segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Culto com velas representando vítimas marca volta às aulas na UFSM



Felipe Truda Do G1 RS, em Santa Maria 

 Velas foram acessas em memória aos 237 mortos no incêndio (Foto: Felipe Truda/G1)
Velas foram acessas em memória aos 237 mortos no incêndio (Foto: Felipe Truda/G1)

Um culto ecumênico na manhã desta segunda-feira (4) marcou a volta às aulas na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Alunos e professores tentam retomar a rotina após o incêndio da boate Kiss no último domingo (27). A tragédia matou 237 pessoas. Durante o ato, 116 velas foram acesas, uma para cada aluno da universidade que perdeu a vida.

(Correção: Ao ser publicada, esta reportagem errou ao informar que 117 velas haviam sido acesas para as vítimas da UFSM. A informação partiu do padre que celebrou a missa. Segundo a assessoria de imprensa da UFSM, foram 116. A informação foi corrigida às 13h17).

"É um momento de orar pela universidade. Quem sabe todos nós tenhamos a consciência da solidariedade e do respeito, e a partir deste fato lamentável tenhamos ainda mais esta consciência", disse o padre Francisco Bianchin, capelão da UFSM.

 Velas acesas lembraram vítimas do incêndio (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)
Velas acesas lembraram vítimas do incêndio
(Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)

A cerimônia, que começou por volta das 9h20, é o primeiro ato no local depois de uma semana sem aulas desde o incêndio. Antes do culto, alunos fizeram uma caminhada silenciosa pelo campus. Durante a celebração religiosa, organizada no Espaço Multiuso da UFSM, uma mensagem do Papa Bento XVI foi lida.

Representantes das religiões católica, luterana, protestante e judaica participaram do culto. Na celebração, uma vela foi acesa para cada uma das vítimas da tragédia.

Ainda abalados pela tragédia, alunos terão o acompanhamento de uma equipe de psicólogos, psiquiatras, enfermeiros e assistentes sociais. Outro medida tomada foi a flexibilização das avaliações e presença em sala de aula para os alunos que não estiveram em boas condições psicológicas e emocionais.

A partir desta semana, a universidade também começa a discutir ajustes no calendário acadêmico. Em razão da greve dos professores no ano passado, o término do segundo semestre de 2012 estava previsto para o dia 2 de março. Ainda não há definição se esse prazo será mantido após os cinco dias de luto oficial decretados pela tragédia.

 Durante o culto ecumênico, familiares e amigos seguram velas lembrando as 237 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)
Durante o culto ecumênico, familiares e amigos seguram velas lembrando as 237 vítimas do incêndio na boate Kiss, em Santa Maria. (Foto: Wesley Santos/Estadão Conteúdo)

Entenda

O incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, região central do Rio Grande do Sul, deixou 237 mortos na madrugada do último domingo (27). O fogo teve início durante a apresentação da banda Gurizada Fandangueira, que fez uso de artefatos pirotécnicos no palco. De acordo com relatos de sobreviventes e testemunhas, e das informações divulgadas até o momento por investigadores:

- O vocalista segurou um artefato pirotécnico aceso.
- Era comum a utilização de fogos pelo grupo.
- A banda comprou um sinalizador proibido.
- O extintor de incêndio não funcionou.
- Havia mais público do que a capacidade.
- A boate tinha apenas um acesso para a rua.
- O alvará fornecido pelos Bombeiros estava vencido.
- Mais de 180 corpos foram retirados dos banheiros.
- 90% das vítimas fatais tiveram asfixia mecânica.
- Equipamentos de gravação estavam no conserto.

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO















Nenhum comentário:

Postar um comentário