sábado, 28 de junho de 2014

17º dia: Classificado após pênaltis, Brasil enfrenta Colômbia nas quartas

Brasil e Colômbia se enfrentam às 17 horas da próxima sexta-feira (4) pelas quartas de finais, na Arena Castelão, em Fortaleza. Para superar as oitavas, neste sábado, os brasileiros sofreram bem mais que os colombianos. Enquanto os nossos futuros oponentes garantiram um 2 a 0 relativamente tranquilo sobre o Uruguai, a seleção brasileira não passou de um empate de 1 a 1 com o Chile no tempo regulamentar, seguido de uma prorrogação sem gols e uma sofrida disputa por pênaltis, com cobranças perdidas para os dois lados. Então, com 3 a 2 nos penais, veio enfim o alívio brasileiro.


David Luiz e Neymar comemoram a classificação do Brasil em jogo contra o Chile

 Veja quais serão os próximos jogos das oitavas (todos com horário de Brasília):
 - Holanda x México, no domingo (29), às 13h, no Castelão
 
- Costa Rica x Grécia, no domingo (29), às 17h, na Arena Pernambuco
 
- França x Nigéria, na segunda (30), às 13h, no Mané Garrincha  

- Alemanha x Argélia, na segunda (30), às 17h, no Beiro-Rio
 
- Argentina x Suíça, na terça (1°) às 13h, na Arena Corinthians

- Bélgica x Estados Unidos, na terça (1°) às 17h, na Fonte Nova


O 17º dia da Copa do Mundo (16º de jogos, após o intervalo na sexta-feira), foi o mais tenso para os brasileiros. Depois de David Luiz marcar logo aos 18 minutos do primeiro tempo, a seleção brasileira cedeu o empate e viu um gol de Hulk invalidado pelo juiz. Sem gols na prorrogação, a vaga nas quartas de final foi decidida nos pênaltis. Mas, com duas defesas de Julio César e uma bola chilena na trave, o Brasil finalmente pode comemorar - inclusive a presidente Dilma Rousseff, que publicou uma mensagem parabenizando a seleção.    

Julio César defende pênalti de Alexis Sanchez

Que golaço!

Depois de o Brasil penar para despachar o Chile, a Colômbia ditou o ritmo contra o Uruguai, no Maracanã.

Ao passar para as quartas de final, a atual equipe dos "cafeteros" já entrou para a história como a seleação colombiana que mais avançou em Copas. Além de mandar para casa o Uruguai e o "fantasma do Maracanazo" que o acompanha, a Colômbia agora tem também o artilheiro do Mundial, James Rodríguez, que fez os dois gols na partida deste sábado e soma cinco no torneio. O primeiro marcado contra o Uruguai foi um golaço: Rodríguez matou a bola no peito e, sem deixá-la cair, chutou de esquerda, de fora da área, direto no travessão. A bola explodiu para baixo e entrou na rede em seguida (veja os gols abaixo).


A classificação do Brasil foi vista de perto por Bruna Marquezine, namorada de Neymar. A atriz esteve no Mineirão em duas versões: a “real” e em uma réplica de papelão, levada pelo torcedor Enzo Mendes. 


Bruna Marquezine e réplica da atriz

Antes da partida, um breve susto. Um tuíte da Polícia Federal dizia que havia uma ameaça de bomba no Mineirão e que a evacuação do local não estava descartada. Pouco depois, porém, a PF comunicou que seu perfil no Twitter tinha sido hackeado e que a mensagem era falsa.

 PF anuncia que perfil no Twitter foi invadido

Homenagens
Luis Suárez já voltou para casa após a suspensão, mas não foi esquecido no Maracanã, onde aconteceu a partida entre Colômbia e Uruguai. Centenas de torcedores levaram ao estádio máscaras do jogador e a seleção fez questão de colocar sua camisa 9 e todo seu equipamento esportivo no vestiário, ao lado do material dos demais jogadores. 
Torcedores com máscaras de Suárez e uniforme do jogador no vestiário uruguaio

Já os brasileiros preferiram levar o jogador uruguaio a Pernambuco, onde ele ganhou um boneco de quatro metros de altura e 20 quilos. Feita pela Embaixada dos Bonecos Gigantes, a peça tem como detalhes uma dentadura pontiaguda e uma capa de vampiro, e desfilou pela Fan Fest do Recife ao lado dos “colegas” brasileiros David Luiz, Hulk, Fred e Daniel Alves. Os dois últimos, aliás, tiveram direito a um novo visual, com bigode e cabelo descolorido, respectivamente.

Boneco 'Suárez vampiro' na Fan Fest do Recife
Vila Madalena
 
A Vila Madalena, em São Paulo, voltou a receber milhares de torcedores no sábado. Uma queda de energia em alguns bares, minutos antes do primeiro gol, preocupou muita gente, mas não atrapalhou a festa. No meio da multidão, Watson Vieira comemorava o sucesso das vendas de suas “cabeças de Fuleco”. Os moradores da região, no entanto, continuaram se queixando da bagunça e da sujeira deixada nas ruas.

Torcedores reunidos na Mourato Coelho, na Vila Madalena.

 Vendedor de chapéu 'cabeça de Fuleco'

Já os clientes de um restaurante chileno do bairro preferiram provocar os adversários de forma bem humorada, gritando que “coxinha é melhor que empanada”. 

Fifa Fan Fest
Alguns torcedores na Fan Fest paulistana trocaram o telão por uma partida de videogame, mas mesmo na brincadeira a disputa era entre Brasil e Chile. O primeiro tempo do jogo que garantiu a classificação brasileira também não foi visto pelos sósias de Neymar e Pelé, que eram abordados a todo momento por torcedores que queriam tirar fotos.
Sósias de Neymar e Pelé na Fan Fest de São Paulo
Rio de Janeiro
No Rio, cerca de 45 mil pessoas, segundo a PM, se reuniram no Alzirão, na Zona Norte, para assistir ao jogo do Brasil. Entre elas havia até uma sósia da cantora Rita Lee. Outros 20 mil torcedores escolheram a arena da Fifa Fan Fest para ver a partida.


Sósia de Rita Lee no Alzirão, no Rio
 

Com a prorrogação e a disputa de pênaltis entre Brasil e Chile, diminuiu o intervalo previsto entre os dois jogos deste sábado. Por isso, o movimento no entorno do Maracanã ainda era bastante intenso cerca de 15 minutos antes do início de Colômbia x Uruguai. Muitos torcedores esperaram a classificação do Brasil para só depois irem ao estádio.

Torcedores chegam ao Maracanã para Uruguai x Colômbia

Novo repertório
A pedido do G1, músicos e compositores sugeriram novos cantos para os torcedores brasileiros. A ideia é aposentar o “batido” grito que fala em "muito orgulho e muito amor", que já anda irritando muita gente. Uma nova versão de “Ilariê”, um funk, um samba e uma música de Ivete Sangalo estão entre as sugestões.

E os cabelos?
Os penteados de Neymar, a loirice de Daniel Alves, os moicanos, tranças e black power de jogadores de várias seleções desta Copa foram analisados por dois especialistas. Os cabelereiros Wanderley Nunes, do Studio W, e Celso Kamura, que cuida dos cabelos da presidente Dilma, elegeram seus favoritos e não pouparam críticas.

Cabelos de jogadores da Copa do Mundo


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

HOMENAGEM EM VIDA - ZEZINHO

Olá, pessoal:

Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?

Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO HOMENAGEM EM VIDA NO MEU BLOG (BLOG DO RENILTON SILVA).

A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA O ZEZINHO.

Aqui constam algumas fotos do Zezinho e um pouco de sua história:
 .

 
DIRETORA, PROFESSORA FÁTIMA GOMES AO LADO DO ZEZINHO, AFIRMA: EU ADMIRO O ZEZINHO COM SEU TRIÂNGULO E CÂNTICO MALUCO.

Zezinho é considerado natural de Campo Alegre - AL e reside nesta terra com muito prazer, razão e emoção. Filho do saudoso Batista. Zezinho vive aqui desde a infância. Sempre com seu jeito irreverente e dedicado, disposto a viver dias melhores.

Há meses que a professora Fátima Gomes destacou a importância desse homem aqui em Campo Alegre, pela forma alegre e descontraída que o mesmo conduz a vida.

Zezinho dedica sua vida aos imprevistos da dança e da música nas ruas da cidade e com sua disponibilidade de andar e conhecer lugares. É um camarada que sempre tenta viver na paz, que com seu mundo, descobre a grande razão e felicidade de viver.

Na homenagem que dona Fátima fez, muitas pessoas comentaram a importância do Zezinho na cidade: É um artista da Terra - Símbolo de Campo Alegre - Faz história em Campo Alegre - Faz parte da história cultural de Campo Alegre - É um maluco beleza, etc. 
Zezinho é uma das raríssimas pessoas que vive pulando, dançando, conversando, tocando triângulo e cantando suas letras improvisadas; alegrando ao próximo. É um cidadão de bem que também tenta conversar e fazer amizades com muitas pessoas. É conhecidíssimo por onde passa, é uma pessoa simples.
Humilde e criativo, que com suas lutas vence os obstáculos.

Obrigado, ZEZINHO pelo sucesso!

Parabéns, ZEZINHO pela pessoa que você é e pelo esforço e determinação que representa na sociedade!  

Esta é uma simples homenagem do Blog do Renilton Silva para você, por ser essa pessoa especial no nosso convívio, estando disposto a lutar por dias melhores.







RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Julio César pega dois pênaltis, Chile bate na trave, e Brasil vai às quartas

Após jogo ruim da Seleção e 120 minutos sofridos, goleiro promete defesa a Thiago Silva e cumpre, correspondendo a grito da torcida: "Eu acredito"
 
 Julio César pega 2 pênaltis, e Brasil se classifica após sufoco contra o Chile (Julio César pega 2 pênaltis e dá vitória ao Brasil após sufoco contra o Chile (Julio César pega 2 pênaltis e dá vitória ao Brasil após sufoco contra o Chile (AP)))
 
 
A CRÔNICA
por Martín Fernandez

Quatro palavras, separadas em duas frases, resumem o que aconteceu neste sábado à tarde no Mineirão. Primeiro, o que Julio César disse a Thiago Silva, instantes antes de o Brasil eliminar o Chile nas cobranças de pênalti, por 3 a 2, após empate por 1 a 1 até o fim da prorrogação, e avançar para as quartas de final da Copa do Mundo. Disse o camisa 12 ao capitão:

- Vou pegar.

E pegou. Julio César defendeu a cobrança de Pinilla, que chutou forte, mas no meio do gol. E em seguida espalmou o chute de Alexis Sánchez. Não precisou pegar o chute de Jara, que explodiu na trave e fez explodir o Mineirão. David Luiz, Marcelo e Neymar marcaram, Willian e Hulk perderam.

Julio Cesar Alexis Sanchez brasil x chile (Foto: AP)Julio César defende a cobrança de Alexis Sánchez: goleiro conduz a Seleção às quartas de final (Foto: AP)
 
A segunda frase que explica o jogo nasceu no meio da prorrogação, no auge da agonia, no ápice do sofrimento, quando quase não se respirava nas arquibancadas e mal se pensava em campo. O Brasil sofria e fazia sofrer.

- Eu acredito!

Foi tamanho o nervosismo, o sofrimento, que o Mineirão tratou de apelar para um grito jamais ouvido em partidas do Brasil. E a Seleção lá é time no qual é preciso declarar fé?

Neste sábado, foi preciso. Não poderia estar mais certo Luiz Felipe Scolari, quando previu que o Chile seria o adversário mais difícil possível para o Brasil nas oitavas.

Julio Cesar Jara brasil x chile (Foto: AP)Julio César pula e recebe o abraço dos jogadores após a última cobrança: herói no final (Foto: AP)
 
O Chile de 2014 nada tem a ver com o de 1962, 1998 ou 2010 - aqueles a quem o Brasil destroçou quando cruzou nas Copas do Mundo. A equipe treinada pelo argentino Jorge Sampaoli joga, pensa, cria problemas, enquadra Neymar, faz sofrer.

O retrospecto não entra em campo, como insistiram Felipão e seus jogadores desde que ficou definido que o confronto das oitavas de final da Copa do Mundo seria contra os fregueses. Brasil e Chile fizeram um jogo de nervos - com algum futebol no meio. O "Mineirazo" esteve sempre à espreita. mas Julio Cesar avisou:

- Vou pegar.

O Mineirão devolveu:

- O campeão voltou.

Na próxima sexta-feira, na Arena Castelão, o Brasil enfrenta nas quartas de final o vencedor de Uruguai e Colômbia, adversários no fim da tarde deste sábado, no Maracanã. Joga sem Luiz Gustavo, suspenso pelo segundo cartão amarelo, e com Neymar, Daniel Alves, Thiago Silva, Hulk e os reservas Jô e Ramires pendurados.

Felipão Scolari comemora enquanto Neymar chora brasil e chile mineirão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Felipão vibra, Neymar e Thiago Silva choram: alegria sofrida (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Desequilíbrio na sombra

A sombra numa faixa de gramado do Mineirão no primeiro tempo era só uma coincidência, mas o fato é que só se jogava por ali. Marcelo era o jogador mais acionado quando o Brasil tinha a bola - e o mais incomodado quando o Chile tomava as ações.

Daniel Alves colaborou para esse desequilíbrio. O lateral direito perdeu uma bola ao sair jogando, nos lances iniciais da partida, e ofereceu um contra-ataque perigoso ao Chile. Desde então, o campo se inclinou para o outro lado. O camisa 2 só voltou a aparecer a três minutos do fim do primeiro tempo, ao arriscar um chute de fora da área que obrigou Bravo fazer linda defesa.

David Luiz Gol Brasil e Chile (Foto: Agência AP)Jara desvia de chilena, bola raspa na barriga de David Luiz e vai para o gol (Foto: Agência AP)
 
Foi de um ataque pela esquerda que surgiu o escanteio que Neymar cobrou na cabeça de Thiago Silva. O capitão desviou no meio da área, e David Luiz entrou com Jara na segunda trave. A bola foi para a rede, desviada de chilena por Jara, mas o gol foi dado para o camisa 4, em quem a bola raspou por último, de leve, na barriga. Primeiro gol dele com a camisa amarela, o único titular que ainda não tinha marcado pela Seleção. E como gritou David Luiz, e como gritou o Mineirão.

Brasil x Chile - David Luiz  (Foto: Getty Images)David Luiz agradece ao céu pelo primeiro gol pela seleção brasileira (Foto: Getty Images)
 
O gol deixou o Brasil à vontade para jogar no contra-ataque. O time de Felipão desistiu de marcar por pressão, recuou suas linhas, esperou o Chile e sempre esteve mais perto de marcar o segundo do que sofrer o empate. Fred tentou, Neymar tentou, Hulk tentou - do setor ofensivo, só Oscar não arriscou contra o gol chileno.

O adversário tinha mais posse de bola - 57% a 43% de posse no primeiro tempo - mas a marcação brasileira funcionava. Vidal, que ameaçara uma atuação brilhante nos minutos iniciais, caiu num buraco negro em algum lugar entre David Luiz e Marcelo e dali não saiu. Alexis tinha que ir até a defesa para tentar alguma coisa diferente, Vargas mal via a bola.

Tanto conforto em campo se transformou em desatenção. Hulk devolveu mal um lateral cobrado por Marcelo, a bola sobrou limpa para Alexis, que venceu Julio Cesar com um chute cruzado, preciso, rasteiro: 1 a 1. O Mineirão calou - com exceção das pequenas manchas vermelhas nas arquibancadas.

Alexis Sanchez comemora gol do chile contra o Brasil (Foto: Agência Reuters)Alexis Sánchez salta para comemorar o gol diante da massa amarela e um chileno (Foto: Agência Reuters)
 
Jogo bruto

O Brasil voltou a tomar a iniciativa no segundo tempo. O Mineirão cantava o hino, os de pé cobravam os sentados: "Levanta!". E o time de Scolari lutava. Como na maior parte do primeiro tempo, era um jogo sujo, bruto, com mais divididas do que troca de passes, com mais faltas do que finalizações.


Hulk chegou a desempatar, mas foi flagrado por Webb dominando no braço o lançamento de Marcelo. Gol bem anulado. O Chile devolveu com uma linda tabela pela direita. Aranguiz acertou disparo de dentro da área, Julio César fez uma defesa espetacular, no contrapé. E deu pistas de que estava ali para salvar mesmo.

Felipão mexeu: trocou Fernandinho por Ramires e Fred por Jô. O Brasil agora tinha mais a bola, mas não ideias. Hulk obrigou Bravo a trabalhar, Jô furou diante do goleiro batido em cruzamento rasteiro. Quando conseguia sair das cordas, o Chile incomodava - mas finalizava mal. Depois de 16 anos, o Brasil voltou a uma prorrogação na Copa, sua sexta na história do torneio.

Cansaço psicológico

Acabou o segundo tempo, com toda uma prorrogação a disputar, dois tempos de 15 minutos que decidiriam o futuro do Brasil na Copa do Mundo. Um a um, os brasileiros caíram. Fred, substituído por Jô, entrou em campo com garrafas d'água. Enquanto isso, os chilenos se abraçaram, todos de pé. Fizeram uma rodinha, como se houvesse todo um jogo pela frente. Neymar se ajoelhou, escondeu a cabeça entre os braços, Thiago Silva parecia exausto.

Felipão scolari brasil e Chile Mineirão (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)Felipão conversa com os jogadores do Brasil antes da prorrogação (Foto: Marcos Ribolli / Globoesporte.com)
 
Hulk foi a exceção. O camisa 7 atravessou o campo com a bola dominada, cavou falta. Parecia querer se redimir da bobeada no gol chileno. Em seguida, cortou o campo em diagonal outra vez e chutou de longe, com força, para outra boa defesa de Bravo. Foi o mais lúcido do ataque brasileiro, que, no mais, não criou. O Chile fez pouco, pareciam eles os exaustos na prorrogação. Felipão trocou Oscar por Willian, na última substituição.

Com a respiração presa, o Mineirão assistiu a um festival de cruzamentos sem perigo, passes errados, faltas e jogadores chilenos caídos no segundo tempo. Num contra-ataque, quando os relógios do estádio mostravam 119 minutos e 40 segundos jogados, Pinilla acertou uma bomba no travessão de Julio César.

Último susto antes do capítulo final nos pênaltis.

Com câimbras desde antes do apito final, Neymar desabou. Na preparação para as cobranças, o veterano Julio César expôs a tensão brasileira e chegou a derramar lágrimas. Prenúncio da emoção que ainda teria que vivenciar na partida.

David Luiz iniciou a série acertando com força no canto. A mesma firmeza com que Julio César defendeu a cobrança de Pinilla. Em seguida, Willian chutou para fora, apesar de deslocar o goleiro. Mas o camisa 12 brasileiro salvou outra, parando Alexis Sánchez. Marcelo converteu, com leve desvio de Bravo. Aranguíz encheu o pé e balançou a rede no ângulo. Hulk também bateu forte, mas o 1 chileno tirou com o pé. Díaz igualou para 2 a 2 em seguida.

Julio Cesar Jara brasil x chile (Foto: Reuters)Julio César pula no canto certo, e a bola bate na trave: sorte ajuda ao competente (Foto: Reuters)
 
Depois de dois erros e dois acertos para cada lado, chegou a hora decisiva. Neymar fez o dele. E ficou para Julio César a decisão. Diante do autor do gol contra marcado oficialmente para David Luiz, o goleiro não acertou o canto, mas a trave parou Jara. Além de saber sofrer, é preciso ter sorte.

Luiz Felipe Scolari Felipão  Neymar brasil x chile (Foto: Marcos Ribolli)Thiago Silva é consolado por Murtosa, e Felipão vibra diante de Fernandinho e Neymar (Foto: Marcos Ribolli)
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

Escola Miguel Matias, em Campo Alegre - AL, realiza mais um Arraiá

 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 ,
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 
 
 
 
Ontem, 27 de junho, a equipe Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias se preparava para ir às ruas, mostrar ao público a cultura tradicional nordestina. Saiu depois das 4(quatro) horas da tarde, o Grande Arraiá (Desfile Junino - Forrobodó da Miguel) pelas principais ruas de Campo Alegre - Alagoas: Desfile de carroças, forró pé de serra, desfile das rainhas do milho, sorteio do balaio junino e várias apresentações em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro e Copa do Mundo. Além de festejar o São João, a escola festejou a Copa do Mundo 2014, onde alunos(as) trajavam roupas ao pique da Seleção Brasileira de Futebol. A população campo alegrense assistiu a esse evento e aplaudiu de pé no momento em que o desfile passava pelas ruas.

O Desfile Junino teve como apresentador(puxador) no carro de som, Radialista Véio Popó (Arquelino Cézar) animando ao público com sua irreverência e criatividade.
 
Depois da apresentação do Desfile pelas principais ruas de Campo Alegre, houve apresentações no pátio da escola (Escola Miguel Matias). Estiveram presentes nesse evento: Representantes da Secretaria Municipal de Educação deste município e outros convidados. Alunos, pais de alunos, funcionários, professores, coordenadores, direção da Escola Miguel Matias, todos caracterizados e festejando às festas juninas. 
 
Alunos e alunas dos 3ºs, 4ºs e 5ºs anos matutino e vespertino da educação básica e EJA - Educação de Jovens e Adultos fizeram parte dos festejos juninos da escola, ao lado de seus professores e pais de alunos.
 
Tradicional Arraiá da Escola Miguel Matias, mostrando a nossa cultura nordestina, de um povo que sempre acreditou numa educação construtivista sem perder suas origens.

COMO JÁ É TRADIÇÃO, O FORROBODÓ DA MIGUEL FOI UM SUCESSO COM MUITA ALEGRIA, MÚSICA, DESCONTRAÇÃO, COMIDAS TÍPICAS, PREMIAÇÕES... CRIANÇADA E PROFESSORES TODOS EM UMA ANIMAÇÃO SÓ!!! 

Escola Miguel Matias no clima da Copa do Mundo 2014 e no ritmo das Festas Juninas
 
Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias - Educando com Responsabilidade. Localizada na Rua Senador Máximo, centro, Campo Alegre - Alagoas



 
 
OBS.: Agradecemos ao facebook da Miguel Matias; ao Murilo Bispo e às demais pessoas que cederam as fotos para nossa postagem.


 
 
 
 

RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA