A Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, localizada na Rua Senador Máximo, nº 184, Centro, Campo Alegre - AL, que atende turmas do 1º ao 5º Ano, nos turnos matutino e vespertino, e EJA - Educação de Jovens e Adulto, no horário noturno, realizou na noite da última sexta-feira, 23 de março de 2018, no prédio da escola, um encontro para a Mobilização na atualização de seu Regimento Escolar. Estiveram presentes: Diretores da referida escola, coordenadoras, professores, funcionários, alunos, pais de alunos, representantes da SEMED - Secretaria Municipal de Educação e demais convidados. Fizeram uso da palavra, o diretor, professor, Luciano Torres; professor Edvaldo; professora, Mônica Gomes; e professor, Renilto Paulino (Renilton Silva).
O evento foi comandado pela vice-diretora, professora, Quitéria Silva, que apresentou o Regimento Escolar.
A Escola Miguel Matias tem uma equipe que forma uma comissão que vem participando da construção de minutas, durante este ano, para atualizar o regimento da escola. Essa comissão foi composta pelas seguintes pessoas: Professora Quitéria Silva,vice-diretora; professora Patrícia Ferreira, coordenadora; professor Renilto Paulino (Renilton Silva);professor Alex Sandro; funcionária Liah Cordeiro; representante de pais de alunos, Maria Edivania e representando os alunos, Graciele Rocha.
Além desse encontro, outros momentos foram realizados pela comissão, onde foi feito o estudo do texto, e esses membros participaram de outras reuniões, no CESCA - Centro Social de Campo Alegre, Auditório da Escola Zenóbia Ferreira e no atual estabelecimento de ensino.
O Regimento Escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.
A escola deve ser percebida como um espaço que favorece a discussão dos conhecimentos históricos acumulados pela sociedade. É através dessa construção coletiva que teremos uma organização capaz de efetivar uma educação de qualidade, gratuita e para todos, além de formar cidadãos críticos capazes de transformar a sua realidade. Dessa forma, podemos concluir que o Regimento Escolar é essencial para uma instituição escolar que busca a qualidade do ensino numa perspectiva democrática.