sábado, 10 de agosto de 2013

Mandela já consegue ficar sentado por alguns minutos, diz filha

 .

Nelson Mandela

Saúde do ex-presidente melhora a cada dia, segundo Zindzi Mandela.
Herói anti-apartheid está internado há dois meses em Pretória.

Da Reuters
 A saúde do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela melhora a cada dia e ele agora é capaz de sentar-se por alguns minutos, informou sua filha mais nova à emissora estatal SABC.

Mandela, de 95 anos, está internado em um hospital de Pretória há dois meses para o tratamento de uma infecção pulmonar recorrente. O governo disse no mês passado que sua condição permanecia crítica, mas demonstrava melhora.

Zindzi Mandela disse à SABC na sexta-feira que seu pai estava ficando cada vez mais alerta.

"Ele está bem. Tata agora consegue sentar-se, agora ele se senta em uma cadeira por alguns minutos por dia, todos os dias você percebe que ele se torna mais alerta e receptivo. Tata está determinado a não ir a lugar nenhum tão cedo", disse ela, chamando-o pela palavra em Xhosa para pai.

"Ele simplesmente não tem a força de um homem, tem uma força que está além de qualquer coisa que possa ser explicada. Porque, mesmo agora com os desafios a sua saúde, ele de alguma forma consegue se recuperar enquanto todos assumem ser o fim."

A vitória de Mandela nas primeiras eleições multirraciais, em 1994, marcou o fim do regime de apartheid. Quatro anos antes, ele fora libertado depois de 27 anos de prisão sob o domínio da minoria branca, 18 deles na colônia penal da ilha de Robben.

Retrato de Nelson Mandela feito pelo artista Phil Akashi (Foto: AFP PHOTO/Peter PARKS)Retrato de Nelson Mandela feito pelo artista Phil Akashi (Foto: AFP PHOTO/Peter PARKS)
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Autor Jorge Amado

 
Jorge Amado – o autor de “Gabriela, cravo e canela” e “Dona flor e seus dois maridos”.


  Jorge Amado

Jorge Amado de Farias nasceu em 10 de agosto de 1912, em Itabuna, Bahia. Passou a infância entre sua cidade natal e Salvador.

Estuda por muitos anos em escola de regime interno: primeiro no Colégio Antônio Vieira e depois no Ginásio Ipiranga, nos quais começou a desenvolver seu lado de escritor com a criação do jornalzinho “A luneta”, o qual distribuíra para colegas e parentes e os “A Pátria” e “A Folha”, do grêmio estudantil.

Em 1927, ainda estudante, agora do regime de externato, começa a trabalhar como repórter no “Diário da Bahia”. Nesta época, recebe titulação no candomblé.

Em 1931, é aprovado na faculdade de Direito da Universidade do Rio de Janeiro. Nesse mesmo ano, seu primeiro romance “O país do Carnaval” é publicado e recebe elogios.

Envolve-se com o comunismo, como a maioria dos escritores da época, e vê seu romance seguinte “Cacau” ser apreendido por policiais. Por este motivo, passa certo tempo exilado na Argentina. Mais tarde, entre 1936 e 1937 é preso por se opor ao Estado Novo.

Contudo, antes mesmo desse tempo na prisão, o livro “Cacau” é publicado e também torna-se um sucesso entre as críticas.

Em dezembro de 1933, casa-se com a primeira mulher, Matilde Garcia Lopes, com quem tem uma filha, Eulália. Um ano depois, publica os romances “Suor” e “Jubiabá” e forma-se em Direito, quando começa as perseguições que o levariam a citada detenção.

O livro “Mar morto” é publicado e recebe o prêmio Graça Aranha. E enquanto viaja para o exterior, o livro “Capitães da Areia” é publicado e de volta ao Brasil é preso novamente quando tentando escapar, vai para Manaus. Milhares de exemplares de seus livros publicados, tidos como revolucionários, são queimados em Salvador por ordem militar.

Pouco tempo na prisão, é solto em 1938, quando muda-se para São Paulo. Seus livros começam a ser traduzidos e publicados no exterior.

Após permanecer envolvido com questões de ordem política, torna-se redator das revistas “Dom Casmurro” e “Diretrizes”.

Em 1942 publica em Buenos Aires “A vida de Luís Carlos Prestes”, com o intuito de ajudar na anistia do comunista.

Mais uma vez é preso ao desembarcar em Porto Alegre e, então, é proibido de sair das terras de Salvador. Publica o livro “Terras do sem fim”, o qual não é censurado. Separa-se de Matilde em 1944.

Em 1946, envolve-se mais intensamente com a política através de sua candidatura de deputado do PCB. Apesar de eleito, tem o mandato suspenso por alegação de ilegalidade do partido.

Neste período conhece Zélia Gattai, com quem passa a viver. Em 1946 publica o romance sobre a seca “Seara Vermelha”. Um ano depois lança “O amor de Castro Alves” e nasce seu primeiro filho, João Jorge.

Em 1949, sua filha Eulália morre de causas não conhecidas.
Por muito tempo viaja pela Europa, chegando a ir à China e Mongólia e escreve “O mundo da paz”, no qual faz referências aos países socialistas visitados. Em 1951, nasce a filha Paloma, no ano seguinte, volta ao Brasil.

Fixa residência no Rio de Janeiro e passa a produzir e viver da literatura modestamente.
Então, em 1958 escreve “Gabriela, cravo e canela”, livro que lhe rendeu várias premiações, além de ter sido adaptado para a TV. Nesta época, recebe de uma mãe-de-santo um dos mais altos títulos do candomblé. Um tempo depois, lança o “Dona Flor e seus dois maridos”, que também aparece nas telas mais tarde.

Jorge Amado sofre um edema pulmonar no ano de 1996 e logo depois submetido a uma angioplastia, a partir de então vive uma vida de privações e de tristeza, pois não conseguia mais enxergar direito e, por isso, tinha dificuldade em ler e escrever e por não poder comer mais o que gostava.

Em 2001, é internado com crise de hiperglicemia e tem uma fibrilação cardíaca. Volta a sua casa, mas passando mal novamente, morre no dia 06 de agosto, em Salvador, aos 88 anos de idade.

É representante da segunda fase do Modernismo no Brasil, voltada aos romances regionalistas. No entanto, a obra de Jorge Amado é dividida pelos críticos literários em: 1. romances da Bahia ou proletários que retratam a vida na cidade de Salvador, como é o caso de Suor, O país do Carnaval e Capitães da areia. 2. romances ligados ao ciclo do cacau, que correspondem aos livros Cacau e Terras do sem fim. 3. crônicas de costumes, começadas com Jubiabá e Mar Morto e estendendo-se por Gabriela, cravo e canela. 

Obras: Romance: O país do carnaval(1931); Cacau(1933); Suor(1934); Jubiabá(1935); Mar Morto(1936); Capitães da areia(1937); Terras do sem-fim(1942); São Jorge dos Ilhéus(1944); Seara vermelha(1946); Os subterrâneos da liberdade(1952); Gabriela, cravo e canela(1958); Dona flor e seus dois maridos(1967); Tenda dos milagres(1970); Teresa Batista cansada de guerra(1973); Tieta do agreste(1977); Farda, fardão e camisola de dormir(1979).

Novela: Os velhos marinheiros(1961); Os pastores da noite(1964).

Biografia: ABC de Castro Alves(1941); Vida de Luís Carlos Prestes, o cavaleiro da esperança(1945).
Teatro: O amor de Castro Alves, reeditado como O amor do soldado(1947).

 

Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

Autor Gonçalves Dias

Gonçalves Dias

 
     
   Gonçalves Dias – precursor do Romantismo no Brasil.
 Gonçalves Dias – precursor do Romantismo no Brasil

Antônio Gonçalves Dias nasceu em Caxias (MA) em 10 de agosto de 1823. Era mestiço, filho de um comerciante português com uma cafuza (mestiça de negro e índio). Quando foi estudar Direito em Coimbra, conheceu alguns escritores românticos portugueses, com quem estabeleceu relações importantes para a sua formação intelectual como poeta.

Ainda em Portugal, escreveu sua famosa poesia “Canção do exílio”, a qual mostra o saudosismo do autor em regressar ao Brasil. De volta ao país de origem, tem alguns casos amorosos e vive uma paixão por Ana Amélia. No entanto, a mão da jovem é recusada pelo fato de Gonçalves Dias ser mestiço. Acometido por doenças regressa à Europa em busca de tratamento. Na volta ao Brasil, o poeta morre nas costas do Maranhão, no naufrágio do Ville de Boulogne, navio no qual estava no dia 3 de novembro de 1864.

É também, junto com Gonçalves de Magalhães, introdutor do Romantismo no Brasil. Sua obra abrange o nacionalismo de duas formas: na exaltação da pátria e na figura do índio. Na obra de Gonçalves Dias o índio é valente e digno de honra e os colonizadores são figurados como destruidores. Ainda em sua temática podemos notar outros temas do Romantismo, como o amor, a saudade, a melancolia. Além disso, compôs poesias sobre a natureza e a religiosidade.

Veja o poema “Canção do exílio”, no qual há o explícito saudosismo e nacionalismo do autor:

Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá;
As aves, que aqui gorjeiam,
Não gorjeiam como lá.
Nosso céu tem mais estrelas,
Nossas várzeas têm mais flores,
Nossos bosques têm mais vida,
Nossa vida mais amores.
Em cismar, sozinho, à noite,
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Minha terra tem primores,
Que tais não encontro eu cá;
Em cismar –sozinho, à noite–
Mais prazer eu encontro lá;
Minha terra tem palmeiras,
Onde canta o Sabiá.
Não permita Deus que eu morra,
Sem que eu volte para lá;
Sem que desfrute os primores
Que não encontro por cá;
Sem qu'inda aviste as palmeiras,
Onde canta o Sabiá.

Obras: Poesia: Primeiros cantos (1846); Segundos cantos (1848); Sextilhas de frei Antão (1848); Últimos cantos (1851); Os timbiras (1857).
Teatro: Beatriz Cenci (1843); Leonor de Mendonça (1847).
Outros: Brasil e Oceania (1852); Dicionário da língua tupi (1858).



Por Sabrina Vilarinho
Graduada em Letras
Equipe Brasil Escola

DICA DE SAÚDE: Veja dicas para combater a insônia e melhorar a qualidade do seu sono

Existem vários tipos de insônia e para cada uma delas, um tratamento.
Por isso, é importante identificar a causa para depois optar pelo remédio.

Do G1, em São Paulo

Demorar para pegar no sono, acordar durante a noite ou sentir que o sono não foi reparador são alguns dos sinais que podem ajudar no diagnóstico de insônia. Estima-se que um a cada cinco adultos sofram com esse distúrbio.

No entanto, como explicou a neurologista Andrea Bacelar no Bem Estar desta sexta-feira (9), existem diversos tipos do problema e, para cada um deles, um tratamento específico. Por isso, identificar a causa e saber se está relacionada a uma doença física, mental ou a um fator ambiental é o primeiro passo para a solução.

Por exemplo, existem pessoas que não conseguem dormir com claridade e, segundo a neurologista, isso acontece porque a luz inibe a produção de melatonina, hormônio que nos faz dormir. Nesses casos, até mesmo a luz de aparelhos eletrônicos ou pequenas frestras de portas e janelas são suficientes para atrapalhar o sono – a dica, nesse caso, é usar uma fita isolante, um pano ou até mesmo um tapete para cobrir e, assim, dormir melhor.

Bem Estar - Infográfico sobre insônia (Foto: Arte/G1)

Outro fator que pode atrapalhar é o barulho – ronco do marido, buzinas, sirenes, choro do filho, o barulho da máquina de lavar ou até mesmo os passos do vizinho de cima podem atrapalhar o sono. Por isso, nesse caso, a dica é usar protetores auriculares, vendidos em lojas de material de construção ou decoração, que são descartáveis e mais duráveis, por preços que vão de R$ 1 a R$ 10.

Há ainda quem se incomode com o calor ou frio em excesso na hora de dormir e, nessa situação, a recomendação da neurologista Andrea Bacelar é tomar um banho morno ou até frio já que ficamos mais sonolentos quando a temperatura do corpo está baixa. Além disso, é importante prestar atenção na escolha do colchão ou travesseiro – nesse caso, não há muitas regras e a recomendação é que os objetos sejam escolhidos de acordo com os gostos e preferências de cada um.

Se a causa da insônia for um problema mental, pode ser depressão, ansiedade, bipolaridade ou até mesmo estresse. Nesses casos, não há como dormir melhor se o problema de base não for tratado.

Para ajudar a identificar os sinais que indicam que a insônia é causa por algum desses transtornos, é importante avaliar se ao se deitar, a pessoa tem pensamentos negativos; se na hora de dormir, não consegue se desligar das obrigações e se ela desperta de madrugada sem motivo aparente.

Em alguns casos, existem o que os médicos chamam de “sintomas despertadores”, que significam que a insônia é causada por um problema físico, passageiro e, na maioria das vezes, tratável. Por exemplo, acordar com vontade de urinar, dor, excesso de suor, coração acelerado, queimação na garganta, sede ou boca seca são sinais de alerta e que devem ser encaminhados a um médico.


Para melhorar o sono, é importante ainda evitar algumas coisas antes de dormir, como cafeína, atividade física, celular, internet e também preocupações do dia a dia. Em alguns casos, as pessoas recorrem a medicamentos para ajudar a pegar no sono, mas é preciso tomar cuidado já que é muito comum tomarem remédios que não foram feitos para dormir, mas que têm a sonolência como efeito colateral, como é o caso da empresária Cristina Gonzalez Rodriguez, mostrada na reportagem do Phelipe Siani.

Como alertou a farmacêutica Nádia Bou-Chacra, o uso contínuo desses medicamentos, como relaxantes musculares, antialérgicos, ansiolíticos ou remédios para enjoo, por exemplo, pode provocar arritmias e trazer conseqüências perigosas para o organismo, como até mesmo dependência.

 
*O apresentador Fernando Rocha tira dúvidas dos internautas com a neurologista Andrea Bacelar. 

Por isso, é importante optar pelos medicamentos corretos, como hipnóticos de curta ou longa duração, antidepressivos (no caso de insônia causada por depressão ou ansiedade) ou até fitoterápicos, que ajudam a melhorar quadros leves do problema.

Bem Estar - Infográfico sobre remédios para dormir (Foto: Arte/G1)
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: É preciso esforço

É preciso esforço
 
 
Certo dia, um homem caminhava por uma estrada deserta quando começou a sentir fome. Não estava prevenido, pois não sabia que a distância que ia percorrer era longa.


Começou a prestar atenção na vegetação ao longo do caminho, na tentativa de encontrar alguma coisa para acalmar o estômago. De repente notou que havia frutos maduros e suculentos em uma árvore. Aproximou-se mas logo desanimou, pois a árvore era muito alta e os frutos inacessíveis.


Continuou andando e foi vencido pela fome e o cansaço. Sentou-se na beira do caminho e ficou ali, lamentando a sorte.


Não demorou muito e ele avistou outro viajante que vinha pelo mesmo caminho. Quando o viajante se aproximou o homem notou que ele estava comendo os frutos saborosos que não pudera alcançar e lhe perguntou:


Amigo, belo fruto você encontrou.
- É - respondeu o viajante - Eu o encontrei no caminho, a natureza é pródiga em frutos suculentos.


- Mas você tem a pele machucada - observou o homem.


- Ah, mas isso não é nada! São apenas alguns arranhões que ficaram pelo esforço que fiz ao subir na árvore e colher os frutos.


E o homem, agora com mais fome ainda, ficou sentado resmungando, de estômago vazio, enquanto o outro viajante seguiu em frente.


Nós também somos assim... Ficamos sentados lamentando o sofrimento, mas não abrimos mão da acomodação para sair em busca da solução. Esquecemos que é preciso fazer esforços, lutar, persistir.


É muito comum ouvir pessoas gritando por um lugar ao sol, mas as que verdadeiramente querem um lugar ao sol trazem algumas queimaduras, fruto da luta pelo ideal que almejam.


Outras, mais acomodadas, dizem que “Deus alimenta até mesmo os pássaros. Por que não haveria de providenciar o de que necessitam?“ Essas estão certas, em parte, pois se é verdade que Deus dá alimento aos pássaros, também é certo que Ele não o joga dentro do ninho.


O trabalho de busca pelo alimento é por conta de cada pássaro, e muitas vezes isso não é fácil. Há situações em que eles se arriscam e até saem com alguns arranhões.


Buscar é movimento, é esforço, é ação. No entanto, é preciso saber o que se busca e por qual porta desejamos entrar.


Ainda aí nossa escolha é totalmente livre. Nossa vontade é que nos conduzirá aonde queremos chegar. Sendo assim, façamos a nossa escolha e optemos por chegar lá, e chegar bem.


(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Hoje faz 25 anos da morte do ator Ramón Valdés, o Seu Madruga

Completou 25 anos nesta sexta-feira (9) a morte de Ramón Valdés, ator famoso por interpretar Seu Madruga no seriado mexicano Chaves. Vítima de um câncer no estômago que se espalhou pelos pulmões, Ramón era considerado galã em seu país de origem. Atuou em mais de 50 filmes e era também irmão de German Valdés, ator da "era de ouro" do cinema no México.

De 1971 a 1979, Ramón viveu o personagem que devia 14 meses de aluguel da casa 72, apanhava de Dona Florinda e culpava Chaves por tudo. Saiu depois que Florinda Meza, mulher de Roberto Gómez Golaños, o Chaves, virou produtora executiva da atração. Em 1981, voltou para mais um ano no programa.

Além do bordão "Só não te dou outro porque...", ficaram famosos os atos falhos que cometia com Seu Barriga, como "Tenha Barriga, Sr. Paciência".

Tanto era seu prestígio na Televisa, emissora do seriado, que podia fumar em cena - o que era proibido para qualquer outro ator, já que o presidente do canal tinha nojo de cigarros. No set de filmagem, não usava maquiagem ou figurino. Chegava de calça jeans e camiseta - a única peça adicionada era o chapéu.

"Seu Madruga é a antítese do que a sociedade de consumo espera de um homem adulto: desempregado crônico, eterno devedor, um malandro que declara o ócio como princípio e a procrastinação como fim", diz Pablo Kaschner, autor dos livros Seu Madruga - Vila e Obra e Chaves de um Sucesso.


FONTE: UOL.COM

DICA DE SAÚDE: Dente deve ser escovado durante 2 minutos e, no mínimo, 3 vezes ao dia

Manter os dentes limpos é importante para evitar cárie, gengivite e tártaro.
Médicos alertam ainda que é ideal usar o fio dental, ao menos, 1 vez ao dia.

Do G1, em São Paulo

Cuidar dos dentes é um hábito que deve ser incentivado desde a infância – tão importante quanto tomar banho, passar cremes ou ter uma alimentação saudável, a escovação deve ser um momento de bem-estar e saúde.

Além de trazer benefícios para si mesmo, a higiene bucal pode também fazer bem para os outros já que previne o mau hálito, assim como dores de dentes e problemas como cáries, gengivite e tártaro, como explicaram o dentista Gustavo Bastos e a pediatra Ana Escobar no Bem Estar desta quinta-feira (8).

A recomendação é que os dentes sejam escovados, no mínimo, 3 vezes ao dia durante 2 minutos. Em relação à escolha da escova, o dentista explicou que todas funcionam, desde que sejam confortáveis e usadas do jeito correto - a dica é observar as cerdas que, se estiverem muito gastas, indicam que a pessoa está colocando muita força na escovação. Além disso, é importante trocar as escovas, pelo menos, a cada 3 meses. Para finalizar a higienização da boca, os especialistas lembraram da importância do uso do fio dental que deve ser passado, ao menos, uma vez ao dia, acompanhado do enxaguante bucal.

Cáries (Foto: Arte/G1)

No Brasil, apesar da saúde bucal da população ter melhorado, ainda é ruim, como mostrou o dentista Gustavo Bastos.

De acordo com uma pesquisa feita pelo Ministério da Saúde em 2010, crianças de 12 anos têm cerca de 2 dentes comprometidos; aos 19 anos, esse número sobe para 4 dentes; aos 35 anos, a média de dentes com problemas entre os brasileiros aumenta para 17 e, em alguns casos, ocorre até a perda de dentes; aos 70 anos, o comprometimento pode chegar a 27 dentes - números que refletem a má higiene bucal e a falta de informação sobre o assunto no país, como acredita o dentista.

Esse descaso com a higiene dos dentes trouxe consequências, por exemplo, para o jovem Filipe, mostrado na reportagem da Marina Araújo. Em um exame detalhado feito pelo dentista, foi possível encontrar restos de comida nos dentes, uma placa de sujeira e até mesmo um princípio de cárie.


Segundo a mãe, a administradora Daniella Giusti Andrezzo, nunca foi fácil fazer o filho cuidar dos dentes - o garoto costumava escová-los rapidamente.

Segundo os especialistas, esses restos de comida encontrados na boca de Filipe podem favorecer o surgimento de bactérias que causam tártaro, uma placa endurecida nos dentes. 

Se não tratado, o tártaro pode causar gengivite, uma inflamação na gengiva, ou até mesmo uma doença periodontal, que é uma formação de bolsas de infecção na gengiva. Para identificar se há problemas na gengiva, a primeira dica é observar a cor, como recomenda o dentista Giuseppe Romito – se estiver muito vermelha, é sinal de inflamação e pode até sangrar. Por isso, a gengiva saudável, ao contrário do que muita gente pensa, é rosa clara.


Para evitar todos esses problemas, o dentista Gustavo Bastos alertou para o jeito correto de escovar os dentes - durante os dois minutos recomendados de escovação, é importante se certificar de que a técnica esteja correta.

A primeira coisa a se fazer é escovar as superfícies voltadas para a bochecha dos dentes superiores e, depois, dos inferiores; depois, deve-se escovar as superfícies internas dos dentes superiores e, depois, dos inferiores; em seguida, as superfícies de mastigação; e por último, a língua.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Bebê é resgatado em enchente nos EUA

Criança de quatro meses nem acordou em meio à operação em Nashville.

Da BBC
Bebê é resgatado em enchentes nos EUA (Foto: BBC)Bebê é resgatado em enchentes nos EUA (Foto: BBC)
 
Um bebê estava entre as pessoas resgatadas na quinta-feira, por conta das fortes enchentes que atingiram o Estado americano do Tennessee.

A criança sequer acordou em meio à operação das equipes.

O Meio Oeste foi atingido por fortes chuvas esta semana.

Até agora, pelo menos duas pessoas morreram devido às inundações.

Criança de quatro meses nem acordou em meio à operação em Nashville. (Foto: BBC)Criança de quatro meses nem acordou em meio à operação em Nashville. (Foto: BBC)
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

Mensagem de Reflexão: Vale a pena

Vale a pena
 
 
Vale a pena a tentativa e não o receio;
Vale a pena confiar e nunca ter medo;
Vale a pena encarar e não fugir da realidade...

Ainda que haja fracasso, vale a pena lutar.
Vale a pena discordar do melhor amigo e não apoiá-lo em suas atitudes erradas;
Vale a pena corrigi-lo;
Vale a pena encarar-se no espelho e ver se esta certo ou errado;
Vale a pena procurar ser o melhor e aí...

Vale a pena ser o que for...
Enfim...
Vale a pena viver a vida, já que a vida não é tudo que ela pode nos dar, Mas sim tudo o que podemos dar por ela. 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

quinta-feira, 8 de agosto de 2013

Atriz Karen Black, ganhadora do Globo de Ouro, morre aos 74 anos

Ela ganhou por 'O grande Gatsby'; em 1970, foi indicada ao Oscar.
Informação é do produtor Stephen Eckelberry, com quem ela era casada.

Do G1, em São Paulo
Karen Black em 'Letters from the big man', de 2011 (Foto: Divulgação)Karen Black em 'Letters from the big man', de 2011 (Foto: Divulgação)
 
A atriz Karen Black morreu aos 74 anos, segundo comunicado publicado pelo produtor Stephen Eckelberry, com quem ela era casada. "É com grande tristeza que tenho de informar que minha esposa e melhor amiga, Karen Black, acaba de falecer. Obrigado a todos por orações e amor, que significavam tanto para ela, quanto para mim", escreveu Eckelberry, em seu perfil no Facebook. Karen Black foi diagnosticada com câncer.

Ela foi indicada ao Oscar de atriz coadjuvante pelo filme "Cada um vive como quer" (1970), no qual contracenava com Jack Nicholson. Pelo filme, ganhou o Globo de Ouro. Também levou a estatueta em 1974, por seu papel em "O grande Gatsby", de 1974.

Karen Black, em 1974, e Isla Fisher, em 2013, interpretaram a personagem Myrtle Wilson no cinema (Foto: Divulgação)Karen Black, em 1974, e Isla Fisher, em 2013, interpretaram a personagem Myrtle Wilson em 'O Grande Gatsby' (Foto: Divulgação)
 
Karen interpretou Myrtle Wilson, papel que ficou com Isla Fisher na versão de 2013 de "O Grande Gatsby", filme baseado no livro escrito por F. Scott Fitzgerald. Georgia Hale e Shelley Winters também fizeram o papel. Myrtle era casada com George, mas tem um caso com o milionário Tom Buchanan, o que lhe causa um fim trágico.

Ela também atuou em "Trama macabra" (1976) e "Nashville" (1975). Tem três filmes previstos para 2013, com destaque para o suspense "In the woods".



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Quase um ano após sofrer AVC, padre Zezinho é internado de novo

Segundo padre de congregação, Zezinho teve 'reação alérgica a remédio'.
Religioso está no Hospital Pio XII, em São José, desde a última sexta-feira.

Márcio Rodrigues Do G1 Vale do Paraíba e Região
Padre Zezinhp  (Foto: Divulgação/Site oficial)Padre Zezinho é autor de mais de 1.500 canções religiosas.  (Foto: Divulgação/Site oficial)
 
Quase um ano após sofrer um Acidente Vascular Cerebral (AVC), o escritor e cantor, José Fernandes de Oliveira, conhecido como padre Zezinho, voltou a ser internado. O religioso, de 72 anos, está no Hospital Pio XII, em São José dos Campos, desde a última sexta-feira (2). A unidade médica ainda não divulgou nenhum boletim médico sobre o estado de saúde do paciente.

Segundo o padre João Carlos Almeida, que pertence à Congregação do Sagrado Coração de Jesus e visitou Zezinho, uma alergia foi constatada após o sacerdote procurar o hospital por sentir incômodos na bexiga. "Por conta desse problema inesperado, os médicos acharam melhor deixá-lo em observação no hospital para poder conjugar os medicamentos, já que é preciso prevenir o AVC e também tratar do diabetes, que é uma doença familiar dele. É isso que os médicos estão buscando", relatou, por telefone, ao G1.

Ainda de acordo com o padre Joãozinho, não há previsão de alta e o quadro de saúde de padre Zezinho é estável. "Ele nem melhorou e nem piorou da maneira com que estava após a recuperação do AVC. Temos um evento com músicos católicos marcados para a próxima terça-feira e ele me pediu que avise aos participantes que vai fazer o possível para estar presente", afirmou.

Mesmo afastado de atividades públicas por conta das dificuldades na fala decorrentes do AVC, durante o tratamento, o religioso finalizou quatro livros e dois álbuns musicais, além de participar da elaboração da Via Sacra que foi encenada durante a Jornada Mundial da Juventude, na Praia de Copacabana, no Rio de Janeiro.

AVC
Padre Zezinho foi vítima de um leve Acidente Vascular Cerebral (AVC) do tipo isquêmico no dia 19 de setembro de 2012. Ele ficou internado por cinco dias também no Hospital Pio XII, em São José dos Campos. Os exames realizados na época, de acordo com o hospital, não mostraram alterações significativas e ele teve alta.
Durante vários meses ele seguiu em repouso absoluto em uma casa que pertence à Congregação das Pequenas Missionárias de Maria Imaculada, em São José dos Campos, e depois voltou ao Conventinho da Congregação dos Padres do Sagrado Coração de Jesus, em Taubaté, onde vive.

Nascido em Machado (MG), padre Zezinho foi um dos precursores da música católica no Brasil, sendo autor de 1.500 canções religiosas, além de gravar 120 álbuns. O religioso também escreveu pelo menos 60 livros.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

'Preparada para arrasar na passarela', diz candidata a musa de Barretos, SP

Dez disputam o título de Rainha da Festa do Peão nesta quinta-feira (8).
Vencedora terá bolsa de estudos e representará rodeio que começa dia 15.

Fernanda Testa Do G1 Ribeirão e Franca
Bárbara, Rita, Beatriz, Camila, Aline (em cima) e Raphaela, Mariana, Jennifer, Mariely, Vanessa (embaixo) disputam título de rainha da Festa do Peão (Foto: André Monteiro/Divulgação)Bárbara, Rita, Beatriz, Camila, Aline (em cima) e Raphaela, Mariana, Jennifer, Mariely, Vanessa (embaixo) disputam título de rainha da Festa do Peão (Foto: André Monteiro/Divulgação)
 
Uma noite cheia de glamour, expectativa e o sentimento de realização de um sonho. Uma entre as dez jovens finalistas do concurso da Rainha da Festa do Peão de Barretos (SP) será eleita a musa do rodeio brasileiro nesta quinta-feira (8). Elas desfilarão pela passarela do Berrantão, recinto dentro do Parque do Peão, com trajes criados pelo estilista oficial da festa, Marcelo Ortale. Além do título da festa que começa dia 15, a vencedora ganhará uma bolsa de estudos em uma universidade do município e um prêmio de R$ 2 mil.

A oportunidade é inédita para a técnica em eventos Aline de Favare, de 20 anos. Candidata à Rainha da Festa do Peão pela primeira vez, Aline também debuta na passarela nesta quinta. "Estou muito ansiosa para ver como vai ser, porque nunca participei de nenhum outro concurso", diz.
 
Apesar do nervosismo, a técnica em eventos já sabe o que tem de especial para conquistar os jurados. "Sou espontânea, não sei forçar o riso. Se eu estiver alegre, eu passo isso para quem está em volta. Sou tranquila, me dou bem com todos que me relaciono, então acho que deve ser isso", afirma.  Preocupada com a boa forma, Aline diz que intensificou os treinos na academia para se preparar para o concurso. "Dei uma melhorada na alimentação também. Sempre cuidei do corpo", conta.

Segurança na passarela
Se para a promotora de eventos Mariely Fernandes, de 18 anos, participar de um concurso de beleza também é novidade, desfilar pelas passarelas é algo bem familiar para a candidata. "É o primeiro concurso de beleza em que me inscrevo na vida, mas sempre fiz propaganda e desfiles para lojas. Vou usar na final o que aprendi nos cursos de modelo que fiz", afirma.

Simpatia e humildade estão no topo da lista de Mariely como diferenciais que ela acredita que contarão para sua conquista como Rainha da Festa do Peão. Mas a promotora de eventos também aposta na sua experiência como modelo. "Há muitas coisas que aprendi com técnicas de desfile. Estou preparada para arrasar na passarela. Vou representar muito bem Barretos caso eu consiga ganhar essa faixa", diz.

Simpatia
Pela segunda vez na disputa, Bárbara Barcelos da Silva, de 18 anos, espera finalmente realizar o sonho de infância de representar a Festa do Peão de Barretos. "Desde criança eu sonho com isso, imagino esse dia chegando. Se eu ganhar vai ser uma honra, não tenho palavras para descrever a emoção", afirma.

Finalista do concurso também em 2011, Bárbara aposta na simpatia para ganhar a preferência do júri nesta quinta. "Sempre fui muito comunicativa e simpática. Acho que isso é o que vale. Hoje é o grande o dia. Estou calma, tranquila e confiante. Já é uma honra só por poder participar mais uma vez", conclui.

Além de Aline, Mariely e Bárbara, concorrem ao título de Rainha da Festa do Peão de Barretos as jovens Beatriz de Carvalho da Silva, de 20 anos; Camila Rocha, de 24 anos; Jennifer Campos Quirino da Silva, de19 anos; Mariana Marçal, de19 anos; Raphaela Ferreira dos Reis, de18 anos; Rita de Cássia Beirigo Cruz, de 17 anos e Vanessa de Freitas, de 21 anos.

Festa do Peão
Apadrinhada pelas duplas Bruno & Marrone e Chitãozinho & Xororó, a 58ª edição da Festa do Peão de Barretos terá, de 15 a 25 de agosto, shows em palcos como o Estádio, a Esplanada e o Berrantão, e competições de rodeio de nível nacional e internacional. Ingressos estão à venda pela internet a partir de R$ 20 e pacotes promocionais a partir de R$ 300 podem ser adquiridos na loja oficial da festa, no centro de Barretos.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Sob forte comoção, Jurandir Costa é sepultado no Campo Santo

Gazetaweb
Atualizada às18h54

Sob forte comoção de amigos, parentes e colegas de trabalho o corpo do radialista Jurandir Costa, de 70 anos, foi sepultado no começo da noite da última terça-feira (06), no campo Santo no Benedito Bentes, parte alta da capital de Alagoas. Ele, um dos fundadores da Rádio Gazeta, morreu na madrugada da última terça-feira vítima de um infarto fulminante em sua casa.

Pai de Rogério Costa, apresentador do programa Ministério do Povo, da Rádio Gazeta AM, de Maceió, Jurandir parte deixando como legado o trabalho no rádio, que serviu de exemplo para diversos profissionais.

“É uma perda bastante significativa na minha vida. Tudo o que eu tenho e sou devo ao meu pai. O velho Jura era muito querido por todo mundo. Durante toda a vida ele procurou dar o melhor exemplo, tendo retidão em tudo o que fazia”, conta Rogério Costa, bastante abalado.

Jurandir trabalhou como redator, noticiarista, setorista do CSA e locutor de programação. Atualmente, fazia uma crônica esportiva na Rádio Jovem Pan.

“Ele foi um dos meus professores. Trabalhei com o Jurandir no começo da carreira. É uma grande perda”, afirma o radialista Odivar Santos.

Para o colega de profissão Warner Oliveira, Jurandir era um dos repórteres de rádio mais brilhantes de Alagoas. “É uma parte da história do rádio que é passada, que a gente folheia nesse exato momento e lamenta profundamente. Posso dizer que conheci um dos mais talentosos e brilhantes homens do rádio. Versátil, irreverente e criativo, ele descobria as grandes notícias. O Jurandir incentivava o ouvinte a ir ao campo pela sua voz”, conta Warner. 

FONTE: GAZETAWEB

'Campeão' de concursos públicos faz provas para acumular conhecimento

Beto Flash prestou 58 concursos em oito anos e passou em 35.
Meta é chegar à Procuradoria da República; ele conta trajetória e dá dicas.

Marta Cavallini Do G1, em São Paulo
Beto Flash (Foto: Reprodução)Beto Flash quer ser procurador da República (Foto: Divulgação)
 
Beto Flash prestou 58 concursos em oito anos, e ele garante que estudou para todos eles. O jornalista, arquiteto e bacharel em direito passou em 35 seleções, e há 6 anos trabalha no Tribunal Regional Eleitoral (TRE) do Rio de Janeiro.  “Ao contrário de muitos que só prestam concursos, eu estudei para todos os 58 prestados até hoje, em diversas áreas, e não me arrependo, pois acumulei muito conhecimento geral”, diz.

Para Beto Flash, que pediu para não ter o nome verdadeiro divulgado por questão de segurança, as melhores carreiras estão na área jurídica. “Agora vou me dedicar exclusivamente aos concursos jurídicos. Quero ser procurador da República”, afirma. Por sinal, a última prova que Flash fez foi no último domingo (4) para procurador da República. O concurso oferece 47 vagas e tem salário de R$ 24.057,33. “É apenas uma questão de tempo, se não passar nesse passo em outro”, diz. Beto Flash diz que quando passar para procurador vai parar de prestar concurso. “Tenho um certo fascínio pelo Ministério Público, e o salário é de R$ 24 mil”.

Flash se formou em direito em dezembro do ano passado. E, de todos os concursos que ele passou, escolheu assumir apenas no TRE, decisão que ele considerou estratégica, pois precisava de pelo menos 5 anos para fazer com tranquilidade a faculdade de direito, “rumo à Procuradoria da República”. 

Entre os mais importantes que ele passou ele lista o Ministério Público da União (MPU), a Polícia Federal (PF), Tribunais Regionais do Trabalho e Federais (TRT e TRF), Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), Ancine, Infraero, Caixa Econômica Federal, Prominp, Colégio Pedro II, Ministério da Saúde, Ibama e Exército. Em alguns órgãos, como tribunais e MPU, Flash conta que passou mais de uma vez em cargos de nível médio e superior.

Não assumi quando passei no primeiro concurso, muita gente toma posse logo e não espera outro, trabalha 8 horas por dia. Essa pessoa nunca mais vai conseguir voltar a estudar e passar. Às vezes se ficar um pouco mais de tempo estudando faz a diferença"
Beto Flash
 
Flash diz que até conseguir passar no que chama de “concurso ideal”, fará mais “concursos-escadas”. “Importante ficar sempre se testando, para não perder o pique. Uso os concursos como simulados, pois ajudam a quebrar o gelo na hora das provas verdadeiras. Quanto mais aprendo, mais descubro que não sabia nada, e o simples fato de saber já me coloca em vantagem perante meus concorrentes”, afirma.

Beto Flash faz cursinho preparatório de manhã, trabalha por 7 horas, volta a estudar à noite em outro curso, e nas madrugadas continua estudando, assistindo a aulas de direito pela TV.

No sábado faz cursos de manhã e à tarde. Já no domingo de manhã faz simulados em um curso preparatório. Depois de toda essa maratona, ele reserva a tarde e a noite de domingo para fazer o que gosta e se distrair. “Não tenho mais tempo para estudar em casa. Motivo pelo qual todas as vezes que tiro férias é só para estudar antes de alguma prova importante”, diz.

Sua estratégia principal, após tantos anos de cursos preparatórios, é começar a estudar pelas questões da banca do concurso que quer fazer, para então buscar na teoria a fundamentação das questões que errou.

Beto Flash conta que começou a prestar concurso há 8 anos. “Fiz os 58 [concursos] porque gosto do conhecimento, eu preciso do conhecimento, eu estudei para cada um deles, adoro estudar, quero morrer estudando, fiz concursos na área militar, jurídica, de saúde, ambiental, exatas, mas não para descobrir minha vocação, eu sempre soube que no final eu ia acabar na área jurídica, que tem os melhores salários, as melhores carreiras. Eu ganhava mais como empresário do que eu ganho hoje, mas acabava trabalhando para o hoje”, conta.

Nem a noiva foi poupada
Seu interesse pelo mundo dos concursos começou quando ele era empresário havia 17 anos. “Há 9 anos, durante uma entrevista no programa que eu apresentava na CNT, fiz uma reengenharia na minha vida após aceitar o convite do então presidente da Anpac [Associação Nacional de Proteção e Apoio aos Concursos] e dono de um curso preparatório de largar tudo imediatamente e ir estudar com ele, de graça, até passar, para me tornar seu aluno-modelo. Na época eu era modelo, presidente do Sindicato dos Modelos do Rio e dono da agência de modelo AZ-Flash. Vivenciava o presente, ganhava mais do que ganho hoje, mas não conseguia me enxergar no futuro, pela ausência de estabilidade.”

A reengenharia de Beto Flash não poupou nem sua noiva. “Ou a pessoa estuda com você ou simplesmente não vai dar certo. Terminei por saber que ela ia me prejudicar.” Ele diz que não se arrepende de ter terminado o noivado de três anos e meio. “Até tentei dividir a atenção, levando-a para estudar de graça comigo, mas se a pessoa não está na mesma sintonia que você, simplesmente não vai dar certo, melhor acabar logo. Hoje só namoro pessoas que queiram somar contracheques. Namorar por namorar não me interessa, pra que ganhar 20 se você pode ganhar 40?”.

Beto Flash no TRE do Rio de Janeiro (Foto: Reprodução)Beto Flash no TRE do Rio de Janeiro (Foto: Divulgação)
 
Durante sua trajetória, Flash conta que chegou a estudar de manhã, de tarde e de noite, vendeu seu carro para ficar um ano sem trabalhar, e pediu para o seu pai pagar seu plano de saúde e condomínio, pois precisava ter mais tempo para continuar estudando para um concurso melhor. “Não assumi quando passei no primeiro concurso, muita gente toma posse logo e não espera outro, trabalha 8 horas por dia. Essa pessoa nunca mais vai conseguir voltar a estudar e passar. Se as pessoas puderem aguardar um pouco mais, às vezes um pouco mais de tempo estudando faz a diferença”, comenta.

“Quando você troca os prazeres de um churrasco com os amigos por um dia inteiro de aulas num domingo, neste momento você torna-se um concurseiro de verdade, e sua aprovação será apenas um detalhe, uma questão de tempo, e quando você continua estudando, você consegue passar em vários ao mesmo tempo, então se dará ao luxo de escolher em qual deles tomará posse”, diz.

Quem se inscreve e não estuda
Segundo Beto Flash, há cinco tipos de candidatos. A maior parte (90%) se inscreve, mas não estuda. “Esses as bancas adoram”. Outros 8% ele chama de “concursando”, que estuda só quando sai o edital. “Normalmente não passam, chutam na trave, estudam dois ou três meses antes da prova e vão se empurrando”. Outros 1% ele chama de concurseiro estressado, que estuda demais e não tem um momento de lazer. “Estudam demais, não têm uma vida fora, se cobram demais, todo mundo cobra, ele passa do limite da razão, quando você entra num pique tamanho em que estudar vira um vício, a sala de aula vira um programa social, o ambiente, o cheiro, a atmosfera, ele realmente vira um concurseiro obstinado, não tem programa social melhor”, descreve.

Quando você troca os prazeres de um churrasco com os amigos por um dia inteiro de aulas num domingo, neste momento você torna-se um concurseiro de verdade, e sua aprovação será uma questão de tempo"
Beto Flash
 
Segundo Flash, esse tipo de candidato elimina tudo em volta e deixa de ter atividades tão necessárias, que é sair, ver pessoas, fazer exercícios. “Passei 6 meses sem dar um beijo na boca”, conta. Hoje ele reserva pelo menos um dia por semana para dar uma volta, ir para o cinema, tomar um chopp. “Isso é importantíssimo para a saúde mental.”

Os 1% restantes, de acordo com Flash, ele denomina de concurseiro profissional, que já cometeu todos os erros, já conhece tudo, já tem estabilidade, mas continua estudado para o concurso ideal, e agrega à sua vida atividades correlatas. “São os concurseiros que respiram concurso público, e se param para estudar nada pode interrompê-los, é só uma questão de tempo passar”. É nesse grupo que ele diz se enquadrar. Flash criou a TV Concursos há oito anos, que é um programa gratuito num canal de TV paga.

Beto Flash considera os preços das taxas de inscrição altos. Para ele, deveriam ser de no máximo de 1% da remuneração do cargo. O servidor do TRE não viaja para fazer concursos - só uma vez foi para Brasília para fazer o exame para o Tribunal de Contas da União (TCU). As outras provas ele fez sempre no Rio de Janeiro. “Só faria o sacrifício pelo concurso da Procuradoria da República”, diz.

“O fato de ter feito 58 concursos não quer dizer que eu queira cada um deles, como eu estou agora nessa trajetória de Procuradoria, quanto mais concursos na área jurídica eu puder fazer, melhor. Quero me encontrar na Procuradoria, mas é o concurso mais difícil do Brasil. Se eu não conseguir não tem problema, tenho outras opções, podem me chamar para o TRT a qualquer momento”, afirma.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Não pense duas vezes

Não pense duas vezes
 
 
A felicidade é um susto. Chega na calada da noite, na fala do dia, no improviso das horas. Chega sem chegar, insinua mais que propõe... Felicidade é animal arisco. Tem que ser admirada à distância porque não aceita a jaula que preparamos para ela. Vê-la solta e livre no campo, correndo com sua velocidade tão elegante é uma sublime forma de possuí-la.
Felicidade é chuva que cai na madrugada, quando dormimos. O que vemos é a terra agradecida, pronta para fecundar o que nela está sepultado, aguardando a hora da ressurreição.

Felicidade é coisa que não tem nome. É silêncio que perpassa os dias tornando-os mais belos e falantes. Felicidade é carinho de mãe em situação de desespero. É olhar de amigo em horas de abandono. É fala calmante em instantes de desconsolo.

Felicidade é palavra pouca que diz muito. É frase dita na hora certa e que vale por livros inteiros.

Eu busco a frase de cada dia, o poema que me espera na esquina, o recado de Deus escrito na minha geladeira... Eu vivo assim... Sem doma, sem dona, sem porteiras, porque a felicidade é meu destino de honra, meu brasão e minha bandeira. Eu quero a felicidade de toda hora. Não quero o rancor, não quero o alarde dos artifícios das palavras comuns, nem tampouco o amor que deseja aprisionar meu sonho em suas gaiolas tão mesquinhas.

O que quero é o olhar de Jesus refletido no olhar de quem amo. Isso sim é felicidade sem medidas. O café quente na tarde fria, a conversa tão cheia de humor, o choro vez em quando.

Felicidades pequenas... O olhar da criança que me acompanha do colo da mãe, e que depois, à distância ,sorri segura, porque sabe que eu não a levarei de seu lugar preferido.

A felicidade é coisa sem jeito, mas com ela eu me ajeito. Não forço para que seja como quero, apenas acolho sua chegada, quando menos espero.

E então sorrio, como quem sabe, que quando ela chega, o melhor é não dispersar as forças... E aí sou feliz por inteiro na pequena parte que me cabe.

O que hoje você tem diante dos olhos? Merece um sorriso? Não pense duas vezes...


(AUTOR NÃO REVELADO)

quarta-feira, 7 de agosto de 2013

DICA DE SAÚDE: Gordura saturada em excesso afeta o cérebro e pode diminuir a saciedade

A gordura saturada causa danos aos neurônios responsáveis pelo apetite.
Para ficar satisfeito com menos comida, recomendação é ingerir mais fibras.

Do G1, em São Paulo

Comer pouco e, mesmo assim, sentir-se satisfeito é uma receita importante para manter ou perder peso. No entanto, existem alguns alimentos que podem “sabotar” essa sensação de saciedade, como por exemplo, a gordura saturada de origem animal.

Pesquisas mostram que essa gordura causa danos e até a morte dos neurônios responsáveis pelo controle do apetite, o que faz a pessoa se sentir menos saciada e com mais fome, como explicou o clínico geral Lício Velloso no Bem Estar desta quarta-feira (7).

Esses neurônios ficam no hipotálamo e precisam ser preservados para que a pessoa se sinta saciada, coma menos e não engorde. Ou seja, além de gastar mais energia do que ingere, é importante evitar a ingestão de gordura saturada e manter uma dieta rica em frutas, verduras, legumes e fibras, que ajudam a aumentar a sensação de saciedade.

Bem Estar - Infográfico sobre saciedade VALENDO (Foto: Arte/G1)

Para comprovar a ação da gordura nos neurônios, um estudo da Universidade Estadual de Campinas acompanhou 13 obesos que passaram por cirurgia bariátrica e 9 magros – por meio de um exame, foi possível perceber que os obesos têm uma resposta cerebral da saciedade pior e, depois da cirurgia, essa resposta melhorou em alguns casos, mas nunca 100% porque provavelmente já houve perda de neurônios.

Isso acontece porque o sistema imunológico interpreta a gordura saturada como um potencial risco já que certas bactérias prejudiciais ao corpo têm o mesmo tipo de gordura. Por isso, são produzidas citocinas para matar essa ameaça, o que causa uma inflamação e a perda dos neurônios. Com isso, a pessoa acaba comendo mais e tem o risco maior de desenvolver obesidade e todas as doenças associadas a ela, como diabetes, hipertensão, aterosclerose e até alguns tipos de câncer.

Entre os alimentos que têm esse tipo de gordura e devem ser evitados, estão o bacon, bolos industrializados, biscoitos, chantilly e creme de leite. Por outro lado, existem os alimentos com fibras, que aumentam a sensação de saciedade já que demandam um tempo maior de digestão.

A dica dos especialistas, portanto, é preferir cereais integrais, frutas com casca, verduras, legumes e também fontes de proteína, como iogurtes desnatados, queijos, carnes, ovos e castanhas. Além disso, opções como farelo de trigo, aveia e chia também são benéficas para serem associadas às refeições.

Outra dica importante é fatiar os pedaços de alimento no prato – segundo o endocrinologista Alfredo Halpern, isso dá a impressão de maior quantidade de comida e obriga a pessoa comer mais devagar.

O fato de comer devagar, inclusive, é muito importante para ficar mais satisfeito no fim da refeição, como explicaram os especialistas.


Ao contrário do que a maioria pensa, ingerir vegetais e queijo na hora do lanche aumentam muito mais a saciedade do que lanches calóricos.

Antes das refeições principais, a recomendação é tomar um copo de água ou um líquido com baixa caloria, como chás, ou comer um prato de sopa de legumes, por exemplo, para sentar à mesa com menos fome e, assim, evitar excessos.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Lobos internos

Lobos internos
 
 
 
Um velho avô disse a seu neto, que veio a ele com raiva de um amigo que lhe havia feito uma injustiça:

“Deixe-me contar-lhe uma história. Eu mesmo, algumas vezes, senti grande ódio àqueles que ‘aprontaram’ tanto, sem qualquer arrependimento daquilo que fizeram.

“Todavia, o ódio corrói você, mas não fere seu inimigo. É o mesmo que tomar veneno, desejando que seu inimigo morra. Lutei muitas vezes contra este sentimento”.

E ele continuou:

“É como se existissem dois lobos dentro de mim. Um deles é bom e não magoa. Ele vive em harmonia com todos ao redor dele e não se ofende quando não se teve intenção de ofender. Ele só lutará quando for certo fazer isto, e da maneira correta…

“Mas, o outro lobo, ah!, este é cheio de raiva. Mesmo as pequeninas coisas o lançam num ataque de ira! Ele briga com todos, o tempo todo, sem qualquer motivo. Ele não pode pensar porque sua raiva e seu ódio são muito grandes.

“É uma raiva inútil, pois sua raiva não irá mudar coisa alguma! Algumas vezes é difícil de conviver com estes dois lobos dentro de mim, pois ambos tentam dominar meu espírito”.

O garoto olhou intensamente nos olhos de seu avô e perguntou:

“Qual deles vence, Vovô?”

O avô sorriu e respondeu baixinho:

“Aquele que eu alimento”. 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

domingo, 4 de agosto de 2013

'Parece o Rio de Janeiro!', brinca Papa ao ver jovens durante o Ângelus

Pontífice ressaltou a 'calorosa' acolhida de 'um povo generoso'.
Francisco alertou jovens sobre a ilusão do consumismo.

Agência EFE
Papa Francisco (Foto: TIZIANA FABI/AFP)Papa Francisco fala com jovens durante o Ângelus
deste domingo (4) (Foto: TIZIANA FABI/AFP)
 
O Papa Francisco lembrou neste domingo (4) a recém-encerrada Jornada Mundial da Juventude (JMJ) do Rio de Janeiro e convidou os jovens a buscarem Jesus para combater o  "veneno do vazio que se insinua em nossas sociedades baseadas no proveito e no possuir" que os iludem "com o consumismo". O Papa fez o apelo no tradicional reza do Ângelus dominical perante os vários fiéis que foram à Praça de São Pedro no Vaticano, desafiando o forte calor deste domingo em Roma.

Francisco se referiu a sua viagem ao Brasil, que terminou na segunda-feira passada, e expressou seu desejo de que os jovens que participaram da JMJ do Rio de Janeiro possam "traduzir essa experiência em seu caminho cotidiano, em seu comportamento diário e que possam traduzí-lo também nas decisões importantes e a vida, respondendo à chamada pessoal do Senhor".

O papa agradeceu pelo esforço de todos os que atuaram na JMJ e em sua organização e, em um trecho improvisado de seu discurso, disse que não esquece a "calorosa" acolhida que recebeu no Brasil, "um povo generoso", de "grande coração" e de "boas pessoas".

O pontífice advertiu que os jovens "são especialmente sensíveis ao vazio de significado e de valores que com frequência os cerca e, infelizmente, pagam as consequências disso".

"Por outro lado, o encontro com Jesus vivo, em sua grande família que é a Igreja, enche o coração de alegria, porque o enche de verdadeira vida, de um bem profundo, que não passa e não se murcha", acrescentou.

Francisco insistiu em como o Evangelho deste domingo põe o acento precisamente "na absurdidade de basear a própria felicidade" nas posses materiais.

"A verdadeira riqueza é o amor de Deus partilhado com nossos irmãos", afirmou.

Após a reza do Ângelus, o papa agradeceu a todos os fiéis que foram ao Vaticano "apesar do calor" e lhes desejou, como de costume, um bom domingo, acrescentando "um bom mês de agosto".

Ao final, vendo um grande número de jovens na praça, o papa Francisco exclamou: "parece o Rio de Janeiro!".



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Oito cidades elegem novos prefeitos neste domingo

Municípios tiveram prefeitos cassados por irregularidades nas eleições.
Justiça busca recuperar R$ 2,7 milhões gastos em pleitos anulados.

Do G1, em Brasília
Urnas Eleição Marituba Belém Pará (Foto: Reprodução/TV Liberal)Em Marituba, no Pará, são esperados 65 mil eleitores na eleição deste domingo(Foto: Reprodução/TV Liberal)
 
A Justiça Eleitoral realiza neste domingo (4) eleições para prefeito em oito municípios, distribuídos por oito estados no país. A nova disputa foi convocada por causa da anulação dos pleitos realizados no ano passado em razão de irregularidades praticadas pelos vencedores, que perderam o mandato.

No estado de São Paulo, haverá nova disputa em Pedrinhas Paulista, Itaí, Boa Esperança do Sul e Osvaldo Cruz.

No Rio de Janeiro, a nova eleição ocorrerá no município de Barra do Piraí.

Em Santa Catarina, novo pleito ocorre em Ponte Serrada.

No Espírito Santo, os eleitores escolhem novo prefeito em Pedro Canário.

No Pará, a nova eleição se dará em em Marituba.

Só neste ano, já foram realizadas novas eleições em 42 municípios de 15 Estados. As próximas depois deste domingo estão marcadas para 1º de setembro em municípios do Tocantins, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraíba e Goiás. Em outubro (6), haverá novas eleições em São Paulo.

Por causa dos gastos desperdiçados com eleições anuladas, a Justiça Eleitoral e Advocacia-Geral da União têm cobrado de prefeitos cassados os valores para a realização de novos pleitos. Já foram apresentadas ações de cobrança em 51 cidades de 15 estados e preparadas ações para outras 37 cidades. Juntos, os processos buscam reaver mais de R$ 2,7 milhões em 88 cidades de 20 Estados.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO