sábado, 14 de dezembro de 2013

'Estou começando a viver de novo', diz dona do primeiro cão-guia do PA

Estudante Luísa Leão diz que cadela Sheba abre portas.
ONG aponta que preço dificulta aumento de cães-guias no país.
                    
           
Do G1 PA
                              
Luísa diz que Sheba garantiu sua independência. 'É uma chave que abriu muitas portas' (Foto: Natália Mello / G1)Luísa diz que Sheba garantiu sua independência. 'É uma chave que abriu muitas portas' (Foto: Natália Mello / G1)
 
A estudante Luísa Leão tem baixa visão e, mesmo com ajuda de uma bengala, sentia dificuldade em andar pelas calçadas irregulares de Belém. Tudo mudou há duas semanas, quando ela chegou dos Estados Unidos com a cadela Sheba, o primeiro cão-guia do Pará. Para muitas pessoas, cães podem ser grandes companheiros, mas, para Luísa, a labrador representa mais do que carinho: é uma forma da estudante conquistar sua independência.
“É um marco. Eu estou começando a viver de novo. Mudam meus objetivos, eu posso fazer o que eu quiser. Antes eu pedia para irem comigo, me ensinarem o caminho, e depois eu voltava sozinha. A Sheba é uma chave que abriu muitas portas”, define Luísa.

A decisão de trocar a bengala por um cão-guia ocorreu em 2012. Como não existem instituições que trabalhem com estes animais no Pará, Luísa procurou ajuda na internet. Ela foi aceita em uma instituição da Califórnia, após duas tentativas frustradas. Ao responder um questionário on-line, a paraense ficou cadastrada na ONG, e aguardou na fila de espera por 1 ano e 10 meses, até que fosse encontrado um animal compatível.

Sheba consegue desviar de obstáculos altos, como galhos de árvores (Foto: Natália Mello / G1)Sheba consegue desviar de obstáculos altos, como
galhos de árvores (Foto: Natália Mello / G1)
 
A notícia chegou no mesmo dia em que ela concluiu o curso de História na Universidade Federal do Pará. O próximo passo foi viajar para os EUA, onde começou a adaptação entre cadela e treinadora. Durante um mês, Luísa foi ensinada a passar comandos para Sheba que, por ser norte-americana, só obedece palavras em inglês. O animal ainda está aprendendo, mas já mostra vantagens em relação à bengala.

“A Sheba desvia de obstáculos altos, coisa que a bengala não faz. É muito mais rápido e seguro, já que normalmente a pessoa cega bate a cabeça em orelhão e galhos de árvores. Ela também localiza a saída e pontos de referência, como escadas rolantes”. revela. A única dificuldade da cadela é na hora de atravessar a rua: já que ela não consegue entender sinais de trânsito, Sheba só atravessa quando não existem carros à vista, o que pode demorar um pouco. “Se eu falar pra ela ir e ela não achar seguro, ela não vai. É incrível”, disse Luísa.

Superação
O primeiro obstáculo que Sheba teve que superar foi o medo da dona. “Eu gostava de cachorro, mas tinha um pouco de medo. Devido à deficiência visual, meus reflexos são mais limitados e, se um cachorro pular em mim, não tenho a reação de quem enxerga. O primeiro passo foi esse, vencer o medo”, relembra.

Segundo a estudante, esta superação faz parte do processo.  “É muito interessante porque você imagina que, ao buscar um cão-guia, ele estará lá, esperando. Não é isso: eu sou treinada para ser a treinadora dela, e devo ensiná-la o tempo todo. Vamos ficar nesse processo por um ano, construindo a confiança dela em mim, e minha nela. É uma coisa incrível, muito emocionante”, define.

Ajudante incomum
Segundo o Projeto Cão-guia, ONG do Distrito Federal especializada neste tipo de animal assistente, a quantidade de cães guia no Brasil é inferior a 100. Apesar de substituir a bengala e dar mais segurança para a pessoa com deficiência, treinar estes animais é caro. “O treinamento não é difícil. Difícil é conseguir o investimento para o treinamento. Um cão-guia tem um custo estimado de trinta mil reais. Este valor engloba da seleção de reprodutores até a sua formatura”, explica Lúcia Campos, coordenadora da ONG.

Quem consegue um cão-guia tem mais sorte do que quem ganha na Mega-Sena"
Lúcia Campos, coordenadora da ONG Cão-guia
Nos EUA, Luísa conta que o treinamento dos cães é pago por empresas e voluntários que, em troca, podem batizar o animal. O cão-guia é entregue para quem precisa, sem custo para o dono. Na escola frequentada pela paraense eram formados 30 cães por ano, mas no Brasil a média é bem menor. “Costumo dizer que quem consegue um cão-guia tem mais sorte do que quem ganha na Mega-Sena, já que os sorteios da loteria acontecem toda semana, mas formamos apenas 4 cães por ano”, avalia Lúcia.

Segundo a coordenadora, a preparação dos cães guias começa após os 2 meses de idade, e vai até os 2 anos. Um cão-guia bem cuidado pode trabalhar até os 10 anos, mas existem casos de aposentadoria precoce. Uma das raças mais comuns para cães guias é o labrador, mas Luísa lembra que havia outros animais na escola onde ela conheceu Sheba. “Tinha pastor alemão e até poodle gigante”, conta.

Regulamentação

De acordo com a ONG Cão-guia, uma lei federal de 2005 determina que as pessoas com deficiência podem entrar em ambientes de uso coletivo acompanhadas de cão-guia. Porém, faltam regulamentações no estado e na capital paraense – é por isso que escolas para cegos, como o instituto Álvares de Azevedo, adotam a bengala, já que alguns estabelecimentos não permitem a entrada dos cães guias.

Luísa sempre leva um cartão com a lei federal que permite o acesso de cães guias em locais públicos (Foto: Natália Mello / G1)Luísa sempre leva um cartão com a lei federal que
permite o acesso de cães guias em locais públicos (Foto: Natália Mello / G1)
 
Por se tratar de uma novidade, Luísa conta que já desenvolveu uma estratégia para fazer valer seu direito: ela sempre anda com uma carteirinha contendo a lei federal, além da identificação de Sheba. Mesmo assim, já passou por situações complicadas.

"As pessoas me param sempre. em todo lugar que eu entro, e dizem que não pode entrar cachorro. Explico que é um cão-guia, e normalmente falam com o gerente, que autoriza. Não me barram, mas eu tenho que convencer. No táxi já aconteceu uma situação chata: a gente ligou pra cooperativa, falou que ela ia e, quando o motorista chegou, não deixou a Sheba entrar no carro. Ele foi embora e nem chamou outro motorista”, relembra Luísa.

Mesmo assim, a estudante diz que Sheba é uma companhia inseparável. “Se não deixarem ela entrar, eu chamo a polícia. Ela nunca vai ficar fora. Ninguém pode me separar dela, nem em detector de metais no aeroporto”, ressalta.

Trabalhadora
A relação entre guia e dona é de grande intimidade, mas Luísa sabe que Sheba não é um animal de estimação: seu trabalho exige concentração, e ela não pode se distrair com afagos e petiscos durante o expediente – para Sheba, o sinal de descanso é quando retiram a coleira, e ainda assim com restrições. “Mesmo fora da coleira ela não é um pet, ela não pode querer pular em cima de todo mundo. Ela é um cão-guia 24h por dia”, define.

O trabalho só termina mesmo quando a dona está em segurança. “Temos momentos de carinho, em casa, que é mais seguro. Ela adora uma bagunça”, conta Luísa. “As pessoas adoram inventar dificuldade, dizem ‘coitada da sua cadela’, mas ela é um muito feliz, sai todo dia comigo e conhece diversos lugares. Ela é alegria e amor, tudo é festa. Quando se aposentar, vai continuar conosco”, exalta .





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

HOMENAGEM EM VIDA - EDVALDO MELO


Olá, pessoal:

Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?

Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO
HOMENAGEM EM VIDA NO BLOG DO RENILTON SILVA.
  
A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA O PROFESSOR EDVALDO MELO 


Aqui constam algumas fotos do Edvaldo Melo e um pouco de sua história:
 
.
Professor Edvaldo Melo, ao lado de sua esposa Djanete e amigos.
 
Professor Edvaldo Melo e alunos de sua escola
 
Professor Edvaldo Melo e família
 
Professor Edvaldo Melo e sua esposa, professora Djanete Melo
 
Professor Edvaldo Melo
 
Professor Edvaldo Melo
 
Professor Edvaldo Melo discursando
 
Professor Edvaldo Melo e alunos
 
Professor Edvaldo Melo
 
 
Professor Edvaldo Melo
 
Professor Edvaldo Melo e cursistas
 
Professor Edvaldo Melo ao lado do professor Talvanes
 
Professor Edvaldo Melo e demais pessoas
 
Professor Edvaldo Melo e demais pessoas
 
Professor Edvaldo Melo
 
Professor Edvaldo Melo no ritmo do som
 
.
Professor Edvaldo Melo
 
Professor Edvaldo Melo e suas filhas, Danielle Melo e Débora Melo
 
Professor Edvaldo Melo no volante
 
Danielle Melo e Débora Melo, filhas de Edvaldo Melo
 
Professor Edvaldo Melo, apaixonado pelo esporte
 
Professor Edvaldo Melo, torcedor do time São Paulo
 
Professor Edvaldo Melo
 
Professor Edvaldo Melo
 
Professor Edvaldo Melo, ao lado de Renilton Silva
 
Edvaldo Melo, nasceu no dia 17 de abril. Mora na cidade de Campo Alegre - AL, é um dos brilhantes professores que tenta atender a todos com muito carinho e respeito. É casado com Djanete Melo e pai de Daniele Melo e Débora Melo.
 
Edvaldo Melo sempre disposto ao trabalho, responsável com os compromissos pessoais e profissionais.
 
Edvaldo Melo é um jovem simples, honesto e trabalhador!
 
Atualmente, Edvaldo Melo faz parte do quadro de funcionários da Escola Municipal Professora Zenóbia Ferreira, deste município, ocupando a função de Diretor desta escola.
 
Esta simples homenagem é para você, EDVALDO MELO, por ser uma das pessoas que procura tratar às pessoas com respeito e atenção. E por sempre me tratar também com respeito.
 
Obrigado, meu amigo Edvaldo Melo!
 
 
 
 
 
RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

DICA DE SAÚDE: Fumantes são mais infelizes, indica estudo feito na PUC de Porto Alegre

Segundo aponta pesquisa, tabagismo pode levar à ansiedade e depressão.
Estudos estão desmitificando a ideia de que o cigarro pode ser calmante.
                                  
Márcio Luiz Do G1RS
                          
 

Pesquisas recentes estão acabando com o mito de que o cigarro pode funcionar como um “calmante” em momentos de ansiedade e nervosismo. O hábito de fumar, na verdade, pode tornar as pessoas mais infelizes e levar à depressão, aponta um estudo feito na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre.

A pesquisa foi realizada com 1.021 pacientes do Ambulatório de Cessação do Tabagismo do Hospital São Lucas da PUCRS e comparou grupos de fumantes, ex-fumantes e pessoas que nunca fumaram.

Os resultados mostraram que os primeiros atingiram, em média, 50% a mais de pontos do que os demais em uma escala usada para medir o grau de depressão.

Entre o grupo de tabagistas, os que fumavam mais cigarros por dia e por mais tempo apresentaram quadros de depressão mais profundos. Para o pneumologista José Miguel Chatkin, coordenador do estudo, os resultados reforçam a noção de que a nicotina ou outras substâncias inaladas na fumaça do cigarro podem ser causadores de ansiedade e depressão.

“Inúmeros trabalhos têm mostrado que o grau de ansiedade e de depressão de fumantes são maiores. Não fumantes e ex-fumantes são mais felizes em vários aspectos da vida, como satisfação com a posição profissional e com a vida pessoal”, explica o médico.

O pneumologista diz que até poucos anos atrás predominava, mesmo entre os profissionais de saúde, a noção de que o fumante utilizava o cigarro como uma automedicação, um ansiolítico ou antidepressivo, para aliviar o mal-estar que sentia. As pesquisas recentes, no entanto, estão derrubando esse mito e demonstrando que o tabagismo pode estar associado a outros malefícios, além dos já conhecidos pela medicina.
O estudo não constatou diferenças significativas entre homens e mulheres. Também mostrou que ex-fumantes apresentavam grau de ansiedade ou depressão praticamente igual ao do grupo de pessoas que nunca fumou, resultado considerado importante para orientar o trabalho de especialistas no tratamento de pacientes que desejam abandonar o vício.

“Esse é um argumento fundamental para ser utilizado com o tabagista. Durante o tratamento, existe um momento de turbulência, provocado pela crise de abstinência, que dura cerca de uma semana. O fumante fica pensando em como será a vida dele sem a 'bengala' que é o cigarro. Mas ele precisa entender que, passada essa fase, ele terá um ganho de qualidade de vida significativo”, destaca Chatkin.

Parte da tese de doutorado de uma bióloga, o estudo feito na PUCRS foi publicado no British Journal of Psychiatry e apresentado em uma conferência nos Estados Unidos. Agora, ele dará origem a outra pesquisa, mais completa, com acompanhamento de pacientes antes e depois de largarem o cigarro. A intenção é saber se a melhora no humor tem relação com o tabagismo ou se deve ao fato do ex-fumante sentir-se melhor por ter conseguido vencer a batalha contra o fumo.

Estudo da PUCRS indica que fumantes são mais infelizes (Foto: Reprodução)Hábito de fumar pode levar à depressão, diz pesquisa (Foto: Reprodução)
 
SUS oferece tratamento
Segundo dados do Ministério da Saúde referentes a 2012, o número de fumantes em Porto Alegre caiu 10% nos últimos seis anos. Ainda assim, a cidade segue sendo a capital brasileira com maior incidência de adultos fumantes, com 18% do total da população. A capital gaúcha também tem a maior proporção de pessoas que fumam 20 cigarros ou mais por dia: 7%.

Levantamentos semelhantes indicam que 80% dos fumantes desejam parar de fumar, mas apenas 3% conseguem a cada ano. A maior parte abandona o cigarro sozinha, mas muitas pessoas precisam de tratamento especializado, que inclui acompanhamento psicológico e até o uso de medicamentos.

Nesse caso, as chances de sucesso são maiores, diz a coordenadora do Programa Municipal de Controle do Tabagismo da capital, Fabiana Reis Ninov.

O tratamento para parar de fumar é oferecido de graça no sistema público de saúde. De acordo com Fabiana, o interessado precisa procurar o seu posto de saúde de referência. Lá, ela será encaminhado para a consulta com um médico, que fará uma abordagem clínica e solicitará exames. Depois disso, o paciente é convidado a participar de encontros com um grupo de apoio e, dependendo do grau de dependência, pode receber remédios.

“Normalmente, quando o tabagista nos procura ele tem um alto grau de dependência, com consequências sérias para a saúde. Nesses encontros, ele vai aprender a mudar o seu comportamento, a se conscientizar. O cigarro está relacionado a hábitos. A pessoa fuma depois do café, quando está ansiosa, triste, etc. Ele apreende com os profissionais a mudar esse comportamento e a lidar com os sintomas da crise de abstinência”, diz a especialista.

Em torno de 20 a 30% dos pacientes conseguem deixar de fumar após os primeiros quatro encontros com o grupo de apoio. Muitos tem recaídas, consideradas normais pelos especialistas. São poucos os que conseguem abandonar o vício logo nas primeiras tentativas. Isso porque, segundo Ninov, a dependência da nicotina é a mais forte entre as drogas, superior à do crack e da heroína, por exemplo.

O empresário Omar Ballestrin Outeral só consegui vencer a batalha contra o tabagismo após três tentativas. Fumante por 49 dos 61 anos de vida, ele lembra exatamente a data em que se livrou do vício: 29 de janeiro de 2013. Desde então, notou benefícios não só no humor, mas em vários outros aspectos. Tanto que hoje se considera uma pessoa completamente diferente da que fumava dois maços de cigarro por dia. 

Como muitos fumantes, ele decidiu largar o cigarro quando começou a ter problemas de saúde. No caso dele, de pressão. Após o tratamento, largou o cigarro e ganhou 12 quilos. Desde então, mudou seu estilo de vida e adotou hábitos mais saudáveis. Fez dieta para perder o peso extra e começou a caminhar  cerca de um quilômetro diariamente.

“Eu fumava de meia em meia hora. O cigarro era meu maior companheiro. Depois que parei, a melhora foi geral. Acabou aquela tosse maldita que eu tinha. Tenho mais disposição, não sinto mais dores nas pernas, e estou dormindo melhor. Até a minha pele melhorou. Meu bigode e meus dentes até estão mais brancos”, garante Omar.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Bell homenageia Luiz Gonzaga em último show nos palcos de Sergipe

Cantor se prepara para deixar o grupo Chiclete com Banana.
Ensaio Geral do Pré-Caju foi encerrado na manhã deste sábado (14).
           
            Fredson Navarro e Flávio Antunes Ddo G1 SE                                
                              
  Bell Marques homenageou o Reio do Baião, Luiz Gonzaga (Foto: Flávio Antunes/G1)Bell Marques homenageou o Reio do Baião, Luiz Gonzaga (Foto: Flávio Antunes/G1)

O cantor Bell Marques foi uma das principais atrações do Ensaio Geral do Pré-Caju que foi encerrado no início da manhã deste sábado (14) em Aracaju. Esta foi a última vez que Bell se apresentou no grupo Chiclete com Banana em palco sergipanos. A despedida do cantor comandando o grupo em Sergipe, acontece no Pré-Caju 2014 quando ele vai puxar mais uma vez o bloco Nana Banana, nos dias 25 e 26 de janeiro. Ele segue a agenda até o carnaval e em seguida vai iniciar a carreira solo.


Emocionado, Bell Marques se apresentou recordando clássicos da sua carreira e fez uma homenagem ao rei do Baião tocando músicas do autêntico forró para o público sergipano. “Luiz Gonzaga estaria comemorando agora seus 101 anos e sempre devemos lembrar dele. As músicas dele sempre estiveram presentes no repertório junino do Chiclete com Banana ao longo dos 30 anos”, disse.

O cantor falou da sua trajetória na banda e empolgou o público com o repertório. “Foi um show muito especial onde recordamos os grandes sucessos que marcaram a carreira do grupo com a minha voz. A emoção foi grande de ter o prestígio de receber mais uma vez um público fiel que me acompanha há anos. Agora quero contar com a presença de todos no bloco Nana Banana no Pré-Caju e em breve já quero retornar com meu novo projeto solo”, convida.

Músicas como ‘Diga que Valeu’, ‘Não vou Chorar’, ‘100% Você’, ‘Cara Caramba’, ‘Cabelo Duro é Assim’, ‘Chicleteiro Eu, Chicleteira Ela’, ‘Cabelo Raspadinho’ e ‘Nana Banana’ que são alguns dos sucessos do grupo, que ficaram famosas na voz de Bell, embalaram os foliões.

Bell Maques levantou o público com muito forró (Foto: Flávio Antunes/G1)
Bell Maques levantou o público com muito forró (Foto: Flávio Antunes/G1)
 
O grupo já gravou 27 discos e dois DVDs, além de ter conquistado prêmios pelo Brasil e exterior. A banda faz em média 130 shows por ano. Bell Marques segue no grupo até o carnaval e depois vai iniciar a carreira solo. O grupo já anunciou Rafa Chaves como o novo cantor. Ele deixa a banda Via Circular e se prepara para iniciar o novo desafio profissional.

Além de Chiclete com Banana, o Ensaio Geral do Pré-Caju também foi agitado por Saulo Fernandes, Israel Novaes, Jorge e Mateus, Duas Medidas e Simone e Simária.

Israel Novaes coloca sergipanos para 'arrochar' (Foto: Flávio Antunes/G1)Israel Novaes coloca sergipanos para arrochar (Foto: Flávio Antunes/G1)
 
A festa começou por volta das 22h com o show de Israel Novaes. O cantor abriu o show cantando ‘Carro pancadão’ e ‘Descontrolada’ e empolgou o público que curtiu a festa. Ele  lançou seu novo CD e emplacou a nova música de trabalho ‘Canção perfeita’, que é a primeira romântica do cantor, que ganhou um clipe produzido por Anselmo Troncoso.

No repertório Israel cantou antigos sucessos como ‘Vó, tô estourado’ e também inéditas faixas do novo CD como ‘Tia, vou pegar sua filha’, ‘Outra pegada’, e ‘Mulherada na lancha’

Banda Duas Medidas colocou muito merengue no Ensaio Geral (Foto: Flávio Antunes/G1)Banda Duas Medidas colocou muito merengue no Ensaio Geral (Foto: Flávio Antunes/G1)
 
Em seguida se apresentou a banda Duas Medidas sob o comando de Lincols Sena com várias músicas autorais que já se tornaram sucesso como ‘Que que isso bebê?,’ Quem manda aqui sou eu’, ‘Pra Namorar’ e ‘Dança do Ventre’. No repertório, canções de outros ritmos como funk, pagode, samba e MPB adaptados às batidas do axé.

Sertanejo foi embalado pela dupla Jorge e Mateus no Ensaio Geral  (Foto: Flávio Antunes/G1)Sertanejo foi embalado pela dupla Jorge e Mateus no Ensaio Geral (Foto: Flávio Antunes/G1)

A dupla sertaneja Jorge e Mateus apresentou um repertório romântico e eclético com canções de diversos artistas mas não deixaram de fora suas músicas de sucesso como  ‘Pode Chorar’, 'De Tanto Te Querer' e 'A Hora é Agora'.

Saulo Fernandes, que neste ano partiu para a carreira solo depois de 11 anos no comando do ‘Eva’, iniciou o show com um de seus primeiros novos sucessos, ‘Raiz de todo bem’. Além do Axé, ele cantou no repertório músicas como ‘Esquadros’, de Adriana Calcanhoto, e ‘Sina’, de Djavan. Tudo na batida afro, característica do som do baiano. Saulo intercala as canções recitando poemas. As canções da banda Eva não ficaram de fora do repertório.

Cantor Saulo Fernandes mostrou uma prévia de como vai ser o "Pre-Caju 2014"  (Foto: Flávio Antunes/G1)Cantor Saulo Fernandes mostrou uma prévia de como vai ser o Pre-Caju (Foto: Flávio Antunes/G1)
 
“O Eva está muito presente na minha vida e as músicas não podem sair do repertório, mas estou sempre inovando com novos trabalhos. Cantar em Aracaju é sempre um presente grande, estou muito feliz”, orgulha-se.

A festa foi encerrada com o show de Simone e Simária que lançaram novo show e recordaram sucessos da banda Forró do Muído.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Corpo de Nelson Mandela segue para Qunu, onde será enterrado

Em Pretória, autoridades e familiares homenagearam ex-presidente.
Enterro será para parentes em cerimônia tribal.
               
                   
Do G1, em São Paulo
                           
   
Após uma última homenagem em Pretória, o  corpo de Nelson Mandela, ex-presidente sul-africano e líder da luta pela igualdade, segue para Qunu,  onde será enterrado neste domingo (15). O avião com o caixão está na base aérea de Pretória e se prepara para a decolagem.

Os rituais tradicionais da etnia xhosa, incluindo o sacrifício de um boi, protagonizarão a despedida final, revelaram os líderes de seu clã.

Parentes e amigos de Nelson Mandela e autoridades sul-africanas homeagearam o ex-presidente neste sábado (14) na base aérea de Waterkloof em Pretória. A cerimônia foi organizada pelo Congresso Nacional Africano, CNA.

O caixão de Mandela chegou de carro, envolvido nas cores do partido que foi liderado pelo ex-presidente, em uma cerimônia na base da Força Aérea.

mapa qunu mandela (Foto: 1)

Mandla Mandela, neto de Nelson Mandela, fez um discurso em memória do avô e disse que 'o futuro deste país [África do Sul] é brilhante'.

"Fui testemunha de seu Exército, de sua gente, do povo. E posso garantir ao CNA que o futuro deste país parece brilhante", falou.

"Ainda há um longo caminho para percorrer e nos encontraremos de novo no dia da liberdade", assegurou o neto.

O presidente sul-africano Jacob Zuma (centro), ao lado da viúva de Nelson Mandela, Graça Machel (esquerda) e da ex-mulher de Mandela Winnie Mandela Madikizela (direita) durante a cerimônia de despedida na base aérea de Pretória. (Foto: Stephane de Sakutin/AFP)
O presidente sul-africano Jacob Zuma (centro), ao lado da viúva de Nelson Mandela, Graça Machel (esquerda) e da ex-mulher de Mandela Winnie Mandela Madikizela (direita) durante a cerimônia de despedida na base aérea de Pretória. (Foto: Stephane de Sakutin/AFP)
 
A viúva de Mandela, Graça Machel, e a ex-mulher, Winnie Mandela também compareceram à cerimônia. Jacob Zuma, atual presidente sul-africano, permaneceu ao lado delas durante as homenagens.

Antes, cerca de 100 mil sul-africanos passaram pelo caixão de Nelson Mandela exposto desde quarta-feira na sede da presidência, informou o governo.

"Este testemunho de amor e apoio foi um imenso conforto para a família e para aqueles que amavam Tata Madiba (papai Mandela)", ressaltou o governo.

 
                       
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Folhas da Amizade

Folhas da Amizade
 
Existem pessoas em nossas vidas que nos deixam felizes pelo simples fato de terem cruzado o nosso caminho.

Algumas percorrem ao nosso lado, vendo muitas luas passarem, mas outras vemos apenas entre um passo e outro. A todas elas chamamos de amigo.

Há muitos tipos de amigos.
          
Talvez cada folha de uma árvore caracterize um deles.

O primeiro que nasce do broto é o amigo pai e o amigo mãe. Mostram o que é ter vida.

Depois vem o amigo irmão, com quem dividimos o nosso espaço para que ele floresça como nós.
 
Passamos a conhecer toda a família de folhas,
a qual respeitamos e desejamos o bem.

Mas o destino nos apresenta outros amigos, os quais não sabíamos que iam cruzar os nossos caminhos. Muitos desses denominamos
amigos do peito, do coração.

São sinceros, verdadeiros; sabem quando não
estamos bem, sabem o que nos faz feliz...
 
Às vezes, um desses amigos do peito estala o nosso coração e então é chamado de amigo namorado. Este dá brilho aos nossos olhos, música aos nossos lábios, pulos aos nossos pés.
 
Mas também há aqueles amigos por um tempo, talvez umas férias ou mesmo um dia ou uma hora. Estes costumam colocar muitos sorrisos na nossa face, durante o tempo que estamos por perto.
 
Falando em perto, não podemos esquecer dos amigos distantes. Aqueles que ficam nas pontas dos galhos, mas que quando o vento sopra, sempre aparecem novamente entre uma folha e outra.
 
O tempo passa, o verão se vai, o outono se aproxima, e perdem algumas de nossas folhas.
Algumas nascem num outro verão e outras permanecem por muitas estações. Mas o que nos deixa mais feliz é que as que caíram continuam por perto, continuam alimentando a nossa raiz com alegria.

Lembranças de momentos maravilhosos enquanto cruzavam o nosso caminho.
 
Desejo a todos vocês, folhas da minha árvore,
Paz, Amor, Saúde, Sucesso, Prosperidade...
Hoje e Sempre...

Simplesmente porque:
Cada pessoa que passa em nossa vida é única. Sempre deixa um pouco de si e leva um pouco de nós.
 
Há os que levaram muito, mas não há os que não deixaram nada.

Esta é a maior responsabilidade de nossa vida
e é a prova quase evidente de que duas almas não se encontram por acaso."
 
 
 
(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 13 de dezembro de 2013

Neste sábado, 14 de dezembro - Noite da Seresta em Campo Alegre - AL

Foto: MAIS INFORMAÇÕES LIGUE: 9118-2571 OU 9973-6980.

A AMACA - Associação Musical Amigos de Campo Alegre - AL está promovendo uma Seresta, em prol da construção da sede do grupo; quando no momento relembrará grandes canções que marcaram época.

Participe e leve toda família para curtir a essa grande festa que será realizada neste sábado, 14 de dezembro deste ano, a partir das 23 (vinte e três) horas, na Chácara do Olival, localizada na Rua João Simeão, s/n, bairro Centro, Campo Alegre - AL. A animação ficará por conta de JORGINHO E BANDA.

Mesa ao preço de R$ 50,00 (cinquenta reais)

Individual: R$ 15,00 (quinze reais)

Adquira já seu individual ou mesa com: Angelina; Irisdelma Gomes; Talvanes Henrique; Walber Bezerra ou demais pessoas da organização do evento.

Informações, ligue: 9938 3120 / 9337 1507 / 9118 2571 ou 9973 6980 
 
Não perca, Noite da Seresta, com Jorginho e Banda, dia 14 de dezembro, às 23 horas, na Chácara do Olival, em Campo Alegre - Alagoas.

Realização: AMACA - Associação Musical Amigos de Campo Alegre.




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Mensagem de Reflexão: Se Anjos Existem

Se Anjos Existem
 
Encontramo-los nas amizades que persistem...
Cada amizade encontrada ao léu, é como um anjo que desceu do céu...

Amizades que surgem para nos ajudar, para nos fazer a vida melhor apreciar, que nos fazem agora e sempre acreditar que tudo sempre pode melhorar...

Se todos no mundo entendessem o valor de uma amizade verdadeira, não fariam tanta besteira, e não deixariam que tantas coisas acontecessem...

Amigos não enxergam apenas as qualidades,
embora delas todos tenham necessidade...

Amigos convivem com nossos defeitos, porque somos humanos, portanto, imperfeitos...

Aceitam-nos, e nos aceitam, como os seus aceitamos, e os aceitamos também...

Esses anjos não dispõe de asas, nem tampouco caminham sobre brasas, mas tem em sua alma um doce sentimento que nos conforta em momentos de lamento, e lhes damos toda essa reciprocidade, sempre querendo sua felicidade...

Assim, todos somos anjos, pois não creio que possa haver alguém que não tenha uma amizade sequer, em cujo ombro possa se consolar, em cujo coração possa habitar...

Todos somos anjos neste mundo, bastando-nos desenvolver esse sentimento profundo...

UMA TERNA E ETERNA AMIZADE.
 
 
 
 
(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 12 de dezembro de 2013

Cinomose: a inimiga número um dos cãezinhos

 
A única forma de prevenção realmente efetiva é a vacinação. No mundo canino, cinomose é sinônimo de alerta vermelho! Essa doença viral e contagiosa entre os cachorros é extremamente perigosa, podendo matar o bichinho em poucos dias.
 
Os sintomas podem aparecer de formas bem diferentes. No início, os sinais clínicos mais comuns são diarreia, vômitos e secreção ocular ou nasal. Porém, na fase mais grave da doença, podem surgir problemas neurológicos, como convulsão, falta de coordenação motora e paralisia.

“Essa é uma doença multissistêmica, ou seja, que pode atingir diferentes órgãos”, explica a médica veterinária Marcela Barbosa, que atende na pet shop Petit Ami, no bairro de Pinheiros, em São Paulo.

A cinomose tem um índice altíssimo de mortalidade, chegando a cerca de 70% dos casos, de acordo com estimativas de especialistas. Segundo Marcela, o tratamento é pouco efetivo e bem difícil. “A recuperação depende principalmente da resposta imunológica de cada cão, pois por ser uma doença viral, ela não têm tratamento específico”, afirma. Segundo a veterinária, as medicações utilizadas servem mais para controlar problemas secundários desencadeados a partir da cinomose. É possível que o médico indique, por exemplo, antibióticos, imunoestimulantes e soro, entre outros.

Prevenir é o melhor único remédio
A cinomose é causada por um vírus geralmente transmitido pelo contato direto com outros animais infectados, ou pelas secreções de focinho, boca ou urina de outros cachorros doentes que tenham contaminado o ambiente. Por isso, é importante que o animal em tratamento fique totalmente isolado. Se isso não acontecer, o vírus se alastra.

Para dar um exemplo da gravidade da doença: no início de 2012, 200 cãezinhos morreram no município de São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, todos vítimas da cinomose.

Contra esse mal, o caminho indicado é a prevenção. Existe vacina contra a cinomose, e é importante que os tutores sigam à risca os intervalos para a imunização. Em filhotes, a vacina deve ser aplicada em torno de 45 dias, com reforço mensal por três ou quatro meses, dependendo da orientação de cada veterinário. Depois disso, o reforço passa a ser anual, por toda a vida do cão.

Por ser muito temida e não ter um tratamento definitivo, a cinomose causa muitas dúvidas nos donos. Assim, Marcela Barbosa nos conta as “verdades e mentiras” sobre a doença:

1) Os cães recuperados se tornam portadores da doença.
MENTIRA. No entanto, após a cura, os bichinhos ainda eliminam por cerca de seis meses o vírus na urina, podendo disseminar a doença.

2) Limpar o ambiente ajuda a não disseminar o vírus.
VERDADE.
O vírus é pouco resistente no ambiente, portanto a realização de limpeza com desinfetantes ajuda no controle e disseminação da doença.

3) A doença pode ser transmitida para humanos.
MENTIRA.
A doença não é uma zoonose, ou seja, não é transmissível para os humanos.

4) Controle de alimentação, entre outros, pode ajudar a prevenir a cinomose.
MENTIRA.
A ÚNICA forma de prevenção realmente efetiva é a vacinação anual do seu cão.

5) Algumas raças são mais propensas a desenvolverem a doença.
MENTIRA.
Não existe predisposição com base em raça. O que ocorre é que a cinomose acomete, principalmente, filhotes ainda não vacinados e cães idosos não vacinados, por terem o sistema imunológico mais frágil. É importante destacar, porém, que qualquer cão, de qualquer idade ou de qualquer raça, está propenso à cinomose quando não vacinado.




FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Reginaldo Rossi passa por primeira sessão de quimioterapia

Segundo médico, reação aos medicamentos não foi boa e estado é crítico.
Cantor segue internado na UTI do Hospital Memorial São José, no Recife.
                  
           
Do G1 PE
 
    Maior sucesso do músico foi conquistado em 1987, com o lançamento do hit ‘Garçom’, que alcançou dois milhões de cópias vendidas (Foto: Reprodução / TV Globo)Reginaldo Rossi iniciou tratamento quimioterápico contra câncer de pulmão, nesta quarta-feira (Foto: Reprodução / TV Globo)
 
O cantor Reginaldo Rossi, 69 anos, passou pela primeira sessão de quimioterapia, na tarde desta quarta-feira (11), no Hospital Memorial São José, no Recife. O tratamento foi iniciado após a confirmação que o artista tem câncer de pulmão.

De acordo com Jorge Pinho, médico que está acompanhando Rossi, a reação ao tratamento não foi boa e o estado de saúde dele é crítico. O cantor está respirando com a ajuda de aparelhos. "Estamos tratando um paciente que sofre de insuficiência renal, hepática e respiratória e hipertensão arterial, então é necessário um cuidado maior", comentou. Além de chamar a atenção para a idade de Reginaldo, que completará 70 anos em fevereiro, o médico também disse que a imunidade dele baixou e que o cantor já apresenta indícios de infecção.

Reginaldo Rossi segue internado na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Nesta quinta, o paciente será reavaliado.

Uma biópsia feita no nódulo retirado da axila direita do cantor, no dia 4 de dezembro, atestou o diagnóstico. "Eu vim do Rio de Janeiro acompanhar o meu pai. Agora, não estamos querendo falar muito, estamos esperando para ficarmos mais tranquilos e seguros. Claro que, para nós, em primeiro plano está a recuperação dele, mas não vamos ignorar a imprensa. Eu cresci nesse meio artístico e sei que ele só se tornou a pessoa que é hoje pelos fãs", disse Roberto Rossi, filho de Reginaldo, ao G1, por telefone.

O processo de quimioterapia é composto por três dias de sessões, com intervalo de 21 dias entre um ciclo e outro. Na segunda-feira (9), o cantor passou por um procedimento chamado toracocentese, que retirou dois litros de líquido acumulados entre a pleura e o pulmão. Rossi está internado desde o dia 27 de novembro.

Nascido no Recife em 1944, o cantor e compositor é conhecido como o "rei do brega". Entre seus maiores sucessos estão as músicas "Garçom", "A raposa e as uvas", "Em plena lua de mel" e "Leviana". Rossi tentou se eleger deputado estadual em Pernambuco pelo PDT, mas não obteve êxito. Ele continuava fazendo shows pelo Brasil e, nos dias 21 e 22 de novembro, se apresentou no Manhattan Café Teatro, na capital pernambucana.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Amigo é...

Amigo é...

 
Aquele que nos dá coragem, mas quer a coragem também. 
 
Aquele que nos abre a porta, mas pode fechá-la também.
 
Aquele nos dá um empurrão, mas quer ser empurrado também. 

Aquele que vibra com o nosso sucesso, e nós com o dele também. 

Aquele que resiste sua inveja, mas é resistente à nossa também.
 
Aquele que nos dá carinho, mas quer ser acarinhado também. 

Aquele que cobra pouco, mas é cobrado pouco também.
 
Aquele que nos consola, mas quer ser consolado também. 

Aquele que nos acompanha, mas quer companhia também. 

Aquele que nos dá seu calor, mas quer ser aquecido também. 

Aquele que nos dá amor, mas quer ser amado também.
 
Aquele que nos dá sua amizade, e quer um amigo também...
 
 
 
(AUTOR NÃO REVELADO)

quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Papa é eleito personalidade do ano pela Time

(Foto: AFP)

O papa Francisco foi eleito nesta quarta-feira personalidade do ano pela revista "Time". O Pontífice argentino, escolhido pelo conclave de cardeais em 13 de março, tem se destacado pela simplicidade, espontaneidade e por promover reformas consideradas revolucionárias na Igreja, se diferenciando de seu antecessor, o papa Emérito Bento 16.

Um dos pontos fortes de seus oito meses de Pontificado foi a divulgação da Exortação Apostólica - primeiro documento exclusivamente publicado por Francisco - detalhando como a Igreja Católica e o próprio papado devem ser reformados para criar uma instituição mais missionária e misericordiosa, com atenção especial aos pobres.

Na semana passada, Francisco formou uma comissão especial para a proteção de crianças, vítimas de abusos sexuais, e para a luta contra padres pedófilos, retomando sua intenção de enfrentar um problema que por muitas vezes foi ocultado na Santa Sé.
 
Além de cumprir as tarefas burocráticas com êxito, Jorge Bergoglio é conhecido pela quebra de protocolos. Há suspeitas de que ele sai do Vaticano à noite, vestido como um sacerdote comum, para se encontrar com homens e mulheres sem-teto". E ficou conhecido pelas duras críticas à corrupção, à burguesia, à guerra e à cultura do descarte.
 
Francisco vem mantendo um ritmo acelerado. Ele se levanta às 4h30 e deita às 22h, com uma curta sesta depois do almoço. Há relatos de que ele não tem o costume de tirar férias. E isso não mudou quando assumiu a liderança da Igreja Católica. Não foi a Castel Gandolfo, a residência de verão dos papas, e só concordou em suspender audiências gerais durante julho e agosto, devido ao intenso calor romano.
 
Snowden fica em segundo lugar
Francisco foi selecionado pela revista a partir de uma lista de dez personalidades. Depois do papa, ficou o ex-técnico da NSA Edward Snowden, que revelou o programa secreto de espionagem do governo dos Estados Unidos.
 
 
 
 
 
FONTE: YAHOO BRASIL