sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

“ALAGOAS NÃO TEM AFTOSA”



RESULTADO SOROLOGIA. Exames laboratoriais realizados pelo Ministério da Agricultura mostram que não existe circulação do vírus no Estado e abre caminho para a zona livre


 

(AFTOSA ZERO - Foto: DIVULGAÇÃO - Por: EDIVALDO JUNIOR - EDITOR DO GAZETA RURAL)

Na edição de 30 de março de 2012, o caderno Gazeta Rural trouxe na reportagem de capa (“Zona Livre para negócios”) uma informação reconfortante para o setor agropecuário do Estado: “Alagoas pega o bonde da aftosa e anima setor produtivo”. A frase traduzia a conclusão de um longo processo que garantiu, na “prorrogação”, a inclusão do Estado na sorologia realizada pelo Ministério da Agricultura no ano passado.

A coleta de sangue, para verificar se existe a circulação do vírus da aftosa no Estado, seria, então, a última etapa de um longo processo, iniciado em 1998, quando foi registrado o último caso de aftosa em Alagoas. Primeiro, é preciso explicar essa história de prorrogação: acontece que Alagoas deixou de cumprir algumas recomendações do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) em 2011 e, por isso, ficaria fora do calendário da sorologia em 2012.

Por iniciativa do presidente da Federação de Agricultura e Pecuária de Alagoas, Álvaro Almeida, o senador Renan Calheiros (PMDB-AL) pediu, numa audiência com o ministro da Agricultura, realizada no dia 17 de março (contada neste caderno, na edição de 20/03/2012), que Alagoas fosse incluída no calendário da sorologia. Para isso, o governador  Teotonio Vilela Filho (PSDB), presente ao encontro, se comprometeu em adotar uma série de medidas, assinando uma espécie de carta-compromisso com o ministério.


FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário