sábado, 18 de agosto de 2018

Morre Kofi Annan, ex-secretário-geral da ONU e Nobel da Paz



Ganense morreu aos 80 anos nesta madrugada em um hospital em Berna, na Suíça. Ele foi o primeiro negro a assumir o cargo de chefe da ONU. Ainda não foi revelado a causa da morte.

Morreu neste sábado (18), aos 80 anos, Kofi Annan, ex-secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e Prêmio Nobel da Paz.

Annan, de nacionalidade ganense, morreu durante esta madrugada em um hospital em Berna, na Suíça, informou a fundação Kofi Annan nas redes sociais.

"É com imensa tristeza que a família Annan e a Fundação Kofi Annan anunciam que Kofi Annan, ex-Secretário Geral das Nações Unidas e Prêmio Nobel da Paz, faleceu pacificamente neste sábado (18) após uma breve doença. Sua esposa Nane e seus filhos Ama, Kojo e Nina estavam ao seu lado durante seus últimos dias".

A causa da morte ainda não foi divulgada.

Kofi Annan foi o primeiro negro a assumir o cargo de chefe da ONU, onde ficou por dois mandatos, de 1997 a 2006.

Economista, educado nos Estados Unidos e na Suíça, no comando da ONU tratou de temas até então considerados periféricos: a pobreza, o drama dos refugiados, o subdesenvolvimento e a Aids.

Ele também serviu como enviado especial da ONU na Síria, e liderou esforços para encontrar uma solução pacífica para o conflito.

"Eu sou um otimista obstinado. Eu nasci otimista e vou permanecer otimista", disse Anan, durante uma entrevista à BBC em abril deste ano.

O atual secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, escolhido por Annan para chefiar a agência de refugiados da ONU, conta em um comunicado o que ele representava para a organização.

“De muitas maneiras, Kofi Annan era as Nações Unidas. Ele subiu nas hierarquias para liderar a organização no novo milênio com inigualável dignidade e determinação ”, disse.



G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Tite convoca Seleção com Paquetá, Pedro, Dedé e Everton para amistosos



Ciclo novo, novas caras. O técnico Tite fez jus à expectativa de novidades na seleção brasileira e divulgou a primeira convocação depois da Copa do Mundo na manhã desta sexta-feira, para os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador, com jovens jogadores e nomes que não vinham aparecendo nas últimas listas, alguns inéditos. Dentre os quais Lucas Paquetá, Hugo, Dedé, Felipe, Fabinho, Andreas Pereira e Everton.

A seleção brasileira enfrenta Estados Unidos e El Salvador nos dias 7 e 11 de setembro, respectivamente. Ambos os jogos serão realizados nos EUA, em Nova Jersey e Washington, respectivamente.

Ao lado de Edu Gaspar, coordenador de seleções da CBF, Tite anunciou a convocação na sede da entidade na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Antes da lista, no entanto, ficaram definidos dois pontos importantes:

·                   O goleiro Ederson, do Manchester City, seria convocado, mas ficou fora por "motivos pessoais".
·                   Para não prejudicar no Brasileiro e nas semifinais da Copa do Brasil, apenas um titular por clube brasileiro foi convocado.



- Procurei ser o mais justo possível. Minha responsabilidade é com a Seleção, mas também tenho que olhar o outro lado. Tentei equilibrar isso chamando apenas um de cada grupo. Eu tenho que dar a oportunidade aos atletas que merecem isso. Colocamos esse critério. Talvez forçar a convocação de um atleta do Palmeiras deixasse tudo igual, mas não quis deixar de dar a oportunidade ao Fred, por exemplo - explicou.

- Procuro ser educado e ético, mas não politicamente correto. Eu começo a olhar por essa ótica. O Fabinho tem seis Champions. É a oportunidade. Dedé arrebentou em dois jogos, está em um ótimo momento. Arthur, por si só, havia sido convocado, retoma um padrão para dar continuidade. O Andreas foi muito utilizado na base, tem dupla cidadania. Ele belga, os pais brasileiros. Jogando no United em alto nível. É o momento para a oportunidade - completou ele.

O Flamengo teve dois jogadores na lista. É que Hugo, de 19 anos, titular dos juniores da equipe rubro-negra, e sua convocação, no entendimento da comissão técnica da Seleção, não causará prejuízo à equipe carioca. Os outros brasileiros que vão ceder jogadores são Cruzeiro (Dedé), Corinthians (Fagner), Fluminense (Pedro) e Grêmio (Everton).

O Palmeiras foi o único semifinalista da Copa do Brasil sem representante na lista. Flamengo, Cruzeiro e Corinthians dificilmente terão seus respectivos jogadores no primeiro jogo, marcado para 12 de setembro, dia seguinte aos amistoso contra El Salvador em Washington.

Outra grande novidade é a presença de Andreas Pereira. Filho de brasileiros, mas nascido na Bélgica, o volante de 22 anos do Manchester United jamais havia sido convocado por ambas as seleções principais.
Os amistosos contra Estados Unidos e El Salvador fazem parte da preparação para a Copa América no Brasil, que acontece nos meses de junho e julho do ano que vem. As próximas convocações já tem data para acontecer: dias 21 de setembro e 26 de outubro.

Confira a lista:
·                   Goleiros: Alisson (Liverpool), Hugo (Flamengo), Neto (Valencia).
·                   Defensores: Alex Sandro (Juventus), Dedé (Cruzeiro), Fabinho (Liverpool), Fagner (Corinthians), Felipe (Porto), Filipe Luís (Atlético de Madrid), Marquinhos (PSG), Thiago Silva (PSG).
·                   Meio-campistas: Andreas Pereira (Manchester United), Arthur (Barcelona), Casemiro (Real Madrid), Fred (Manchester United), Lucas Paquetá (Flamengo), Philippe Coutinho (Barcelona), Renato Augusto (Beijing Guoan).
·                   Atacantes: Douglas Costa (Juventus), Everton (Grêmio), Roberto Firmino (Liverpool), Neymar (PSG), Pedro (Fluminense), Willian (Chelsea).

FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO




sexta-feira, 17 de agosto de 2018

Escola Miguel Matias, de Campo Alegre, realiza Gincana em homenagem aos Estudantes
































































































































Na última quinta-feira, 16 de agosto e nesta sexta-feira, 17 de agosto de 2018, a Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, em Campo Alegre - AL, realizou no pátio da referida instituição, a Gincana do Estudante: ''Somos fortes, quando estamos juntos'', nos horários matutino e vespertino, com turmas de alunos(as), dos 1ºs aos 5ºs Anos. Foram muitas apresentações e tarefas que despertaram a criatividade e participação de alunos e professores, numa competição respeitosa.

Quinta-feira, 16 de agosto, a Gincana foi para alunos dos 1ºs aos 3ºs anos. Nesta sexta-feira, 17/08, foi a vez dos alunos dos 4ºs aos 5ºs anos da Educação Básica. Nesses dois dias, todos participaram respeitavelmente.

Grito de guerra e coreografias. Casal que representou o mais belo estudante da sala. Quem sabe faz ao vivo - cantar uma música ao vivo. Alunos caracterizados de Michael Jackson. Montagem de quebra-cabeça. Montar o alfabeto no menor tempo possível. Organizar os números de 1 a 20 na sequência correta. Confeccionar um objeto com material reciclável. A múmia saindo da tumba - Enrolar uma criança com papel higiênico no menor tempo possível. Um clip musical sob orientação de escolha do professor. Imitação do personagem Zé Bonitinho, do ator Jorge Loredo. Paródia em homenagem ao estudante. Encenação de uma situação onde apresente a força do trabalho em equipe. Tarefas surpresas e muito mais.

Esse grande momento foi em homenagem ao 11 de Agosto - Dia do Estudante. 

O dia do estudante é comemorado em 11 de agosto, e surgiu oficialmente no ano de 1927, cem anos após a criação dos primeiros cursos superiores no Brasil.

Estudar não é tarefa fácil. Requer muita dedicação, é cansativo e deve ser visto como uma atividade de grande responsabilidade e compromisso. 

O estudo leva os estudantes ao crescimento saudável, a aprender a conviver com outras pessoas, a aceitar regras de boa convivência, além de dar-lhes conhecimentos para a vida, como a leitura e a escrita.

Algumas turmas foram vencedoras. No turno matutino: 1º ano ''A'', turma da professora, Sílvia Alves; 2ºs anos ''A'' e ''B'', turmas das professoras, Djanete Melo e Girlene, respectivamente; 3º ano ''A'', da turma da professora, Nice Rolim; 4º ano ''C'', turma da professora, Marilene Luiz; 5º ano ''B'', turma da professora, Edriane Gomes. No turno vespertino, dentre as vencedoras, tivemos, 4º ano ''B'', turma do professor, Benedito; 5º ano ''B'', turma da professora, Edriane Gomes. Esses alunos(as) vencedores(as) comemoram a vitória na piscina do diretor, Luciano Torres.

Parabéns aos estudantes e profissionais da Escola Miguel Matias!

Alunos, professores, diretores, coordenadores e demais profissionais deram sua contribuição cultural para a realização desse evento. Belíssimos trabalhos foram feitos com as turmas dos 1ºs aos 5ºs Anos.

O evento foi comandado pela coordenadora, professora, Selma Oliveira, e pela vice-diretora, professora, Quitéria Silva, com apoio e parceria da direção e coordenação.

ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS - EDUCANDO COM RESPONSABILIDADE – Localizada na Rua Senador Máximo, nº 184, bairro Centro, Campo Alegre – Alagoas, telefone 3275 1336. Dispõe de salas amplas, profissionais capacitados, turmas de 1ºs aos 5ºs anos do ensino fundamental, e EJA – Educação de Jovens e Adultos. É destaque no IDEB – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica.



Somos uma escola destaque, referência nacional, onde buscamos a cada dia, uma educação mais justa, capaz e transformadora do conhecimento.  Nosso compromisso é formar cidadãos éticos, críticos e participativos.


Coordenadores: Professora, Patrícia Ferreira; professora Selma Oliveira; e professor André Nascimento.

Diretores: Professor, Luciano Torres; professora, Giselma Vieira; e professora Quitéria Silva.