domingo, 25 de agosto de 2019

Agosto Verde – Semana da Pessoa com Deficiência, de 21 a 28 de agosto











Na última quarta-feira, 21 de agosto de 2019, aconteceu a abertura de mais um Agosto Verde em várias repartições públicas da cidade de Campo Alegre - AL; inclusive a Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias reuniu seus alunos, professores, coordenadores, diretores, funcionários, cuidadores e demais pessoas, em frente ao seu estabelecimento de ensino, fazendo uma apresentação emocionante, numa ênfase à Semana Nacional da Pessoa com Deficiência, que vai de 21 a 28 de agosto. Alguns profissionais fizeram uso da palavra: Professora, Gilvânia Paz, coordenadora da educação especial inclusiva do atual município; professora, Maria José, popular, Beija;  professoras, Patrícia Ferreira e Selma Oliveira, coordenadoras; e Renilton Silva, profissional especial.

Inclusão é aceitar e respeitar as diferenças. A importância de trabalhar em prol de uma educação mais justa e inclusiva.

Agosto Verde, simboliza a esperança de uma sociedade totalmente inclusiva e sem preconceitos. A comemoração tem por finalidade promover a integração das pessoas com deficiência em todos os níveis sociais.

Mesmo sendo um assunto amplamente discutido, existe ainda certa confusão sobre o conceito de justiça social. Como conceito, a justiça social parte do princípio de que todos os indivíduos de uma sociedade têm direitos e deveres iguais em todos os aspectos da vida social, isso quer dizer que todos os direitos básicos, como a saúde, educação, justiça, trabalho e manifestação cultural, devem ser garantidos a todos.

Os professores trabalhando em parceria com demais pessoas do próprio município, abraçando a causa, em prol de uma educação mais inclusiva, com menos preconceito.

Durante esses dias, as escolas e a comunidade prometem muitas homenagens às pessoas especiais.