quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

Ator Antônio Pompêo é encontrado morto no Rio

Artista estava em casa, em Guaratiba, na Zona Oeste.

Ele tinha 62 anos e fez novelas como 'O Rei do Gado' e 'A viagem'.












O ator Antônio Pompêo foi encontrado morto nesta terça-feira (5) em sua casa, em Guaratiba, em Zona Oeste do Rio. A informação foi confirmada pela Polícia Militar, que estava no local por volta das 17h para a ocorrência. O ator e artista plástico tinha 62 anos, e as causas da morte ainda não foram divulgadas.
Pompêo foi encontrado morto em casa (Foto: Reprodução/Facebook)Pompêo foi encontrado morto em casa (Foto: Reprodução/Facebook)











Nascido na cidade de São José do Rio Pardo, em São Paulo, Antônio participou de produções no cinema como "Xica da Silva" e "O cortiço".
Atuou também em novelas da Globo como "O Rei do Gado", "A viagem", "Pecado capital", "Mulheres de areia", "A casa das sete mulheres", "Pedra sobre pedra" e "Fera ferida". Seu início na TV foi em "A Moreninha", em 1975.
Pompêo também atuou em novelas da extinta TV Manchete, como "Kananga do Japão" e "A história de Ana Raio e Zé Trovão". Seu último trabalho na televisão foi na novela "Balacobaco", da Record, em 2012.
Uma mulher, que se identificou como vizinha do ator no Facebook postou mensagens sobre a morte na página de Pompêo na rede social.
"Adeus... meu amigo, e vizinho...É com muita tristeza que divulgo essa triste notícia. Uma excelente pessoa e maravilhoso como ator... Vai em paz meu querido, sentirei muitas saudades das nossas conversas", escreveu Aldineia Silva. (Veja a seguir uma cena do ator na novela Sinhá Moça).
Ela chegou a pedir o contato de parentes para comunicar a morte, que, segundo ela, pode ter ocorrido no domingo. A vizinha disse ainda, em sua rede social, que o ator teria sofrido um infarto fulminante. A causa da morte não havia sido divulgada até a última atualização desta reportagem.
"As últimas palavras dele pra mim foram que ele queria muito me dar um abraço. E esse abraço não foi dado. Estou muito triste. Ele sempre passava mensagem, curtia fotos, e a janela dele estava aberta", disse Aldineia em sua rede social.
Antônio Pompêo também era engajado na luta contra o racismo e na valorização do negro.
Pompêo foi encontrado morto em casa, em Guaratiba (Foto: GLOBO / Gianne Carvalho)Pompêo foi encontrado morto em casa, em Guaratiba (Foto: GLOBO / Gianne Carvalho)
Mensagens
A atriz Zezé Motta postou uma mensagem de despedida em sua conta no Facebook. "Em choque, e com muito pesar que comunicado a perda do meu amigo e grande ator Antônio Pompêo. Juntos, trabalhos em Xica da Silva, Quilombo, entre tantos outros projetos no cinema, na televisão foram mais de 05 novelas onde tivemos a oportunidade em estarmos juntos... A dor é grande! Descanse em paz meu amigo."

  •  
Zezé Mota postou uma despedida para Antônio Pompêo (Foto: Reprodução/Facebook)Zezé Motta postou uma despedida para Antônio Pompêo (Foto: Reprodução/Facebook)





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Cobrança do IPVA 2016 terá início no mês de fevereiro em Alagoas

Proprietários de veículos devem ficar atentos à nova tabela de pagamento.

Desconto de 10% será aplicado para quem decidir pagar parcela única.



Valor do imposto em 2016 deve ser 3,3% menor do que o que foi cobrado em 2015 (Foto: Gcom-MT)
Proprietários de veículos devem ficar atentos aos novos prazos do IPVA (Foto: Gcom-MT)


Proprietários de veículos registrados em Alagoas devem ficar atentos aos prazos para pagamento do IPVA de 2016, que inicia em fevereiro. Os boletos de cobrança serão encaminhados para os contribuintes a partir da segunda quinzena de janeiro.

Neste ano, será mantida a tabela com vigência entre fevereiro e junho, englobando duas placas por mês e possibilitando o parcelamento do imposto em até seis vezes.

A forma de cálculo do IPVA é feita a partir da aplicação de uma alíquota, que varia de 1% a 4%, sobre o valor do veículo (veja na tabelaabaixo os percentuais definidos pela Sefaz).
Os valores dos veículos foram publicados no Diário Oficial do Estado (DOE), a partir da página 4. Para ter acesso, clique aqui. Segundo a Sefaz, ainda serão acrescentados valores de alguns veículos que não aparecem na lista.
Veja exemplo de como calcular o valor do imposto:
Valor venal do veículo: (exemplo: R$ 24.836)
Alíquota: 2,5%
Cálculo: 24.836 x 0,025 (R$ 620,90 é o valor que será cobrado no IPVA)

As alíquotas definidas para o estado são proporcionais à potência dos automóveis e motocicletas. Desta forma,  motocicletas de 150 cilindradas terão alíquota de 2%; para as de cilindrada de 150 até 400, será de 3%; e acima de 400 cilindradas, a alíquota é de 4%. Já para os veículos que funcionem através da eletricidade, a alíquota de 2%.
Final da placa1ª parcela
1 e 229 de fevereiro
3 e 431 de março
5 e 629 de abril
7 e 831 de maio
9 e 031 de junho






O mesmo acontece com os automóveis. Com até 80 cavalos, a alíquota é fixada em 2,5%; de 81 a 160 cavalos, a alíquota passa para 3,5%; e para potência acima de 160 cavalos, a alíquota é definida em 4%.
Ônibus, micro-ônibus, caminhão, cavalo, mecânico, aeronave e embarcação permanecem com alíquota de 1%.
Uma outra mudança prevista para 2016 é a alteração do método para desconto no valor do imposto. A partir de agora, para ter direito ao desconto de 10%, os contribuintes com veículos de placa com qualquer final (0 a 9) devem realizar o pagamento em parcela única até o dia 29 de fevereiro. O boleto com desconto deve ser emitido no site da Sefaz.
A legislação do IPVA também prevê a ampliação da lista de direito à isenção, beneficiando os veículos utilizados para atividades de transporte complementar intermunicipal e mototáxi, além de favorecer novos tipos de deficiência.
O secretário de Fazenda, George Santoro, expõe que os contribuintes que correspondam às especificações devem procurar atendimento na unidade da Sefaz, no bairro de Jacarecica, em Maceió, para solicitar a isenção.
“Se o contribuinte está inserido nas especificações que dão direito à isenção, basta procurar nosso atendimento portando documentos comprobatórios para dar entrada no pedido de isenção. Nós avaliaremos o pedido e faremos o deferimento”, esclareceu Santoro.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Valorize momentos significativos em sua vida

Valorize momentos significativos em sua vida




Nossa vida é composta de passado, presente e futuro.

Se você teve um passado encantador, hoje reflete num belíssimo tempo presente.

Com esse tempo presente, tenha a confiança e o otimismo de um ótimo futuro.

Não devemos lembrar de coisas negativas que nos entristeceram e que hoje podem repercutir no presente.

Dê um basta na negatividade.

É certo afirmar que todo mundo já teve um passado, mas é preciso valorizarmos os bons momentos do passado. Não esqueça que faça acontecer bons momentos da vida atual e futura.

Muitos falam que o passado é museu. Discorde dessa ironia. Todo mundo já teve um passado, mas é bom sempre lembrar das coisas boas; para isso viver dias atuais dignos e em prol de futuros momentos da vida.






(AUTOR RENILTON SILVA)

terça-feira, 5 de janeiro de 2016

Entrevista de emprego: veja lista com 18 perguntas para impressionar

Profissional deve fazer questionamentos relevantes para ganhar pontos.

Informações também vão ajudar candidato a decidir sobre a vaga.



Entrevista de emprego (Foto: Reprodução/TV Globo)
Entrevista de emprego (Foto: Reprodução/TV Globo)


Preparar perguntas relevantes e bem formuladas para a entrevista de emprego mostra que o candidato se preparou e realmente está interessado na vaga e em trabalhar na empresa. Além disso, também mostra o conhecimento e a pesquisa feita do profissional, atitudes que podem impressionar na hora da conversa.
Fazer perguntas também é uma forma importante para que o candidato conheça a empresa, o cargo e tome uma decisão bem fundamentada, se necessário.
A Michael Page listou 18 perguntas que vão ajudar o candidato a impressionar o recrutador, lembrando que é importante trazer questionamentos que não podem ser respondidos pelo próprio profissional:
Sobre o cargo
1) Como este cargo ficou disponível?
2) Como a performance é medida e com qual frequência ela é revisada?
3) Quais oportunidades de carreira estão disponíveis a longo prazo e como você pode apoiar o desenvolvimento profissional da equipe?
4) Quais são os principais desafios do cargo, especialmente nos primeiros 6 meses?
5) Como você descreveria um dia típico desta função?

Sobre a equipe
6) Quantas pessoas estão na minha equipe e quais são suas posições?
7) Qual o papel da equipe dentro da empresa?
8) Como você descreveria a cultura da equipe?
9) Com quem vou trabalhar com maior proximidade?
10) Qual é o plano da empresa para essa equipe nos próximos anos?

Sobre o gerente/ chefia
11) Como você descreveria seu estilo de gestão?
12) Você pode me falar sobre as suas experiência e seus pontos fortes?
13) O que você mais gosta sobre trabalhar aqui?
14) Quais as qualidades que você gosta e o que você não gosta nos membros da sua equipe?

Sobre a empresa
15) Como você descreveria a cultura da empresa?
16) Qual o estilo de liderança da equipe de gestão superior?
17) Quais questões fundamentais a empresa está enfrentando no momento?
18) Quais são os principais planos da empresa para os próximos 5 anos?




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Motociclista carrega crocodilo enorme em moto na Nigéria

Cena foi flagrada em rua no estado de Ogun.

Imagem viralizou ao ser postada por usuário no Facebook.



Uma foto que mostra um motociclista carregando um crocodilo enorme em uma moto em uma rua no estado de Ogun, na Nigéria, fez sucesso nas redes sociais no país africano depois que um morador flagrou a cena e compartilhou a imagem no Facebook.
Cena foi flagrada em rua no estado de Ogun (Foto: Reprodução/Facebook)Cena foi flagrada em rua no estado de Ogun (Foto: Reprodução/Facebook)
Imagem viralizou ao ser postada por usuário no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)Imagem viralizou ao ser postada por usuário no Facebook (Foto: Reprodução/Facebook)















FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Quando o dia não muda

Quando o dia não muda



O ser humano sempre está em movimento, seja mentalmente ou mesmo andando

Quando Deus nos colocou no mundo, ELE teve a certeza de que todo mundo é capaz de fazer a diferença; plantando amor, paz e solidariedade

O que muita gente não quer entender é que todo dia é um novo dia; dia de fazer algo agradável para que nosso futuro seja digno 

Quando fechamos os olhos para deixar os dias passarem do jeito que for, estamos nos ausentando das boas coisas que a vida pode nos oferecer

Nossa mente pode reagir de maneira positiva ou negativa; muitas vezes apagando ou acendendo sonhos

O dia não muda se você ficar na mesmice, no costume exagerado de enxergar só as coisas ruins da vida. Muitas vezes os pensamentos negativos geram realidade na sua vida, é porque você não quer dá oportunidade para acontecerem as boas coisas e motivos da vida

Pense positivo e os sonhos se tornarão realidade em seus caminhos, a cada dia que passa




(AUTOR RENILTON SILVA)

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Nota do Enem sai na sexta, dia 8, e inscrição no Sisu abre na segunda

Inscrições no Sisu 2016 ocorrem entre 11 e 14 de janeiro.

Neste ano, Justiça decidiu que espelho da redação deve sair com a nota.



As duas primeiras semanas de 2016 definem o futuro de milhões estudantes no Brasil: as notas do Enem 2015 serão divulgadas na próxima sexta-feira, dia 8 de janeiro. Na semana seguinte, os estudantes poderão usar as notas obtidas no Exame Nacional para fazer inscrição para as vagas em universidades públicas oferecidas por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
O sistema começa a funcionar na segunda-feira, dia  11 de janeiro, e o prazo vai até 23h59 do dia 14 de janeiro.
O Enem 2015 foi realizado nos dias 24 e 25 de outubro.
O estudante pode se inscrever em até duas opções de vaga. O resultado da chamada regular será divulgado no dia 18 de janeiro na página do Sisu e nas instituições de ensino superior. As matrículas ocorrem nos dias 22, 25 e 26 de janeiro. Assim como na edição anterior, só haverá uma chamada.
Entre os dias 18 de janeiro e 29 de janeiro os candidatos que não foram convocados para sua primeira opção podem manifestar interesse em aderir a lista de espera. Caso sobrem vagas, as instituições poderão convocar os alunos da lista.
Espelho da redação
No início de dezembro, a Justiça decidiu que o espelho da redação do Enem 2015 deve ser disponibilizado junto com as notas individuais de cada candidato, previstas para o início de janeiro 2016. A decisão, com abrangência nacional, é da 3ª Turma do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4).

Em nota, o Inep afirmou que recorreria da decisão, e disse que o espelho da redação do Enem é divulgado com "fins pedagógicos" e que o processo de correção é seguro.
"O texto é avaliado por dois corretores independentes. Se houver discrepância acima de 100 pontos entre as notas dos dois corretores, a redação é submetida ao crivo de um terceiro corretor. Caso permaneça a diferença, a redação fica a cargo de uma banca de três especialistas", diz o texto.
Sisu UFJF (Foto: Stefânia Sangi/Divulgação)Universidades públicas adotam nota do Enem como critério nas vagas oferecidas pelo Sisu. (Foto: Arquivo/Stefânia Sangi/Divulgação)




































FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

'Tosse de fumante' pode esconder doença grave, alertam médicos

Reino Unido cria campanha de alerta sobre enfermidade ligada ao fumo que compromete qualidade de vida e cujos sintomas costumam ser menosprezados.



GNews - cigarro (Foto: Reprodução/GloboNews)Parar de fumar é principal medida para evitar ou conter grave doença pulmonar ainda sem cura (Foto: Reprodução/GloboNews)
Fumantes estão sendo advertidos a não ignorar sintomas aparentemente inofensivos, como a tosse, que poderiam estar por trás de doenças graves.

Em nova campanha, o Departamento de Saúde Pública do Reino Unido alerta sobre o desconhecimento, por muitos fumantes, dos riscos de doenças incapacitantes como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC).

A enfermidade, que estreita as vias aéreas, pode fazer com que pessoas tenham grande dificuldade para realizar tarefas simples, como subir escadas.
As estatísticas mostram que o problema atinge mais de 1 milhão de pessoas na Inglaterra - em cada 10 casos, nove são causados pelo cigarro.
Para entender melhor a gravidade do problema, é preciso considerar que a DPOC é, na verdade, um conceito "guarda-chuva", que abrange uma série de doenças pulmonares crônicas, como bronquite e enfisema.
Sem cura
Quem desenvolve o problema passa a ter dificuldades para respirar, sobretudo em decorrência do estreitamento das vias aéreas e da destruição do tecido que compõe os pulmões.

Os sintomas típicos incluem falta de ar durante prática de atividades físicas, tosse persistente e infecções respiratórias frequentes.
Na campanha veiculada pelo governo britânico, especialistas dizem que fumantes geralmente desconsideram os sinais precoces da doença ao minimizá-los como "tosse de fumante".
Ao continuarem fumando, correm o risco de agravar o problema e comprometer ainda mais sua qualidade de vida.
Embora não haja cura, há ações importantes que podem ser colocadas em prática para reduzir os danos provocados pela enfermidade.
Parar de fumar, praticar exercícios físicos específicos e tomar medicações que podem reduzir a progressão da doença são algumas recomendações.
Para Sally Davies, conselheira de saúde pública, é fundamental que a população reconheça a gravidade do problema e que tenha em mente que o mais importante é parar de fumar.
"A melhor coisa que um fumante pode fazer para reduzir as chances de desenvolver essa doença devastadora e prolongar sua vida é parar de fumar", diz.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO