sábado, 23 de fevereiro de 2013

Porco gigante de 450 kg vira atração de sítio no interior de SP



Do G1 Rio Preto e Araçatuba

 

Um porco gigante virou sensação em um sítio de Cosmorama (SP). Com mais de 450 kg, o animal pesa três vezes mais que um porco comum. O caso chamou atenção e muitos moradores visitam o local para ver o animal.

“Branco”, como é chamado, tem apenas 18 meses e mora em um pequeno sítio na região de Votuporanga (SP). Ele é resultado do cruzamento das raças Pietran com Sorocaba e foi comprado na região Sul do país.

Por causa do calor, Branco não dispensa um banho de mangueira para se refrescar. O dono do sítio, Marcelo Jacomelli, cria porcos há dez anos, mas nunca viu um animal como este. Segundo ele, a alimentação foi igual para todos os porcos da propriedade e o criador acredita que a genética é a responsável pelo crescimento prematuro do porco.

Surpresa até para o veterinário da casa da agricultura da cidade. João Pereira da Silva Filho explica que o um porco da mesma idade chegaria a pesar no máximo 300 kg. “Neste peso nunca tinha visto. Acredito que ele é fruto do melhoramento genético, através de pesquisas que tentam agregar mais valor ao produtor”, comenta Filho.

 'Branco', com 18 meses, pesa três vezes mais que um animal normal (Foto: Reprodução / TV Tem)
'Branco', com 18 meses, pesa três vezes mais que um animal normal (Foto: Reprodução / TV Tem)

 Criador diz que nunca viu um animal deste tamanho; veterinário também (Foto: Reprodução / TV Tem)
Criador diz que nunca viu um animal deste tamanho; veterinário também (Foto: Reprodução / TV Tem)



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO





'Não vai trazer grandes mudanças', diz Dom Geraldo sobre novo Papa



Ruan Melo e Tatiana Maria Dourado Do G1 BA

 Dom Geraldo Majella fala sobre beatificação de Irmã Dulce (Foto: Divulgação/Ciro Brigham/Ascom OSID)
Dom Geraldo Majella  irá participar do Conclave (Foto: Divulgação/Ciro Brigham /Ascom OSID)

O cardeal arcebispo émérito de Salvador, Dom Geraldo Majella Agnelo, vai participar pela segunda vez do conclave que irá escolher um novo Papa. Para ele, o novo pontífice será conservador e não deve promover grandes mudanças na Igreja Católica.

“Todo Papa tem que ter a parte conservadora. Nenhum Papa vai trazer grandes mudanças. O que vai modificar é algum aspecto da disciplina, mas isso é normal. O dogma não vai ser mudado", disse, entrevista ao G1.

Dom Geraldo vai viajar para Roma no próximo domingo (24) para participar da escolha do novo Papa, ainda sem data para marcada. Bento XVI anunciou a renúncia no dia 11 de fevereiro.


Nenhum Papa vai trazer grandes mudanças. O que vai modificar é algum aspecto da disciplina, mas isso é normal. O dogma não vai ser mudado."
Dom Geraldo Majella Agnelo


"Aquilo que Cristo deixou não pode ser mudado", diz ele. "Por exemplo, que o aborto vai ser encarado de modo diferente. Isso não pode acontecer”, afirma.

Dom Geraldo participou do conclave de 2005, que escolheu Joseph Ratzinger, o Papa Bento XVI. Para ele, esses anos que separam uma decisão da outra não trouxeram modificações na forma de realizar o processo. “Espero que tudo ocorra bem. Não terá novidades. O Conclave executa exatamente o que está escrito nas normas para eleição de um Papa”, diz.

Para Dom Geraldo, Bento XVI deixa um legado positivo para a Igreja Católica. “Tenho a maior veneração pelo Papa pelo seu pontificado curto, mas que deixa para a Igreja no mundo inteiro um testemunho de muita fidelidade ao cumprimento da sua missão”, afirma.

Os desafios do novo Papa, crê o cardeal arcebispo, deverão ser os mesmos enfrentados por Bento XVI. "Ele [o novo], naturalmente, vai assumir um pontificado sempre com novas desafios, sobretudo nos dias de hoje que as mudanças são rápidas. Mas não terá grandes novidades".

O Conclave

Ao todo, 116 cardeais devem participar da escolha do novo Papa, sendo que cinco deles são brasileiros. Além de Dom Geraldo Majella, os demais brasileiros concorrentes e votantes são o arcebispo de Aparecida (SP), cardeal Dom Raymundo Damasceno de Assis, de 76 anos; o arcebispo emérito de São Paulo, Dom Claudio Hummes, de 78 anos; Dom João Braz de Aviz, de 65; e o arcebispo de São Paulo, Dom Odilo Pedro Scherer, de 63.


FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO





Mãe de Gilberto Gil morre aos 99 anos em Salvador



Do G1 BA

 claudina; mãe de gilberto gil (Foto: Reprodução / Tv Bahia)
 Dona Claudina, mãe de Gilberto Gil (Foto: Reprodução / Tv Bahia)

A mãe do músico Gilberto Gil morreu por volta das 7h deste sábado (23), no Hospital Português, em Salvador. A informação foi confirmada pela unidade hospitalar.

Segundo Flora Gil, esposa do músico baiano, Claudina Passos Gil morreu por falência múltipla de órgãos. Ela estava internada na capital baiana há mais de 10 dias, na Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

Flora conta que Gilberto Gil, que está fora da Bahia, deverá chegar a Salvador ainda neste sábado. O sepultamento de dona Coló, como é conhecida, acontecerá no domingo (24), às 10h, no Cemitério Jardim da Saudade.

 velório mãe de gilberto gil (Foto: Imagens / TV Bahia)
Amigos e familiares começam a chegar para o velório de Claudina Passos, mãe do cantor e compositor Gilberto Gil (Foto: Imagens / TV Bahia)


FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO






Dica de Saúde: Glaucoma



 
Glaucoma: a terceira maior causa de cegueira na população mundial.

Glaucoma é uma doença ocular causada principalmente pela elevação da pressão ocular. Uma vez que provoca lesões no nervo óptico, compromete a visão. Segundo a Organização Mundial de Saúde, o glaucoma é a terceira maior causa de cegueira na população mundial.

Na maioria dos casos, a doença é assintomática no seu início e é mais frequente em pacientes:

- com idade acima de 40 anos;
- portadores de diabetes;
- com glaucoma no histórico familiar;
- míopes, com lentes acima de 6°;
- de raça negra (a probabilidade de ser afetada é quatro vezes maior em relação aos brancos);
- que já sofreram trauma ocular ou doenças intraoculares.

O diagnóstico é feito via exame oftalmológico. Analisam-se: a acuidade visual, para detectar alterações na visão; a pupila, para detectar possíveis lesões nas vias ópticas; o interior e o exterior dos olhos, com uso de lâmpada de fenda; a pressão intraocular, com exame denominado tonometria; a aparência do nervo óptico via fotografia, medindo sua escavação e possível palidez; e o campo visual, para confirmar se há alguma perda.

Apesar de consistir em várias etapas, o exame é simples e indolor.

O tratamento consiste em uso de colírios e tratamento de distúrbios que possam ser responsáveis pelo aumento da pressão ocular. O glaucoma crônico pode ser controlado por meio de medicações, cirurgias de incisão ou raios laser, caso não haja sucesso no uso do colírio.

Comprimidos podem causar perda de potássio e, nestes casos, uma dieta rica em alimentos como frutas secas, agrião, rabanete, tomate, batata e carnes magras podem driblar este problema.

Caso se enquadre em algum dos casos citados acima (idade acima de 40 anos, portadores de diabetes...), é importante a visita ao oftalmologista, pelo menos uma vez ao ano. 

 
Por Mariana Araguaia
Graduada em Biologia
Equipe Brasil Escola







Conhecendo a Língua de Sinais



 
A língua natural dos deficientes auditivos

A  LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) é uma estrutura lingüística de modalidade espaço-visual e completa como qualquer outra língua. É uma língua natural dos deficientes auditivos e cada país apresenta a sua. 

A LIBRAS foi baseada na Língua de Sinais Francesa. Como acontece em toda a língua, com a Libras também não poderia ser diferente, apresenta expressões que diferem de região para região (os regionalismos), mantendo a legitimidade de língua. 

Para se comunicar através dessa língua, existe um estudo que ensina os sinais a partir de combinações, movimentos, entre outros, que são realizados no momento da comunicação. Conheça alguns dos parâmetros utilizados e como ocorre esse processo de comunicação: 

• A configuração das mãos se dá através da datilologia (alfabeto manual), bem como outras formas que são realizadas pela mão predominante ou, em alguns casos, pelas duas. Certas letras são usadas várias vezes para expressar uma determinada palavra, porém, se diferem pelo ponto no corpo em que é expresso. 

• O ponto de articulação é simbolizado através do local onde incide a mão predominante, ou seja, o local onde é feito o sinal. 

• O movimento da mão pode existir ou não, dependendo do sinal que irá representar. 

• A expressão facial é essencial para a compreensão real do sinal, pois na língua de sinais a entonação é realizada através da expressão facial. 

• Os sinais seguem determinadas orientações e direções. Por exemplo, ao expressar o verbo IR e VIR, as direções são opostas.

Ao se comunicar através da LIBRAS, assim como as demais línguas, é necessário conhecer principalmente a sua estrutura gramatical e não somente os símbolos de uma forma solta.


Por Elen Cristine Campos Caiado
Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia
Equipe Brasil Escola