quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Collor cobra ações contra a seca



 Foto: AGÊNCIA SENADO
Senador destacou a importância do Canal do Sertão para os municípios castigados pela estiagem e lembrou que obra só avança com ajuda da União

Foto: AGÊNCIA SENADO
Por: AGÊNCIA SENADO

Em discurso na tarde de ontem, no plenário do Senado, o senador Fernando Collor (PTB) destacou a importância do Canal do Sertão, cuja primeira etapa deverá ser inaugurada ainda neste mês, pela presidente Dilma Rousseff, para aumentar a disponibilidade de água nas comunidades atingidas pela seca.

Collor destacou a atenção do governo federal e acusou o governo alagoano de continuar ausente no processo de luta para minimizar os efeitos da longa estiagem, que afeta, de maneira grave, pelo menos 37 municípios de Alagoas.

Ele reforçou que, recentemente, uma auditoria do Tribunal de Contas da União (TCU) constatou a má gestão da Secretaria de Infraestrutura do Estado e afirmou que o canal só não está em condições de pleno e imediato funcionamento em função de uma série de ações que não foram realizadas pelo governo estadual.

“Além disso, o relatório apontou sobrepreço, superfaturamento e perdas em virtude da não execução de serviços essenciais”.

O senador também comentou, na tribuna do Senado, a sua surpresa quando foi informado, em audiência com o ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra, acompanhando 30 prefeitos alagoanos de municípios afetados pela seca, que o governo do Estado deixou de usar R$ 10 milhões liberados pelo governo federal, desde agosto passado, a título de socorro inicial às vítimas da grave estiagem.

“São recursos repassados pelo governo federal, de imensurável importância para os alagoanos atingidos pela seca, que foram categoricamente desprezados pela atual gestão estadual. Enquanto isso, as estimativas apontam para a perda de 30% do rebanho do Estado ou algo entre 250 mil e 300 mil cabeças de gado”, destacou Collor.

FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS
















Nenhum comentário:

Postar um comentário