sábado, 8 de junho de 2013

Neymarzete tenta invadir treino em que Felipão confirma os titulares

Seguranças têm dificuldade para conter adolescente na Arena do Grêmio. Técnico faz apenas uma mudança em relação ao Maracanã: Marcelo

Por Cíntia Barlem, Marcelo Baltar e Márcio Iannacca Porto Alegre

A Seleção terá apenas uma mudança contra a França, em relação à equipe que empatou em 2 a 2 com a Inglaterra no Maracanã: o lateral-esquerdo Marcelo substituirá Filipe Luis na Arena do Grêmio, domingo, em Porto Alegre. O técnico Luiz Felipe Scolari confirmou a equipe durante o treino deste sábado, que foi marcado pela tentativa de invasão por uma fã de Neymar.

treino Brasil, Arena Grêmio (Foto: Jefferson Bernades / Vipcomm)David Luiz conversa com Neymar antes do início do treino  (Foto:Jefferson Bernades /Vipcomm)
 
Felipão iniciou o treino na Arena do Grêmio ensaiando jogadas com Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Hulk, Neymar e Fred. Na coletiva após a atividade, o técnico confirmou a escalação:


- O Marcelo vai jogar. Isso está correto dentro do que vocês (jornalistas) informaram - disse Felipão depois da atividade.

Logo no início do treino, uma cena chamou a atenção. Uma adolescente conseguiu entrar pelo acesso da imprensa e tentou invadir o campo. Desesperada e aos gritos de Neymar, ela chorava copiosamente, em busca de um contato com um ídolo. Foram necessários quatro seguranças para conter a jovem.

O zagueiro Thiago Silva, que não treinou na última quinta-feira por "cansaço muscular", começou o como titular da Seleção, mas acabou a atividade trabalhando entre os reservas. Nos minutos finais, o auxiliar Flávio Murtosa observava uma "roda de bobos" dos titulares, com a presença de Réver. Do outro, Felipão fazia um trabalho tático com os reservas, que contavam com Thiago Silva.

Felipão deixou claro ainda que Paulinho é o titular como volante, mas que Hernanes ainda pode roubar a vaga para a Copa das Confederações.

- Não estudo colocar os dois juntos na partida de amanhã (domingo). No decorrer do jogo, eu posso fazer substituições, mudando um ou outro. Se tiver condições, eles já sabem que eu pretendo fazer um teste para colocar um determinado sistema para saber se posso fazer assim contra o Japão. Em princípio, o Hernanes disputa uma posição com o Paulinho.

A seleção brasileira enfrenta a França neste domingo, às 16h, na Arena do Grêmio, em Porto Alegre. O GLOBOESPORTE.COM acompanha em Tempo Real, e a TV Globo transmite ao vivo.

Torcedora tenta invadir treino da Seleção (Foto: Cintia Barlem)Torcedora tenta invadir o treino da Seleção na Arena do Grêmio (Foto: Cintia Barlem)
  


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nelson Mandela está respirando sozinho, diz governo sul-africano

Esta é a segunda internação de Mandela em dois meses.
Símbolo do apartheid, ele ganhou o prêmio Nobel da Paz em 1993.

Da France Presse

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 94 anos, que foi internado neste sábado (8) em um hospital de Pretória por uma infecção pulmonar, está respirando sozinho, informou o governo do país. Seu estado é grave, mas estável.

Nelson Mandela foi internado em um hospital de Pretória. Foto mostra Mandela em 29 de abril (Foto: SABC TV/AP)Nelson Mandela foi internado em um hospital de Pretória. Foto mostra Mandela em 29 de abril (Foto: SABC TV/AP)
 
'Nesta madrugada, seu estado se agravou e ele foi transferido a um hospital de Pretória. Permanece em estado grave, mas estável', afirma um comunicado divulgado pelo gabinete do presidente sul-africano Jacob Zuma.

"Recebia atendimento em casa, mas os médicos decidiram que o agravamento pedia a internação no hospital", disse à AFP o porta-voz da presidência, Mac Maharaj.

Esta é a segunda internação de Mandela em dois meses. No dia 6 de abril ele recebeu alta após uma hospitalização de 10 dias para tratar uma pneumonia.

"O ex-presidente está recebendo atendimento especializado e os médicos fazem todo o possível para que se sinta melhor", afirma o comunicado.

"O presidente Zuma, em nome do governo e de toda a nação, deseja a Madiba (como Mandela é chamado pela população) uma rápida recuperação e pede à imprensa e à população que respeitem sua intimidade e a de sua família", completa o texto.

Assim como nas internações anteriores, o governo não revelou o nome do hospital.

"O Congresso Nacional Africano manterá o presidente Mandela e sua família em nossos pensamentos e nossas orações. E pede aos sul-africanos e aos cidadãos do mundo que façam o mesmo para nosso querido homem de Estado e ícone Madiba", afirma uma nota do partido do ex-presidente.

Tuberculoses e problemas pulmonares Mandela completará 95 anos em julho. Nas últimas imagens divulgadas em abril, durante uma visita oficial, Mandela apareceu muito fragilizado, sentado em uma cadeira com as pernas sob um cobertor e o rosto inexpressivo.

O herói da luta contra o apartheid, Prêmio Nobel da Paz em 1993, se tornou em 1994 o primeiro presidente negro da África do Sul.

Em janeiro de 2011 e dezembro de 2012 também passou por internações, nas duas ocasiões por infecções pulmonares, provavelmente sequelas de uma tuberculose que contraiu durante a detenção na prisão de Robben Island, perto da Cidade do Cabo.

Mandela passou 18 de seus 27 anos de detenção durante o regime do apartheid nesta ilha-prisão.

Obrigado a quebrar pedras durante os anos de detenção, o pó afetou seus pulmões.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

DICA DE SAÍDE: Começa hoje a campanha de vacinação contra a paralisia infantil

Meta é vacinar 12,2 milhões de crianças, diz Ministério da Saúde.
Cerca de 115 mil postos de saúde estarão abertos em todo o país.

Do G1, em São Paulo
Cartaz da campanha (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)Cartaz da campanha nacional de vacinação contra
poliomielite (Foto: Ministério da Saúde/Divulgação)
 
A Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite começa neste sábado (8) e vai até o dia 21 de junho em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

A previsão do Ministério da Saúde é que 12,2 milhões de crianças sejam vacinadas. A meta equivale a 95% do público-alvo, que é de 12,9 milhões de crianças entre seis meses e menos de cinco anos de idade.

No ano passado, foram vacinadas mais de 14 milhões de crianças nessa faixa etária.

Cerca de 115 mil postos de saúde estarão abertos pelo país a partir deste sábado. Mais de 350 mil pessoas vão estar envolvidas na campanha, que distribuirá 19,4 milhões de doses da vacina oral.

Ao todo, foram investidos R$ 32,3 milhões na campanha, dos quais R$ 13,7 milhões foram destinados para a aquisição das doses.

Neste ano, assim como em 2012, crianças menores de seis meses serão vacinadas com a dose injetável, considerada mais segura e eficaz pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

O Brasil não tem registros de paralisia infantil há 24 anos. O último caso notificado foi em 1989, na Paraíba.

"Em muitos países do mundo, ainda circula o vírus da paralisia infantil. Por isso, é muito importante manter as nossas crianças protegidas do vírus. O (fato de o) Brasil atingir mais uma vez essa meta reforçará o nosso papel de liderar, no mundo inteiro, a campanha para erradicação da poliomelite", destacou o ministro da Saúde, Alexandre Padilha.

Esquema sequencial para crianças que iniciam a vacinação contra pólio
Idade Dose
2 meses Vacina inativada injetável
4 meses Vacina inativada injetável
6 meses Vacina oral
15 meses Reforço oral
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

08 DE JUNHO: EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CAMPO ALEGRE - ALAGOAS

 Hoje a cidade de Campo Alegre faz 53 anos de sucesso!

História de Campo Alegre


Antes de1800, existia na região um engenho com o nome de mosquito, cuja proprietária era viúva e chamava-se Vivência. Com a decadência do engenho, dona Vivência construiu sua casa às margens da estrada, a qual liga Campo Alegre a São Miguel dos Campos. Com a construção da primeira habitação, outros habitantes foram surgindo e logo se tornou um povoado e o engenho recebeu o nome de sua proprietária.

Por volta de 1810, um senhor por nome de Antonio de Barros, chegando à localidade, construiu uma casa e em seguida outras casas foram surgindo, tornou-se povoado e logo deram o nome de “Mosquito de Cima” e a outra localidade já existente, “Mosquito de baixo”.

Em 1814, passaram por esta localidade uns missionários católicos, os quais pernoitaram e na manhã do dia seguinte celebraram uma missa em uma palhoça, na ocasião, ofereceram à imagem de Bom Jesus dos Aflitos, hoje padroeiro da cidade. Os missionários encantados com a paisagem plana e verde disseram: “ISTO É UM CAMPO ALEGRE”. 

Antonio de Barros foi quem deu os primeiros passos para a colonização de Campo Alegre. Casou-se com a filha da proprietária do engenho mosquito e deu inicio a construção da igreja do povoado, que só foi concluída por seu filho, Manoel Felipe de Barros. Campo Alegre foi elevada à categoria de município pela lei nº. 2.241 de 8 de junho de 1960, ocorrendo sua instalação oficial a 16 do mesmo mês e ano, desligando de São Miguel dos Campos, porque sentiu necessidade de um governo próprio, tendo como primeiro prefeito por nomeação o senhor Alvino Correia.

Destacaram-se no movimento pela emancipação política: Adauto Fernandes Vieira, Moacir José da Cunha, João Fernandes Vieira, João Fernandes Vieira Filho, Adelmo Calumbi Luz, José de Souza Gomes, Deputado Abraão Fidelis de Moura e o vereador de Campo Alegre por São Miguel dos Campos, José Virgínio da Silva. Campo Alegre tem uma área de 308,06 km², clima temperado, com uma altitude de 176 m.

Acima do nível do mar, uma população de 52.696 habitantes, cuja economia é basicamente a cana de açúcar. O município encontra-se situado na microrregião de Tabuleiro de São Miguel dos Campos, limitando-se com os municípios de Boca da Mata e Anadia ao norte, Junqueiro e Teotônio Vilela ao sul, São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia a leste e com Limoeiro de Anadia a oeste.

Em Campo Alegre, acontecem momentos inesquecíveis nas comemorações de 1º de janeiro, festa do padroeiro Bom jesus dos Aflitos, Dia de Corpus Christi com um grande tapete decorativo nas principais ruas da cidade para a passagem do santíssimo sacramento, Dia 08 de junho as comemorações pela Emancipação Política do município, Carnaval e as Festas Juninas. 

O acesso à cidade, que também é conhecida por “Cidade Carinho”, pela receptividade de seu povo, é pela BR 101 e AL 220.

Sua Área é de 308,06 km² representando 1.1094% do Estado,
0.0198%
da Região e 0.0036% de todo o território brasileiro.


Ano de Instalação: 1960
Microrregião: São Miguel dos Campos
Mesorregião: Leste Alagoano
Altitude da Sede: 176 m
Distância à Capital:94 Km
Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD



Campo Alegre Alagoas - AL 

*Esta informação vem do Site da Prefeitura de Campo Alegre - AL


Veja algumas fotos da Cidade de Campo Alegre - Alagoas:

 .Bandeira de Campo Alegre - AL

 

 .

 

 .

 .
  .

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 

 .

 ..

 .

 .

 .
  .

 .

 .
  .

 .

 .
  .

 

 .
 

 .

 

 .

 .


 Hino do município de Campo Alegre (Alagoas)

Hino do município de Campo Alegre
Letra por Roberto Becker
Melodia por Roberto Becker
Cantor Duda Santos

Parabéns pra você Campo Alegre,
Exaltando aos seus nossos gritos
Muitas graças neste seu aniversário
Com as bênçãos do bom Jesus dos Aflitos.

Seu presente é progresso, esperança.
Campo Alegre altaneiro e bonito
Seu futuro já tem meta bem traçada
E do passado resta o nome de Mosquito.

Mais escolas mais aumenta o saber
Mais estradas é trabalho, é ação
E a sua juventude evoluída
É futuro promissor para a nação.

Os produtos de suas terras são fortes
Os seus campos são bonitos porque
Deus doou milhões de graças pra sua gente
Campo Alegre gosto muito de você.



 MÚSICA: CAMPO ALEGRE, CAMPO ALEGRE MEU

CAMPO ALEGRE, CAMPO ALEGRE MEU
CAMPO ALEGRE VOCÊ É MEU NINHO
ÉS MEU BERÇO, MINHA PAZ
HOSPITALEIRA DEMAIS
MINHA CIDADE CARINHO

CAMPO ALEGRE QUE TANTO QUERO BEM
TUA PLANÍCIE TEM PROGRESSO
CIDADE DELES NÃO TEM

NASCER EM CAMPO ALEGRE É FELICIDADE
MINHA CIDADE CARINHO
EU TE AMO DE VERDADE


MÚSICA DO SAUDOSO E ETERNO VER. LUCINHO E DO EX PREFEITO EDMILSON VIEIRA


 FALA DE RENILTON SILVA: Hoje Campo Alegre, uma das mais queridas cidades do estado de Alagoas, está em festa pela passagem de seus 53(cinquenta e três) anos de Emancipação Política. 

Desde que vim morar nesta cidade, tenho alcançado muitas conquistas e alegrias.  

Sou natural de Osasco - São Paulo; amo muito minha terra natal: OSASCO! Mas quero dizer para todos que também amo muito CAMPO ALEGRE - A Cidade Carinho de Alagoas.

Em Campo Alegre tornei-me estudante, APRENDIZ, professor, e com um pouco mais de dedicação, consegui realizar meu maior sonho, que era ser locutor de rádio.

Graças a Deus e à minha família, Considero-me realizado com tudo que consegui até os presentes dias(Trabalhos, estudos e conquistas). Graças também aos meus amigos(as), colegas e público em geral sinto-me grato pelo carinho e confiança de todos.

Lembranças de Campo Alegre: 

Lembro de muitas coisas boas feitas em Campo Alegre e lembro também dos desfiles cívicos que foram realizados em outros anos, mas que infelizmente neste dia não teremos a oportunidade de assistir pelas principais ruas desta pacata cidade. Os shows acontecem.

Agradecemos a Deus e a todas as pessoas de épocas antigas e atuais que direta ou indiretamente contribuíram para o desenvolvimento de Campo Alegre!

Hoje é dia de parabenizar CAMPO ALEGRE e a todos que nasceram, viveram e que aos demais que vivem nesta cidade: PARABÉNS, CAMPO ALEGRE, PELO SEU ANIVERSÁRIO!!!


Com carinho:


RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA


 


 

MENSAGEM DE REFLEXÃO: Recomece Sempre

Recomece Sempre
 
Observe a natureza.
Tudo nela é recomeço.
No lugar da poda surgem os brotos novos.
Com a água, a planta viceja novamente (renasce).
Nada para.
A própria terra se veste diferentemente todas as manhãs.
Isso acontece também conosco.
A ferida cicatriza.
A dores desaparecem.
A doença é vencida pela saúde.
A calma vem após o nervosismo.
O descanso restitui as forças.
Recomece.
Anime-se.
Se preciso, faça tudo novamente.
Assim, é a VIDA! 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 7 de junho de 2013

Câmara do Rio aprova quatro dias de feriado durante a Jornada Mundial

Dias 25 e 26 de julho, quinta e sexta-feira, terão feriado integral.
Terça-feira, dia 23, e segunda-feira, dia 29, terão feriado parcial.

Andressa Gonçalves Do G1 Rio
A Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio, expõe um banner do Papa Francisco desde quarta-feira (8). O pontífice visitará a "Cidade Maravilhosa" em Julho, na Jornada Mundial da Juventude.  (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)A Igreja Nossa Senhora da Paz, em Ipanema, Zona Sul do Rio (Foto: Marcelo Elizardo/ G1)
 
Foram aprovados, nesta quinta-feira (6), pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro os feriados previstos para a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que ocorre entre os dias 23 e 28 de julho. De acordo com a decisão, os dias 25 de julho, uma quinta-feira, e 26 de julho, uma sexta-feira, terão feriado integral no município. Nesses dias, está marcada a participação do Papa Francisco na Missa de Acolhida e, no dia seguinte, na encenação da Via Crúcis, que será realizada na Praia de Copacabana, na Zona Sul. A lei foi aprovada por 33 votos a 5.

Para a terça-feira, 23 de julho, ficou determinado feriado parcial, após as 16h. A medida é para facilitar a chegada dos fiéis a Copacabana, para a cerimônia de abertura, que será comandada pelo arcebispo do Rio, dom Orani Tempesta.

Já no dia 29 de julho, um dia após o término do evento, o feriado vai ficar em vigência até as 12h. O objetivo é garantir um trânsito melhor para a saída de ônibus com peregrinos do Rio.

Decreto foi aprovado na Câmara dos Vereadores (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)Decreto foi aprovado nesta quinta-feira (6) (Foto: Andressa Gonçalves/ G1)
 
Emendas
Antes da votação e aprovação do projeto, duas emendas foram votadas na Câmara. A emenda apresentada pela vereadora Laura Carneiro (PTB) foi aprovada por unanimidade e questionava que não só os serviços públicos municipais, mas serviços essenciais como hospitais, transporte, Cedae, Light, Comlurb, farmácias, postos de gasolina, serviços funerários, empresas de telecomunicações e controle de tráfego aéreo, não parassem de funcionar durante o evento.

A segunda emenda foi derrotada por 28 votos a 8. O autor, o vereador Paulo Pinheiro (Psol), exigia que o projeto se restringisse à Jornada Mundial da Juventude e que o artigo que delega ao prefeito o direito de decretar feriado durante a Copa das Confederações, a acontecer na cidade no mês de junho, e a Copa do Mundo de 2014, sem necessitar encaminhar projeto à Câmara, fosse excluído do texto.

O líder do governo, Luiz Antônio Guaraná, ressaltou a proximidade da Copa das Confederações e a necessidade do prefeito ter liberdade de decretar feriado durante os eventos esportivos.
Luiz Antônio Guaraná também falou sobre a proposta apresentada pela Firjam de dividir a cidade e estabelecer feriado apenas nos locais que sofrem influência da JMJ. "A proposta foi recusada porque a própria Secretaria de Transportes admitiu o risco de colapso no trânsito, devido ao número de turistas que virá à cidade", declarou Guaraná.
O que é a JMJ
Criada pelo Papa João Paulo II, em 1984, a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) é o maior encontro internacional de jovens com o Papa. A última edição, em 2011, reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Madri. Realizado a cada três anos, o evento mudou de data para não coincidir com a Copa do Mundo, em 2014.

Agenda do Papa

O Papa Francisco chega à cidade no dia 22 de julho e retorna a Roma ao término da JMJ, em 28 de julho. De acordo com a agenda, na chegada o pontífice se reúne com a presidente Dilma Rousseff, o governador Sérgio Cabral e o prefeito Eduardo Paes e outras autoridades, no Palácio Guanabara, em Laranjeiras, na Zona Sul. Após o encontro, o Santo Padre se desloca para a residência da Igreja, no Sumaré, na Zona Norte, onde ficará hospedado durante a estadia no Rio.

O pontífice também vai visitar a comunidade de Varginha, em Manguinhos, no Subúrbio do Rio, no dia 25 e abençoar a bandeira olímpica. Na sexta (26), ele celebra a Oração do Ângelus da sacada do Palácio São Joaquim, na Glória, na Zona Sul e acompanha a Via Sacra na orla de Copacabana, na Zona Sul.

No dia 27, depois de missa na Catedral Metropolitana, no Centro do Rio, o Papa tem um encontro com representantes da sociedade civil no Theatro Municipal, também no Centro. No início da noite, ele dá início à vigília com os jovens em Guaratiba, onde na manhã seguinte reza a missa de envio da JMJ.

1,5 milhão de pessoas
De acordo com o prefeito Eduardo Paes, a Jornada Mundial da Juventude terá uma complexidade maior do que uma Olimpíada. Segundo ele, a expectativa é de que 1,5 milhão de pessoas visitem o Rio e participem da Jornada.

"Vamos ter uma semana de transtornos para o cidadão carioca. É a primeira visita do Papa Francisco a um país estrangeiro e vai exigir do carioca uma dose de sacrifício. É o mesmo que pensar se fizéssemos o réveillon em Copacabana sem feriado. Não queremos que o carioca saia do Rio. O deslocamento ficará bastante restrito, mas não queremos uma cidade morta", disse o prefeito.

As atividades de comércio de rua, bares, centros comerciais, shoppings, galerias, estabelecimentos culturais e pontos turísticos estão excluídas da proposta de feriado.



Entenda a Jornada Mundial da Juventude

Encontro com o Papa acontece a cada 3 anos.
A 28ª edição do evento foi antecipada para não coincidir com a Copa.

Andressa Gonçalves Do G1 Rio

O que é
A Jornada Mundial da Juventude é o maior encontro internacional de jovens com o Papa. Ela foi criada pelo Papa João Paulo II, em 1984. A primeira edição foi realizada em Roma, em 1986. Na última realização, em 2011, o evento reuniu mais de 2 milhões de pessoas em Madri, na Espanha.

Como surgiu
A vida religiosa dedicada à juventude, o Concílio Vaticano II de 1965, que pedia que a Igreja Católica olhasse para os jovens, e o Ano Internacional da Juventude, instituído pela ONU em 1985 foram inspiração de João Paulo II. Diante das transformações culturais, sociais e ideológicas da década de 80, a Igreja percebeu o afastamento dos jovens. O objetivo era que os encontros de massa atraíssem os jovens, por mostrar diferentes culturas e modos de viver a fé.

Quando acontece
O evento acontece a cada três anos. Para não coincidir com a Copa do Mundo de 2014, a edição no Rio de Janeiro foi antecipada para 2013, e acontecerá de 23 a 28 de julho. Nos anos intermediários, as Jornadas são vividas em âmbito diocesano, chamada Jornada Diocesana da Juventude, no Domingo de Ramos, quando se comemora também o Dia Mundial da Juventude.

Escolha da sede
Para ser sede, o bispo ou a Conferência Episcopal do país precisa candidatar a cidade. A escolha é feita intercalando países da Europa e do restante do mundo. O objetivo é que os peregrinos percebam as necessidades sociais de cada povo. O anúncio da cidade que sediará a próxima edição é feito pelo Papa no último dia de cada edição.

Rio de Janeiro
Dom Eduardo Pinheiro, responsável pela Conferência Episcopal Brasileira da Juventude, pediu ao Papa Bento XVI que escolhesse o Brasil como sede durante o encontro dos jovens com o pontífice no Pacaembu, em São Paulo, em 2007. Três pontos foram destacados para a escolha do Rio: a religiosidade do Rio; o trabalho da igreja na área social; e a participação dos cariocas nos trabalhos pastorais. A cidade tem entre os principais cartões postais o Cristo Redentor, eleito uma das sete maravilhas do mundo.

Símbolos
Os símbolos da Jornada são a Cruz Peregrina e o Ícone de Nossa Senhora. A cruz de madeira de 3,8 m foi construída no Vaticano e colocada como símbolo da fé católica. Em 1984, João Paulo II entregou a Cruz de Cristo à juventude e pediu que os jovens a levassem adiante como forma de evangelizar. Em 2003, o Papa deu o segundo símbolo de fé aos jovens, o ícone de Nossa Senhora. No Brasil, eles passaram por mais de 250 dioceses, hospitais, escolas, presídios e comunidades indígenas.

Peregrinos
Todos que participam da JMJ são chamados de peregrinos, fazendo referência aos cristãos que viajavam a Roma ou à Terra Santa para visitar lugares sagrados. Quem faz a inscrição oficial tem direito ao kit peregrino, alimentação, hospedagem e transporte.

Voluntários
Uma das marcas da JMJ é o trabalho voluntário. Eles são chamados de diocesanos, nacionais ou internacionais. O Rio teve mais de 84 mil inscritos. Destes, 60 mil voluntários foram selecionados, sendo 7.500 estrangeiros. A única exigência é ser maior de 18 anos. Eles podem atuar na hospedagem, nos aeroportos, nas rodoviárias, nos pontos de informação, na organização dos eventos de massa, nos atos culturais, na liturgia, nas catequeses, na tradução, nos serviços de saúde (apenas brasileiros), nos setores administrativos, na comunicação e no auxílio aos portadores de necessidades especiais.

Hospedagem
A JMJ oferece alojamento no momento da inscrição. Os jovens podem ser acolhidos em casas de família ou alojamentos em pavilhões desportivos, instituições de ensino, paróquias e outras instituições religiosas. A divisão dos peregrinos é feita de acordo com o idioma. No Rio, os peregrinos têm direito à hospedagem de 21 a 31 de julho.

Semana Missionária
Os peregrinos que escolhem o pacote da inscrição com a Semana Missionária chegam ao país uma semana antes. Os jovens participam de atividades culturais, espirituais e de solidariedade, como evangelização nas ruas. O evento acontece entre 14 e 21 de julho em diversas dioceses do Brasil.

Lema
Para cada Jornada, o Papa sugere um lema. Este ano, ele convida os jovens a despertarem novos discípulos de Jesus. Cada edição tem também um hino e uma oração oficial.

Patronos e intercessores
Os organizadores instituem os santos e beatos que serão referências para o evento. O Rio tem cinco patronos, entre eles João Paulo II, e 13 intercessores.

Atos Centrais
São cinco os Atos Centrais que acontecem em todas as Jornadas (quatro com a presença do Papa). Copacabana, na Zona Sul, e Guaratiba, na Zona Oeste, são os grandes pontos de encontro nesta edição.

- Missa de Abertura
O bispo da arquidiocese local celebra a missa e dá as boas-vindas aos jovens. Neste ano, o arcebispo do Rio de Janeiro, dom Orani Tempesta, será o presidente da celebração.

- Cerimônia de Acolhida
É o primeiro encontro dos jovens com o Papa. Ele faz um pronunciamento aos peregrinos e a cidade sede dá as boas vindas ao pontífice. O evento vai acontecer na Praia de Copacabana na quinta-feira (25).

- Via-Sacra
São destacadas as estações da via dolorosa que Jesus percorreu até sua morte e ressurreição. Será encenada na Praia de Copacabana.

- Vigília
Reúne todos os peregrinos da tarde de sábado (27) até a manhã de domingo. Depois de apresentações artísticas e shows, Francisco faz um passeio de papamóvel entre os jovens e preside a oração.

- Missa de Envio
Representa o envio de jovens ao mundo, atendendo ao lema. A ideia é mostrar que a Jornada não acaba. O peregrino volta para casa para anunciar o evangelho até a próxima edição. Os símbolos da JMJ são entregues aos jovens da próxima sede.

Catequeses
São momentos de formação religiosa que acontecem pela manhã, durante três dias seguidos. São presididas por bispos de diversos países. A Região Metropolitana do Rio vai ter 300 pontos de catequeses nos dias 24, 25 e 26 de julho.

Festival da Juventude
Reúne todos os atos culturais, como exposições, concertos, recitais, filmes, shows, dança, teatro, momentos de partilha propostos pelas conferências episcopais ou por movimentos, associações, pastorais, comunidades de leigos e congregações religiosas.

Feira Vocacional
O objetivo é que congregações e comunidades católicas despertem novas vocações religiosas entre os jovens. O evento vai acontecer na Quinta da Boa Vista, na Zona Norte. Serão 130 expositores, 150 estandes, 50 confessionários, palcos para shows, oficinas de palestras e uma tenda de adoração ao Santíssimo Sacramento.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

DICA DE SAÚDE: Música acalma, estimula a memória, alivia dores e ajuda no exercício físico

Ouvir música pode trazer muitos benefícios para a saúde, corpo e mente.
Ela tem sido usada, inclusive, por médicos e terapeutas como tratamento.

Do G1, em São Paulo

Ouvir música não é só um entretenimento e uma medida para acalmar e relaxar – ela pode trazer diversos benefícios para a saúde, como alívio de dores, melhora da memória e até mesmo um estímulo para a prática de atividade física.

Além disso, funciona como um “remédio” para vários problemas, como mostraram a pediatra Ana Escobar e a musicoterapeuta Marly Chagas no Bem Estar desta quinta-feira (6).

Isso acontece porque a música ativa o centro de prazer do cérebro, assim como o sexo e o chocolate, por exemplo. Ela libera dopamina e causa uma sensação de bem-estar e, por isso, tem sido usada por médicos, terapeutas e preparados físicos como tratamento de diversos problemas – e tem trazido ótimos resultados.

Bem Estar - Infográfico sobre música x saúde (Foto: Arte/G1)

Em relação à atividade física, a música pode ajudar a embalar o exercício e torná-lo mais fácil e mais prazeroso, como mostrou a reportagem da Marina Araújo.

Segundo o músico e empresário Alexandre Casa Nova, a música é um estímulo importante para quem se exercita porque disfarça a sensação de fadiga, dor e cansaço e, no lugar, traz um sentimento bom de alegria e motivação, deixando a pessoa mais confortável.


O mesmo acontece com a música para dormir ou acordar. Sons mais graves e lentos, por exemplo, ajudam a pessoa a se desligar das preocupações e, comprovadamente, facilitam o sono e combatem a insônia. Por outro lado, sons animados, energéticos e acelerados são bons durante a manhã para despertar e ajudar a acordar.

Há ainda o benefício da música durante o período de gestação – ela é capaz de acalmar os recém-nascidos e reduzir, por exemplo, em até dez dias a permanência deles na UTI neonatal, como mostrou a reportagem do Phelipe Siani.


Essa identificação dos pequenos com a música começa, no entanto, depois da 21ª semana de gestação, como explicou a pediatra Ana Escobar.

Isso porque, na 20ª semana, o aparelho auditivo do bebê, apesar de já estar pronto para receber vibrações sonoras, ainda tem o conduto auditivo externo bloqueado por um tecido de células que protege o desenvolvimento do tímpano. A partir da 21ª semana, essa parede se rompe, o tímpano entra em contato com o líquido amniótico e começa a receber e processar vibrações, fazendo com o que o bebê comece a ouvir.

Musicoterapia

O repórter Phelipe Siani mostrou a história do Edson, um garoto que foi diagnosticado com autismo aos 6 anos de idade. O menino tinha dificuldades para falar, mas na frente do videogame, costumava se soltar.

Por isso, os pais recorreram à musicoterapia, um tratamento que começou a deixar o Edson mais calmo, atento e com interesse pelo mundo em sua volta. Com o tempo, os resultados foram ainda melhores: ele começou a interagir com as pessoas, a cumprimentá-las e a procurá-las também – tudo reflexo da música dentro da vida do menino.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO