sexta-feira, 15 de março de 2013

'Ele está se recuperando bem', diz mulher de Dominguinhos



Músico permanece internado na UTI do Hospital Sírio-Libanês.
Dominguinhos tem diabetes e luta contra um câncer de pulmão.

Glauco Araújo Do G1 São Paulo

 Foto da mão de Dominguinhos com a pulseira do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. ele segura a mão da mulher Guadalupe (Foto: Glauco Araújo/G1)
Foto da mão de Dominguinhos com a pulseira do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. ele segura a mão da mulher Guadalupe (Foto: Glauco Araújo/G1)

A mulher do músico José Domingos de Moraes, o Dominguinhos, de 72 anos, disse nesta sexta-feira (15) que o marido está “se recuperando muito bem”. Ele está internado desde o início do ano no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, para tratar uma infecção respiratória e arritmia cardíaca.

“Dominguinhos está reagindo bem, ele acabou de se recuperar de uma infecção no pulmão, ele abre os olhos e reage aos nossos estímulos, chora, se emociona e aperta a minha mão”, disse Guadalupe Mendonça na entrada do hospital. “Nenhum médico disse que o estado de saúde do Dominguinhos é irreversível. Pelo contrário, ele está se recuperando muito bem. Já há uma projeção de alta da UTI, mas os médicos não me disseram data.”

Dominguinhos tem diabetes e luta contra um câncer de pulmão. Ele foi internado em 17 de dezembro no Hospital Santa Joana, no Recife, e acabou transferido para a unidade de saúde paulistana no dia 13 de janeiro. “Ele tirou o marcapasso provisório, que veio do Recife para cá, o pulmão dele está ok, o rim dele também está normal. Ele teve oito paradas cardíacas, ficou 23 minutos fora do ar e o coração dele agora está ótimo, não tem nenhuma arritmia”, contou.

A mulher disse que os danos neurológicos “foram os mínimos possíveis”. “Vou subir agora, pentear o cabelo dele, porque ele acabou de tomar banho, e cortar as unhas dele. Depois, como sempre faço, o coloco na frente do espelho e ele se emociona. Parece que ele sente saudades dele mesmo”, disse Guadalupe.

Ela pede que músicos que conhecem Dominguinhos o visitem no hospital. Guadalupe citou que, recentemente, a cantora Elba Ramalho esteve com ele no hospital, cantou ao pé do ouvido e rezou. Segundo a mulher, essas visitas são importantes para o estímulo neurológico do paciente.


Susto com eleição do Papa Francisco
Guadalupe contou ao músico sobre a renúncia do papa Bento XVI e a eleição de um novo pontífice, um argentino. Ela lembrou que, nas duas ocasiões, Dominguinhos teve a mesma reação: "ele arregalou os olhos e fez cara de susto."

 Guadalupe Mendonça, mulher de Dominguinhos, diz que o músico está se recuperando bem (Foto: Glauco Araújo/G1)
Guadalupe Mendonça, mulher de Dominguinhos, diz que o músico está se recuperando bem em SP (Foto: Glauco Araújo/G1)


Tratamento de câncer
Guadalupe disse ao G1 que Dominguinhos trata de câncer há cerca de sete anos. "Estamos nesta luta com ele todo o tempo. Ele fazia quimioterapia a cada 21 dias. Ele fazia hemodiálise, é hipertenso e diabético. Diante disso, ele está ótimo."

Ela voltou a repudiar as declarações do filho do músico, Mauro Moraes, sobre a piora do estado de saúde do pai. "Um filho que gosta do pai não faz uma declaração como essa. Nenhum médico falou isso para ele. Estive com todos os médicos de Dominguinhos hoje [sexta-feira] e as informações que eles me deram são as melhores possíveis."

Segundo ela, Mauro é filho do primeiro casamento de Dominguinhos e não tinha muito relacionamento com o pai. "Mesmo assim, ele vem todo dia, de manhã, e visita o pai, mas não entendo de onde ele tirou a informação de que o estado de saúde ele era irreversível. Agora ele virou doutor Mauro? Nem os médicos sabem de onde ele tirou essa informação", disse Gauadalupe.

A reportagem do G1 ligou para Mauro Moraes, mas ele não retornou aos telefonemas até a publicação desta reportagem.

A assessoria de imprensa do Hospital Sírio Libanês informou que o estado de saúde do músico é o mesmo apresentado em boletim médico de 14 de janeiro deste ano. Segundo o documento, "José Domingos de Moraes (Dominguinhos), permanece internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. O paciente responde de forma satisfatória ao tratamento médico e apresenta melhora no padrão hemodinâmico e respiratório."

 Cantor Dominguinhos permanece  internado em hospital no Recife (Foto: Reprodução Globo News)
Cantor Dominguinhos se recupera bem em hospital em SP (Foto: Reprodução Globo News)


História
Dominguinhos é natural de Garanhuns, no Agreste de Pernambuco. Conheceu Luiz Gonzaga com oito anos de idade. Aos 13 anos, morando no Rio de Janeiro, ganhou a primeira sanfona do Rei do Baião, que três anos mais tarde o consagrou como herdeiro artístico.

Instrumentista, cantor e compositor, em 2002 ganhou o Grammy Latino com o CD "Chegando de Mansinho". Ao longo da carreira, fez parcerias de sucesso com Gilberto Gil, Chico Buarque, Anastácia, Djavan, entre outros. Atualmente, Dominguinhos é considerado o sanfoneiro mais importante do país.


Crítico
Dominguinhos disse ao G1, em entrevista durante o São João de Campina Grande (PB) em 2008, que "forró é igual ao rock porque não deixa ninguém parado". Ele provocou polêmica ao comentar o recente sucesso do chamado forró eletrônico. “Não dá pra dizer que aquilo é forró. Eles deveriam tentar se entitular de outra forma, porque aquilo não tem nada de forró. Não tem identidade. É uma grande mentira”, disse o sanfoneiro à época.

Ele citou o exemplo das letras das músicas que se tornaram hit do São João pernambucano e paraibano, como ‘Chupa que é de uva’, do Aviões do Forró, e ‘Senta que é de menta’, do Cavaleiros do Forró. “É tudo muito apelativo e descartável. Eu critico a qualidade musical. As letras são péssimas e falam muita bobagem. É tudo anti-musical”, disse o músico ao G1.

 Foto da mão de Dominguinhos com a pulseira do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo  (Foto: Glauco Araújo/G1)
Foto da mão de Dominguinhos com a pulseira do Hospital Sírio Libanês, em SP (Foto: Glauco Araújo/G1)



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO









Ciclista que teve braço amputado diz que gostaria de perdoar atropelador



Jovem teve braço decepado em acidente na Av. Paulista, no domingo (10).
Motorista está detido em unidade prisional em Pinheiros.

 

Do G1 São Paulo
 
A família do jovem David Souza dos Santos, ciclista atropelado em São Paulo e que teve o braço amputado em acidente no domingo (10), gravou um vídeo exclusivo para o SPTV.

Nele, o rapaz faz uma revelação: quer perdoar o atropelador e deseja que outras pessoas não sofram a mesma violência.

O ciclista continua internado no Hospital das Clínicas. Veja abaixo a íntegra da declaração:

"Eu gostaria de agradecer ao Tralli por estar divulgando essa minha fase. Graças a Deus eu estou me recuperando bem hoje e com muita fé das pessoas que estão me apoiando do lado de fora, os ciclistas que estão fazendo protesto, passeata, e os meus familiares que estão fazendo um bem tão grande para mim que, estou sentido vibrações tão boas que estão me fazendo me recuperar melhor. O Dr. Ademar, que está cuidando do caso, e muitas pessoas que estão apoiando por mim fora do hospital. Dr. Paulo Ademar Gomes que está me apoiando nessa área de advocacia. O Dr. Paulo e a sua equipe médica que estão me ajudando com os meus problemas por causa do meu braço. Meu físico está todo machucado. E gostaria de perdoar o cara que fez isso comigo, que gostaria que nada disso acontecesse comigo nem com outras pessoas. E um abraço bem forte pra todos."


Consumo de álcool
O estudante Alex Siwek foi preso pelo atropelamento. Imagens de uma câmera de segurança mostram que ele chegou, por volta da 1h30 de domingo (10), a uma casa noturna no Itaim Bibi, na Zona Sul de São Paulo. No vídeo, ele espera na fila para entrar e pega uma comanda. Quatro horas depois, está registrado o pagamento de três doses de vodka e um energético. Por volta das 5h30 ele sai, atravessa a rua e vai embora.Depois de deixar o lugar, Alex atropelou David Santos Souza, que pedalava na Avenida Paulista a caminho do trabalho.

 Acidente Ciclista V3 (Foto: Arte/G1)

O exame clínico apontou vestígios de álcool no motorista, mas concluiu que ele não estava embriagdo.  A policia quer saber se o fato de o exame ter sido feito seis horas depois do atropelamento influenciou o resultado.

No último domingo, Paoletti disse que estudante ficou atordoado na hora do acidente e, em um primeiro momento, não viu o braço no carro. Em choque, ainda de acordo com advogado, ele acabou jogando o braço em um córrego na Avenida Ricardo Jafet, na Zona Sul da capital paulista.

Na terça-feira (12), o ciclista disse à polícia que trafegava na contramão da ciclofaixa no momento do acidente. Ele buscou a ciclofaixa, que já estava separada da pista dos veículos por cones, por se sentir mais seguro.

O jovem relatou que foi atingido de frente pelo veículo de Alex e que chegou a ver o carro vindo em sua direção, em alta velocidade. Questionado sobre as circunstâncias da colisão, o delegado não soube explicar como o ciclista foi atingido.


Investigações
Antes de concluir o inquérito, a polícia aguarda os resultados das perícias feitas no local do acidente, no carro de Alex e no Córrego Ipiranga, local onde o braço foi jogado na Avenida Doutor Ricardo Jafet. Segundo o delegado Martins, 13 pessoas já foram ouvidas, entre testemunhas e envolvidos no caso.

A polícia busca imagens de câmeras de segurança do local do acidente e  do ponto onde o braço foi jogado. Até agora, a polícia tem apenas imagens de uma câmera da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) que mostram uma viatura de resgate passando às 6h06 de domingo para atender a ocorrência.


Testemunhas
Testemunhas disseram que o carro andava em zigue-zague e já tinha derrubado alguns cones colocados na Avenida Paulista para sinalizar a instalação da ciclofaixa. Após atingir o ciclista, o motorista deixou o local sem prestar socorro.


Estudante
Na descrição da polícia, o motorista Alex Siwek  estava dentro de um Honda Fit ao lado de um amigo quando o acidente ocorreu, por volta das 5h30. O braço direito do ciclista foi amputado por estilhaços de vidro do pára-brisa e permaneceu preso ao veículo. O motorista fugiu do local, deixou o amigo em casa e depois foi à Avenida Doutor Ricardo Jafet, de onde lançou o braço em um córrego. Depois, voltou à própria casa, guardou o carro na garagem e dirigiu-se a pé à unidade policial para se entregar.

O advogado de Siwek, Pablo Naves Testone, afirma que Siwek não tem antecedentes criminais e que reúne os requisitos para responder ao processo em liberdade. Disse ainda que a família do rapaz está muito assustada com a repercussão do caso e que já sofreu ameaças.

"Acharam o número da residência fixa, e ligaram falando bobagens, como a mãe e o pai educaram o menino, falando que iam matá-los". A ligação foi atendida pela mãe de Alex, que, segundo o advogado, está tomando rémedios por conta dos últimos acontecimentos. "Todos estão comovidos, sabem que foi aterrorizante, e que o menino será julgado pelo que fez, mas algumas pessoas estão exagerando."



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO















No Acre, população escolhe nomes de filhotes de onça-pintada



Os nomes Zeus e Thor foram escolhidos com 257 votos.
Votação foi feita via internet e em uma urna no Parque Chico Mendes.

Veriana Ribeiro Do G1 AC

 filhotes serão transferidos para outros estados (Foto: Evandro Derze/Assessoria Prefeitura de Rio Branco)
Filhotes receberam nomes de deuses mitológicos (Foto: Evandro Derze/Asscom Prefeitura)

Os dois filhotes de onça-pintada que nasceram no último dia 20 de janeiro no Parque Ambiental Chico Mendes, em Rio Branco, já foram batizados. Os nomes Zeus e Thor foram escolhidos pela população em uma votação feita pela internet, via Fan Page da Prefeitura de Rio Branco, e também em uma urna instalada no próprio parque.

No total, 794 pessoas votaram desde o início de março. O concurso foi realizado pela Secretaria de Meio Ambiente. Os nomes Zeus e Thor obtiveram 257 votos. Timão e Pumba: 200, Pipoca e Pintado: 183, Apoena e Abaré: 87 e Dingo e Djando: 67.

Os filhotes não vão poder ficar no zoológico do parque, já que a espécie costuma defender seu território. O recomendado é manter somente um macho adulto em cativeiro.

A transferência dos felinos ainda não tem data certa, mas de acordo com a gerente do Parque Chico Mendes, Joseline Guimarães, deve acontecer em até três meses, que é o prazo para que a mudança seja autorizada pelo Ibama. No total, já são seis exemplares da da mesma espécie que nascem em cativeiro no Acre desde 2010.


Nomes
Os nomes se remetem a deuses mitológicos.  Na religião grega, Zeus era o pai dos deuses, que exercia autoridade sobre os seus olímpicos. Era também considerado Deus dos céus e do trovão. Este é o ponto em comum com Thor, associado aos trovões e relâmpagos na mitologia nórdica. Thor também representa a força, proteção da humanidade e também a santificação, cura e fertilidade.



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO











FELIZ ANIVERSÁRIO, ROSINALDO, POPULAR NALDINHO SILVA!





15 DE MARÇO: ANIVERSÁRIO DO MEU IRMÃO ROSINALDO

 


De idade nova hoje: Rosinaldo, popular Naldinho Silva: Músico e Radialista



Pessoal, aqui estou para prestar uma simples homenagem ao meu irmão caçula, Rosinaldo:

Em um dia 15 de março nascia um dos grandes talentos, Rosinaldo, popular Naldinho Silva, para fazer enriquecer essa nova geração.

Rosinaldo nascia em um dos dias mais alegres para as crianças, jovens, adultos, idosos e artistas – 15 DE MARÇO: DIA DO CIRCO.

Fruto de uma geração sofrida e persistente, Rosinaldo recebeu o carinho e respeito de nossos pais, irmãos, colegas e amigos.

Quando criança ganhou uma bicicleta novíssima de um dos irmãos. Com esse presente, Rosinaldo não sabia o que fazer de tanta alegria e emoção.

Sempre fui apegado à minha família: Houve um tempo que o nosso irmão Rosiel foi embora para São Paulo, em 2002, a exemplo do Renil que também já estava lá desde 1995, para arrumar emprego.

Com a ida de meus irmãos para São Paulo, Rosinaldo deu auxílio aos meus caminhos, pois substituiu aos poucos a falta que meus irmãos fizeram de andarem comigo.

Em 2002, comecei a trabalhar na Rádio Comunitária Campo Alegre FM, aqui em Campo Alegre, Alagoas, e o Rosinaldo ainda criança começou a me auxiliar na rádio.

Rosinaldo fez técnica de som dos meus programas, do programa do Sr. Álvaro Guimarães, programa do Dinda... e também algumas vezes segurou a programação da Campo Alegre FM no ar.

Rosinaldo, popular Naldinho Silva, em um dos grandes momentos da minha vida, conclusão do Curso de Letras, em 2011. Percebe-se o quanto ele tem orgulho de ser meu irmão.


 
 (NALDINHO SILVA E RENILTON SILVA)



 
 Renilton Silva no carro de som, Rosinaldo (de camisa preta) à direita da foto, tocando trombone ao lado de seus colegas.



Rosinaldo Silva(de camisa roxa) no palco, tocando na Escola Miguel Matias; Walber Bezerra e colegas. 


  Músico Naldinho Silva

FotoNaldinho Silva(perto da porta) na Filarmônica Emeriato Pereira Lima.


Naldinho Silva já tocou na Banda Fanfarra de Campo Alegre e de outras cidades; tocou em Filarmônicas; em Bandas de palco e sempre se destacou e se destaca no meio do esforço e da inteligência do mundo da cultura popular.


 
Da direita à esquerda: Naldinho, Gian e Walber, na Banda Bakêtá

Rosinaldo é: Músico – Toca trombone na Banda Bakêtá de Campo Alegre; faz parte da Banda Raios e Trovões.........

Já apresentou aos meus programas Sucessos da Noite e Domingo Musical, na Campo Alegre FM. Já comandou Manhã Nordestina, Show da Tarde...


  Radialista Naldinho Silva
Atualmente é locutor da Rádio Comunitária Campo Alegre FM, no Programa Alto Astral, de segunda à sexta-feira, das 13 às 16 horas e músico da Banda Bakêtá.


Rosinaldo: Parabéns e Feliz Aniversário!!! Que você tenha muita paz, saúde e sucesso!!! Que você continue sempre brilhar, pois você é uma estrela!!!

Esses são os sinceros votos de seus pais: Luiz e Marlene!

De seus irmãos: Renil, Renilton Silva, Renice e Rosiel!!!

Dos familiares, colegas e amigos!!!


FELIZ ANIVERSÁRIO, ROSINALDO!!!


Com carinho de seu irmão Renilton Silva e família!!!


 RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA