segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Condenado pela morte de Tim Lopes está entre foragidos de presídio no RJ



João Bandeira de Mello Do G1 Rio

 

Um dos 27 criminosos que continuam foragidos do Instituto Penal Vicente Piragibe, em Bangu, Claudino dos Santos Coelho, conhecido como Xuxa ou Russão, foi condenado pelo assassinato do jornalista Tim Lopes, em 2002, no conjunto de favelas do Alemão. Ele foi condenado pelo 1º Tribunal do Júri a 23 anos e seis meses de cadeia, por homicídio triplamente qualificado, formação de quadrilha e ocultação de cadáver, mas ganhou o direito ao regime semiaberto em dezembro de 2008.

Na manhã desta segunda-feira (4), o policiamento na região de Bangu foi reforçado para tranquilizar a população e recapturar os 27 detentos que escaparam do presídio na Zona Oeste do Rio de Janeiro, no domingo (3). Ao todo, 31 presos escaparam, mas quatro foram recapturados. Antônio Luis de França, Rafael Silva Souza, Reginaldo Fernandes da Silva e Rogério Fernando Cunha de Abreu foram interceptados ainda dentro da tubulação, de acordo com a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap). Anteriormente, a secretaria havia informado que 27 presos teriam tentado fugir.

 Edson Batista Da Nobrega 'Pará'; Anderson Ferreira de Oliveira; Bruno Dicarlantonio Martins 'Bruninho Br'; Roberto Ferreira Vieira 'Robertinho do Jacaré', Rafael Rodrigues Anacleto; Leonardo luiz batista 'Aranha'; Wallan Jefferson Martins de oliveira  (Foto: Divulgação/Seop)
Edson Batista Da Nobrega 'Pará'; Anderson Ferreira de Oliveira; Bruno Di Carlantonio Martins 'Bruninho Br'; Roberto Ferreira Vieira 'Robertinho do Jacaré', Rafael Rodrigues Anacleto; Leonardo Luiz Batista 'Aranha'; Wallan Jefferson Martins de Oliveira; Claudio da Silva Pereira 'Nem'; Alberto Pietro (Foto: Divulgação/Seap)

Um dos sete condenados pela morte de Tim Lopes, Claudino chutou o jornalista e presenciou sua execução, de acordo com a sentença judicial. Ele estava sob o comando de Elias Pereira de Silva, o Elias Maluco, que chefiava o tráfico na Favela da Grota.

O Ministério Público e a organização Repórteres Sem Fronteiras criticaram a concessão da liberdade condicional a Xuxa para fazer "visitas periódicas ao lar", devido a bom comportamento e por ter cumprido mais de um sexto da pena. Na ocasião, o promotor Fabiano Rangel Moreira, responsável pelo caso, ressaltou justamente que isso poderia servir como uma oportunidade de fuga para o criminoso.

Segundo a Seap, os internos conseguiram escapar por um túnel construído na tubulação de esgoto. Os presos que foram encontrados vão ficar no presídio de segurança máxima Bangu 1. Entre os 27 que conseguiram escapar está o criminoso Luíiz Cláudio Machado, conhecido como Marreta. De acordo com a polícia, ele seria um dos chefes do tráfico do conjunto de favelas do Lins e do Morro do Jorge Turco, em Coelho Neto, Subúrbio do Rio. Ele ainda seria responsável pela chegada de cocaína às favelas do Rio de Janeiro dominadas pela sua facção criminosa.

Ainda de acordo com a Seap, os detentos cumprem pena em regime semiaberto, mas esse grupo não tinha o benefício de deixar o presídio. A Corregedoria está no local ouvindo os funcionários e os presos recapturados.
 Jorge Pereira 'Jorgão'; Josinaldo Rodrigues de Araujo 'Naldo' ou 'Rodrigo'; Robson Aguiar de Oliveira  -  'Kinho' ou 'Binho'; Alessandro Miranda Gonçalves; Luiz Claudio Machado 'Marreta”; Jeferson Gomes da Silva; Clauvino da Silva 'baixinho';  (Foto: Divulgação/Seop)
Jorge Pereira 'Jorgão'; Josinaldo Rodrigues de Araujo 'Naldo' ou 'Rodrigo'; Robson Aguiar de Oliveira - 'Kinho' ou 'Binho'; Alessandro Miranda Gonçalves; Luiz Claudio Machado 'Marreta”; Jeferson Gomes da Silva; Clauvino da Silva 'baixinho'; Josinaldo Rodrigues de Araújo 'Peixe'; Marcos Ferreira de Resende 'Binha'; Alcides Francisco da Silva 'Careca'; João Paulo Firminao Mendes da Silva 'Russão'; Danilo Oliveira de almeira; Jairo de Aguiar; Vagner Ammenara Batista; Rodrigo Wallace Blauth; Claudino dos Santos Coelho 'Russão' ou "Xuxa'; Dario Nascimento de Freitas; Marcelo de Castro Moreira 'Tchetchelo' (Foto: Divulgação/Seap)
 
A secretaria abriu sindicância interna para apurar as circunstâncias da fuga. Os internos recapturados serão transferidos para a Penitenciária Laércio da Costa Pelegrino (Bangu 1). Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a Polícia Civil também investiga a fuga em massa.


FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Nenhum comentário:

Postar um comentário