sábado, 28 de março de 2015

Aécio: perspectivas para os próximos três anos são ainda piores



O presidente nacional do PSDB, senador Aécio Neves (MG), disse que o resultado do PIB brasileiro divulgado na manhã desta sexta-feira "coroa um dos mandatos mais medíocres da história econômica brasileira". Em nota, o tucano afirma que a gestão da presidente Dilma Rousseff (PT) resultou em quatro anos praticamente perdidos em termos de crescimento da economia. No ano passado, o PIB cresceu 0,1% em relação ao ano anterior, pior resultado do governo Dilma.

"Trata-se do retrato do fracasso de um experimento em que o Brasil foi feito de laboratório e os brasileiros, transformados em cobaias. Um modelo econômico que, a despeito das críticas e dos alertas, o PT levou adiante sem atentar para o óbvio: a realidade já havia mudado. Deu errado", diz o presidente nacional do PSDB em seu comunicado.
Para Aécio, as perspectivas para os próximos três anos são ainda piores, tanto que o próprio Banco Central já admite recessão neste ano. E critica a presidente da República, dizendo que ela não poderá usar mais "a desgastada desculpa" de que a crise está lá fora. "Não, a crise é o governo que o Brasil tem." E avalia que o PT deve corrigir imediatamente a situação que seu próprio governo criou, sob risco de piora na economia, com reflexos negativos para o País.



FONTE: YAHOO

Escritor pernambucano Evaldo Cabral de Mello toma posse na ABL

Jornalista ocupa a cadeira 34, que era de João Ubaldo Ribeiro.

Evaldo tem 79 anos, é diplomata e historiador.











O escritor pernambucano Evaldo Cabral de Mello tomou posse na noite desta sexta-feira (27), na Academia Brasileira de Letras (ABL). Ele tem 79 anos, é diplomata e historiador. Evaldo foi eleito pra cadeira 34, que pertenceu ao escritor baiano João Ubaldo Ribeiro, morto em julho do ano passado.

“Diz-se de um autor de sucesso que tem uma grande obra. No caso de Evaldo Cabral de Mello, é uma grande obra que tem um autor. Um autor que se apaga atrás de uma grande modéstia. Mas que tinha que ser revelado. E foi. A Academia é o lugar certo para abrigá-lo e se sente honrada com isso”, afirmou o Presidente da ABL, Acadêmico  Geraldo Holanda Cavalcanti.

Carreira
Evaldo Cabral de Mello nasceu no Recife em 1936 e atualmente mora no Rio de Janeiro. Estudou Filosofia da História em Madri e Londres. Em 1960, ingressou no Instituto Rio Branco e dois anos depois iniciou a carreira diplomática. Serviu nas embaixadas do Brasil em Washington, Madri, Paris, Lima e Barbados, e também nas missões do Brasil em Nova York e Genebra, e nos consulados gerais do Brasil em Lisboa e Marselha.

Um dos mais destacados historiadores brasileiros, Evaldo Cabral de Mello é especialista em História regional e no período de domínio holandês em Pernambuco no século XVII, assunto sobre o qual escreveu muitos de seus livros, como Olinda restaurada (1975), sua primeira obra, Rubro veio (1986), sobre o imaginário da guerra entre Portugal e Holanda, e O negócio do Brasil (1998), sobre os aspectos econômicos e diplomáticos do conflito entre portugueses e holandeses. Sobre a Guerra dos Mascates e a rivalidade entre brasileiros e portugueses em seu Estado natal publicou A fronda dos mazombos (1995).

Escreveu, também, O norte agrário e o Império (1984), O nome e o sangue (1989), A ferida de Narciso (2001) e Nassau: governador do Brasil Holandês (2006), este para a Coleção Perfis Brasileiros, da Companhia das Letras. É organizador do volume Essencial Joaquim Nabuco, da Penguin-Companhia das Letras.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Chamada de 'Camilão', estudante muda hábitos e emagrece 32 kg

Camila Matos começou a engordar aos 8 anos e chegou aos 107,5 kg.

Depois de aprender a se alimentar, estudante decidiu ser nutricionista.

Fabíola Glenia
Do G1, em São Paulo









A estudante Camila Mayra Machado Matos, de 19 anos, começou a engordar quando ainda era pequena, por volta dos 8 anos de idade. Seu pai era dono de uma lanchonete, o que lhe garantia acesso fácil a sorvetes, chocolates e sanduíches. “Minha alimentação era muito desregrada. Acordava tarde, comia pão, refrigerante, esse era meu café da manhã. Pulava refeição, aí no jantar, comia dois pratos de comida”, conta.
Camila Matos emagreceu mais de 30 kg e agora se prepara para fazer faculdade de nutrição (Foto: Arquivo pessoal/Camila Machado Matos)Camila Matos decidiu emagrecer depois de uma viagem à praia (Foto: Arquivo pessoal/Camila Machado Matos)
Este comportamento levou a moradora de Conceição dos Ouros, em Minas Gerais, aos 107,5 kg. Mas quem via Camila, não imaginava que o excesso de peso lhe causasse desconforto. “Gordo é assim, a gente tenta esconder sendo legal. Sempre fui muito simpática, sempre tive muitos amigos, sempre fui a líder da turma. Eu me fazia de feliz para todo mundo, mas sofria tanto na hora de comprar roupa. Eu chorava em casa. Aí comia uma panela de brigadeiro.”
Camila Matos emagreceu mais de 30 kg e agora se prepara para fazer faculdade de nutrição (Foto: Editoria de Arte/G1)




















A estudante também diz que sofreu muito bullying nos tempos de escola, apesar de ter amigos e ser extrovertida. Apelidos como gorda, baleia e rolha de poço eram comuns. A jovem conta ainda que não gostava nada de ser chamada de “Camilão” e a frase que mais detestava ouvir era: “Você tem um rosto tão bonito, mas...”.
Hoje, Camila percebe que costumava se fazer de vítima. “A gente não assume que a culpa de estar gorda é da gente. Eu mesma culpava meu pai. Hoje, não culpo mais meu pai, nem minha mãe. Eu sempre fui gulosa. Eu gosto de comer, não comia porque estava com fome. Eu pensava: é gostoso, vou comer. Além disso, eu achava que nunca iria emagrecer, pensava que iria morrer gorda”, conta.
Essa certeza, porém, começou a ruir em janeiro do ano passado. “Fui para a praia. Passou um casal por mim e a moça tinha o corpo mais lindo que já vi na vida. Fiquei com vergonha até de sair do mar. E ali, no dia 1º de janeiro, decidi mudar de vida.” Cinco dias depois, a estudante estava dentro do consultório de uma nutricionista, que mudou toda a sua alimentação e traçou metas.
Contou a favor da estudante o fato de, apesar de obesa, não ser sedentária. Camila corria 3 km quase todos os dias – mas antes não emagrecia por causa da má alimentação. A paixão pela corrida, aliada aos novos hábitos alimentares, ajudaram Camila a emagrecer mais de 30 quilos em cerca de um ano. “O que me dava mais motivação é que, quanto mais eu emagrecia, mais rápido eu corria. Antes, o percurso que eu fazia em 40 minutos, hoje faço em 20. Meu sonho é ser maratonista.”
Camila Matos emagreceu mais de 30 kg e agora se prepara para fazer faculdade de nutrição (Foto: Arquivo pessoal/Camila Machado Matos)
Em janeiro, Camila ficou em 1º lugar na sua categoria em corrida de 14 km (Foto: Arquivo pessoal/Camila Machado Matos)

















Atualmente, Camila corre entre 5 km e 10 km por dia, além de fazer musculação e zumba. “Muita gente me pergunta de flacidez, de estria. Minhas estrias são um atestado do que fiz no passado”, diz.
A alimentação mudou totalmente, mas ela garante que tudo o que come é gostoso. “Tomo leite desnatado, pão integral com manteiga light ou requeijão light, peito de peru. A única coisa integral que não como é arroz, como arroz e feijão normal. Outra coisa que mudou foi o sal, cortei muito. Tempero a salada com limão. Como de três em três horas, pequenas quantidades, e não pulo refeição nunca.”
Além da perda de peso, Camila percebeu outros benefícios. “Meu sono melhorou, meu cabelo fortaleceu, minha unha, minha pele, meu intestino agora funciona normalmente, tudo melhorou por causa da alimentação.”
A experiência serviu para ajudar a estudante a definir seu futuro profissional. Camila chegou a fazer teste vocacional, mas não conseguia escolher uma carreira. Agora, ela se prepara para o vestibular de nutrição. “Eu me encontrei, encontrei qual é a minha missão aqui na Terra. Quero ajudar outras pessoas, quero mudar o hábito alimentar das pessoas, mostrar que é possível emagrecer sem cirurgia, sem remédio, só com força de vontade e determinação.”
Hoje, Camila procura incentivar outras pessoas por meio de sua página no Facebook. Quando decidiu criá-la, ficou indecisa em relação ao nome, mas, mais forte e vitoriosa, resolveu exorcizar antigos fantasmas. Seus relatos podem ser acompanhados na página “Emagrece Camilão”.
Camila Matos emagreceu mais de 30 kg e agora se prepara para fazer faculdade de nutrição (Foto: Arquivo pessoal/Camila Machado Matos)Estudante diz que detestava a frase: 'Você tem um rosto tão bonito, mas...' (Foto: Arquivo pessoal/Camila Machado Matos)
Camila Matos emagreceu mais de 30 kg e agora se prepara para fazer faculdade de nutrição (Foto: Arquivo pessoal/Camila Machado Matos)Camila relata sua evolução e usa as redes sociais para influenciar outras pessoas (Foto: Arquivo pessoal/Camila Machado Matos)




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Professor Renato Janine Ribeiro é o novo ministro da Educação

Filósofo, docente aposentado da USP tomará posse no próximo dia 6.

Ele sucederá Cid Gomes, que se demitiu após crise com deputados.


Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política da USP, durante debate em março de 2010  (Foto: J. F. Diorio/Estadão Conteúdo)
Renato Janine Ribeiro, professor de Ética e Filosofia Política da USP, durante debate em março de 2010 (Foto: J. F. Diorio/Estadão Conteúdo)

















A Presidência da República anunciou no início da noite desta sexta-feira (27) que o professor Renato Janine Ribeiro será o novo ministro da Educação. A informação foi antecipada pelo Blog do Camarotti. A posse do novo ministro será no próximo dia 6.
Professor aposentado da Universidade de São Paulo (USP), Janine Ribeiro assumirá o comando do MEC no lugar de Cid Gomes, que deixou a pasta na semana passada após um conflito com deputados em sessão da Câmara.
Janine Ribeiro é o quinto ministro da Educação desde o início do primeiro mandato de Dilma Rousseff, em janeiro de 2011. Antes dele, passaram pela pasta Fernando Haddad, atual prefeito de São Paulo; Aloizio Mercadante, hoje ministro da Casa Civil; José Henrique Paim; e Cid Gomes. Desde a saída de Gomes, o secretário-executivo da pasta, Luiz Claudio Costa, chefiava o MEC interinamente. Segundo o G1 apurou, ele foi convidado por Janine Ribeiro para permanecer como secretário-executivo.
Há cerca de uma semana, ao negar uma reforma ministerial, a presidente Dilma afirmou que o Ministério da Educação não entraria na divisão partidária do governo, já que, segundo ela, trata-se de um dos ministérios "mais importantes do país".
"O MEC não é dado para ninguém. O MEC é um dos ministérios mais importantes do país porque eu tenho o compromisso de construir um caminho para a educação brasileira dando mais passos do que nós já demos", afirmou, após ser questionada sobre se, com a saída de Cid Gomes, a pasta seria “devolvida” ao PT ou “entregue” ao PMDB.
Doutor em filosofia, Renato Janine Ribeiro ensinava ética e filosofia política na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP. Entre os cargos que ocupou está o de presidente da Comissão de Cooperação Internacional da USP (CCInt), entre 1991 e 1994, e secretário e conselheiro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), entre 1997 e 1999. Também foi diretor de avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), de 2004 a 2008, quando coordenou mais de 2,5 mil cursos de mestrado e doutorado do Brasil.
Janine Ribeiro publicou diversos livros na área de filosofia e ciência política, entre os quais "A sociedade contra o social: o alto custo da vida pública no Brasil", obra vencedora do Prêmio Jabuti 2001 na área de ensaios e ciências humanas.
Nesta sexta, também foi anunciado o novo ministro da Secretaria de Comunicação Social, Edinho Silva, tesoureiro da campanha à reeleição da presidente Dilma Rousseff.
Nota
Leia abaixo nota oficial sobre a nomeação de Renato Janine Ribeiro divulgada pelo Palácio do Planalto.

NOTA OFICIAL

A presidenta da República Dilma Rousseff convidou nesta sexta-feira (27) o professor doutor Renato Janine Ribeiro para assumir o cargo de ministro da Educação.

A posse do novo ministro será no dia 6 de abril.

Perfil
Renato Janine Ribeiro tem formação em Filosofia pela Universidade de São Paulo (USP), mestrado pela Université Paris 1 Pantheon-Sorbonne, doutorado pela USP e pós-doutorado pela British Library. É professor titular de Ética e Filosofia Política da USP.

Tem 18 livros editados, além de inúmeros ensaios e artigos em publicações científicas. Em 2001, recebeu o prêmio Jabuti de melhor ensaio.

O novo ministro foi membro do Conselho Deliberativo do CNPq (1993-1997), do Conselho da SBPC (1997-1999), secretário da SBPC (1999-2001) e diretor de Avaliação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) (2004-2008). Além disso, atuou como membro do Conselho Deliberativo do Instituto de Estudos Avançados da USP e é membro do Conselho Superior de Estudos Avançados da FIESP.

Secretaria de Imprensa
Presidência da República




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: A lei da mente

A lei da mente


A lei da mente

A lei da mente é implacável
O que você pensa, você cria
O que você sente, você atrai
O que você acredita, torna-se realidade




(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 27 de março de 2015

Brasil mostra força e vira para espantar fantasma no palco da final de 1998

11 horas atrás

Gazeta Press
Seleção brasileira - Neymar
.
Exibir foto
Neymar foi um dos destaques da seleção brasileira na vitória diante da França por 3 a 1
Se ainda está marcada pela memória da derrota por 7 a 1 para a Alemanha na semifinal da Copa do Mundo disputada em casa, a Seleção Brasileira já tem força suficiente para deixar para trás outro fantasma de um Mundial. Nesta quinta-feira, o time de Dunga foi ao Stade de France, palco da decisão de 1998, e conquistou uma vitória de virada sobre a França, por 3 a 1.
Apesar da folga no placar, o Brasil encontrou dificuldades no início da partida. Os mais pessimistas relacionaram o gol de cabeça de Varane, após uma cobrança de escanteio, àqueles marcados por Zinedine Zidane em 1998. Mas Oscar chutou de bico para igualar o marcador ainda no primeiro tempo. E, no segundo, Neymar e Luiz Gustavo asseguraram a manutenção da invencibilidade de Dunga em sua segunda passagem pela Seleção.
Empolgados pela vitória, os brasileiros irão a Londres para enfrentar o Chile às 11 horas (de Brasília) de domingo em outro amistoso preparatório para a Copa América. Já a França de Didier Deschamps, que não disputa as eliminatórias para a Eurocopa por ser sede do torneio, tentará se reabilitar emocionalmente até o confronto com a Dinamarca, também no fim de semana.
O jogo - O ambiente desta tarde fez muitos brasileiros recordarem o vice-campeonato mundial de 1998. No mesmo estádio onde se decidiu aquela Copa do Mundo, A Marselhesa foi cantada com uma empolgação semelhante à da final. Incontáveis pequenas bandeiras azuis, brancas e vermelhas tremularam nas arquibancadas. No gramado, houve homenagens para Zidane, Henry, Desailly e Vieira. Nos bancos de reservas, estavam Deschamps e Dunga, hoje técnicos de França e Brasil. E quem assistiu ao amistoso pela televisão aberta ainda ouviu Ronaldo como comentarista.
Dentro de campo, as seleções francesa e brasileira também respeitaram as suas tradições. O amistoso começou com muito estudo e marcação intensa dos dois lados. Quando defendia, a França ainda ganhava o reforço das vaias de sua torcida à troca de passes da equipe visitante.
Com esse cenário, o time da casa logo recorreu às jogadas de bola parada para incomodar o Brasil. Com sucesso. Aos seis minutos, o gol da França só não saiu em uma cobrança de escanteio por causa de uma bela defesa de Jefferson. Benzema ficou livre para cabecear na segunda trave após um desvio no meio do caminho, e o goleiro do Botafogo provou estar com o reflexo em dia - esticou-se tanto para fazer a intervenção que foi parar dentro da rede.
A França continuou a insistir daquele jeito, talvez se inspirando nos gols marcados por Zidane em 1998. Até abrir o placar. Aos 20 minutos, Varane veio de trás para aproveitar uma nova cobrança de escanteio, cabeceou firme para o chão e conseguiu acertar a meta. Festa no Stade de France.
O jogo ficou mais complicado para a Seleção Brasileira depois que a França abriu o placar. Neymar tentou assumir o papel de referência da equipe com avanços em velocidade, mas ainda não havia encontrado a melhor sintonia com Roberto Firmino e parava com facilidade no bloqueio francês. O seu companheiro de ataque tentava encurtar a distância para o gol com seus característicos chutes de longe e também não era bem-sucedido.
Aos 39 minutos, quando Dunga já se preparava para reanimar o Brasil no intervalo, a França sofreu o empate. Oscar tabelou com Firmino, entrou na área e finalizou de bico para superar a marcação e o goleiro Mandanda. A maioria da torcida silenciou momentaneamente.
Não houve mudanças no início do segundo tempo - nem nas formações das seleções europeia e sul-americana nem no panorama do amistoso. Os espaços para atacar ainda eram pequenos, o que obrigava maior movimentação e constante toque de bola de França e Brasil.
Sem oferecer mais tantos lances de bola parada ao adversário, os brasileiros enfim se sobressaíram com ela rolando. Aos 12 minutos, Willian viu Neymar correr pela ponta esquerda e fez a enfiada. O atacante do Barcelona avançou dentro da área e soltou o pé para anotar um gol muito parecido com aquele feito por ele mesmo diante da Espanha, na final da última Copa das Confederações.
Atrás no marcador, a França foi forçada a desmontar um pouco o seu sistema defensivo e ofereceu espaços para o Brasil. O terceiro gol, no entanto, surgiu por meio de uma especialidade do oponente. Aos 23 minutos, Luiz Gustavo subiu sozinho após cobrança de escanteio e cabeceou bem para ampliar.
Com a vantagem brasileira, Deschamps fez duas alterações de uma vez. Trocou Sissoko e Griezmann por Kondogbia e Fekir. Os torcedores franceses, contudo, já haviam desanimado àquela altura. E Dunga pôde, bem mais tranquilo, dar oportunidades para Douglas Costa, Souza, Luiz Adriano, Fernandinho e Marcelo jogarem alguns minutos.


FONTE: YAHOO