sábado, 16 de junho de 2018

SINTEAL reuniu nesta sexta-feira, 15/06, na Escola Miguel Matias, profissionais ligados à educação em Campo Alegre – AL, para uma Assembleia Geral









O SINTEAL – Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Alagoas por sua Diretoria do Núcleo Regional de São Miguel dos Campos comandou mais uma assembleia geral com os profissionais da educação do município de Campo Alegre – AL, nesta sexta-feira, 15 de junho de 2018, às 10:00 horas da manhã, na Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, Centro, Campo Alegre, para tratar de assuntos cabíveis aos profissionais da educação.

Valdir Costa e Micheline Maria Vieira, representantes do Sinteal, explicaram detalhes e compromissos para com a categoria educacional, onde trouxeram informes gerais de grande interesse, em prol dos direitos desses profissionais.

Foi confirmado que os funcionários e professores da rede municipal de ensino desta cidade, tiveram um reajuste salarial de 5%, com retroativo a maio do referido ano, da gestão atual. Uma boa parte das pessoas presentes, nesta reunião, não ficou tão satisfeita; mas se conforma com a aprovação, pois na realidade muitos não têm o hábito de se manifestarem amplamente em busca de suas reivindicações.


Foi comentado sobre uma matéria que saiu esta semana, dando conta de que o MPF - Ministério Público Federal alega que rateio do Fundef é ilegal. Essa decisão contraria os que defendem que 60% dos recursos seriam para professores. Isso causou uma inquietação no encontro com o Sinteal, nesta manhã. Alguns profissionais se manifestaram com revolta, alegando que o rateio do Fundef é direito da categoria, 60% pros professores e 40% para a educação.

Falam-se que é notório que muitos administradores públicos são flexíveis na decisão dos precatórios, deixando transparecer que a lei é aceitável ou não.


O SINTEAL – Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Alagoas, órgão que trabalha também com outros municípios no estado, iniciou esse encontro com os profissionais da rede municipal de ensino de Campo Alegre, para esclarecer a proposta salarial da gestora, senhora Pauline Pereira, e um pouco sobre alguns tópicos ligados ao direito do trabalhador. 


*Os professores, Janileia, Lenilson, George Quintela, Renilto Paulino (Renilton Silva) e outros professores, fizeram uso da palavra, focando direitos, deveres e algo reflexivo sobre o desenrolar profissional. Renilton Silva, titular deste blog, desabafou e deixou claro que sempre tentará divulgar notícias, informações e reivindicará neste canal e no rádio, com imparcialidade, sem denegrir a imagem de ninguém, com responsabilidade e compromisso.

ATENÇÃO: Na próxima quarta-feira, 20 de junho, pela manhã, o Sinteal e profissionais da educação deste município farão presença na Câmara de vereadores local.


O Sinteal afirmou que sempre está defendendo a categoria e acata a decisão da mesma.











RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

quinta-feira, 14 de junho de 2018

Nesta quarta-feira, 13 de junho foi realizado o tradicional Forrobodó da Escola Miguel Matias, ''Forrobodó Retrô Copa'', em Campo Alegre - AL




































































































































































































































































Há dias que a equipe ''Miguel Matias'' tem trabalhado duro para a realização de um dos tradicionais festejos juninos que já é marca registrada nesse estabelecimento de ensino(Escola Miguel Matias), que neste ano, dá-se ênfase ao Forrobodó Retrô Copa.

O Grande Arraiá (Desfile Junino) conhecidíssimo "Forrobodó", da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, do município de Campo Alegre - AL, que funciona com turmas do 1º ao 5º ano, EJA - Educação de Jovens e Adultos, Mais Educação, foi realizado na tarde desta quarta-feira, 13 de junho, próximo  às 4(quatro) horas, com o Desfile Junino pelas principais ruas de Campo Alegre: Desfile de carroças, rainhas do milho, com muito forró pé de serra, numa homenagem à Copa do Mundo 2018 da Rússia, focando a história e títulos de alguns times que irão participar da Copa. Alunos(as) trajavam roupas ao pique da Seleção Brasileira de Futebol e de outras. A população campo alegrense assistiu a esse evento e aplaudiu de pé no momento em que o desfile passava pelas ruas.

Apresentando aos alunos, a cultura do Brasil que marca a tradição e o conhecimento amplo da região Nordeste. Na oportunidade, carroças de burro desfilavam com nomes de países; também referenciando a cultura nordestina, lembrando o dia, 13 de junho, Dia Santo Antônio - O santo casamenteiro; São João, em 24/06; e São Pedro, em 29/06! Locução: Renilton Silva.

Lembrando que neste ano de 2018, serão essas 32 seleções que disputam a Copa da Rússia: Rússia, Arábia Saudita, Egito, Uruguai, Portugal, Espanha, Marrocos, Irã, França, Austrália, Peru, Dinamarca, Argentina, Islândia, Croácia, Nigéria, Brasil, Suíça, Costa Rica, Sérvia, Alemanha, México, Suécia, Coreia do Sul, Bélgica, Panamá, Tunísia, Inglaterra, Polônia, Senegal, Colômbia e Japão.

Tradicional Forrobodó da Escola Miguel Matias, na sua 8ª edição, já é sucesso todos os anos. Muita alegria, música e animação. Alunos, pais de alunos, professores, cuidadores, funcionários, apoiadores, coordenadores, diretores, convidados e público em geral participaram do desfile.


Música: Forrobodó
Compositor: professor Edeilson

Forrobodó forrobodó forrobodó
Forrobodó forrobodó forrobodó
Forrobodó forrobodó forrobodó
São João na Miguel é o melhor

Forrobodó forrobodó forrobodó
Forrobodó forrobodó forrobodó
Forrobodó forrobodó forrobodó
São João na Miguel é o melhor

Na Escola Miguel Matias
São João é mais São João
A tradição continua, juventude vai pra rua
Arrastando a multidão

Os professores trazendo alegria
E o povo cantando e dançando
Dia e noite, noite e dia

O São João é assim
O São João maravilhoso
Meu São João é assim
Vai ser sempre assim o São João mais famoso

É tradição, é curtição, é alegria
É multidão, é emoção, é poesia
Todo dia é forró, é forró todo dia
Tradição do forró, é na Escola Miguel Matias
Todo dia é forró, é forró todo dia
Tradição do forró, é na Escola Miguel Matias



OBS.: Essa música é tema do São João da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, do Tradicional Forrobodó

Após o Desfile Junino pelas principais ruas de Campo Alegre, aconteceram belíssimas apresentações no pátio da escola, no comando da coordenadora e professora Patrícia Ferreira, onde todos caracterizados ao evento, festejavam às festas juninas. Um arraiá no capricho, com muito forró, comidas típicasCanjica, pipoca, milho cozido, pamonha, bolo de milho e muito mais.

Seguindo o evento, o diretor e professor Luciano Torres, ao lado do professor, Maurício Jesuíno, comandaram ao sorteio do balaio junino, que este ano mais uma vez foram sorteados dois balaios, um pro aluno e outro pro funcionário, quando o mesmo agradeceu a colaboração de seus funcionários, professores, alunos e etc, pelo trabalho realizado, e agradeceu a presença de todos.

Estiveram presentes também nesse evento: Representantes da Secretaria Municipal de Educação deste município e outros convidados especiais. 

Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias - Educando com Responsabilidade.
Localizada na Rua Senador Máximo, centro, Campo Alegre - Alagoas

Diretores: Professor, Luciano Torres; professora, Giselma Vieira e professora Quitéria Silva

Coordenadores: Professores Patrícia Ferreira, Selma Oliveira, e André Nascimento.



OBS.: Agradecemo ao Murilo Bispo e às demais pessoas que cederam as fotos para nossa postagem.




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA