sábado, 11 de julho de 2015

Família de Fellini vende direitos para refilmagem de 'A doce vida'

Clássico de 1960 foi estrelado por Marcello Mastroianni e Anita Ekberg.

Ainda não há decisões sobre elenco e direção da nova produção.



A atriz Anita Ekberg em cena de 'A doce vida' (1960), de Fellini (Foto: Divulgação)
A atriz Anita Ekberg em cena de 'A doce vida' (1960), de Fellini (Foto: Divulgação)


A família do diretor italiano Federico Fellini aprovou uma refilmagem de seu clássico “A doce vida”, 55 anos após o original ter chegado às telas. 
O companhia cinematográfica AMBI Pictures, de Roma, disse em comunicado que assinou um acordo para produzir “uma homenagem” ao filme clássico, que foi filmado em preto e branco e teve como estrelas Marcello Mastroianni, Anita Ekberg e Anouk Aimee.
“Nossa visão é de uma história contemporânea tão comercial, icônica e digna de prêmios quanto a original”, disseram os donos da AMBI, Andrea Iervolino e Monika Bacardi. Segundo eles, ainda não há decisões sobre elenco e direção. 
"A doce vida” seguiu os passos de um repórter, interpretado por Mastroianni, enquanto ele vagava pela decadente nobreza romana, pelos novos ricos, e pelas veias da Via Veneto, ao passo que buscava um significado para sua própria vida.
Em sua cena mais icônica, Sylvia, uma bela loira interpretada por Ekberg, atrai Mastroianni para uma noite sensual nas águas frias da Fonte de Trevi. 
“Fomos abordados diversas vezes e nos pediram para considerar tudo, desde refilmagens até continuações”, disse a sobrinha de Fellini, Francesca Fellini, em comunicado.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Passaporte comum passa a valer por dez anos e tem reajuste de 64,8%

Modelo foi apresentado pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo.

Documentos pedidos a partir do último dia 6 já serão feitos no novo formato.











A Polícia Federal e a Casa da Moeda apresentaram nesta sexta-feira (10) o novo modelo de passaporte comum brasileiro, que passa a ter validade de dez anos – o dobro dos anteriores – e itens de segurança mais avançados. O valor também mudou: de R$ 157,05 para R$ 257,25, um aumento de 64,8%.
O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, justificou o aumento dizendo que o valor era reajustado com base na inflação. A taxa para emissão do documento não sofria alteração desde dezembro de 2006.
As novas expedições e as renovações feitas desde segunda-feira (6) já obedecem às novas regras. Quem possui o passaporte antigo pode continuar utilizando até o prazo de validade.

O ministro disse que a expedição do novo passaporte é uma "vitória". "É um ganho importante para a população porque podemos evitar as situações de acúmulo e de renovação sem perder o controle necessário na expedição desta documentação".

Com a alteração do prazo de validade, o sistema de criptografia dos passaportes teve a segurança aprimorada. O passaporte comum continua azul, mas a capa ganhou cinco estrelas representando a constelação do Cruzeiro do Sul e a inscrição "Passaporte Mercosul" em amarelo.
Novo modelo de passaporte divulgado nesta sexta (10) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)Novo modelo de passaporte divulgado nesta sexta (10) pelo ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Coragem

Coragem




A coragem é a primeira das qualidades humanas porque garante todas as outras.




(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 10 de julho de 2015

Omar Sharif, de 'Lawrence da Arábia' e 'Doutor Jivago', morre aos 83 anos

Ator egípcio sofreu um ataque cardíaco nesta sexta-feira, no Cairo.

Ele foi indicado ao Oscar de ator coadjuvante e venceu 2 Globos de Ouro.


Omar sharif (Foto: Nicolas Genin/Divulgação)Omar sharif (Foto: Nicolas Genin/Divulgação)


























O ator egípcio Omar Sharif, que fez filmes como "Lawrence da Arábia", "Doutor Jivago" e "Funny girl – Uma garota genial", morreu nesta sexta-feira (10) aos 83 anos. As informações são do site da BBC.
"Ele sofreu um ataque cardíaco esta tarde em um hospital no Cairo", disse seu empresário, Steve Kenis, à BBC.
Em maio deste ano, o empresário do ator confirmou que ele estava com Alzheimer. "Ele está morando no Egito estes dias e está recebendo cuidados de seu filho Tarek e outros", afirmou, na ocasião.
Sharif, nascido em Alexandria, no Egito, foi uma das maiores estrelas de cinema na década de 1960 e o primeiro ator árabe a ganhar fama internacional, com uma indicação ao Oscar de melhor ator coadjuvante por seu papel no filme "Lawrence da Arábia", de 1962, com Peter O'Toole. Ele é vencedor de dois prêmios do Globo de Ouro.
Com o sucesso de "Lawrence da Arábia", Sharif fez três filmes em 1964, incluindo "A voz do sangue" e "O Rolls-Royce Amarelo", e três em 1965, incluindo o seu primeiro papel principal em uma produção de língua inglesa, com o personagem-título de "Doutor Jivago".
Nos anos 60, ele também estrelou "O Ouro de Mackenna", com Gregory Peck e Telly Savalas, e a trágica história de amor "Mayerling", no qual fez par romântico com Catherine Deneuve.
Na década de 1980, Sharif voltou esporadicamente ao cinema egípcio.
O ator também estava entre os mais renomados jogadores de bridge do mundo e escreveu diversos livros sobre o jogo de cartas.
Em 2004, ganhou o prêmio Cesar de melhor ator, o equivalente francês ao Oscar, por seu papel no filme francês "Uma amizade sem fronteiras".
Omar Sharif no filme Doutor Jivago (1965), com Julie Christie; e sozinho (Foto: Divulgação/Warner)Omar Sharif no filme Doutor Jivago (1965), com Julie Christie; e sozinho (Foto: Divulgação/Warner)
Em 2007, Sharif foi condenado a dois anos de prisão, que cumpriu em liberdade condicional, e a fazer 15 sessões de terapia para controlar a raiva, por ter agredido em 2005, num estacionamento de Los Angeles, um manobrista que não aceitou que pagasse com euros.
O ator atacou e insultou com adjetivos racistas Juan Anderson, de origem guatemalteca, chamando-o de "mexicano burro" depois de o manobrista se negar a aceitar uma nota de 20 euros como pagamento.
Em 2009, ao divulgar o filme "Al mosafer" (O viajante) no Festival de Veneza, o ator disse que teve "muitas aventuras com mulheres", mas apenas um "grande amor" - seu casamento, que terminou em 1974.
"Eu sou o único ator no mundo que não tem um centro em sua vida. Eu morei em hotéis em toda a minha vida e comi em restaurantes - sempre. Tive uma vida feliz, não há por que chorar."
Omar Sharif posa para foto no Cairo, no Egito, em 2011 (Foto: Lefteris Pitarakis/AP)Omar Sharif posa para foto no Cairo, no Egito, em 2011 (Foto: Lefteris Pitarakis/AP)




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Pesquisa sugere que cigarro pode favorecer distúrbios psiquiátricos

Hipótese é que exposição à nicotina aumenta a liberação de dopamina.

Esse neurotransmissor em excesso no corpo pode provocar a esquizofrenia.



Homem fuma cigarro (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)
Homem fuma cigarro (Foto: Rafael Neddermeyer/ Fotos Públicas)



Conhecido por causar câncer e doenças cardiovasculares, o cigarro também poderia aumentar o risco de transtornos psiquiátricos graves, como a esquizofrenia. As informações fazem parte de um estudo publicado nesta sexta-feira (10) na revista "Lancet Psychiatry".
Uma "associação" estatística entre o fumo e as psicoses, em especial a esquizofrenia, foi descoberta em análises anteriores, lembram os investigadores europeus que assinam o trabalho.
Foi observado que as pessoas com transtornos psiquiátricos graves eram significativamente mais propensas a fumar, com taxas de tabagismo entre os psicóticos três vezes maior do que na população geral. Mas "as razões pelas quais as pessoas com psicose são mais propensas a fumar do que o resto da população permanecem obscuras", escreveram eles em seu artigo.
É a doença e/ou os tratamentos psiquiátricos usados para combatê-las que encorajam o tabagismo? Várias teorias nesse sentido têm sido propostas, em particular o fato de que o cigarro ajudaria a compensar os efeitos das drogas sobre a regulamentação da dopamina, um neurotransmissor associado ao mecanismo de recompensa.
Mas alguns pesquisadores se concentraram na ideia de que o próprio cigarro "poderia aumentar o risco da ocorrência destas doenças".
Este estudo procurou especificamente testar esta hipótese e determinar se a psicose é declarado mais cedo em fumantes do que entre os não-fumantes.
Resultado claro após análise
Deste trabalho de "meta-análise" epidemiológica (que consiste na análise de vários estudos realizados anteriormente, envolvendo um total de 14.555 fumantes e 273.162 não-fumantes), foi extraído um resultado bastante claro.

"O consumo diário está associado a um risco aumentado de psicose e ao início mais precoce dos transtornos psicóticos", escreveram os autores do artigo, Pedro Gurillo (hospital de Torrevieja, no leste da Espanha) e Sameer Jauhar (King's College de Londres).
No início da doença, os psicóticos são três vezes mais propensos a serem fumantes do que o resto da população. "Embora seja sempre difícil determinar a causalidade, nossos resultados mostram que o tabagismo deve ser seriamente considerado como um possível fator de risco no desenvolvimento de psicoses e não é considerado como uma simples consequência da doença", explicou James MacCabe (King's College), também autor do estudo.
Um "nexo de causalidade" ainda precisaria ser plenamente demonstrado, mas os pesquisadores apontam para uma possível explicação: a dopamina.
"É possível que a exposição à nicotina aumente a liberação de dopamina, o que resulta no desenvolvimento de psicoses", já que o excesso de dopamina no corpo é uma das hipóteses para explicar a esquizofrenia, afirmou Robin Murray, da King's College.
Este artigo e outro trabalho sueco publicado recentemente sobre tabagismo e esquizofrenia, "argumentam fortemente em favor de uma relação causal entre tabagismo e esquizofrenia", avaliou o psiquiatra Michael Owen (Universidade de Cardiff).
Mas para Michael Bloomfield (University College London), "ainda há muito trabalho a ser feito antes que os cientistas possam declarar com certeza que fumar realmente aumenta o risco de esquizofrenia".
  •  
Info coração e cigarro (Foto: Arte/G1)








































FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Menino de 2 anos aprende a ler o alfabeto e a contar

Garoto de Mauá, no ABC, teve ajuda de aplicativo de celular.

Segundo especialista, tecnologia ajuda a desenvolver habilidade precoce.


Um menino de Mauá, no ABC, surpreendeu os pais ao ler as letras e pronunciar alguns números. Com apenas 2 anos e 7 meses de idade, Arthur Nunes Almeida já sabe escrever, além do seu, os nomes da mãe e da irmã, e contar até 50.
Tudo começou com um aplicativo educativo que seu pai, o vendedor José Adriano Gomes Almeida, de 38 anos, baixou no celular para distrair o menino. O programa incentiva a criança a fazer, com o dedo, o contorno da letra. Como recompensa pela tarefa concluída, o aplicativo faz sons divertidos e indica algumas palavras que começam com a letra.
O programa prendeu a atenção de Arthur. “Ele troca a chupeta pelo tablet”, brincou Almeida. Os primeiros indícios do aprendizado do garoto surgiram em um supermercado. “Ele começou a apontar para as letras dos cartazes de promoções e disse: ‘Olha, pai, esse é o A. Olha, aquele é o E’”, disse.
O pai decidiu, então, incentivar, sentando ao lado do garoto para ensiná-lo os números, os sinais matemáticos e as formas geométricas, como quadrado, círculo e triângulo.
  •  
Arthur se diverte com aplicativo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)Arthur se diverte com aplicativo (Foto: Paulo Toledo Piza/G1)
Facilidade
Apesar de surpreender, a facilidade em aprender é algo comum para os pequenos, segundo especialistas ouvidos pelo G1. “As crianças prestam atenção a várias coisas, aprendem o tempo todo e fazem ‘leituras’ do mundo. Isso não significa que elas vão sair por aí lendo tudo ou fazendo contas, que são processos complexos. E a aprendizagem demanda tempo”, disse a pedagoga Maria Letícia Nascimento, professora do Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (USP).

Especialista em neurociência e psicologia aplicada e fundadora do Instituto Brasileiro de Superdotação e Alterações do Neurodesenvolvimento, Claudia Hakim lembra que a tecnologia atual, disponível cada vez mais cedo para a nova geração, ajuda a desenvolver esse tipo de habilidade. “Hoje em dia, com a informatização e o uso de tablet, tem sido cada vez mais comum. Há muitos relatos desse tipo de precocidade.”
As especialistas, porém, ressaltam que a parte social não pode ser abandonada. “Pesquisas indicam que as aprendizagens sociais são mais interessantes nessa idade”, disse Maria Letícia. Ela cita principalmente o convívio com pessoas da idade do menino. “Há um conjunto de relações sociais a serem aprendidas por meio das brincadeiras e jogos com outras crianças.”
Para ela, os pais do menino devem reconhecer como interessante esse aprendizado, mas não supervaloriza-lo. Mesma opinião é defendida por Claudia. “Privar do social leva a mais dificuldades. É um desafio, mas tem que priorizar o social também.”


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: O bem mais precioso

O bem mais precioso







Conta o folclore europeu que há muitos anos atrás um rapaz e uma moça apaixonados resolveram se casar.
Dinheiro eles quase não tinham, mas nenhum deles ligava para isso.
A confiança mútua era a esperança de um belo futuro, desde que tivessem um ao outro.
Assim, marcaram a data para se unirem de corpo e alma.
Antes do casamento, porém, a moça fez um pedido ao noivo:
“Não posso nem imaginar que um dia possamos nos separar. Mas pode ser que com o tempo um se canse do outro, ou que você se aborreça e me mande de volta para meus pais. Quero que você me prometa que, se algum dia isso acontecer, me deixará levar comigo o bem mais precioso que eu tiver então.”
O noivo riu, achando bobagem o que ela dizia, mas a moça não ficou satisfeita enquanto ele não fez a promessa por escrito e assinou.
Casaram-se.
Decididos a melhorar de vida ambos trabalharam muito e foram recompensados.
Cada novo sucesso os fazia mais determinados a sair da pobreza, e trabalhavam ainda mais.
E tempo passou e o casal prosperou. Conquistaram uma situação estável e cada vez mais confortável, e finalmente ficaram ricos.
Mudaram-se para uma ampla casa, fizeram novos amigos e se cercaram dos prazeres da riqueza.
Mas, dedicados em tempo integral aos negócios e aos compromissos sociais, pensavam mais nas coisas do que um no outro.
Discutiam sobre o que comprar, quanto gastar, como aumentar o patrimônio. O tempo passou e eles ficavam cada vez mais distanciados entre si.
Certo dia, enquanto preparavam uma festa para amigos importantes, discutiram sobre uma bobagem qualquer e começaram a levantar a voz, a gritar, e chegaram às inevitáveis acusações.
“Você não liga para mim! – gritou o marido – só pensa em você, em roupas e joias. Pegue o que achar mais precioso, como prometi, e volte para a casa dos seus pais. Não há motivo para continuarmos juntos.”
A mulher empalideceu e encarou-o com um olhar magoado, como se acabasse de descobrir uma coisa nunca suspeitada.
“Muito bem, disse ela baixinho. Quero mesmo ir embora. Mas vamos ficar juntos esta noite para receber os amigos que já foram convidados.”
Ele concordou.
A noite chegou. Começou a festa, com todo o luxo e a fartura que a riqueza permitia.
Alta madrugada o marido adormeceu, exausto. Ela então fez com que o levassem com cuidado para a casa dos pais dela e o pusessem na cama.
Quando ele acordou, na manhã seguinte, não entendeu o que tinha acontecido.
Não sabia onde estava e, quando sentou-se na cama para olhar em volta, a mulher aproximou-se e disse-lhe com carinho:
“Querido marido, você prometeu que se algum dia me mandasse embora eu poderia levar comigo o bem mais precioso que tivesse no momento. Pois bem, você é e sempre será o meu bem mais precioso. Quero você mais que tudo na vida, e nem a morte poderá nos separar.”
Envolveram-se num abraço de ternura e voltaram para casa mais apaixonados do que nunca.
O egoísmo, muitas vezes, nos turva a visão e nos faz ver as coisas de forma distorcida.
Faz-nos esquecer os verdadeiros valores da vida e buscar coisas que têm valor relativo e passageiro.
Importante que, no dia-a-dia, façamos uma análise e coloquemos na balança os nossos bens mais preciosos e passemos a dar-lhes o devido valor.




(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Senado estende regra a aposentados

SALÁRIOS. Matéria segue agora para sanção da presidente Dilma
ISenado estende regra a aposentados

Brasília, DF – O Senado aprovou ontem a medida provisória que prorroga até 2019 o atual modelo de reajuste do salário mínimo e estende a regra para as aposentadorias. Como foi votada sem mudanças em relação ao texto aprovado pela Câmara, a matéria segue agora para sanção presidencial.

Pela medida provisória, o mecanismo de atualização do salário mínimo continuará a ser calculado com a correção da inflação, medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC) do ano anterior, mais a variação do Produto Interno Bruto (PIB) de dois anos anteriores.

CONTRÁRIO

O governo, no entanto, era contra estender a regra para aposentados, norma incluída durante a votação na Câmara. O Executivo alegava que a mudança poderia comprometer as contas previdenciárias. Segundo o ministro da Previdência Social, Carlos Gabas, a alteração gera R$ 9,2 bilhões em gastos extras por ano – sendo R$ 4,6 bilhões em 2015. Outras dez emendas foram rejeitadas.‡



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS