sábado, 24 de março de 2018

Escola Miguel Matias realiza Mobilização para atualização do Regimento Escolar





























A Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, localizada na Rua Senador Máximo, nº 184, Centro, Campo Alegre - AL, que atende turmas do 1º ao 5º Ano, nos turnos matutino e vespertino, e EJA - Educação de Jovens e Adulto, no horário noturno, realizou na noite da última sexta-feira, 23 de março de 2018, no prédio da escola, um encontro para a Mobilização na atualização de seu Regimento Escolar. Estiveram presentes: Diretores da referida escola, coordenadoras, professores, funcionários, alunos, pais de alunos, representantes da SEMED - Secretaria Municipal de Educação e demais convidados. Fizeram uso da palavra, o diretor, professor, Luciano Torres; professor Edvaldo; professora, Mônica Gomes; e professor, Renilto Paulino (Renilton Silva).

O evento foi comandado pela vice-diretora, professora, Quitéria Silva, que apresentou o Regimento Escolar.

A Escola Miguel Matias tem uma equipe que forma uma comissão que vem participando da construção de minutas, durante este ano, para atualizar o regimento da escola. Essa comissão foi composta pelas seguintes pessoas: Professora Quitéria Silva,vice-diretora; professora Patrícia Ferreira, coordenadora; professor Renilto Paulino (Renilton Silva);professor Alex Sandro; funcionária Liah Cordeiro; representante de pais de alunos, Maria Edivania e representando os alunos, Graciele Rocha

Além desse encontro, outros momentos foram realizados pela comissão, onde foi feito o estudo do texto, e esses membros participaram de outras reuniões, no CESCA - Centro Social de Campo Alegre, Auditório da Escola Zenóbia Ferreira e no atual estabelecimento de ensino.

Regimento Escolar é um conjunto de regras que definem a organização administrativa, didática, pedagógica, disciplinar da instituição, estabelecendo normas que deverão ser seguidas para na sua elaboração, como, por exemplo, os direitos e deveres de todos que convivem no ambiente. Define os objetivos da escola, os níveis de ensino que oferece e como ela opera. Dividindo as responsabilidades e atribuições de cada pessoa, evitando assim, que o gestor concentre todas as ordens, todo o trabalho em suas mãos, determinando o que cada um deve fazer e como deve fazer.
O Regimento deve surgir da reflexão que a escola tem sobre si mesma, porém, deve estar de acordo com a legislação e a ordem que é aplicada no país, estado e município. Ele é um documento administrativo e normativo de uma unidade escolar que, fundamentado na proposta pedagógica e coordena o funcionamento da escola, regulamentando ações entre os representantes do processo educativo. Ele deve ser baseado em um texto referencial e em princípios democráticos, adotados pela Secretaria de Estado da Educação que são a base para promover a discussão, a reflexão e a tomada de decisão pelos membros da escola, buscando respostas às questões referentes ao processo de ensino e aprendizagem.

A escola deve ser percebida como um espaço que favorece a discussão dos conhecimentos históricos acumulados pela sociedade. É através dessa construção coletiva que teremos uma organização capaz de efetivar uma educação de qualidade, gratuita e para todos, além de formar cidadãos críticos capazes de transformar a sua realidade. Dessa forma, podemos concluir que o Regimento Escolar é essencial para uma instituição escolar que busca a qualidade do ensino numa perspectiva democrática.
Escola Miguel Matias, destaque no IDEB - Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Uma das maiores escolas do município, e que seus alunos tiram boas notas. Exemplo de ensinamento.

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS - Educando com Responsabilidade

Diretores: Professores Luciano Torres, Giselma Vieira e Quitéria Silva
Coordenadores: Professores Patrícia Ferreira, Selma Oliveira e André Nascimento

domingo, 18 de março de 2018

Programa Domingo Musical, com Renilton Silva, neste domingo, 18/março, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM 105.9 MHZ, das 13 às 18 horas




Hoje, 18 de março, a partir das 13:00 horas, teremos o programa Domingo Musical, com muita música, informações, notícias, prestação de serviço, alegria e descontração, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, prefixo 105.9 MHZ. Comunicação: Renilton Silva.


Um resumo do programa:

Mensagem do dia
Datas comemorativas
Dica de saúde e demais assuntos de interesse para nossos ouvintes
Músicas atuais
Músicas do passado e muito mais

Domingo Musical até às 18:00 horas, ao vivo para você nos acompanhar.


Atenção: O Programa Domingo Musical foi ao ar pela primeira vez, no dia 14 de abril de 2002. Este ano, nosso programa fará dezesseis anos de existência.



Obrigado a todos(as) pela sintonia!


RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem do dia: Esperança de dias melhores


Esperança de dias melhores



Leve consigo sempre a esperança de dias marcantes, dias melhores

Aliás, sabia que os dias são encantadores, mas às vezes sem querer é você quem faz mudar pra pior?

Mude sua vida para melhor

Agradecemos a Deus por cada dia que vivemos, e na expectativa de um novo dia que se aproxima, onde você consiga realizar bons momentos

Façamos nosso lado e sejamos gratos e felizes infinitamente


(AUTOR RENILTON SILVA)