sábado, 17 de fevereiro de 2018

Atenção, foliões campo-alegrenses, venham comemorar a ressaca do carnaval no povoado Belo Horizonte, neste sábado, dia 17




Neste sábado, 17 de fevereiro, vai acontecer a ressaca do carnaval no Povoado Belo Horizonte, em Campo Alegre - Alagoas, com o Bloco Quer ou Não Quer. Concentração às 14 horas em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Vá e leve toda sua família e participe dessa grande festa. Animação: Banda Jeito de Ser Elétrico, com muita música, alegria e descontração!



Ressaca do Carnaval é com o Bloco Quer ou Não Quer, relembrando grandes carnavais de época.

Organização: Ramilson da ADEFICAL

Apoio: Prefeitura de Campo Alegre

Horário de verão termina neste fim de semana; moradores de 10 estados e DF devem atrasar o relógio em 1 hora



Ajuste deve ser feito por moradores das regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O horário de verão, em vigor desde outubro do ano passado, acaba na primeira hora deste domingo (18). À meia-noite entre sábado e domingo, os moradores de 10 estados e do Distrito Federal devem atrasar o relógio em uma hora.

O ajuste vale para as regiões Sudeste, Sul e Centro-Oeste (São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Espírito Santo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal).

Com isso, o horário no leste do Amazonas e nos estados de Roraima e Rondônia fica 1 hora "atrasado" em relação a Brasília, enquanto oeste do Amazonas e Acre ficam 2 horas atrás.

Economia de energia

O horário de verão foi instituído com o objetivo de economizar energia no país em função do maior aproveitamento do período de luz solar.

A medida foi usada pela primeira vez em 1931 e depois em outros anos, sem regularidade. Em 2008, ganhou caráter permanente e passou a vigorar do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte.

O governo federal chegou a avaliar o fim do horário de verão neste ano, depois que um estudo do Ministério de Minas e Energia indicou que o programa vem perdendo efetividade. A análise mostrou que a intensidade de consumo de energia elétrica estava mais ligada à temperatura do que ao horário, com picos nas horas mais quentes do dia.

Porém, o Brasil enfrenta um período de estiagem, com hidrelétricas com níveis de água reduzidos, o que vem obrigando o governo a ligar as termelétricas (de operação mais cara) e até mesmo a importar energia de outros países.

Começa mais tarde

O presidente Michel Temer acabou editando um decreto que reduz a duração do horário de verão, e não o elimina. Assim, neste ano, ele começará em 4 de novembro, um fim de semana após o segundo turno das eleições, marcado para 28 de outubro.

A mudança foi um pedido do presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Gilmar Mendes, para evitar atrasos na apuração dos votos e na divulgação dos resultados do pleito. Um dos exemplos citados pelo tribunal foi o Acre, onde as urnas são fechadas três horas depois de a contagem de votos já ter sido iniciada nas regiões Sul, Sudeste e parte do Centro-Oeste.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

Beija-Flor é a campeã do carnaval 2018 do Rio


Com críticas ao "Brasil monstruoso", escola falou de corrupção e intolerância e levou seu 14º título.

Beija-Flor de Nilópolis é a grande campeã do carnaval 2018 do Rio de Janeiro.

G1 acompanhou ao vivo a apuração das notas, que aconteceu na tarde desta quarta-feira (14), diretamente da Marquês de Sapucaí. 



A escola fez um paralelo entre o romance "Frankenstein” e as mazelas sociais brasileiras. Corrupção, desigualdade, violência e intolerâncias de gênero, racial, religiosa e até esportiva formaram o cenário de "Brasil monstruoso".

Comandado por Neguinho da Beija-Flor, o samba-enredo “Monstro é aquele que não sabe amar (Os filhos abandonados da pátria que os pariu)” foi cantado em coro pelo público da Sapucaí, que ao final do desfile ocupou a avenida, seguindo a escola.

“A Sapucaí foi ovacionada pela alegria e emoção. A Beija-Flor fez as pessoas cantarem o samba pelo pedido de socorro. As imagens foram muito fortes, aquele teatro todo retratando o que o nosso país está passando. Foi um grito de socorro dentro de um samba-enredo“, disse Raíssa, madrinha de bateria da escola, ao G1.

O desfile foi todo de metáforas de terror sobre o Brasil. A escola levou para a avenida a "ala dos roedores dos cofres públicos" e a dos "lobos em pele de cordeiro", em referência aos políticos. A corrupção na Petrobras foi lembrada em fantasias com barris de petróleo na cabeça e em um carro que retratava o edifício sede da empresa, atrás de um grande rato.

Violência, poluição, impostos excessivos, sistema de saúde ruim e crianças carentes também lembraram o "terror brasileiro".

As cantoras Pabllo Vittar e Jojo Todynho foram destaques do carro "O abandono", representando a luta contra a intolerância de gênero e a intolerância racial, respectivamente.

Esta não foi a primeira vez que a Beija-Flor apostou em um samba crítico. Em 1989, a escola levou para a Sapucaí um enredo sobre o lixo, com um "Cristo Mendigo" que saía de dentro de uma favela.

Após uma decisão judicial que proibiu sua exibição, o Cristo foi coberto por um saco preto e levou uma faixa com a frase “Mesmo proibido, olhai por nós”. O desfile, histórico, rendeu à escola de Nilópolis o vice-campeonato daquele ano.

Desfile das campeãs

Voltarão com a Beija-Flor ao sambódromo para o desfile das campeãs, no próximo sábado (17), as escolas Paraíso de Tuiuti, Salgueiro, Portela, Mangueira e Mocidade Independente de Padre Miguel.

Assim como a escola de Nilópolis, que levou sua crítica social para a avenida, a Paraíso de Tuiuti, que ficou com o segundo lugar, contou a história da escravidão no Brasil e condenou a reforma trabalhista aprovada recentemente. O destaque da Tuiuti ficou no último carro da escola, que levou um vampiro com uma faixa presidencial para a Marquês de Sapucaí.

Mangueira não ficou atrás no quesito protesto, com um samba-enredo que ironizou a decisão da Prefeitura do Rio de cortar os recursos destinados às escolas de samba. Um dos carros representou o prefeito Marcelo Crivella como um boneco de Judas.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO


Atenção, foliões campo-alegrenses, venham comemorar a ressaca do carnaval no povoado Belo Horizonte, neste sábado, dia 17



No próximo sábado, 17 de fevereiro, a partir das 14 horas (duas horas da tarde) vai acontecer a ressaca do carnaval no Povoado Belo Horizonte, em Campo Alegre - Alagoas, com o Bloco Quer ou não Quer. Concentração em frente à Igreja de Nossa Senhora da Conceição. Vá e leve toda sua família e participe dessa grande festa. Muita música, alegria e descontração!

Ressaca do Carnaval é com o Bloco Quer ou não Quer, relembrando grandes carnavais de época.

Organização: Ramilson da ADEFICAL

Apoio: Prefeitura de Campo Alegre

Bancos reabrem ao meio-dia desta Quarta-feira de Cinzas

Contas que venceram durante o carnaval podem ser pagas nesta quarta sem multa; agências ficaram fechadas durante o feriado prolongado.

 

 

As agências bancárias de todo o país vão reabrir a partir das 12h desta Quarta-feira de Cinzas (14), após terem ficado fechadas durante o feriado prolongado deste carnaval de 2018.

As contas de consumo (água, energia, telefone etc) e carnês que tiverem os dias 12 ou 13 de fevereiro como data de vencimento poderão ser pagas sem acréscimo nesta quarta, segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban). 
Durante o carnaval, quem teve contas para pagar ou precisou fazer saques, pôde utilizar os canais eletrônicos e correspondentes para o pagamento das contas ou retirada de dinheiro. 
Além disso, os tributos que possuem código de barras puderam ter o seu pagamento agendado nos caixas eletrônicos, por internet banking e pelo atendimento telefônico do banco. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos puderam ser pagos via DDA (Débito Direto Autorizado). 
Para aquelas pessoas que irão passar a semana viajando e precisarão ir até uma agência durante esse período, é possível consultar o endereço dos bancos no site Busca Banco, da Febraban. 



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Acadêmicos do Tatuapé é bicampeã do Carnaval 2018 de São Paulo



A Acadêmicos do Tatuapé é bicampeã do Carnaval 2018 de São Paulo. A escola trouxe para a avenida 3,2 mil integrantes, cantando as belezas do Maranhão.

O título só foi garantido na apuração da última nota do último jurado, e pelos critérios de desempate. De acordo com o G1, a escola ficou com a mesma pontuação da Mocidade Alegre, Mancha Verde e Tom Maior (270 pontos), mas teve melhor desempenho no quesito alegoria.

Unidos do Peruche e Independente Tricolor foram rebaixadas. Atingida por um incêndio, a Acadêmicos do Tucuruvi desfilou, mas não foi julgada. Ela permanecerá no Grupo Especial.

Confira o resultado final da apuração:

1º lugar – Acadêmicos do Tatuapé – 270,0
2º lugar – Mocidade Alegre – 270,0
3º lugar – Mancha Verde – 270,0
4º lugar- Tom Maior – 270,0
5º lugar – Dragões da Real – 269,9
6º lugar – Império de Casa Verde – 269,7
7º lugar – Gaviões da Fiel – 269,6
8º lugar – Rosas de Ouro – 269,6
9º lugar – Unidos de Vila Maria – 269,5
10º lugar – Vai-Vai – 269,3
11º lugar – X9-Paulistana – 268,9
12º lugar – Unidos do Peruche – 268,4
13º lugar – Independente Tricolor – 267,7

O samba-enredo da Acadêmicos do Tatuapé foi composto por Fabiano Tenor, Mike e Luiz Ramos.

terça-feira, 13 de fevereiro de 2018

Carnaval 2018, em Campo Alegre - AL




Nesta terça-feira, 13 de fevereiro, Dia de Carnaval, haverá o tradicional arrastão de carnaval de Campo Alegre - AL, com animação do Trio Elétrico Juninho e Banda Banana Nativa, a partir das 16 horas. Concentração na Rua do Cruzeiro. Saindo da Rua do Cruzeiro, o arrastão passará pela Rua Senador Máximo, seguindo pela Rua do Comércio, indo pela Avenida Guarany, Avenida Divaldo Suruagy e vai até à antiga prefeitura desta cidade.

A Prefeitura de Campo Alegre segue a programação oficial do Carnaval da Integração 2018. Onde são quatro dias de muita folia e animação. Shows foram realizados na sede do município Campo Alegre, no Povoado Chã da Imbira, Mineiro, Usina Porto Rico e no Distrito de Luziápolis.

Confira a programação completa:


Sábado dia 10 de Fevereiro
15:00 - Campo Alegre - Bloco FLALEGRE FOLIA - Orquestra de Frevo, Trio e Banda;
16:00 - Mineiro - Bloco Mineiro Folia - Jeito de Ser Elétrico; 
21:00 - Usina Porto Rico – Clube Social – Vips do Brasil;
21:00 - Campo Alegre – Banda Bakêtá;

Domingo - 11 de Fevereiro
Luziápolis - 15:00 - Bloco Das torcidas – Pequeno Porradão;
Chã da Imbira - Bloco Os Pegadores de Galinha;
15:00 - Orquestra Emeriato Pereira Lima;
17:00 - Arrastão com Expresso Elétrico;
20:00 – Bi e Banda Lua Nua.

Segunda - 12 de Fevereiro - Campo Alegre
15:00 - Bloco “As Pecinhas’’ – Banda Bakêtá;
Distrito Luziápolis
15:00 - Orquestra de Frevo Emeriato Pereira;
16:00 - Arrastão com Trio Elétrico Juninho e Galã Elétrico;
20:00 – Jackson Mel o Rei dos Paredões.

Terça-feira - 13 de Fevereiro - Campo Alegre:
15:00 - Orquestra de Frevo Emeriato Pereira;
16:00 - Arrastão com Trio Elétrico Juninho e Banda Banana Nativa;
20:00 – Jeito de Ser Elétrico
21:00 – Ronald Baiano.


Além dos quatro dias oficiais do carnaval ainda foram realizadas as prévias carnavalescas com o Bloco da integração que saiu nos dias 08 e 09 de fevereiro no distrito Luziápolis e na sede do município respectivamente.


Dia do Carnaval



Carnaval 2018 é comemorado em 13 de fevereiro. Esta é uma celebração de data móvel, mas que é obrigatoriamente comemorada numa terça-feira.
Apesar de tradicionalmente esse ser um dia de folga, o Carnaval não é um feriado nacional. No Rio de Janeiro, sim, é feriado estadual, conforme Lei nº 5246, de 14 de maio de 2008.
A festa de Carnaval dura três dias, e sua data varia a cada ano, uma vez que ocorre sempre 47 dias antes da Páscoa.
No Carnaval, as pessoas se vestem de maneira diferente da habitual, com trajes mais divertidos e inusitados, e comemoram a data indo aos bailes e desfiles específicos da época.
O Brasil é mundialmente conhecido por essa comemoração, que é festejada em todo país, em especial nos estados do Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia e São Paulo, que fazem grandes desfiles de fantasias com temas variados.
A cidade de Recife, nordeste do Brasil, também se destaca por ter o maior bloco de Carnaval do mundo, chamado "Galo da Madrugada".
História do Carnaval
Originalmente, o termo “carnaval” significa “adeus à carne” (carnis levale, em latim), pois representava, na Idade Média, uma época de festas populares que antecediam um período de grande jejum.
O Carnaval passou a ser adotado pela Igreja Católica como o marco inicial da Quaresma a partir de 590 d.C.
No Brasil, esta festa popular começou a ser comemorada em meados do século XVII, por influência dos europeus, que já festejavam muito antes, principalmente na França e na Itália.
Foi apenas no século XX que o Carnaval no Brasil se consolidou com o formato conhecido contemporaneamente. O samba e as marchinhas carnavalescas foram grandes impulsionadores desta festa popular entre os brasileiros.
Quando será o Carnaval nos próximos anos?
Como dito, o Carnaval é uma festa móvel e, por este motivo, todos os anos é comemorado numa data diferente. Para já ir se programando, saiba quais são as datas do Carnaval para os próximos 5 anos!
  • Carnaval 2019 - 5 de março de 2019
  • Carnaval 2020 - 25 de fevereiro de 2020
  • Carnaval 2021 - 16 de fevereiro de 2021
  • Carnaval 2022 - 1 de março de 2022
  • Carnaval 2023 - 21 de fevereiro



FONTE: CALENDARR

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2018

No Programa Domingo Musical Carnaval 2018, com Renilton Silva, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM 105.9 MHZ, desfilaram mais de 60 músicas.




No último domingo, 11 de fevereiro, a partir das 13 horas, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ, foi ao ar, o programa Domingo Musical - Carnava2018, no comando de Renilton Silva, com muita música e alegria: Frevo, samba, axé, pagode, marchinhas de carnaval e muita animação. 


Foi pensando em você, que organizamos esse programa especial, DOMINGO MUSICAL CARNAVAL 2018, que todo ano é sucesso comprovado! O seu carnaval ficou marcante com grandes ritmos, para você que curtiu essa festa em casa. Só música boa, uma seleção de grandes carnavais de todos os tempos.

Confira a relação de 65 músicas que foram tocadas ontem, 11/02, no nosso programa, fazendo jus ao Carnaval, começando das 13 às 18 horas:

1 - A Turma do Funil - Marchinha de carnaval
2 - Abre Alas - Marchinha de carnaval
3 - Atire a primeira pedra - Não tenho lágrimas - Marchinha de carnaval
4 - Gal Costa - Balancê
5 - Bola preta - Daqui não saio - Marchinha de carnaval
6 - Chiclete com Banana - Aê Aê do amor
7 - Araketu - Pipoca
8 - Asa de Águia - Tô à toa
9 - Babado Novo - Carnaval
10 - Banda Beijo - Sandra
11 - Banda Carrapicho - Festa de Boi-bumbá
12 - Cabeleira do Zezé - Marchinha de carnaval
13 - Caiu na rede é peixe - Marchinha de carnaval
14 - Cassino do Chacrinha - Marchinha de carnaval
15 - Coração corinthiano - Marchinha de carnaval
16 - Índio quer apito - Marchinha de carnaval
17 - Lata d'água - Marchinha de carnaval
18 - Linda morena - Marchinha de carnaval
19 - Maracangalha - Marchinha de carnaval
20 - Grupo Molejo - Samba Rock do Molejão
21 - Raça Negra - É tarde demais
22 - Banda Cheiro de Amor - É amor
23 - Alceu Valença - Estação da luz
24 - Banda Reflex'us - Chicote não
25 - Celso Bahia - 2 neguinhos
26 - Elba Ramalho - Folia brasileira
27 - Maria Escandalosa - Marchinha de carnaval
28 - Máscara negra - Marchinha de carnaval
29 - Menina vai - Marchinha de carnaval
30 - Nós, os carecas - Marchinha de carnaval
31 - Pastorinhas - Marchinha de carnaval
32 - Pierro Apaixonado - Marchinha de carnaval
33 - Recordar é viver - Marchinha de carnaval
34 - Edson Gomes - Rastafary
35 - A cor do som - Gosto do prazer
36 - Alceu Valença - Me segura que senão eu caio
37 - Amelinha - Gemedeira
38 - Timbalada - Beija-flor
39 - Sereno da madrugada - Marchinha de carnaval
40 - Tourada em Madri - Marchinha de carnaval
41 - A praça - Marchinha de carnaval
42 - Allah - Marchinha de carnaval
43 - Aurora - Marchinha de carnaval
44 - Bandeira branca - Marchinha de carnaval
45 - Copacabana Beat - Balança Brasil
46 - Banda Reflex'us - Canto para o Senegal
47 - Beth Carvalho - Coisinha do pai
48 - Benito di Paula - Mulher brasileira
49 - Bezerra da Silva - Minha sogra parece sapatão
50 - Elba Ramalho - Banho de cheiro
51 - Clara Nunes - Canto das três raças
52 - Daniela Mercury - O canto da cidade
53 - Fafá de Belém - Pouporri de lambadas
54 - Gonzaguinha - O que é, o que é
55 - Luiz Caldas - Tieta
56 - Zé Ramalho - Frevo mulher
57 - Moraes Moreira - Pombo correio
58 - Sarajane - Vale
59 - Ivete Sangalo - Carro velho
60 - Margareth Menezes - Dandalunga
61 - Ricardo Chaves - É o bicho
62 - Mamãe eu quero - Marchinha de carnaval
63 - Cidade Maravilhosa - Marchinha de carnaval
64 - Jardineira - Marchinha de carnaval
65 - Ta-hi - Marchinha de carnaval


Curiosidade: O Carnaval 2018 decorre no dia 13 de fevereiro, a segunda terça-feira do mês. Também conhecido como Entrudo, é uma festa pagã que se comemora sempre numa terça-feira47 dias antes do domingo de Páscoa



Aos domingos, das 13 às 18 horas, Programa DOMINGO MUSICAL, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ. Muita alegria, músicas, informações, notícias, mini-especial, músicas variadas atuais e do passado; e prestação de serviço. Apresentação, locução, comunicação e técnica de som - Renilton Silva, o locutor das emoções.


Atenção: O Programa Domingo Musical foi ao ar pela primeira vez, no dia 14 de abril de 2002. Este ano, nosso programa fará dezesseis anos de existência.


Obrigado a todos(as) pela sintonia!


RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

domingo, 11 de fevereiro de 2018

Carnaval 2018 é no Programa Domingo Musical, com Renilton Silva, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM 105.9 MHZ



Neste, domingo, 11 de fevereiro, a partir das 13 horas, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ, Domingo Musical - Carnaval 2018, no comando de Renilton Silva, com muita música e alegria: Frevo, samba, axé, pagode, marchinhas de carnaval e muita animação. 


Foi pensando em você, que organizamos esse programa especial, DOMINGO MUSICAL CARNAVAL 2018, que todo ano é sucesso comprovado! O seu carnaval vai ser marcante com grandes ritmos, para você que vai curtir essa festa em casa. Só música boa, uma seleção de grandes carnavais de todos os tempos.




Curiosidade:*****O Carnaval 2018 decorre no dia 13 de fevereiro, a segunda terça-feira do mês. Também conhecido como Entrudo, é uma festa pagã que se comemora sempre numa terça-feira47 dias antes do domingo de PáscoaCom isso, os desfiles das escolas de samba de São Paulo começam no dia 9, sexta-feira, e do Rio de Janeiro no dia 11, domingo. O pré-carnaval ocorre nos dias 3 e 4 de fevereiro, sábado e domingo.

Aos domingos, das 13 às 18 horas, Programa DOMINGO MUSICAL, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ. Muita alegria, músicas, informações, notícias, mini-especial, músicas variadas atuais e do passado; e prestação de serviço. Apresentação, locução, comunicação e técnica de som - Renilton Silva, o locutor das emoções.


Atenção: O Programa Domingo Musical foi ao ar pela primeira vez, no dia 14 de abril de 2002. Este ano, nosso programa fará dezesseis anos de existência.


Obrigado a todos(as) pela sintonia!



RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA