sábado, 21 de junho de 2014

Nigéria vence por 1 a 0, encerra jejum em Copas e elimina a Bósnia

Africanos, com gol de Odemwingie, voltam a ganhar depois de nove partidas. Europeus, em sua estreia no torneio, ficam fora da disputa

Por Cuiabá

A esperança dividiu espaço com a dor de uma despedida na Arena Pantanal. A Nigéria venceu em uma Copa do Mundo pela primeira vez desde 1998, dando fim a uma sequência que incluiu dois empates e sete derrotas. E não foi fácil. Com 1 a 0 sobre a Bósnia, o time chega à última rodada da fase de grupos com esperança de se classificar às oitavas de final - algo que também não acontece desde o Mundial na França. O único gol foi marcado por Odemwingie.

Do lado bósnio, um cartão de visitas frustrante. Em sua primeira participação em Copas do Mundo, os europeus se despedem com uma rodada de antecipação, somando duas derrotas. Em Cuiabá, ainda tiveram um gol mal anulado, de Dzeko. A defesa nigeriana divide com a do México o mérito de não ter sofrido gol neste Mundial.

A decisão do Grupo F será na próxima quarta-feira, às 13h. Para a Nigéria, basta um empate com a Argentina, no Beira-Rio. Se perder, terá de torcer para o Irã não vencer a Bósnia na Fonte Nova, no mesmo horário.

A torcida compareceu em bom número ao jogo (40.499 espectadores), colorindo a Arena Pantanal. 

Vestindo o amarelo, a maioria brasileira dividia o espaço com bósnios e nigerianos. Também dividiam a preferência. Ora apoiavam os africanos, ora os europeus. Empolgados, fizeram várias olas.

Odemwingie Bósnia x Nigéria Arena Pantanal (Foto: Reuters)Odemwingie comemora o gol que mantém vivas as chances nigerianas na Copa (Foto: Reuters)
 
Contra-ataque decide o jogo
O técnico nigeriano Stephen Keshi surpreendeu na escalação. Uma das estrelas do elenco, o atacante Victor Moses, do Liverpool, foi para o banco de reservas, e Michael Babatunde formava o quarteto ofensivo com Odemwingie, Musa e Emenike. Os quatro começaram a partida dando trabalho aos zagueiros bósnios. Mais atrás, o meia Obi Mikel também apoiava o ataque e arriscava de longe. Mas faltava um chute mais preciso. Do lado dos europeus, o atacante Dzeko enfrentava a marcação dura do capitão Yobo.

Os africanos dominavam as ações. Mas, quando parecia que o controle era nigeriano, um lance de insistência de Hajrovic, que brigou pela bola no meio de campo, resultou na resposta da Bósnia. Aos 21 minutos, ele encontrou Misimovic, que logo passou para Dzeko, livre. O atacante bateu na saída do goleiro e balançou a rede na Arena Pantanal. No entanto, o auxiliar viu impedimento e anulou o gol. A posição era legal. A partir daí, os zagueiros da Nigéria tiveram ainda mais trabalho com Edin Dzeko, que aparecia de forma perigosa no ataque.

O jogo estava lá e cá. As chances criadas pelos dois lados empolgavam a torcida - em grande maioria formada por brasileiros - na arquibancada. Sem desanimar, o time da Nigéria foi para cima para tentar se manter vivo no Mundial. Em um contra-ataque, o atacante Emmanuel Eminike encontrou o espaço que precisava. Foi até a linha de fundo, disputou com Spahic e, enquanto os bósnios reclamavam de falta, encontrou Odemwingie na área. O atacante mandou para o fundo da rede: 1 a 0, aos 29 minutos.

Dzeko marca gol mal anulado Bósnia x Nigéria Arena Pantanal (Foto: Reuters)Dzeko teve gol mal anulado: assistente viu impedimento do atacante (Foto: Reuters)
 
Bósnia arrisca, mas não leva
Atrás no placar, a Bósnia via a eliminação mais perto no segundo tempo. Foi para cima nos primeiros minutos. Omeruo e Yobo tratavam de evitar que a bola chegasse nos pés do atacante Dzeko. Naquele momento, o relógio não ajudava os europeus. O técnico Susic então jogou o time para frente. Tirou o meia Hajrovic e colocou mais um atacante, Ibisevic. A busca pelo gol, no entanto, cedia espaços para os nigerianos, que desperdiçaram bons contra-ataques.

Cada lance afastado pela defesa nigeriana resultava em uma resposta perigosa de seu ataque. Emenike permanecia na frente, enquanto seu time voltava para defender. Mesmo apostando nos cruzamentos na área, ficava cada vez mais difícil para a Bósnia encontrar espaço. O cansaço também não ajudava os europeus, que ainda viram o time da Nigéria amarrando o jogo para garantir os três pontos.

Ainda assim, Dzeko teve duas boas chances no fim da partida. Na primeira, subiu mais do que a marcação após cobrança de escanteio e cabeceou nas mãos do goleiro. Já nos acréscimos, chutou forte e viu Enyeama espalmar a bola na trave.







FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Klose sai do banco, iguala recorde e salva Alemanha de derrota para Gana

Vaiado ao entrar, atacante precisa de dois minutos e só um toque na bola para chegar aos 15 gols na história das Copas, tal qual Ronaldo Fenômeno
 


A CRÔNICA
por Victor Canedo

Eram 23 minutos do segundo tempo quando o telão anunciou o nome de Miroslav Klose. Com ele vieram vaias pesadas, daquelas de mexer com o ouvido. A torcida brasileira, que já estava com Gana, ganhou praticamente um inimigo, alguém para secar até a última gota de suor. Mas não se mexe com a estrela dele. 

O centroavante alemão precisou de dois minutos e apenas um toque na bola para igualar o recorde de Ronaldo Fenômeno. O seu 15º gol na história das Copas do Mundo também salvou a Alemanha de uma derrota: o empate em 2 a 2 na tarde deste sábado, no Castelão, deixou o Grupo G em aberto para a última rodada.

É justo dizer que o segundo tempo salvou o jogo. Diante do forte calor na etapa inicial, a Alemanha praticamente ficou refém de brilhos individuais do seu setor ofensivo. As estrelas só apareceram quando a sombra tomou conta de todo o Castelão, que recebeu 59.621 torcedores, mais alemães que ganeses.

Götze, após cruzamento de Müller, abriu o placar numa cabeçada-joelhada. Gana, talvez injustiçada naquele momento, virou com André Ayew e Asamoah Gyan. Mas aí chegou o minuto 23. E também o 25. Klose ocuparia as manchetes a partir dali, estabelecendo a marca contra os africanos, tal qual Ronaldo no Mundial de 2006.

A Alemanha jogará pela classificação na próxima quinta-feira. Enfrentará os Estados Unidos, novamente numa partida para testar seu condicionamento físico: às 13h, na Arena Pernambuco, no Recife. Gana, ainda com chances, dependerá provavelmente de uma vitória sobre Portugal, na mesma hora, no Mané Garrincha, em Brasília. Americanos e lusos ainda se enfrentam neste domingo, na Arena Amazônia, em Manaus – os EUA podem assumir a liderança isolada em caso de vitória, e os portugueses precisam dos três pontos para manter o sonho da classificação. Uma derrota os elimina.

Klose gol Alemanha x Gana (Foto: Reuters)Klose se estica para marcar o seu 15º gol na história das Copas do Mundo (Foto: Reuters)
 
Gana segura Alemanha
Qualquer semelhança com Portugal parou na cor da camisa. Gana usava o mesmo vermelho de Cristiano Ronaldo, mas mostrou-se um adversário um tanto quanto cascudo ao favoritismo dos alemães. Se no primeiro tempo em Salvador Thomas Müller já havia se consagrado com dois gols, Fortaleza reservou uma marcação mais atenta, quase implacável.

Camisa 21 de Gana, John Boye foi talvez o maior responsável pela Alemanha não marcar até o brasileiro Sandro Meira Ricci encerrar a primeira etapa. O zagueiro do Rennes conseguiu três cortes precisos e impediu Müller, Özil, Götze ou qualquer outro de se criarem na defesa africana. Do outro lado, Manuel Neuer enfim trabalhou com certa frequência, principalmente em chutes de fora da área de Atsu, em linda jogada individual, e Muntari. Gyan também assustou.

Não foi lá um grande jogo. A Alemanha afunilava muitas jogadas e praticamente não apoiava pelos lados – não custa lembrar que os laterais são na verdade zagueiros: Jérôme Boateng, que encontrou o irmão Kevin-Prince em algumas oportunidades pela direita, e Höwedes na esquerda. Toni Kroos e Özil eram as peças mais lúcidas, mas faltava algo que havia sobrado na goleada imposta sobre os lusos, há cinco dias.

Klose, o recorde também é seu
Este elemento poderia ser a sorte. Ela apareceu aos sete, quando Müller cruzou para um baixinho na grande área. Götze, de 1,71m, sequer precisou subir, mas ainda assim não conseguiu acertar a bola em cheio. A cabeçada na verdade se transformou numa joelhada, depois de a bola bater no seu nariz. Era o gol da Alemanha.

Futebol, esse esporte de 22 homens correndo atrás da pelota que termina com a Alemanha vencendo quase sempre, devem ter pensado alguns. Não era o dia. Gana precisou de dois minutos para empatar quase da mesma maneira: Afful cruzou na cabeça de André Ayew. A finalização foi indefensável para Neuer: 1 a 1. O estádio inflamou-se com o apoio da torcida brasileira. Em campo, os alemães foram espremidos. Lahm cochilou por um segundo, Muntari roubou e acionou Gyan, que teve frieza para colocar no canto e desempatar.

Andre Ayew gol Gana x Alemanha (Foto: Getty Images)Andre Ayew sobe mais que os alemães para cabecear de forma indefensável (Foto: Getty Images)
 
Foi dali para os gritos de "olé". Mas a festa durou pouco. Löw pôs Klose e Schweinsteiger em campo, e a Alemanha passou a ser um time também experiente, rodado, calejado. E com a estrela do maior artilheiro de todas as Copas do Mundo. Sim, senhores: Klose, em dois minutos, em seu primeiro toque, já igualara o recorde de 15 gols de Ronaldo Fenômeno. Após escanteio, Höwedes desviou, e o 9 que é 11 apareceu na pequena área para estufar as redes. A comemoração teve cambalhota e gritos, quase como uma resposta à sonora vaia que havia recebido no momento da substituição.

Era claro que a Alemanha iria crescer no jogo. Cedia espaços, mas atacava mais, buscava uma classificação que poderia ser confirmada no domingo. Kroos, aos 39, achou Müller na grande área. O camisa 13 demorou a concluir e foi atrapalhado pelo carrinho perfeito de Asamoah. Schweinsteiger, no minuto seguinte, descobriu Özil pela esquerda com um lindo toque por cima – a zaga de Gana também cortou no momento exato.

Klose, aos 44, ficou a centímetros da consagração máxima. No último lance, já nos acréscimos, Thomas Müller e Boye se chocaram na área após falta cobrada por Kross. O alemão acabou cabeceando o ombro do ganês, caindo no gramado com o rosto ensanguentado. Foi o retrato de uma guerra. Não há problema. Para a Alemanha e Klose, o seu maior artilheiro, há tempo suficiente. Para os ganeses, resta a esperança.







FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Bastou Messi: com golaço do craque no fim, Argentina bate o Irã e avança

Chutaço nos acréscimos garante 1 a 0 diante de rival heroico e apaga atuação frustrante do quadrado mágico. Vagas nas oitavas está garantida
 

A CRÔNICA
por Cahê Mota

Quem tem Messi tem tudo. Quem tem Messi tem que acreditar até o fim. Quem tem Messi tem uma vitória improvável, injusta e mágica. Esqueçam os 90 minutos anteriores. De nada valerá na história das Copas o fato de o Irã ter sido um adversário heroico, com uma defesa quase intransponível e ser merecedor de aplausos. O que vai ser lembrado da tarde de sábado, no Mineirão, é que a Argentina tinha Messi. E por isso, somente por isso, venceu. Já nos acréscimos, o craque recebeu com raro espaço, puxou para a canhota e chutou com estilo no ângulo: 1 a 0, em partida válida pela segunda rodada do Grupo F do Mundial.

Pouco? Não diga isso para os muitos argentinos que invadiram o Mineirão, provocaram aos montes os brasileiros dizendo que Maradona é melhor que Pelé e terminaram o jogo profetizando: "Pelas mãos de Leo Messi uma volta vamos dar". Para eles, não importa se o quadrado mágico falhou, se o Irã assustou e muito menos se Sérgio Romero, com quatro boas intervenções, vinha sendo o melhor hermano em campo. A realidade é que a Argentina chegou aos seis pontos e está classificada para as oitavas de final.

A partida teve público de 57.698 torcedores, recorde desde a reabertura do Mineirão. Maradona, que reclamou de ter sido barrado no Maracanã, na vitória argentina sobre a Bósnia, esteve em um setor vip.

Ainda neste sábado, Bósnia e Nigéria se enfrentam em Cuiabá. Em caso de empate, o time de Sabella já garante o primeiro lugar. O próximo adversário será a seleção africana, na quarta-feira, às 13h (de Brasília), no Beira-Rio, em Porto Alegre. Aos iranianos resta se recuperar da pancada no minuto final e ainda buscar a vaga na próxima fase na mesma quarta, diante dos bósnios, na Fonte Nova.

messi argentina x ira gol (Foto: Getty Images)Sempre Messi: craque decide para a Argentina em bonito lance no fim do jogo (Foto: Getty Images)
 
Bom, forte e barato: defesa do Irã segura quadrado mágico
Um muro vermelho, barato e intransponível parou a Argentina nos primeiros 45 minutos no Mineirão. Diante de um quarteto argentino avaliado em quase R$ 800 milhões, os defensores iranianos fizeram valer cada centavo dos modestos R$ 10 milhões que valem e não deram moleza para Messi, Di María, Agüero e Higuaín. Tudo isso com um auxílio voluntarioso de todos os companheiros, que, incansáveis, seguiam à risca as ordens de Carlos Queiroz e protegiam a baliza de Haghighi.

Desde o minuto inicial, o Irã em momento algum fez questão de disfarçar: estava em campo muito mais para evitar sofrer gols do que para fazê-los. No primeiro tempo, a Argentina teve 73% de posse de bola, finalizou 11 vezes, mas, na verdade, pouco assustou. Com muita força física, os iranianos marcavam atrás da linha da bola e quase sempre dobravam na hora do combate. Os hermanos até tinham espaço antes da intermediária ofensiva. A partir dali, porém, o bote era sempre no cangote e raros foram os momentos em que Di María e Messi receberam com espaço para criar.

Na primeira chegada da Argentina, o Irã deu mostra do quão difícil seria ter liberdade para concluir: Agüero recebeu e logo se viu cercado por oito adversários dentro da área. E esta foi a característica da etapa inicial. Os melhores momentos dos argentinos aconteceram quando apertaram a marcação e aproveitaram a saída de bola deficitária do rival. Agüero e Di María ajudaram muito no combate, e o Irã apelava para chutões ou errava passes.

Desta maneira, Di María e Agüero conseguiram fazer uma boa triangulação com Higuaín na área, que terminou com chute de Kun para boa defesa de Haghighi. O quarteto se procurava, buscava alternativas, mas o Irã quase sempre levava a melhor na força física. Higuaín tentava, sem sucesso, a sorte fora da área e matou alguns lances. Messi, assim como aconteceu diante da Bósnia, teve participação pouco inspirada. 

Aberto pela direita, até deu dois bons chutes - um em cobrança de falta. Pouco para o que dele se espera.
Com os espaços reduzidos para troca de passes, as melhores oportunidades surgiram pelo alto. Rojo, Garay e Fede Fernández conseguiram boas finalizações de cabeça, mas erraram o alvo por pouco. Da mesma maneira, o Irã conseguiu sua melhor chance com Hosseini após cobrança de escanteio em um dos últimos lances de uma etapa em que a força prevaleceu sobre a técnica.

Messi Argentina x Irã (Foto: EFE)Messi é cercado por iranianos: marcação foi eficiente na maior parte do tempo (Foto: EFE)
 
Irã sufoca, Romero salva, e Messi decide
Na volta para o segundo tempo, a Argentina continuou igual: numa mistura de paciência e apatia, se rendia ao forte poder de marcação do rival e não encontrava espaços. Já o Irã, não. O Irã mudou. Mudou do meio para frente. Diante de um adversário surpreendentemente inofensivo, passou a se aventurar nos contragolpes e levou perigo. Chamou também a torcida brasileira para si.

Sempre pelo alto, obrigou Romero a salvar os argentinos em duas oportunidades. Primeiro, Ghoochannejhad concluiu jogada - que começou com lençol de Shojaei em Di María - com um bonito peixinho. O goleiro fez a defesa em dois tempos. Depois, Dejagah ganhou disputa com Zabaleta e cabeceou firme. Com a ponta dos dedos, Chiquito evitou o gol. Tensão nítida na face dos argentinos, e um Mineirão que pulsava aos gritos de "Irã! Irã!".

Minutos antes, os próprios Dejagah e Zabaleta protagonizaram um lance polêmico. Muito veloz, o iraniano aproveitou descuido do lateral e apertou a marcação dentro da área. O argentino até resvalou na bola, mas acertou o rival. Pênalti? O sérvio Milorad Mazic mandou o lance seguir. Diante da pressão do Irã e a falta de reação de sua equipe, os argentinos voltaram a cantar alto em Belo Horizonte, mas nada acontecia. No máximo, uma cobrança de falta de Messi na rede pelo lado de fora, aos 30.

Com a zebra galopando cada vez mais forte, Sabella resolveu agir: mudou as peças, manteve o esquema. 

Palacio e Lavezzi entraram nas vagas de Higuaín e Agüero. Sangue novo e 15 minutos de pressão. Com a mudança, o Irã automaticamente voltou a recuar e manteve a postura do primeiro tempo: todo mundo atrás da linha da bola. Muitas vezes, oito dentro da área.

Acelerado, como de costume, Lavezzi colocou correria no lado direito e chamou a Argentina para o campo de ataque. O Irã vinha se segurando bem e ainda desperdiçou outro bom contra-ataque. Sem espaço, a Argentina levantava bolas na área. Em uma delas, Palacio cabeceou bem para boa defesa de Haghighi. O desespero era evidente. Até que a bola chegou aos pés de Messi, com um espaço que até então não tinham dado a ele. E ele decidiu.

Na linha lateral, Lavezzi tocou para o craque. Ele dominou, levantou a cabeça, deu quatro ajeitadinhas com a perna esquerda e...chutaço! Colocado, consciente, na gaveta. O Mineirão, que já ouvia gritos de Irã, explodiu. E começou a reverência: "Meeeeeeeeeessi! Meeeeeeessi!". A festa era argentina, e durou bastante, mesmo após o apito final.









FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

HOMENAGEM EM VIDA - PASTOR JOSÉ MENDES

Olá, pessoal:

Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?

Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO HOMENAGEM EM VIDA NO MEU BLOG (BLOG DO RENILTON SILVA).

A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA O SR. JOSÉ MENDES.

Aqui constam algumas fotos do André Lima e um pouco de sua história:
 OOOOOO
 
 .
 
 
 Pastor José Mendes e sua esposa Cida Alemeida


 
 
 
 
  Pastor José Mendes ao lado de sua esposa e da filha Sara Alemeida




.
Silas Almeida, Dona Cida Almeida, Sara Almeida e pastor José Mendes

Pastor Mendes e seu filho, Silas

.
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

  
 
Pastor José Mendes nasceu no dia 13 de julho, na cidade de Maceió - AL e reside em Campo Alegre - AL. Graduado em Teologia; Pastor da Igreja Evangélica Assembleia de Deus-Ministério de Madureira , em Campo Alegre. É casado com a senhora Cida Almeida e o casal é pai de Sara Almeida, Silas Almeida...
 
Sr. José Mendes é uma das raríssimas pessoas que vive na vida pessoal e profissional, ensinando a palavra de Deus, relatando os fatos e orientando a todos o quanto é maravilhoso e importante amar a Deus e ao próximo. É um cidadão de bem que também faz parte de uma grande família, pois a cada dia prova que ama sua esposa, seus filhos e aos que necessitam de sua presença, iluminada por Deus.
 
Pastor Mendes, assim como é conhecido, é uma pessoa batalhadora e simples. Competente e dinâmico, que com sua técnica e inteligência consegue realizar grandes trabalhos e sonhos na vida. Já fez parte de um Conselho Tutelar e sabe o quanto este país é contraditório com relação às leis da Constituição Brasileira, e por algumas vezes ficar indignado com as injustiças sociais.
É um dos talentosos que sempre luta por dias de conquistas e realizações, com muita responsabilidade e dedicação.

Pastor José Mendes: Humilde, dinâmico e criativo, que com suas lutas vence os obstáculos, com talento, garra e determinação. Sempre disposto a ajudar, não mede esforços para solidarizar ao próximo. É uma das pessoas que curte nossas postagens.

Obrigado, Sr. José Mendes pelo incentivo!

Parabéns, PASTOR JOSÉ MENDES pela pessoa que o senhor é e pelo esforço e determinação que representa na sociedade!  

Esta é uma simples homenagem do Blog do Renilton Silva para o senhor, por ser essa pessoa especial no nosso convívio, estando disposto a lutar por dias melhores.











RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

OUÇA AOS DOMINGOS PELA RÁDIO CAMPO ALEGRE FM, DAS 13:00 ÀS 18:00 HORA - DOMINGO MUSICAL



Renilton Silva

Fique ligado no Programa DOMINGO MUSICAL, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, das 13:00 às 18:00 horas; comunicação - Renilton Silva.


O seu Domingo fica mais recheado, com Domingo Musical, locução Renilton Silva.
 
Acompanhe pelo som do seu rádio ou através do site da Campo Alegre FM - www.campoalegrefm.com
DOMINGO MUSICAL, um programa feito com muito carinho para você: Temos mensagem do dia; resumo das datas comemorativas; mini especial; músicas atuais; dica de saúde; músicas do passado e muito mais.


OBSERVAÇÃO: Neste domingo, dia 22 de junho de 2014, teremos um programa especial, FORROZÃO 2014, das 13 às 18 horas, dentro do DOMINGO MUSICAL, pela Campo Alegre FM. 
FORROZÃO 2014 - É UMA HOMENAGEM AO MÊS JUNINO!
Muito forró vai rolar no seu rádio! E também informações e notícias para você!

OBS.: No próximo mês, o nosso programa voltará a tocar vários ritmos musicais, músicas nacionais e internacionais.
 
Obrigado pela sintonia!
  
 
 
 

RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

21 de junho - Início do Inverno



O inverno é a estação mais fria das quatro estações do ano nos climas temperados.

O inverno do hemisfério norte é chamado de "inverno boreal", e o do hemisfério sul é chamado de "inverno austral". 

O "inverno boreal" tem início com o solstício de inverno no hemisfério norte, que ocorre por volta de 21 de dezembro, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 20 de março nesse mesmo hemisfério. 

O "inverno austral" tem início com o solstício de inverno no hemisfério sul, que ocorre por volta de 21 de junho, e termina com o equinócio de primavera, que acontece perto de 21 de Setembro nesse mesmo hemisfério. 

O inverno é caracterizado, principalmente, pelas baixas temperaturas. Durante a estação, várias espécies de animais, principalmente de pássaros, migram para outras regiões mais quentes. Outros animais, como ursos, hibernam nesse período, reduzindo grandemente sua atividade metabólica. Em muitas regiões, pode ocorrer a incidência de neve e geadas.


As noites são mais longas que os dias nas regiões onde é inverno, visto que a incidência de raios solares é menor nessa porção da Terra. Durante essa estação do ano, várias espécies de aves migram para outros locais com o intuito de fugir do frio.

Engloba parte dos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e março no hemisfério norte, e junho, julho, agosto e setembro no hemisfério sul.

Isto acontece porque os raios solares incidem praticamente perpendicularmente no hemisfério onde acontece o verão e consequentemente, têm uma incidência tangencial no hemisfério oposto, causando o tempo invernoso.







FONTE: WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE

Copa tem neste sábado a Argentina em BH e a Alemanha em Fortaleza

Argentinos enfrentam o Irã no Mineirão às 13h.
Alemães jogam contra Gana às 16h; tem ainda Nigéria x Bósnia, às 19h.

Do G1, em São Paulo

Tudo sobre as cidades-sede e os jogos
 
Casais argentinos apaixonados dão beijo próximo ao Maracanã (Foto: Alexandre Durão / G1)Casais argentinos estão animados com o time (Foto: Alexandre Durão / G1)
 
Duas seleções apontadas entre as favoritas para ganhar a Copa do Mundo jogam neste sábado. A Argentina abre o dia de jogos enfrentando o Irã, às 13h, no Mineirão, em Belo Horizonte. Em seguida, às 16h, a Alemanha joga contra Gana, em Fortaleza. Argentinos e alemães venceram na primeira rodada e com uma nova vitória já garantem a classificação para as oitavas de final da Copa. O terceiro jogo do dia será Nigéria x Bósnia, às 19h, em Cuiabá.

O G1 destaca aqui algumas atrações para quem está nas cidades que vão ter jogos neste sábado.

Argentina x Irã, às 13h, em Belo Horizonte

A invasão de argentinos que se viu no Maracanã no domingo (15) deve se repetir neste sábado, em Belo Horizonte. A fanática torcida argentina empurrou o time na vitória por 2 a 1 sobre a Bósnia, com direito a golaço de Messi. Uma nova vitória sobre o Irã classificará a Argentina para as oitavas-de-final. O Irã estreou com um 0 a 0 contra a Nigéria.

Por que ver este jogo: Messi quer ser o grande nome desta Copa, e provocado pela torcida brasileira na primeira partida com gritos de "Neymar", reagiu e marcou um belo gol. Contra o limitado time do Irã a Argentina poderá testar melhor a força do seu ataque.

Saiba mais sobre o jogo Argentina x Irã

Pré-jogo Mineirão em Fortaleza - Bélgica x Argélia (Foto: Reprodução/TV Globo)Estádio do Mineirão (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
O estádio: O Mineirão, que desde a década de 1960 é o maior templo do futebol mineiro, passou por uma reforma para a Copa, com custo de R$ 695 milhões. A capacidade é de 62 mil pessoas. Veja como chegar ao estádio

A Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, localizada nas margens da Lagoa da Pampulha em Belo Horizonte (MG) (Foto: Kadu Niemeyer e Acervo da Fundação Oscar Niemeyer) 
A Igreja São Francisco de Assis, também conhecida como Igreja da Pampulha, localizada nas margens da Lagoa da Pampulha (Foto: Kadu Niemeyer e Acervo da Fundação Oscar Niemeyer)
 
O que fazer: Uma boa opção é passar a manhã andando pela região da Lagoa da Pampulha, que é perto do estádio do Mineirão. A lagoa artificial foi construída na década de 40 e é cercada pelo conjunto arquitetônico criado por Oscar Niemeyer. A orla concentra várias opções de lazer, como o Mineirão, o Mineirinho, o Jardim Zoológico e pistas para ciclismo e caminhada. É um dos principais cartões-postais de Belo Horizonte. Também dá para visitar a Igrejinha da Pampulha um dos principais cartões-postais da cidade, obra do arquiteto Oscar Niemeyer.

Blitz comemora 30 anos de carreira e show será gravado para a edição de um DVD (Foto: Lívia Torres/G1)Blitz vai tocar na Fan Fest (Foto: Lívia Torres/G1)
 
Fifa Fan Fest: Quem não for ao Mineirão pode ver a partida por um telão e curtir shows e outras atrações na Fifa Fan Fest de BH. Ela funciona no Expominas, na Região Oeste da cidade, das 11h às 22h. São 16 grandes eventos, com shows de estrelas da música brasileira e transmissões de jogos da Copa em telões de alta definição. Neste sábado (21) apresentam-se Don e Juan, Blitz (foto) e Nabor e o Bando. A entrada é gratuita

Depois do jogo: Além da programação da Fifa Fan Fest, uma boa opção é aproveitar os famosos botecos de Belo Horizonte. A ex-participante do BBB Fernanda Keulla indica o Bar da Neca, no bairro Sion. Decorado com azulejos azuis no piso interno e no balcão, o bar tem pratos famosos pelo sabor e pela simplicidade. É um bom lugar para provar o tempero mineiro. "Apesar de se localizar em bairro nobre, ainda reserva a simplicidade de um boteco comum, com cervejinha gelada e tira-gosto", diz Fernanda.

Já o estilista Ronaldo Fraga recomenda o Bistrô Birosca. Localizado no tradicional bairro Santa Tereza, é especializado em comida brasileira. Um lugar aconchegante, com público mais jovem. O carré com farofa de pão é um dos destaques do menu. "Fica em um dos bairros que ainda preserva a história da cidade, ainda tem perfume da história de Belo Horizonte, e eu adoro um bar onde a música ao vivo é um piano. A comida é muito boa. O bar é o que Belo Horizonte poderia ter sido e se perdeu."

Veja as atrações de Belo Horizonte

Previsão do tempo: Sol com algumas nuvens.

Alemanha x Gana, às 16h, em Fortaleza

16/6 - Alemães celebram o gol de sua seleção contra Portugal, assistindo ao jogo da Copa do Mundo em telão armado próximo ao Portão de Brandemburgo, em Berlim (Foto: Clemens Bilan/AFP)16/6 - Alemães celebram o gol de sua seleção contra Portugal, assistindo ao jogo da Copa do Mundo em telão armado próximo ao Portão de Brandemburgo, em Berlim (Foto: Clemens Bilan/AFP)
 
A Alemanha atropelou Portugal na primeira rodada com uma goleada por 4 a 0. Gana perdeu para os Estados Unidos por 2 a 1 e precisa se recuperar. Os alemães são favoritos para mais uma vitória com boa atuação nesta partida no estádio Castelão.

Por que ver este jogo: A Alemanha tem um time muito forte com bom jogo de conjunto, e os destaques individuais Müller, Ozil e Lahm, além do jovem Gotzke. Além disso, o reserva Klose está a um gol de alcançar o recorde de Ronaldo Fenômeno como maior artilheiro da história das Copas. O jogo contra Gana pode ser uma boa chance para ele.

Saiba mais sobre o jogo Alemanha x Gana
Arena Castelão   (Foto: Juscelino Filho/Globoesporte.com)Arena Castelão (Foto: Juscelino Filho/ Globoesporte.com)
 
O estádio: A Arena Castelão, reformada a um custo de R$ 518 milhões, tem capacidade para 63.903 torcedores. Construído inicialmente em 1973, o estádio foi remodelado e reinaugurado em janeiro do ano passado. De fácil acesso, o local fica perto do Rio Cocó, que cruza Fortaleza. 

O que fazer: Como o jogo acontece no meio da tarde, a dica é aproveitar as praias da cidade pela manhã. Uma opção é curtir a vista da Praia de Iracema, no Espigão da Rui Barbosa. Depois, antes de seguir rumo ao estádio, uma boa dica é experimentar a cozinha de frutos do mar típica do Ceará. A rede Chico do Caranguejo oferece diariamente variações de pratos do crustáceo.

telao da fifa fan fest de fortaleza  aciam do placo principal (Foto: Gioras Xerez/G1)Fan Fest (Foto: Gioras Xerez/G1)
 
Fifa Fan Fest: A Fifa Fan Fest acontece no Aterro da Praia de Iracema. Os torcedores poderão assistir às partidas em um telão HD de 130 metros quadrados. O espaço é fechado, mas tem entrada gratuita. Nos dias em que a capacidade total (35 mil) estiver preenchida, será disponibilizado um telão na área externa.

Depois do jogo: A balada após a partida será para quem tem fôlego. A vida noturna é um dos pontos fortes de Fortaleza, que tem várias opções de bares e baladas. Outra opção é se divertir com os tradicionais shows de humor de artistas cearenses.

Previsão do tempo: Sol com muitas nuvens e chuva.

Musa da Bósnia torce pela seleção no Maracanã (Foto: Alexandre Durão / G1)Musa da Bósnia (Foto: Alexandre Durão / G1)
 
Nigéria x Bósnia, às 19h, em Cuiabá
Estreante em Copas do Mundo, a Bósnia mostrou ousadia na estreia contra a Argentina, no Maracanã, apesar da derrota. O time do Leste Europeu precisa vencer a Nigéria para se manter com chances de classificação. A Nigéria ficou no 0 a 0 com o Irã e busca a primeira vitória nesta Copa.

Por que ver este jogo: Como a Argentina é a grande favorita para terminar em primeiro lugar no grupo, quem vencer este duelo entre Bósnia e Nigéria vai dar um importante passo para a classificação na segunda vaga.
Paredão de Chapada dos Guimarães (Foto: Igor Carlos Kobaiakawa Gaspareto/VC no G1)Paredão de Chapada dos Guimarães (Foto: Igor Carlos Kobaiakawa Gaspareto/VC no G1)
 
O que fazer na cidade: Como o jogo está marcado para o início da noite, dá para usar a manhã e parte da tarde para aproveitar a região. Vale até fazer ecoturismo antes do futebol. Na cidade de Chapada dos Guimarães e no Parque Nacional, há cachoeiras, trilhas e paredões. Quem optar por um programa mais urbano pode visitar a Lagoa Encantada, o Parque Mãe Bonifácia (na área central de Cuiabá) ou o zoológico da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Na hora do almoço, vale passar pelo Distrito da Passagem da Conceição. Às margens do Rio Cuiabá, a menos e meia hora da capital, há vários restaurantes com comidas típicas. Antes de partir para o estádio, também é possível aproveitar a vista privilegiada (veja mais opções no Guia das Cidades da Copa).

Banda CPM 22 se apresenta no palco da Fifa Fan Fest, no Taguaparque, em Taguatinga, no DF (Foto: Natalia Godoy/G1)Banda CPM 22 se apresentará no palco da Fan  (Foto: Natalia Godoy/G1)
 
Fifa Fan Fest: A estrutura está montada no Parque de Exposições Jonas Pinheiro e tem capacidade para 56 mil pessoas. Nesta terça-feira, o show mais aguardado é o do grupo de forró Falamansa. As atrações deste sábado são DJ Elton Cotrin, Mascarados de Poconé, Nico e Lau, MP Rock e CPM 22

Depois do jogo: Como a partida deve terminar por volta das 21h, quem conseguir sair rapidamente do estádio pode passar pela feira Arte na Praça, na Praça Santos Dummont, que tem barracas de artesanato e comidas típicas e fica aberta até as 22h30. Para aproveitar o fim de noite, também há a Praça Popular, na área central da cidade. Esse é um dos pontos mais movimentados das madrugadas cuiabanas, cercado por bares e restaurantes.

Previsão do tempo: Sol com algumas nuvens.









FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


Mensagem de Reflexão: Raridade

Raridade






Pago o preço por ser eu mesma, porque a autenticidade é cara, a hipocrisia sempre é mais barata, mas eu não gosto de falsas virtudes.







(AUTORA NÃO REVELADA)

sexta-feira, 20 de junho de 2014

Equador vira para cima de Honduras e assume segundo lugar no Grupo E

Com muito apoio de sua torcida, La Tri vence Catrachos por 2 a 1, com dois gols de Enner Valencia, e aumenta suas chances de classificação às oitavas
 
 
A CRÔNICA
por Felipe Schmidt

Nos últimos dois dias, Curitiba foi tomada por apenas um grito. Equatorianos, em maior escala, e hondurenhos gritavam a todos os lados que “sí, se puede”. Se a canção das duas torcidas era parecida, assim como a esperança delas, apenas um time poderia sair da Arena da Baixada nesta sexta-feira com possibilidades reais de seguir na Copa do Mundo. E, com o grande apoio de seus compatriotas, o Equador foi o sobrevivente: venceu Honduras por 2 a 1 e melhorou sua situação no Grupo E.

Com três pontos, os equatorianos assumiram a segunda posição da chave, empatado com a Suíça, mas com vantagem no saldo de gols. Já Honduras, sem pontuar, está quase eliminada da Copa: precisa vencer a Suíça na última rodada, na próxima quarta-feira, no Maracanã, torcer pela derrota do Equador para a França, que jogam no mesmo dia na Arena da Amazônia, e ainda tirar uma diferença de quatro gols de saldo. A torcida catracha ainda pode cantar que é possível, mas a situação ficou muito complicada.

O herói da partida foi o atacante Enner Valencia, autor dos dois gols na virada equatoriana. O jogador chegou a três gols no Mundial. Por outro lado, outro destaque foi a torcida, que dominou o estádio e não parou de manifestar sua crença de que era possível vencer e manter o sonho de avançar no torneio.

“Anfitrião”, Equador domina primeiro tempo
O Equador parecia jogar em casa. Com superioridade nas arquibancadas, logo assumiu a postura de anfitrião, tocando a bola no campo de ataque. Honduras, por sua vez, aceitou de bom grado o papel de visitante: se recolheu na defesa e passou a esperar um erro do rival.

Enner Valencia gol Equador x Honturas (Foto: Reuters)Enner Valencia puxa a fila para comemorar um dos gols do Equador na partida (Foto: Reuters)
 
Para superar a defesa catracha, o Equador se apoiou numa linha ofensiva com quatro nomes. Teoricamente meias, Antonio Valencia e Montero iam à frente e faziam companhia a Enner Valencia e Caicedo. Este último era o mais acionado, fazendo o pivô e distribuindo as jogadas. Mas faltava mais toque de bola. Tanto que no primeiro lance de perigo ocorreu num lançamento longo de Erazo para Enner, que saiu nas costas da zaga hondurenha, mas chutou por cima do gol.

Honduras não se desesperou. Manteve a estratégia, e foi recompensada aos 30 minutos. Num chutão da zaga catracha, Guagua não conseguiu cortar e deixou a bola para Costly. O atacante hondurenho avançou livre, invadiu a área e chutou forte, sem chance para Domínguez, encerrando um jejum de sua seleção, que não marcava gols em Copas desde 1982.

O lance abalou momentaneamente o Equador, mas a reação foi rápida, para alívio e delírio da torcida. Aos 33 minutos, Paredes fez boa jogada pela direita e chutou cruzado. A bola passou por todo mundo e chegou a Enner Valencia, que, desta vez, não desperdiçou e deixou tudo igual.

Apesar de não conseguir trocar passes, Honduras até ameaçou nos minutos finais da primeira etapa, mas em lances fortuitos. Primeiro, Bernárdez bateu falta com força, mas Domínguez espalmou. Depois, Costly cabeceou na trave, e Bengston completou para as redes, mas o árbitro anulou o lance - a conclusão foi feita com o braço.

“Sí, se puede”
Cientes de que um empate complicaria bastante a classificação, as duas seleções voltaram mais abertas para o segundo tempo. Não que isso, no início, significasse chances de gol: a partida ficou embolada, com muitos erros no meio de campo.

Jorge Claros jogo Equador x Honduras (Foto: Getty Images)Jogo foi muito pegado do início ao fim na Arena da Baixada (Foto: Getty Images)
 
Aos poucos, a partida melhorou. Mais ofensiva, Honduras ameaçou em chutes de Bengston e Beckeles de fora da área, bem defendidos por Domínguez. O Equador, ainda confuso na construção de jogadas, tinha espaços, mas errava demais.

Mas, para a torcida equatoriana, tudo é possível. Num momento em que La Tri cambaleava e via o rival mais perigoso, veio a virada, aos gritos tradicionais de “Sí, se puede”. Aos 19 minutos, Ayoví cobrou falta na cabeça de Enner Valencia, que testou no canto esquerdo de Valladares, marcando seu terceiro gol na Copa.

A vantagem fez o Equador recuar, e Honduras se lançou de vez em busca do empate. Entretanto, os catrachos esbarravam nas próprias limitações técnicas e não conseguiam criar muitos lances de perigo, apesar do nervosismo equatoriano proporcionar muitos lances de bola parada. Além do mais, os centroamericanos pareciam jogar com um a menos, já que o apoio das arquibancadas era majoritariamente para La Tri.

Assim, não foi possível superar a defesa do Equador, reforçada anímicamente por seus torcedores. No duelo da esperança, La Tri tem bem mais motivos para continuar cantando que é possível avançar na Copa do Mundo.








FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO