sábado, 3 de agosto de 2013

03 de Agosto – Dia da Capoeira

 
Em junho de 2008, foi aprovada a Lei nº 5.784, de 29 de junho, que cria o Dia da Capoeira e dispões sobre o ensino e a prática da mesma nas unidades escolares de rede pública estadual de educação e dá outras providências.

História
A capoeira é uma expressão cultural Afro-brasileira que mistura luta, dança, cultura popular e música. Desenvolvida no Brasil por escravos africanos e seus descendentes, é caracterizada por golpes e movimentos ágeis e complexos, utilizando os pés, as mãos, a cabeça, os joelhos, cotovelos, elementos ginástico-acrobáticos, e golpes desferidos com bastões e facões, estes últimos provenientes do Maculelê. Uma característica que a distingue da maioria das outras artes marciais é o fato de ser acompanhada por música.

A palavra capoeira é originário do Tupi e refere-se às áreas de mata rasteira do interior do Brasil. Foi sugerido que a capoeira obtivesse o nome a partir dos locais que cercavam as grandes propriedades rurais de base escravocrata.

Com a República, em 1889, Deodoro da Fonseca (1827-1892) inicia campanha de combate à capoeira. Em outubro de 1890, promulga a Lei 487, de Sampaio Ferraz, que prevê de dois a seis meses de trabalho forçado na Ilha de Fernando de Noronha. No art. 402, “Dos vadios capoeiras”, lê-se:

Fazer nas ruas e praças públicas exercícios de agilidade e destreza corporal conhecidos pela denominação capoeiragem; andar em correria, com armas ou instrumentos capazes de produzir uma lesão corporal, provocando tumulto ou desordem, ameaçando pessoa certa ou incerta, ou incutindo temor de algum mal.

Pena – prisão celular de dois a seis meses.

Parágrafo único – é considerada circunstância agravante pertencer o capoeira a algum bando ou malta. Aos chefes e cabeças se imporá a pena em dobro.

Ao assumir o poder com a Revolução de 1930, Getúlio Vargas liberou uma série de manifestações populares, entre elas a capoeira, que hoje aspira até a figurar nos jogos olímpicos.

Espírito do Capoeirista

1- Conhecer-se é dominar-se. dominar é triunfar.
2- Sempre ceder para vencer.
3- Capoeira é o que possui, inteligência para compreender aquilo que não lhe ensinam, paciência para ensinar o que aprendeu, e fé para acreditar naquilo que não compreende.
4- Quem teme perde, já está vencido.
5- Somente se aproxima da perfeição quem procura com constância, sabedoria, e sobre tudo com muita humildade.
6- Saber cada dia um pouco mais e usá-lo todos os dias para o bem é o caminho dos verdadeiros capoeiristas.
7- Quando verificarmos com tristeza, que não sabemos nada, terá feito o teu primeiro progresso na capoeira.
8- O corpo é uma arma, cuja a eficiência depende da precisão com que a sua inteligência.
9- Praticar capoeira é ensinar a inteligência e pensar com velocidade e exatidão e, ao corpo obedecer com justiça.
10- A fraqueza é susceptível, a ignorância é rancorosa, o saber e a força dão a compreensão, quem compreende perdoa.
11- O homem que domina sua mente jamais será escravo.
12- O que parece dificuldade constitui a chance de seu progresso.
13- Em tudo que fizeres, põe tua esperança a frente;
14- Um Mestre é alguém que tem a coragem de pensar, acreditar e até errar;
15- O importante é que transmita seus ensinamentos.


Fonte: com informações de agências

03 de Agosto - Fim da Censura no Brasil

 
Censurar fere os princípios da liberdade
 
A história da censura no Brasil aconteceu desde os tempos da colonização, quando a coroa portuguesa não aceitava os ideais iluministas, nem críticas à igreja católica.

Mais adiante tivemos a abolição da escravidão no país, que foi duramente repreendida pelo Estado. Mas sua intensificação aconteceu após a adoção do regime militar.

A censura é a avaliação prévia de obras artísticas, culturais e literárias, com o objetivo central de proibir ou não a publicação ou divulgação das mesmas nos meios públicos.

Através dela conseguia-se coibir as ideias contrárias às imposições do governo, sendo que na área jornalística estavam mais relacionadas aos ideais políticos enquanto que na área artística, aos valores morais estabelecidos na época.

Por meio de agentes especializados, o governo fazia a fiscalização de todas as pautas das matérias que seriam publicadas. Isso acontecia com a imprensa enviando antecipadamente seus artigos para o órgão competente, ou com a presença de um fiscal na empresa, para cuidar da fiscalização.

Na área artística, textos escritos de todos os gêneros, teatro, música, literatura, também eram objeto de inspeção, pois não podiam manifestar opiniões que levassem a população a lutar contra as imposições do governo.

Artistas ou jornalistas que se manifestavam contra tais imposições eram duramente perseguidos, tornando-se presos políticos, sendo torturados e muitas vezes mortos.

Com isso, músicos tentavam alertar a população sobre tais fatos, colocando nas letras de suas canções frases com duplo sentido, como forma de protestar, principalmente pelo desaparecimento de pessoas politizadas.

Aos poucos a população ia percebendo e identificando os problemas políticos pelos quais passava o país, porém sem grandes possibilidades de agir contra o militarismo.

Alguns artistas foram duramente censurados durante o período militar, chegando a ser deportados do país. Geraldo Vandré, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Raul Seixas, Kid Abelha, Milton Nascimento, dentre outros, tornaram-se pedras nas galochas dos militares, incomodo-os o tempo todo.

Geraldo Vandré foi preso e torturado em consequência da música “prá não dizer que não falei das flores”. Sua letra fala da luta, da fome, de soldados armados, valendo-se numa chamada a lutar contra tais sanções militares. Em um trecho diz: “vem, vamos embora que esperar não é saber, quem sabe faz a hora, não espera acontecer”.

Chico Buarque saiu do país antes que sofresse os mesmos tipos de sanções. O calo que colocou nos pés dos generais foi com a música “apesar de você” que dizia: “hoje você é quem manda, falou, ta falado, não tem discussão”; “como vai proibir quando o galo insistir em cantar?”; “você vai pagar, e é dobrado, cada lágrima rolada nesse meu penar.”.

Mas o processo de democratização do país fez com que no último governo militar, o de João Figueiredo, as imposições fossem mais brandas, a censura tornou-se menos exigente, liberando as obras mais facilmente.

Mas foi através da Constituição de 1988, votada pela Assembleia Constituinte, no dia 03 de agosto, que conseguiu-se extinguir a censura no Brasil, após os longos anos de sua implementação, representando o fim da tortura e aprovação da liberdade intelectual, de expressão e de imprensa no país, em seu artigo 5º autorizando a demonstração e a manifestação dos ideais de cada indivíduo.

Porém, constantemente podemos presenciar nos meios de comunicação, repórteres sofrendo perseguições por não concordarem com atos do governo, com escândalos que envolvem nepotismo, com ingresso indevido de funcionários à órgãos públicos, como no recente caso de José Sarney e o namorado de sua neta, no Senado Federal. E então, será mesmo que ela acabou?



Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola

Pit bull morre baleada por ladrões em tentativa de assalto no Morumbi

Animal foi atingido quando avançava em direção a assaltante.
Moradores do bairro estão preocupados com onda de assaltos.

Do G1 São Paulo

Uma cadela da raça pit bull morreu para salvar o dono em uma tentativa de assalto ocorrida por volta das 21h desta quinta-feira (1º), no Morumbi, na Zona Sul de São Paulo. O animal foi baleado quando avançava em direção a um dos assaltantes e não resistiu ao ferimento.

O dois assaltantes armados se aproximaram do administrador Carlos Giacomin quando ele descia de sua moto para abrir o portão de casa. A câmera de segurança de uma casa vizinha registrou o crime.

“Ele estava me ameaçando, dizendo que ia atirar, ia atirar. Foi nesse instante que apareceu minha cachorra e eles atiraram nela. Então eu acredito que foi ela que me salvou”, contou Giacomin, que se emocionou durante a entrevista. "Ela tinha dez anos comigo, desde pequenininha. Era o xodó de casa", afirmou.

O número de assaltos no bairro está assustando os habitantes. Segundo uma moradora, acontecem cerca de três assaltos por semana no local. Representantes dos moradores levaram as reclamações à polícia no conselho de segurança do bairro.

A Polícia Militar disse que 188 suspeitos foram detidos em flagrante no Morumbi desde o início do ano e afirmou que faz policiamento preventivo na região.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Morre o jornalista Luiz Paulo Horta

Membro da Academia Brasileira de Letras, Horta tinha 69 anos.
Ele era colunista de O Globo e analisou a vinda do Papa para a JMJ.

Do G1, em São Paulo

Morreu na manhã deste sábado (3) em sua casa, no bairro de Botafogo, no Rio de Janeiro, vítima de um infarto o jornalista e acadêmico Luiz Paulo Horta, informou a Academia Brasileira de Letras (ABL). Horta foi o sétimo ocupante da cadeira 23 da ABL - que informou que o corpo será velado a partir das 15 horas na Sala dos Poetas Românticos, no Petit Triano, sede da instituição.

Paulo Horta nasceu em 14 de agosto de 1943, no Rio de Janeiro. Ele chegou a dar início aos estudos de direito na PUC-RJ, mas abandonou para se dedicar ao jornalismo, tendo trabalhado no Correio da Manhã, Jornal do Brasil e O Globo, onde mantinha uma coluna e fazia críticas de música.

Sua mais recente análise para o jornal foi sobre a Jornada Mundial da Juventude, em que afirmou que o Papa se revelou um "comunicador incomparável, capaz de dizer coisas profundas na linguagem mais simples".

O jornalista também fundou e dirigiu a seção de música do Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro e um grupo de estudos bíblicos no Centro Loyola da PUC.RJ. Paulo Horta deixa viúva a jornalista Ana Cristina Reis, de seu segundo casamento. Ele também tinha três filhos e seis netos.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: A rocha no caminho

A rocha no caminho
 
 
Em tempos bem antigos, um rei colocou uma pedra enorme no meio de uma estrada.

Naquele momento ele se escondeu e ficou observando se alguém tiraria a imensa rocha do caminho.

Alguns mercadores e homens muito ricos do reino passaram por ali e simplesmente deram a volta pela pedra.

Alguns até esbravejaram contra o rei dizendo que ele não mantinha as estradas limpas, mas nenhum deles tentou se quer remover a pedra dali.

De repente, passa um camponês com uma boa carga de vegetais.

Ao se aproximar da imensa rocha, ele pôs de lado a sua carga e tentou remover a rocha dali.
 
Após muita força e suor, ele finalmente, com muito jeito, conseguiu mover a pedra para o lado da estrada.

Ele voltou a pegar a sua carga de vegetais, mas notou que havia uma bolsa no local onde estava a pedra.

Foi até ela e viu que a bolsa continha muitas moedas de ouro, e um bilhete escrito pelo rei que dizia:

"Todo obstáculo contém uma oportunidade para melhorarmos nossa condição..."
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Campo Alegre - AL realizou a Pré-Conferência Municipal de Cultura

.
Secretário Municipal de Cultura de Campo Alegre, radialista Carlos Olodum, ao lado da vereadora Kellyn Rafaella.

.
 Renilton Silva (de camisa vermelha, à esquerda no fundo da imagem)

 .
 Professora Eluzenita (Tia Lu), palestrante.

 .
 Fernandes Palmeira - Palestrante do evento - Secretário de Cultura da cidade de São Miguel dos Campos - AL.

 .
 Público presente

O dia 02 de agosto de 2013 passou a ser um marco na cultura de Campo Alegre, onde artistas, produtores culturais e demais representantes da Sociedade Civil e do Poder Público, se reuniram no auditório da Escola Zenóbia Ferreira para a realização da Pré-Conferência Municipal de Cultura do Município. A Prefeitura através da Secretaria de Cultura, Comunicação, Evento e Promoção ao Turismo, realizou o encontro, como preparação para a Conferência Intermunicipal de Cultura que acontecerá no próximo dia 06 de agosto em Teotônio Vilela com a participação de Campo Alegre, Junqueiro além do município sede Teotônio Vilela.

A pré-conferência contou com a participação de representantes de várias raízes culturais do município, como o guerreiro, a capoeira, o grupo de baianas, grupos de dança, o teatro, músicos, artistas plásticos, entre outros produtores culturais.

Sociedade Civil e Poder Público e os artistas e ou representantes de alguns grupos puderam debater a cultura local já dentro da abordagem do tema central da III Conferência Nacional de Cultura, que tem como tema: Uma política de Estado para a Cultura, Desafios do sistema Nacional de Cultura.

O evento contou com a palestra do professor agente de cultura Fernandes Palmeira, de São Miguel dos Campos, que fez uma abordagem geral sobre o tema central da Conferência, apresentando vários caminhos para o desenvolvimento da cultura de Campo Alegre e a nível nacional. 

A professora Eluzenita Chagas – Tia Lu, fez uma explanação sobre as riquezas culturais do município de Campo Alegre, passando por suas raízes até os dias atuais.

 “Esse foi o nosso primeiro contato com o tema proposto da Conferência Nacional, por isso, convidamos todos os artistas, gestores, produtores e a comunidade em geral para nos auxiliar na construção de propostas que ajudem no fortalecimento da cultura local”, afirmou o secretário de Cultura Carlos Olodum. “O objetivo principal é ouvir as criticas e sugestões e o que precisamos desenvolver, sempre buscando o desenvolvimento cultural”, acrescentou o secretário.

A continuidade do debate acontecerá na Conferência Intermunicipal dentro dos quatro eixos temáticos da Conferência. Os eixos temáticos escolhidos para este ano são Implantação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento.



FONTE: SITE DA PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE - AL

Mensagem de Reflexão: Respeite as diferenças

Respeite as diferenças
 
 
Conta-se que vários bichos decidiram fundar uma escola. Reuniram-se e começaram a escolher as disciplinas. O pássaro insistiu para que o voo entrasse. O peixe, para que o nado fizesse parte do currículo também. A toupeira achou que cavar buracos era fundamental. O coelho queria de qualquer jeito a corrida.

E assim foi...

Incluíram tudo, mas cometeram um grande erro. Insistiram para que todos os bichos praticassem todas as disciplinas. O coelho foi magnífico na corrida, ninguém corria como ele. Mas queriam ensiná-lo a voar. Colocaram-no numa árvore e disseram: - Voa, coelho! Ele saltou lá de cima e quebrou as pernas. Não aprendeu a voar e acabou sem poder correr também. O pássaro voava como nenhum outro, mas o obrigaram a cavar buracos como uma toupeira. Quebrou o bico e as asas, e depois não conseguia voar tão bem, nem cavar buracos.

Moral da história:

Todos nós somos diferentes. Cada um tem uma coisa de bom. Não podemos forçar os outros a serem parecidos conosco. Desta forma, acabaremos fazendo com que eles sofram, e no final, não serão nem o que nós queríamos, nem o que eles eram em sua essência. 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Relembre a história da Honda CG

Moto nasceu em 1976 e chega à sua 8ª geração.
Sempre produzida no Brasil, CG foi a 1ª moto a álcool e flex.

Do G1, em São Paulo

Linha do tempo Honda CG nova (Foto: Divulgação)
saiba mais




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Campo Alegre - AL, realizará nesta sexta-feira, 02/08, a Pré-Conferência Municipal de Cultura





A Prefeitura do município de Campo Alegre, Alagoas, através da Secretaria Municipal de Cultura, realizará nesta sexta-feira, 02 de Agosto, a Pré-Conferência Municipal de Cultura. O evento acontecerá às 9h da manhã, no auditório da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira. De acordo com os organizadores do evento, o objetivo é envolver a sociedade nas discussões para a construção de políticas públicas que auxiliem no desenvolvimento e preservação da cultura local.

O encontro preparatório servirá para apresentar aos participantes a proposta nacional e os eixos temáticos da Conferência Intermunicipal de Cultura, que acontecerá na próxima terça-feira dia 06 de agosto na cidade de Teotônio Vilela envolvendo os municípios alagoanos: Campo Alegre, Junqueiro e Teotônio Vilela.

“Será o primeiro contato que o público terá com o tema proposto. Nosso desafio é institucionalizar o processo de produção com o Sistema Nacional de Cultura (SNC). Por isso, convidamos todos os artistas, gestores, produtores e a comunidade em geral para nos auxiliar na construção de propostas que ajudem no fortalecimento da cultura local”, afirmou o secretário de Cultura Carlos Olodum.

Os eixos temáticos escolhidos para este ano são Implantação do Sistema Nacional de Cultura; Produção Simbólica e Diversidade Cultural; Cidadania e Direitos Culturais; Cultura e Desenvolvimento.



FONTE: SITE DA PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE - ALAGOAS

Frei Fernando é sepultado em santuário

LUTO. Igreja anuncia nome de novo frei para dar andamento às ações sociais realizadas em vila

Por: PATRÍCIA BASTOS - REPÓRTER
 
 Frei Fernando é sepultado em santuário
 Frei Fernando Rossi, falecido aos 95 anos de idade, no último domingo, 28 de julho de 2013.


Quebrangulo – O frei Fernando Rossi, que faleceu no último domingo aos 95 anos, foi sepultado no fim da manhã de ontem ao lado do altar do santuário de São Francisco de Assis, onde exerceu o sacerdócio nos últimos 16 anos. O religioso, que era companheiro de frei Damião nas missões evangelizadoras, recebeu homenagens da comunidade católica local e de romeiros vindos de vários Estados nordestinos.

Nos últimos dias, o corpo do frei, que pertencia a Ordem Terceira dos Capuchinhos, estava sendo velado no altar do santuário, que vinha recebendo visitações desde a última segunda-feira. Ontem, após a missa de corpo presente, celebrada pelo bispo de Palmeira dos Índios, Dom Dulcênio Mota, e que contou com a participação de vários padres da região e também de frades capuchinhos vindos de comunidades de Alagoas e Pernambuco, o corpo seguiu numa breve procissão pelas ruas da Vila São Francisco, município de Quebrangulo, onde o religioso se estabeleceu após a morte de frei Damião, e em seguida foi sepultado no interior do santuário.

“Era um homem santo, que só praticava a bondade e que seguia os ensinamentos de São Francisco. Ele estava sempre disposto a ajudar e tinha o conselho certo para cada problema”, afirmou a romeira Maria de Jesus dos Santos, que pelo menos uma vez ao ano viaja de Pernambuco até a Vila São Francisco em romaria.



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Mensagem de Reflexão: Como usar as palavras

Como usar as palavras


 
Certa vez, uma jovem foi ter com um sábio para confessar seus pecados.


Ele já conhecia muito bem uma das suas falhas. Não que ela fosse má, mas costumava falar dos amigos, dos conhecidos, deduzindo histórias sobre eles.


Essas histórias passavam de boca em boca e acabavam fazendo mal - sem nenhum proveito para ninguém.


O sábio disse:


- Minha filha você age mal falando dos outros; tenho que lhe dar um dever.


Você deverá comprar uma galinha no mercado e depois caminhar para fora da cidade. Enquanto for andando, deverá arrancar as penas e ir espalhando-as.


Não pare até ter depenado completamente a ave. Quando tiver feito isso, volte e me conte.


Ela pensou como os seus botões que era mesmo um dever muito singular!


Mas não objetou. Comprou a galinha, saiu da venda caminhando e arrancando as penas, como ele dissera. Depois voltou e contou ao sábio.


- Minha filha - disse o sábio - você completou a primeira parte do dever.


Agora vem o resto.


- Sim senhor, o que é?


- Você deve voltar pelo mesmo caminho e catar todas as penas.


- Mas senhor é impossível! A esta hora o vento já as espalhou por todas as direções. Posso até conseguir algumas, mas não todas!


- É verdade, minha filha. E não é isso mesmo que acontece com as palavras tolas que você deixa sair? Não é verdade que você inventa histórias que vão sendo espalhadas por aí, de boca em boca, até ficarem fora do seu alcance???


Será que você conseguiria seguí-las e cancela-las se desejasse?


- Não, senhor.


- Então, minha filha, quando você sentir vontade de dizer coisas indelicadas sobre seus amigos, feche os lábios. Não espalhe essas penas, pequenas e maldosas, pelo seu caminho.


Elas ferem, magoam, e te afastam do principal objetivo da vida que é ter amigos e ser feliz!!!


Pense nisso...


Usando apenas lindas palavras... 
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Corpo de Frei Fernando Rossi é velado em Quebrangulo, Alagoas

Enterro será na quarta-feira (31) às 10h na Vila São Francisco.
Frei Fernando Rossi faleceu na tarde do último domingo (28).

Do G1 AL

O corpo de Frei Fernando Rossi, conhecido por acompanhar Frei Damião em  peregrinações, está sendo velado na Igreja da Vila São Francisco, no município de Quebrangulo, interior de Alagoas. O enterro ocorrerá na quarta-feira (31) às 10h e a expectativa é de que fiéis de várias partes do Nordeste para prestar as últimas homenagens ao religioso. O local ainda do sepultamento ainda não foi confirmado pelo bispo da cidade de Palmeira dos Índios, Dulcênio Fontes.

O Frei Fernando Rossi faleceu na tarde de domingo (28) no Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, município que fica a 135 km da capital alagoana. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) desde a noite da quinta-feira (25).

Frei Fernando Rossi morou em Pernambuco e Alagoas (Foto: Arquivo/P.N.S.P.N.D)Frei Fernando Rossi morou em Pernambuco e Alagoas (Foto: Arquivo/P.N.S.P.N.D)

Com 95 anos de idade e vivendo há 16 anos na Vila São Francisco, povoado do município de Quebrangulo, o Frei Fernando Rossi foi a óbito, segundo o laudo médico, após apresentar complicações devido a uma doença pulmonar obstrutiva crônica e infecção generalizada.

Frei Fernando nasceu na Itália em 20 de julho de 1918. Ele estudou 13 anos em um seminário até ser ordenado padre no dia 29 de fevereiro de 1942. Quatro anos depois, seus superiores italianos o enviaram ao Brasil, especificamente, para Recife, em 1947, quando recebeu ordens para acompanhar o missionário Frei Damião nas missões. Ele acompanhou o religioso foi companheiro durante 50 anos. Ao lado dele percorreu todo o Nordeste do Brasil em missões, procissões e na pregação do Evangelho de Cristo.

E fez isso até a morte de Frei Damião, em 31 de maio de 1997. O frei residiu por 17 anos no Convento de São Félix de Cantalice, bairro do Pina, em Recife, até que o ministro-geral da Ordem, John Corriveau, passou a administração do convento para os religiosos brasileiros. Depois disso, ele mudou para a Vila de São Francisco, onde passou 16 anos.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Felipão convoca 20 jogadores para amistoso contra a Suíça

Lista tem Maxwel, do PSG, como novidade; demais atletas disputaram a Copa das Confederações

 Felipão comanda treino da seleção brasileira (Foto: VIPCOMM)

O técnico Luiz Felipe Scolari convocou 20 jogadores nesta terça-feira para o amistoso da seleção brasileira com a Suíça, no dia 14 de agosto, na Basiléia.


Entre os chamados, a maior novidade é o lateral-esquerdo Maxwell, que atua no Paris Saint-Germain, da França. Todos os outros jogadores fizeram parte do grupo que venceu a Copa das Confederações, no mês passado.

Após ter Neymar e Paulinho negociados com Barcelona e Tottenham, respectivamente, o futebol brasileiro teve cinco representantes na lista. Campeão da Libertadores, o Atlético-MG emplacou os atacantes Jô e Bernard enquanto o Fluminense, vencedor do Brasileirão de 2012, teve Jean e Fred convocados. Jefferson, do Botafogo, completa a lista.

Confira todos os 20 convocados de Felipão:

Goleiros

Julio César - Queens Park Rangers (ING)
Jefferson - Botafogo

Laterais

Daniel Alves - Barcelona (ESP)
Jean - Fluminense
Marcelo - Real Madrid (ESP)
Maxwell - Paris Saint-Germain (FRA)

Zagueiros

Dante - Bayern de Munique (ALE)
Thiago Silva - Paris Saint-Germain (FRA)
David Luiz - Chelsea (ING)

Meias

Fernando - Shakhtar Donetsk (UCR)
Hernanes - Lazio (ITA)
Paulinho - Tottenham (ING)
Luiz Gustavo - Bayern de Munique (ALE)
Oscar - Chelsea (ING)
Lucas - Paris Saint-Germain (FRA)

Atacantes

Jô - Atlético-MG
Bernard - Atlético-MG
Fred - Fluminense
Hulk - Zenit (RUS)
Neymar - Barcelona (ESP)



FONTE: YAHOO ESPORTES

DICA DE SAÚDE: Médicos dão dicas para respirar melhor e evitar crises de asma e rinite

Geralmente, quem tem uma das doenças também sofre com a outra.
Asma é genética, não tem cura, mas pode ter os sintomas controlados.

Do G1, em São Paulo

Asma e rinite são duas doenças extremamente ligadas - geralmente quem tem uma, também tem a outra.

Ou seja, se um dos problemas não for tratado corretamente, o outro pode piorar e, por isso, o tratamento deve ser conjunto. Uma das principais dicas é descobrir o que desencadeia as crises das doenças, como pó, mofo ou ácaros, por exemplo, e manter-se longe disso.

No inverno, inclusive, a mudança de temperatura funciona como uma irritação e quem sofre com alguma dessas complicações respiratórias deve se preocupar ainda mais e manter-se sempre agasalhado, hidratado, com as mãos limpas e longe de locais muito fechados, como explicou o otorrinolaringologista Agrício Crespo no Bem Estar desta quinta-feira (25).

Bem Estar - Arte Alergias (Foto: Arte/G1)

Para desenvolver alguma das doenças, o paciente geralmente tem uma predisposição genética - se há histórico familiar de asma e rinite, o risco da pessoa ter asma aumenta de 3 a 4 vezes e o risco de ter rinite aumenta 2 vezes.

Geralmente, quem tem as duas doenças costuma respirar pela boca por causa da obstrução nasal, tem coriza, espirra muito e tem também coceira. Há ainda quem diga que tem bronquite, mas na verdade, esse nome é utilizado para designar qualquer inflamação dos brônquios - ou seja, a asma é um tipo de bronquite, como explicou o pneumologista Roberto Stirbulov.

Segundo a OMS, cerca de 300 milhões de pessoas têm asma. A doença, que causa uma inflamação crônica nas vias aéreas, causa uma obstrução e pode dar sintomas como falta de ar, chiado e aperto no peito e tosse. De acordo com os médicos, não há um perfil definido e a asma se manifesta em cada pessoa de um jeito diferente - por exemplo, muita gente pode ter os sintomas quando criança, mas não na fase adulta e vice-versa.

No entanto, caso os sintomas apareçam na fase adulta, não é correto dizer que a asma surgiu nessa fase já que é uma doença genética, como alertou o pneumologista Roberto Stirbulov.

Nesse caso, é provável que os sintomas nunca tenham se manifestado e, ao entrar em contato com certos fatores, como poluição e mudanças de temperatura, por exemplo, o paciente acaba desencadeando a asma. Um outro fator desencadeante é a idade - a queda dos hormônios, na TPM ou menopausa, por exemplo, deixa os pulmões desprotegidos e os sintomas ficam mais agudos.

Vale lembrar ainda que a doença não tem cura, apenas controle com medicamentos, como os broncodilatadores - a famosa bombinha, que leva o remédio até as vias aéreas. De acordo com os médicos, o produto em spray é mais eficaz porque a concentração é maior. Para quem usa inalador, a dica dos médicos é colocar soro fisiológico.

Ao lado, o apresentador Fernando Rocha tira dúvidas dos internautas com o otorrinolaringologista Agrício Crespo e o pneumologista Roberto Stirbulov.

Vale lembrar ainda que poeira, pó e pelos também podem piorar a asma e geralmente quem tem esses sintomas, tem também rinite. Por isso, quem tem asma e rinite deve evitar poeira, mofo, ácaro e pelos de animais dentro de casa. Crianças que espirram muito antes dos 6 anos por causa desses fatores tendem a se tornar adultos asmáticos, mas se os sintomas aparecerem depois dos 6 anos, o risco de rinite é maior.

Pneumonia

Outro problema respiratório bastante comum é a pneumonia - segundo o pneumologista Roberto Stirbulov, a incidência do problema no inverno aumenta 30%.

A reportagem do Phelipe Siani mostrou a história do estudante de 16 anos, Bruno Domingues Justino. Em novembro de 2007, ele teve uma febre que chegou aos 40 graus. Ao chegar no hospital, o jovem descobriu que estava com um quadro grave de pneumonia bacteriana e logo foi encaminhado para a UTI. Após o diagnóstico, foram 26 dias de internação, 9 deles em coma induzido - sempre com a mãe, Renata, do lado.

Nesse período, o médico teve que ser realista e pediu à mãe que se despedisse do filho já que o quadro não estava muito bom. Porém, Renata não desistiu e começou a pedir à Nossa Senhora pela vida de Bruno. Com a ajuda, fé e oração de amigos e familiares e também por causa do trabalho da equipe médica, o estudante foi cada vez mais melhorando e logo se curou.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Atriz Eileen Brennan, de 'A recruta Benjamin', morre na Califórnia

Aos 80 anos, ela lutava contra um câncer na Bexiga.
Eileen foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1981.

Da EFE

A atriz norte-americana Eileen Brennan, mais conhecida por seu papel indicado ao Oscar em "A recruta Benjamin", de 1980, morreu de câncer neste domingo (298), aos 80 anos, em sua casa em Burbank, um subúrbio de Los Angeles, rodeada por sua família, disse a assessora de imprensa da atriz, Kim Vasilakis.

"Nossa família é muito grata pela demonstração de amor e respeito por Eileen", afirmou sua família em comunicado. "Ela era engraçada e carinhosa e verdadeiramente amável. Sua força e amor nunca serão esquecidos. Ela fará muita falta para todos nós".

A atriz Eileen Brennan, no papel da capitão Doreen Lewis, em 'O recruta Benjamin'. (Foto: Arquivo / Warner Brothers Pictures / AP Photo)A atriz Eileen Brennan, no papel da capitão Doreen Lewis, em 'A recruta Benjamin'. (Foto: Arquivo / Warner Brothers Pictures / AP Photo)
 
Eileen foi indicada ao Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante em 1981, por seu papel como a capitã do Exército dos Estados Unidos Doreen Lewis, na comédia "A recruta Benjamin", estrelando ao lado de Goldie Hawn. Ela reviveu o papel na adaptação para TV do filme, entre 1981 e 1983, pelo qual ganhou um prêmio Emmy e um Globo de Ouro.

A atriz também apareceu em séries de TV como "Murder, she wrote", "7th heaven" e "Will & Grace" e participou pela última vez, em 2011, da comédia "Naked run".

Eileen ainda trabalhou em filmes como "Golpe de mestre" (1973), "Os 7 suspeitos" (1985), "Assassinato por morte" (1976) e "Olhos famintos" (2001).

A atriz morreu em consequência de um câncer na bexiga, informou sua família. Eileen deixa dois filhos, Sam e Patrick, e dois netos.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: O Milagre de um novo dia

O Milagre de um novo dia
 
 
Hoje eu me levantei cedo pensando no que tenho para fazer antes que o relógio marque meia noite.


Eu tenho responsabilidades para cumprir hoje.


Eu sou importante.


É minha função escolher que tipo de dia terei hoje.


Hoje eu posso reclamar porque está chovendo ou posso agradecer às águas por lavarem energias pesadas.


Hoje eu posso ficar triste por não ter muito dinheiro ou posso me sentir encorajado para administrar minhas finanças sabiamente, mantendo-me longe de desperdícios.


Hoje eu posso reclamar sobre minha saúde ou posso dar graças a Deus por estar vivo.


Hoje eu posso me queixar dos meus pais por não terem me dado tudo que eu queria quando estava crescendo, ou posso ser grato a eles por terem permitido que eu nascesse.


Hoje eu posso lamentar decepções com amigos ou posso observar oportunidades de ter novas amizades.


Hoje eu posso reclamar por ter que trabalhar ou posso vibrar de alegria por ter um trabalho que me põe ativo.


Hoje eu posso choramingar por ter que ir à escola ou abrir minha mente com entusiasmo para novos conhecimentos.


Hoje eu posso sentir tédio com trabalho doméstico ou posso agradecer a Deus por ter dado-me a bênção de um teto que abriga meus pertences, meu corpo e minha alma.


Hoje eu posso olhar para o dia de ontem e lamentar as coisas que não saíram como eu planejei ou posso alegrar-me por ter o dia de hoje para recomeçar.


O dia de hoje está à minha frente esperando para ser o que eu quiser.


E aqui estou eu, o escultor que pode dar-lhe forma.


Depende de mim como será o dia de hoje diante de tudo que encontrarei.


A escolha está em minhas mãos:


Hoje eu posso enxergar minha vida vazia ou posso alegremente receber o Milagre de Um Novo Dia ! 
 
 
 
 
AUTORA SILVIA SCHMIDT

terça-feira, 30 de julho de 2013

Cracóvia, na Polônia, recebe próxima edição da Jornada Mundial da Juventude


Papa Francisco reza Missa de Envio em Copacabana

RIO DE JANEIRO, 28 Jul (Reuters) - A próxima edição do encontro internacional de jovens da Igreja Católica em 2016 será na Cracóvia, na Polônia, país natal do papa João Paulo II, anunciou neste domingo o papa Francisco durante a Missa de Envio na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

É a segunda vez que a Jornada Mundial da Juventude acontecerá na Polônia. Em 1991, a cidade de Czestochowa já havia sediado o evento religioso, na primeira reunião de João Paulo II com milhares de jovens em um país do Leste Europeu.

"Queridos jovens, temos encontro marcado na próxima Jornada Mundial da Juventude no ano de 2016 em Cracóvia, na Polônia", anunciou o papa.

O Brasil, país com a maior comunidade católica do mundo, recebeu pela primeira vez milhares de peregrinos no Rio de Janeiro neste ano para a JMJ, que tem o lema "Ide e fazei discípulos entre todas as nações".

A JMJ anterior, em 2011, foi em Madri, na Espanha, com o papa Bento 16. O evento já passou por vários outros países, como Argentina, Alemanha, Austrália, Canadá, Estados Unidos, Filipinas e Polônia.

O encontro internacional de jovens tem edições anuais nas dioceses (região administrativa da Igreja), no Domingo de Ramos, mas um grande evento religioso mundial, que sempre traz um lema, é realizado em intervalos que variam de dois a três anos.

O papa João Paulo 2o anunciou a instituição da JMJ em 1985, ano em que a Organização das Nações Unidas (ONU) declarou como Ano Internacional da Juventude. Em março, houve um encontro internacional de jovens no Vaticano.

(Reportagem de Maria Pia Palermo)




FONTE: YAHOO! BRASIL NOTÍCIAS

DICA DE SAÚDE: Entenda a dor de cabeça que acontece durante o ciclo menstrual

Enxaqueca catamenial é consequência da oscilação hormonal e tem tratamento



Ela começa cerca de dois dias antes e pode perdurar por até dois dias depois do início da menstruação. Muitas vezes é acompanhada de intolerância à luz e ao barulho, além de enjoo e mal estar. Conhecida por cerca de metade das mulheres, a enxaqueca catamenial é aquela dor de cabeça que acontece durante o ciclo menstrual e precisa ser corretamente diagnosticada e tratada. 

O estrógeno e progesterona são os principais hormônios que regulam o ciclo menstrual na mulher. Esses hormônios permanecem em níveis elevados até bem próximo ao início da menstruação, quando então seus níveis no sangue caem. É justamente essa oscilação hormonal, principalmente devido à diminuição dos níveis de estrógeno no sangue, que causa a enxaqueca catamenial. Isso porque um dos papéis do estrógeno é controlar os níveis cerebrais de serotonina, o hormônio do bem-estar. Quanto mais estrógeno, mais serotonina e, quando os níveis de estrógeno caem, os níveis de serotonina também caem. A redução da serotonina causa o aumento no organismo da chamada substância P, que atua causando vasodilatação - e é justamente esta vasodilatação a causa da enxaqueca. 

A enxaqueca pode ser acompanhada de oscilações do humor, cólicas menstruais e dores nas mamas, fazendo parte da conhecida tensão pré-menstrual, ou TPM. Mesmo as mulheres que tomam pílulas anticoncepcionais não estão livres desse tipo de enxaqueca, pois na "pausa" da tomada do medicamento também acontece esta diminuição do estrógeno. 

Muitas vezes é necessário que a mulher troque o anticoncepcional na tentativa de evitar a enxaqueca catamenial. As pílulas normalmente contém estrógeno e progesterona em diferentes dosagens a depender da marca - são chamadas de anticoncepcionais combinados. Algumas pílulas de dosagem hormonal mais baixa são menos associadas à enxaqueca. 

Para mulheres mais predispostas a ter a enxaqueca catamenial ou associada à pausa do anticoncepcional, as pílulas que contem apenas progesterona podem ser uma opção, além do uso dos anticoncepcionais de forma continuada, sem pausa. Uso de anti-inflamatórios alguns dias antes da menstruação também pode reduzir a enxaqueca e os sintomas da TPM.



FONTE: YAHOO! BRASIL BELEZA E SAÚDE

Mensagem de Reflexão: Acreditar e agir

 


Acreditar e agir
 
Um viajante ia caminhando em solo distante, às margens de um grande lago de águas cristalinas. Seu destino era a outra margem.

Suspirou profundamente enquanto tentava fixar o olhar no horizonte. A voz de um homem coberto de idade, um barqueiro, quebrou o silêncio momentâneo, oferecendo-se para transportá-lo.

O pequeno barco envelhecido, no qual a travessia seria realizada, era provido de dois remos de madeira de carvalho. Logo seus olhos perceberam o que pareciam ser letras em cada remo. Ao colocar os pés empoeirados dentro do barco, o viajante pode observar que se tratava de duas palavras, num deles estava entalhada a palavra ACREDITAR e no outro AGIR.

Não podendo conter a curiosidade, o viajante perguntou a razão daqueles nomes originais dados aos remos. O barqueiro respondeu pegando o remo chamado ACREDITAR e remando com toda força. O barco, então, começou a dar voltas sem sair do lugar em que estava. Em seguida, pegou o remo AGIR e remou com todo vigor. Novamente o barco girou em sentido oposto, sem ir adiante.

Finalmente, o velho barqueiro, segurando os dois remos, remou com eles simultaneamente e o barco, impulsionado por ambos os lados, navegou através das águas do lago chegando ao seu destino, a outra margem.

Então o barqueiro disse ao viajante:

- Esse porto se chama autoconfiança. Simultaneamente é preciso ACREDITAR e também AGIR para que possamos alcançá-la! 
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

segunda-feira, 29 de julho de 2013

Jovem com deficiência vence concurso de miss no interior do PA

Thais Monteiro era a única candidata com deficiencia física.
Desenvoltura e beleza garantiram o título à jovem de 15 anos.

Thais Rezende Do G1 PA
Candidatas do concurso de miss no Pará vencido por Thais Monteiro (Foto: Edivaldo Mendes / Arquivo pessoal)Thais Monteiro (E) ganhou o concurso de Miss Verão em Igarapé-Açu (Foto: Edivaldo Mendes / Arquivo pessoal)
 
A estudante Thais Monteiro, 15 anos, foi a vencedora de um concurso de beleza realizado no último domingo (28), no município de Igarapé-Açu, nordeste do Pará. Ela disputou o título de “Miss Verão” com outras 12 moças, e era a única candidata com deficiência.

A diferença não atrapalhou o sonho de criança da jovem em ser a Miss Verão, que precisou enfrentar o preconceito de algumas pessoas. “Uma mulher que torcia para outra candidata disse que eu não tinha chances de ganhar e debochou de mim, foi nesse momento que eu decidi participar", conta Thais.

Thais Monteiro ganhou o concurso de Miss Verão. Ela era a única candidata com deficiência. (Foto: Edivaldo Mendes/ Arquivo Pessoal)Thais era a única candidata com deficiência. (Foto: Edivaldo Mendes/ Arquivo Pessoal)
 
O convite para participar do concurso foi feito pela academia que Thais frequenta na cidade. De início ela recusou, mas depois de se sentir desafiada pelas pessoas que não acreditavam que uma pessoa com deficiência poderia ganhar, ela decidiu entrar na disputa. “Eu disse: não vou lá mostrar não meus defeitos, vou mostrar minhas qualidades!”, conta.

No concurso , a morena de 1,65m e 52 kg chamou atenção do público e conquistou os cinco jurados com sua desenvoltura na passarela. Na apuração dos votos, ela empatou com outra candidata, mas o critério de desempate era o bronzeado, que deu a vitória para Thais, que ganhou o título e uma motocicleta como prêmio.

Thais, que nasceu sem o antebraço direito, não acreditava que poderia ganhar. Para ela, somente a participação já era uma superação pessoal. “Eu não estava esperando que eu ia conseguir, fiquei muito nervosa. Desde pequena era isso que eu queria. Eu não me achei melhor do que as outras, são todas bonitas, não sei nem explicar. Para mim, calei a boca de muita gente que me humilhava”, revelou Thais à reportagem do G1.

A jovem contou com o apoio incondicional da família, que é só orgulho da coragem da bela. “Me sinto muito feliz! Eu pensava que ela não tivesse a coragem. Foi em cima da hora e ela conseguiu essa vitória”, conta a mãe de Thais, Rosangela Rodrigues, 37 anos. “Hoje em dia o pessoal tem muito preconceito, mas ela não se intimida com qualquer coisa, é uma menina alegre”, afirma Rosangela sobre a miss.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

DICA DE SAÚDE: Exercícios com massinha e toalha fortalecem as mãos; aprenda a fazer

Aprenda movimentos simples para evitar dor e lesões nos dedos e tendões.
Especialistas dão dicas ainda para usar o celular sem prejudicar os dedos.

Do G1, em São Paulo

Abrir um pote, uma garrafa d'água ou uma lata, ou mesmo fazer faxina em casa, pode se tornar um exercício complexo e bastante difícil para quem sente dores nas mãos.

Para evitar lesões e outros problemas, porém, é possível fazer exercícios simples, com massinha de modelar ou até mesmo uma toalha, como mostraram o ortopedista Mateus Saito e a terapeuta ocupacional Raquel Matos no Bem Estar desta sexta-feira (26).

A dica principal ao realizar os movimentos é evitar bolinhas duras, que impedem o fechamento completo das mãos. As massinhas são as melhores opções porque permitem o exercício completo. No entanto, os especialistas explicaram que existem diversos tipos de massinhas com densidades diferentes - o ideal é começar com uma mais mole e aumentar a densidade conforme as mãos vão ficando mais fortes. A recomendação é fazer 3 séries de 10 movimentos, mas só as pessoas que não sentem dor nas mãos - quem sente, deve primeiro procurar a ajuda de um especialista. Confira abaixo o passo a passo.

Exercícios para as mãos com massinha de modelar (Foto: Arte/G1)
 

Há ainda a opção de fazer exercícios com uma toalha - a dica de terapeuta ocupacional Raquel Matos para quem sente dores é pegar uma toalha pequena e fazer o movimento de torção com as duas mãos. 

Outra opção é abri-la sobre a mesa e, com a palma da mão para baixo, deslizar a mão aberta. Depois disso, volte as mãos recolhendo a toalha e abrindo e fechando os dedos.

Além desses movimentos de prevenção, alguns hábitos do dia a dia também são importantes para evitar problemas nas mãos, principalmente ao usar o celular, videogame ou computador. Segundo uma pesquisa feita no Canadá com estudantes universitários que digitavam muito em smartphones e jogavam videogame, a base do polegar foi o local de dor mais frequente: 28% apresentaram dores nessa região da mão direita e 20%, na mão esquerda. Além disso, 84% apresentavam dor em alguma parte do corpo.


O estudo apontou, ainda, que o uso da internet no telefone aumenta em 2,21 vezes a chance de dor no polegar. Entre os participantes, o tempo médio de uso do celular foi de 4,65 horas.

Nesse caso, uma das dicas é ativar o sistema de "predição de texto", "texto preditivo" ou sistema similar, que "adivinha" o que você está tentando escrever. Com isso, você escreve menos e não força tanto os dedos.

Além disso, é bom evitar digitar com a mesma mão que você segura o celular. Prefira dividir o trabalho entre as duas ou apoie o aparelho em alguma superfície. Para quem trabalha usando o computador, inclusive, a recomendação é fazer alongamentos e pausas a cada hora. Ao digitar, é importante também manter a postura do jeito certo - coluna reta, pés apoiados a 90 graus e braços e cotovelos sobre a mesa.

*O ortopedista Mateus Saito e a terapeuta ocupacional Raquel Matos respondem perguntas enviadas pelos internautas.

Essa recomendação postural é importante porque o tronco e os ombros são fundamentais para o funcionamento das mãos já que as sustentam e também os cotovelos. Por isso, tê-los bem posicionados melhora também a posição das mãos e permitem que os movimentos sejam feitos com mais eficiência e menos esforço. 

Dedo em gatilho
Outro problema que pode acontecer nas mãos é o chamado "dedo em gatilho", como mostrou a reportagem da Marina Araújo. Isso acontece quando um dos dedos trava por causa do surgimento de um nódulo. Com isso, a pessoa não consegue fazer o movimento até que ela force e dê uma espécie de um "clique". O problema pode ocorrer com pessoas diabéticas, com doenças reumáticas, que trabalham com movimentos repetitivos, bebês ou mulheres depois da menopausa, por causa das alterações hormonais, que deixam o tendão mais grosso.


No caso da gerente financeira, Sabina Baedler (ao lado), a dor melhorou com o uso de corticoides, mas há a opção de tratar, em casos iniciais, com repouso, antiinflamatórios, fisioterapia ou terapia da mão.

Em quadros mais graves, é possível fazer também dois tipos de cirurgia - uma com uma incisão pequena, de mais ou menos 1 cm, menos invasiva. No entanto, o tratamento é definido caso a caso e os médicos alertam que não é preciso conviver com o problema porque há solução.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Frei Fernando Rossi morre aos 95 anos em Palmeira dos Índios, AL

Religioso acompanhou Frei Damião em peregrinações pelo Nordeste.
Com 95 anos, ele estava internado na UTI com infecção generalizada.

Carolina Sanches e Waldson Costa Do G1 AL
Frei Fernando Rossi morou em Pernambuco e Alagoas (Foto: Divulgação)Frei Fernando Rossi percorreu o Nordeste em missão religiosa junto a Frei Damião (Foto: Arquivo/P.N.S.P.N.D.)
 
O Frei Fernando Rossi, conhecido por acompanhar Frei Damião em suas peregrinações pelo Nordeste, faleceu, na tarde deste domingo (28), no Hospital Regional Santa Rita, em Palmeira dos Índios, município que fica a 135 km da capital alagoana. Ele estava internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), desde a noite da quinta-feira (25), devido às complicações de saúde provocadas por problemas cardíacos.

Com 95 anos de idade e vivendo há 16 anos na Vila São Francisco, povoado do município de Quebrangulo, interior de Alagoas, o Frei Fernando Rossi foi a óbito, segundo o laudo médico, após apresentar complicações devido a uma doença pulmonar obstrutiva crônica e infecção genealizada.

O corpo do Frei Fernando, que nasceu na Itália em 20 de julho de 1918, foi liberado e seguirá para Vila São Francisco, onde será velado e sepultado, segundo nota oficial emitida pela Província Nossa Senhora da Penha do Nordeste do Brasil, ordem a qual o religioso era vinculado.

Companheiro de Frei Damião por mais de 50 anos, Frei Fernando Rossi, cujo nome de batismo é Guiseppe Rossi, é italiano e veio para o Brasil em 1946. Ao lado de Frei Damião, percorreu todo o Nordeste do Brasil em missões, procissões e na pregação do Evangelho de Cristo.

Ele estudou 13 anos em um seminário até ser ordenado padre no dia 29 de fevereiro de 1942. Quatro anos depois seus superiores italianos o enviaram ao Brasil, especificamente, para Recife, em 1947, quando recebeu ordens para acompanhar o missionário Frei Damião nas missões.

Ele permaneceu acompanhando Frei Damião até a morte do religioso, em 31 de maio de 1997. O frei residiu por 17 anos no Convento de São Félix de Cantalice, bairro do Pina, em Recife, até que o ministro-geral da Ordem, John Corriveau, passou a administração do convento para os religiosos brasileiros. Depois disso, ele mudou para a Vila de São Francisco, onde passou 16 anos.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Papa Francisco se despede do Brasil: 'Até breve, com saudades'

Pontífice embarcou em avião para Itália no Aeroporto do Galeão às 19h21.
Missa de despedida reuniu 3,5 milhões em Copacabana, diz organização.

Do G1 Rio
 

O Papa Francisco despediu-se do Brasil na noite deste domingo (28) após discursar na Base Aérea do Galeão, Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. “Parto com a alma cheia de recordações felizes”, disse.

Francisco embarcou para Roma às 19h21. No Brasil, desde segunda-feira (22), ele cumpriu uma intensa agenda de eventos e pediu empenho na renovação da Igreja. O motivo principal da visita foi a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que chegou a reunir 3,5 milhões em Copacabana, segundo a organização. E foi em um dos eventos na praia que o Papa anunciou que a próxima JMJ será em 2016 na Cracóvia, Polônia.


 No discurso de despedida, o Papa disse que já está com saudades, agradeceu aos voluntários e lembrou de locais que visitou durante a estada no país. Antes, rumo ao Galeão, fez um sinal de coração com as mãos aos fiéis.

"Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes. Essas, estou certo, se tornarão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração, este povo tão amoroso", agradeceu Francisco. (Leia a íntegra ao final)

Parto com a alma cheia de recordações felizes. Essas, estou certo, se tornarão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração, este povo tão amoroso"
Papa Francisco
 
"Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco. Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha. Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades", afirmou o pontífice, que foi aplaudido.

O vice-presidente da República, Michel Temer, afirmou que o Papa “não encantou apenas os jovens”. “Voltou a despertar a fé em todos os brasileiros”, disse. “Um verdadeiro evangelizador, como Cristo. (...) Quando voltar ao Brasil, ao que me parece, em 2017, não precisará bater nas portas, porque elas estão permanentemente abertas.”

Francisco novamente reiterou o pedido para que os fiéis rezem por ele. "O Papa vai embora e lhes diz 'até breve', um 'até breve' com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!", concluiu.

Francisco no Brasil
Em uma semana no Brasil, o Papa Francisco reuniu milhões de pessoas no Rio de Janeiro e em Aparecida, interior de São Paulo, durante a JMJ 2013. Carismático, bebeu mate, abraçou fiéis, desceu do papamóvel, abençoou crianças, jovens e adultos com palavras de fé e coragem, mas também com discursos duros, contra a desigualdade social, pedindo mais amor aos pobres e mais respeito aos políticos e às instituições.


Aos jovens voluntários da Jornada, no Riocentro, pediu coragem de "ir contra a corrente" e de "ser felizes", em seu último evento público antes de partir para Roma. E encerrou: "Rezem por mim".

"Não podia regressar a Roma sem antes agradecer, de modo pessoal e afetuoso, a cada um de vocês pelo trabalho e dedicação com que acompanharam, ajudaram, serviram aos milhares de peregrinos, pelos inúmeros pequenos detalhes que fizeram desta Jornada Mundial da Juventude uma experiência inesquecível de fé", afirmou Francisco.

Eu peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!"
Papa Francisco
 
O Papa disse que "na cultura do provisório, do relativo, muitos pregam que o importante é “curtir” o momento, que não vale a pena comprometer-se por toda a vida, fazer escolhas definitivas 'para sempre', uma vez que não se sabe o que reserva o amanhã".

"Eu peço a vocês que sejam revolucionários, que vão contra a corrente; sim, nisto peço que se rebelem; que se rebelem contra essa cultura do provisório que, no fundo, crê que vocês não são capazes de assumir responsabilidades, que não são capazes de amar a verdade. Eu tenho confiança em vocês, jovens, e rezo por vocês. Tenham a coragem de “ir contra a corrente”. Tenham a coragem de ser felizes!", pediu o Papa Francisco, aplaudido pelos jovens.

Bispos na periferia
Antes, durante encontro com a coordenação do Conselho Episcopal Latino-Americano (Celam), e afirmou aos bispos que eles devem fugir de diversas tentações, entre elas, o funcionalismo, e devem focar seu trabalho de evangelização nas periferias.

"Gosto de dizer que a posição de um discípulo missionário não é de centro, mas de periferia", afirmou Francisco. Ele disse ainda que se colocar como "centro" é uma tentação que descaracteriza a Igreja, que se transforma em uma ONG.

O encontro tratou da importância dos missionários na América Latina. Segundo o Papa, o “funcionalismo” é outro problema, que pode ser “paralisante”. "Peço que não se ofendam, mas creio que estamos muito atrasados", disse o Papa Francisco, ao falar sobre o trabalho das pastorais na América Latina.

Francisco fez questionamentos sobre o papel da Igreja e perguntou se agentes pastorais e fiéis se sentem parte dela. Em seguida, o Papa tratou da forma como evangelizar. "A pastoral é, em última instância, o exercício de maternidade da Igreja", disse.

O Papa afirmou que o papel dos bispos deve ser de "padres irmãos, pacientes e misericordiosos e homens que amem a pobreza", que não sejam ambiciosos e não tenham "psicologia de príncipes". Para o Papa, os bispos devem manter seu povo unido e cuidar da esperança dele.

Último dia no país
A última missa do Papa Francisco reuniu 3,5 milhões de pessoas em Copacabana durante a manhã, segundo os organizadores. Francisco pediu aos jovens que façam discípulos em todas as nações e transmitam a experiência vivenciada na Jornada Mundial da Juventude a outras pessoas. Ele voltou a dizer que é preciso ir sem medo para servir. "Não tenham medo de ir e levar Cristo para todos os ambientes", afirmou.

"A experiência deste encontro não pode ficar trancafiada na vida de vocês ou no pequeno grupo da paróquia, do movimento, da comunidade de vocês. Seria como cortar o oxigênio a uma chama que arde. A fé é uma chama que se faz tanto mais viva quanto mais é partilhada, transmitida, para que todos possam conhecer, amar e professar que Jesus Cristo é o Senhor da vida e da história", disse o religioso.

'Saiam às ruas!'

No sábado (27), o pontífice engrossou o discurso político contra a desigualdade, pela aproximação dos mais pobres e pediu que jovens de todo o mundo, aqueles que querem ser "protagonistas da mudança", "sigam superando a apatia" de forma "ordenada e pacífica": "Saiam às ruas!", disse Francisco.

O pontífice falou também sobre Estado laico, que, de acordo com ele, é "favorável à pacífica convivência entre religiões diversas". O Papa começou o sábado com uma missa a bispos e padres na Catedral Metropolitana de São Sebastião, seguido de reunião com representantes da sociedade civil, quando discursou. Ele encerrou a maratona falando aos peregrinos, que tomaram completamente a Orla de Copacabana.

Por volta das 6h30 deste domingo (28), Francisco voltou a usar o Twitter para se dirigir aos jovens em linguagem bem informal: "Queridos jovens, sejam verdadeiros 'atletas de Cristo'! Joguem no seu 'time'!", publicou.

Despedida
Leia a íntegra do discurso de despedida do Papa:

"Senhora Presidenta da República,
Distintas Autoridade Nacionais, Estaduais e Locais,
Senhor Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro,
Senhores Cardeais e Irmãos no Episcopado,

 
Queridos Amigos!

Dentro de alguns instantes, deixarei sua Pátria para regressar a Roma. Parto com a alma cheia de recordações felizes; essas – estou certo – tornar-se-ão oração. Neste momento, já começo a sentir saudades. Saudades do Brasil, este povo tão grande e de grande coração; este povo tão amoroso. Saudades do sorriso aberto e sincero que vi em tantas pessoas, saudades do entusiasmo dos voluntários. Saudades da esperança no olhar dos jovens no Hospital São Francisco.

Saudades da fé e da alegria em meio à adversidade dos moradores de Varginha. Tenho a certeza de que Cristo vive e está realmente presente no agir de tantos e tantos jovens e demais pessoas que encontrei nesta inesquecível semana. Obrigado pelo acolhimento e o calor da amizade que me foram demonstrados. Também disso começo a sentir saudades.

De modo particular agradeço à Senhora Presidenta, por ter-se feito intérprete dos sentimentos de todo o povo do Brasil para com o Sucessor de Pedro. Cordialmente agradeço a meus Irmãos Bispos e seus inúmeros colaboradores por terem tornado estes dias uma celebração estupenda da nossa fé fecunda e jubilosa em Jesus Cristo. Agradeço a todos os que tomaram parte nas celebrações da Eucaristia e nos restantes eventos, àqueles que os organizaram, a quantos trabalharam para difundi-los através da mídia. Agradeço, enfim, a todas as pessoas que, de um modo ou outro, souberam acudir às necessidades de acolhida e gestão de uma multidão imensa de jovens, sem esquecer de tantas pessoas que, no silêncio e na simplicidade, rezaram para que esta Jornada Mundial da Juventude fosse uma verdadeira experiência de crescimento na fé. Que Deus recompense a todos, como só Ele sabe fazer!

Neste clima de gratidão e saudades, penso nos jovens, protagonistas desse grande encontro: Deus lhes abençoe por tão belo testemunho de participação viva, profunda e alegre nestes dias! Muitos de vocês vieram como discípulos nesta peregrinação; não tenho dúvida de que todos agora partem como missionários. A partir do testemunho de alegria e de serviço de vocês, façam florescer a civilização do amor. Mostrem com a vida que vale a pena gastar-se por grandes ideais, valorizar a dignidade de cada ser humano, e apostar em Cristo e no seu Evangelho. Foi Ele que viemos buscar nestes dias, porque Ele nos buscou primeiro, Ele nos faz arder o coração para anunciar a Boa Nova nas grandes metrópoles e nos pequenos povoados, no campo e em todos os locais deste nosso vasto mundo. Continuarei a nutrir uma esperança imensa nos jovens do Brasil e do mundo inteiro: através deles, Cristo está preparando uma nova primavera em todo o mundo. Eu vi os primeiros resultados desta sementeira; outros rejubilarão com a rica colheita!

O meu pensamento final, minha última expressão das saudades, dirige-se a Nossa Senhora Aparecida. Naquele amado Santuário, ajoelhei-me em prece pela humanidade inteira e, de modo especial, por todos os brasileiros. Pedi a Maria que robusteça em vocês a fé cristã, que é parte da nobre alma do Brasil, como também de muitos outros países, tesouro de sua cultura, alento e força para construírem uma nova humanidade na concórdia e na solidariedade.

O Papa vai embora e lhes diz “até breve”, um “até breve” com saudades, e lhes pede, por favor, que não se esqueçam de rezar por ele. Este Papa precisa da oração de todos vocês. Um abraço para todos. Que Deus lhes abençoe!"





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO



FALA DE RENILTON SILVA: O Papa Francisco é um dos papas que ficará na história, pela sua simplicidade, fé, carinho e amor. Sua vinda ao Brasil serviu para mostrar ao povo em geral, como se trabalhar imparcial, com simplicidade, vocação, fé e amor; respeitando a todos(as) por igual.

Sabemos das dificuldades e momentos críticos que a igreja católica vem passando nos últimos anos, mas isso não impede de entendermos que o atual líder da Igreja Católica no mundo, Papa Francisco, trouxe para o povo brasileiro, a reflexão de vivenciar dias melhores, onde possamos ter mais fé em Deus e em Jesus Cristo; onde possamos lutar, reivindicar e assumir com nossos compromissos para com a sociedade.

Veja um dos pontos que podemos refletir:

O número de brasileiros que se declaram católicos caiu de 64% em 2007, quando houve a última visita de um Papa ao país, para 57% em 2013, segundo pesquisa Datafolha publicada  pelo jornal “Folha de S. Paulo” no domingo (21). Os dados foram divulgados na véspera da chegada do Papa Francisco ao Brasil para a Jornada Mundial da Juventude no Rio de Janeiro, que iniciou-se na segunda-feira (22).

Com esses dados, entende-se que a maioria dos católicos brasileiros precisa ser simples e se dedicar mais à igreja e à fé, com amor a Deus e a Jesus Cristo e para com seus fiéis, pois muitos não estão seguindo a bondade e carisma que o Papa Francisco tem. Se muitos continuarem do jeito que estão, irão perder fiéis da igreja católica para outras denominações cristãs.

Papa Francisco veio ao Brasil para pregar a paz, a união, a fé, o amor e a esperança de dias melhores!

Santo padre, não! Líder da Igreja Católica, sim!

Parabéns ao Papa Francisco pela simplicidade e dedicação na fé!

Parabéns a todos que se dedicaram e participaram da Jornada Mundial da Juventude 2013, no Rio de Janeiro!!!


RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA