sábado, 2 de março de 2013

“Todo mundo quer ser presidente”, diz Lula



ELEIÇÃO. Petista defendeu a manutenção da aliança com o PSB e disse que questão será decidida em 2014

 Foto: DIVULGAÇÃO
Ex-presidente Lula

Foto: DIVULGAÇÃO Por: BRUNO PONTES - FOLHAPRESS 

Fortaleza, CE – Em meio ao clima antecipado de campanha eleitoral, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva falou ontem sobre a possível candidatura do governador de Pernambuco, Eduardo Campos (PSB), e disse que “todo mundo quer ser presidente da República”.

Campos já deixou claro que seu partido vai “cumprir um papel em 2014”, mas tem dito que uma decisão sobre a questão só sairá no próximo ano.

Lula participou ontem da reunião da Executiva Nacional do PT, em Fortaleza, onde se encontrou com o governador Cid Gomes (PSB). “Eu defendo a liberdade incondicional de cada partido fazer o que achar melhor para si. Eu jamais tomaria qualquer atitude para impedir que algum companheiro fosse candidato”, afirmou Lula.

No entanto, o ex-presidente disse que é preciso ponderar sobre o risco de terminar a aliança PT e PSB, que, segundo ele, “tem dado tão certo para o país”. 



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS












Chávez está em ilha venezuelana, diz jornal



DRAMA. Nicolás Maduro afirmou que líder segue “lutando pela vida”

Por: FOLHAPRESS

 Chávez está em ilha venezuelana, diz jornal

São Paulo, SP – O jornal espanhol ABC publicou ontem que fontes da Venezuela dizem que o presidente Hugo Chávez está com câncer de pulmão e foi enviado à residência presidencial na ilha de La Orchila, no mar do Caribe, para se recuperar da doença.

Segundo as autoridades, Chávez está internado no Hospital Militar de Caracas desde 18 de fevereiro, em nova etapa da recuperação da quarta cirurgia contra um tumor na região pélvica.

Ele foi operado em 11 de dezembro em Havana e ficou dois meses internado em Cuba. Em janeiro, o governo informou que o mandatário sofreu uma infecção respiratória, contra a qual se recuperava, e estava usando uma cânula de traqueostomia para facilitar a respiração, que o impedia de falar.

De acordo com a publicação, os médicos avaliaram de forma muito negativa a última tomografia de Chávez, na semana passada.

Funcionários do hospital disseram ao jornal que foi encontrado um tumor que afetava 35% do pulmão esquerdo do venezuelano. 



FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS






Alvo de protestos, Renan é aclamado por militantes do PMDB no Senado



Para militante, 'não dá para ser contra ele enquanto ele não for julgado'.
Senador foi denunciado no STF; na internet, 1,6 milhão querem sua saída.

Felipe Néri Do G1, em Brasília
 
Na contramão de vários protestos nas ruas e na internet, militantes do PMDB aclamaram na tarde sexta-feira (1º) o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), num evento da ala jovem do partido realizado num auditório da Casa. Cerca de 500 pessoas, segundo os organizadores, participaram da Convenção Nacional da Juventude do PMDB para escolher um novo presidente e, ao final, muitos disputaram para tirar fotos com o senador.

 

Depois de falar rapidamente na abertura do evento, Renan parou para conversar com militantes efusivos, ao som de brados como "Renan, de novo, representando o povo!" 
 
Desde que foi eleito, no início de fevereiro, Renan Calheiros tem sido alvo de protestos, já realizados em Brasília, São Paulo, Rio de Janeiro, Aracaju e Maceió. Na internet, um abaixo assinado pedindo sua saída obteve adesão de mais de 1,6 milhão de pessoas.

Gabriela Schwanke, do Rio Grande do Sul, conseguiu posar ao lado de Renan Calheiros enquanto ele era entrevistado por jornalistas. Ela afirmou ficar incomodada com as manifestações contra o senador.
"Incomoda, mas não dá para ser contra ele enquanto ele não for julgado", disse Gabriela. Para a integrante do partido, Renan é uma figura histórica para o PMDB. "Enquanto as denúncias contra ele não forem provadas, ele continuará sendo um símbolo do partido", disse ao G1.

Na mesma linha opinou o presidente da fundação do PMDB no Paraná, Rafael Xavier. "Ele está sendo investigado como qualquer cidadão pode ser. Se for considerado culpado, cabe à Justiça definir", declarou.

 Militante do PMDB-RS, Gabriela Schwanke posa ao lado de Renan Calheiros (Foto: Felipe Néri/G1)
Militante do PMDB-RS, Gabriela Schwanke posa ao lado de Renan Calheiros (Foto: Arquivo pessoal)

Denúncia
Uma semana antes de sua eleição para o Senado, o procurador-geral da República, Roberto Gurgel, encaminhou ao Supremo Tribunal Federal denúncia contra Renan Calheiros, acusando-o de desvio de dinheiro público, falsidade ideológica e uso de documento falso.

A resistência ao senador remonta à sua renúncia da presidência do Senado em 2007, após a suspeita de que tinha pensão de uma filha paga por um lobista. A denúncia do Ministério Público se baseou no suposto uso de notas fiscais frias na época a fim de justificar renda para a despesa.

Na semana passada, seis senadores e um deputado assinaram uma carta de entidades anticorrupção pedindo ao STF agilidade no tratamento dado à denúncia apresentada pela PGR. Os ministros do Supremo ainda não decidiram se abrirão ação penal contra o senador, que nega as acusações.

Durante o evento, os jovens do PMDB também manifestaram apoio ao ex-presidente do Senado José Sarney (PMDB-AC). Para o ex-presidente, o grito de guerra foi: "Sarney, guerreiro, do povo brasileiro!", mesmo bordão usado por militantes petistas em referência a Lula.



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO













DICA DE SAÚDE: Mel é eficaz no alívio da tosse e pode melhorar sono de pessoas com gripe



Alimento é bom contra a tosse, especialmente se for uma tosse mais seca.


Bebês, diabéticos, quem tem refluxo ou dor de estômago devem evitá-lo.

Do G1, em São Paulo

 
 
Mel é uma delícia para adoçar as refeições, é uma ótima fonte de energia, mas também pode fazer bem para outros problemas de saúde, como por exemplo, a tosse.

Como explicou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez no Bem Estar desta sexta-feira (1), usar o alimento contra a tosse não é um mito: ele realmente funciona, principalmente se a tosse for mais seca. Isso acontece porque o mel consegue proteger as mucosas da garganta e melhorar a irritação.

No caso da tosse causada por doenças respiratórias agudas, a combinação do mel com o abacaxi é ainda mais eficiente por causa da bromelina, substância derivada da fruta (veja no fim da página uma receita de suco que alivia a tosse). Além disso, um estudo feito com crianças comprovou que o mel pode ser eficaz também na melhora do sono de pessoas que têm gripe porque ajuda a reduzir a inflamação e o inchaço na garganta.

 Tosse persistente pode ser sintoma de câncer de pulmão ou tuberculose (Foto: Arte/G1)

De acordo com a nutricionista Tânia Rodrigues, o mel tem quase a mesma quantidade de calorias do açúcar e, por isso, deve ser consumido com moderação. Além disso, tem também potássio, cálcio e ferro.

Porém, embora seja um produto natural, também tem contraindicações e não deve ser consumido por pessoas com diabetes, dores de estômago ou refluxo porque pode piorar o efeito dessas doenças e até agravar uma tosse eventual, como alertou a otorrinolaringologista Tanit Sanchez.

 

Crianças com menos de 1 ano também devem evitar o consumo de mel, principalmente se ele não tiver uma procedência confiável, já que elas ainda não têm o sistema imunológico totalmente formado.

A partir dessa idade, quando pasteurizado, o mel raramente provoca reações alérgicas e pode ser muito mais agradável do que diversos medicamentos receitados para as crianças.

De acordo com o biólogo Osmar Malaspina, existem vários tipos de mel: o de bracatinga (mais amargo), o de assapeixe, o de capixingui, o de eucalipto (com gosto mais forte), o de laranja (mais doce), o de cipó-uva e o silvestre. Porém, assim como com qualquer alimento, o consumidor precisa de cuidados na hora da compra - a dica principal é observar se o produto tem o selo de qualidade do S.I.F, Serviço de Inspeção Federal (veja na imagem).

 Selo do S.I.F, que garante qualidade do mel (Foto: Mariana Palma/G1)
Selo do S.I.F, que garante qualidade do mel (Foto: Mariana Palma/G1)

O mel caseiro ou sem a vedação correta pode desenvolver uma bactéria que causa o botulismo, um tipo de intoxicação alimentar que pode ser fatal.

Por isso, é preciso prestar atenção e evitar o produto que não seja certificado ou esteja em latas estufadas e conservas que soltam gás quando abertas.

Além disso, é importante não confundir o mel com a glucose de milho. Muitas vezes, estão disponíveis no mercado produtos que parecem mel, mas na verdade são alimentos à base dessa substância, que também leva açúcar em sua composição.

Veja abaixo como preparar as receitas com mel indicadas pela nutricionista Tânia Rodrigues:


Banana assada com mel (boa para acalmar, relaxar e melhorar o sono)
Ingredientes:
4 bananas prata (cortada no sentido do comprimento)
2 colheres de sopa de mel
5 amêndoas raladas
Como fazer:
Coloque as bananas em uma assadeira e distribua o mel por cima delas. Leve ao forno e depois polvilhe as amêndoas por cima da banana assada.

 

Suco de abacaxi com hortelã (bom para a tosse)
Ingredientes:
3 fatias de abacaxi
10 folhas de hortelã
1 copo de água ou água de coco
1 colher de sopa de mel
Como fazer:
Bata os ingredientes no liquidificador e acrescente o mel


Molho para salada verde com mel (melhora o gosto e também alivia tosse)
Ingredientes:
1/2 de xícara de suco de limão fresco
1/3 de xícara de azeite
1 colher de sopa de mel
Como fazer:
Misture os ingredientes até ficar homogêneo

 

Própolis
Embora também seja um produto natural como o mel e tenha fama de ser bom para a garganta, o própolis só pode ser conservado em meio alcoólico, o que o torna um produto eventualmente irritante para as mucosas.

Alguns praticantes da medicina natural acreditam que o própolis pode prevenir o uso de antibióticos em caso de faringite viral, por exemplo, mas o melhor mesmo seria procurar um médico para que ele receitasse algo mais assertivo, como um lizado bacteriano.

A Anvisa autoriza o uso e a comercialização de própolis em diversos formatos de produto, mas ainda faltam estudos que defendam seu uso, como disse a otorrinolaringologista Tanit Sanchez.



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO













Anatel rejeita recursos e mantém R$ 154 milhões em multas contra a Oi



Fábio Amato Do G1, em Brasília
 
O conselho diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) confirmou em sua reunião de quinta-feira (28) a aplicação de um conjunto de multas contra o grupo Oi que somam pelo menos R$ 154 milhões.

Na reunião, o conselho diretor da agência analisou - e rejeitou - pelo menos nove recursos apresentados pela Oi contra essas punições. Elas se referem a dezenas de milhares de infrações cometidas pela operadora em diversos estados, como descumprimento de metas de qualidade e de universalização do serviço de telefonia fixa.

Os processos não informam se a Oi ainda pode recorrer das penalidades na própria Anatel. Mesmo que se tratem de decisões definitivas da agência, porém, a operadora ainda pode buscar revertê-las na Justiça.

A maior multa, de R$ 50 milhões, foi aplicada pela Anatel por irregularidades cometidas pela Oi em Mato Grosso do Sul. De acordo com o processo, neste caso houve descumprimento da regra que proíbe as operadoras de telefonia a obrigar ou induzir consumidores a adquirir serviços, bens e equipamentos que não sejam de seu interesse, além de infração ao artigo do Código de Defesa do Consumidor que veda às empresas fornecer aos clientes qualquer produto sem solicitação prévia.

Outra multa, no valor de R$ 46,8 milhões, foi aplicada pela agência por conta de milhares de infrações a regulamento do serviço de telefonia fixa cometidas pela Oi no Pará. O descumprimento do mesmo regulamento, só que no Rio de Janeiro, rendeu mais uma multa à empresa no valor de R$ 18,4 milhões.

Estes três processos são de 2009 e tiveram as penas aplicadas confirmadas agora pelo conselho da Anatel.

Procurada, a Oi informa que não foi notificada da decisão citada, mas que cabe pedido de reconsideração na esfera administrativa.


Multas em fevereiro

No mês de fevereiro, a agência aplicou pelo menos 16 multas à operadora Oi, ultrapassando R$ 41 milhões.

As multas são por descumprimento de metas da Anatel e de outras regras no atendimento ao  consumidor em relação à prestação de serviços de telefonia celular.



FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO