segunda-feira, 3 de agosto de 2015

Morre aos 74 anos o psiquiatra e educador Içami Tiba

Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, segundo editora.

Sepultamento será no Cemitério do Morumbi, nesta segunda-feira (3).



Içami Tiba participa de conferência na Feira do Livro de Ribeirão Preto, SP (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)
Içami Tiba participa de conferência na Feira do Livro de Ribeirão Preto, SP (Foto: Rodolfo Tiengo/G1)


O psiquiatra, educador e escritor Içami Tiba morreu em São Paulo às 19h neste domingo (2). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês para tratamento de um câncer desde janeiro deste ano, mas a causa da morte ainda não foi divulgada. O velório vai acontecer no Cemitério do Morumbi, em São Paulo, a partir das 8h desta segunda-feira (3). O sepultamento está programado para 16h, no mesmo local.
Ele era filho de imigrantes japoneses, que vieram ao Brasil em 1936. Seus pais construíram um armazém em Tapiraí, no interior de São Paulo. Içami Tiba se formou em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1968, e logo fez especialização em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas, onde foi professor.
Suas obras foram referência para pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. Tiba tinha uma visão considerada moderna e adequada aos dias atuais. Ele foi reconhecido por usar uma linguagem coloquial e bem humorado.
Içami Tiba deixa a mulher Maria Natércia, os filhos Natércia Tiba, André Luiz Martins Tiba e Luciana Martins Tiba, os netos Kaká e Dudu.
Ele foi professor de Psicodrama de Adolescentes no ‘Instituto ‘Sedes Sapientiae’; primeiro presidente da ‘Federação Brasileira de Psicodrama’ (1977 a 1978); e membro diretor da ‘Associação Internacional de Psicoterapia de Grupo’ (1997 a 2006).
Içami Tiba escreveu mais de 40 livros sobre educação, entre eles, Sexo e Adolescência (Editora Ática); Puberdade e Adolescência (Editora Ágora); Saiba Mais sobre Maconha e Jovens (Editora Ágora); 123 Respostas sobre Drogas (Editora Scipione); Adolescência, o Despertar do Sexo (Editora Gente); Seja Feliz, Meu Filho (Editora Gente); Abaixo a Irritação (Editora Gente); Anjos Caídos - Como Prevenir e Eliminar as Drogas na Vida do Adolescente (Editora Gente); Quem Ama, Educa! (Editora Gente); Homem-Cobra, Mulher-Polvo (Editora Gente) e Adolescentes: Quem Ama, Educa! (Integrare Editora). Este último livro foi lançado pela editora fundada por ele em 2005.
Veja repercussão da morte de Içami Tiba.
Claudia Costin, diretora global de educação do Banco Mundial:
“É com grande tristeza que informo o falecimento, aos 74 anos, do grande educador e psiquiatra Dr. Içami Tiba", escreveu a ex-secretária municipal

Luis Marins, antropólogo e professor:
"É com grande pesar que comunico o falecimento do grande amigo e educador emérito Dr. Içami Tiba. Nossa Fundação deve muito a ele, assim como todos nós brasileiros. Ele fará muita falta ao Brasil e ao mundo. Todos ficamos mais pobres sem o Grande Tiba.

João Dória, jornalista e publicitário:
"Adeus prof. Içami Tiba. Você semeou tanta bondade que terá sua memória eternamente lembrada. Descanse em paz."

Psiquiatra e educador Içami Tiba estava internado no Hospital Sírio Libanês (Foto: Divulgação/Integrare Editora)Içami Tiba estava internado no Hospital Sírio Libanês (Foto: Divulgação/Integrare Editora)









FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Pequenos gestos

Pequenos gestos




É curioso observar como a vida nos oferece resposta aos mais variados questionamentos do cotidiano…
A mais longa caminhada só é possível passo a passo…
O mais belo livro do mundo foi escrito letra por letra…
Os milênios se sucedem, segundo a segundo…
As mais violentas cachoeiras se formam de pequenas fontes…
A importância do pinheiro e a beleza do ipê começaram ambas na simplicidade das sementes…
Não fosse a gota, não haveria chuvas…
O mais singelo ninho se fez de pequenos gravetos e a mais bela construção não se teria efetuado senão a partir do primeiro tijolo…
As imensas dunas se compõem de minúsculos grãos de areia…
Como já refere o adágio popular, nos menores frascos se guardam as melhores fragrâncias…
É quase incrível imaginar que apenas sete notas musicais tenham dado vida à “Ave Maria”, de Bach, e à “Aleluia”, de Hendel…
Nem mesmo Jesus, expressão maior do amor, dispensou a fragilidade do berço…
Assim também o mundo de paz, de harmonia e de amor com que tanto sonhamos só será construído a partir de pequenos gestos de compreensão, solidariedade, respeito, ternura, fraternidade e perdão, dia a dia…
Ninguém pode mudar o mundo, mas podemos mudar uma pequena parcela dele: esta parcela que chamamos de “eu”. Não é fácil nem rápido… Mas, vale a pena tentar!



(AUTOR NÃO REVELADO)

domingo, 2 de agosto de 2015

Morre aos 74 anos o psiquiatra e educador Içami Tiba

Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês, segundo editora.

Sepultamento será no Cemitério do Morumbi, nesta segunda-feira (3).



Selo Içami Tiba (Foto: Divulgação)
Psiquiatra e educador Içami Tiba morre em São Paulo(Foto: Divulgação)


O psiquiatra, educador e escritor Içami Tiba morreu em São Paulo neste domingo (2). Ele estava internado no Hospital Sírio Libanês. O sepultamento será feito às 16h desta segunda-feira (3) no Cemitério do Morumbi, em São Paulo.
Ele era filho de imigrantes japoneses, que vieram ao Brasil em 1936. Seus pais construíram um armazém em Tapiraí. Içami Tiba se formou em medicina pela Universidade de São Paulo, em 1968, e logo fez especialização em psiquiatria pelo Hospital de Clínicas, onde foi professor.
Suas obras foram referência para pais, filhos, educadores, psicólogos, psiquiatras e psicopedagogos. Tiba tinha uma visão considerada moderna e adequada aos dias atuais. Ele foi reconhecido por usar uma linguagem coloquial e bem humorado.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Orlando Orfei, um dos maiores nomes do circo, morre aos 95 no RJ

O artista morreu no sábado (1), de pneumonia, em Duque de Caxias.

Italiano, Orfei morava no Brasil desde o fim da década de 1960.




 Um dos maiores nomes do circo mundial, Orlando Orfei morreu na noite de sábado (1), aos 95 anos, de pneumonia. O artista estava internado no HSCOR de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, desde o dia 16 de julho.
Nascido em 1920, na Itália, Orlando Orfei estava no Brasil desde o fim da década de 1960. O artista começou a se apresentar como palhaço ainda na infância, aos 6 anos. Foi numa visita ao Brasil, durante o Festival Mundial do Circo, no Maracanãzinho, no Rio, que ele se apaixonou pelo país.

Aqui, ele montou o Circo Nazionale D'Itália, que estreou em São Paulo em 1969. Três anos depois, fundou o Tivoli Park, na Lagoa, na Zona Sul do Rio. O Tivoli Park, que encerrou suas atividades cerca de duas décadas depois, foi um dos mais famosos parques de diversão do país.

Orlando deixa seis filhos, treze netos e seis bisnetos. O corpo do artista será velado nesta segunda-feira (3), a partir das 14h, no Cemitério JArdim da Saudade de Mesquita. O enterro será na terça-feira (4), no mesmo cemitério.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Veja dez propostas do Congresso que podem mudar seu dia a dia

Projetos levantados pelo G1 foram apresentados no primeiro semestre.

Há propostas para extinguir o papel-moeda e alimentos com gordura trans.


Durante o recesso do Congresso Nacional, que começou no dia 17 e terminou nesta sexta-feira (31), o G1 listou dez projetos apresentados por deputados e senadores ao longo do semestre que, se aprovados, mudarão hábitos e o dia a dia das pessoas.

As medidas do ajuste fiscal, as votações da reforma política e debates sobre pautas polêmicas, como a redução da maioridade penal, dominaram as discussões tanto na Câmara quanto no Senado nos primeiros meses do ano.
Mas a repercussão em torno desses temas não impediu que parlamentares voltassem atenções para aspectos do cotidiano do cidadão comum.
Na lista abaixo, há, por exemplo, um projeto que prevê a probição da venda de alimentos com gordura trans e outro que põe fim à circulação do dinheiro na forma de papel-moeda.
Com quais propostas você concorda ou discorda?
Selo projetos de 2015 (fim do papel moeda)

O que é
O projeto, de autoria do deputado Reginaldo Lopes (PT-MG), pretende extinguir a produção, circulação e uso de dinheiro em espécie. Pelo texto, as transações financeiras seriam feitas apenas pela intenet ou por meio dos cartões de crédito.

Justificativa
Na justificativa, o deputado diz que a tecnologia pode fazer o dinheiro em papel ser facilmente esquecido e que pagamentos realizados unicamente de forma digital fariam que terroristas, sonegadores e lavadores de dinheiro se tornassem "mira fácil" do controle financeiro.

Tramitação
Foi apresentado no dia 2 de fevereiro. Precisa passar pela Comissão de Finanças e Tributação e Pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, depois pelo Senado, para virar lei.

Selo projetos de 2015 (semáforo na madrugada)

O que é
Há dois projetos apresentados na Câmara no primeiro semestre do ano (e que tramitam juntos) que permitem aos motoristas não parar em semáforos no período entre 23h e 5h.

Justificativa
Os deputados Augusto Carvalho (SD-DF) e Carlos Manato (SD-ES) argumentam que a pessoa que para no sinal vermelho na madrugada fica muito exposta a atos de violência, como assaltos. "Não é aceitável que o cidadão seja punido por agir com cautela e preventivamente ao não imobilizar o seu veículo em semáforos", escreveu Carvalho no projeto.

Tramitação
Foi apresentado dia 24 de junho. Precisa passar pela Comissão de Viação e Transportes e depois pela CCJ. Em seguida, vai ao Senado.

Selo projetos de 2015 (wi-fi nos orelhões)

O que é
Pelo projeto do deputado Rogério Mendonça (PMDB-SC), as concessionárias de telefone fixo ficam obrigadas a instalar equipamento de Wi-Fi em cada orelhão do país. O uso do Wi-Fi seria gratuito e aberto a todas as pessoas.

Justificativa
O deputado diz que a ideia é aproveitar a 'capilariadade' da telefonia fixa no território nacional para facilitar o acesso à internet para toda a população. "Os  benefícios  sociais  e  econômicos dessa medida seriam  enormes, pois  criaria uma miríade de pontos de acesso à internet, criando um vetor de universalização de acesso à banda larga", afirma o deputado.

Tramitação
Apresentado dia 16 de março. Aguarda análise na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática e depois pela CCJ. Em seguida, vai ao Senado.

Selo projetos de 2015 - Horário de verão (Foto:  )
O que é
Muita gente não gosta de atrasar os relógios em uma hora em meados de outubro e viver no novo fuso até fevereiro do ano seguinte. Este projeto é para essas pessoas. O deputado Luiz Nishimori (PR-PR) quer proibir o horário de verão em todo o país.

Justificativa
Para o deputado, a economia de energia que se faz no período não justifica o incômodo pelo qual, segundo ele, passa a população.

"Os trabalhadores e estudantes têm que levantar uma hora mais cedo,  sendo que o dia  sequer amanheceu, obrigados a encarar a escuridão das primeiras horas do dia, ficando sujeitos a todo tipo de violência", disse o deputado ao justificar a proposta.
O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez na década de 30, mas passou a vigorar todo ano a partir de 1985. Nos últimos anos, foi aplicado em estados do Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Tramitação
Foi apresentado dia 18 de março. Aguarda análise na Comissão de Seguridade Social e Família e depois tem que passar pela CCJ. Em seguida, vai ao Senado.

Selo projetos de 2015 (conta) (Foto:  )
O que é
Hoje, na maioria dos casos, as concessionárias de abastecimento de água cobram os condomínios como se fossem um usuário único. A conta de água é paga como uma despesa do conjunto de moradores, independentemente do quanto cada família consumiu. Pelo projeto do senador Valdir Raupp (PMDB-RO), a conta passaria a ser cobrada individualmente de cada residência do condomínio.

Justificativa
Segundo ele, da maneira como é feita a cobrança hoje, há um "estímulo ao desperdício". O senador diz ainda que a lei daria um ano para que as concessionárias se adaptassem à nova regra, já que seriam necessários ajustes técnicos na medição do consumo.

Tramitação
Foi apresentado dia 3 de março. Aguarda análise na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado e depois tem que passar pela Câmara.

Selo projetos de 2015 (bebedouro) (Foto:  )
O que é
Os efeitos desse projeto poderão ser verificados principalmente por quem gosta de balada. O deputado Carlos Manato (SD-ES) quer que casas noturnas ou bares que tenham pista de dança sejam obrigados a oferecer bebedouros com água de graça para os clientes. A quantidade de bebedouros no estabelcimento, segundo o deputado, seria proporcional à lotação máxima do local. O mínimo é de um bebedouro para o bar ou boate com lotação de até 100 pessoas.

Justificativa
"Nada mais apropriado do que prover os frequentadores de danceterias e casas noturnas do mínimo possível, ou seja, o fornecimento de água potável", justifica o parlamentar.

Tramitação
Apresentado no dia 10 de junho, aguarda análise na Comissão de Seguridade Social e Família e depois tem que passar pela CCJ. 

Selo projetos de 2015 (Gordura Trans) (Foto:  )
O que é
Em junho, o governo dos Estados Unidos determinou que os produtos que possuem gordura trans sejam retirados das prateleiras em até três anos, por se considerar que o ingrediente é nocivo para a saúde humana. Neste semestre, dois projetos com essa proposta foram apresentados na Câmara, um do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) e outro do deputado Jorge Tadeu Mudalen (DEM-SP).

Justificativa
A gordura trans está presente em no preparo de alimentos como pipocas de micro-ondas, pizzas e salgados congelados, manteiga vegetal e glacê pronto para uso. "O  consumo  desta  espécie de gordura  gera  prejuízos  imensuráveis  para saúde humana", diz Mudalen.

Tramitação
Foi apensado (anexado) a um projeto de 2003 e aguarda para ser analisado no plenário da Casa.

Selo projetos de 2015 - terraço (Foto:  )
O que é
Os terrações verdes são espécies de jardins, horizontais ou verticais, plantados no topo de edifícios. Pelo projeto do senador Davi Alcolumbre (DEM-AP), os terraços verdes deverão ser obrigatórios em edifícios (comerciais ou residenciais) com mais de três andares em cidades com população acima de 500 mil habitantes, desde que o topo dos prédios não seja usado para apartamentos individuais ou área social de uso comum.

Justificativa
Os terraços verdes são maneiras de se aproveitar o espaço para ampliar a área verde de uma cidade e já podem ser encontrados em vários países. O texto diz que os terraços deverão priorizar a vegetação nativa, “que exijam pouca manutenção e dispensem a irrigação intensiva”.  

Tramitação
Foi apresentado em 26 de maio. Aguarda análise na Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle e depois tem que passar pela Câmara.

Selo projetos de 2015 - Celular (Foto:  )
O que é
O celular está por toda parte. É raro encontrar alguém que fique separado alguns minutos do aparelho. O deputado Heuler Cruvinel (PSD-GO) quer que, pelo menos nas salas de aula do ensino básico, esse hábito seja colocado de lado. Pelo texto dele, nem professores nem alunos poderão usar o celular.

Justificativa
“O uso do   celular   no   ambiente   escolar   compromete   o   desenvolvimento  e a concentração  dos  alunos,  e  são  preocupantes  os  relatos  de  professores  e alunos de como é comum o uso do celular dentro das salas de aulas”, explica o parlamentar.

Tramitação
Aguarda parecer da Comissão de Educação, depois da CCJ. Em seguida, tem que passar pelo Senado.

Selo projetos de 2015 (ônibus) (Foto:  )
O que é
Transporte público, principalmente em horário de pico, é sinônimo de aperto. O deputado Sílvio Costa (PSC-PE) quer proibir os veículos de transporte público urbano de transportar passageiros de pé. Além disso, torna obrigatório o uso de cinto de segurança para todos os passageiros.

Justificativa
Segundo o deputado, atualmente, o Còdigo de Trânsito excetua da obrigação do cinto os veículos do transporte em linhas urbanas porque essas linhas são autorizadas a levar pessoas de pé, situação que o deputado quer mudar.

Tramitação
Aguarda votação na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara e depois na CCJ. Em seguida, tem que ir para o Senado.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

NAS TARDES DE DOMINGO, VOCÊ OUVE PELA RÁDIO CAMPO ALEGRE FM, DOMINGO MUSICAL, DAS 13:00 ÀS 18:00 HORAS

 RENILTON SILVA

Fique ligado no Programa DOMINGO MUSICAL, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, das 13:00 às 18:00 horas; onde teremos muita música, informações, notícias, curiosidades, entretenimento e prestação de serviço; apresentação: RENILTON SILVA, o locutor das emoções.

O seu Domingo fica mais recheado, com DOMINGO MUSICAL: Um programa feito com muito carinho para você.

Acompanhe pelo som do seu rádio ou através do site da Campo Alegre FM - www.campoalegrefm.com - A gente é que se liga em você.

VEJA O QUE JÁ APRESENTAMOS NO MINI ESPECIAL - (meia hora de atração musical) NESSA NOVA FASE 2013 E 2014:


Dia: 27/outubro/2013 - Cantor Roberto Carlos
Dia: 03/novembro - Cantor Elton John
Dia: 10/novembro - Cantor Zé Ramalho
Dia: 17/novembro - Grupo Abba
Dia: 24/novembro - Forró pé de serra, em homenagem ao radialista Zé do Rojão
Dia: 1º/dezembro - Banda Legião Urbana
Dia: 08/dezembro - Grupo A-ha
Dia: 15/dezembro - Cantora Ivete Sangalo
Dia: 22/dezembro - Cantor Reginaldo Rossi

Dia: 12/janeiro/2014 - Cantor Nelson Ned
Dia: 19/janeiro - Cantor Diana Ross
Dia: 26/janeiro - Cantor Tim Maia
Dia: 02/fevereiro - Cantora Laura Pausini
Dia: 09/fevereiro - Cantor Guilherme Arantes 
Dia: 16/fevereiro - Grupo Bee Gees
Dia: 23/fevereiro - Cantor Amado Batista
Dia: 09/março - Cantor Eros Ramazzotti
Dia: 16/março - Dupla sertaneja Zezé di Camargo e Luciano 
Dia: 23/março - Cantor Jimmy Cliff 
Dia: 30/março - Cantor Alípio Martins
Dia: 06/abril - Grupo Air Supply
Dia: 13/abril - Cantor Wanderley Andrade 
Dia: 20/abril - Cantor Julio Iglesias
Dia: 27/abril - Grupo Roupa Nova
Dia: 18/maio - Grupo Scorpions 
Dia: 25/maio - Grupo Sorriso Maroto
Dia: 06/julho - Grupo Aqua
Dia: 13/julho - Grupo Araketu
Dia: 20/julho - Grupo Lasgo 
Dia: 27/julho - Dupla sertaneja Gian e Giovani 
Dia: 03/agosto - Grupo Aerosmith 
Dia: 17/agosto - Cantor Alceu Valença
Dia: 24/agosto - Banda Bon Jovi
Dia: 31/agosto - Cantor Adelino Nascimento 
Dia: 07/setembro - Cantora Amelinha 
Dia: 14/setembro - Cantor George Michael 
Dia: 21/setembro - Cantor Beto Barbosa 
Dia: 28/setembro - Cantor Lulu Santos 
Dia: 05/outubro - Eleição 2014 
Dia: 12/outubro - Cantor Benito di Paula 
Dia: 19/outubro - Cantor Juan Luis Guerra 
Dia: 09/novembro - Cantora Adriana Calcanhoto
Dia: 16/novembro - Grupo Backstreet Boys 
Dia: 23/novembro - Cantor Biafra 
Dia: 30/novembro - Cantora Carmen Silva
Dia: 07/dezembro - Grupo Chicago
Dia: 14/dezembro - Cantor Djavan
Dia: 21/dezembro - Cantor Demis Roussos e convidados 


Ano 2015
Dia: 11/janeiro - Cantor Frankito Lopes

Dia: 25/janeiro - Algumas músicas internacionais
Dia: 01/fevereiro - Cantor Carlos Alexandre
Dia: 08/fevereiro - Cantor Benny Benassy
Dia: 15/fevereiro - Domingo Musical Especial Carnaval 2015
Dia: 22/fevereiro - Bakanas do Brega
Dia: 01/março - Banda U2
Dia: 08/março - Não houve mini especial
Dia: 15/março - Dupla sertaneja Milionário e José Rico
Dia: 22/março - Grupo Boyzone
Dia: 29/março - Cantor Claudino Costa
Dia: 05/abril - Dupla sertaneja João Mineiro e Marciano
Dia: 12/abril – Cantor Cristiano Neves
Dia: 18/abril - Seria o mini especial Ney Matogrosso, mas devido a falta de energia elétrica, não houve.
Dia: 26/abril - Cantor Ney Matogrosso
Dia: 03/maio - Cantor Fernando Mendes
Dia: 10/maio - Não houve mini especial em virtude de ser o Dia das Mães
Dia: 17/maio - Banda Mel
Dia: 24/maio - Banda Rádio Táxi
Dia: 31/maio - Dupla sertaneja Rick e Renner
Dia: 05/julho - Banda Biquíni Cavadão
Dia: 12/julho - Cantor Genival Lacerda
Dia: 19/julho - Dupla sertaneja Victor e Leo
Dia: 26/julho - Cantor Jerry Adriani


*Obs.: Dias 29/dezembro de 2013; 


05/jan; 02/março; 04, 11/maio; mês de junho; 10/agosto; 26/out; 02/nov; 28 de dezembro de 2014

04/jan./2015 não houve Mini Especial porque foram apresentados programas especiais.

Obrigado a todos(as) pela sintonia!






RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA