: Jean Souza/RBS TV)
Pepito, Peterle, Milr, Mirko. Os nomes escritos nas lápides de concreto são de gatos que viveram no século passado, entre o começo dos anos 1920 e o fim dos anos 1960. O inusitado “cemitério de gatos” faz parte da história de Blumenau, no Vale do Itajaí, mas também ajuda a contar a história de sua dona, que poucos conhecem: a blumenauense Edith Gaertner, uma ex-atriz que viveu a fama e a clausura na mesma intensidade.

Descendente do fundador da cidade, Dr. Hermann Blumenau, Edith nasceu em 1882. Filha do cônsul da Alemanha e a da fundadora do teatro da cidade, era a caçula de oito irmãos. Aos 20 anos, depois da morte dos pais, Edith saiu do Brasil sozinha. Chegou a trabalhar como governanta de uma família em uma fazenda no Uruguai, mas foi na Argentina que começou a realizar seu sonho: ser atriz.

Edith Gaertner chegava a ter sete gatos de cada vez, conta professora (Foto: Arquivo Histórico/FCBlu)Edith Gaertner chegava a ter sete gatos de cada vez, conta professora (Foto: Arquivo Histórico/FCBlu)
“Foi lá que conheceu Elenora Duse, uma atriz italiana, que foi sua musa inspiradora”, conta a professora Sueli Petry, diretora do Patrimônio Histórico de Blumenau. Na Europa, Edith viveu uma época de ouro: viajou pelas principais cidades da Europa. Nos mais famosos palcos, de Viena a Leipzig, Edith encenou Goethe, Schiller, Molière, Shakespeare. A crítica, contam historiadores, a recebia muito bem: sua dicção e "mímica" eram sempre elogiados.
Edith Gaertner encenou textos clássicos em teatros europeus no século XX (Foto: Arquivo Histórico/FCBlu)Edith Gaertner encenou textos clássicos em teatros europeus no século XX (Foto: Arquivo Histórico/FCBlu)







O pós-guerra, porém, trouxe dificuldades à Alemanha. Quando, em 1924, Edith recebeu a notícia de que seus dois irmãos solteiros estavam muito doentes, viu a deixa para abandonar a carreira e retornar ao Brasil.

Vida de clausura
De volta a Blumenau, voltou à viver na propriedade da família Gaertner, construída no centro histórico da cidade, e que hoje abriga o Museu da Família Colonial e o horto. Edith tinha pouco mais de 40 anos e, para surpresa de todos, mudou radicalmente seu estilo de vida, conta a professora Sueli.

“Solteira, Edith nunca teve filhos. Não trabalhou mais com teatro, vivia enclausurada. Para passar o tempo tinha gatos, e toda a parte afetiva era para eles. Tinha seis, sete gatos de uma vez só, e à medida que os gatos foram morrendo, ela os enterrava nos fundos da casa”, diz Sueli.

Edith Gaertner deixou registradas imagens dos gatos de que cuidava em Blumenau (Foto: Arquivo Histórico/FCBlu)Edith Gaertner deixou registradas imagens dos gatos de que cuidava em Blumenau (Foto: Arquivo Histórico/FCBlu)
Ritual de enterro
Foram mais de 50 gatos enterrados ali, garante a professora, mas apenas nove lápides permaneceram. “Ela fazia uma ritualística no enterro desses gatos”, diz Sueli. Ainda em vida, Edith doou o terreno para a prefeitura. Quando morreu, em 1967, o então diretor da Biblioteca Pública, José Ferreira da Silva, transformou o imóvel em museu.

“Em respeito a Edith, foi mantido o cemitério de gatos. Foi Ferreira da Silva quem colocou as lápides com os nomezinhos deles”, explica a professora, lembrando que as esculturas foram baseadas em imagens dos animais, mantidas até hoje pela prefeitura.

Há quem diga que este é o único cemitério de gatos do mundo. A professora Sueli não confirma, mas também não nega. “Eu desconheço outro. Mas é uma  atração a mais para os visitantes do museu”.

O cemitério de gatos pode ser visitado no Museu da Família Colonial, que fica na Alameda Duque de Caxias, 64. A entrada custa R$ 3, e as visitações ocorrem de terça a domingo, das 10 às 16h.

Edith fazia 'ritualística' para enterro de seus gatos, nos fundos da residência (Foto: Arquivo Histórico/FCBlu)Edith fazia 'ritualística' para enterro de seus gatos, nos fundos da residência (Foto: Arquivo Histórico/FCBlu)


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: O tempo

O tempo




A vida é o dever que nós trouxemos para fazer em casa.
Quando se vê, já são seis horas!
Quando de vê, já é sexta-feira!
Quando se vê, já é natal...
Quando se vê, já terminou o ano...
Quando se vê perdemos o amor da nossa vida.
Quando se vê passaram 50 anos!
Agora é tarde demais para ser reprovado...
Se me fosse dado um dia, outra oportunidade, eu nem olhava o relógio.
Seguiria sempre em frente e iria jogando pelo caminho a casca dourada e inútil das horas...
Seguraria o amor que está a minha frente e diria que eu o amo...
E tem mais: não deixe de fazer algo de que gosta devido à falta de tempo.
Não deixe de ter pessoas ao seu lado por puro medo de ser feliz.
A única falta que terá será a desse tempo que, infelizmente, nunca mais voltará.




(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 25 de dezembro de 2015

'Cuido com amor', diz mulher que acolhe em média 30 animais em AL

Dona de casa coloca animais abandonados na residência em que mora.

No Natal, G1 faz série de pessoas que fazem o bem durante o ano inteiro.



Patrícia cuida de animais há mais de 20 anos (Foto: Larissa Vasconcelos/G1)Patrícia cuida de animais há mais de 20 anos (Foto: Larissa Vasconcelos/G1)
Cuidar de animais abandonados é a atividade que a dona de casa Patrícia Penny Ramos, 62, faz há mais de 20 anos. Ela cuida de cerca de 30 animais, entre cães e gatos, abandonados. E a paixão vem desde criança.
"Geralmente abandonam os animais e eu cuido. Antes eu pegava mais, só que hoje não tenho mais condições. Dependo da ajuda de voluntários para conseguir mantê-los", disse.
Patrícia usa em média 120 quilos por mês com ração para cachorros e cerca de 50 quilos para gatos. Ela depende da ajuda de doadores para manter os animais. "Se tivesse um órgão que cuidasse eu não traria, mas muitos animais estão abandonados".
Corretora de imóveis arrecada materiais para animais abandonados (Foto: Larissa Vasconcelos/G1)Corretora de imóveis arrecada materiais para animais abandonados (Foto: Larissa Vasconcelos/G1)








A corretora de imóveis, Sandra Menezes, vai uma vez ao mês levar materiais de limpeza e rações que arrecada para ajudar na criação dos animais.
"Saio pedindo ração para ajudar a ela. Gosto de animal desde criança e sempre procurava ajudar. Foi quando conheci a Patrícia e vi o quanto ela precisava de assistência", disse.
A maioria dos animais são adultos e alguns estão doentes, por isso são abandonados, segundo Patrícia. "Não existe adoção de animais adultos. Eles vão para as feiras de adoção que fazemos, mas sempre voltam", explicou.
A dificuldade é grande, mas o amor pelos bichos não deixa Patrícia abandoná-los. Ela coloca todos no quintal da casa em que mora. "Não tenho condições de levá-los para o médico e já tive vezes que tive que dar bolacha ou cuscuz com legumes por não ter ração, mas cuido com amor", finalizou Patrícia.
Animais ficam divididos em espaços diferentes (Foto: Larissa Vasconcelos/G1)Animais ficam divididos em espaços diferentes (Foto: Larissa Vasconcelos/G1)
Animais ficam abrigados no quintal da casa de Patrícia (Foto: Larissa Vasconcelos/G1)Animais ficam abrigados no quintal da casa de Patrícia (Foto: Larissa Vasconcelos/G1)


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nota do Enem 2015 será divulgada no dia 8 de janeiro, diz MEC

Ministério postou mensagem no Facebook com o 'presente' dos candidatos.
Neste ano, a Justiça afirmou que espelho da redação deve sair com a nota.


Do G1, em São Paulo

As notas do Enem 2015 vão sair no dia 8 de janeiro, segundo comunicado divulgado pelo Ministério da Educação (MEC) nesta quinta-feira (24).
Em um post bem humorado publicado no perfil oficial do ministério no Facebook, o MEC confirmou pela primeira vez a data exata de divulgação do resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Até então, a única informação confirmada era a de que as notas sairiam "no início de janeiro".
Na mensagem, o MEC respondeu a diversos questionamentos dos estudantes, que usavam as redes sociais para perguntar sobre a tão esperada data. "Nós entendemos a ansiedade de vocês e não poderíamos passar o Natal sem divulgar a data do resultado do ‪#‎Enem2015!", afirma o "post presente" do ministério. "Aproveitem as festas, dia 8 de janeiro está logo ali."

Enem 2015: notas vão sair no dia 8 de janeiro, segundo o MEC (Foto: Reprodução/Facebook)
Enem 2015: notas vão sair no dia 8 de janeiro, segundo o MEC (Foto: Reprodução/Facebook)
O Enem 2015 foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro.

Espelho da redação
No início de dezembro, a Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem 2015 deve ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro 2016. A decisão, com abrangência nacional, é da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).
Em nota, o Inep afirmou que recorreria da decisão, e disse que o espelho da redação do Enem é divulgado com "fins pedagógicos" e que o processo de correção é seguro.
"O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas", diz o texto.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


Mensagem Especial: Que neste Natal

Que neste Natal


Que neste Natal


Que neste Natal e em todos os dias do próximo ano, possamos fazer de Jesus nosso melhor amigo, pois Ele é o maior motivo do Natal e da nossa existência. Feliz Natal e um novo ano cheio de amor, paz, amizade, humildade e sabedoria.



(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

14 famosos que morreram de forma trágica e incomum

Além de trágicas, as mortes destes 14 famosos foram bastante estranhas. A lista tem coisas de arrepiar.

Reprodução/The Guardian

1

 

David Carradini

Astro da série de TV "Kung Fu", exibida nos anos 1970, e dos filmes da série "Kill Bill", Carradini morreu em 2009 em decorrência de asfixia durante a masturbação. A prática, chamada de asfixiofilia, tem o objetivo de reduzir o fluxo de oxigênio no cérebro para aumentar a intensidade do orgasmo. Estima-se que cerca de mil pessoas morram nos EUA a cada ano por asfixia erótica.
Reprodução/Ibtimes
Reprodução/Ibtimes

2

 

Michael Hutchence

O vocalista da banda australiana INXS também morreu em decorrência de asfixia erótica, em 1997, aos 37 anos.
Reprodução/NYHistory
Reprodução/NYHistory

3

 

Isadora Duncan

Famosa bailarina dos anos 1910, Isadora Duncan morreu enforcada em 1927, quando estava em um carro conversível e seu cachecol ficou enroscado na roda. Isadora tinha 50 anos.
Reprodução/Theasc
Reprodução/Theasc

4

 

Brandon Lee

Durante as filmagens de "O Corvo", em 1993, o ator Brandon Lee deveria levar um tiro de festim numa cena, mas havia uma bala de verdade deixada acidentalmente na arma. Brandon foi atingido no abdômen e morreu após 10 horas de cirurgia. O ator tinha 28 anos e era filho do astro de filmes de lutas marciais Bruce Lee.
Wikipedia
Wikipedia

5

 

Steve Irwin

Steve apresentava o programa "O Caçador de Crocodilos" na TV australiana. Em 2006, quando filmava um documentário sobre animais marinhos, foi atingido no coração pelo ferrão de uma arraia, e morreu na hora, aos 44 anos.
Reprodução/philadelphia.cbslocal
Reprodução/philadelphia.cbslocal

6

 

Whitney Houston

A cantora morreu na banheira de um hotel em Beverly Hills, nos EUA, em decorrência de afogamento, possivelmente decorrente de doença cardíaca e consumo de cocaína, em fevereiro de 2012, aos 48 anos. Sua filha, Bobbi Kristina, morreu em 2015, depois de passar seis meses em coma após ter sido encontrada inconsciente na banheira de casa.
Reproução/vam.ac.uk
Reproução/vam.ac.uk

7

 

Grace Kelly

Atriz norte-americana que se tornou princesa de Mônaco, Grace Kelly morreu em 1982, aos 52 anos. A princesa sofreu um AVC enquanto dirigia numa estrada sinuosa de Monte Carlo, e seu carro caiu numa ribanceira.
Reprodução/24femmespersecond
Reprodução/24femmespersecond

8

 

Natalie Wood

A atriz passou a ter medo de morrer afogada depois de sua mãe consultar uma cigana, e foi o que aconteceu, em 1981, ao cair de um barco onde passava o feriado de Ação de Graças. Natalie tinha 43 anos.
Reprodução/Rolling Stone
Reprodução/Rolling Stone

9

 

Marvin Gaye

Depois de enfrentar problemas com a gravadora, o cantor Marvin Gaye se mudou para a casa dos pais e ameaçou cometer suicídio diversas vezes. Marvin discutia frequentemente com o pai, um pastor evangélico, e numa dessas brigas, em 1984, o pai lhe deu um tiro. A arma havia sido um presente de Marvin, que morreu aos 45 anos.
Reprodução/NYTimes
Reprodução/NYTimes

10

 

Tennessee Williams

O autor de "Um Bonde Chamado Desejo" morreu engasgado com uma tampa de frasco de colírio, em 1983. O uso de álcool e drogas teria contribuído com a morte ao reduzir seus reflexos para se livrar da tampinha. Williams tinha 71 anos.
Reprodução/Memento Mori
Reprodução/Memento Mori

11

 

Lupe Vélez

Atriz mexicana que fez sucesso em Hollywood nos anos 1920, Lupe Vélez tentou suicídio por causa de uma gravidez indesejada e, entorpecida e com náuseas, morreu afogada na privada. Outras versões dizem que ela não teria tentado o suicídio ou que teria sido encontrada no quarto, e não no banheiro. Lupe estava com 36 anos, em 1944.
Reprodução/abc13
Reprodução/abc13

12

 

Brittany Murphy

A atriz morreu em 2009, aos 32 anos, sob suspeita de overdose. Porém, poucos meses depois, seu marido foi encontrado morto em casa, e novas investigações indicam que os dois morreram em decorrência de mofo ou de envenenamento.
Reprodução/HCN
Reprodução/HCN

13

 

Ramón Novarro

Ator, produtor e diretor de cinema mexicano radicado nos EUA, foi assassinado em 1968 por dois garotos de programa que havia contratado. A dupla asfixiou Novarro com um vibrador que havia sido dado a ele 45 anos antes pelo astro Rodolpho Valentino. O ator morreu aos 69 anos.
Wikimedia
Wikimedia

14

 

Peg Entwistle

Peg Entwistle foi uma atriz galesa que tentou o sucesso nos EUA no começo do século 20, mas só ficou famosa depois da morte. Em 16 de setembro de 1932, aos 24 anos, Peg pulou de cima da letra H do conhecido letreiro de Hollywood, com 14 metros de altura. Seu corpo só foi encontrado dias depois, e a polícia não sabia quem era. Na época, o letreiro anunciava um condomínio, e as letras formavam a palavra "Hollywoodland".


FONTE: UOL

Feliz Natal e Um Próspero Ano Novo!

Feliz Natal


 


Que neste Natal aquela magia toda guardada durante todo o ano venha presente nos corações daqueles que festejam o amor.

Que não apenas seja uma comemoração, mas um início para uma nova geração.

O Natal simboliza nova vida, pois nele comemoramos o nascimento do Homem que modificou a nossa maneira de ver o mundo.

Trazendo-nos amor e esperança.

Que neste natal sejam confraternizados todos os desejos de um mundo melhor.

Que todos estabeleçam um novo vigor de humanidade.

E que nada seja mais forte do que a união daqueles que brindam o afeto entre eles.

Feliz Natal e Próspero Ano Novo!!!


(AUTOR NÃO REVELADO)



Esses são os sinceros votos de Renilton Silva, em nome do Blog do Renilton Silva e do Facebook, para familiares, colegas, amigos(as), ouvintes, leitores, admiradores e público em geral.

FELIZ NATAL E PRÓSPERO ANO NOVO, de muita paz, saúde e realizações para todos(as)!!!

Um forte abraço e muito obrigado pelo carinho!






RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA 

Quais são os países que proíbem o Natal?

No Tajiquistão, árvores de Natal e roupa de Papai Noel são proibidas; na Arábia Saudita, qualquer sinal de celebração é vetado.




O Natal é uma das celebrações mais difundidas no mundo, mas não é vista com bons olhos em todos os lugares.

Em alguns países, as celebrações natalinas são reguladas ou totalmente proibidas.
Em outros lugares a compra e venda de certos produtos e até as reuniões familiares são limitadas.
O país que mais recentemente entrou na lista dos que proíbem a festividade é o Tajiquistão, na Ásia central. Nesta semana autoridades do país anunciaram que endurecerão as restrições para a celebração do Natal.
O Tajiquistão é uma república faz fronteira com o Afeganistão ao sul, com a China ao leste, com o Quirguistão ao norte e com o Uzbequistão a oeste. O governo proibiu as seguintes tradições natalinas:
Árvores de Natal (naturais ou artificiais)
Fogos de artifício, Comidas natalinas
Troca de presentes
Arrecadação de dinheiro
Fantasia de Papai Noel

A religião muçulmana é maioria no país e cresce desde que o Tajiquistão se separou da União Soviética em 1991.

Outros países
Em Brunei, no sudeste asiático, proibiu-se o uso em público de gorros de Papai Noel ou qualquer outro tipo de indumentária relacionada.

As pessoas não muçulmanas são autorizadas a celebrar o Natal, desde que não em público.
O Islã é a religião oficial do país e o sultão é o chefe religioso neste reino, que faz fronteira com a Malásia.
Como ocorre anualmente, a Arábia Saudita emitiu uma regulamentação anual que proíbe "sinais visíveis" da celebração do Natal.
Tanto muçulmanos como visitantes não podem participar da celebração. O governo determina que todos devem se orientar pelo calendário lunar e não pelo gregoriano.
Na Arábia Saudita também é proibida a celebração do Dia das Bruxas.
Em 2012, 41 cristãos foram detidos pela polícia religiosa árabe acusados de "conspirar para celebrar o Natal".
Enquanto isso, na China, onde convivem a abertura ao capitalismo de mercado e a proteção das tradições, há zonas onde as festividades natalinas seguem vetadas.
Uma das cidades onde a celebração é proibida é Wenzhou (na China oriental), cuja prefeitura vetou todas as celebrações natalinas nas escolas e nos centros comunitários.
Natal entre refugiados
O Natal é celebrado com moderação no Iraque e na Síria, locais onde aumentaram os ataques a centros de culto cristãos desde que a guerra civil se agravou.

Um grupo de voluntários chegou a ir ao Iraque para celebrar com os cristãos que vivem em campos de refugiados.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
.