sábado, 8 de novembro de 2014

Prova do 1º dia do Enem 2014 tem Cebolinha e Pequeno Príncipe

Prova foi de ciências humanas e ciências da natureza.
Exame continua neste domingo (9).

Karina Trevizan Do G1, em São Paulo


 
Ilustração do livro 'O pequeno príncipe' (Foto: Divulgação)
 
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2014 começou neste sábado (8) com a prova de ciências humanas e da natureza. Entre as questões, havia uma tirinha do personagem de história em quadrinhos Cebolinha, criado por Maurício de Sousa, e um trecho do clássico da literatura infantil "O Pequeno Príncipe", de Antoine de Saint-Exupery. O exame continua neste domingo (9).

A questão com a tirinha do Cebolinha abordou conhecimento sobre aceleração em física. Depois de apresentar uma tirinha de 2006, o candidado deveria responder sobre o vetor aceleração tangencial do coelhinho da Mônica até atingir o Cebolinha.

O trecho de "O Pequeno Príncipe" que apareceu no exame, foi o seguinte: "Quando é meio-dia nos Estados Unidos, o sol, todo mundo sabe, está se deitando na França. Bastaria ir à França num minuto para assistir ao pôr-do-sol." O candidato tinha de responder característica física da Terra é citado nesse parágrafo.

GUIA DO ENEM
Provas serão dias 8 e 9 de novembro
 
A prova não abordou a crise hídrica e o problema de falta de água no Sudeste diretamente, mas, ainda em ciências da natureza, havia uma questão com um gráfico presente no manual de instrução de uma ducha, que relacionava a vazão da água com a pressão. O candidato teve de calcular o gasto mensal de água de uma família com banho.

Na parte de ciências humanas, o exame deste ano trouxe um pergunta sobre um protesto ocorrido em 1879, na época de D. Pedro II, contra um aumento de 20 réis dna passagem dos bondes. Os candidatos tinham de responder sobre o significado da repressão àquela manifestação.

 
 
Tirinha com o personagem Cebolinha foi usada em pergunta de física (Foto: Reprodução)
 
Apareceu também neste primeiro dia uma questão que exigia que o candidato respondesse qual a função da Comissão da Verdade, instituída em 2012 com a finalidade de apurar graves violações de direitos humanos. A prova também trouxe a música de 1960 “Sina do Caboclo”, de João do Vale, que fala sobre a insatisfação do trabalhador rural.

Entre as questões de ciências da natureza havia uma pergunta sobre as sacolas plásticas distribuídas em supermercados. O candidato deveria responder sobre o novo tipo de plástico ecológico que substitui as sacolas de polietileno. Outra pergunta era sobre fotografias em cores tiradas em ambientes iluminados com lâmpadas fluorescentes. Era preciso responder qual é a cor do filtro deveria ser utulizado pelo fotógrafo para evitar que objetos mais claros parecessem verdes na fotografia.

Uma questão sobre filosofia apresentava o detalhe da obra "Escola de Atenas", do artista Rafael Sanzio (1483 - 1520). Na pergunta, a prova questionava o significado do gesto de Platão, que é reproduzido na imagem apontando o indicador para cima.

 
 
Detalhe da obra 'Escola de Atenas' (Foto: Reprodução)
 
Outra pergunta citava o queijo minas, classificado como patrimônio cultural brasileiro. Entre as alternativas, o candidato deveria escolher o bem que compõe o patrimônio nacional e pertence à mesma categoria do queijo minas. As opções eram o mosteiro de São Bento, no Rio de Janeiro, o ofício das paneleiras em Goiabeiras (ES), o conjunto arquitetônico e urbanístico de Ouro Preto (MG), o sítio arqueológico e paisagístico de Ilha Do Campeche (SC) e a obra "Tiradentes Esquartejado", de Pedro Américo.

Além dos quadrinhos do personagem Cebolinha, a prova também trouxe uma tirinha de Miguel Paiva, publicada em 1988. A imagem traz um homem lendo a Constituição, promulgada naquele ano, dizendo que "todo brasileiro tem direito à moradia". No desenho, outra personagem responde: "agora lê aquele pedaço bonito que fala de comida, saúde...". A questão pedia para o candidato identificar a crítica. Havia também uma questão com uma charge de 1910 sobre a implantação da rede telefônica no Brasil.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

HOMENAGEM EM VIDA - RICHARD ALEXANDRE

Olá, pessoal:
 
Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não  somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?
 
Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO HOMENAGEM EM VIDA NO MEU BLOG (BLOG DO RENILTON SILVA).
 
A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA O JOVEM RICHARD ALEXANDRE.
 
Aqui constam algumas fotos do Richard Alexandre e um pouco de sua história:
 



Richard Alexandre nasceu na cidade de Arapiraca - AL, no dia 28 de fevereiro e atualmente reside em Campo Alegre - AL. É filho do casal Ramilson Alexandre e Nedivânia Barbosa. Richard Alexandre é irmão de Kauã Alexandre e Nicolas.

Em 2011, iniciou os estudos na instituição Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Alagoas
 
Richard Alexandre já participou e participa de vários movimentos da sociedade (Reuniões, encontros, palestras, conferências, seminários, projetos...) a exemplo das reivindicações de políticas públicas em prol das pessoas com necessidades especiais. Sempre colabora com tiragem de fotos e auxiliando aos companheiros que precisam de sua ajuda.

Esse jovem é um exemplo de pessoa, que sua inteligência, paciência e desenvoltura consegue realizar um bom trabalho das causas justas; lutando por seus direitos e deveres de todos, rumo à uma vida mais digna, respeitável e aceitável na sociedade em geral.
 
PARABÉNS PELAS SUAS LUTAS E POR SEMPRE NOS DÁ ATENÇÃO, RICHARD ALEXANDRE!!!

Esta simples homenagem é para você, AMIGO RICHARD ALEXANDRE, por ser uma das pessoas que procura tratar às demais pessoas com direitos iguais, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária.
  
Obrigado, RICHARD ALEXANDRE!
 
 
 




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA
 

Veja o que é permitido e o que é proibido levar nos dias de prova do Enem, hoje e amanhã


Acompanhe algumas recomendações sobre o ENEM 2014 - Exame Nacional do Ensino Médio:

*Pode levar a prova para casa - Mas só quando faltar 30 minutos para o fim da prova.

*Pode comer durante a prova - Candidatos podem levar água e lanche com chocolate, barra de cereal, biscoitos, entre outros.

*Pode levar carteira de trabalho - São aceitos documentos oficiais com foto com RG, CNH e Passaporte.

*Não pode levar certidão de nascimento - Mesmo a original, não pode ser usada como documento por não ter foto.

*Não pode levar lapiseira - Não pode levar lapiseira, nem lápis ou borracha.

*Não pode tirar foto - Quem tirar fotos ou usar o celular na sala de prova será eliminado.

*Não pode levar boné - Chapéus, gorros e bonés são proibidos, assim como óculos escuros.

*Pode levar redação sem título - O título é opcional e será considerado linha escrita, diz o edital.

*Não pode levar caneta azul - De acordo com o edital da prova, só é permitida a cor preta.

*Pode amamentar - A candidata pode amamentar o bebê durante a prova em uma sala especial.





RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Provas do Enem começam hoje

Em AL, 147.811 mil candidatos, espalhados por 25 municípios, farão o exame

Por: BLEINE OLIVEIRA - REPÓRTER
 
 
 
Com 147.811 mil inscritos no estado, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa hoje, em 25 municípios alagoanos, com a realização da prova de Ciências Humanas e suas Tecnologias, e Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Segundo a organização do evento, promovido pelo Ministério da Educação (MEC), serão 341 locais de prova. A primeira providência para os inscritos é ficar atento ao horário de chegada. Ontem, às vésperas das provas, candidatos participaram de um aulão, no Centro de Convenções de Maceió.

Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12h e fechados às 13h. Com um detalhe decisivo: o horário é o oficial, ou seja, o de Brasília, que tem diferença de uma hora para mais, em relação ao horário de Alagoas. Amanhã, no segundo dia do exame, os candidatos farão a prova de Redação, junto com Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, e Matemática e suas Tecnologias.

A Política Militar de Alagoas fará a segurança do evento, com um plano de operação coordenado pelo 5º Batalhão. Segundo o comandante dessa unidade, coronel Mário Jorge, a operação começa a ser executada às 10h, com ações ostensivas e preventivas no entorno de cada escola participante.

Por medida de segurança, o número de militares envolvidos não foi divulgado, mas, segundo o comandante do 5º BPM, será em quantidade suficiente para fazer o policiamento a pé e motorizado. “Vamos garantir a segurança do concurso e dos candidatos”, disse o coronel Mário Jorge.

O exame é a única forma de acesso ao ensino público superior. Para 2015, a Universidade Federal de Alagoas (Ufal) está oferecendo 5.600 vagas, distribuídas em 90 cursos. Os mais disputados continuam sendo os de Medicina, Engenharia e Direito.
 
 
 
 
FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

DICA DE SAÚDE: Começa hoje campanha de vacinação

PÓLIO E SARAMPO. Crianças devem ser levadas a postos de saúde

Por: DA REDAÇÃO COM ASSESSORIA
 
 
Tem início hoje, às 9h, no Centro de Saúde Dr. Luiz Moreira, em Matriz do Camaragibe, a Campanha de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo. A campanha se estenderá até o próximo dia 28 de novembro, visando manter o Brasil na condição de País certificado internacionalmente para a erradicação da poliomielite, além de corrigir falha primária da vacinação contra o sarampo.

No caso da vacina contra a poliomielite, a meta é vacinar no mínimo 95% das 243.997 crianças que estão na faixa etária de seis meses a menores de cinco anos de idade. Quanto à vacina contra o sarampo, a meta mínima de vacinação também corresponde a 95% de 217.725 crianças alagoanas com idade entre um a menores de cinco anos.

Para vacinar as crianças que estão nas faixas etárias preconizadas pelo Ministério da Saúde (MS), os pais ou responsáveis devem levá-las a um dos 1.010 postos de vacinação fixos, extra-fixos e volantes. Os postos estarão distribuídos entre os 102 municípios alagoanos, onde irão atuar 3.600 profissionais, segundo informa a gerente do PNI em Alagoas, Denise Castro. 





FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Enem 2014# 24: Dicas em 1 minuto sobre chutar ou não no Enem

Deixar a questão é branco é um erro, diz especialista.
Entenda como funciona a pontuação das provas objetivas.

O especialista em avaliação educacional Tadeu da Ponte diz no vídeo acima que deixar uma questão do do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em branco é equivalente a errar, portanto o candidato deve 'chutar' quando não souber a resposta.

"Criou-se o mito de que chutar no Enem prejudica a sua nota, seja errando ou acertando a resposta. Na metodologia do Enem cada questão tem apenas dois possíveis resultados: acertou ou erro. Uma resposta em branco é a mesma coisa que errar."

Entenda a pontuação do Enem

Ponte explica que quando o candidato acerta, ainda que as questões tenham pesos diferentes, de acordo com a metodologia da Teoria de Resposta ao Ítem (TRI), usada nas provas objetivas do Enem, sempre vai contar uma nota positiva. "Então quando o candidato não sabe a resposta deve recorrer ao chute. muitas vezes é possível eliminar alternativas absurdas, aumentando assim as probabilidades de acerto."
 
Pela metodologia usada no Enem, não é possível chegar na nota mil no Enem mesmo se o candidato acertar todas as questões das provas objetivas. A nota de um aluno mede a posiçao em relação a uma média de referência.

Se a prova tem 45 questões e o candidato acerta 30 delas, este número pode ser uma nota boa ou ruim, depende de qual foi a média dos outros candidatos. Se a média de acertos foi 20, acertar 30 vai dar uma nota muito boa.

Acertar as 45 questões significa que você foi muito bem na prova e vai representar o quanto você está distante da média dos outros candidatos. Se for muito distante da média de referência, pode ser convertido em uma nota 908, por exemplo.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Enem começa neste sábado com recorde de inscritos e 'blitz' antifraude

Mais de 17 mil detectores de metais podem ser usados nos locais de prova.
Edição de 2014 tem recorde de 8,7 milhões de candidatos inscritos.

Do G1, em São Paulo

 
Guia do Enem 2014 (Foto: Editoria de Arte/G1)
GUIA DO ENEM
Provas serão dias 8 e 9 de novembro
 
A edição de 2014 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) começa neste sábado (8) com um recorde de 8.721.946 candidatos e mecanismos antifraude inéditos na história da prova. Neste ano, o custo da prova R$ 52 por aluno inscrito, segundo o Ministério da Educação. Os portões serão fechados às 13h do horário oficial de Brasília (veja ao lado o horário local do fechamento dos portões no seu estado).

As provas serão aplicadas em 1.752 municípios. Serão 17.367 locais e um total de 242.948 salas.  Entre os locais que receberão o Enem pela primeira vez estão quatro municípios isolados do Acre: Marechal Thaumaturgo, Jordão, Porto Walter e Santa Rosa do Purus.

Neste sábado, o exame terá duração de quatro horas e meia e os candidatos terão duas provas: ciências humanas, com 45 questões, e ciências da natureza, também com 45 questões.


O G1 preparou uma cobertura especial para as provas. Pela manhã, a cobertura em tempo real trará informações, fotos e vídeos da entrada dos candidatos nos locais de prova. Repórteres espalhados nos locais de provas de todos os estados e do Distrito Federal vão trazer desde cedo as expectativas dos candidatos antes e a opinião deles na saída do Enem.

Programa ao vivo
A partir das 18h no sábado e das 19h no domingo (horário de Brasília), os estúdios do G1 em São Paulo, no Rio e no Recife darão início a um programa em vídeo ao vivo com professores do Curso e Colégio de A a Z, do Rio, e do Projeto Educação, da Globo Nordeste, no Recife, e estudantes que fizeram o Enem.

Eles comentarão os níveis de dificuldade de cada uma das provas, o tema da redação e os pontos mais polêmicos que caíram no Enem. No sábado, as provas serão de ciências humanas e ciência da natureza. No domingo, o Enem terá provas de linguagens, matemática e redação.

Candidatos que fizeram a prova poderão participar do programa enviando perguntas e comentários pela página da cobertura completa do Enem no G1.

Resolução das questões
O G1 trará ainda a resolução das 90 questões de sábado e as 90 questões de domingo preparadas pelos professores do Cursinho da Poli. O gabarito oficial do Enem será divulgado pelo MEC até quarta-feira (12).
Internautas também podem participar da cobertura enviando fotos e informações para o VC no G1.

Segurança reforçada
Pela primeira vez, fiscais poderão usar detectores de metais para verificar tentativas de cola ou ponto eletrônico. Segundo o MEC, mais de 17 mil detectores de metal foram espalhados pelos locais de prova de todo o país para tentar combater qualquer tentativa de fraude. O ministro da Educação, Henrique Paim, afirmou nesta sexta-feira (7) que milhares de pessoas foram treinadas para usar o equipamento móvel, no estilo "raquete" e o candidato do Enem pode ser abordado a qualquer momento.

A revista poderá ser feita a qualquer momento da prova. Os fiscais, chefes de sala e outros colaboradores estão orientados, e podem solicitar a ajuda dos equipamentos"
Henrique Paim,
ministro da Educação
 
O uso de telefone celular nas salas de prova é proibido segundo o edital do Enem. O candidato deve deixar o telefone em envelope transparente e lacrado que deve ficar embaixo da carteira. Nos últimos dois anos, vários candidatos foram eliminados por terem feito fotos dos cartões de resposta das provas e postado nas redes sociais. Por isso, o ministro aproveitou para alertar os candidatos: tirar 'selfie' no Enem ou foto dos materiais de prova é proibido.

Mas o uso e a posse de eletrônicos fora do porta-objetos que será oferecido na porta da sala é só um dos critérios de eliminação. O estudante também não pode utilizar durante a prova óculos escuros, artigos de chapelaria (boné, chapéu, viseira, gorro e similares), materiais vetados como lápis, borracha, lapiseira, caneta não transparente. A lista completa está no edital do exame.

A estratégia de vistoria do MEC para evitar tentativas de fraude é mantida em sigilo. "A revista poderá ser feita a qualquer momento da prova. Os fiscais, chefes de sala e outros colaboradores estão orientados, e podem solicitar a ajuda dos equipamentos”, explicou o ministro. O MEC não deixou claro se a revista obrigatória será feita na chegada ao local de prova ou na entrada da sala, para evitar a elaboração de fraudes.

Enem custa R$ 52 por aluno
O ministro da Educação disse que o Enem terá um custo de R$ 52 por aluno. "É o valor do ano passado corrigido pela inflação", afirmou. O MEC espera que o índice de candidatos que se inscreveram mas não aparecem para fazer a prova seja menor do que no ano passado.

O Enem 2014 em números:

- 8.721.946 candidatos
- 9.258 gestantes
- 13.870 lactantes
- 1.306 idosos
- 17 alunos de classe hospitalar
- 69.392 sabatistas
- 95 que vão usar nome social

 
Em 2013, mais de 2 milhões de inscritos faltaram às provas, dando um índice de abstenção recorde de 29%. "Enviamos e-mails para quem não fez a prova do ano passado e se inscreveu novamente este ano para reforçar a necessidade de fazer o exame", disse Paim. "Vamos ver depois o resultado desta ação".

Atendimento especializado
Os atendimentos específicos solicitados em 2014 chegam a 93,8 mil. Entre eles, cerca de 9,2 mil gestantes, 13,8 mil mães em fase de lactação, 1,3 mil idosos, 17 hospitalizados e 69, 3 mil sabatistas -- pessoas que guardam o sábado por preceito religioso.

Os sabatistas chegarão ao local de prova no mesmo horário dos demais candidatos (13h, pelo horário de Brasília), mas ficarão em confinamento para começar a prova após o por do sol. Segundo Soares, em 2013 muitos alunos se inscreveram como sabatistas (religiosos que guardam o dia de sábado por preceito) sem necessidade. No formulário de inscrição de 2014, a confirmação da escolha foi reforçada e o termo foi descrito mais claramente.

Outros 57,8 mil candidatos solicitaram atendimento especializado, por condições de saúde como autismo, cegueira, surdez, déficit de atenção ou dislexia.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Combinação

Combinação 



Felicidade é a combinação de sorte com escolhas bem feitas.





(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Aécio fala em pedir abertura de nova CPI em 2015

(Foto: Estadão Conteúdo)

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) afirmou nesta quinta-feira (6) que vai articular a criação de uma nova CPI mista da Petrobras em 2015 para investigar as denúncias de corrupção envolvendo a estatal, caso a comissão atual encerre suas atividades sem apresentar resultados claros. "Vamos cobrar que as investigações continuem", disse Aécio em entrevista à Rádio Estadão.

Na sua volta ao Senado após a derrota pela disputa à Presidência, Aécio condicionou o estabelecimento de um diálogo com o governo Dilma Rousseff à investigação das denúncias contra a estatal. Segundo ele, o "nível do diálogo" vai depender de "gestos claros" da presidente.

"Se no encerramento da CPI mista este ano, em dezembro, não estiverem ainda elucidados em profundidade todo esse esquema, quem ele atingiria, quais suas ramificações dentro do governo, já anunciei que a partir do dia 1º de fevereiro, na reabertura do Congresso, vamos iniciar a coleta de assinaturas para uma outra CPI mista", afirmou durante a entrevista, a primeira concedida a uma rádio de São Paulo após as eleições.

Atualmente, duas comissões estão em curso no Congresso, a CPI do Senado e uma CPI mista, composta por deputados e senadores. Nessa quarta, uma articulação da base aliada e também da oposição na CPI mista decidiu barrar a convocação e convites a políticos citados no esquema.

O PSDB atuou para impedir a convocação do empresário Leonardo Meirelles, ligado ao doleiro Alberto Youssef. À Justiça Federal, o doleiro disse que o ex-presidente do PSDB Sérgio Guerra, morto neste ano, também recebeu dinheiro do esquema.

De acordo com Aécio, o PSDB, do qual é presidente nacional, tem uma "minoria pouco expressiva na CPI mista". "O governo é que define as oitivas. Eu não participei dessas reuniões. No que depender de mim, se não for possível chamar ainda este ano, que isso seja feito a partir do início do ano que vem", disse.

Questionado se a investigação também não vai atingir seu partido, o senador afirmou que defende a apuração, mas que a responsabilidade pelo andamento dela é do atual governo. "Tem que investigar todo mundo. Se houver alguém de outro partido tem que ser punido exemplarmente", afirmou.

A proposta de articular uma nova comissão também foi aventada por integrantes da base aliada do governo Dilma. O regimento do Congresso determina o fim das comissões parlamentares antes do começo de uma nova legislatura.>>O líder da bancada do PMDB, e favorito para presidir a Câmara em 2015, Eduardo Cunha (RJ) declarou na semana passada ser favorável uma nova CPI da Petrobras.





FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Gasolina fica 3% mais cara hoje

Aumento anunciado pela Petrobras também atinge o diesel, que sofrerá reajuste de 5%

Por: FOLHAPRESS
 
 
 
São Paulo, SP – A Petrobras informou que irá reajustar a gasolina em 3% nas refinarias a partir da 0h de hoje. O diesel sofrerá aumento de 5%, também nas refinarias. O anúncio foi feito ontem em comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários). Este é o primeiro reajuste desde 29 de novembro de 2013.

A Petrobras havia recebido na terça (4) o aval do ministro da Fazenda, Guido Mantega, presidente do conselho de administração da empresa, para reajustar os combustíveis. Na ocasião, o ministro havia pedido à empresa que o valor não divulgasse o anúncio no dia, segundo a reportagem apurou.

A presidente da Petrobras, Maria das Graças Foster, fez uma apresentação ao grupo, em Brasília, em que mostrava projeções com o percentual de 8% de reajuste. O esperado era que o aumento para a gasolina ficasse em 5%.

Desde o fim de semana passado, muitos postos de combustíveis de Alagoas já vinham praticando o reajuste, mesmo sem saber o percentual de aumento. Alguns proprietários de postos entrevistados pela reportagem alegaram que não se trata de aumento, mas de fim da promoção. “A gente estava há um bom tempo com promoção. O que aconteceu é que decidimos voltar ao preço normal”, informou, por telefone, um empresário que não quis se identificar.
 
 
 
 
 
FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

07 de Novembro - Dia do Radialista






No dia 7 de novembro, comemora-se o Dia do Radialista. O profissional radialista trabalha com os meios de comunicação, especialmente com o rádio, como o próprio nome sugere, embora possa atuar com televisão e afins. Apesar de a primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil ter ocorrido em 1922, no estado do Rio de Janeiro, a profissão foi regulamentada apenas em 1978, pela lei 6.615.
Além das transmissões e locuções pelo rádio, o radialista acaba desempenhando diversas outras funções dentro do setor de trabalho, podendo ser responsável, ainda, pelas áreas de direção, roteiro, criação, entre outros. Para que possa desenvolver bem suas atividades, espera-se de um bom radialista a habilidade de prender a atenção do ouvinte, mantendo-o atento ao programa de entretenimento. Para isso, o radialista deve inovar, fazendo uma boa narração esportiva de um jogo, transmitindo as emoções do momento, ou mesmo durante a narração de uma notícia do dia, dando-lhe a seriedade necessária. Ademais, é importante lembrar que o ouvinte não pode ver a pessoa através do rádio, o que torna a sua voz o único instrumento para atrair a atenção.
Todo aquele que deseje seguir a profissão de radialista deve fazer o curso de Radialismo ou de Rádio e TV, que é uma habilitação dentro do Curso de Comunicação Social e que forma os profissionais que atuam em rádio e televisão. Além disso, de acordo com a lei que regulamenta a profissão, todos os profissionais que pretendem atuar na área devem ter o registro profissional de radialista. Este documento é emitido pela Delegacia Regional do Trabalho (DRT), habilitando oficialmente o radialista a desempenhar suas funções. Outra possibilidade de trabalho na área é a modalidade de radiojornalista, que atua como jornalista nas rádios, encarregando-se da produção e da divulgação de notícias. Para desempenhar esse papel, é necessário ainda o diploma de ensino superior em jornalismo. Para as demais funções, exige-se apenas a certificação de radialista, embora estudar e se aprimorar sempre seja essencial em qualquer profissão, o que, no caso dos radialistas, garante uma transmissão atraente e inovadora nas emissoras de rádio atuais.

Confira, abaixo, algumas características desejáveis para o exercício da profissão de radialista:


·             Boa dicção
·             Domínio pleno da língua portuguesa falada
·             Empatia
·             Boa expressão
·             Saber trabalhar sob pressão
·             Agilidade de raciocínio
·             Sensibilidade
·             Boa voz
·             Criatividade
·             Facilidade em lidar com o público
·             Estar diariamente atualizado
·             Conhecer as necessidades e os desejos do público



FONTE: PORTO WEB – A INTERNET DE PORTO ALEGRE




PALAVRAS DE RENILTON SILVA: Neste dia 07 de novembro - Dia do Radialista, cumprimento e parabenizo a todos os radialistas de Campo Alegre, Alagoas e do nosso imenso Brasil, pelo seu dia.

Que todos consigam exercer essa profissão com muito respeito, esforço, trabalho, amor e dedicação.

Desejo muita paz, saúde e sucesso para todos!

PARABÉNS E FELIZ DIA DO RADIALISTA!!! 

Com carinho:

RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA