sábado, 27 de abril de 2013

DICA DE SAÚDE: Saiba o que fazer ao longo da vida para chegar aos 100 anos com saúde

Médicos alertam que nunca é tarde para mudar hábitos e ter vida saudável.
Boa alimentação, exercício físico e consultas com o médico são essenciais.

Do G1, em São Paulo

Ter um estilo de vida saudável é importante em qualquer idade. No Bem Estar desta quinta-feira (25), a pediatra Ana Escobar e o geriatra Ronaldo Piovezan alertaram, no entanto, que quanto antes a pessoa adotar novos hábitos, mais benefícios ela terá ao longo da vida, o que poderá ajudá-la a chegar aos 100 anos de idade bem e com saúde.

Para começar a vida do jeito correto, a dica principal é manter atualizada a caderneta de vacinação dos bebês e crianças. Esse alerta é importante porque muitas pessoas esquecem-se de se vacinar conforme vão ficando adultas, o que pode trazer riscos à saúde. Por isso, é recomendável guardar bem a caderneta e prestar atenção nas campanhas de vacinação.


Ao completar dez anos de idade, a criança já pode fazer os primeiros exames de rotina porque nessa idade já é possível identificar fatores de risco de certas doenças.

Por isso, levá-la ao médico nessa época é importante para ter um primeiro registro dos seus índices de saúde, o que a acompanhará pelo resto da vida. De acordo com a pediatra Ana Escobar, é ideal que a criança faça exames para medir o colesterol, triglicérides, glicemia e também um hemograma.

Arte DST Bem Estar (Foto: Arte/G1)

Aos 20 anos de idade, já começam as preocupações com a vida sexual e, nessa época, a informação é a dica mais importante.

Os médicos defendem que a camisinha deve ser a companheira e estar sempre na bolsa das mulheres e na carteira dos homens, pronta para ser usada em qualquer situação.

Dessa maneira, o jovem se protege de uma gravidez inesperada e também de doenças sexualmente transmissíveis, que podem trazer sérias conseqüências para a saúde.

Com o tempo, a pessoa começa a adquirir prioridades diferentes na vida, como família e trabalho, e geralmente acaba deixando de lado a própria vida.

Por isso, aos 30 anos, a dica é não desistir da atividade física, que pode ser uma grande aliada para enfrentar a terceira década de vida com saúde. Para não abandonar, é importante descobrir algum esporte ou exercício que dê prazer e consiga funcionar como uma motivação para o dia a dia.


Quando chegam os 40 anos, aumentam os riscos de doenças, especialmente as cardiovasculares. Por isso, é importante conhecer a história da família para saber se não há fatores genéticos que podem elevar as chances de complicações – essa informação pode ajudar no diagnóstico precoce de doenças, como hipertensão, obesidade, diabetes e até mesmo câncer.

Em relação à alimentação, é importante que ela seja equilibrada e saudável ao longo de toda a vida; porém, aos 50 anos, os cuidados devem ser ainda maiores. A dica é incluir na dieta peixes, que são boas fontes de cálcio, ferro e vitamina B 12; castanhas, que ajudam a controlar o colesterol; e suco de uva, que têm ‘resveratrol’, substância que pode garantir maior longevidade.


Já aos 60 anos, os cuidados com a vacinação devem ser retomados. A vacina pneumocócica, contra pneumonia, deve ser tomada nessa idade, como alertou o geriatra Ronaldo Piovezan.

O médico lembrou também que, a partir dessa idade e por volta dos 70 anos, é importante investir nos exercícios com peso, mesmo que a pessoa nunca os tenha feito. Isso ajuda a fortalecer a musculatura, que pode funcionar como uma poderosa proteção para os ossos e também contra quedas.

Depois dos 80 anos, começam as preocupações com a saúde mental e o cérebro. Nesse caso, a dica é estimular sempre a memória e aprender algo novo, atitudes que podem ser importantes na prevenção do Mal de Alzheimer, por exemplo. Por isso, é essencial manter a mente ativa e estimular o cérebro com cada vez mais novas informações.


Quando chegam os 90 anos, a dica é se expor ao sol todos os dias, que é uma boa fonte de vitamina D, importante para manter os ossos saudáveis. Dessa maneira, com ossos fortes e resistentes, o idoso consegue se proteger conta quedas e acidentes mais graves. Veja mais informações no infográfico abaixo.

Por fim, os médicos deram uma dica que vale desde a infância até a terceira idade: cultivar as amizades. Ter amigos e boas companhias para passar os dias é sempre uma medida positiva que pode fazer muito bem à saúde em todos os momentos da vida e trazer muito bem-estar às crianças e principalmente os idosos.

Arte Bem Estar Vitamina D (Foto: Arte/G1)





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Cantor Netinho é internado e passa por cirurgia em Salvador

  Cantor Netinho

Procedimento foi realizado na quarta-feira (24), no Hospital Aliança.
Artista estava com sangramento no abdômen. Não há previsão de alta.

Alanna Sampaio Do G1 BA

O cantor baiano Netinho foi internado quarta-feira (24) em Salvador, informou a assessoria de imprensa nesta sexta-feira (25). O artista apresentou problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia ainda na quarta, feita no Hospital Aliança. Ele está na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) para observação e se recupera bem, informou a assessoria.

Netinho internado (Foto: Facebook / Divulgação)Netinho posta foto em redes sociais em leito de
hospital, na semana passada (Foto: Facebook / Divulgação)
 
Na semana passada, Netinho foi internado no mesmo hospital após sentir fortes dores na coxa direita, ficando seis dias internado. Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com “lesão aguda no músculo ilíaco direito”, disse a assessoria de imprensa.

Conforme recomendações médicas, Netinho foi liberado na terça (23), mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu, novamente, fortes dores no abdômen. “Por conta de um vazamento sanguíneo que ocorreu num músculo que liga o abdômen a coxa ele precisou fazer uma cirurgia para colar uma artéria que rompeu”, explicou a assessoria.

Todos os shows do cantor programados para maio tiveram que ser cancelados, inclusive um que ele faria neste sábado (27), no PE Folia, na cidade do Recife, em Pernambuco. Não há previsão de alta.
O hospital, que é da rede particular, disse que não está autorizado a passar um boletim médico sobre paciente.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

CBF confirma amistoso da Seleção contra Portugal, em Boston

Partida contra equipe de Cristiano Ronaldo será no dia 9 de setembro

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
 
A CBF confirmou na tarde desta sexta-feira o amistoso contra Portugal. A partida será realizada no dia 9 de setembro, no Gillette Stadium, em Boston, nos Estados Unidos. Essa será a terceira partida da seleção brasileira após a Copa das Confederações. A primeira após o torneio da Fifa será contra a Suíça, no dia 14 de agosto. Em 6 de setembro, o Brasil deve jogar em Brasília, ainda sem adversário definido.
 
A última vez que as duas seleções se enfrentaram foi na Copa do Mundo de 2010. Na ocasião, em jogo válido pela terceira rodada da primeira fase, os times não passaram de um empate sem gol.

Cristiano ronaldo portugal israel (Foto: Agência Reuters)Seleção de Cristiano Ronaldo será adversária do Brasil em setembro (Foto: Agência Reuters)
 
Na última quinta-feira, a CBF divulgou o calendário para o restante da temporada de 2013. A entidade separou todas as nove datas Fifa (e mais duas, somente com jogadores que atuam no país) para amistosos da seleção brasileira, em preparação para a Copa do Mundo. Antes da Copa das Confederações, que será disputada entre 15 e 30 de junho no Brasil, a Seleção enfrenta a Inglaterra, no dia 2 de junho, no Maracanã. Sete dias depois, o adversário será a França, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre.

Após a Copa das Confederações serão mais nove partidas, incluindo o Superclássico das Américas, contra a Argentina, em 18 de setembro e 2 de outubro. Além do jogo contra suíça e dos amistosos de setembro, a equipe de Felipão joga nos dia s11 e 22 de outubro, e 15 e 19 de novembro.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

MENSAGEM DE REFLEXÃO: Anel

Anel
 

Em um pequeno vilarejo vivia um velho professor, que de tão sábio, era sempre consultado pelas pessoas da região.

Uma manhã, um rapaz que fora seu aluno, vai até a casa desse sábio homem para conversar, desabafar e aconselhar-se.

- Venho aqui, professor, porque sinto-me tão pouca coisa, que não tenho forças para fazer nada.

Dizem-me que não sirvo para nada, que não faço nada bem, que sou lerdo e muito idiota.

Como posso melhorar?

O que posso fazer para que me valorizem mais?

O professor sem olhá-lo, disse:

- Sinto muito meu jovem, mas não posso ajudar-te.

Devo primeiro resolver meu próprio problema. Talvez depois.

E fazendo uma pausa falou:

- Se você ajudasse-me, eu poderia resolver este problema com mais rapidez e depois, talvez, possa ajudar-te.

- C... Claro, professor, gaguejou o jovem, mas sentiu-se outra vez desvalorizado e hesitou em ajudar seu antigo professor.

O professor tirou um anel que usava no dedo pequeno, deu ao rapaz, e disse:

- Monte no cavalo e vá até o mercado.

Devo vender esse anel porque tenho que pagar uma dívida.

É preciso que obtenhas pelo anel o máximo valor possível, mas não aceite menos que uma moeda de ouro.

Vá e volte com a moeda o mais rápido possível.

O jovem pegou o anel e partiu.

Mal chegou ao mercado, começou a oferecer o anel aos mercadores.

Eles olhavam com algum interesse, até quando o jovem dizia o quanto pretendia pelo anel.

Quando o jovem mencionava uma moeda de ouro, alguns riam, outros saiam sem ao menos olhar para ele, mas só um velhinho foi amável a ponto de explicar que uma moeda de ouro era muito valiosa para comprar um anel.

Tentando ajudar o jovem, chegaram a oferecer uma moeda de prata e uma xícara de cobre, mas o jovem seguia as instruções de não aceitar menos que uma moeda de ouro e recusava as ofertas.

Depois de oferecer a joia a todos que passaram pelo mercado, abatido pelo fracasso, montou no cavalo e voltou.

O jovem desejou ter uma moeda de ouro para que ele mesmo pudesse comprar o anel, livrando assim seu professor das preocupações.

Dessa forma ele poderia receber a ajuda e conselhos que tanto precisava.

Entrou na casa e disse:

- Professor, sinto muito, mas é impossível conseguir o que me pediu.

Talvez pudesse conseguir 2 ou 3 moedas de prata, mas não acho que se possa enganar ninguém sobre o valor do anel.

- Importante o que disse, meu jovem... contestou sorridente.

Devemos saber primeiro o valor do anel.

Volte a montar no cavalo e vá até o joalheiro.

Quem melhor para saber o valor exato do anel?

Diga que quer vender o anel e pergunte quanto ele te dará por ele.

Mas não importa o quanto ele te ofereça, não o venda...

Volte aqui com meu anel.

O jovem foi até o joalheiro e deu-lhe o anel para examinar.

O joalheiro examinou o anel com uma lupa, pesou o mesmo, e disse:

- Diga ao seu professor, que se ele quiser vender agora, não posso dar mais que 58 moedas de ouro pelo anel.

- 58 MOEDAS DE OURO!!! - exclamou o jovem.

- Sim, replicou o joalheiro.

Eu sei que com tempo eu poderia oferecer cerca de 70 moedas, mas se a venda é urgente...

O jovem correu emocionado à casa do professor para contar o que ocorreu.

- Sente-se - disse o professor.

Depois de ouvir tudo o que o jovem contou-lhe, falou:

- Você é como este anel, uma joia valiosa e única, e que só pode ser avaliada por um "expert".

Pensava que qualquer um podia descobrir o seu verdadeiro valor?

E, dizendo isto, voltou a colocar o anel no dedo.

- Todos somos como esta joia: valiosos e únicos, e andamos por todos os mercados da vida pretendendo que pessoas inexperientes nos valorizem.

Você deve acreditar em si mesmo.

Sempre!

"Ninguém pode fazê-lo sentir-se inferior sem o seu consentimento."


(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 26 de abril de 2013

'Poucos artistas têm jornada tão longa', diz vocal do Biquíni Cavadão

Ao G1, Bruno Gouveia fala sobre primeiro disco de inéditas em seis anos.
Banda lança 'Roda-gigante', e compara vida a altos e baixos do brinquedo.

Letícia Mendes Do G1, em São Paulo
Grupo Biquíni Cavadão (Foto: Divulgação)Integrantes do Biquíni Cavadão (Foto: Divulgação)
 
Bruno Gouveia, vocalista do Biquíni Cavadão, afirma ter orgulho da trajetória da banda, surgida em 1985. "Poucos artistas conseguem ter uma jornada tão longa, ininterrupta, com fãs que são renovados a cada geração", diz o cantor ao G1. Ele compara sua vida ao título do 14º álbum do grupo, o primeiro de inéditas em seis anos. A "Roda-gigante" que batiza o CD, segundo Bruno, é uma boa maneira de ilustrar a atual fase da banda. "Estamos sempre revendo certas coisas e, a cada volta, temos um novo olhar sobre aquilo que vimos", afirma Gouveia.

Seis anos depois de "Só quem sonha acordado vê o sol nascer", o Biquíni volta a lançar disco. O álbum tem participações de Lucas Silveira, do Fresno, em "Acordar pra sempre com você", e de Rogério Flausino, do Jota Quest, em "Agora é moda", regravação da música de Rita Lee, para a novela da Globo "Ti ti ti". O trabalho tem ainda uma versão em pen drive, com vídeos e coletânea de sucessos.

Desde 2007, o Biquíni Cavadão é uma banda independente. A cada disco, grupo analisa qual gravadora fará o lançamento. Além da mudança de empresário, o grupo conta que teve seu novo álbum, produzido em 2011, lançado apenas neste mês nas lojas por conta das "modificações no mercado fonográfico". "Todo mundo sabe que o que faz sucesso neste país é a música sertaneja", afirma.

"Roda-gigante" também é o primeiro trabalho de Bruno após a morte de seu filho Gabriel, de 2 anos, e da ex-mulher, em um acidente de helicóptero em 2011. O vocalista conta que sua relação com a música não mudou. "Este disco não tem nenhuma música que fale sobre o que passei. Continuo a compor da mesma maneira, com o mesmo pique. O importante é que ainda tenho amor à vida. A vida ainda é um bem muito precioso e temos que saber valorizá-la."

Da esq. para dir., Álvaro Birita, Bruno Gouveia, Miguel Flores e Carlos Coelho, do Biquíni Cavadão (Foto: Divulgação)Da esq. para dir., Álvaro Birita, Bruno Gouveia, Miguel Flores e Carlos Coelho, do grupo Biquíni Cavadão (Foto: Divulgação)
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Jovem se forma em direito e continua sendo engraxate, em Goiás

Ele pagou faculdade com o que ganha limpando sapatos, até R$ 2 mil por mês.
Objetivo é passar no exame da OAB e, no futuro, ser promotor de Justiça.

Paula Resende Do G1 GO
Engraxate Joaquim Pereira se formou em direito, em Goiânia (Foto: Adriano Zago/G1)Engraxate Joaquim Pereira se formou em direito,
em Goiânia (Foto: Adriano Zago/G1)
 
Com o dinheiro que ganhou limpando sapatos de profissionais como juízes, desembargadores e advogados, o engraxate Joaquim Pereira, de 24 anos, acaba de se formar em direito em uma instituição particular de Goiânia. Mesmo com o diploma em mãos, ele não abandonou o ofício que aprendeu quando era criança e que lhe rende cerca de R$ 2 mil por mês.

Agora, o objetivo é se preparar para passar no Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e, depois, continuar estudando para ser promotor de Justiça. “Não quero ser qualquer profissional”, ressalta. Até lá, o jovem comunicativo e bem-humorado continuará cativando seus clientes como engraxate nas ruas do centro da capital. Sem deixar a vaidade de lado, já que uma das suas peculiaridades é trabalhar sempre bem vestido, com calça, camisa e sapatos impecáveis.

Ao deixar a cidade de Monte de Alegre de Goiás, na região nordeste do estado, em 2006, o jovem não se imaginava formado. Joaquim lembra que quando saiu da sua cidade natal para morar na capital tinha a esperança de que logo seria contratado em uma empresa e se tornaria um profissional de destaque. Mas viu que não era bem assim. Ele demorou três meses para conseguir emprego em uma fábrica de enxovais. Quando recebeu o primeiro salário mínimo, concluiu que não era o suficiente para se manter em Goiânia. Na época, ele morava com o irmão.  “Vim pra trabalhar. Depois, vi que precisava estudar para crescer, para ter um emprego melhor”, conta.

Entre as coisas que tinha trazido do interior estava a caixa de engraxate, pois sabia que talvez precisasse usá-la. Em Monte Alegre de Goiás, ele apreendeu a profissão observando. Aos 11 anos começou a limpar sapatos quando queria comprar uma roupa ou um tênis. Apesar de trabalhar esporadicamente, ganhou experiência.

Devido à insatisfação com o emprego, ele decidiu, em um sábado, ir para as ruas de Goiânia e ver como se sairia de engraxate. “Ganhei R$ 20 e atendi umas dez pessoas. Mesmo não sendo muito, fiz as contas e vi que podia render”, afirma. Segundo ele, na segunda-feira, três meses após ser admitido na fábrica, pediu demissão. “Indagaram porque eu retrairia tanto. Pensaram que eu estava revoltado”, lembra.  O jovem comenta ainda que não foi uma decisão fácil, pois teve medo de ser rejeitado. “Tive medo da reação dos meus amigos e dos colegas”, diz.

No primeiro semestre que trabalhou como engraxate, Joaquim terminou o ensino médio em uma escola pública de Goiânia e começou um curso de webdesigner, mas não gostou. Enquanto isso, a profissão de engraxate deslanchava.

 
Samba da vitória
As pessoas para quem engraxou sem cobrar nada nas primeiras vezes se tornaram seus clientes. A simpatia e a abordagem especial atraíram muitos outros e fez com que ele ficasse conhecido nos locais onde trabalha como na Praça Cívica, onde está o Centro Administrativo do Governo de Goiás. O “samba da vitória”, som que ele faz com um pano ao polir os sapatos, virou sua marca registrada

Joaquim conquistou uma clientela fixa. De R$ 20 por dia, ele passou a faturar até R$ 100.

Depois de um ano limpando sapatos, Joaquim decidiu que entraria para uma faculdade de direito.

“Vendo o dia a dia dos advogados e conversando com eles, concluí que queria ser um deles”, afirma. A decisão de ingressar em uma universidade foi criticada por muitos conhecidos. ”Falavam que eu não daria conta de terminar, que era muito difícil e caro”, conta. No entanto, ele persistiu com o sonho de se formar, passou no vestibular e começou, em 2008, o curso de direito em uma instituição de ensino particular. “Se a gente quiser ter sucesso na vida, tem que se submeter ao risco”, ressalta.

Joaquim se formou em direito e continua a engraxar em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/ G1)Joaquim se formou em direito e continua engraxando nas ruas de Goiânia (Foto: Adriano Zago/ G1)
 
Joaquim afirma que os cinco anos da faculdade não foram fáceis. “Já na primeira prova tirei zero. Aquilo me baqueou, até pensei em desistir, mas falei ‘vou estudar’, e assim fiz”, recorda-se. Ele estudava de manhã, e à tarde ia trabalhar como engraxate até as 19h, pois precisava ganhar dinheiro para pagar o curso.
  • O sucesso é fruto da dedicação, do amor. Nada é impossível"
Joaquim Pereira
 
Além de estudar e trabalhar nas ruas, Joaquim tinha de cumprir suas tarefas domésticas, como lavar roupa e arrumar a casa. O irmão dele se casou e ele foi morar com um amigo, no Centro de Goiânia. 

O bacharel em direito ainda conta que separava um tempo para tocar violão e estudar música, que é uma de suas paixões. Ele é evangélico e gosta de cantar na igreja. “Tem que ter disciplina para ter tempo de fazer tudo”, ensina.

A ajuda para pagar a faculdade veio no 7º período, quando ele conseguiu uma bolsa da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG). Na mesma época, ele também conseguiu um estágio na Procuradoria Geral do Município por indicação de um cliente, onde trabalhou até dezembro do ano passado. Apesar do trabalho, ele continuou a engraxar nos horários livres.

A colação de grau ocorreu no último dia 19, na capital goiana. “Foi extraordinário. Estou muito feliz”, comenta. Os pais de Joaquim vieram de Monte Alegre de Goiás para prestigiar o filho. Ele, que é o caçula da família, também contou com a presença de um, dos três irmãos. “Eles estão muito orgulhosos de mim, do que conquistei”, ressalta. No evento, Joaquim ainda foi homenageado pelo reitor da instituição de ensino. O jovem engraxate foi o aluno destaque da turma.

Joaquim vai pra todos os lugares com sua bicicleta em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/ G1)Joaquim vai pra todos os lugares com sua bicicleta
(Foto: Adriano Zago/ G1)
 
 
Sonhos
Mesmo formado, Joaquim não se importa de engraxar sapatos nas ruas de Goiânia. O jovem tem a admiração de seus clientes. “Ele é um exemplo de que nada é impossível. Poucas pessoas têm a capacidade e o esforço de concluir um curso superior engraxando sapato”, ressalta o advogado Aldemir Leão da Silva. O rapaz garante que exercerá a função até encontrar um bom emprego, com boa remuneração.

Inicialmente, o objetivo é passar no exame da OAB para ter seu registro de advogado e poder exercer a profissão que escolheu. Devido ao seu esforço, o jovem ganhou um curso preparatório para a prova, que ocorrerá em agosto. As aulas serão julho.

Depois de fazer a prova, Joaquim vai começar uma pós-graduação. Ele ganhou bolsa integral da especialização, que, se ele fosse pagar, custaria cerca de R$ 9 mil. Joaquim sonha alto, ele quer se tornar um promotor de Justiça. “Vou continuar estudando cada vez mais para passar em um concurso e ser promotor”, reforça.

Com o dinheiro de engraxate, ele também conseguiu tirar a Carteira Nacional de Habilitação. Esse é um primeiro passo para alcalçar outro objetivo, o de trocar a bicicleta por um carro."Quando se sonha, se tem um objetivo e não desiste, as coisas acontecem", ressalta.

Engraxate Joaquim Pereira se formou em direito, em Goiânia (Foto: Adriano Zago/G1)Joaquim quer continuar estudando para se destacar no direito (Foto: Adriano Zago/G1)
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Para visita do Papa, aluguel de quarto de casa em Guaratiba chega a R$ 500

 Papa Francisco

Distância do Centro até área da Jornada Mundial da Juventude é de 60 km.
Evento ocorre de 23 a 28 de julho em bairro de maioria evangélica, no Rio.

Tássia Thum Do G1 Rio
A professora aposentada Irani Bloomfield e o marido Edson cobram R$ 100 por pessoa para ocupar o quarto de sua casa na JMJ (Foto: Tássia Thum/G1)Irani Bloomfield e o marido Edson cobram R$ 100 por pessoa por um quarto da casa (Foto: Tássia Thum/G1)
 
Isolado dos grandes centros e desconhecido por muitos cariocas, Guaratiba, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, se tornou a "terra prometida", para muitos moradores, após o anúncio da visita do Papa Francisco. Na ausência de hotéis e pousadas para receber os 2,5 milhões de peregrinos esperados para a missa, habitantes da região abrem os quartos de suas casas e cobram até R$ 500 por uma noite de hospedagem durante a Jornada Mundial da Juventude.

MAPA_guaratiba_jornada (Foto: Editoria de Arte / G1)

A três meses do evento, que acontece de 23 a 28 de julho, os moradores do bairro anunciam os modestos aposentos em classificados na internet. O valor cobrado corresponde ao preço do aluguel mensal de um imóvel na região ou da diária em um hotel na Praia de Copacabana, fora de temporada.

A distância do Aeroporto Santos Dumont, no Centro do Rio de Janeiro até o espaço onde acontecerá a jornada, no bairro de Guaratiba, é de cerca de 70 km. Do Riocentro, localizado em Jacarepaguá, são aproximadamente 30 km até o local do evento (veja os pontos no mapa ao lado).

A expectativa de quem vive em Guaratiba é que a vinda do Papa traga asfalto para as ruas de terra batida, além de hospitais e infraestrutura para um dos bairros mais pobres do município. No Censo de 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Guaratiba ocupou a 118ª colocação entre 126 áreas no Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).


Fama repentina
Moradora há cinco anos de Sepetiba, área vizinha a Guaratiba, a professora aposentada Irani Bloomfield nunca imaginou que a região ficaria um dia internacionalmente conhecida.

Para complementar a renda, ela resolveu alugar o quarto vazio de sua casa, cobrando R$ 100 por pessoa. Com um beliche e um colchão inflável, além de um banheiro com chuveiro e água quente, ela diz que o quarto acomoda até cinco pessoas, o que pode render R$ 500.

"Acho que este espaço na minha casa será muito concorrido. Aqui não tem locais para comportar a multidão que está sendo esperada. Apesar de ser aguardado um público jovem, muitos idosos vão assistir à missa do Papa e querem conforto. Eles não vão se sujeitar a dormir ao relento, ou passar frio, por isso estou cobrando este preço", explicou Irani, que com o dinheiro arrecadado pretende reformar o imóvel.

Também contrariando a organização do evento, que pede aos moradores que abram suas casas gratuitamente aos peregrinos, a técnica em logística Sônia Amaral vai alugar por temporada a casa de quarto e sala vazia, na Estrada do Magarça, em Campo Grande, bairro próximo a Guaratiba. Antes o aluguel era mensal. Com o evento, a cobrança será por diárias.

"Anunciei a minha casa por R$ 150 a diária, mas acho que próximo à Jornada Mundial da Juventude, poderei aumentar até para R$ 200. Esse valor já é o dobro do que o cobrado normalmente na região", disse Susana.

Casa na Estrada do Magarça, em Campo Grande, é alugada por R$ 150 a diária, para a JMJ (Foto: Susana Amaral/ Arquivo pessoal)Casa na Estrada do Magarça, em Campo Grande,
para alugar (Foto: Susana Amaral/ Arquivo pessoal)
 
Anunciei a minha casa por R$ 150 a diária, mas acho que próximo à Jornada Mundial da Juventude, poderei aumentar até para R$ 200
Sônia Amaral, moradora da região de Guaratiba
 
Apenas a parte central da via foi asfaltada próximo ao Campus Fidei, JMJ, Papa (Foto: Tássia Thum/G1)Apenas a parte central de via no bairro foi asfaltada, próximo ao Campus Fidei (Foto: Tássia Thum/G1)
 
 
Evangélicos x católicos
Em sua primeira viagem, o papa argentino vai à cidade que tem o menor percentual de católicos do país. De acordo com o Censo do IBGE, em 2010, o Rio de Janeiro tem 45,8% da população declaradamente católica. Um estudo da Fundação Getúlio Vargas, de 2000, aponta Guaratiba como um dos 11 bairros onde a proporção de evangélicos é maior que a de católicos.

Próximo ao Campus Fidei, na Estrada da Capoeira Grande, onde será celebrada a vigília e a missa papal, pastores regem cultos nos diversos templos que ocupam a região. Apesar do crescimento do nicho gospel, uma das primeiras igrejas católicas do Rio, a Nossa Senhora do Desterro, construída em 1629, fica em Pedra de Guaratiba, área vizinha da região.

O tráfego de caminhões alterou a rotina pacata do bairro. Desde o início do ano, máquinas trabalham na terraplanagem dos 3,5 milhões de metros quadrados do terreno. Um palco de 110 metros será construído para a apresentação do pontífice.

Moradores reclamam que apenas a principal via do bairro, a Estrada da Matriz, foi asfaltada para facilitar o deslocamento de veículos pesados. Na via, não há calçadas e os pontos de ônibus ficam no barro e na lama.


Peregrinação
A organização da Jornada Mundial da Juventude estimula o uso do transporte público, como o ônibus do sistema BRT e o trem. Os acessos ao Campus Fidei serão por Santa Cruz, Campo Grande e Recreio. Utilizando qualquer um dos transportes, os peregrinos terão que andar a pé cerca de 13 quilômetros.

A Rio Eventos, empresa da Prefeitura do Rio responsável pela JMJ, informou que no BRT, os fiéis terão que descer obrigatoriamente na estação Notre Dame. No período, ruas serão interditadas, as vias serão restritas aos pedestres e serão criados bolsões exclusivos para o estacionamento de ônibus fretados.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

MENSAGEM DE REFLEXÃO: Círculo do Amor

Círculo do Amor
 

Ele quase não viu a senhora, com o carro parado no acostamento. Mas percebeu que ela precisava de ajuda.

Assim parou seu carro e se aproximou.

O carro dela cheirava a tinta, de tão novinho. Mesmo com o sorriso que ele estampava na face, ela ficou preocupada.

Ninguém tinha parado para ajudar durante a última hora.

Ele iria aprontar alguma? Ele não parecia seguro, parecia pobre e faminto.

Ele pôde ver que ela estava com muito medo e disse: - "Eu estou aqui para ajudar madame. Por que não espera no carro onde está quentinho?

A propósito, meu nome é Bryan".

Bem, tudo que ela tinha era um pneu furado, mas para uma senhora era ruim o bastante. Bryan abaixou-se, colocou o macaco e levantou o carro.

Logo ele já estava trocando o pneu.

Mas ele ficou um tanto sujo e ainda feriu uma das mãos.

Enquanto ele apertava as porcas da roda ela abriu a janela e começou a conversar com ele. Contou que era de St.Louis e só estava de passagem por ali e que não sabia como agradecer pela preciosa ajuda.

Bryan apenas sorriu enquanto se levantava.

Ela perguntou quanto devia. Qualquer quantia teria sido muito pouco para ela.

Já tinha imaginado todos as terríveis coisas que poderiam ter acontecido se Bryan não tivesse parado. Bryan não pensava em dinheiro.

Aquilo não era um trabalho para ele. Gostava de ajudar quando alguém tinha necessidade e Deus já lhe ajudara bastante. 

Este era seu modo de viver e nunca lhe ocorreu agir de outro modo.

Ele respondeu: 

- "Se realmente quiser me reembolsar, da próxima vez que encontrar alguém que precise de ajuda, dê para aquela pessoa a ajuda que precisar".

E acrescentou: "... e pense em mim". Ele esperou até que ela saísse com o carro e também se foi. 

Tinha sido um dia frio e deprimido, mas ele se sentia bem, indo pra casa, desaparecendo no crepúsculo.

Algumas milhas abaixo a senhora encontrou um pequeno restaurante.

Ela entrou para comer alguma coisa. Era um restaurante sujo.

A cena inteira era estranha para ela. 

A garçonete veio até ela e trouxe-lhe uma toalha limpa para que pudesse esfregar e secar o cabelo molhado e lhe dirigiu um doce sorriso, um sorriso que mesmo os pés doendo por um dia inteiro de trabalho não pôde apagar. 





(AUTOR DESCONHECIDO)


quinta-feira, 25 de abril de 2013

Fotógrafo clica jacaré abocanhando tartaruga nos Estados Unidos

Após 15 minutos de luta, animal não conseguiu romper casco da tartaruga.
Patrick Castleberry fez a fotografia no pântano Okefenokee, na Georgia.

Do G1, em São Paulo
Jacaré abocanha tartatura mas não consegue rompero o casco (Foto: Patrick Castleberry/Caters)Jacaré abocanha tartaruga mas não consegue romper o casco (Foto: Patrick Castleberry/Caters)
 
O fotógrafo Patrick Castleberry, especializado em registrar animais selvagens, passou 15 minutos assistindo a um jacaré tentando romper o casco de uma tartaruga no pântano Okefenokee, na Geórgia.

"Eu estava tirando fotos de uma garça-real e vi pelo canto do meu olho algo que parecia ser uma bola quicando na água", explica Patrick.

Patrick rapidamente percebeu que era uma batalha entre um jacaré e uma tartaruga, e se preparou para registrar o momento final da captura. Ao ver que o jacaré havia deixado o local, Castleberry foi até o local da luta, pensando encontrar a tartaruga morta. No entanto, ficou surpreso ao encontrá-la viva e intacta.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Bailarina que perdeu pé no ataque de Boston se recupera em hospital

Adrianne Haslet, de 32 anos, diz que quer voltar a dançar.
Explosões na maratona mataram 3 pessoas e deixaram quase 300 feridas.

Da AP

A bailarina profissional Adrianne Haslet, de 32 anos, sofreu uma perda que poderia acabar com sua carreira: nas explosões na Maratona de Boston, ela perdeu um dos pés, essenciais para a dança.

Entretanto, a mulher, que se recupera em um hospital de reabilitação, diz que quer voltar a dançar, e planeja correr a maratona no próximo ano.

A bailarina Adrianne Haslet perdeu o pé nas explosões durante a maratona de Boston e se recupera em hospital da região (Foto: AP)A bailarina Adrianne Haslet perdeu o pé nas explosões durante a maratona de Boston e se recupera em hospital da região (Foto: AP)
 
“Eu absolutamente quero dançar de novo e também quero correr a maratona no próximo ano”, afirmou. “Eu vou me arrastar até a linha de chegada, literalmente me arrastar, se isso significar terminar a corrida.”

Adrianne Haslet utiliza andador para voltar para a cama em hospital em Boston (Foto: AP Photo/Bizuayehu Tesfaye)Adrianne Haslet utiliza andador para voltar para a cama em hospital em Boston (Foto: AP Photo/Bizuayehu Tesfaye)
 
As manhãs são a pior parte do dia para Adrianne – às vezes ela se esquece que perdeu o pé. Ela foi atingida pela segunda explosão, enquanto andava com o marido – capitão da Força Área que havia voltado do Afeganistão duas semanas antes – próximo da linha de chegada.

Após a explosão, ela se arrastou até a porta de um restaurante, onde foi arrastada por alguém até uma escada. Seu marido, também ferido, tirou seu cinto para fazer um torniquete na perna dela. Outras pessoas chegaram para ajudar e logo ela foi levada para a área de triagem.

“Eu só gritava – sou uma bailarina, sou uma bailarina, salvem meu pé”, contou.

No dia seguinte ela acordou no hospital e viu sua mãe. “Eu disse: ‘Meu pé parece estar dormente’. E ela respondeu ‘Adrianne, você não tem mais um dos pés’.”

A bailarina espera conseguir começar a usar uma prótese nos próximos dois meses.

Adrianne Haslet durante aula em 2012 (Foto: Arthur Murray/Boston Studio/AP)Adrianne Haslet durante aula em 2012 (Foto: Arthur Murray/Boston Studio/AP)
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Grávida do Piauí que tem cabelo de 1,40 m recebe doações para enxoval

Vários internautas ficaram sensibilizados com a história da piauiense.
Rosilene Rodrigues não corta o cabelo há mais de 10 anos.

Gilcilene Araújo Do G1 PI
Rosilene Rodrigues recebeu doações para enxoval da filha. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Rosilene Rodrigues recebeu doações para enxoval da filha (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
 
A vida da jovem Rosilene Rodrigues da Silva, de 21 anos, que pretende vender o cabelo de 1 metro e 40 centímetros para comprar o enxoval do bebê ficou bastante agitada nessa quarta-feira (24), um dia após a publicação de reportagem no G1 sobre o caso. O que antes chamava atenção apenas de moradores do povoado Zudão dos Camilos, na Zona Rural de União, a 52 quilômetros ao Norte de Teresina, ganhou repercussão nacional e passou a interessar muitas pessoas de outras regiões do país.

O G1 recebeu vários e-mails e telefonemas de pessoas dispostas a ajudar com a aquisição do enxoval da criança que deve nascer até o dia 6 de maio deste ano. Também há pessoas interessadas em comprar o cabelo da grávida. O portal recebeu encomendas com fraldas descartáveis, uma banheira e roupas, que foram entregues nessa quarta-feira (24). Outras peças devem chegar ainda esta semana em Teresina para, em seguida, serem encaminhadas para a residência da gestante.

Um dos voluntários é um professor da cidade de Cariacica (ES), que não quis revelar a sua identidade, mas que ficou interessado pela história de Rosilene. Ele relatou que teve uma filha há pouco tempo e muitas coisas do enxoval ainda estavam lacradas. “Estou arrumando com a minha mulher algumas roupinhas e produtos de higiene para enviar para essa jovem”, disse o professor.

Rosilene Rodrigues ainda faz as tarefas domésticas como tirá água do poço.   (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Rosilene Rodrigues ainda faz as tarefas domésticas
como tirar água do poço. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
 
A outra doação virá da região Sul do país. Uma analista de comércio exterior da cidade de Joinville (SC) vai enviar parte do enxoval para a bebê de Rosilene. Entrevistada pela G1, a analista, que também quis manter a identidade no anonimato, ficou sensibilizada com a história da piauiense.

Além de pessoas querendo ajudar, a jovem despertou o interesse de Moreira Mota, um dos proprietários do salão O Rei dos Cabelos em São Paulo, especialista em diversos tipos de cabelos naturais, apliques e perucas.

“Pelas fotos é possível perceber que os cabelos de Rosilene Rodrigues está bem cuidado, entretanto, somente através de uma  avaliação mais rigorosa será possível dizer quanto custará os fios. Se houver a possibilidade dela vi a São Paulo faremos uma proposta para comprá-lo”, afirmou Moreira.

Rosilene Rodrigues ao lado do marido e familiares. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Rosilene Rodrigues ao lado do marido e familiares. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)
 
Rosilene Rodrigues da Silva recebeu as doações ao lado do marido, Evando Ferreira da Silva, dos pais, irmãos e sobrinhos.

“Estou bastante feliz pela repercussão da matéria, pois foi graças à divulgação de terça-feira que ganhei itens do enxoval da minha filha. Sei que encontrarei alguém que pagará o preço que estou oferecendo pelos meus fios e com este dinheiro faremos uma poupança para dar uma vida mais digna a Ana Bella”, disse Rosilene.

Cabelo de Rosilene Rodrigues chama atenção. (Foto: Gilcilene Araújo/G1)Cabelo de Rosilene Rodrigues chama atenção.
(Foto: Gilcilene Araújo/G1)
 
Evando também comemorou a repercussão da notícia, pois, segundo ele, várias emissoras de televisão ficaram interessadas em contar a história da mulher que há 10 anos não corta o cabelo.

“Eu sou agricultor e recebo menos de um salário. Estou agradecido por tudo o que está acontecendo em nossas vidas. Quero dizer a todos que ajudaram ou que pretendem mandar alguma coisa para enxoval da nossa filha, que a ajuda será bem  vinda. Vamos agora cuidar para que nada falte a Ana Bella durante seu crescimento”, afirmou o agricultor.


Entenda o caso
Rosilene Rodrigues da Silva mora no povoado Zundão dos Camilos, localizado a 18 km da cidade de União, ao Norte do Piauí  e não corta as madeixas há 10 anos. Ela está grávida de oito meses e pretende vende as madeixas  para comprar o enxoval da primeira filhas, que será chamada de Ana Bella.

Com o cabelo que mede 1 metro e 40 centímetros, a jovem chega a gastar um frasco de xampu de 350 ml por semana para lavar os fios.



FONTE: G1 - O PORTAL  DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Número de mortos em desabamento de prédio vai a 170 em Bangladesh

Balanço não é definitivo e nº de vítimas pode aumentar.
Edifício Raza Plaza, de 8 andares, ruiu na quarta-feira, 24).

Da EFE

A polícia de Bangladesh divulgou, nesta quinta-feira (25), um novo balanço após o desabamento de um prédio nos arredores da capital Daca. Ao menos 170 pessoas morreram e cerca de mil ficaram feridas. O número de vítimas, no entanto, não é definitivo e pode aumentar.

Wali Ashraf Khan, inspetor da central aberta pelas autoridades locais para contabilizar o número de vítimas, confirmou ao jornal bengalês "Daily Star" a última apuração.

O edifício Raza Plaza, de oito andares e que abrigava quatro fábricas têxteis, ruiu no começo da manhã de de quarta (24) na localidade de Savar, 24 km ao noroeste da capital.

Bombeiros tentam resgatar trabalhadores presos em escombros de prédio que desabou em Savar, Bangladesh. O edifício de 8 andares que desabou abrigava um shopping center e fábricas de roupas nas imediações da capital Dhaka. (Foto: Andrew Biraj/Reuters) (Foto: Andrew Biraj/Reuters)Bombeiros tentam resgatar trabalhadores presos em escombros de prédio que desabou em Savar, Bangladesh. O edifício de 8 andares que ruiu abrigava um shopping center e fábricas de roupas nas imediações da capital Daca. (Foto: Andrew Biraj/Reuters) (Foto: Andrew Biraj/Reuters)
 
Bombeiros, militares e a polícia resgataram várias centenas de pessoas dos escombros. As buscas por sobreviventes ainda prosseguiam nas primeiras horas da manhã desta quinta.

O vice-presidente da Associação Bengalesa de Fabricantes e Exportadores do Setor Têxtil, S.M. Mannan, afirmou que cerca de 3.400 pessoas trabalhavam no edifício, segundo publicou o jornal local "New Age".

Prédio de oito andares sofreu colapso e desabou em Bangladesh (Foto: A.M. Ahad / AP Photo)Prédio de oito andares sofreu colapso e desabou em Bangladesh. (Foto: A.M. Ahad / AP Photo)
 
O diretor da polícia Industrial, Mostafizur Rahman, acusou os proprietários das fábricas de ignorar as rachaduras que apareceram no edifício na terça-feira (23), um dia antes da tragédia. "A polícia Industrial pediu aos donos das fábricas que paralisassem as atividades por causa das rachaduras, mas eles ignoraram o pedido e decidiram abrir suas unidades", disse Rahman.

Em linha com essa versão, alguns dos feridos acusaram os donos das fábricas de obrigá-los a trabalhar. "Nenhum de nós queria entrar no edifício, mas nossos chefes nos forçaram", disse Nurul Islam, um dos trabalhadores feridos, ao site de notícias "Bdnews24.com".

Equipes de resgate confortam uma sobrevivente, que estava presa nos escombros do edifício que desabou em Bangladesh. (Foto: Andrew Biraj / Reuters)Equipes de resgate confortam uma sobrevivente, que estava presa nos escombros do edifício que desabou em Bangladesh. (Foto: Andrew Biraj / Reuters)
 
Em 2005, 61 empregados do setor têxtil morreram e outros 86 ficaram feridos no desabamento de um edifício de nove andares que abrigava fábricas na mesma localidade onde ocorreu o novo acidente.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Sem saber que estava grávida, mulher dá à luz dentro de balde em Atibaia

Caso aconteceu na tarde do último sábado (20); mãe tem 19 anos.
Criança nasceu em um banheiro improvisado com um balde.

Suellen Fernandes Do G1 Vale do Paraíba e Região
Sem saber que estava grávida, mulher dá a aluz em Atibaia (Foto: Karina Santos Pinheiro/VC no G1)Sem saber que estava grávida, mulher dá à luz  em casa em Atibaia (Foto: Karina Santos Pinheiro/VC no G1)
 
A jovem Tamira Jéssica da Conceição Franco, de 19 anos, só ficou sabendo que estava grávida quando deu à luz o primeiro filho dentro de um balde em casa. O caso inusitado ocorreu no último sábado (20) em Atibaia, no interior de São Paulo.

Segundo a mãe, nos últimos nove meses ela não notou nenhuma alteração no corpo - nem vômitos ou enjôos, 'chutes' na barriga ou aumento de peso -sintomas comuns às gestantes. Tamira disse ainda que ficou menstruada no período.

O parto aconteceu no quarto da jovem, por volta das 17h50. Ela relatou que durante todo dia  sentiu fortes dores. Porém, com um diagnóstico anterior de infecção urinária, ela disse que nem desconfiou que estava sentindo contrações.

Dessa forma, em um banheiro improvisado dentro do quarto, com um balde, o bebê Wesley Henrique veio ao mundo - um menino com pouco mais de 3 quilos e 48 centímetros, passa bem e é saudável.  A sobrinha da estudante, Karina Santos Pinheiro, de 26 anos, contou a história por meio da ferramenta VC no G1.

"Minha casa está em reforma e eu fico sozinha em um quarto, único cômodo em cima. Para evitar descer, eu levo tudo o que eu preciso e também o balde para o meu quarto, para usar de banheiro. Foi lá que o Wesley nasceu", contou Tamara ao G1. O cordão umbilical se soltou na ocasião do nascimento.

Segundo o cálculo da jovem, ela teria engravidado em julho passado de um ex-namorado, de 25 anos. O pai da criança ainda não foi comunicado do nascimento. "Nem pra mim caiu a ficha ainda, tenho medo da reação dele. Preciso criar coragem para contar", disse. Ela contou que os dois tiveram um breve relacionamento de 8 meses e estão separados há 5 meses. Ele foi o primeiro namorado dela.


Mudança
Tamira, que já teve alta da Santa Casa de Atibaia, onde recebeu os cuidados depois do parto, diz que a vida vai mudar depois deste fim de semana. "Vai mudar tudo. Por enquanto estou ganhando coisas para o enxoval, não tenho nada", disse a jovem que mora no Jardim Imperial com os pais e um sobrinho. Ela, que é balconista, está desempregada no momento.

A família está um pouco assustada ainda, mas feliz com a chegada do novo membro. "O bebê não tem culpa de nada. Estamos felizes, compramos várias coisas para ele, estamos felizes", disse Karina Santos Pinheiro, de 26 anos, prima do bebê. A criança não tem previsão de alta. Como a gestação não contou com pré-natal, o menino está em observação.


Samu
O atendimento foi prestado pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), que inicialmente recebeu um chamado para atender uma paciente que sentia dores causadas por uma infecção urinária.

"Enviamos um carro de suporte básico para o local porque inicialmente era algo simples. Em seguida, recebemos um novo chamado contando que um bebê havia nascido. Mandamos uma viatura de suporte avançado com médico e enfermeiro para o local", contou Diógenes Branco, coordenador do Samu em Atibaia.

De acordo com o médico clínico geral Paulo Pereira, casos como este, em que a mãe relata não saber da gestação, são raros. "Em 44 anos de profissão, eu atendi apenas um caso assim", contou. Ele disse que o nascimento desta forma não chega a representar um risco à mãe e ao bebê, mas que o ideal é que todas as gestantes sejam acompanhadas e façam pré-natal.

Sobre a ausência de sintomas, ele esclareceu que os casos têm que ser analisados individualmente, mas que pode haver um bloqueio emocional. "De acordo com o quadro emocional, a mãe pode bloquear os sintomas da gestação", explicou Pereira.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

DICA DE SAÚDE: SUS passa a realizar cirurgia única de retirada e reparação de mama

Lei aprovada em março foi publicada nesta quinta-feira no Diário Oficial.
De 2008 até 2012, 68 mil mulheres tiveram a mama retirada por câncer.

Do G1, em Brasília

O Sistema Único de Saúde (SUS) passa a realizar a partir desta quinta-feira (25) a cirurgia plástica reparadora de mama imediatamente após sua retirada por decorrência de câncer, preferencialmente no mesmo procedimento cirúrgico. A determinação foi publicada nesta quinta no Diário Oficial da União.

A portaria estabelece que, caso não seja possível a reconstrução imediata, a paciente deve ser encaminhada para acompanhamento e deve ter "garantia de realização da cirurgia imediatamente após alcançar as condições clínicas requeridas".

Quando foi aprovado no Senado, em 26 de março, a relatora do projeto, Ana Amélia (PP-RS), afirmou que a lei deve beneficiar as mulheres mais pobres. A senadora criticou que as cirurgias são adiadas “indefinidamente” em muitas unidades do sistema público habilitadas para o procedimento.


No dia 28 de março, o "Bom Dia Brasil" relatou um grupo de mulheres que tiveram a mama retirada por causa do câncer e aguardava há anos pela cirurgia.

"Minha vontade era de fazer a plástica e ficar bonita. Eu não sinto que sou eu, a autoeestima fica lá embaixo", relatou a dona de casa Maria do Carmo Diniz, que espera pela operação desde 2008.

Aparecida Alves está na fila há 2 anos. "Os seios são uma parte muito importante para a mulher: a nossa feminidade", diz.

De 2008 até 2012, segundo dados do SUS, 68 mil mulheres tiveram a mama retirada por conta do câncer. Nesse mesmo período, menos de 10% conseguiram fazer a cirurgia reparadora. O Governo Federal não sabe dizer quantas mulheres no total aguardam na fila.

"Nós estamos fazendo um diagnóstico detalhado do Brasil com um novo sistema de informação em câncer implantado em todo o país até maio, com isso teremos detalhadamente onde precisamos ampliar serviços junto aos estados e municípios", afirmou na época o secretário de atenção à saúde do ministério, Helvécio Magalhães.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

Vaiado, Brasil empata com o Chile e ouve 'olé' da torcida no novo Mineirão

Neymar faz gol, mas é chamado mais uma vez de pipoqueiro. Estádio também tem problemas a serem resolvidos
 

A CRÔNICA
por Leandro Canônico e Márcio Iannacca

No último teste antes da divulgação da lista final para a Copa das Confederações, a seleção brasileira patinou. Nesta quarta-feira, a equipe comandada por Luiz Felipe Scolari empatou com o Chile por 2 a 2, em Belo Horizonte, no primeiro contato com o torcedor brasileiro em uma arena de Copa do Mundo. O time canarinho mostrou que precisa de muitos ajustes, ouviu gritos de 'olé' quando os rivais estavam com a bola, e vaias. Muitas vaias.

O Mineirão, apesar do saldo positivo, também precisa melhorar para o torneio, que será disputado no Brasil entre 15 e 30 de junho, e para a competição de 2014. Não foram poucos os problemas apresentados no evento-teste.

Se em campo o time de Felipão pecou nos erros de passes e nas falhas de posicionamento, o Mineirão apresentou problemas já na chegada do torcedor. A dificuldade para vencer o engarrafamento foi grande. Com muitas ruas próximas à arena interditadas, o mineiro precisou ter paciência para se deslocar até o estádio ou para casa. Tudo numa quarta-feira de trabalho.

O acesso ao estádio estava bem tranquilo até minutos antes do pontapé inicial. Filas se formaram nas entradas da arena e os portões foram abertos para facilitar o escoamento. O problema é que muitos torcedores entraram por setores distintos aos dos ingressos adquiridos, provocando tumulto em muitas áreas do estádio.

De um lado o Mineirão foi testado nos padrões Fifa. Do outro, a Seleção diante de seu torcedor, que apresentou características distintas a cada momento da partida com vaias e aplausos para os jogadores de Cruzeiro e Atlético-MG (Dedé, Réver, Ronaldinho e Marcos Rocha). Certo mesmo é que a convocação final de Felipão para a Copa das Confederações acontecerá no dia 14 de maio. A equipe iniciará a preparação para o torneio no dia 27, no Rio de Janeiro.

Antes da partida começar, a paixão das torcidas de Atlético-MG e Cruzeiro já falava mais alto no Mineirão. Na escalação dos jogadores, gritos para Dedé, da Raposa, e Réver, Ronaldinho Gaúcho e Marcos Rocha, do Galo. Todos tiveram tratamento diferenciado, mas Réver e R10 foram os mais exaltados e vaiados pelos cruzeirenses.

No hino nacional, outra curiosidade. Os celestes cantaram com mais entusiasmo o trecho “a imagem do cruzeiro resplandesce”. A briga pelos gritos nas arquibancadas também foi um espetáculo à parte no Mineirão. Quando cruzeirenses entoavam seus cânticos, os atleticanos vaiavam, e vice-versa. Fruto da enorme rivalidade em Belo Horizonte.

mosaico Brasil Chile amistoso Mineirão (Foto: Editoria de Arte)
Zagueiro do Fla abre o marcador para o Chile

A bola rolou, e outra disputa ficou clara. Quando um atleta do Atlético-MG errava, os cruzeirenses vaiavam. E foi assim nos minutos iniciais da partida. Ronaldinho Gaúcho era o mais perseguido. 

Bastava errar uma bola e os apupos apareciam no Mineirão.

Ficou clara também a marcação individual que Jorge Sampaoli colocou em cima de Neymar. Álvarez colou no camisa 11 para conter os avanços da estrela da Seleção. Abusou algumas vezes dos lances mais ríspidos, mas também superou o atacante do Santos em outras oportunidades.

E para surpresa geral no estádio, aos sete, o Chile abriu o marcador. Após cobrança de falta da esquerda, Dedé se enrolou com o goleiro Diego Cavalieri e a bola sobrou para Cortés, que não conseguiu cabecear para o gol. A bola sobrou no alto, González, zagueiro do Flamengo, ganhou de Réver e testou: 1 a 0.

Com a torcida impaciente, o Brasil estava perdido em campo. E o Chile pressionou ainda mais. Aos 12, Dedé deu bobeira e Mena tomou a bola. O jogador avançou da intermediária até a área da Seleção e, cara a cara com Cavalieri, tentou bater rasteiro, mas o arqueiro fez ótima defesa.

Três minutos depois, o Brasil teve chance de igualar o placar. Jadson recebeu na entrada da área e bateu cruzado. A bola estourou na trave direita chilena. Na sobra, Ronaldinho foi travado na hora do chute. Parecia que o time canarinho passaria a dominar as ações. Mas ficou no quase.

Réver gol Brasil amistoso Chile (Foto: AP)Réver gol Brasil amistoso Chile (Foto: AP)
Réver empata e incendeia o Mineirão... Do lado do Galo

O Chile quase fez mais um no lance seguinte. Aos 22, Vargas fez boa jogada pelo lado direito e cruzou para Rubio. O atacante tentou de bicicleta e a bola passou rente à trave de Diego Cavalieri.

Mesmo pecando nos passes e deixando o Chile comandar as ações, o Brasil chegou ao empate após cobrança de escanteio de Neymar. Aos 24, Réver se antecipou aos zagueiros e cabeceou para deixar tudo igual no Mineirão. Festa da torcida do Atlético-MG, que ovacionou o zagueiro.

O mesmo Réver saiu jogando mal pouco depois, deu a bola nos pés de Meneses, e ainda cometeu pênalti no atacante. Lance ignorado pelo árbitro Carlos Amarilla.

Em seguida, quando Neymar recebeu dentro da área, depois de ótima jogada de Jean, e isolou, a torcida perdeu a paciência de vez, e xingou o jogador. No fim da etapa incial, vaias ao Brasil.


Olé para o Chile, e Neymar artilheiro e 'pipoqueiro'
Alexandre Pato e Henrique voltaram a campo nos lugares de Leandro Damião e Dedé. Frustração cruzeirense, que perdeu seu "Mito", e testes de Felipão, que ainda tem lacunas a preencher na convocação para a Copa das Confederações.

Na primeira oportunidade que teve, o jogador do Corinthians protagonizou uma espécie de quadrado mágico. Recuperou a bola e tocou para Ronaldinho. Dele para Jadson, que, num belo passe, achou Pato em profundidade. E aí foi um show de solidariedade. O atacante poderia fazer o gol, mas preferiu dar um presente a Neymar, que marcou o segundo e agradeceu.

O Chile esboçou entregar os pontos diante de uma seleção brasileira que, finalmente, conseguia controlar a partida com Jadson e Ronaldinho mais próximos. Mas foi só um esboço. Um conhecido do futebol nacional voltou a equilibrar o duelo.

Eduardo Vargas, do Grêmio, ajeitou para o pé direito e acertou um belíssimo chute no canto esquerdo de Cavalieri. E a torcida, que estava animada e cantando o tradicional "sou brasileiro com muito orgulho, com muito amor", voltou a chiar.

Por testes ou cansaço, os técnicos mexeram mais, e o jogo perdeu em qualidade. No Chile, entraram Fuenzalida, Muñoz e o ex-palmeirense Figueroa. Felipão colocou Fernando, Osvaldo e o atleticano Marcos Rocha - para sua torcida voltar a delirar - nos lugares de Ralf, Jadson e Jean.

Desentrosadas, as equipe criaram menos ainda. Era tudo na base da correria, sem muita organização. Foi assim que Osvaldo, em lance individual, sofreu pênalti de Mena, e o árbitro paraguaio mandou seguir. Depois, Leal foi expulso por entrada dura em Fernando.

Frustração para os 53.331 torcedores que pagaram ingresso, e geraram uma renda de mais de três milhões de reais na primeira vez em que o Brasil atuou num estádio da Copa das Confederações e da Copa do Mundo de 2014. E geraram também um sonoro "olé" durante as trocas de passes do Chile. E uma vaia estremecedora ao time de Felipão, que terminou nos gritos de "Neymar pipoqueiro".

Um teste que deixou ressalvas ao Mineirão, e reprovou a Seleção.


Times:
 
BRASIL 
4-4-2
  • GOLDiego Cavalieri
  • VOLJean
  • LADMarcos Rocha
  • ZADDedé
  • ZAEHenrique
  • ZADRéver
  • LAEAndré Santos
  • VOLRalf
  • VOLFernando
  • VOLPaulinho
  • MECJadson
  • ATAOsvaldo
  • MECRonaldinho Gaúcho
  • ATANeymar
  • ATALeandro Damião
  • ATAAlexandre Pato
TECLuiz Felipe Scolari
 
CHILE
4-3-3
  • GOLJohnny Herrera
  • LADCristián Álvarez
  • ZADJosé Rojas
  • ZADMarcos González
  • ZADEugenio Mena
  • MECBraulio Leal
  • MECFernando Meneses
  • ATACarlos Muñoz
  • MECLorenzo Reyes
  • VOLCésar Cortés
  • MECJosé Fuenzalida
  • ATAVargas
  • MECAndrés Robles
  • ATAPatricio Rubio
  • LADFigueroa
TECJorge Sampaoli



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


OBSERVAÇÃO: Esse jogo amistoso aconteceu ontem às 22 horas, no Estádio do Mineirão, em MG. Final: BRASIL 2 x CHILE 2.