sábado, 22 de novembro de 2014

'Seu Lunga' morre aos 87 anos em Barbalha, no Ceará

Joaquim Santos ganhou fama com respostas ao "pé da letra".
É um dos personagens populares da cultura nordestina.

Do G1 CE
"Seu Lunga" (Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário)"Seu Lunga'' em imagem de julho de 2013 (Foto: Lucas de Menezes/Agência Diário)
 
Joaquim Santos Rodrigues, o "Seu Lunga", morreu por volta das 9 horas deste sábado (22) na cidade de Barbalha, no Cariri cearense.  "Seu Lunga" tinha 87 anos e estava internado no Hospital São Vicente de Paulo há três dias, em Barbalha, por causa de um câncer de esôfago. O sepultamento será neste domingo(23) no Cemitério do Socorro, em Juazeiro do Norte. Comerciante, poeta e repentista ganhou fama no Nordeste pelos causos que citavam seu mau-humor.

"Seu  Lunga" nasceu no dia 18 de agosto de 1927, no Sítio Gravatá, na zona rural do município de Caririaçu, na Região do Cariri.  Viveu a infância com os pais e sete irmãos no município de Assaré, e com 16 anos foi morar em Juazeiro do Norte.

O cearense é um dos mais folclóricos nomes da cultura popular nordestina. Tornou-se personagem de inúmeras anedotas por suas respostas ao ''pé da letra'', diretas e intempestivas.

O apelido, recebeu de uma vizinha que passou a chamá-lo de Calunga que, com o tempo foi reduzido para "Lunga". Casado com dona Carmelita Rodrigues Camilo, era pai de 13 filhos, dos quais, dois morreram.

"Causos"
Em entrevista veiculada na TV Verdes Mares em abril de 1996, um morador conta que o prefeito de Juazeiro do Norte precisou construir uma praça e avisou aos moradores das casas que retirassem os veículos, já que a praça fecharia o acesso às garagens. “Seu Lunga” cismou e disse que não retirava. O resultado é que o carro ficou “preso” na garagem, segundo o morador.

Perguntado pela repórter se o cometário era verdadeiro, ele respondeu: “Tudo no mundo tem jeito. O que não tem jeito é esse bando de desocupado que fica inventando estória e fazendo pergunta imbecil”. "O senhor é popular na cidade", pergunta o repórter? "Não. É que eu não gosto de pergunta imbecil e o povo gosta de fazer pergunta imbecil. Tem de pensar antes de falar. Eu não tenho esse jeito de falar bobagem e de ouvir besteira". A entrevista continua: "O senhor vende tudo aqui, não é, “Seu Lunga”?". O comerciante reponde de pronto:  "Não. O mundo não tem tudo, como é que você quer que eu venda tudo aqui na minha mercearia?"

Sobre os políticos, “Seu Lunga” também tinha opinião formada é não era das melhores. “No nosso Brasil tá faltando homem de fibra, de caráter, homem que faça as coisas de maneira honesta. Esse povo que está aí no poder, mandando, é de fazer vergonha”.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

HOMENAGEM EM VIDA - DETINHA DETY

Olá, pessoal:


Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não  somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?

Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO HOMENAGEM EM VIDA NO BLOG DO RENILTON SILVA.

A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA A DETINHA DETY

Aqui constam algumas fotos da Detinha Dety e um pouco de sua história:
 


Detinha Dety nasceu na cidade de Maceió - AL e atualmente reside em Campo Alegre. 
 
Estudante, uma jovem simples, educada, solidária, brincalhona e amiga, que sempre tenta atender a todos com respeito, atenção e dedicação.
 
É um grande exemplo de pessoa!

Detinha Dety é amiga também de nossa família e de todos.

Esta simples homenagem é para você, AMIGA DETINHA DETY, por ser uma das pessoas que procura tratar às pessoas com respeito e atenção.
  

Obrigado, amiga Detinha Dety!




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

DICA DE SAÚDE: Droga contra HIV trata doença que causa cegueira em idosos, diz estudo

Degeneração macular é uma das principais causas de cegueira no idoso.
Estudo em camundongos também revelou ação anti-inflamatória de droga.

Da France Presse
Montagem mostra imagem de pílula de antirretroviral sobre uma íris humana  (Foto: Bradley D. Gelfand/Science/Divulgação)Montagem mostra imagem de pílula de antirretroviral sobre uma íris humana (Foto: Bradley D. Gelfand/Science/Divulgação)
 
Uma pesquisa feita com cobaias demonstrou que uma categoria de antirretrovirais muito usada contra o HIV, vírus causador da Aids, também é eficaz contra a degeneração macular, uma das principais causas de cegueira no idoso.

Examinando a estavudina, assim como outros antirretrovirais da mesma classe usados contra o HIV, Benjamin Fowler, pesquisador da Universidade de Kentucky e um dos principais autores do estudo, descobriu que estes remédios neutralizavam um grupo de proteínas, denominado inflamassoma NLRP3.
Estudos anteriores mostraram que estas proteínas são responsáveis por inflamações que podem destruir as células da retina e contribuir para a degeneração macular.

Os autores deste novo estudo, publicado na revista "Science", descobriram também nos camundongos que estes antirretrovirais podiam impedir algumas inflamações do fígado e doenças causadas pela rejeição aos órgãos transplantados.

Estes pesquisadores consideram também que as virtudes anti-inflamatórias destes medicamentos contribuíram para seus efeitos terapêuticos contra o HIV.

A degeneração macular associada à idade é uma doença da retina que surge a partir dos 50 anos e evolui progressivamente, provocando perda da visão central.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Dilma adia anúncio de ministros

POLÍTICA. Nomes podem ser oficializados na próxima semana, após congresso votar mudança na LDO
 
Foto: UOL
Dilma teria adiado anúncio dos novos ministros para não envolvê-los com os problemas fiscais de 2014
Foto: UOL
Por: AGÊNCIA BRASIL COM AGÊNCIAS
 
Brasília – A presidenta Dilma Rousseff adiou o anúncio dos nomes de novos ministros, que seria feito ontem, após várias horas de expectativas, inclusive com manchetes no noticiário online de alguns jornais, com nomes que seriam indicados para as principais pastas da área econômica.

Segundo fontes do governo, a presidente teria decidido esperar a aprovação pelo Congresso da nova Lei de Diretrizes Orçamentárias, com a mudança que, na prática, elimina a meta de superávit e, assim, não envolver os novos ministros nos problemas fiscais de 2014, que levaram à necessidade dessa alteração.

A expectativa, agora, é a de que a indicação dos novos ministros aconteça na quarta ou quinta-feira que vem, a depender da votação do Congresso.

O mercado tinha expectativa de que fossem anunciados os postos que deverão ocupar Joaquim Levy, Alexandre Tombini e Nelson Barbosa.

O ex-secretário do Tesouro Nacional, Joaquim Levy se tornou a principal opção para o Ministério da Fazenda depois que Luiz Carlos Trabuco, diretor-presidente do Bradesco, declinou do convite para assumir a pasta. Caso isso se confirme, Nelson Barbosa deve assumir o Planejamento e Alexandre Tombini permanecerá onde está – na presidência do Banco Central.

Todos os três chegaram a ser cogitados para ocupar a Fazenda.

De acordo com a Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (Secom), não havia previsão oficial de que os nomes de parte do primeiro escalão de Dilma seriam divulgados ontem. Entre as dezenas de jornalistas presentes no comitê de imprensa do Planalto, a expectativa era de que o anúncio sairia.




FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

22 de Novembro: Dia do Músico


O Dia do Músico é comemorado todos os anos no dia 22 de Novembro

Esta data celebra os profissionais e artistas que criam, tocam e estudam as melodias e harmonias, que encantam a humanidade há milhares de anos. 

O Dia do Músico é comemorado no Dia de Santa Cecília, padroeira dos músicos e bastante reconhecida pelos católicos no Brasil. 

Origem do Dia do Músico (Dia de Santa Cecília)

Santa Cecília nasceu em Roma em meados do século III. A jovem costumava participar das missas do Papa Urbano e era bastante devota de Jesus Cristo. No entanto, um dia, sem saber, foi prometida por seu pai para se casar com Valeriano, um homem pagão. 

Diz a lenda que, na noite de núpcias, Cecília recusou-se a perder a virgindade e cantou para o esposo a beleza de manter a castidade. O canto de Cecília convenceu Valeriano a manter a esposa virgem. Na verdade, o marido se emocionou tanto que decidiu se converter ao catolicismo e sair da vida pagã. 

Lenda Grega sobre a Música

De acordo com a lenda grega, os deuses pediram para que Zeus criasse divindades que pudessem cantar em celebração às vitórias contra os Titãs. 

Zeus, atendendo aos pedidos, passou 9 noites de amor com Mnemosia, a deusa da memória, e nasceram 9 entidades. Entre as suas novas criações, estava Euterpe, a deusa da música, que formou par com Apolo, deus do Sol e da música, para louvar as vitórias dos outros deuses.





FONTE: CALENDARR BRASIL

Mensagem de Reflexão: Melhor Maneira



"A melhor maneira que o homem dispõe para se aperfeiçoar, é aproximar-se de Deus."




(PÍTAGORAS)

sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Hoje ao meio-dia estreia o site Celbycel


instagram.


Esse site é uma vitrine virtual, onde usuários anunciam smartphone e/ou celular, sendo que é somente um intermediário entre anunciantes. Toda a transação é feita entre os usuários.






Esse site será lançado hoje, 21 de novembro, às 12:00 horas


É totalmente gratuito.






Vale lembrar que foi desenvolvido por Rei Medeiros, um campo alegrense em parceria com Thomas Känzig, de Marechal Deodoro - AL.





Para encontrar no twitter é só procurar @celbycel e no instagram @celbycel

https://celbycel.com/

Desejamos boa sorte para seus criadores e usuários!









RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA


Mensagem de Reflexão: Vida






quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Jovem é atingido por raio

AGRESTE. Givaldo Berto de Lima foi se abrigar sob árvore durante chuva e acabou recebendo a descarga

Por: PATRÍCIA BASTOS - REPÓRTER
 
 
Arapiraca – Um jovem morreu depois de ser atingido por um raio, no município de Campo Alegre - AL na tarde de ontem. Segundo uma funcionária do hospital onde a vítima foi atendida, os moradores do município estão assustados com a quantidade de raios que vem caindo na região.

O agricultor Givaldo Berto de Lima, 21 anos, resolveu se abrigar debaixo de uma árvore, a margem da rodovia AL-220, para esperar a chuva passar e então voltar ao trabalho na roça. Por volta das 14h, quando a chuva estava muito forte, um raio atingiu a árvore e o agricultor, que caiu inconsciente.

O incidente aconteceu bem próximo ao hospital e, de acordo com a funcionária Sônia Madeiro, moradores da região foram até o local buscar socorro para a vítima. Uma ambulância foi acionada até o local e levou o agricultor à unidade de saúde, mas, de acordo com os médicos, não havia mais nada a ser feito, porque ele já estava morto.

“As pessoas já estavam muito assustadas com as chuvas, porque tem muito trovão e raio por aqui. Depois da morte do rapaz, todo mundo está chocado e com muito medo”, afirmou, ressaltando que, desde quando começou a trabalhar no hospital, a unidade nunca havia recebido paciente vítima de raio.






FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

A educação de hoje perpetua o racismo?

Quinta-feira, 20/11/2014, às 07:00, por Andrea Ramal



Foi necessário promulgar uma Lei (10.639/03), há pouco mais de dez anos, para que as escolas passassem a ensinar história e cultura afro-brasileira, incluindo temas como história da África e dos africanos, a luta dos negros no contexto brasileiro e sua contribuição nas diversas áreas da história e da cultura do Brasil.


Isso porque, embora sejamos um país em que a maioria da população é negra e parda, a história sempre foi ensinada com um viés eurocêntrico, em que os colonizadores são ousados, atravessam oceanos e, para levar adiante seus planos, tornam-se senhores de escravos. A ideia de escravidão é introduzida nas primeiras séries escolares com certo ar de naturalidade. O negro entra como objeto trazido à força de um continente “primitivo”; um ser sem passado nem vínculos sociais, que aceita de forma omissa e acomodada um destino desumano e humilhante. Como as crianças brasileiras podem sentir orgulho de suas origens e sua identidade com essa forma de descrever seus antepassados?


Nos livros didáticos, depois dos capítulos que falam da escravatura, os negros praticamente desaparecem dos textos, como se a história continuasse sem a sua participação. As imagens mais importantes são reservadas aos personagens brancos de cabelos louríssimos, como na capa da coleção “Infância Brasileira”, uma das mais adotadas na década de 60.


A imagem do negro no mundo do trabalho é muitas vezes desvalorizada de forma implícita. Uma conhecida cartilha escolar pede que o aluno escreva o nome das profissões e apresenta os desenhos de um menino branco vestido de médico, outro vestido de juiz e um menino negro em funções subalternas.


Reproduzindo o cenário sociocultural, o sistema de ensino também reserva ao negro, até em função de suas condições sociais e de renda, uma trajetória escolar incerta, na qual continuar estudando é uma conquista diária.


Assim, a educação contribui para reforçar o racismo, ora explícito ora velado, que existe na sociedade brasileira.


Porque foram educados, em casa e na escola, com narrativas que apresentam o negro como inferior e coadjuvante, muitos ainda hoje têm dificuldade de aceitar que ele possa chegar a altos níveis de formação ou que ocupe posições sociais importantes. É forte, em alguns grupos, o sentimento contra qualquer política de reparação da dívida social contraída nos tempos da escravidão.

Ações afirmativas como as cotas para as universidades ajudam a atenuar, ainda que de um jeito capenga, o abismo educacional forjado na época da colônia e que, se não fosse por força de lei, dificilmente seria superado neste século.

A Lei 10.639/03, sobre ensino de história e cultura afro-brasileira, é uma ruptura no ciclo educacional que perpetua o racismo. Propõe que as crianças aprendam uma nova história, mais realista e respeitosa, a partir de conteúdos sobre as lutas de libertação que o negro trava até os dias atuais, em busca dos seus direitos de cidadão.


A proposta ainda não foi totalmente tirada do papel, mas escolas e famílias deveriam levá-la a sério. Trazer para o debate os problemas raciais da sociedade, rejeitar o preconceito e ensinar as crianças a fazer o mesmo. Valorizar a diversidade e a igualdade. Ficar atentos aos materiais didáticos, verificando se incluem a valorização da cultura negra.


Esse resgate não interessa só aos negros, mas a todos os estudantes, porque os prepara para viver como cidadãos atuantes num país pluriétnico e multicultural e ajuda a desconstruir os mitos de inferioridade e superioridade entre culturas, valorizando a riqueza de uma de nossas marcas distintivas, a miscigenação. Não é suficiente para garantir que a população negra seja mais bem tratada na escola e na sociedade, mas é um passo para reduzir as injustiças e emancipar muitos jovens das lentes caducas com que aprenderam a ver o mundo.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Morre em São Paulo o ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos

Bastos foi internado na terça (18) para tratamento de fibrose pulmonar.
O ex-ministro morreu no Hospital Sírio-Libanês aos 79 anos.

Do G1 São Paulo

 
O advogado e ex-ministro da Justiça Márcio Thomaz Bastos, de 79 anos, morreu na manhã desta quinta-feira (20) no Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo. A informação foi confirmada pela equipe médica.

Bastos foi internado na terça-feira (18) para tratamento de descompensação de fibrose pulmonar, segundo boletim médico divulgado pelo hospital.

 Um dos advogados criminalistas mais influentes do país, Bastos foi convidado pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva para compor a equipe do primeiro mandato. Comandou o  Ministério da Justiça entre 2003 e 2007.

Mesmo depois de deixar o ministério, continuou em evidência ao atuar em casos de grande repercussão nacional. Atuou, por exemplo, no julgamento do processo do mensalão, no Supremo Tribunal Federal, em 2012. Na ocasião, defendeu o ex-vice-presidente do Banco Rural, José Salgado.

Durante o período do julgamento, entrou com reclamação contra o então presidente do STF, Joaquim Barbosa, questionando o fato de Barbosa não ter levado pedidos da defesa dos réus para análise do plenário do tribunal.

Também foi o responsável pela defesa do bicheiro Carlinhos Cachoeira, que responde a processo por suspeita de participação em esquema de jogos ilegais.

Bastos atuou ainda na defesa do médico Roger Abdelmassih, condenado a 278 anos de prisão por 48 ataques sexuais a 37 vítimas.

A acusação dos assassinos de Chico Mendes, do cantor Lindomar Castilho e do jornalista Pimenta Neves são outros trabalhos de repercussão nacional no currículo do ex-ministro. Em 2012, Bastos foi contratado pelo empresário Eike Batista para defender o filho Thor Batista, que respondia por um atropelamento.

O ex-ministro se formou na Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP) na turma de 1958.

Em  1990, após a eleição do presidente Fernando Collor, integrou o governo paralelo instituído pelo Partido dos Trabalhadores como encarregado do setor de Justiça e Segurança.  Em 1992, participou ao lado do jurista Evandro Lins e Silva da redação da petição que resultou no impeachment de Collor.

É fundador do movimento Ação pela Cidadania, juntamente com Severo Gomes, Jair Meneghelli e Dom Luciano Mendes de Almeida. É fundador do Instituto de Defesa do Direito de Defesa.






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

20 de Novembro - Dia Nacional da Consciência Negra

O Dia Nacional da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro, dia da morte de Zumbi dos Palmares, e reivindica essa figura histórica como símbolo de resistência.

Monumento a Zumbi dos Palmares em Salvador, Bahia*

O Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro, foi instituído oficialmente pela lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011. A data faz referência à morte de Zumbi, o então líder do Quilombo dos Palmares – situado entre os estados de Alagoas e Pernambuco, na região Nordeste do Brasil. Zumbi foi morto em 1695, na referida data, por bandeirantes liderados por Domingos Jorge Velho. Maiores informações podem ser consultadas no texto História do Quilombo de Palmares.

A data de sua morte, descoberta por historiadores no início da década de 1970, motivou membros do Movimento Negro Unificado contra a Discriminação Racial, em um congresso realizado em 1978, no contexto da Ditadura Militar Brasileira, a elegerem a figura de Zumbi como um símbolo da luta e resistência dos negros escravizados no Brasil, bem como da luta por direitos que seus descendentes reivindicam.

Com a redemocratização do Brasil e a promulgação da Constituição de 1988, vários segmentos da sociedade, inclusive os movimentos sociais, como o Movimento Negro, obtiveram maior espaço no âmbito das discussões e decisões políticas. A lei de preconceito de raça ou cor (nº 7.716, de 5 de janeiro de 1989) e leis como a de cotas raciais, no âmbito da educação superior, e, especificamente na área da educação básica, a lei nº 10.639, de 9 de janeiro de 2003, que instituiu a obrigatoriedade do ensino de História e Cultura Afro-brasileira, são exemplos de legislações que preveem certa reparação aos danos sofridos pela população negra na história do Brasil.

A figura de Zumbi dos Palmares é especialmente reivindicada pelo movimento negro como símbolo de todas essas conquistas, tanto que a lei que instituiu o dia da Consciência Negra foi também fruto dessa reivindicação. O nome de Zumbi, inclusive, é sugerido nas Diretrizes Curriculares Nacionais para Educação das Relações Étnico-Raciais e para o Ensino de História e Cultura Afro-Brasileira e Africana como personalidade a ser abordada nas aulas de ensino básico como exemplo da luta dos negros no Brasil. Essa sugestão orienta-se por uma das determinações da lei Nº 10.639, que diz no Art. 26-A, parágrafo 1º: “O conteúdo programático a que se refere o caput deste artigo incluirá o estudo da História da África e dos Africanos, a luta dos negros no Brasil, a cultura negra brasileira e o negro na formação da sociedade nacional, resgatando a contribuição do povo negro nas áreas social, econômica e política pertinentes à História do Brasil.”

A despeito da comemoração do Dia da Consciência Negra ser no dia da morte de Zumbi e do que essa figura histórica representa enquanto símbolo para movimentos sociais, como o Movimento Negro, há muita polêmica no âmbito acadêmico em torno da imagem de Zumbi e da própria história do Quilombo dos Palmares. As primeiras obras que abordaram esse acontecimento histórico, como as de Edison Carneiro (O Quilombo dos Palmares, Rio de Janeiro: Editora Civilização Brasileira, 3a ed., 1966), de Eduardo Fonseca Jr. (Zumbi dos Palmares, A História do Brasil que não foi Contada. Rio de Janeiro: Soc. Yorubana Teológica de Cultura Afro-Brasileira, 1988) e de Décio Freitas (Palmares, a guerra dos escravos. Porto Alegre: Movimento, 1973), abriram caminho para a compreensão da história da fundação, apogeu e queda do Quilombo dos Palmares, mas, em certa medida, deram espaço para o uso político da figura de Zumbi, o que, segundo outros historiadores que revisaram esse acontecimento, pode ter sido prejudicial para a veracidade dos fatos.

Um dos principais historiadores que estudam e revisam a história do Quilombo dos Palmares atualmente é Flávio dos Santos Gomes, cuja principal obra é De olho em Zumbi dos Palmares: História, símbolos e memória social (São Paulo: Claro Enigma, 2011). Flávio Gomes procurou, nessa obra, realizar não apenas uma revisão dos fatos a partir do contato direto com as fontes do século XVI e XVII, mas também analisar o uso político da imagem de Zumbi. Segundo esse autor, o tio de Zumbi, Ganga Zumba, que chefiou o quilombo e, inclusive, firmou tratados de paz com as autoridades locais, acabou tendo sua imagem diminuída e pouco conhecida em razão da escolha ideológica de Zumbi como símbolo de luta dos negros.

Além dessa polêmica, há também o problema referente à própria estrutura e proposta de resistência dos quilombos no período colonial. Historiadores como José Murilo de Carvalho acentuam que grandes quilombos, como o de Palmares, não tinham o objetivo estrito de apartar-se completamente da sociedade escravocrata, tendo o próprio Quilombo dos Palmares participado do tráfico e do uso de escravos. Diz ele, na obra Cidadania no Brasil: “Os quilombos que sobreviviam mais tempo acabavam mantendo relações com a sociedade que os cercava, e esta sociedade era escravista. No próprio quilombo dos Palmares havia escravos”. (CARVALHO, José Murilo de. Cidadania no Brasil. O longo Caminho. 3ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2002. p. 48).

As polêmicas partem de indagações como: “Se Zumbi, que foi líder do Quilombo de Palmares, possuía escravos negros, a noção de luta por liberdade nesse contexto era bem específica e não pode colocá-lo como símbolo de resistência contra a escravidão”. A própria história da África e do tráfico negreiro transatlântico revela que grande parte dos escravos que a coroa portuguesa trazia para o Brasil Colônia era comprada dos próprios reinos africanos que capturavam membros de reinos ou tribos rivais e vendiam-nos aos europeus. Essa prática também ressoou, como atestam alguns historiadores, em dada medida, nos quilombos brasileiros.

Nesse sentido, a complexidade dos fatos históricos nem sempre pode adequar-se a anseios políticos. Os estudos históricos precisam dar conta dessa complexidade e fornecer elementos para compreender o passado e sua relação com o presente. Entretanto, esse processo precisa ser cuidadoso. O uso de datas comemorativas como marcos de memória suscita esse tipo de polêmica, que deve ser pensada e discutida criteriosamente, sem prejuízo nem das reivindicações sociais e, tampouco, da veracidade dos fatos.




Por Me. Cláudio Fernandes
BRASIL ESCOLA

Mensagem de Reflexão: Guerra

Guerra




A guerra acaba se você quiser.



(AUTOR NÃO REVELADO)

quarta-feira, 19 de novembro de 2014

Miss Honduras Mundo 2014 e irmã são achadas mortas

Corpos foram encontrados em aldeia pela polícia.
Namorado de irmã de miss foi preso por envolvimento com o crime.

Do G1, em São Paulo
Foto sem data mostra  Maria Jose Alvarado, Miss Honduras Mundo 2014; jovem e sua irmã desapareceram na última quinta-feira (13) (Foto: AFP) 
Foto sem data mostra Maria Jose Alvarado, Miss Honduras Mundo 2014; jovem e sua irmã desapareceram na última quinta-feira (13) (Foto: AFP)
 
A Miss Honduras Mundo 2014, María José Alvarado, e sua irmã Sofía Trinidad, desaparecidas desde o dia 13 novembro no país, foram encontradas mortas nesta quarta-feira (19), informaram as autoridades locais.

"Podemos confirmar que são os corpos das duas jovens", indicou o chefe da polícia local, Leandro Osorio, acrescentando que o assassino é Plutarco Ruiz, namorado de Sofia Trinidad. Ele foi preso nesta terça-feira (18). "Temos o autor deste crime hediondo, o Sr. Plutarco Ruiz. Com ele encontramos a arma do crime e o veículo utilizado para transportar os corpos", ressaltou.

O crime foi cometido na noite do sequestro, na quinta-feira da semana passada.

Osorio explicou que os corpos foram encontrados na área da aldeia de Cablotal, no município de Arada, Santa Barbara, às margens do rio Aguagual.

Osorio acredita que há mais pessoas envolvidas no crime, que teriam tentado limpar a cena e que estão sendo investigados.

Ele ressaltou que "as unidades de investigação do Estado criaram uma frente comum para lidar com o crime abominável, que causou comoção em todo o país" e que os corpos ainda não haviam sido removidos.

A polícia também capturou Aris Valentín Maldonado, em Santa Bárbara, para averiguar sua relação com o caso, acrescentou Torres, que esclareceu que mais prisões podem acontecer.

María José e Sofia Trinidad estiveram na última quinta em uma festa em Santa Bárbara para comemorar o aniversário de Plutarco, que é acusado junto com Maldonado pelo crime de cárcere privado, disse o chefe policial.

A jovem deveria viajar para Londres na quarta-feira para o concurso de Miss Mundo, mas seu desaparecimento impediu a participação de Honduras.

Honduras tem a maior taxa de homicídios do mundo, 79 para cada 100 mil pessoas, segundo o Observatório da Violência da Universidade Nacional.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Campo alegre realizou ato cívico em comemoração ao Dia da Bandeira Nacional




Para celebrar o símbolo da pátria brasileira, nesta quarta-feira 19, Dia da Bandeira Nacional, a Prefeitura de Campo Alegre - AL realizou o hasteamento dos pavilhões em Ato Cívico realizado em frente à sede dos poderes Executivo e Legislativo Municipal.

O hasteamento aconteceu às 11 da manhã respeitando a legislação e o horário de Brasília, (§ 1º Normalmente faz-se o hasteamento às 8 horas e o arriamento às 18 horas. § 2º No dia 19 de novembro, Dia da Bandeira, o hasteamento é realizado às 12 horas horário de Brasília, com solenidades especiais).

Participaram da homenagem, estudantes das escolas municipais, alunos da Guarda Mirim, atletas da Escolinha de Futebol Campoalegrense, a secretária de educação Maria Josineide Granja, o secretário de administração gestão e Planejamento, José Antônio Ferreira (Toinho), o secretário de Cultura Carlos Olodum, o secretário de Articulação Política José Benderlack Roberto (Lakinho), O secretário de Agricultura Leonardo Monteiro, o secretário de Esportes Alvinho Guimarães, os vereadores, José Correia (Jura), Alan do Lucinho, Arquelino Cesar, Benedito Roberto, Josevan Batista, G Correia, Rejane Santos, Kelyn Raffaella, Jeane Santos, equipe técnica da Secretaria de Educação, professores e diretores de escolas municipais.

Na ocasião o secretário de Cultura Carlos Olodum parabenizou o município pela iniciativa que realizou pelo segundo ano consecutivo o ato em comemoração ao Dia da Bandeira, um ato cívico e de patriotismo.

A comemoração do Dia da Bandeira passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Em 19 de novembro daquele mesmo ano fora instituída a bandeira republicana.

O símbolo
A bandeira do Brasil é representada em suas cores pelas belezas e as riquezas do país. O verde representa as florestas; o amarelo, o ouro que existia, principalmente em Minas Gerais e o azul, que lembra seus rios e mares.

As estrelas representam cada um dos estados, além do Distrito Federal. 

Estão representadas as constelações do Cruzeiro do Sul, representado estados como São Paulo e Rio de Janeiro, o Escorpião, com Paraíba, Sergipe e outros. O Paraná está no Triângulo Austral, juntamente com Santa Catarina e Rio Grande do Sul. E acima da frase “Ordem e Progresso”, apenas a estrela do Pará, conhecida como Spica – Alfa da Virgem.

Curiosidades sobre a bandeira

- A Bandeira do Brasil deve ser a primeira a chegar ao topo do mastro e a última a descer.

- Quando uma bandeira brasileira fica velha, suja ou rasgada, deve ser imediatamente substituída por uma nova. A bandeira velha deve ser recolhida a uma unidade militar, que providenciará a queima da mesma no dia 19 de novembro.

- Caso a bandeira fique hasteada no período noturno, ela deve ser iluminada.





FONTE: SITE DA PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE - AL

Patrícia Poeta é punida na Globo e vai para a 'geladeira' da emissora

Declaração da apresentadora sobre o “Jornal Nacional” não pegou bem no canal (Divulgação/TV Globo)

Apesar de Patrícia Poeta, 38, comentar durante a sua despedida do "Jornal Nacional" que já começaria a trabalhar no projeto de um programa de variedades para comandar em 2015, os planos da Globo não são bem esses.

De acordo com o site “Notícias da TV”, uma fonte da emissora garantiu que a jornalista passará por uma temporada na “geladeira” do canal. Isso significaria que o seu novo programa, caso saia mesmo do papel, só estreará no segundo semestre do próximo ano.

A apresentadora receberá essa espécie de "castigo" porque ao pedir para deixar o telejornal, ela justificou que a atração limitava o seu crescimento, o que foi visto como uma ingratidão e afronta.

Ainda segundo o veículo, Patrícia solicitou desligamento do “Jornal Nacional” pouco antes da Copa do Mundo por causa do desgaste com seu colega de bancada, William Bonner, 51. Com o desempenho nas entrevistas com presidenciáveis considerado abaixo do esperado, ela selou de vez a sua saída do telejornal. A global foi substituída por Renata Vasconcellos, 42.






FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Menino de 3 anos e 70 kg é avaliado por 8 profissionais, no ES

Após resultado negativo para síndrome, médicos não sabem o que ele tem.
Ele deverá permanecer na Grande Vitória por 30 dias para novos exames.

Do G1 ES

O menino Misael, que pesa mais de 70 kg com apenas três anos, passará por uma nova série de exames para tentar descobrir o que faz com que ele engorde tanto. Segundo o pai da criança, Manoel Abreu, depois que o resultado deu negativo para a síndrome de Prader Willi, médicos estão avaliando outras possibilidades. Na noite desta segunda-feira (17), o menino passou pelo exame de polissonografia, que avalia o sono, mas o resultado sai no dia 2 de dezembro. Uma equipe médica, formada por oito profissionais, vai acompanhar a saúde da criança por 30 dias. Nesse tempo, a família, que é de Cachoeiro de Itapemirim, no Sul do estado, vai ficar na casa de amigos, na  Grande Vitória. "Teremos que recomeçar do zero", comentou o pai.

Misael nasceu com 3,750 kg, peso considerado normal, mas, segundo a mãe, Josiane de Jesus, ele começou a engordar desde os primeiros meses de vida. O menino foi atendido por uma endocrinologista e encaminhado para uma geneticista, que orientou que fosse realizado um exame para constatar a chamada síndrome de Prader Willi. No entanto, a família da criança não tinha condições de pagar o exame, que custa mais de R$ 1 mil, que foi feito com a ajuda do governo. Apesar disso, a síndrome não foi identificada em Misael.

De acordo com Manoel, uma nova bateria de exames será realizada e a esperança é que o diagnóstico não demore a sair. "Teremos que recomeçar do zero. Já estamos nos processos de coleta de sangue, controle de taxas. Ele também está fazendo exercícios na piscina", contou.

Para ajudar a criança, a nutricionista Carla Mancilha mobilizou uma equipe de oito profissionais que farão uma grande avaliação do menino. No grupo estarão cardiologista, endocrinologista, psiquiatra, geneticista, psicólogo, neurologista, ortopedista, além dela, como nutricionista.

Menino de 3 anos e 70 kg é avaliado por 8 profissionais, no Espírito Santo (Foto: Reprodução/TV Gazeta)Menino de 3 anos e 70 kg é avaliado por 8 profissionais (Foto: Reprodução/TV Gazeta)

"São vários fatores que levam a obesidade, e por isso precisamos de uma equipe multidisciplinar para fazer a avaliação dele. Um endocrinologista infantil vai verificar toda a parte hormonal, se ele tem alguma outra síndrome. Um psiquiatra vai avaliar e solicitar laudos de neurologista para saber se ele tem algum transtorno psíquico. Uma psicóloga vai fazer o acompanhamento da família e do Misael, de como lidar com a criança, já que também se trata de um problema comportamental. Ele também vai precisar de acompanhamento com ortopedista. A geneticista vai verificar se ele realmente não tem nenhuma doença genética, e também um cardiologista fará uma avaliação. Então vamos precisar de todos esses profissionais trabalhando juntos para chegar a um diagnóstico e a um tratamento", explicou.

Para Carla, o resultado negativo para a síndrome de Prader Willi não é ruim, já que a doença não tem cura. Ela acredita que a obesidade de Misael não é provocada por uma única doença, mas é consequência de maus hábitos alimentares.

"Foi feita uma coleta de hábitos alimentares e o histórico familiar. Então pode sim que um simples hábito errado tenha levado o Misael a obesidade. E a gente sabe que esse sobrepeso pode levar a outras doenças, como problemas no coração, no fígado e nos rins. Não foi descartado que pode se tratar de uma única doença, mas com certeza o fator familiar contribui para o obesidade de Misael. O pai e a irmã mais velha dele têm sobrepeso e a mãe é obesa", disse.

A mãe contou que está disposta a mudar de vida. "Tudo o que eu tiver que fazer para ajudar meu filho, eu vou fazer. Até mesmo fazer exercícios físicos", falou Josiane.

Nutricionista acredita que histórico familiar de Misael contribui para a obesidade (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Nutricionista acredita que histórico familiar de Misael contribui para a obesidade (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)


Polissonografia
Quem acompanhou o menino no exame de avaliação do sono foi o pai que explicou que o filho não dormiu bem, mas que isso já era esperado pela família. Por conta do excesso de peso, a criança tem dificuldades em respirar quando está deitado e por isso não consegue ter uma boa noite de sono.

"Ele já não dorme bem por causa da dificuldade de respiração e os equipamentos que foram colocados nele para fazer o exame o incomodaram mais ainda", contou

Misael (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Misael (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
 
Exercícios na piscina
Enquanto permanecer na Grande Vitória, Misael vai fazer exercícios em uma piscina de água quente, com orientação do fisioterapeuta Pablo Pompermayer. "Na piscina vamos conseguir promover atividades com segurança. Tendo em vista que ele não tem aptidão física para fazer exercícios em solo, escolhemos a piscina, pois assim ele não sofrerá impacto e ainda ficará com as articulações protegidas. Ainda assim ele vai gastar muitas calorias, o que vai resultar em emagrecimento para ele.

Para o fisioterapeuta, o envolvimento da família em todo o tratamento é muito importante. "Vamos ajudar a mudar o comportamento da família toda. Inclusive vamos convidar a mãe dele para participar do plano de exercícios junto com ele", disse.

Síndrome
No dia 29 de setembro, a criança realizou o exame que detectaria a síndrome de Prader Willi, possível doença de Misael segundo os médicos. Mas, o resultado deu negativo.

"A reação nossa foi de tristeza, porque agora estamos mais preocupados ainda. Estávamos tranquilos, porque se fosse a síndrome, já ia entrar em tratamento. Agora voltamos à estaca zero, vamos ter que fazer exames de novo, começar tudo de novo. Não sabemos que médico procurar. E ele está em uma situação muito difícil, já engordou mais, está muito agitado e a respiração está ruim”, disse o pai do menino no dia que soube o resultado.

Mãe diz que não consegue matricular Misael em creche por causa do tamanho dele (Foto: Wallace Hool/ GZ)Misael passará por mais um série de exames para descobrir a causa da obesidade (Foto: Wallace Hool/ GZ)
 
 
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Polícia prende 2 homens por sumiço de Miss Honduras e sua irmã

Namorado de irmã de miss, também desaparecida, está entre os presos.
María José Alvarado sumiu na última quinta no oeste do país.

Da EFE
Foto sem data mostra  Maria Jose Alvarado, Miss Honduras Mundo 2014; jovem e sua irmã desapareceram na última quinta-feira (13) (Foto: AFP) 
Foto sem data mostra Maria Jose Alvarado, Miss Honduras Mundo 2014; jovem e sua irmã desapareceram na última quinta-feira (13) (Foto: AFP)
 
A polícia de Honduras prendeu nesta terça-feira (18) dois homens suspeitos de envolvimento no desaparecimento da Miss Honduras Mundo 2014, María José Alvarado, e sua irmã, Sofia Trinidad, na última quinta-feira (13) na região oeste do país, informou uma fonte policial.

Antonio Ruiz Plutarco, de 28 anos, namorado de Sofia Trinidad, foi detido durante uma batida policial no município de San Vicente, no departamento (estado) de Santa Bárbara, disse aos jornalistas o chefe de polícia local, José Casco Torres.

A polícia também capturou Aris Valentín Maldonado, em Santa Bárbara, para averiguar sua relação com o caso, acrescentou Torres, que esclareceu que mais prisões podem acontecer.

A mãe das irmãs Alvarado, Teresa Muñoz, pediu que as autoridades investigassem Ruiz, já que ele foi uma das últimas pessoas que teve contato com suas filhas antes do desaparecimento.

María José e Sofia Trinidad estiveram na última quinta em uma festa em Santa Bárbara para comemorar o aniversário de Plutarco, que é acusado junto com Maldonado pelo crime de cárcere privado, disse o chefe policial.

Mais cedo, o titular da Direção Nacional de Investigação Criminal (DNIC), Leandro Osorio, disse que a hipótese de sequestro foi descartada, pois não houve contato com a família e "ninguém pediu dinheiro de resgate".






FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

19 de novembro: Dia da Bandeira

A comemoração do dia da bandeira se constituiu como mais um elemento simbólico da construção da identidade nacional brasileira, o dia da bandeira simboliza a nação brasileira.

 

 A atual bandeira do Brasil foi inspirada na bandeira do período imperial

 

No dia 19 de novembro comemora-se o Dia da Bandeira do Brasil, essa comemoração passou a fazer parte da história do país após a Proclamação da República, no ano de 1889. Com o fim do período Imperial (1822-1889), a bandeira desenhada por Jean Baptiste Debret, que representava o império, foi substituída pelo desenho de Décio Vilares.

A substituição da bandeira imperial por uma bandeira republicana representa as mudanças que o Brasil passava naquele momento: mudanças na forma de governo e de governar, do regime imperial para uma república federativa. Além disso, a nova bandeira representava a simbologia que estava agregada ao republicanismo, como a ideia de um Estado-nação, o patriotismo e o surgimento do sentimento nacionalista, ou seja, a construção identitária do povo brasileiro, a identidade nacional.

As bandeiras não são restritas a serem simbologias somente do Estado-nação, ou de algum país, mas existem bandeiras que representam diversas regiões que integram o país e diferentes instituições e esferas sociais. Existem bandeiras que simbolizam times de futebol, torcidas organizadas, cidades, Estados, instituições religiosas e governamentais como cidades, exército, além das instituições comerciais, bandeira de uma empresa.  

Temos notícias de que as primeiras bandeiras foram visualizadas na antiguidade, eram utilizadas nos exércitos como meio de reconhecimento entre os diversos soldados. Atualmente, no mundo contemporâneo, todo Estado-nação possui uma bandeira nacional que representa e dá unidade à nação, ou seja, unifica diferentes povos. Dessa maneira, a instituição da comemoração do dia da bandeira acrescentou mais um elemento simbólico na construção da identidade nacional.




Leandro Carvalho
Mestre em História
BRASIL ESCOLA

 

Setor de serviços de Alagoas cresce 5,3%

AVANÇO. No acumulado do ano, o segmento tem alta de 5,4%

Por: CARLOS NEALDO - EDITOR DE ECONOMIA
 
 
 
A receita do setor de serviços de Alagoas registrou crescimento nominal de 5,3% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado, segundo dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS) divulgada ontem, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O resultado foi superior ao observado em agosto, quando a receita teve alta de 1,3%.

No ano, o setor de serviços alagoano registra crescimento de 5,4% na receita nominal. Ainda segundo os dados do IBGE, nos últimos doze meses, esse crescimento é de 6,1%. Em termos regionais, o desempenho do setor de serviços de Alagoas ficou em quinto lugar, à frente de Pernambuco (que registrou crescimento de 3,8%), Sergipe (alta de 2,2%), Piauí (+1,4%) e Rio Grande do Norte (+1,0%). O Ceará encabeça ranking no Nordeste, com um crescimento nominal de 11,8% (o segundo maior do País, atrás apenas do Distrito Federal, que cresceu 20,6% em setembro, na comparação com o mesmo mês do ano passado. Maranhão aparece em segundo lugar na região, com alta de 10,5%, seguido da Paraíba (+8,9%) e Bahia (8,2%).

Em nível nacional, o setor de serviços voltou a acelerar em setembro, puxado por uma recuperação nos segmentos de informação e transportes. A receita nominal aumentou 6,4% em relação ao mesmo mês de 2013, o IBGE. 






FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS