quinta-feira, 22 de agosto de 2013

Nicole Bahls dispara para Anitta: ‘Ela deveria botar os pezinhos no chão’

Nicole Bahls
Foto: AgNews)
Nicole Bahls, 27, já está acostumada quando o assunto é fama. Agora, a morena resolveu dar conselhos para uma novata neste meio, a cantora Anitta, 20.
Em entrevista ao portal "R7", a integrante do "Pânico na Band" fez um alerta para a funkeira mais poderosa do momento.
"Eu gosto da Anitta, mas tenho visto que a fama tem subido um pouco [à cabeça], até alguns fãs têm reclamado dela. Eu acho que ela deveria botar os pezinhos no chão, se lembrar de onde saiu e da oportunidade que está tendo. Ela devia parar, dar uma respirada e respeitar mais", disparou.
Nicole também comentou que ser humilde é essencial e pediu para Anitta refletir sobre seus atos.
"Ela começou humilde e está crescendo por isso. Vou dar um conselho, porque eu gosto muito dela: 'dá uma pausa e dá uma refletida'. Eu fico triste quando eu vejo um artista maltratando um fã ou um fotógrafo, uma falta de respeito, acho agressivo".
Por fim, a beldade, que revelou estar solteira e muito feliz, garantiu que aqueles que não estiverem preparados para lidar com o assédio da imprensa, devem 'vender coco'.
"Quem não está preparado para lidar com jornalistas ou com os paparazzi, que vá vender coco. O mínimo que você pode fazer é tratar esses profissionais bem, eu acho que é um conjunto, um depende do outro, se não for assim, as coisas não fluem".
Atualmente, circulam rumores de que Anitta estaria namorando o colega de TV de Nicole Bahls, Eduardo Sterblitch, 26.
 
FONTE: YAHOO BRASIL

Estudante de Anadia representa AL no programa Parlamento Jovem 2013

Maria Cibele defende proposta de aulas práticas no ensino público.
Jornada parlamentar acontece de 23 a 27 de setembro no Distrito Federal.


Waldson Costa Do G1 AL

A estudante do ensino médio Maria Cibele Silva, 18 anos, da Escola Estadual Rui Barbosa, do município de Anadia, é a representante de Alagoas no programa Parlamento Jovem 2013, promovido pela Câmara Federal. Ela faz parte do grupo de 78 estudantes, de 16 a 22 anos, que participarão de uma jornada parlamentar na Câmara dos Deputados, em Brasília, onde atuarão como deputados federais.
 
Maria Cibele representa Alagoas no Parlamento Jovem 2013 (Foto: Reprodução/Facebook)
Maria Cibele propõe que escolas públicas adotem pesquisas de campo. (Foto: Reprodução/Facebook)

Maria Cibele foi selecionada entre 1.631 estudantes brasileiros, entre eles 8 alagoanos, que participaram de um concurso de redação que defendia ideias para a implantação de propostas para a melhoria de setores como educação, saúde, meio ambiente e inclusão social do país. A proposta defendida pela alagoana, que sempre estudou na rede pública de ensino e pretende se formar em Pedagogia, determina que as escolas públicas passem a desenvolver pesquisa de campo com alunos do ensino infantil, fundamental e médio.

 “Minha ideia surgiu diante da rotina da escola. Sempre quis fazer uma pesquisa de campo, mas nunca tive incentivo para sair da sala de aula. Acredito que o ensino será mais atrativo e interessante se as experiências dos livros puderem ser aplicadas na prática. Não dá mais para limitar os estudos apenas aos livros, ao quadro e ao giz”, relata Cibele.

Filha adotiva da técnica de enfermagem Maria da Penha, a estudante, que possui três irmãos, fará como jovem parlamentar sua primeira viagem de avião e saíra pela primeira vez do estado natal. Determinada, ela viu pela televisão o anúncio da inscrição do programa Parlamento Jovem 2013, elaborou a redação e encaminhou o documento pessoalmente para a Secretaria Estadual de Educação (SEE).

“Estou muito feliz por estar entre os 78 jovens parlamentares e por tudo que está acontecendo. Mas ficarei bem mais feliz se a minha proposta for aceita e todas as escolas públicas do país adotarem as pesquisas de campo como atividades de ensino”, completa a alagoana.

A 10° edição da jornada parlamentar na capital federal acontece de 23 a 27 de setembro. Na oportunidade haverá uma simulação da rotina dos trabalhos legislativos. O objetivo do programa é despertar o interesse dos estudantes para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático.

Estou muito feliz por estar entre os 78 jovens parlamentares e por tudo que está acontecendo."

Maria Cibele, Jovem Parlamentar

Motivação
Para o diretor-adjunto da Escola Estadual Rui Barbosa, Alcides Lyra, a conquista da estudante Maria Cibele modificou o olhar de alunos e professores da unidade educacional, que fica no interior de Alagoas.

"O sentimento na escola é de felicidade e motivação. A premiação é dela, mas o entusiasmo é de todos. Tanto que há outros estudantes querendo saber sobre os demais concursos federais voltados para educação. Isso é muito bom porque mostra que bons exemplos serão seguidos", expõe.

Localizada no Agreste alagoano, no município de Anadia, a 94 km da capital e com uma população de pouco mais de 17 mil habitantes, a Escola Estadual Rui Barbosa possui 698 alunos e enfrenta problemas comuns das unidades de educação pública do estado, como a falta de professores. Com o segundo semestre do ano iniciado, há turmas que ainda estão sem aulas de Física e Artes.

Seleção
Na primeira fase, os estudantes, de 16 a 22 anos, se inscreveram em suas escolas e enviaram os projetos para avaliação das Secretarias de Educação dos estados. O Amazonas foi o estado com o maior número de inscritos, com um total de 300 estudantes. Em segundo lugar ficou São Paulo, com 212 alunos; seguido de Rondônia, com 168; Pernambuco, com 144, Rio de Janeiro, com 115 inscritos; e Alagoas com 8 inscritos. Dos 78 estudantes, 58 (74,4%) são de escolas públicas.

O objetivo do Parlamento Jovem é despertar o interesse dos estudantes para a reflexão crítica e representação política por meio da vivência do processo democrático. Na oportunidade é feita uma simulação da rotina dos trabalhos legislativos.

Os projetos finais foram escolhidos por uma comissão de assessores legislativos da Câmara dos Deputados, analisados e classificados de acordo com critérios como originalidade, justificativa e clareza.

Este ano, o destaque ficou para projetos voltados para a área de educação - 31 dos 78 selecionados. Depois, seguiram-se propostas que pediam modificações em projetos de lei já existentes nas áreas de saúde, meio ambiente e inclusão social.

Representantes
O número de representantes de cada estado foi e do Distrito Federal é proporcional ao de habitantes, como nas eleições oficiais. São Paulo, por exemplo, que tem o maior número de deputados na Casa, recebe onze parlamentares jovens, enquanto o Distrito Federal e o Acre, que têm oito representantes, recebem um representante; a exemplo de Alagoas.
A primeira edição do programa ocorreu em 2004. No total, 690 jovens já participaram da experiência.

 

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

22 de Agosto - Dia do Folclore



Festa de Reis, Procissão do Fogaréu e Saci-Pererê
 
 
Podemos chamar de folclore aquilo que é fantasia, invenção de um povo, onde são envolvidas suas tradições, costumes e lendas.
 
São as manifestações populares que podem aparecer em festas, alimentos, remédios, crenças, superstições, danças, contos populares, provérbios, adivinhações, apelidos, artigos de artesanato, brincadeiras infantis, dentre várias outras.
 
Esses elementos folclóricos são transmitidos de pai para filho, de geração a geração, sem que se percam ao longo do tempo. Variam de região para região, de grupo social, de etnia.
 
A palavra folclore é derivada das palavras “folk e lore”, que significam povo e conhecimento, respectivamente.
 
O surgimento da data se deu através do arqueólogo inglês William John Thoms, onde o mesmo resolveu fazer um estudo sobre as tradições e lendas do seu país, solicitando apoio a uma revista de Londres.
 
Para isso, William não usou seu nome, mas o pseudônimo de Ambrose Merton, pois temia não ser entendido. A revista publicou a carta no dia 22 de agosto de 1846, motivo pelo qual foi escolhido como o dia do folclore.
 
O folclore brasileiro se originou através da mistura de diferentes raças, como dos índios, dos negros e dos brancos que colonizaram nossa terra. A mistura dos conhecimentos de cada uma dessas raças foi sendo transmitida para a outra, formando nossa identidade cultural.
 
Os personagens folclóricos mais conhecidos da nossa cultura são: o Curupira, o homenzinho que vive nas florestas, tem os pés voltados para trás, cabelo vermelho e que protege a natureza dos homens que tentam destruí-la; o Saci-Pererê, negrinho de uma perna só, que usa uma carapuça vermelha e fuma cachimbo, faz travessuras, esconde objetos, entra em redemoinhos e também assusta pessoas que tentam destruir as florestas; o Boto é uma espécie de peixe que se transforma em homem, para encartar as moças, levando-as para morar com ele nos rios do Amazonas; e a mula-sem-cabeça, uma mulher que fez tanto mal que a própria natureza a fez soltar fogo pelo pescoço, como castigo.
 
 
 
Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
Equipe Brasil Escola
 

Mensagem de Reflexão: Ser Grande

Ser Grande
 
 
Ser grande não é ter orgulho,nem vaidade
Ser grande é vencer barreiras, sem temer obstáculos
Ser grande é ir à luta, ser vitorioso, não um colecionador de troféus.
Ser grande é amar ao próximo, respeitando seus erros e defeitos
Ser grande não é ser pequeno em atitudes ou palavras
Ser grande é estar em paz… em estado de graça
Ser grande na grandiosidade da palavra ou talvez, na grandeza do
significado…
Ser grande é temer a Deus, sem achar-se invencível ou imortal
Ser grande é não esquecer de onde se veio…
Ter propósitos, idealizar coisas…
Ser grande é tentar ser perfeito, mesmo com imperfeição…
Ser grande é ter ambição e não ganância…
Ter humildade, respeito por si mesmo…
Ser grande é viver cada momento…
E, acima de tudo amar a Deus
Pois só Ele é digno de toda a honra e toda a glória
E através Dele ser realmente GRANDE.
 
...


(AUTOR DESCONHECIDO)

terça-feira, 20 de agosto de 2013

Fifa abre cadastro para compra de ingressos, e processo dura 10 minutos

 Fifa já cadastra torcedor para compra de ingressos (Divulgação)

Consumidores se registram no site da entidade para ficarem aptos para sorteio de bilhetes, que será realizado após fim da etapa inicial

Por GLOBOESPORTE.COM Rio de Janeiro
A Fifa iniciou na manhã desta terça-feira a primeira fase do processo de venda de ingressos para a Copa do Mundo de 2014. Nesse período, que vai até 10 de outubro, os torcedores poderão se registrar no site da entidade para ficarem aptos ao sorteio que será realizado mais adiante, de acordo com o número de solicitações.

A partir daí, os consumidores sorteados serão comunicados, e a Fifa cobrará o valor da entrada entre os dias 5 a 28 de novembro pelo cartão de crédito indicado na hora do pedido inicial. As entradas poderão ser entregues em domicílio.

tabela_ingressos_Copa (Foto: Infoesporte)Confira os preços individuais dos ingressos para a Copa do Mundo de 2014 (Foto: Infoesporte)

Nesse primeiro período de registro, não terá importância a ordem de cadastro. Todos os pedidos serão reunidos e processados conjuntamente ao fim desta etapa. Se o número de solicitações recebidas por jogo e categoria exceder a quantidade de ingressos disponíveis, será feito um sorteio para determinar os solicitantes contemplados.

Haverá segunda fase de vendas, dos dias 8 de dezembro a 30 de janeiro, reabrindo de 26 de fevereiro a 1º de abril. A última fase, caso haja disponibilidade, inicia em 15 de abril. Porém, desta vez, a ordem de chegada é fundamental para adquirir os bilhetes.

Para comprar as entradas ou se registrar para o sorteio, o torcedor precisa fazer um cadastro no site Fifa.com e iniciar o pedido para solicitar as entradas para os jogos da Copa do Mundo.

Dez minutos para realizar solicitação de ingressos
Reprodução site fifa compra de ingressos copa 2014 (Foto: Reprodução)Torcedores podem solicitar ingressos para todos os jogos da Copa de 2014 (Foto: Reprodução)

Logo nos primeiros minutos da venda de ingressos, o site da Fifa apresentou uma certa espera para levar o torcedor ao cadastro e solicitação de bilhetes. A cada quatro minutos, o consumidor era encaminhado para o registro. A mensagem "Pedimos desculpas pela demora" saltava em negrito na página.

Já na página de solicitação, cada consumidor demorava cerca de dez minutos para realizar o pedido, o registro das informações pessoais e os dados do cartão de crédito.

No fim, o site fornece um número de solicitação para os torcedores para que o pedido possa ser acompanhado via internet. No cadastro, os consumidores podem optar pela entrega em domicílio ou retirada em algum ponto estipulado pela Fifa.


Antes receosa com a entrega em domicílio, a Fifa fez vários estudos com empresas de entrega para garantir a segurança do processo. De acordo com a entidade, esses grupos serão responsabilizados por qualquer falha no repasse dos bilhetes aos consumidores, que poderão retirar as entradas nos pontos estipulados pela federação.

- É como enviar dinheiro pelo correio. É por isso que depois da Copa das Confederações conversamos com empresas que fazem esse tipo de entrega. Nós temos nos reunido com eles. Checamos a segurança, a falha na entrega. E eles vão pelo menos três vezes na sua casa tentar entregar. Ainda faltam alguns ajustes, mas essa estrutura estará pronta quando começarmos a distribuição – falou Weil.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Testes de ortografia e redação eliminam candidatos a estágio

Entre cursos com maior reprovação estão pedagogia, jornalismo e turismo.
Falta de leitura e hábitos gerados pela internet são fatores motivadores.

 

Marta Cavallini Do G1, em São Paulo

Quem concorre a uma vaga de estágio precisa ficar atento ao conhecimento e domínio da língua portuguesa, pois os testes ortográficos e as redações são os testes que mais reprovam, de acordo com levantamento do Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube). Atualmente, várias empresas estão milhares de vagas abertas e os processos seletivos estão a todo vapor - clique aqui para ver a lista de programas de estágio e trainee.

Uma das etapas da seleção, o teste ortográfico, aplicado em forma de ditado, reprovou mais os estudantes de nível médio técnico de escolas públicas em 2012. Em relação aos universitários, a reprovação atinge mais os que estudam em instituições particulares e dos cursos de pedagogia, jornalismo e matemática (veja abaixo reprodução dos testes disponibilizados pelo Nube).

Já na redação, a reprovação foi maior entre os estudantes de 15 a 18 anos e do ensino médio no ano passado. Entre os cursos de nível superior, a maior reprovação está entre os cursos de turismo, educação física e publicidade.

Os homens tiveram desempenho pior que as mulheres tanto no teste ortográfico quanto na redação.

 
Teste ortográfico
O estudo realizado durante todo o ano de 2012 com 7.219 estudantes revela que 2.081 candidatos (28,8%) não tiveram êxito no teste ortográfico e foram eliminados. O teste foi aplicado na forma de ditado, com 30 palavras do cotidiano, como "seiscentos", "escassez", "artificial", "sucesso", "licença" e "censura". Era considerado reprovado quem cometesse mais de sete erros. O índice de reprovação entre as mulheres ficou em 26,6%, e entre os homens, em 32%.

Os mais novos, com idade entre 14 e 18 anos, tiveram melhor desempenho, com 75% de aprovação, superando outras faixas como a de 19 a 25 anos (68,9%), 26 a 30 anos (69,2%) e acima de 30 anos (71,2%).

Alunos do ensino médio técnico tiveram o pior desempenho - em torno de 37% cometeram mais de 7 erros, seguidos dos estudantes do superior tecnólogo (30%), médio (29%) e superior (28,5%). 

Estudantes de nível médio e técnico de escola pública tiveram desempenho pior (30%) se comparados aos das instituições particulares (17%). Entre os universitários, cerca de 30% dos jovens de escolas privadas foram reprovados, contra apenas 19% das faculdades municipais, estaduais ou federais.

Os cursos com maior índice de reprovação são pedagogia (50%), jornalismo (49%), matemática (41,4%), psicologia (41%) e ciência da computação (40%). Com maior aprovação estão os cursos de comércio exterior (83%), medicina veterinária (82%), relações públicas (80%), engenharia de produção (80%), nutrição (75,5%), engenharia elétrica (74,5%) e direito (74%).

Redação
Pesquisa realizada durante todo o ano 2012 com 1.147 participantes mostra que as mulheres tiveram maior índice de aprovações na redação, com 85,5%. Entre os homens, o índice foi de 80,7%.  A reprovação é maior entre os estudantes de 15 a 18 anos (27,5%) em relação a 19 a 25 anos (16,5%). No ensino médio, o índice de reprovação é de 26,1%, e no superior, de  17,4%. Os cursos de direito (90%), engenharia civil (88%) e engenharia mecânica (86%) têm o maior índice de aprovação. Já os de turismo (66%), educação física (33%) e publicidade (27,5%) têm os piores índices.

Justificativas
"Impressiona o fato de os jovens na fase da universidade registrar erros graves na grafia. Apenas 25% dos brasileiros mantêm o hábito da leitura. O reflexo é percebido antes do ingresso no mercado de trabalho. Muitos ficam pelo caminho e são excluídos das chances de construírem uma carreira, por terem pouca intimidade com as palavras", diz Erick Sperduti, coordenador de recrutamento e seleção do Nube.

Para Sperduti, o bom desempenho das mulheres na redação pode ser explicado pelo fato de as candidatas se interessarem mais pela leitura, seja em romances ou revistas. “Assim, absorvem um maior repertório de palavras e estabelecem uma maior concordância no momento de elaborar uma redação".

Já em relação ao fraco desempenho dos estudantes do nível médio e técnico no teste ortográfico e na redação, Sperduti afirma que "o jovem ainda não possui uma variedade de vocabulário, dificultando a elaboração de um bom texto. Somado a esse fator, temos a falta de interesse em escrever. Navegar na web, ouvir rádio e ver televisão são mais atrativos para esse público", explica.

Com relação ao bom desempenho dos estudantes de 14 a 18 anos no teste ortográfico, o coordenador diz que esses estudantes têm mais contato com a língua portuguesa por ainda estarem no período de formação.

Entre as palavras grafas de forma errada nos testes ortográficos, Sperduti cita rejeitar com “G” no lugar do “J”, flexível com “QUIC” no lugar do “X”, assessoria com um “S” apenas, licença com “S” no lugar do “C”, exceção sem o “C”, ressaltar com um “S” apenas e transição com “C” no lugar do “S”. “Dá a entender que não conhecem as palavras”, diz.

Sperduti considera que a única saída para reverter o mau desempenho é a prática da leitura e o hábito de escrever as ideias. "O desafio para os futuros profissionais não é apenas concluir o curso, mas mostrar domínio do nosso idioma", diz.

De acordo com o coordenador de recrutamento, é importante organizar os assuntos a serem redigidos. "Tudo precisa ter uma introdução, um desenvolvimento e uma conclusão, ou seja, um começo, meio e fim", diz Sperduti. Ele afirma ainda que não se deve escrever em 1ª pessoa, com expressões como "eu acho", "eu penso", "eu acredito". “Muitos são reprovados porque não releem o que escreveram, não revisam para corrigir os erros antes da entrega. A pressa, neste caso, só prejudica", diz.

Para o coordenador, a internet pode contribuir com os erros. “Abrevia-se muito as palavras, escreve-se com rapidez, quer fazer as coisas de forma rápida, não revisa, esse sentido de urgência pode prejudicar”, diz. Entre os principais erros nas redações estão ortografia e concordância, redações curtas, com menos de 15 linhas, fuga ao assunto proposto, texto sem começo, meio e fim. “Os candidatos têm de 40 a 50 minutos para fazer a redação, dá tempo de fazer e revisar, mas muitos terminam em 15 minutos”, diz.

De acordo com Sperduti, a seleção de estagiários se dá da seguinte forma: depois de selecionar os candidatos pelo perfil técnico, por meio de triagem no cadastro da entidade, as empresas geralmente aplicam testes presenciais, que são compostos da apresentação pessoal (o candidato fala dele mesmo, de seus dados pessoais, de suas competências do currículo e de suas características); atividade em grupo, com o desenvolvimento de case e apresentação – nessa etapa é feita a avaliação de competências; e em seguida testes de raciocínio lógico, ortográfico, redação e inglês.

O que mais reprova é o teste ortográfico e redação, seguido das atividades em grupo, segundo ele. “Muitos candidatos nem sabem para qual empresa estão concorrendo. Por outro lado, outros estão ali por causa da empresa, porque têm vontade de seguir carreira nela, e isso conta bastante”, diz Sperduti.
Teste ortográfico do Nube para o curso de administração, cujo número de acertos ficou em 26 (Foto: Reprodução)Teste ortográfico do Nube para o curso de administração, cujo número de acertos foi de 5 (Foto: Reprodução)
 
Teste ortográfico do Nube para o curso de arquitetura e urbanismo, cujo número de acertos ficou em 9 (Foto: Reprodução)Teste ortográfico do Nube para o curso de arquitetura e urbanismo, cujo número de acertos ficou em 9 (Foto: Reprodução)
 
Teste ortográfico do Nube para o curso de recursos humanos (Foto: Reprodução)Teste ortográfico do Nube para o curso de recursos humanos (Foto: Reprodução)
 
Teste ortográfico do Nube para o curso de engenharia de produção, cujo número de acertos ficou em 9 (Foto: Reprodução)Teste ortográfico do Nube para o curso de engenharia de produção, cujo número de acertos ficou em 9 (Foto: Reprodução)
 
Teste ortográfico do Nube para o curso de técnico em administração, cujo número de acertos ficou em 5 (Foto: Reprodução)Teste ortográfico do Nube para o curso de técnico em administração, cujo número de acertos ficou em 5 (Foto: Reprodução)
 
Teste ortográfico do Nube para o curso de engenharia de produção, cujo número de acertos ficou em 11 (Foto: Reprodução)Teste ortográfico do Nube para o curso de engenharia de produção, cujo número de acertos ficou em 11 (Foto: Reprodução)
  


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Os olhos de quem vê

Os olhos de quem vê
 
 
Um dia, um pai de família rica, grande empresário, levou seu filho para viajar até um lugarejo com o firme propósito de mostrar o quanto as pessoas podem ser pobres.


O objetivo era convencer o filho da necessidade de valorizar os bens materiais que possuía, o status, o prestígio social; o pai queria desde cedo passar esses valores para seu herdeiro.


Eles ficaram um dia e uma noite numa pequena casa de taipa, de um morador da fazenda de seu primo...


Quando retornavam da viagem, o pai perguntou ao filho:


- E aí, filhão, como foi a viagem para você?


- Muito boa, papai.


- Você viu a diferença entre viver com riqueza e viver na pobreza?


- Sim pai! Retrucou o filho, pensativamente.


- E o que você aprendeu, com tudo o que viu naquele lugar tão paupérrimo?


O menino respondeu:


- É pai, eu vi que nós temos só um cachorro em casa, e eles têm quatro.


Nós temos uma piscina que alcança o meio do jardim, eles têm um riacho que não tem fim.


Nós temos uma varanda coberta e iluminada com lâmpadas fluorescentes e eles têm as estrelas e a lua no céu.


Nosso quintal vai até o portão de entrada e eles têm uma floresta inteirinha.


Nós temos alguns canários em uma gaiola eles têm todas as aves que a natureza pode oferecer-lhes, soltas!


O filho suspirou e continuou:


- E além do mais papai, observei que eles oram antes de qualquer refeição, enquanto que nós em casa, sentamos à mesa falando de negócios, dólar, eventos sociais, daí comemos, empurramos o prato e pronto!


No quarto onde fui dormir com o Tonho, passei vergonha, pois não sabia sequer orar, enquanto que ele se ajoelhou e agradeceu a Deus por tudo, inclusive a nossa visita na casa deles. Lá em casa, vamos para o quarto, deitamos, assistimos televisão e dormimos.


Outra coisa, papai, dormi na rede do Tonho, enquanto que ele dormiu no chão, pois não havia uma rede para cada um de nós.


Na nossa casa colocamos a Maristela, nossa empregada, para dormir naquele quarto onde guardamos entulhos, sem nenhum conforto, apesar de termos camas macias e cheirosas sobrando.


Conforme o garoto falava, seu pai ficava estupefato, sem graça e envergonhado.


O filho na sua sábia ingenuidade e no seu brilhante desabafo, levantou-se, abraçou o pai e ainda acrescentou:


- Obrigado papai, por me haver mostrado o quanto nós somos pobres!



MORAL DA HISTÓRIA:


Não é o que você tem, onde está ou o que faz, que irá determinar a sua felicidade; mas o que você pensa sobre isto! Tudo o que você tem, depende da maneira como você olha, da maneira como você valoriza. Se você tem amor e sobrevive nesta vida com dignidade, tem atitudes positivas e partilha com benevolência suas coisas, então... Você tem tudo! 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)



segunda-feira, 19 de agosto de 2013

10 costumes do motorista que acabam mais rápido com o carro

 

Passa de lado nas lombadas ou anda com tanque na reserva? Cuidado.
Falta de manutenção básica também pode levar a gastos bem maiores.

Denis MarumEspecial para o G1


Caminhos esburacados, defeitos de fábrica e combustíveis adulterados são grandes responsáveis por manutenções frequentes e, muitas vezes, estão fora do controle do motorista. Porém, a falta de manutenção preventiva e a forma como você conduz seu carro podem acabar mais rápido com o veículo.

Para alguns motoristas pode parecer óbvio, mas o volume de reparos nas oficinas comprova que alguns vícios continuam frequentes e, muitas vezes, são difíceis de serem abandonados. Veja abaixo 10 desses erros.

Tem alguma dúvida sobre cuidados com o carro? Mande no espaço para comentários. As questões selecionadas serão respondidas em futuras colunas.

tanque na reserva (Foto: G1)
1) Andar com combustível na reserva

Isso queima a bomba de combustível por superaquecimento. A bomba fica alojada dentro do tanque. Um dos motivos disso é para que o próprio combustível retire o excesso de calor gerado pelo motor elétrico que está dentro da bomba.

Se você costuma andar com o combustível na reserva, essa troca de calor não ocorre e superaquecimentos frequentes acabam diminuindo a vida útil da bomba.


lombada (Foto: Denis Marum/G1)
2) Passar em lombadas
ou valetas na diagonal


Este hábito provoca torção da carroceria do veículo. Estas torções podem causar o rompimento de pontos de solda, gerando estalos e barulhos difíceis de serem diagnosticados. Acabamentos internos de plástico também são vitimas das torções, "ganhando" rangidos indesejáveis.

As lombadas, também conhecidas como quebra molas, fazem por merecer o apelido. Desviar delas é perigoso. Para não ter aborrecimentos, passe em baixa velocidade, de preferência perpendicularmente.

Carros muito confortáveis, de certa forma, mascaram os efeitos nocivos das lombadas e dos buracos -você não sente, mas os amortecedores, molas, terminais de direção, pivôs pagam a conta, principalmente se seu carro for blindado. Afinal os 200 kg da blindagem seriam o mesmo que carregar três pessoas com você diariamente.


roda na guia (Foto: Denis Marum/G1)
3) Encostar as rodas na guia

Você acaba causando um pequeno dano no rolamento que, pelo fato de trabalhar com altas rotações, vai gerar ruído e até um possível travamento.




4) Girar o volante com o veículo parado ou com as rodas coladas na guia

Isso sobrecarrega o sistema de direção hidráulica, danificando os retentores e provocando vazamentos de óleo hidráulico. Procure girar o volante sempre com o veículo em movimento.


embreagem (Foto: Denis Marum/G1)
5) Descansar o pé na embreagem

Esse costume diminui a vida útil do sistema. Todo mundo está cansado de saber disso, mas acontece de forma inconsciente e esse tipo de reparo é mais comum do que se imagina.

Se você tem este vício, cole um adesivo no meio do volante para lembrá-lo de que pode estar com pé no lugar errado. Assim como descansar o pé sobre o pedal, segurar o carro em uma subida, utilizando a embreagem, também reduz em 50% a vida útil das peças que compõem o sistema.


alagamento (Foto: Reprodução/Rede Amazônica)
6) Passar em áreas alagadas

Isso diminui a vida útil dos rolamentos das rodas e dos esticadores de correia, principalmente de veículos mais velhos, que possuem vedadores dos rolamentos danificados pelo tempo ou por uso. A água penetra dentro do rolamento e, no médio prazo, enferruja os componentes internos, gerando ruído. Fuja de áreas alagadas: o sistema elétrico do seu carro também agradece.


7) Descer a serra desengrenado
Este ato superaquece os freios e, além de promover um desgaste acentuado nas pastilhas, pode gerar o empenamento dos discos de freio quando em contato com água Descer a serra com o câmbio engatado, além de economizar combustível, é mais seguro.


8) Dar arrancadas e reduzidas intensas
O motor do carro fica apoiado sobre coxins, são elementos que têm a função de absorver os movimentos e vibrações do propulsor. Quando você provoca uma arrancada forte, não percebe, mas acaba por danificá-los.


alinhamento  (Foto: Denis Marum/G1)

9) Usar óleo vencido
Perder a data da troca do óleo diminui a vida útil do motor. É muito comum os motoristas argumentarem que, por exemplo, passou apenas 1.000 km da quilometragem prevista. Imagine seu motor girando 3.000 rotações por minuto com o óleo vencido.

Muitos reclamam que tiveram que retificar seus motores muito cedo: uma das causas é a falta de atenção com o controle das trocas. Procure a especificação certa e a quilometragem de troca no manual do proprietário.


alinhamento de pneus (Foto: Reprodução/TV Globo)

10) Andar com o carro desalinhado

Além de diminuir a vida útil dos pneus, um carro desalinhado exige muito mais esforço das peças da suspensão dianteira, como bieletas, terminais, pivôs e buchas da barra estabilizadora.

Quando o veículo possui direção hidráulica, problemas como excesso de convergência acabam sendo notados apenas quando você já perdeu os dois pneus dianteiros. É mais barato fazer um alinhamento a cada 10.000 km.

Denis Marum coluna Oficina do G1 (Foto: Fábio Tito/G1)

Dono de oficina em São Paulo, Denis Marum é formado em engenharia mecânica e tem 29 anos de experiência com automóveis. Nesta coluna no G1, dá dicas sobre cuidados com o carro.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Idosa de 72 anos começa a estudar pela primeira vez no Espírito Santo

Idosa de 72 anos começa a estudar pela primeira vez no Espírito Santo; Confira

 
Aos 72 anos, a aposentada Eva Rosa dos Santos nunca foi para a escola. Ela não sabe ler e nem escrever, mas espera ansiosa para as aulas de alfabetização na Associação de Moradores do bairro onde mora, em Vitória.
 
Assim como ela, outros adultos da capital, que não tiveram a oportunidade de estudar quando crianças, participam do programa Vitória Alfabetizada, que promete alfabetizar 4 mil pessoas até 2016. Eles mostram que nunca é tarde para aprender.
Dona Eva contou que nunca estudou porque o pai não deixava. "Meu pai não quis me colocar na escola. Ele dizia que colocar menina mulher na escola era pra aprender a escrever carta para namorado", lembrou.
A aposentada espera que o aprendizado facilite atividades cotidianas. "Quero aprender para pelo menos conseguir ler o número de um ônibus, saber ler e escrever direitinho. E em nome de Jesus eu vou conseguir, estou pelejando", falou.

'Quero fazer faculdade'
 
Um outro exemplo é a dona de casa Eliane Sant'ana, de 29 anos. Ela contou que não sobrou tempo para concluir os estudos, porque sempre dedicou a vida à família. "Tive que ficar na batalha, corre ali, corre aqui e veio essa oportunidade da alfabetização e me inscrevi. Agora eu vou à luta porque quero fazer uma faculdade de administração de empresas", disse.
Ela também contou que espera o início das aulas, em agosto, na Associação de Moradores de Consoloação, em Vitória. "A ansiedade é grande e eu não vejo a hora de começar para eu mostrar para os meus filhos o que é estudar e caminhar com a cabeça erguida", afirmou Eliane.
Analfabetismo
 
Uma pesquisa feita no município de Vitória apontou que os maiores índices de analfabetismo estão na região da Grande Maruípe e São Pedro. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Espírito Santo possui quase 120 mil pessoas com idade entre 15 e 59 anos que ainda não sabem ler e escrever. Aproximadamente 4 mil pessoas somente em Vitória. A pesquisa revelou ainda que na capital são 2.162 mulheres analfabetas, contra 1.774 homens.
Quem tiver interesse em participar do Vitória Alfabetizada, deve procurar a liderança comunitária do bairro. A intenção do programa é atender prioritariamente pessoas na faixa etária produtiva, com idade entre 15 e 59 anos.
 
 

FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Missa do 30º dia, em sufrágio da alma de Eduardo José dos Santos

.
Sr. Eduardo, falecido no mês passado
 
O SENHOR É BOM PARA TODOS E AS SUAS MISERICÓRDIAS ESTÃO SOBRE TODAS AS SUAS CRIATURAS.


Missa do 30º dia, convite:


O pai: Dionísio José dos Santos
A esposa: Maria de Lourdes dos Santos
Os filhos:
Warley Douglas
Maria Valéria e
Maria Varlene e demais parentes e amigos, ainda consternados, convidam a todos(as) para participar da missa do 30º dia, em sufrágio da alma de Eduardo José dos Santos, mais conhecido como Seu Eduardo, que será celebrada nesta segunda-feira, 19 de agosto, às quatro(04) horas da tarde, na Igreja Bom Jesus dos Aflitos, no centro de Campo Alegre – Alagoas.

 A família enlutada agradece a todos que se fizerem presentes a este ato de solidariedade cristã.

Comunicamos com pesar a missa do 30º dia, em sufrágio da alma de Eduardo José dos Santos, mais conhecido como Seu Eduardo.
 
 
 
RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Porta para a felicidade


Porta para a felicidade
Na vida existem certos momentos, que sentes muito a falta de uma pessoa,

a ponto de querer tirá-la de seus sonhos e abraçá-la muito apertado…

Quando se fecha a porta para a FELICIDADE, ela voltará a se abrir,

mas nós seguimos olhando para a porta fechada sem dar importância a esse novo momento.



Não te baseies nas aparências, elas enganam.

Não te interesses pela riqueza, ela desvanecerá.



Busque alguém que saiba te conquistar com um sorriso, porque basta só um para que

o dia mais triste volte a ficar melhor.

Busque alguém que faça rir o teu coração.



Sonha o que queres sonhar.

Vá aonde queiras ir.

Busque ser aquilo que queres.

Porque a vida é uma só.



Portanto, existe uma só possibilidade de fazer as coisas que desejas.

Te desejo muitas felicidades na tua vida, para que te sintas bem.

Tantas provas, para que te sintas forte.

Lágrimas, para sentir-te humano.

Esperança, para poder ser feliz.



Os afortunados não necessariamente tem o melhor do melhor.

Mas, buscam o melhor daquilo que encontram no seu caminho.



O futuro mais esplêndido vai depender sempre da necessidade de esquecer o passado.

Não podes seguir adiante na vida antes de superar os erros do passado e

tudo o que castiga o teu coração.



Quando tu eras pequeno, ao chorar, todos ao seu redor sorriam.

Viva a vida de maneira que ao final sempre sorrias, ainda que os outros chorem.



‘‘A vida não se conta pela quantidade de respiros, mas por aqueles momentos que

te deixaram sem respiração. ’’



VIVA UMA VIDA BOA!
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)