sábado, 19 de abril de 2014

Narrador Luciano do Valle morre após passar mal em Uberlândia

Fernanda Resende e Gullit Pacielle Do G1 Triângulo Mineiro
luciano do valle (Foto: reprodução/meionorte.com)Luciano do Valle morre após passar mal em Uberlândia (Foto: reprodução/meionorte.com)
 
O narrador esportivo Luciano do Valle, de 70 anos, morreu na tarde deste sábado (19) em Uberlândia, depois de passar mal e ser internado em um hospital particular da cidade. Ele saiu de São Paulo (SP) e foi socorrido ainda no aeroporto do município mineiro, pelo Corpo de Bombeiros. A morte do narrador foi confirmada pela Band, emissora para a qual ele prestava serviços.

O narrador chegava a Uberlândia para cobrir o jogo entre Atlético-MG e Corinthians, que acontece no domingo (20) no Estádio Parque do Sabiá, pela 1ª rodada do Campeonato Brasileiro (Brasileirão).

Segundo assessoria da Infraero, o apresentador estava no voo da TAM (3244), de Congonhas-Uberlândia acompanhado de um médico. Ele passou mal ainda no avião, que pousou às 14h30 na cidade. A Infraero disponibilizou um desfibrilador e bombeiros do aeroporto, que o conduziu até o hospital.

De acordo com assessoria de imprensa do hospital particular, o narrador deu entrada às 15h10 com parada respiratória e foi direto para Unidade de Terapia Intensiva (UTI). O óbito foi confirmado às 16h15 .

Histórico Luciano do Valle
Luciano do Valle Queiroz era natural de Campinas e trabalhava atualmente na TV Bandeirantes. Ele foi narrador esportivo da TV Globo por onze anos. Era considerado um dos principais profissionais da imprensa do país, transmitindo Fórmula 1, Fórmula Indy Olimpíadas, Copa do Mundo, e também apresentador do tradicional Globo Esporte.

Torcedor da Ponte Preta, Luciano iniciou a carreira aos 16 anos na Rádio Central de Campinas, e ganhou destaque trabalhando na Rádio Nacional, em São Paulo. Em 2003, ele também fez parte da equipe esportiva da TV Record, que acompanhou o acesso do Palmeiras para a Série A do Campeonato Brasileiro. Neste ano ele completaria 51 anos de carreira.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO



MINHA OPINIÃO: É uma grande perda no mundo da comunicação. Luciano do Vale foi um dos grandes profissionais da voz, fazendo suas narrações com tranquilidade e dedicação. Adeus, locutor Luciano do Vale!





RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

19 de abril: Dia do Índio

Indígena no Brasil

No Brasil, segundos dados do IBGE, aproximadamente 734.131 mil pessoas se consideram indígenas. 

 Dia do Índio

 São reconhecidos 215 grupos indígenas distintos e com uma variedade de mais de 180 línguas.¹

São reconhecidos 215 grupos indígenas distintos e com uma variedade de mais de 180 línguas.

Os termos ‘índios e indígenas’ são denominações generalizadas, pois englobam os grupos que em outros momentos foram chamados especificamente de Karajá, Suyá, Kamayurá e Xavante. Os termos dados são heranças do período de colonização, quando muitos desses povos foram dizimados.

Apesar de ter uma língua diferente, assim como os costumes, eles têm que adquirir os conhecimentos e culturas externos, isso se torna necessário para que essa minoria nacional possa, diante da cultura dominante, estabelecer os seus direitos e suas reivindicações ao país ao qual estão subordinados.

Através de pesquisas do órgão oficial do governo, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), foram registrados aproximadamente 734.131 mil pessoas que se consideravam índios, embora o censo realizado pela Funai estima que esse número seja bem inferior, por considerar como índio apenas aqueles que vivem em reservas, com isso, a quantidade cai para aproximadamente 358 mil. Hoje, os principais centros de concentração de índios se localizam nas regiões do Amazonas, Nordeste, Centro-sul e no estado do Mato Grosso do Sul.

Quanto à diversidade, os grupos são extremamente diferentes, há variação do idioma, valores, mitos, regras, tipos de moradias, entre outros aspectos. De acordo com essa variação, são reconhecidos 215 grupos indígenas distintos e com uma variedade de mais de 180 línguas.

Os grupos indígenas podem se diferenciar segundo o nível de contato com a civilização branca. Eles podem ser considerados como isolados (contatos raros e acidentais), integrados (falam em português ou trabalham nas cidades) e contato intermitente (contato permanente com os brancos).

Se comparar a quantidade de índios desde o período do descobrimento fica evidente que essa minoria foi praticamente dizimada, a ocupação foi instituída através das sociedades indígenas que aqui habitavam, bem antes dos homens chamados ‘civilizados’ chegarem.

Diante disso, as principais causas do restrito número de índios no Brasil são basicamente a expropriação de suas terras para ceder à ocupação rural e urbana, grande quantidade de índios mortos em lutas contra brancos e, principalmente, por doenças que até então eram desconhecidas, já que esses não possuíam anticorpos contra doenças como gripe e sarampo, que foram contraídas através do contato com os brancos. 

Houve períodos que essas e outras promoveram epidemias avassaladoras.





 
Eduardo de Freitas
Graduado em Geografia
Equipe Brasil Escola

HOMENAGEM EM VIDA - FUNCIONÁRIO CÍCERO

Olá, pessoal:

Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não  somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?

Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO HOMENAGEM EM VIDA NO MEU BLOG (BLOG DO RENILTON SILVA).

A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA O FUNCIONÁRIO CÍCERO.

Aqui constam algumas fotos do amigo Cícero e um pouco de sua história:


 
 Funcionário Cicero


 
 Funcionário Cícero (à esquerda trajando blusa listrada)

 
 Funcionário Cícero (à esquerda de blusa listrada, com o copo de refrigerante a boca)

 
 Funcionário Cícero (à direita da foto, trajando blusa listrada)

 
 Funcionário Cícero (à direita, de blusa de listras)

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jovem Cícero reside na cidade de Campo Alegre - AL.

Cícero é um dos grandes trabalhadores, que com sua simplicidade e humildade tenta realizar seus sonhos.
 
Mesmo às vezes passando por alguns problemas de saúde, sempre está disponível para trabalhar e participar de momentos cabíveis em sua vida.

Cícero frequenta uma das igrejas evangélicas da cidade e atualmente faz parte do quadro de funcionários do município de Campo Alegre.

Cícero: Um jovem destemido e batalhador, que não mede esforços para ser um dos lutadores por dias melhores.

Cícero é uma das pessoas que sempre quando posso converso com ele sobre alguns assuntos da vida.

PARABÉNS PELO SUCESSO, FUNCIONÁRIO CÍCERO!!!


Esta simples homenagem é para você, Cícero, por ser uma das pessoas que procura tratar às demais pessoas com respeito, carinho e sinceridade.
  


Obrigado, AMIGO CÍCERO!






RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

DICA DE SAÚDE: Entenda os benefícios do chocolate e saiba como não exagerar na Páscoa

Do G1, em São Paulo

Quando chega a Páscoa, fica muito difícil fugir do chocolate. Porém, no Bem Estar desta sexta-feira (18), a nutricionista Elaine Moreira mostrou que é possível enfrentar essa época comendo menos e evitando o ganho excessivo de peso. Segundo a nutricionista, um ovo de 200 gramas, por exemplo, pode ter até 1.000 calorias, quase metade do que uma pessoa pode consumir por dia – ou seja, se ela come um ovo inteiro em um dia só e ainda não se desfaz das outras refeições, ela tem um consumo calórico muito grande.

Por isso, uma das principais dicas para ingerir menos calorias é quebrar o ovo em pedaços e dividir com a família ou amigos. Comer o ovo inteiro em um dia só pode engordar muito mais do que comer um pedacinho por dia até acabar, como explicou a nutricionista.

Outra maneira de consumir o chocolate de um jeito saudável é misturar pedaços do ovo com frutas, por exemplo, ou até mesmo com um iogurte.

Quanto mais cacau tem o chocolate, mais amargo é e menos açúcar e gordura ele tem, como explicou o neurologista vascular Alexandre Pieri. Quanto mais amargo, maior o benefício cardiovascular, mas a nutricionista alerta que mesmo com as vantagens do chocolate, é importante lembrar que ele tem uma grande quantidade de calorias.

Existem estudos ainda que mostram que quem consome uma dose moderada de chocolate, cerca de 9 gramas por dia, tem menos risco de sofrer um AVC, como explicou o neurologista. Isso acontece porque o chocolate tem flavonoides, substância que protege o coração e diminui a inflamação dos vasos até mesmo no cérebro. Além disso, ele pode também dar mais energia e reduzir a ansiedade.

Info Chocolate Bem Estar (Foto: Arte/G1)
..
 
 
 
 

 
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Garota com síndrome que afeta músculos tenta quebrar recorde físico

Mariana Lenharo Do G1, em São Paulo
Gabriela Ury, de 16 anos, vai tentar quebrar o recorde mundial de tempo na posição de prancha, como a da foto, neste sábado (19) (Foto: Steve Priola/Divulgação)Gabriela Ury, de 16 anos, vai tentar quebrar o recorde mundial de tempo na posição de prancha, como a da foto, neste sábado (19) (Foto: Steve Priola/Divulgação)
 
A estudante americana Gabriela Ury, de 16 anos, quer bater o recorde mundial feminino de maior tempo na posição de prancha, na qual o antebraço e as pontas dos pés sustentam o corpo paralelo ao chão. Superar o atual recorde, de 40 minutos, já seria um feito. Mas a iniciativa é ainda mais ousada por uma peculiaridade: Gabriela não tem todos os músculos do corpo. 

A adolescente, cuja mãe é brasileira, não desenvolveu parte dos músculos da panturrilha, dos glúteos e do abdômen. Ela nasceu com a síndrome de Vater (ou VACTERL) - caracterizada por anomalias na coluna vertebral, no sistema cardiovascular, nos membros e em alguns órgãos - e já passou por 14 grandes cirurgias. Veja o vídeo em que ela conta sua história em português.

Neste sábado (19), dois dias depois de completar 16 anos, Gabriela fará uma tentativa oficial de entrar para o Guinness World Records. Ela conta que sempre quis ser a melhor do mundo em alguma coisa e já se inscreveu algumas vezes para o Guinness. Tentou, por exemplo, quebrar o recorde do jogo de amarelinha mais comprido desenhado em uma calçada e do maior número de meias colocadas em um pé.

Gabriela tem a síndrome de Vaters, que afeta músculos, órgãos e pernas. (Foto: Steve Priola/Divulgação)Gabi tem a síndrome de Vater, que afeta músculos, órgãos e pernas (Foto: Steve Priola/Divulgação)
 
A ideia da prancha surgiu no ano passado, quando a treinadora do time de vôlei de sua escola pediu que ela ficasse nessa posição enquanto as outras garotas corriam em volta da quadra. Era para ser uma atividade mais leve, já que Gabi não consegue correr muito bem devido à síndrome. Mas, quando suas colegas terminaram de correr e a treinadora viu que ela continuava na prancha, se surpreendeu com a resistência da menina.

Ela vem treinando desde então e conta que já chegou a ficar 60 minutos na posição. Mas teve que esperar até agora, pois 16 anos é a idade mínima para a tentativa de um recorde de resistência, de acordo com as regras do Guinness.

Dificuldades
A mãe de Gabriela, a brasileira Lizanne Ury, de 56 anos, conta que a família passou por um período muito difícil após o nascimento da menina, quando a síndrome foi diagnosticada. “A gente entra em um pesar muito grande porque existe aquela insegurança e a falta de informação por ser raro, por não se saber qual é o futuro, se ela iria andar. Levou alguns anos para começar a ir digerindo tudo isso”, diz.

Nos primeiros seis meses de vida, Lizanne contou ter levado a filha a mais de 100 consultas médicas. As cirurgias corretivas começaram quando Gabriela tinha apenas 4 meses de idade. O último procedimento foi feito em novembro do ano passado.

“No momento em que as dificuldades passavam, ela realmente voltava com o jeito forte e alegre dela. Nenhuma vez a vi sendo uma vítima. Nunca vi ela ter uma reclamação com o corpo dela, com o visual ou pelas dores. Ela foi uma lição interminável e todos os dias ela inspira a gente por causa disso”, diz Lizanne, que tem outros dois filhos, mais velhos do que Gabi.

Sobre a intenção da filha de bater um recorde mundial, Lizanne conta que o sonho vem desde cedo. “Sinto que a intenção dela, além de inspirar as pessoas a superar seus próprios limites, também é em grande parte ensinar os pais de crianças especiais a tratá-las de igual para igual, nunca tratá-las como pobres coitadas, mas com igualdade.”

Além de buscar uma superação pessoal, Gabi também está usando sua tentativa de quebrar o recorde para arrecadar dinheiro para o Hospital Infantil Colorado, instituição que realizou a maior parte de suas cirurgias.








FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Capítulos

Capítulos

 


Cada fracasso supõe um capítulo a mais na história da nossa vida e uma lição que nos ajuda a crescer. 

Não desanime com os fracassos. 

Aprenda com eles, e siga em frente.





(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 18 de abril de 2014

Feira Livre de Campo Alegre acontecerá neste domingo

Feira livre em Campo Alegre - Alagoas

Como uma questão de prestação de serviço, informamos à população do município de Campo Alegre - AL, que a feira livre desta semana na cidade, acontecerá excepcionalmente neste Domingo de Páscoa, 20 de abril, por conta das comemorações da Semana Santa.
 
 
Pedimos a compreensão de todos e informamos ainda que na semana seguinte a feira volta a acontecer normalmente aos sábados.
 




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Papa Francisco celebrará ritos da Sexta Feira Santa

Da EFE
Papa Francisco lava pés de 12 pessoas com deficiêcia nesta Quinta-Feria Santa (17) (Foto: Alberto Pizzoli / AFP) 
Papa Francisco lava pés de 12 pessoas com deficiêcia nesta Quinta-Feria Santa (17). (Foto: Alberto Pizzoli / AFP)
 
O papa Francisco celebra nesta sexta-feira (18) os ritos da Sexta-Feira Santa. Às 17h (horário local, 12h de Brasília) presidirá a Paixão de Cristo na Basílica de São Pedro, que começará orando prostrado no solo, e às 21h15 (16h15 no Brasil) irá ao Coliseu para presidir a Via Crucis.

A Sexta-Feira Santa do papa começará com o rito da Paixão de Cristo na basílica vaticana, único dia do ano que não se oficia missa, nem se realiza a consagração, que para os católicos é a conversão do pão e do vinho no corpo e sangue de Jesus Cristo.

Nesta cerimônia, a homilia está a cargo do predicador da Casa Pontifícia, o franciscano capuchino Raniero Cantalamessa.

Na cerimônia, o papa, com vestimentas vermelhas, se estende no solo na nave central em um momento de oração e penitência e uma cruz coberta com uma tela vermelha preside o altar maior da Basílica de São Pedro.

À noite, o papa Francisco presidirá da colina do Palatino, que fica em frente ao anfiteatro Flavio, o Coliseu romano, a tradicional Via Sacra.

No Coliseu, representantes da Igreja, mas também jovens e famílias de várias nacionalidades levarão a cruz durante as 14 Estações.

Cada Estação será acompanhada pelas meditações, que este ano Francisco encarregou ao arcebispo italiano de Campobasso, Giancarlo Maria Bregantini.

Haverá uma lembrança a 'todas as mães que sofrem por seus filhos distantes, pelos jovens condenados à morte, assassinados ou enviados à guerra.

Após a Via Crucis, o papa pronunciará de improviso algumas palavras.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

18 de abril: Dia Nacional do Livro Infantil

Monteiro Lobato e alguns de seus personagens

Monteiro Lobato e alguns de seus personagens

 

     

O dia 18 de abril foi instituído como o dia nacional da literatura infantil, em homenagem à Monteiro Lobato.

“Um país se faz com homens e com livros”. Essa frase criada por ele demonstra a valorização que dava à leitura e sua forte influência no mundo literário.

Monteiro Lobato foi um dos maiores autores da literatura infanto-juvenil brasileira. Nascido em Taubaté, interior de São Paulo, em 18 de abril de 1882, iniciou sua carreira escrevendo contos para jornais estudantis. Em 1904 venceu o concurso literário do Centro Acadêmico XI de Agosto, época em que cursava a faculdade de direito.

Como viveu um período de sua vida em fazendas, seus maiores sucessos fizeram referências à vida num sítio, assim criou o Jeca Tatu, um caipira muito preguiçoso.

Depois criou a história “A Menina do Nariz Arrebitado”, que fez grande sucesso. Dando sequência a esses sucessos, montou a maior obra da literatura infanto-juvenil: O Sítio do Picapau Amarelo, que foi transformado em obra televisiva nos anos oitenta, sendo regravado no final dos anos noventa.

Dentre seus principais personagens estão D. Benta, a avó; Emília, a boneca falante; Tia Nastácia, cozinheira que preparava famosos bolinhos de chuva, Pedrinho e Narizinho, netos de D. Benta; Visconde de Sabugosa, o boneco feito de sabugo de milho, Tio Barnabé, o caseiro do sítio que contava vários “causos” às crianças; Rabicó, o porquinho cor-de-rosa; dentre vários outros que foram surgindo através das diferentes histórias. Quem não se lembra do Anjinho da asa quebrada que caiu do céu e viveu grandes aventuras no sítio?

Dentre suas obras, Monteiro Lobato resgatou a imagem do homem da roça, apresentando personagens do folclore brasileiro, como o Saci Pererê, negrinho de uma perna só; a Cuca, uma jacaré fêmea muito malvada; e outros. Também enriqueceu suas obras com obras literárias da mitologia grega, bem como com personagens do cinema (Walt Disney) e das histórias em quadrinhos.

Na verdade, através de sua inteligência, mostrou para as crianças como é possível aprender através da brincadeira. Com o lançamento do livro “Emília no País da Gramática”, em 1934, mostrou assuntos como adjetivos, substantivos, sílabas, pronomes, verbos e vários outros. Além desse, criou ainda Aritmética da Emília, em 1935, com as mesmas intenções, porém com as brincadeiras se passando num pomar.

Monteiro Lobato morreu em 4 de julho de 1948, aos 66 anos de idade, no ano de 2002 foi criada uma Lei (10.402/02) que registrou o seu nascimento como data oficial da literatura infanto-juvenil.





Por Jussara de Barros
Graduada em Pedagogia
BRASIL ESCOLA

Hoje: Sexta-feira da Paixão


A Sexta-Feira Santa, é também chamada de "Sexta Feira da Paixão", e é a sexta-feira que ocorre antes do domingo de Páscoa, e é o dia em que os cristãos relembram da crucificação de Cristo na cruz. A Sexta-Feira Santa é um feriado móvel, assim como a Páscoa. No Domingo de Páscoa os cristãos celebram a ressurreição de Jesus Cristo.

Tradições de Sexta-feira Santa

Nesta data ocorrem diversos rituais religiosos. A Igreja Católica aconselha os fiéis a fazerem algum tipo de penitência, como jejum e a abstinência de carne e qualquer ato que se refira ao prazer. Procissões e reconstituições da Via Sacra são alguns do rituais mais difundidos. É comum que os Católicos façam promessas nesse dia, além de deixar de comer seu alimento preferido, ou até mesmo deixar de fazer coisas que gosta muito nesse dia, como penitência.

Significado da Sexta Feira Santa

Segundo a tradição cristã, a ressurreição de Cristo aconteceu em um domingo, ao dia 14 de Nisã, de acordo com o calendário hebraico. Essa tradição refere ser esse o terceiro dia desde a morte, pois contando a partir do domingo, e sabendo que o costume judaico, contava o primeiro e o último dia, seria então em uma sexta-feira o dia da morte de Cristo.







FONTE: CALENDÁRIO 2014

Mensagem de Reflexão: Aconteça o que acontecer

Aconteça o que acontecer

 

Aconteça o que acontecer, esteja em paz com você mesmo.

Aconteça o que acontecer, medite sobre a sua postura perante a vida, diante do seu próximo.

Aconteça o que acontecer, esteja alerta aos seus sentimentos em relação a si e aos outros.

Aconteça o que acontecer, esteja em paz com Deus, que o criou e que quer-lhe bem.

Aconteça o que acontecer, esteja feliz, porque a vida é a melhor escola para que você cresça.

Aconteça o que acontecer, esteja em todos os corações com sua bondade, sua generosidade e sua doação.

Aconteça o que acontecer, esteja ativa na vida, pois passiva e trancada, nada lucrarás, a não ser, a estagnação.

Aconteça o que acontecer, ame, apoie, agasalhe, ajude ao próximo.

Aconteça o que acontecer, esteja em paz.







(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 17 de abril de 2014

Escritor Gabriel García Márquez morre aos 87 anos

Do G1, em São Paulo
 Morre aos 87 anos o escritor colombiano Gabriel García Márquez (Edgard Garrido/Reuters)

Morreu o escritor colombiano Gabriel García Márquez, aos 87 anos, informou o perfil oficial do autor no Facebook nesta quinta-feira (17). A notícia foi confirmada por uma fonte próxima ao escritor à agência Associated Press. Ele ficou internado com pneumonia e infecção respiratória na Cidade do México, onde morava, entre o fim de março e início de abril. García Márquez estava em casa e lutava contra um câncer linfático desde 1999.

Em julho de 2012, o mais novo de seus dez irmãos, Jaime García Márquez, revelou que o autor sofria de demência senil “há alguns anos” e que estava lutando contra a perda de memória. O escritor era casado com Mercedes Barcha Pardo desde 1958. Eles tiveram dois filhos: Rodrigo, que nasceu em 1959, e Gonzalo, nascido em 1962.

Considerado um dos mais importantes escritores do século 20 e um dos mais renomados autores latinos da história, Gabriel García Márquez nasceu em 6 de março de 1927, em Aracataca, na Colômbia. Chegou a estudar direito e ciências políticas na Universidade Nacional da Colômbia, mas não concluiu o curso, preferindo iniciar carreira no jornalismo.

Seu primeiro romance, “A revoada (O enterro do diabo)”, foi escrito no início da década de 1950, mas publicado apenas em 1955, por iniciativa de amigos, enquanto ele estava na Europa. Já tendo como cenário a cidade de Macondo, que apareceria em outras de suas obras, o livro tinha como narradores três personagens, um velho coronel, sua filha e o neto, ainda criança. O sucesso internacional, no entanto, veio principalmente após a publicação de seu romance mais famoso, “Cem anos de solidão”, em 1967.

Post no Facebook oficial de García Márquez anuncia a morte do autor (Foto: Reprodução/Facebook/García Márquez)Post no Facebook oficial de García Márquez anuncia a morte (Foto: Reprodução/Facebook/García Márquez)
 
VALE ESTE - Linha do tempo - Gabriel García Márquez (Foto: G1)

Obra-prima de García Márquez, "Cem anos de solidão" vendeu, até hoje, mais de 50 milhões de exemplares. É considerado, ao lado de “Dom Quixote”, de Miguel de Cervantes, um dos livros mais importantes da literatura em língua espanhola. Foi traduzido para 35 idiomas. Exemplo máximo do realismo fantástico – gênero característico do boom latino-americano da segunda metade do século XX –, “Cem anos de solidão” se passa na fictícia aldeia de Macondo e acompanha, ao longo de gerações, a saga da família Buendía.

Entre seus títulos mais conhecidos estão ainda “A incrível e triste história de Cândida Eréndira e sua avó desalmada”, “O outono do patriarca”, “Crônica de uma morte anunciada”, “Do amor e outros demônios”, “Memórias de minhas putas tristes” e “O amor nos tempos do cólera”.

“Foi a época em que fui quase completamente feliz. Gostaria que minha vida tivesse sido como naqueles anos em que escrevi ‘O amor nos tempos do cólera’”, afirmou García Márquez ao “New York Times” três anos após a publicação de “O amor nos tempos do cólera”. Aqui, o autor resgata a verdadeira história da paixão de seu pai, também Gabriel, por Luiza, sua mãe. O pai dela reprovava a relação e conspirava contra. No livro, o casal se chama Florentino e Fermina. “Todas essas coisas para mim são parte da nostalgia. Nostalgia é uma fonte incrível para inspiração literária, para inspiração poética”, comentou na mesma entrevista ao “New York Times”.

Márquez recebeu o Prêmio Nobel de Literatura em 1982 pelo conjunto de sua obra. Foi o primeiro colombiano e quarto latino-americano a receber o prêmio, e, na ocasião, agradeceu com um discurso intitulado “A solidão na América Latina”.

“El Gabo”, como era conhecido na América Latina, continuou escrevendo até o final da década de 90, mas seu trabalho foi reduzido a partir de 1999, quando recebeu o diagnóstico de um câncer linfático. Em 2002, ainda em tratamento, publicou sua autobiografia, “Viver para contar”. A aposentadoria oficial do escritor foi anunciada em 2009 por agentes literários.

García Márquez casou-se com Mercedes Barcha Pardo em 1958, e no ano seguinte nasceu o primeiro filho do casal, Rodrigo. Roteirista e diretor de TV e cinema, Rodrigo García dirigiu filmes como “Questão de vida” e “Albert Nobbs” e episódios de diversas séries, como “Família Soprano” e “A sete palmos”, além de ser o criador da adaptação americana da série “In treatment”. O seriado israelense ganhou versões em diversos países, incluindo o Brasil, onde recebeu o nome de “Sessão de terapia” e foi produzida pelo canal GNT. Nascido em 1962, no México, o filho mais novo do escritor, Gonzalo, é designer gráfico.


 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Dilma vai de 40% para 37% mas ainda ganha no primeiro turno, diz Ibope

Do G1, em Brasília

Pesquisa Ibope presidente 2014 / abril (VALE ESTA) (Foto: Editoria de Arte / G1)


As intenções de voto na presidente Dilma Rousseff (PT) variaram de 40% em março para 37% neste mês, mas ainda assim ela venceria a eleição no primeiro turno se tivesse hoje como adversários Aécio Neves (PSDB) e Eduardo Campos (PSB) ou Aécio Neves e Marina Silva (PSB), além de outros sete candidatos de pequenos partidos, informa pesquisa Ibope divulgada nesta quinta-feira (17).

Um candidato vence uma eleição no primeiro turno quando a soma dos votos válidos dos rivais é inferior ao total de votos que ele recebeu. Para a Justiça Eleitoral, os votos válidos excluem brancos e nulos. As candidaturas para a eleição 2014 somente serão oficializadas em junho, mês em que os partidos terão de realizar convenções para escolher os nomes que concorrerão.

De acordo com o Ibope, Dilma acumula 37% tanto no cenário com Aécio e Campos quanto no cenário com Aécio e Marina – na última segunda-feira (14), o PSB anunciou a chapa com o ex-governador de Pernambuco Eduardo Campos como pré-candidato a presidente e a ex-senadora Marina Silva como vice. Até 20 dias do primeiro turno da eleição, marcada para 5 de outubro, os partidos podem trocar de candidato.

No primeiro cenário, com Eduardo Campos, os números são os seguintes:
- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Aécio Neves (PSDB): 14%
- Eduardo Campos (PSB): 6%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidélix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Eduardo Jorge (PV): 0%
- Brancos e nulos: 24%
- Não sabe/não respondeu: 13%

No segundo cenário, com Marina Silva como candidata do PSB, os percentuais são:
- Dilma Rousseff (PT): 37%
- Aécio Neves (PSDB): 14%
- Marina Silva (PSB): 10%
- Pastor Everaldo (PSC): 2%
- Denise Abreu (PEN): 1%
- Randolfe Rodrigues (PSOL): 1%
- Eduardo Jorge (PV): 1%
- Eymael (PSDC): 0%
- Levy Fidélix (PRTB): 0%
- Mauro Iasi (PCB): 0%
- Brancos e nulos: 23%
- Não sabe/não respondeu: 12%

A pesquisa ouviu 2.002 pessoas com mais de 16 anos em 140 municípios entre as últimas quinta (10) e segunda (14). A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos – isso significa que a intenção de voto em um candidato com 10%, por exemplo, pode variar entre 8% e 12%. O levantamento tem nível de confiança de 95% e está registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo BR-00078/2014.

Trio de candidatos
O Ibope também testou cenários em que apresentou aos eleitores uma lista somente com os prováveis candidatos de PT, PSDB e PSB, sem os nomes dos postulantes dos pequenos partidos.

Com Dilma, Aécio e Eduardo Campos, a presidente somaria 39%, contra 16% e 8% dos outros dois, respectivamente. Brancos e nulos seriam 26% e não sabe/não respondeu, 11%.

Contra Aécio e Marina, Dilma teria os mesmos 39%. O tucano com 15% e Marina, com 13%. Brancos e nulos somariam 23% e não sabe/não respondeu, 10%.

Por região
A pesquisa indica que, por região do país, o melhor desempenho de Dilma está no Nordeste, onde ela aparece com 51% das intenções de voto. O pior é na região Sul (29%). Aécio tem o melhor índice no Sudeste (20%), onde Dilma acumula 31%. A região onde o tucano tem menos intenções de voto é o Nordeste (8%). Eduardo Campos tem mais preferências no Nordeste (10%). Nas demais regiões (Norte/Centro-Oeste, Sudeste e Sul), aparece com 4% em cada uma.

No cenário com Marina, Dilma tem mais intenções de voto no Nordeste (53%) e menos no Sul (28%). Nesse cenário, Aécio tem 19% no Sudeste e 7% no Nordeste. Marina Silva tem o melhor desempenho no Sul (14%) e o pior, no Norte/Centro-Oeste e no Sudeste (9% cada).

Por renda
Por critério de renda, a pesquisa mostra que Dilma tem a taxa mais elevada entre os que ganham até um salário mínimo (52%) e a mais baixa entre os que ganham mais de cinco salários mínimos (26%). O desempenho de Aécio é o inverso – o tucano tem mais preferências na faixa de mais de cinco mínimos (26%) e menos na de até um salário mínimo (7%). Eduardo Campos tem as intenções de voto mais distribuídas entre as faixas de renda: 6% (mais de cinco mínimos), 4% (de dois a cinco); 6% (de um a dois); 8% (até um).

No cenário com Marina no lugar de Campos, Dilma tem 54% entre os que ganham até um mínimo e 26% na faixa de mais de cinco mínimos. Aécio tem 23% (mais de cinco mínimos) e 7% (até um salário mínimo). Marina Silva alcança a taxa mais alta entre os de renda mais elevada (14% entre os que ganham mais de cinco mínimos) e a mais baixa entre os de renda de até um mínimo (7%).

Espontânea
Na parte da pesquisa que afere a opção do eleitor sem que tenha sido apresentada a ele uma lista de possíveis candidatos, 23% disseram espontaneamente que votarão em Dilma; 7% em Aécio; 6% em Lula; 4% em Marina; 2% em Eduardo Campos; 1% em José Serra; e 2% em outros candidatos com menos de 1% das intenções de voto. Na pesquisa espontânea, brancos e nulos somam 19% e não sabem/não respondeu, 37%.










FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

CRB dá passo gigante para a final

Foto: AILTON CRUZ
Meia Diego Rosa levanta a mão logo após marcar o gol que abriu o placar para o CRB, ontem, no duelo contra o ASA, em Arapiraca
Foto: AILTON CRUZ
Por: WELLINGTON SANTOS - REPÓRTER

O CRB abriu uma bela vantagem para ir à final do Campeonato Alagoano no 1° jogo das semifinais no clássico contra o ASA, ontem. Com gols de Diego Rosa e João Victor, o Galo bateu o time alvinegro por 2 a 0, no Estádio Coaracy da Mata Fonseca, em Arapiraca.

Com esse placar – e como joga com vantagem  de fazer dois resultados favoráveis iguais pelo regulamento –, o Galo pode até perder por dois gols de diferença no próximo domingo, em Maceió, que sela a passagem à etapa final da competição.

Para derrubar o time da capital das semifinais, o ASA terá que fazer três gols de diferença dentro do Estádio Rei Pelé.

A VITÓRIA

No primeiro tempo, quatro lances de arrepiar e que levantaram as duas torcidas presentes. O primeiro foi com o ASA, quando o atacante Wanderson testou a bola à queima-roupa após um cruzamento, e o goleiro do CRB, Júlio César, operou um milagre, dois dias antes da Sexta-feira da Paixão.

O outro, minutos depois, pertenceu ao Galo, com Marcelo Maciel que fez bela jogada em velocidade, deu um drible desconsertante no marcador dentro da área e chutou.

A bola, caprichosamente, ‘beijou’ a trave.

Depois foi o ASA com Didira, que recebeu cruzamento e, sozinho, sem marcação e sem goleiro jogou a bola para fora.

Mas aos 37’, jogada de infiltração de Olívio e um passe milimétrico para o elemento surpresa Diego Rosa, que entrou cara a cara e tocou na saída do goleiro Marcão: 1 a 0 Galo.







FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Pensar na morte te faz dar mais valor à vida

Fonte: Think Stock
 
Vá em frente e contemple sua própria morte. Afinal, o que há de tão mal nisso? Segundo especialistas, pensar na morte com mais frequência pode aumentar sua saúde mental e diminuir até os níveis de depressão.
Como já questionava o escritor russo Leo Tolstoy, há algum significado na vida que a consciência sobre a morte não desfaça ou destrua? Tudo e todos que prezamos e valorizamos poderiam simplesmente desaparecer a qualquer momento. De acordo com Sheldon Solomon, professor de psicologia na Skidmore College, em Nova York, pensar na própria morte é extremamente angustiante porque te torna consciente de que, assim como você, qualquer outra coisa que tenha vida, pode desaparecer num piscar de olhos; e nada poderá evitar esse fato.

Mas na realidade ainda não sabemos como é realmente morrer. Sentimos uma forte vontade de fazer diversas coisas enquanto estamos vivos, planejamos o nosso futuro e vivemos como se tivéssemos muito tempo. No entanto, lá no fundo sabemos que vamos morrer, e o que é pior: não temos ideia do que seja isso, o que acaba causando um alto nível de estresse e ansiedade. Talvez o desconhecido seja a coisa mais assustadora sobre a morte.

Por outro lado, James Pennebaker, professor de psicologia da Universidade do Texas, realizou estudos em que as pessoas escreveram sobre assuntos profundamente tocantes — e muitas vezes angustiantes — para elas ao longo de semanas ou meses. Por meio da pesquisa, notou-se que a escrita aumentou a saúde mental e física dos participantes. Quase todos eles relataram que a experiência foi muito significativa.

Fonte: Think Stock

Escreva, dê mais valor ao mundo ao seu redor

Diversos estudos ligados a economia e a psicologia constataram que quando alguma coisa é mais escassa, torna-se mais valiosa na vida de um indivíduo. Escrever sobre a morte — e fazer isso repetidamente — te faz perceber a finitude da vida, algo que muitas vezes evitamos pensar, pois sabemos que não temos como controlar. Isso faz com que as pessoas valorizem mais a própria existência.

A autenticidade é uma conquista

Fonte: Think Stock 

Irvin Yalom, um psicólogo clínico que lida com questões existenciais, também escreveu sobre como contemplar a morte em um nível mais profundo pode ter efeitos psicológicos positivos. Ele argumenta, especificamente, que aqueles que aceitam e encaram a morte têm não somente uma vida mais "autêntica", além de comportamento e objetivos mais alinhados aos seus valores.

Adeus, depressão
Há algum tempo, Irvin vem realizando experimentos para testar diariamente as consequências de escrever sobre a morte por uma semana. Seus participantes (estudantes universitários) gastam cinco a dez minutos de cada dia para escrever sobre a morte, ou apenas responder questões específicas por email.

A pesquisa sugere que há efeitos psicológicos positivos em escrever sobre o assunto. Especificamente, os participantes que escreveram repetidamente a respeito disso durante uma semana apresentaram níveis mais baixos de depressão, melhora no humor, aumento da auto-estima e maior motivação. Há também evidências preliminares de que o exercício da escrita pode fazer as pessoas se perdoarem com mais facilidade, incluindo tanto a redução do desejo de prejudicar os outros e aumento no desejo de reconciliação.











FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Mensagem de Reflexão: Habilidade

Habilidade

 

Habilidade é o que você é capaz de fazer. 

Motivação determina o que você faz. 

Atitude determina o quão bem você faz.






(AUTOR NÃO REVELADO)

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Salário mínimo será R$ 779,79 em 2015


 Salário mínimo será R$ 779,79 em 2015
Por: AGÊNCIA ESTADO

Brasília, DF – O Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) encaminhado pelo governo ontem calcula o reajuste do salário mínimo em 2015 para R$ 779,79. A quantia é 7,71% superior à atual, de R$ 724. O aumento apontado para o ano que vem supera porcentualmente o ocorrido neste ano, de 6,78%.

Pelo PLDO, o governo estima que o crescimento da economia em 2015 será de 3%. A inflação em 12 meses, ao final de dezembro, está projetada em 5%. As novas estimativas mostram uma deterioração das expectativas do governo em relação à economia.

Há um ano, quando o governo divulgou a LDO de 2014, a área econômica estimava que o PIB (produção de bens e serviços da economia) teria crescimento de 5% em 2015, com inflação de 4,5%. Para 2016 e 2017, o governo estima expansão do PIB de 4%. A LDO de 2015 prevê que a dívida líquida do setor público no ano que vem será de 33% do PIB, ante 33,6% em 2014. A dívida líquida deve cair para 32,1% do PIB em 2016 e 2017, segundo as projeções do governo. A dívida bruta projetada é de 55,2% do PIB em 2015, ante 56,8% do PIB em 2014.

O governo federal promete esforço fiscal maior em 2015 do que em 2014, com superávit nominal mínimo de 2% para o próximo ano. Segundo o Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO), a meta de superávit primário do setor público consolidado será de R$ 143,3 bilhões, o equivalente a 2,50% do PIB. 






FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Sem CR7, Bale brilha, Real vence o Barça e é campeão da Copa do Rei

Por Valência, Espanha

Há vida sem Cristiano Ronaldo no Real Madrid. Desfalcado de seu principal astro, que está machucado, os merengues venceram o Barcelona por 2 a 1 no estádio Mestalla, em Valência, e conquistaram a Copa do Rei pela 19ª vez. Bale atuou na função do português, não decepcionou e foi o destaque da partida, fazendo o gol do título após uma longa arrancada do meio de campo até a área. Em noite discreta, Neymar acertou a trave aos 44 da segunda etapa. A perda da taça deixa o Barça em situação dramática na temporada. Eliminado da Liga dos Campeões, o time catalão tem apenas mais uma chance de título, o Campeonato Espanhol. Faltando cinco rodadas para o fim, o Atlético lidera com quatro pontos de vantagem sobre os culés, que também estão atrás do arquirrival madrilenho.

Tata Martino insistiu em colocar Neymar na ponta direita e Iniesta na esquerda, o que comprometeu a atuação da equipe na maior parte dos 90 minutos. O brasileiro pouco participava das ações, mas começou a aparecer quando foi deslocado para seu posicionamento de origem no início do segundo tempo. Messi, assim como na derrota do fim de semana para o Granada, teve atuação apagada. Os problemas na defesa também pesaram para a derrota. Mascherano jogou ao lado de Bartra, que se recuperou de lesão recentemente e teve o aval do departamento médico para entrar em campo somente nesta quarta, momentos antes do apito inicial.

Bale comprovou que não foge da raia quando é acionado para ser a referência do Real Madrid. Ao lado de CR7, o galês fez sete gols na temporada. Sem o craque luso, são oito feitos. Foram dele as melhores oportunidades da equipe de Carlo Ancelotti no clássico.

Bale Barcelona x Real Madrid - Copa do Rei (Foto: AP) 
Bale comemora o gol que o coloca na galeria dos grandes personagens de 'El Clássico' (Foto: AP)


Bale foi o primeiro jogador a se candidatar ao estrelato na partida. Na ausência de CR7, todo o peso do sucesso do Real estava nas costas do galês, que se movimentou bem, alternando o lado esquerdo e o centro do ataque. O camisa 11 criou duas chances de gol nos seis minutos iniciais. Na primeira, avançou pela esquerda e chutou perto da trave. Na segunda, recebeu na área, driblou Mascherano, bateu colocado, mas a defesa travou a tentativa.

Casillas Barcelona x Real Madrid - Copa do Rei (Foto: AFP)Casillas comemora mais um título  (Foto: AFP)
 
Por causa dos maus resultados nas últimas semanas, o Barcelona estava mais cauteloso do que de costume e jogava recuado. Até Neymar voltava para ajudar na marcação. Quando os catalães finalmente se soltaram, deram espaços generosos no meio de campo, e os merengues aproveitaram. Aos 10 minutos, Daniel Alves perdeu a bola no ataque, o time da capital avançou com rapidez e encontrou Benzema posicionado na ponta esquerda. Com um ótimo passe, o francês encontrou Di María livre. O argentino avançou até a área, ficou no mano a mano com Alba, chutou cruzado sem muita força, mas José Pinto aceitou. 1 a 0 para o Real.

A vantagem fez os madrilenhos jogarem do jeito que Carlo Ancelotti gosta. As duas linhas de quatro do meio e da defesa deixavam Messi e Fàbregas inativos e isolados na faixa central do campo. Neymar e Iniesta recebiam as bolas com maior facilidade nas pontas, mas como não tinham com quem jogar, apelavam para os lançamentos para a área, o que, definitivamente, não é o estilo do Barça. Mas não se pode subestimar um time com tantos craques quanto os culés. Aos 41 minutos, Messi finalmente resolveu dar o ar da graça. Iniesta fez grande jogada pela esquerda, driblando Pepe. Na sequência, a bola sobrou para o camisa 10 arriscar seu primeiro chute da entrada da área. A bola passou perto da trave.

Di Maria Barcelona x Real Madrid - Copa do Rei (Foto: AP) 
Di Maria comemora o primeiro gol da partida(Foto: AP)

A desorganização tática do Barcelona seguia evidente na segunda etapa. Assim como na primeira parte da partida, Bale levou perigo ao gol rival, aproveitando a fragilidade da defesa. O galês começou com uma bela jogada, passando por todos que via pela frente e chutando da entrada da área. A bola tirou tinta da trave. Do outro lado, Messi errava tudo. Cobrou falta jogando a bola na arquibancada, deu passes errados... Nada funcionava. Tata Martino demorou 15 minutos para perceber que, novamente, havia escalado mal o time. Pedro entrou no lugar do apagadíssimo Fàbregas. Neymar foi logo para seu lugar, a ponta esquerda, e Iniesta voltou para o meio de campo.

Bartra Barcelona x Real Madrid - Copa do Rei (Foto: AFP)Bartra, de cabeça, deixa tudo igual (Foto: AFP)
 
As mudanças tiveram efeito imediato. Os catalães passaram a jogar muito mais soltos, pressionaram e chegaram ao gol - ironicamente, de um modo pelo qual a equipe não está acostumada. Aos 23 minutos, após cobrança de escanteio, Bartra subiu sozinho e cabeceou para o fundo do gol, fazendo algo que apenas Piqué parecia ser capaz no elenco culé. Era um outro clássico. O Real Madrid se encolheu, o time azul e grená passou a ter o duelo nas mãos, mas não aproveitou.

Em dois contra-ataques, os merengues acertaram a trave e fizeram o da vitória. Modric, aos 35 minutos, chutou de longe e fez a bola parar no poste direito do goleiro. Quatro minutos depois, o Real roubou a bola na defesa, e Bale correu como uma flecha na ponta esquerda, deixando Bartra para trás, e chutou entre as pernas do arqueiro do Barça. No último minuto, Neymar acertou a trave, mas o dia era dos merengues.

Barcelona x Real Madrid - Copa do Rei (Foto: AFP)Neymar reclama após discussão com Pepe (Foto: AFP)
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO