sábado, 22 de março de 2014

Idosa de Taubaté comemora 105 anos com festa para a família

Centenária diz não ter dica para longevidade, mas destaca fato de viver feliz.
Família de Beatriz Araújo tem 24 filhos e 150 netos, bisnetos e tataranetos.

Do G1 Vale do Paraíba e Região
Idosa de Taubaté comemora 105 anos com festa para a família (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)Família fez festa para comemorar o aniversário de Beatriz Araújo. (Foto: Reprodução/ TV Vanguarda)
 
Uma idosa de Taubaté comemora neste sábado (22) seus 105 anos e ganhou de presente uma festa com a família, que conta com 24 filhos e 150 netos, bisnetos e tataranetos. Além de ultrapassar a barreira dos 100 anos, a idosa Beatriz de Araújo, que nasceu em 1909, também supera a expectativa de vida do brasileiro que é de 74 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE).

A "Avó Beata", como os parentes gostam de chamar a idosa, disse que não tem nenhuma receita específica para a longevidade, mas se mantém ativa e afirmou que viver com felicidade é um fator diferencial. "Cheguei nessa idade porque Deus quis. Gosto de fazer doce de mamão, canjica. Eu sou muito feliz", disse.

A neta Zuleide também compartilha a opinião da avó para a idosa viver por tantos anos. "Acho que essa longevidade dela é devido a muita felicidade, porque ela é muito feliz". Segundo a Alzira Batista, filha de Beatriz, a idosa fez exames recentemente e de acordo com os médicos não apresenta nenhum problema de saúde. "A médica veio aqui. Ela fez todos os exames e não tem nada. Não deu nada. Isso é uma benção", afirmou.

De acordo com o livro dos recordes, a mulher mais velha do mundo tem atualmente 116 anos. No Brasil, a expectativa de vida é de 74,6 anos, segundo dados do IBGE em 2012. A taxa representa um aumento com relação ao levantamento de 2002, quando a expectativa era de 71 anos.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Renato Aragão volta a ser internado no Rio

Humorista teve febre supostamente em decorrência de infecção urinária.
No começo da semana ele passou três dias internado após sofrer infarto.

Do G1 Rio
Humorista Renato Aragão interpreta o personagem Didi (Foto: Márcio de Souza/TV Globo)Humorista Renato Aragão interpreta o personagem Didi (Foto: Márcio de Souza/TV Globo)

O humorista Renato Aragão voltou a ser internado. Ele deu entrada às 16h deste sábado (22) no Hospital Barra d’Or, na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio, para investigar a origem de uma febre que se manifestou durante a madrugada, conforme mostrou o RJTV.

Um exame de sangue constatou que ele está com infecção urinária. No início desta semana, Renato Aragão já tinha passado três dias internados devido a um enfarte na quarta-feira (19).

Segundo a mulher do humorista, Lílian Aragão, Renato também fez exames no coração e que os resultados foram bons. Ele deve permanecer internado, tomando antibióticos, até segunda-feira (24).

Por meio de nota, a assessoria do hospital informou que Renato tem quadro clínico e cardiológico estável e previsão de alta em até 3 dias.

'Não me leve agora'
Durante a primeira internação, Renato Aragão agradeceu, na terça-feira (18), o carinho e a preocupação dos brasileiros com o estado de saúde dele. No Rio, ele recebeu a repórter Lília Teles no hospital em que se recuperava de um infarto. Ele contou como foi o infarto e revelou ter sentifo medo da morte.

“Eu estava na festa da minha filha, que foi sexta-feira (14), fiquei feliz da vida, estava alegre. Acabou a festa, fui para casa, dormi tranquilo. No dia seguinte, tomei café, quando foi umas nove horas da manhã, veio uma dor enorme no peito, parecia que tinha um caminhão de mudança aqui em cima. Uma dor indescritível, insuportável, nunca tinha sentido isso. Eu gritava. Mas já tinha uma equipe médica aqui me esperando, aí eu não sei o que aconteceu comigo, já me doparam, ali mesmo fizeram o tratamento, colocaram um stent”, lembrou o humorista.

Renato Aragão passou por uma cirurgia para desobstruir uma artéria do coração. A recuperação dele foi considerada excelente pelos médicos. O eterno Didi, que alegra o Brasil há mais de 50 anos, se emocionou ao lembra do risco da morte. “Quando eu vinha para cá, a dor era tão grande, eu falava: ‘meu Deus, não me leva agora, que não está na hora. Tem muita coisa para fazer, tem dois seriados para fazer’”, revelou.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

22 de março - Dia Mundial da Água


Os dias nacional e mundial da água foram criados visando sua conservação..
 Os dias nacional e mundial da água foram criados visando sua conservação.


Desde os primórdios da humanidade sabemos que o homem sempre se estabeleceu em locais próximos aos rios e mares, para garantir seu sustento através da pesca e da agricultura.

A história do Egito faz uma excelente demonstração desse fato, quando os homens, às margens do rio Nilo, fizeram os primeiros aglomerados humanos e construíram as primeiras cidades do mundo. Ali já se registrava o quanto o homem era dependente da água.

Porém, com o passar dos anos, com a evolução da humanidade, a água passou a ser tratada com desrespeito, sendo poluída e desperdiçada.

Por esses motivos, a ONU (Organização das Nações Unidas) criou o Dia Mundial da Água, em 22 de março de 1992, para promover discussões acerca da consciência do homem em relação a tal bem natural.

Em 10 de dezembro de 2002, o senado brasileiro aprovou o dia nacional da água através do projeto de lei do deputado Sérgio Novais (PSB-CE). O texto destaca que esse deverá “oferecer à sociedade brasileira a oportunidade e o estímulo para o debate dos problemas e a busca de soluções relacionadas ao uso e à conservação dos recursos hídricos.”

A preocupação surgiu através dos grandes índices de poluição ambiental do planeta, envolvendo a qualidade da água que consumimos.

A ONU elaborou um documento com medidas cautelosas a favor desse bem natural, trazendo também informações para garantir a cultura de preservação ambiental e a consciência ecológica em relação à água.

Na Declaração Universal dos Direitos da Água, criada pela ONU, dentre as principais abordagens estão:

- Que devemos ser responsáveis com a economia de água, pois essa é condição essencial de vida;
- Que ela é um patrimônio mundial e que todos nós somos responsáveis pela sua conservação;
- Que a água potável deve ser utilizada com economia, pois os recursos de tratamento são ainda lentos e escassos;
- Que o equilíbrio do planeta depende da conservação dos rios, mares e oceanos, bem como dos ciclos naturais da água;
- Que devemos ser responsáveis com as gerações futuras;
- Que precisamos utilizá-la tendo consciência de que não devemos poluí-la ou envenená-la;
- Que o homem deve ser solidário, evitando o seu desperdício e lutando pelo seu equilíbrio na natureza.

Com esse documento, a Organização das Nações Unidas tornou obrigatório que todas as pessoas sejam responsáveis pela qualidade da água, bem como pela sua manutenção, tendo, assim, formas de garantir a melhoria de vida no planeta.





Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
BRASIL ESCOLA

HOMENAGEM EM VIDA - PROFESSORA NÁDJA MARIA

Olá, pessoal:
Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não  somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?
 
Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO HOMENAGEM EM VIDA NO MEU BLOG (BLOG DO RENILTON SILVA).
 
A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA A PROFESSORA NÁDJA MARIA.
 
Aqui constam algumas fotos da professora Nádja Maria e um pouco de sua história:


 .

 ,

 .

 .

 .

 .


 
Sr. Cícero e Dona Eliza, pais da professora Nádja Maria


.
Jadson dos correios, irmão da professora Nádja Maria

 
Professora Nádja Maria e seu outro irmão, professor Jadilson Silva

 Professora Nádja Maria e seu esposo Antonio Azevedo

 
Professora Nádja Maria e seu filho Renato Sykes

 .

 

 

 
 Professora Nádja Maria e sua irmã, professora Irisdelma Gomes


 Professora Nádja Maria e familiares

 



 

 
 
Em 2012, como secretária de Educação do município de Campo Alegre - AL, junto com a SEMED - Secretaria Municipal de Educação desta cidade. 



 
 
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 
 
 .
 
 
 
 
 
 
 
 
Professora Nádja Maria, uma das intelectuais na arte do saber
 
 
A professora Nádja Maria, ex-secretária municipal de educação da cidade de Campo Alegre - AL, nasceu no dia 07(sete) de novembro. É filha do casal - Sr. Cícero e de Dona Eliza. É casada com o Sr. Antonio Azevedo; o casal tem um filho, Renato Sykes.
 
Nádja Maria é professora especialista, educadora e mestra em Língua Portuguesa e tem o dom da comunicação na arte de transformar sonhos em realidade, articulando com sua experiência. Realista, determinada, conhecedora das causas nobres do mundo do desenvolvimento pessoal, profissional e intelectual.
 
Professora Nádja Maria sempre foi responsável em todos os aspectos da vida. Em sua infância se dedicava a escrever bastante e a fazer muitas leituras, interpretando poesias, poemas, textos diversos na arte de buscar sentido para sua vida e para a realidade do mundo. Essa professora é um exemplo de simplicidade, humildade, solidariedade e determinação; gosta de ser útil a todos(as).
 
Professora Nádja Maria já lecionou em várias escolas, tentando sempre transformar seus trabalhos no amor e dom de ensinar, aprender e transformar vidas; fazendo desta cidade e do mundo, uma realidade, que todos possam sonhar em dias melhores. Tive o privilégio de estudar com a professora Nádja, onde aprendi um pouco  mais, reforçando aos meus caminhos de ser  professor e locutor.
 
Professora Nádja Maria foi uma das maiores secretárias de educação que o município de Campo Alegre já teve, onde tentou investir nessa tarefa e abrindo oportunidades para o engrandecimento dessa nação.
 
Atualmente, Nádja Maria trabalha na cidade de Arapiraca - AL, fazendo o que mais ama, ENSINANDO O SABER a todos(as), e nunca esquece de vir a Campo Alegre, a cidade CARINHO DO ESTADO DE ALAGOAS. 
 
Parabéns, minha amiga PROFESSORA NÁDJA MARIA, pela pessoa que você é!  
 
Obrigado pela força!

Esta é uma simples homenagem do Blog do Renilton Silva para você, por ser essa pessoa especial no nosso convívio, estando disposta a lutar por objetivos na vida.








RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Tempo

Tempo

 


Há um tempo em que é preciso abandonar as roupas usadas, que já tem a forma do nosso corpo, e esquecer os nossos caminhos, que nos levam sempre aos mesmos lugares. 

É o tempo da travessia: e, se não ousarmos fazê-la, teremos ficado, para sempre, à margem de nós mesmos.




(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 21 de março de 2014

Humorista Canarinho, de 'A praça é nossa', morre aos 86 anos

Ele sofreu infarto agudo do miocárdio no domingo (16) e estava internado.
Aloísio Ferreira Gomes ganhou destaque com personagem em humorístico.

Do G1, em São Paulo
O humorista Aloísio Ferreira Gomes, conhecido como Canarinho, em 2005 (Foto: Divulgação/SBT)O humorista Aloísio Ferreira Gomes, conhecido como Canarinho, em 2005 (Foto: Divulgação/SBT)
 
 
 
 

 
Morreu o humorista Canarinho, conhecido pelo programa "A praça é nossa". A morte foi confirmada pela assessoria do SBT.

Aloísio Ferreira Gomes, de 86 anos, morreu no início da tarde desta sexta-feira (21). Ele sofreu um infarto agudo do miocárdio no domingo (16), e estava internado no Hospital Santana, em Mogi das Cruzes (SP).

O comediante nasceu em Salvador e começou a atuar aos 17 anos. Trabalhou no rádio, cinema e televisão. 

Em 1987, ganhou destaque como o personagem Canarinho no programa "A praça é nossa", do SBT. Em suas participações no humorístico, Canarinho costumava usar o telefone próximo de outras pessoas, falando alto. Ele se intrometia nas conversas alheias, e sempre tinha que correr para não apanhar no final da esquete.

"Lamentamos a perda do humorista e deixamos nossos sentimentos aos familiares, amigos, admiradores e colegas de trabalho de Canarinho", disse a emissora, por meio de comunicado divulgado para a imprensa. O corpo do humorista será cremado. Ainda não há informações sobre velório.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

ELEIÇÃO DA ADEFICAL EM CAMPO ALEGRE - AL

A FEDEFAL - Federação de Entidade de Pessoas com Deficiência Física do Estado de Alagoas e ADEFICAL - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, juntamente com seus associados, participaram, hoje, 21 de março de 2014, do processo de eleição da nova diretoria da ADEFICAL, às 9(nove) horas da manhã, no Auditório da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira da Silva, localizado na Praça 08 de junho, s/n, centro de Campo Alegre - Alagoas, para o triênio 2014/2017, conforme orientação do estatuto, anexo edital de convocação nº 01/2014; contribuindo para o fortalecimento da Pessoa com Deficiência (PcD).


 .


O senhor Ramilson Alexandre, presidente da Adefical - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre de início cumprimentou a todos e em seguida fez um balanço dos acontecimentos e tarefas realizados nos últimos meses, pela Adefical, e deixou claro que essa luta é de todos, rumo aos direitos e deveres das pessoas com deficiência, para uma sociedade mais justa e igualitária.

Com poucos minutos, chegou a equipe da FEDEFAL - Federação de Entidade de Pessoas com Deficiência Física do Estado de Alagoas, representada pelo Sr. João Ferreira e prosseguiu com os trabalhos.

 


 

 

 

 

 

 

 .

 

 
Esse encontro terminou às 11(onze) horas desta manhã e contou com as presenças de: Ramilson Alexandre, presidente da ADEFICAL; Claudionor Rocha, vice presidente; George; locutor JP; Renilton Silva; Sr. Benedito; Claudeval. Participação do Richard. Da FEDEFAL, de Maceió,  Sr. João Ferreira; Sr. Carlos e Senhora Edna, e ainda o popular Tigrão, presidente da Associação dos Deficientes Físicos de Anadia - AL.



OBS.: Obrigado ao Sr. João Ferreira, da FEDEFAL, por nos ceder essas fotos.





RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA