sábado, 8 de setembro de 2018

Sala de Leitura da Escola Miguel Matias, em Campo Alegre - AL, trabalha o Projeto Leitura para todos: Minha escola conectada nas histórias em quadrinhos



































Nesta semana, de terça-feira, 04 de setembro à quinta-feira, 06/09, o professor, Renilto Paulino (Renilton Silva), representando a Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, em Campo Alegre - AL, em sua sala de leitura, apresentou o Projeto Leitura para todos - Minha escola conectada nas histórias em quadrinhos; projeto esse que foi elaborado pela Secretaria Municipal de Educação deste município, pela representante das salas de leitura, professora Iracélia. O projeto está sendo adaptado às referidas escolas, onde o professor de sala de leitura, demais professores, alunos, coordenadores e diretores irão mediar esse trabalho.

Na terça-feira, 04/09, recebemos a visita da turma do 1º Ano ''A'' matutino, da professora, Sílvia Alves e da turma do 2º Ano ''A'' matutino, da professora, Djanete Melo. Quarta-feira, 05/09, foi a vez da turma do 4º Ano ''A'' matutino, do professor, Alex Sandro e da turma do 5º Ano ''A'' matutino, da professora, Lucineide Santos. Na quinta-feira, 06/09, a turma do 3º Ano ''A'' matutino, da professora, Nice Rolim. Na oportunidade, fizemos uma explanação sobre o texto narrativo Histórias em Quadrinhos e sua importância. Seguimos a aula com anotações pelos slides em data-show, gibis e demais livros com histórias em quadrinhos. Os alunos e professores se encantaram com o momento favorável.

Segunda-feira, 10/09, pela manhã recebemos a turma do 3º Ano ''B'' matutino, da professora, Sandra Costa e a turma do 4º Ano matutino, da professora, Dene Rolim. À tarde, Deise Matias e eu recebemos a turma do 5º Ano ''A'' vespertino, da professora, Lúcia de Fátima, representada pela professora, Marciana. Terça-feira, 11/09, pela manhã, foi a vez da turma do 2º Ano ''B'' matutino, da professora, Girlene.  

Projeto Leitura para todos: Minha escola conectada nas histórias em quadrinhos. Realização: Secretaria Municipal de Educação, Diretoria de Gestão de Ensino – DIGEN e Coordenação de Programas e Projetos

A arte das histórias em quadrinhos envolve uma linguagem rica e complexa por se tratar de um gênero da Língua Portuguesa rica em informações implícitas facilitando ao leitor a decodificação do que deseja expressar. 

Tendo em vista as necessidades em desenvolver nos alunos o gosto pela leitura de forma prazerosa para o seu crescimento intelectual, esse projeto se deu por observar na rede municipal de ensino que cada unidade tem uma dinâmica de trabalhar a leitura em sua contextualidade. 

Objetivo Geral: Desenvolver nos alunos a aquisição da leitura de forma prazerosa e atrativa despertando a imaginação e a criatividade como instrumento de incentivo favorecendo uma aprendizagem significativa nas várias situações cotidianas no contexto escolar e na comunidade através da construção das histórias em quadrinhos.

Um dos Objetivos Específicos: Despertar a sensibilidade do aluno no gosto pelas histórias em quadrinhos, trazendo para a realidade o que há de particular nessas histórias na vida de cada um.

A metodologia adotada para este projeto consistirá através de atividades de leitura diversificadas nas salas de aula e sala de leitura que irá proporcionar o contexto histórico inspirar o imaginário e a criatividade na elaboração de livros com histórias em quadrinhos, personagens, filmes, interpretações de textos, rodas de leituras e outros.

Incentivar os alunos a conhecerem outros tipos de discursos, ajudando-os também a distinguir a fala dos personagens da fala do narrador.

Construir Gibis com histórias em quadrinhos, partindo das temáticas discutidas em sala de aula facilitando a compreensão de um mundo em constante movimento.

Até os meses finais, o projeto será apresentado aos alunos da nossa escola, seguindo com sua culminância.

A sala de leitura da Escola Miguel Matias conta com dois profissionais, professores, Deise Matias e Renilto Paulino.

ATENÇÃO: A qualquer momento postaremos mais fotos e detalhes sobre esse projeto!


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS - EDUCANDO COM RESPONSABILIDADE – Localizada na Rua Senador Máximo, nº 184, bairro Centro, Campo Alegre – Alagoas, telefone 3275 1336. Dispõe de salas amplas, profissionais capacitados, turmas de 1ºs aos 5ºs anos do ensino fundamental, e EJA – Educação de Jovens e Adultos. É destaque no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.




Somos uma escola destaque, referência nacional, onde buscamos a cada dia, uma educação mais justa, capaz e transformadora do conhecimento.  Nosso compromisso é formar cidadãos éticos, críticos e participativos.


Coordenadores: Professora, Patrícia Ferreira; professora Selma Oliveira; e professor André Nascimento.

Diretores: Professor, Luciano Torres; professora, Giselma Vieira; e professora Quitéria Silva.

Programa Domingo Musical, com Renilton Silva, pela Campo Alegre FM, 105.9 MHZ, recebeu a presença do jovem Daciel da Silva, no último dia, 02/09

Renilton Silva, ao lado de Daciel da Silva



Na tarde do domingo passado, 02 de setembro, o programa Domingo Musical, que tem notícias, informações, prestação de serviço, muita música, alegria e descontração, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ, recebeu a visita do jovem, Daciel da Silva, que faz um belo trabalho voluntário em algumas igrejas e escolas da cidade de Campo Alegre - AL. Na oportunidade, Daciel expressou a satisfação em ser útil à sociedade; explicou o cuidado que devemos ter com o próximo, alertando sobre os serviços que prestam socorro à população, os cuidados que os pais devem ter para que seus filhos não se engasgarem, e se isso acontecer, que possam ser solucionados os primeiros socorros.  Daciel presta um grande serviço social a todos que estão ao seu alcance.

Domingo Musical, que além de Informações, notícias e prestação de serviço, tem um repertório musical variado dedicado a todos de Campo Alegre, de Alagoas, do Brasil e do Mundo! Locução, técnica de som, apresentação e comunicação: Renilton Silva – O locutor das emoções.


Daciel da Silva



Daciel da Silva, tem 18 anos, já concluiu o ensino médio e reside no município de Campo Alegre

*Das 16:00 às 18:00 horas = Músicas do Passado, com músicas nacionais e internacionais que marcaram época.

ATENÇÃO: Neste domingo, 09/09, nosso programa Domingo Musical estará no ar, das 13:00 às 18:00 horas, pela Campo Alegre FM.

Radio Comunitária Campo Alegre FM 105.9 MHZ 
Whatsapp = (082) 99325 - 9307
Telefone fixo = 3275 - 1575
Radio Comunitária Campo Alegre FM 105.9 MHZ – A emissora da Associação cultural e Comunitária de Radiodifusão de Campo Alegre, comandada pelo empresário Jorginho Matias, filho do ex-prefeito, Jorge Matias.


***O Programa Domingo Musical foi ao ar pela primeira vez, no dia 14 de abril de 2002. Este ano, nosso programa fez dezesseis anos de existência.


Obrigado a todos(as) pela sintonia!


RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

domingo, 2 de setembro de 2018

Hoje, 02/09, a partir das 13:00 horas, programa Domingo Musical, com Renilton Silva, pela Campo Alegre FM, 105.9 MHZ.

Renilton Silva



Neste domingo, 02 de setembro, das 13:00 às 18:00 horas, teremos o programa Domingo Musical, com notícias, informações, prestação de serviço, muita música, alegria e descontração, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, ao vivo para você nos acompanhar. Locução, técnica de som, apresentação e comunicação: Renilton Silva – O locutor das emoções.

*Das 13:00 às 16:00 horas = Informações, notícias e prestação de serviço. E um repertório musical variado dedicado a todos de Campo Alegre, de Alagoas, do Brasil e do Mundo!

Daciel da Silva


*Receberemos a visita do jovem Daciel da Silva, que faz um belo trabalho voluntário - Em seguida, um bate-papo com ele.

*Das 16:00 às 18:00 horas = Músicas do Passado, com músicas nacionais e internacionais que marcaram época.

Radio Comunitária Campo Alegre FM 105.9 MHZ 
Whatsapp = (082) 99325 - 9307
Telefone fixo = 3275 - 1575
 
Radio Comunitária Campo Alegre FM 105.9 MHZ – A emissora da Associação cultural e Comunitária de Radiodifusão de Campo Alegre, comandada pelo empresário Jorginho Matias, filho do ex-prefeito, Jorge Matias.


Atenção: O Programa Domingo Musical foi ao ar pela primeira vez, no dia 14 de abril de 2002. Este ano, nosso programa fez dezesseis anos de existência.


Obrigado a todos(as) pela sintonia!


RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

Adefical realizou na última quinta-feira, 30 de agosto, mais uma Reunião em sua sede, centro de Campo Alegre - AL.




ADEFICAL - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, em Alagoas, realizou mais uma reunião do ano, na última quinta-feira, 30 de agosto de 2018, às 8:30 (oito horas e meia) da manhã, em sua sede, localizada na Rua Nossa Senhora do Carmo, nº 278, nas proximidades da Creche Virgem dos Pobres, em Campo Alegre - Alagoas.

O presidente, Ramilson Alexandre, deu as boas vindas a todos e iniciou o encontro com muita satisfação e otimismo, pois em sua fala, colocou em destaque os avanços que a instituição está alcançando. Falou também sobre a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que é comemorada de 21 a 28 de agosto; relatando sobre as palestras e os encontros que participou no Agosto Verde, mês que simboliza a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos.

Foram comentados assuntos cabíveis em prol das pessoas com deficiência.

Pauta da Reunião Ordinária da ADEFICAL, realizada dia 30 de agosto de 2018, às 08h30m, em sua sede.

I – EXPEDIENTE:
Abertura pelo Presidente.
Verificação de Quórum para efeito de Deliberação: ( 1ª Convocação)
Leitura, Discussão e Aprovação da Ata anterior: ( Deliberação)
Leitura de correspondências recebidas e expedidas ou comunicação da presidência.

Expedidas (as):
Recebidas (as):

II – ORDEM DO DIA:
Dia 03 Arapiraca Receita Federal e Caixa Econômica.
Construção e credenciamento do nosso Centro de Reabilitação.

Resumo deste mês agosto:
Dia 07 reunião do CMDPD - Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência
Dia 14 reunião do CMSP
Dia 16 reunião do CMS
Dia 17 reunião com Andreza Secretaria da Mulher
Dia 20 palestra sobre semana nacional da Pessoa com Deficiência na escola Hidelbrando. Dia 21 palestra na Escola Helenilda Correia. Dia 23, na Escola Lourinete. Dia 23, na Escola Miguel Matias.
Dia 28 I Fórum comunitário do Selo Unicef.
Dia 28 Palestra sobre educação inclusiva, no CESCA - Centro Social de Campo Alegre.

Data da próxima reunião (27/09/2018).

III – ENCERRAMENTO DA REUNIÃO.

Lembrando que todos têm uma oportunidade no Nota Fiscal Cidadã, onde você cadastra seu CPF, indica a ADEFICAL e concorre a prêmios. A nota fiscal alagoana agora se chama Nota Fiscal Cidadã e tem muito mais benefícios. Você concorre a prêmios em dinheiro, pratica a solidariedade permitindo que uma instituição social cadastrada pela Sefaz também ganhe prêmio e os impostos arrecadados ajudam na construção de uma nova Alagoas. Anote o link: www.sefaz.al.gov.br/nfcidada

O ambiente favorável contou com a presença de membros da direção da Adefical: Presidente, Ramilson Alexandre; vice-presidente, Claudival Medeiros; Davi Rolim; Eliane; Claudionor RochaFlávio JamaicaJoão Pedro (JP); Janaína Lima; Geraldo Gomes e demais convidados. Algumas pessoas do grupo não puderam comparecer por motivos superiores, a exemplo do Renilton Silva.

***A ADEFICAL já existe desde o ano de 2007 e está localizada na Rua Nossa Senhora do Carmo, nº 278, nas proximidades da Creche Virgem dos Pobres, em Campo Alegre - Alagoas.

ADEFICAL – Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, que luta em defesa do direito das pessoas com deficiência, no incentivo aos projetos sociais, buscando mais assistência aos envolvidos da causa, convida a você para ingressar junto a luta para cuidar e proteger as pessoas com deficiência. Venha ser contribuinte e fazer parte marcante na vida de alguém que precisa da sua ajuda. Contribuir com o projeto de construção do nosso Centro de Reabilitação.

Para maiores informações: Whatsapp: (82) 99125 – 6038, email: adeficalcampoalegre@hotmail.com

Presidente: Ramilson Alexandre
Vice-presidente: Claudival Medeiros


RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Olá, bom dia!


Olá, bom dia!



Bom dia para você que está feliz da vida.

Bom dia para você que está triste da vida.

Olha, ou feliz ou triste, tente buscar significados excelentes para o bom viver.

A vida às vezes nos traz tantas improvisações, mas é preciso estar atentos para superar os momentos da vida.

Não reclame ou ignore sem antes saber o tamanho do seu problema.

Lembre-se que existem milhares de pessoas sofrendo sem encontrar uma saída para a felicidade, mas mesmo assim, elas são felizes.

Você merece toda a felicidade do mundo.

Tenha uma belíssima semana de muita paz, saúde e sucesso.

(AUTOR RENILTON SILVA)