sábado, 29 de outubro de 2016

29 de outubro - Dia Nacional do Livro

Resultado de imagem para FOTOS DO DIA NACIONAL DO LIVRO

No dia 29 de outubro é comemorado o dia nacional do livro.
Para a primeira biblioteca do Brasil, Portugal disponibilizou um acervo bibliográfico muito rico, vindos da Real Biblioteca Portuguesa, com mais de sessenta mil objetos. O acervo era composto por medalhas, moedas, livros, manuscritos, mapas, etc.
As primeiras acomodações da Biblioteca foram em salas do Hospital da Ordem Terceira do Carmo, na cidade do Rio de Janeiro.
A escolha da data foi em razão da transferência da mesma para outro local, no dia 29 de outubro de 1810, fundando-se assim a Biblioteca Nacional do Livro, pela coroa portuguesa.
Da data da fundação até por volta de 1914, para se fazer consultas aos materiais da biblioteca era necessária uma autorização prévia.
Os livros são um conjunto de folhas impressas, onde o escritor coloca suas ideias, a fim de deixá-las registradas ou para que outras pessoas possam tomar conhecimento das mesmas. Eles podem variar no gênero dos textos apresentados, sendo documentário, romance, suspense, ficção, autoajuda, bíblico, religioso, poema e poesia, disciplinas escolares, profissões e uma infinidade de áreas.
Para se publicar um livro, o autor deve procurar uma editora a fim de apresentar seu material, que deverá estar devidamente registrado em cartório, para garantir os direitos autorais.
A editora se encarrega de fazer a correção do texto, de acordo com as normas cultas da língua, além de sugerir algumas melhoras ao mesmo. Após a edição do texto, a editora cuida do título da obra, que deve servir como atrativo ao público, passando então para o preparo da capa, através da ilustração, impressão da quantidade de volumes e montagem dos exemplares.
A editora também é responsável pela divulgação do material, pois é de seu interesse vender o produto.
Após a criação da prensa tipográfica, por Johannes Gutenberg (1398-1468), deu-se a publicação do primeiro livro em série, que ficou conhecido como a Bíblia de Gutenberg. A obra foi apresentada em 642 páginas e a primeira tiragem foi de duzentos exemplares. Essa invenção marcou a passagem da era medieval para a era moderna.
O primeiro livro publicado no Brasil foi Marília de Dirceu, escrito por Tomás Antônio Gonzaga. Na época, o imperador do país fazia uma leitura prévia dos mesmos, a fim de liberar ou não o seu conteúdo, funcionando como censura.
Em 1925, Monteiro Lobato, escritor e editor, autor do Jeca Tatu e do Sítio do Picapau Amarelo, fundou a Companhia Editora Nacional, trazendo grandes possibilidades de crescimento editorial para o Brasil.

Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
BRASIL ESCOLA

Mensagem de Reflexão: Procure a paz

Procure a paz

Resultado de imagem para fotos da paz


Em todos os seus sonhos da vida, procure sempre a paz.

Não estrague seus dias com coisas que não valem a pena.

Só agradeça a Deus por hoje você está vivo, na esperança de dias melhores.

Fuja das encrencas e negatividades da vida.

Reze, ore e agradeça a Deus por tudo.

Procure fazer o bem sempre.

E seja muito feliz!





(AUTOR RENILTON SILVA)

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

28 de outubro - Dia do Servidor Público

Dia do Servidor Público
Resultado de imagem para FOTOS DO SERVIDOR PÚBLICO

No dia 28 de outubro comemora-se o dia do funcionário público. A data foi instituída no governo do presidente Getúlio Vargas, através da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil, em 1937.
Em 1938 foi fundado o Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, onde esse tipo de serviço passou a ser mais utilizado.
As leis que regem os direitos e deveres dos funcionários que prestam serviços públicos estão no decreto nº 1.713, de 28 de outubro de 1939, motivo pelo qual é o dia da comemoração desse profissional.
Em 11 de dezembro de 1990, foi publicado o novo Estatuto dos Servidores Públicos Civis da União, das autarquias e das fundações públicas federais, a Lei nº 8112, alterando várias disposições da antiga lei, porém os direitos e deveres desses servidores estão definidos e estabelecidos na Constituição Federal do Brasil, além dos estatutos das entidades em que trabalham.
Os serviços públicos estão divididos em classes hierárquicas, de acordo com os órgãos dos governos, que podem ser municipais, estaduais ou federais. Os serviços prestados podem ser de várias áreas de atuação, como da justiça, saúde, segurança, etc.
Para ser servidor público é preciso participar de concursos e ser aprovado no mesmo, garantindo assim a vaga enquanto profissional. O bom desse tipo de trabalho é que o servidor tem estabilidade, não pode ser dispensado de suas funções. Somente em casos extremos, em que se comprove a falta de idoneidade de um funcionário público, é que o mesmo é afastado de seu cargo.
Os salários dos funcionários públicos são pagos pelos cofres públicos, dependendo da localidade. Se for municipal, são pagos pelas prefeituras; se estadual, pelos governos estaduais; e se federal, pagos pelos cofres da União.
Os servidores públicos devem ser prestativos e educados, pois trabalham para atender a população civil de uma localidade. É comum vermos pessoas reclamarem dos serviços públicos, da falta de recursos dos mesmos, falta de profissionais para prestar os devidos atendimentos ou até mesmo por estes serem mal educados e ríspidos com a população. É bom enfatizar que esses profissionais lidam com o que é público, ou seja, aquilo que é de todas as pessoas. Portanto, ganham para prestar serviços a toda comunidade.
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
BRASIL ESCOLA

OBS.: A foto acima que enfatiza a esta matéria não foi de postagem do Brasil Escola, e sim da escolha deste blog.

Mensagem de Reflexão: Mais um dia para se comemorar

Mais um dia para se comemorar

Resultado de imagem para fotos do amanhecer


Comemoramos mais um dia de glórias.

Agradecemos a Deus por tudo, e a todos que torcem pelo nosso sucesso.

Só do fato de amanhecermos com saúde, é uma grande vitória.

Que possamos realizar coisas significantes na vida.

Bom dia!





(AUTOR RENILTON SILVA)



domingo, 23 de outubro de 2016

Jovem é morto a tiros, em Campo Alegre

Saudoso Wellington Rafael da Silva, ''Piu"


Um homem identificado por Wellington Rafael da Silva, de 18 anos, conhecido como “Piu”, foi morto a tiros no início da noite do último sábado, (22), nas imediações da rua São João e Rua do Sol, no Centro de Campo Alegre, interior de Alagoas.
A vítima foi atingida por pelos menos dois disparos na cabeça. O jovem chegou a ser socorrido para o hospital da cidade, sendo encaminhado a Unidade de Emergência de Arapiraca, mas não resistiu e morreu antes mesmo de ser atendido.
De acordo com informações, dois homens em uma moto Honda CG Fan, de cor vermelha e placa não anotada se aproximaram do jovem. Um deles executou a vítima que não teve tempo nem de correr. O assassino já desceu do veículo atirando em sua direção.
Ainda segundo testemunhas, subiram na moto e tomaram destino ignorado. A vítima de acordo com  a família, tinha envolvimento com drogas.
Militares do Grupamento de Policia Militar(GPM) do município estão em diligências na intenção de localizar e prender o suspeito. 

RENILTON SILVA lamenta profundamente o falecimento do jovem Wellington e ao mesmo tempo deseja os sentimentos de pesar a toda família, amigos, colegas e demais pessoas. 

Que sua alma descanse em paz. 

Um abraço fraterno a todos os familiares e amigos.


Gilberto Gil fala de saúde, política e por que fez música para sua médica

Cantor deu entrevista ao site Coração & Vida; assista.

Artista também comentou interesse por religião e filosofia.


Gilberto Gil em entrevista o site Coração & Vida neste sábado (22) (Foto: Reprodução/coracaoevida.com.br)Gilberto Gil em entrevista o site Coração & Vida neste sábado (22) (Foto: Reprodução/coracaoevida.com.br)
Em entrevista ao site Coração & Vida publicada neste sábado (22), o cantor e compositor Gilberto Gil falou sobre seu estado de saúde, sobre política e explicou por que fez uma música para sua médica.
Perguntado sobre a musica que fez para a cardiologista Roberta Saretta, Gil explicou que a canção surgiu "desse carinho que eu tenho por ela, pela equipe, por todos que estão cuidando de mim aqui".
"Como ela é a mais próxima e mais – como é que eu diria? – exigente no sentido da percepção, da diagnose, da recomendação médica, do acompanhamento (...). Mas, na verdade, o que desencadeou a canção foi o fato de ela ter realmente solicitado que fossem extraídos quatro pedacinhos do meu coração, para uma biópsia. Achei que aquilo era muito poético, num certo sentido. E aí resolvi fazer um poeminha. E, já que sou compositor, fiz uma musiquinha também."

Durante a conversa, Gil falou sobre seus cuidados com a saúde: "Eu sempre cuidei [da saúde] das várias formas, eu sou filho de médico. Meu pai era médico, fui criado desde pequenininho dentro de um consultório".

De acordo com a assessoria de Gil, o artista está fazendo um tratamento para insuficiência renal no hospital Sírio Libanês, em São Paulo, e todos os meses será internado para procedimentos e exames.

Questionado sobre como consegue manter "seu espírito zen", Gil afirmou: "Não sei. Todo mundo pode ser acesso a essa dimensão mais tranquila da existência. Ou seja, com essa capacidade de aceitação, das coisas do destino e tudo. E algumas mais do que outras. Eu talvez seja um pouco mais suscetível a esse tipo de acomodação com a coisa da vida. É uma tendência que vem desde cedo, desde criança, e se intensificou com o tempo, com a coisa de eu passar a me interessar por religiões, filosofias, coisas assim. A busca do conhecimento".

"A busca do conhecimento foi me dando também essa necessidade de intensificar essa relação cordial com a existência, eu tenho muita cordialidade nesse sentido, da minha vida com o resto da vida."



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

DOMINGO MUSICAL, COM RENILTON SILVA, PELA RÁDIO COMUNITÁRIA CAMPO ALEGRE FM, DAS 13:00 ÀS 18:00 HORAS

RENILTON SILVA

Fique ligado no Programa DOMINGO MUSICAL, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, no prefixo 105.9 MHZ, das 13:00 às 18:00 horas. Apresentação: RENILTON SILVA, o locutor das emoções.

O seu Domingo fica mais recheado, com DOMINGO MUSICAL: Um programa feito com muito carinho para você.

DOMINGO MUSICAL: Temos mensagem do dia; resumo das datas comemorativas; mini especial; músicas atuais; dica de saúde; músicas do passado; informações; notícias; curiosidades; entretenimento; prestação de serviço e muito mais. Apresentação: RENILTON SILVA.






Acompanhe pelo som da sua casa, som do seu carro ou através do site da Campo Alegre FM - www.campoalegrefm.com - A gente é que se liga em você.

Das 13 horas às 18 horas, Domingo Musical, ao vivo!

E não esquecendo que dentro do nosso programa, temos "Músicas do Passado", das 16 às 18 horas, com sucessos nacionais e internacionais que marcaram época.


OBS.: No programa de hoje, teremos informações; músicas; notícias; curiosidades; entretenimento e prestação de serviço.



Obrigado a todos(as) pela sintonia!




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Renove suas esperanças

Renove suas esperanças

Resultado de imagem para Fotos de Renove suas esperanças


É mais uma semana que chegou.

É momento de realizar seus sonhos.

E lembrando de um dos pensamentos que a esperança é a última que morre.

É hora de renovar suas esperanças.

Esperanças de um mundo melhor.

Acredite, tudo é possível.

Realize seus objetivos e seja feliz!





(AUTOR RENILTON SILVA)