sábado, 5 de janeiro de 2013

Mensagem de Reflexão



Escrever é esquecer. A literatura é a maneira mais agradável de ignorar a vida. A música embala, as artes visuais animam, as artes vivas (como a dança e a arte de representar) entretêm. A primeira, porém, afasta-se da vida por fazer dela um sono; as segundas, contudo, não se afastam da vida - umas porque usam de fórmulas visíveis e portanto vitais, outras porque vivem da mesma vida humana. Não é o caso da literatura. Essa simula a vida. Um romance é uma história do que nunca foi e um drama é um romance dado sem narrativa. Um poema é a expressão de ideias ou de sentimentos em linguagem que ninguém emprega, pois que ninguém fala em verso.

(AUTOR FERNANDO PESSOA)

DICA DE SAÚDE



Olheiras


Concentração de melanina abaixo dos olhos

As olheiras são originadas a partir da concentração de melanina abaixo dos olhos ou pelo alargamento dos vasos sanguíneos dessa região. Tais processos podem ocorrer por hereditariedade, exposição ao sol, alergias, remédios, asma, carência nutricional, fadiga, idade avançada, gravidez, menstruação, eczemas, estresse, insônia e outros.

Pode ocorrer tanto em homens quanto em mulheres, porém aparece com mais força em mulheres de pele morena, já que seu grau de melanina na pele é mais acentuado. Além de serem bastante incômodas, as olheiras deixam a fisionomia da pessoa cansada. Infelizmente não há métodos 100% eficazes contra as olheiras, mas existem métodos que auxiliam na amenização das mesmas.

De acordo com as características das olheiras e de suas origens é que se pode determinar o que fazer para amenizá-las. Podem-se utilizar corretivos cosméticos, compressa de chá de camomila gelado, ingestão de vitamina k, despigmentantes, raio laser e outros.
 
Por Gabriela Cabral
Equipe Brasil Escola






Adote dez medidas simples que podem evitar o mau humor diário



 Para combater o mau humor passageiro e corriqueiro, as soluções são simples e estão ao alcance de todos
Para combater o mau humor passageiro e corriqueiro, as soluções são simples e estão ao alcance de todos

Bravo, intolerante, antipático, alguém que sempre acha que os outros não prestam e que enfatiza a falsidade da vida e das pessoas. Essas são algumas características típicas do mal-humorado, de acordo com a descrição do psiquiatra e psicanalista Elko Perissinotti, vice-diretor do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (HC-USP). Todo mundo está sujeito a se sentir assim: fatores externos e temporários, como uma noite de insônia, uma obra barulhenta logo cedo, estresse no trabalho, uma briga com alguém ou um congestionamento prejudicam o humor de qualquer um.

De acordo com o médico Ricardo Alberto Moreno, coordenador do Grupo de Estudos de Doenças Afetivas do Instituto de Psiquiatria do HC, esse tipo de mau humor "normal" dura pouco tempo, minutos, horas ou, mais raramente, dias. Como tem relação direta com algum evento desencadeante, passa assim que ele é resolvido e não traz maiores prejuízos à pessoa.

Ele é bem diferente do mau humor patológico, que, por convenção, dura mais do que duas semanas, não depende de uma causa específica e vem acompanhado de outros sintomas. Esse mau humor crônico é conhecido como distimia. "A pessoa que tem distimia geralmente acha que o mau humor foi causado por um evento externo, e não foi: é ela que é daquele jeito", diz Mônica Portella, pós-doutora em psicologia social pela PUC-RJ e diretora do Psi+, voltado para o ensino de psicologia positiva.


Para resolver esse mau humor, é preciso buscar um tratamento especializado de um psiquiatra. No entanto, para o mau humor passageiro e corriqueiro, as soluções são mais simples e estão ao alcance de todos. Veja dez medidas que podem contribuir para um bom humor cotidiano:

 

1. Não sofra de desânimo às segundas-feiras

 

É muito comum atribuir o mau humor ao início da semana, quando geralmente são retomadas as atividades de trabalho. Para evitar sofrer por antecipação, Ricardo Moreno recomenda que se dê outro significado para a segunda-feira e se tente pensar nos aspectos positivos de todas as suas atividades. Vale relacionar o trabalho a suas qualidades, como o dinheiro, a companhia de colegas, os desafios a superar etc. O desânimo excessivo às segundas-feiras pode ser um sinal de que você está na profissão errada, por isso, cabe avaliar se você tem futuro no seu emprego atual e quais as prioridades te levam a continuar naquela empresa.

O que também pode atenuar a depressão de segunda-feira é aproveitar os finais de semana para fazer atividades que te dão prazer. Quanto mais você ficar trancado em casa, em frente à TV, mais vai sentir que o tempo passou em vão antes do ciclo da semana, segundo Perissinotti. 

 

2. Durma bem

 

Não basta colocar a cabeça no travesseiro e fechar os olhos. É preciso relaxar, dormir oito horas diárias, acordar sem estresse, em silêncio. Se não for possível interromper barulhos externos, vale usar tampões próprios para o ouvido. Algumas pessoas têm distúrbios do sono, como apnéia e microdespertares, e não se dão conta disso. Nesses casos, é preciso tratamento para garantir um sono pacífico.

 

3. Alimente-se corretamente

 

Evite excessos de bebidas e alimentos, álcool e também estimulantes como a cafeína, que podem prejudicar o sono, causar ansiedade e inquietação e influenciar no humor.

 

4. Faça exercícios físicos

 

Praticar atividades físicas contribui para a saúde e minimiza o mau humor. Siga recomendações médicas para não sofrer lesões e, consequentemente, ficar mal-humorado por conta da dor que elas causam.

 

5. Valorize o sexo e as amizades

 

Para Perissinotti, ter uma vida sexual o mais satisfatória possível também atenua o mau humor. Conviver mais com os amigos e conversar não apenas nas redes sociais também ajuda, segundo ele.

 

6. Tenha um animal de estimação

 

Segundo Perissinotti, a convivência com cães ou gatos pode melhorar o humor. Eles são como amigos: demandam atenção, oferecem carinho, precisam de cuidados e ajudam a passar o tempo de forma útil. Além disso, fazer uma caminhada com o cão pode ser uma boa forma de lazer e de atividade física.

 

7. Tenha um bom relacionamento amoroso

 

Para Mônica Portella, bons relacionamentos amorosos trazem disposição. Nem mesmo as crises a dois necessariamente tornam a pessoa mal-humorada. "Ficar chateado, triste ou mesmo com raiva por conflitos amorosos nem sempre resulta em mau humor", diz Perissinotti. Segundo ele, para que os relacionamentos sejam positivos para o estado de espírito é preciso respeitar as diferenças, suportar as frustrações e lidar bem com ciúmes. Saber avaliar se vale mesmo a pena ter uma DR também pode ajudar.

 

 

8. Tenha pensamentos positivos

 

Algumas práticas orientais podem ajudar a relaxar o corpo, mudar a respiração e ter pensamentos positivos, como ioga, shiatsu, tai chi chuan e acupuntura, diz Perissinotti. A psicóloga Mônica diz que alguns procedimentos de análise dos próprios pensamentos também ajudam a combater o pessimismo típico dos mal-humorados. Alguns passos para esses exercícios estão no site do Psi+.

 

9. Reflita sobre seus sentimentos

 

"Todas as formas que promovam o entendimento e a reflexão sobre nossos sentimentos, emoções e afetos podem auxiliar na modificação de pensamentos e alterar o impacto que experiências adversas podem ter sobre nós", diz Moreno.  Para combater o mau humor, ele não descarta a adoção da leitura de livros de autoajuda, a prática de religiões ou o apego a determinadas causas.

 

10. Identifique a causa do mau humor

 

Moreno indica três passos para conseguir ter uma vida mais bem-humorada: identificar a causa do mau humor, avaliar o impacto que essa causa provoca e, por fim, planejar estratégias para modificar ou reduzir o impacto daquilo que pode disparar o mau humor. "Nosso organismo tem um fator de proteção importante que nos faz avaliar as experiências vivenciadas, elaborá-las e criar estratégias para modificá-las ou diminuir o impacto negativo que eles possam acarretar. Isto significa que podemos melhorar ou frear essa indisposição se modificarmos nossos pensamentos e comportamentos", diz Moreno.

FONTE: UOL.COM









Gato é pego entrando em presídio com serras e celular



05 de Janeiro de 2013 09:32
 Gato é pego entrando em presídio com serras e celular

Agentes penitenciários do Presídio Desembargador Luiz de Oliveira Souza, em Arapiraca, capturaram um gato carregando serras, brocas, fone de ouvido, cartão de memória, celular, baterias e um carregador de telefone móvel.

De acordo com o diretor administrativo da unidade, Anderson Soares, todo o material estava preso ao animal através de fitas adesivas. A captura aconteceu na noite do último dia 30.

Segundo um dos agentes penitenciários que participou da captura do animal, os detentos criaram o gato escondido e os familiares levaram o animal para casa em dia de visita. "Ficamos surpresos com a nova tática dos detentos".

A direção do presídio pediu que os agentes prestem mais atenção para evitar situações inusitadas como essa. O material foi apreendido e o gato encaminhado para o Centro de Controle de Zoonoses de Arapiraca.

 



FONTE: ALAGOAS EM TEMPO REAL








Caminhonete invade supermercado de Cabedelo, na PB, e deixa feridos



Do G1 PB
 Cliente que estava dentro do supermercado teve ferimentos na cabeça (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Cliente que estava dentro do supermercado teve
ferimentos na cabeça (Foto: Walter Paparazzo/G1)

Uma caminhonete de luxo invadiu um supermercado do bairro de Intermares, em Cabedelo, na Grande João Pessoa, por volta das 10h deste sábado (5). De acordo com o Serviço de Atendimento Médico de Urgência (Samu), o acidente aconteceu porque a motorista do veículo se distraiu quando estacionou o carro, pois sua neta havia caído no banco traseiro, fazendo com que a motorista apertasse o acelerador.

O Samu informou ainda que um cliente, que estava dentro do supermercado, teve ferimentos na cabeça. “Ele foi levado pelo Samu para o Hospital de Emergência e Trauma de João Pessoa, mas passa bem. A motorista também teve ferimentos leves e também foi encaminhada para a unidade hospitalar pelo Corpo de Bombeiros”, explicou. O estabelecimento estava em horário de funcionamento normal.

 Caminhonete invadiu o supermercado após motorista se distrair e apertar o acelerador quando estacionava (Foto: Walter Paparazzo/G1)
Caminhonete invadiu o supermercado após motorista se distrair e apertar o acelerador quando estacionava (Foto: Walter Paparazzo/G1)

FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO