sábado, 25 de novembro de 2017

Campo Alegre realiza a V EXPOAFRO, no término da Semana da Consciência Negra











A Prefeitura de Campo Alegre - AL através da Secretaria Municipal de Cultura e Secretaria Municipal de Educação, realizou na tarde da última sexta-feira, 24 de novembro, no Centro Social de Campo Alegre – CESCA, a V Exposição Afro - EXPOAFRO, encerrando a programação da Semana da Consciência Negra.

As apresentações fizeram jus à data 20 de Novembro - Dia da Consciência Negra, reverenciando a Zumbi, que morreu em 20 de novembro de 1695 e ao Quilombo dos Palmares, data essa que simboliza a luta contra o racismo e em defesa da liberdade, de uma sociedade mais equitativa e de igualdade. O dia 20 de novembro ainda ecoa o Grito do Zumbi dos Palmares, por liberdade e uma sociedade livre de preconceitos, discriminações, mas justa, cidadã e solidária.

O evento teve início depois das 13:30 horas; foi aberto ao público e contou com a participação das escolas municipais de Campo Alegre, com belíssimas apresentações culturais.

Seguindo a programação:

Escola Municipal João Paulo II: Batuque afro;
Escola Municipal Zenóbia Ferreira da Silva: morena de Angola;
Escola Municipal Miguel Matias: Poema e dança afro;
Escola Municipal Lourinete Porto Guimarães: Maria Caipira;
Escola Municipal João Fernandes Vieira Filho: A importância do dia 20 de novembro;
Escola Municipal Cícero Salustiano: Dramatização com músicas afro;
Escola Municipal Felizardo Souza Lima: A atuação do corpo negro na sociedade;
Escola Municipal Pedro de Oliveira: Rasgar velhos conceitos, vestir-se de novas atitudes;
Escola Municipal Hildebrando: Pout-pourri Afro.

O momento é lembrado para dar uma dar um maior significado a história do negro no país, suas lutas pela liberdade e dialogar sobre o preconceito em relação a questão racial que ainda permeia a sociedade.

SIGNIFICADO DO DIA 20 DE NOVEMBRO

A Lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, incluiu o dia 20 de novembro no calendário escolar. Apesar da data ter sido instituída como o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra pela Lei nº 12.519/2011, ainda não é considerada feriado nacional.

Em Alagoas, a Lei nº 5.724 de 1º de agosto de 1995 decretou o 20 de novembro como feriado estadual.

A data é considerada como uma ação afirmativa de promoção da igualdade racial e uma referência para a população afrodescendente dedicada à reflexão sobre as consequências do racismo.

Comemorar o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra é uma forma de homenagear e manter viva em nossa memória a figura histórica deste líder, sua importância na luta pela liberdade e também pela afirmação do negro na sociedade brasileira.


Obs.: Agradecemos ao Blog do Márcio José por colaborar com essa postagem

sexta-feira, 24 de novembro de 2017

Escola Miguel Matias, em Campo Alegre - AL, realiza o Projeto ''ALUNO DESTAQUE''
































Os Professores e Coordenação da Educação de Jovens e Adultos da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, localizada na Rua Senador Máximo, nº 184, centro de Campo Alegre - AL, buscam promover o desenvolvimento global dos alunos, explorando as dimensões: cognitiva, afetiva, social, ética e moral, com ações pedagógicas de incentivo para que o educando construa seu conhecimento de forma gradual e constante.

Com base nesta premissa, criou-se o projeto ''Aluno destaque'', onde o mérito e reconhecimento são somente pela nota, mas sim, por um conjunto de valores por vezes adormecidos na sociedade, tais como: assiduidade, pontualidade, organização, comprometimento com as ações escolares, companheirismo, respeito, limites, atitudes, participação individual, e comunitária, relacionamento com os colegas, e professores. Portanto, a nota passa a ser uma consequência na melhoria deste valores e não determinantes.

O objetivo Geral, é estimular através de certificação e premiação, a competição cooperativa e saudável entre os alunos da I à V Etapa da EJA - Educação de Jovens e Adultos (1º e 2º segmento). bem como, motivar e estimular a participação e o aprendizado dos conteúdos ministrados em sala de aula. Elevando dessa forma, os níveis de rendimento escolar no decorrer de todo o ano letivo.

Assim, na noite da última quarta-feira, 22 de novembro de 2017, foi realizada a homenagem a 9(nove) alunos, sendo 1(um) aluno por turma. A homenagem aconteceu na própria escola (Escola Miguel Matias), com a participação também da família dos homenageados. Foi um momento de muita emoção para todos os envolvidos.

Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias - Educando com Responsabilidade

Diretores: Professores - Luciano Torres, Maria Quitéria e Giselma Vieira

Coordenadores: Professores - Patrícia Ferreira, Selma Oliveira e André Nascimento

quinta-feira, 23 de novembro de 2017

Adefical realizou mais uma reunião, na manhã desta quinta-feira, 23/11, em sua sede, em Campo Alegre - AL.


 






A ADEFICAL - Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, em Alagoas, realizou nesta quinta-feira, 23 de novembro de 2017, às 9:00 horas da manhã, na Rua Nossa Senhora do Carmo, n° 278, próximo à Creche Virgem dos Pobres, no município de Campo Alegre - AL, mais uma reunião, desta feita em sua sede. Na pauta foram debatidos assuntos cabíveis ao grupo e a todas as pessoas que buscam soluções para uma vida mais justa com direitos e deveres da pessoa com deficiência. 

Pauta da Reunião: 

Leitura e aprovação da ata da reunião anterior; 
Comunicação do presidente; 
Abrir a manutenção da ADEFICAL; 
Eleição da FEDEFAL;
Projeto Capitação de recursos;
Aquisição de órteses e próteses;
Prestação de contas e atividades da ADEFICAL, no mês de outubro;
Data da próxima reunião, 14 de dezembro de 2017, com a Confraternização.

A reunião foi comandada pelo presidente, Ramilson Alexandre. O encontro contou com a presença de seus associados.


Lembramos que a instituição está sorteando uma cesta de produtos de beleza e bem estar da Hinode, no valor de R$ 500,00 (quinhentos reais), para arrecadar fundos à construção da sede da ADEFICAL – Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre. Preço do bilhete: R$ 2,00 (Dois reais). Data do sorteio: 14/12/2017 (catorze de dezembro de dois mil e dezessete).

AVISO: A Adefical – Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, informa a todos que está de portas abertas, atendendo a população campo-alegrense, atualmente funcionando às terças-feiras e quintas-feiras, das 8:00 às 11:00 horas da manhã, com atendimento ao público. 

***A ADEFICAL já existe desde o ano de 2007. Nessa época recebeu das mãos do ex-prefeito Sr. Maurício Tenório, uma doação de um terreno para construção de sua sede. Atualmente, a prefeita Sra. Pauline Pereira tem dado apoio significante na realização das obras. Adefical está localizada na Rua Nossa Senhora do Carmo, nas proximidades da Escola Municipal Monsenhor Hildebrando Veríssimo Guimarães (antiga Escola Jorge Matias). Várias pessoas também apoiam a essa ideia.


COMUNICADO:

Atenção, campo-alegrenses! Comunicado importante: ADEFICAL – Associação dos Deficientes Físicos de Campo Alegre, que luta em defesa do direito das pessoas com deficiência, no incentivo aos projetos sociais, buscando mais assistência aos envolvidos da causa, convida a você para ingressar junto a luta para cuidar e proteger as pessoas com deficiência. Venha ser contribuinte e fazer parte marcante na vida de alguém que precisa da sua ajuda. Contribuir com o projeto de construção do nosso Centro de Reabilitação.

Porque afinal do que é tão fácil para você, resolve em segundos, pode ser muito difícil para quem carrega deficiência; e o pior é que pode durar para toda a vida. Portanto, a ADEFICAL juntamente com você pode fazer a diferença na história de alguém.

A ADEFICAL agradece o apoio e colaboração de todos para com esta campanha.

Para maiores informações: Whatsapp: (82) 99125 – 6038, email: adeficalcampoalegre@hotmail.com

Presidente: Ramilson Alexandre
Vice-presidente: Claudival Medeiros


RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA


quarta-feira, 22 de novembro de 2017

SEMED realiza entrega de certificados aos(as) Secretários(as) Escolares e Assistentes Administrativos Educacionais de Campo Alegre - AL











 




A Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - SEMED, por meio da Diretoria de Gestão do Sistema de Ensino - DIGESE, realizou na tarde desta quarta-feira, 22 de novembro de 2017, a certificação dos(as) Secretários(as) Escolares e Assistentes Administrativos Educacionais da Rede Pública Municipal de Ensino de Campo Alegre - AL, ou seja, cerimônia de entrega de certificados a esses profissionais. O encontro aconteceu no CESCA - Centro Social de Campo Alegre.

Foram dadas as boas-vindas aos convidados, homenageados e público em geral.

Dando início ao cerimonial, foi lido um texto que expressa que o momento nos faz renovar a esperança e a fé, em que novos olhares se lançam para discutir e promover políticas de qualificação e valorização para os profissionais das Secretarias Escolares, de forma a melhorar o atendimento e desenvolvimento dos trabalhos efetivados. Acreditando que a busca pelo conhecimento é a fonte para desenvolver com eficiência e eficácia qualquer função que nos é confiada.

Dessa forma, compreendemos que o objetivo com a formação foi atendido. E, sabemos que esse, não é o final de uma formação, mas o início de uma nova história que se constrói. Pois, oferecer aos(as) Secretários(as) Escolares e Assistentes Administrativos Educacionais a formação necessária ao pleno desenvolvimento de conhecimentos gerais e técnicos, referentes ao atendimento e funcionamento da Secretaria Escolar, bem como de habilidades e atitudes, face ao novo perfil de competências requerido por um sistema que vislumbra integrar a equipe a um melhor atendimento institucional, de forma a favorecer a execução de estratégicas e ações relacionadas à organização administrativa, em articulação com as práticas docentes, conferindo-lhes maior qualidade e participação na ação educativa, foi o principal objetivo.

Além dos Secretários Escolares e Assistentes Administrativos, o evento contou com a participação de Gestores e Coordenadores Escolares; Secretária de Educação, professora Graciene Alencar; Diretor de Gestão do Sistema de Ensino, professor Lucas Rinaldo; Coordenadora de Inspeção e Normas, professora Aparecida de Cássia; Presidente do Conselho Municipal de Educação, professor José Jadilson; Presidente do Conselho de Alimentação Escolar, professora Elisangela Vicente; Presidente do Conselho do FUNDEB, professor Edivaldo Medeiros; Cledja, representando os gestores; Helena, representando os secretários; Ladyane, representando os assistentes administrativos; Representando o legislativo municipal, vereadora Kellyn Rafaella; Representando o executivo municipal, a chefe de gabinete Luciana Almeida. Todos fizeram uso da palavra. No uso de seu discurso, a secretária Graciene Alencar fez várias referências aos profissionais da educação, afirmando em uma dinâmica que todo mundo é ''Gente''. Estiveram presentes também, os vereadores Jura, Jeane Nascimento e Rejane Santos.

A professora Maria Machado, apresentou a um vídeo com slides em homenagem aos profissionais das Secretarias Escolares. Em seguida, ao lado da professora, Aparecida, as duas leram um texto em homenagem aos profissionais das Secretarias Escolares. 

E um dos momentos mais esperados foi o das entregas dos certificados a esses profissionais. Quem comandou foi a dupla de professoras, Aparecida e Maria Machado.

Nas considerações finais, a Secretária de Educação, professora Graciene Alencar falou sobre a importância de trabalhar em grupo, agradeceu a todos os convidados e os convidou para um coffee break.

Escola Miguel Matias e demais escolas da rede municipal de ensino desta cidade foram homenageadas! O evento foi sensacional!

Parabenizamos a todos os organizadores, homenageados e participantes desse cerimonial!

Mestre de cerimônia: Renilton Silva
Realização: SEMED - Secretaria Municipal de Educação de Campo Alegre - AL