sábado, 18 de maio de 2013

Saiba quais cuidados tomar para reduzir risco de acidentes na cozinha

Utensílios de alumínio nunca devem ser colocados dentro do micro-ondas.
Especialistas alertam também para uso de faca, latas e panelas de pressão.

Do G1, em São Paulo

A cozinha é um dos lugares da casa onde há mais riscos de acidentes. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados pequenos, mas muito importantes, na hora de utilizá-la, como explicaram o infectologista Caio Rosenthal e a nutricionista e gastróloga Aline Rissato Teixeira no Bem Estar desta sexta-feira (17).

Por exemplo, na hora de cortar um alimento, a dica principal é sempre colocar a faca no sentido contrário ao corpo, segurando a comida no centro da mão para proteger os dedos. No entanto, caso a pessoa se corte, o infectologista Caio Rosenthal explica que é importante observar o tamanho do corte - se for menor de 1 cm, é bom colocar gelo ou água fria e, quando parar de sangrar, aplicar um curativo para proteger. Se o corte for maior de 1 cm, é melhor ir ao médico para avaliar se precisar dar pontos.


O cuidado deve ser ainda maior se o corte for por causa de uma lata porque, nesse caso, é preciso lembrar do risco de tétano. Por isso, a dica da nutricionista Aline Rissato é, ao jogar a lata fora, colocar a tampa cortante para dentro e embrulhá-la em um jornal.

Em relação às panelas, a dica dos especialistas é colocar os cabos sempre voltados para dentro; em caso de acidente com óleo, nunca é recomendado jogar água na panela - nesse caso, a pessoa deve cortar a fonte do calor, desligando, por exemplo, o botijão de gás, como mostrou a reportagem do Phelipe Siani. Em caso de incêndio, é preciso ligar imediatamente para o Corpo de Bombeiros no 193.

Bem Estar - Infográfico sobre riscos na cozinha (Foto: Arte/G1)


A nutricionista Aline Rissato alertou também que não é recomendado utilizar panos molhados ou luvas de pano para manusear objetos quentes - a dica é optar por luvas de silicone.

Além disso, é preciso optar também pelo tipo de avental que oferece menos risco, como os de pano. Isso porque os aventais plásticos podem grudar na pele, em caso de queimadura. Caso isso ocorra, a dica do infectologista Caio Rosenthal é lavar a região queimada e não passar nenhum produto.

O uso do micro-ondas também exige bastante atenção, como alertaram os especialistas. Como o aparelho agita as moléculas de água da comida e aumentam a temperatura, isso pode gerar expansão de peles ou cascas. Por isso, alimentos como ovo, tomate, batata e linguiça, por exemplo, devem ser perfurados antes de serem aquecidos.


No caso da água, fervê-la no microondas também exige muito cuidado. Quando a água pura é aquecida por muito tempo e entra em contato com um novo corpo, como um saquinho de chá, por exemplo, inicia-se uma ebulição a 100 ºC, o que pode provocar espirros do líquido fervendo.

A nutricionista e gastróloga Aline Rissato Teixeira explicou ainda que o aquecimento de certos tipos de embalagens no micro-ondas também é perigoso. Potes totalmente fechados ou objetos metálicos, por exemplo, não devem ser utilizados porque existe o risco de estourarem. A dica é observar se o pote é próprio para ser colocado no micro-ondas porque, caso não seja, pode não suportar o calor e derreter.

 
*Nutricionista e gastróloga Aline Rissato Teixeira responde perguntas dos internautas sobre segurança na cozinha.

Ainda sobre o cuidado com o micro-ondas, os especialistas explicaram que não é bom colocar nenhum objeto em cima do aparelho para não fechar a saída de ar e aquecê-lo muito. Além disso, é fundamental se preocupar também com a higienização, que deve ser feita com um pano com água e sabão neutro, principalmente quando houver derramamento de líquidos, gordura ou qualquer outro tipo de sujeira. 

Panela de pressão
 
Outro utensílio que causa muita preocupação na cozinha é a panela de pressão. Todas devem ter duas válvulas, uma para controlar a pressão e outra de segurança, caso a primeira pare de funcionar.

Se depois de 10 minutos, o vapor não sair pela válvula principal, é preciso desligar o fogão porque essa obstrução é a principal causa de explosão. Além disso, não é recomendado colocar as mãos na válvula durante o cozimento para evitar queimaduras, como explicou o gerente de marketing Eduardo Dagnone na reportagem do Phelipe Siani.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Com lágrimas, Beckham dá adeus a Paris na vitória do PSG sobre o Brest

Por GLOBOESPORTE.COM Paris

David Beckham, que está se aposentando do futebol, despediu-se da torcida do Paris Saint-Germain de forma emocionante, no Parques dos Príncipes, com a vitória sobre o Brest por 3 a 1. O clube não confirma que esta tenha sido a última partida oficial do inglês, mas pelo choro do jogador nos minutos finais, além da festa após a partida, tudo leva a crer que ele não deverá estar em campo contra o Lorrient na rodada final do Campeonato Francês.

Beckham, que disputou 14 partidas com a equipe, ganhou de presente do técnico Carlo Ancelotti a faixa de capitão, sendo o sétimo jogador do clube a ter a honraria na temporada. Os pais, a esposa - a ex-Spice Girl Vitoria - e os quatro filhos do casal estavam nas tribunas. Em campo, o posicionamento imposto pelo comandante italiano impediu que a estrela da noite brilhasse. Atuando mais recuado, como distribuidor do jogo, o meia pouco fez, mas no segundo tempo resolveu arriscar mais dos seus tradicionais lançamentos, mostrando os últimos lampejos de seu talento aos torcedores.

O Paris Saint-Germain conquistou o Francês no último fim de semana na vitória por 1 a 0 sobre o Lyon, dando fim ao jejum de 19 anos sem levantar a taça. O último compromisso da temporada será no próximo domingo, longe de Paris. Neste sábado, o time chegou a 80 pontos, contra 70 do segundo colocado Olympique.

Beckham chora PSG Brest (Foto: Reuters)David Beckham deixa o gramado chorando (Foto: Reuters)


Ibra rouba o show
Ibrahimovic não deu chances para uma possível zebra e abriu o placar logo aos cinco minutos do primeiro tempo. Com muita categoria, o sueco tabelou, livrou-se da marcação e chutou com força para fazer 1 a 0. Na jogada seguinte ao gol, o grandalhão quase fez o segundo. De frente para o goleiro, tentou o drible, mas não conseguiu passar pelo rival.

Victoria Beckham leva a filha Harper para assistir ao jogo de despedida do pai. (Foto: Agência Reuters)Victoria Beckham e a filha Harper (Foto: Reuters)
O Brest teve mais posse de bola, mas pouco incomodou. Chafni tentou inúmeros chutes de fora da área, mas não estava com a pontaria em dia. A melhor jogada de Beckham na partida aconteceu aos 13 minutos. O inglês fez um lindo lançamento para Ibra, que dominou a bola com as costas tentando um passe, que infelizmente não encontrou ninguém.

O segundo gol parisiense saiu dos pés de Becks. O capitão cobrou escanteio, e Matiudi, sem nenhuma intimidade com a bola, chutou sem jeito, mas conseguiu ampliar. Aos 35, o futuro novo aposentado da praça teve uma grande chance para fazer seu gol. Falta na entrada da área do Brest, ele se posicionou ao lado de Ibrahimovic. O sueco, todavia, não quis saber de homenagens e cobrou a falta. Acabou fazendo o terceiro, um belo gol. O goleiro ainda tocou na bola, mas ela entrou no ângulo.

Para a segunda etapa, o PSG apresentou uma novidade: Lucas entrou após o intervalo, mas assim como o restante do time, pouco fez. A única grande chance parisiense veio aos 15 minutos. Gameiro ficou na cara do gol, mas chutou nos pés do goleiro. Mas o clima já era de festa, de amistoso festivo.

Ibrahimovic Beckham PSG Brest (Foto: Agência Reuters)Ibrahimovic fez dois gols na partida (Foto: Agência Reuters)


A emoção de Beckham
Quando Lavezzi se postou ao lado do quarto árbitro para entrar como substituto, aos 36, Beckham começou a chorar. Mas antes de o camisa 32 deixar o campo, o Brest diminuiu com Benschop, que entrou por trás da defesa e chutou cruzado. A substituição aconteceu dois minutos depois, e o jogo simplesmente parou. Todos os jogadores do PSG foram em direção ao inglês para cumprimentá-lo. Lucas foi além e fez um sinal de reverência. O estádio ficou de pé para os últimos aplausos.

Após o apito final, o inglês voltou a campo para agradecer ao público. Os companheiros aproveitaram a oportunidade e o jogaram para o ar, em gesto que tradicionalmente é feito com os treinadores em dia de título.

Beckham PSG Brest (Foto: AP)Beckham vive últimos momentos no Parque dos Príncipes (Foto: AP)



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

Internado na UTI, Netinho começa a se alimentar por meio de sondas

Cantor baiano se recupera de problemas vasculares no abdômen em SP.
Produção do artista diz que saúde é estável e que ele tem assistido filmes.

Do G1 Bahia
Netinho 15 (Foto: Divulgação: Site Oficial)Netinho está internado (Foto: Divulgação: Site Oficial)

O cantor Netinho, internado na UTI do Hospital Sírio Libanês, em São Paulo, já se alimenta através de sonda, segundo informou a assessoria de imprensa do músico neste sábado (18).

Ele, que faz tratamento por problemas vasculares no abdômen, apresenta melhora em seu quadro de saúde e tem assistido a filmes durante o dia. Antes, a produção do artista já havia divulgado que ele tem pedido picolés.

Netinho recebeu a visita do padre Marcelo Rossi na noite de quinta-feira (16). Segundo a mensagem divulgada através do Facebook do cantor, Padre Marcelo Rossi "o abençoou e disse palavras lindas. Momento lindo de fé e oração", conclui o texto.


Melhora
No domingo (12), o hospital Sírio Libânes informou que o cantor "apresentou melhora clínica e laboratorial, respira sem a ajuda de aparelhos, com estado de consciência preservado." Ele já consegue se comunicar por meio da fala e chegou a pedir água para a equipe médica. Por conta do estado de saúde, que ainda é considerado grave e inspira cuidados, o pedido não foi acatado, informou a assessoria.

O paciente está sendo atendido pelas equipes dos médicos Roberto Kalil Filho, Raul Cutait e David Uip. Netinho chegou ao Sírio-Libanês por volta das 3h20 de sexta-feira (10). Ele deixou a Bahia em um avião UTI, que pousou no Aeroporto Internacional de Cumbica, em Guarulhos, na Grande São Paulo, por volta de 2h40.

Em Salvador, o cantor havia passado 16 dias na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Aliança. Ele viajou para São Paulo acompanhado apenas da equipe do Sírio-Libânes.

O artista estava internado desde o dia 24 de abril por apresentar problemas vasculares no abdômen e precisou passar por cirurgia.


Histórico
No mês passado, Netinho foi internado no Hospital Aliança após sentir fortes dores na coxa direita, tendo ficado seis dias na unidade. Na ocasião, o cantor foi diagnosticado com “lesão aguda no músculo ilíaco direito”, disse a assessoria de imprensa na época.

Conforme recomendações médicas, ele foi liberado no dia 23 de abril, mas precisou voltar ao hospital no dia seguinte porque sentiu, novamente, fortes dores no abdômen.

Segundo os médicos, Netinho deu entrada no hospital pela primeira vez após sentir dores durante atividade física, quando passou por uma biópsia hepática. Ele precisou voltar ao hospital porque sentiu fortes dores no abdômen. Uma complicação após a realização da biópsia hepática provocou um grande sangramento.

Dr. Paraná, hepatologista, Jackson Noya, clínico geral, e Jorge Bastos, cirurgião (Foto: Ruan Melo/G1)Dr. Paraná, hepatologista; Jackson Noya, clínico
geral; e Jorge Bastos, cirurgião, falam sobre quadro do cantor (Foto: Ruan Melo/G1)
 
Adenomas hepáticos
O hepatologista Raymundo Paraná explicou que adenomas hepáticos são lesões benignas do fígado, que são classificadas em três tipos: 1, 2 e 3. Segundo Paraná, os adenomas hepáticos são, na maioria das vezes, causados por uso de hormônio e aparecem mais em mulheres. O diagnóstico em homens, de acordo com o hepatologista, é muito raro.

"Normalmente, [os adenomas hepáticos] são mais encontrados em mulheres que usam contraceptivo oral, muito raramente em homens, porque esse tipo de adenoma, que é o mais comum, se associa ao uso de hormônios femininos. Normalmente, é uma lesão no fígado que é benigna. Muito raramente sofre malignização. Em homens, o adenoma é muito raro. Hoje se torna um pouco mais comum em função de algumas práticas na academia, por exemplo, onde se faz uso de medicamentos com testosterona. Não estou dizendo que seja o caso do paciente, é importante dizer isso. O adenoma em homens é um caso de absoluta exceção", afirmou.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

MENSAGEM DE REFLEXÃO: A Força do Amor

A Força do Amor
 
Como qualquer mãe, quando Karen soube que um bebê estava a caminho, fez todo o possível para ajudar o seu outro filho, Michael, com três anos de idade, a se preparar para a chegada.

Os exames mostraram que era uma menina, e todos os dias Michael cantava perto da barriga de sua mãe.

Ele já amava a sua irmãzinha antes mesmo dela nascer.

A gravidez se desenvolveu normalmente.

No tempo certo, vieram as contrações. Primeiro, a cada cinco minutos; depois a cada três; então, a cada minuto uma contração.

Entretanto, surgiram algumas complicações e o trabalho de parto de Karen demorou horas.
 
Todos discutiam a necessidade provável de uma cesariana.

Até que, enfim, depois de muito tempo, a irmãzinha de Michael nasceu.

Só que ela estava muito mal. Com a sirene no último volume, a ambulância levou a recém-nascida para a UTI neonatal do Hospital Saint Mary.

Os dias passaram. A menininha piorava. O médico disse aos pais:

"Preparem-se para o pior. Há poucas esperanças".

Karen e seu marido começaram, então, os preparativos para o funeral.

Alguns dias atrás estavam arrumando o quarto para esperar pelo novo bebê.

Hoje, os planos eram outros.

Enquanto isso, Michael todos os dias pedia aos pais que o levassem para conhecer a sua irmãzinha.

"Eu quero cantar pra ela", ele dizia.

A segunda semana de UTI entrou e esperava-se que o bebê não sobrevivesse até o final dela.

Michael continuava insistindo com seus pais para que o deixassem cantar para sua irmã, mas crianças não eram permitidas na UTI.

Entretanto, Karen decidiu. Ela levaria Michael ao hospital de qualquer jeito.

Ele ainda não tinha visto a irmã e, se não fosse hoje, talvez não a visse viva.

Ela vestiu Michael com uma roupa um pouco maior, para disfarçar a idade, e rumou para o hospital.

A enfermeira não permitiu que ele entrasse e exigiu que ela o retirasse dali.

Mas Karen insistiu:

"Ele não irá embora até que veja a sua irmãzinha!"

Ela levou Michael até a incubadora.

Ele olhou para aquela trouxinha de gente que perdia a batalha pela vida.

Depois de alguns segundos olhando, ele começou a cantar, com sua voz pequenininha:

"Você é o meu sol, o meu único sol.

Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro..."

Nesse momento, o bebê pareceu reagir.

A pulsação começou a baixar e se estabilizou.

Karen encorajou Michael a continuar cantando.

"Você não sabe, querida, quanto eu te amo.

Por favor, não leve o meu sol embora...

" Enquanto Michael cantava, a respiração difícil do bebê foi se tornando suave.

"Continue, querido!", pediu Karen, emocionada. "Outra noite, querida, eu sonhei que você estava em meus braços..."

O bebê começou a relaxar. "Cante mais um pouco, Michael."

A enfermeira começou a chorar. "Você é o meu sol, o meu único sol.

Você me deixa feliz mesmo quando o céu está escuro...

Por favor, não leve o meu sol embora..."

No dia seguinte, a irmã de Michael já tinha se recuperado e em poucos dias foi para casa. O Woman's Day Magazine chamou essa história de "O milagre da canção de um irmão".

Os médicos chamaram simplesmente de milagre.

Karen chamou de milagre do amor de Deus.

NUNCA ABANDONE AQUELE QUE VOCÊ AMA.

O AMOR É INCRIVELMENTE PODEROSO.

O amor está em suas mãos...
 
 
 
 
(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 17 de maio de 2013

Enterrado vivo, cão 'Valente' se recupera e vai para adoção

‘Ele lutou para sobreviver’, disse mulher que ajudou a resgatar o animal.
Cão está em um hotel próprio para animais e disponível para adoção.

Jéssica Balbino Poços de Caldas, MG
Valente tem 1 ano e quatro meses e está disponível para adoção (Foto: Jéssica Balbino/ G1)Valente tem 1 ano e quatro meses e está disponível para adoção (Foto: Jéssica Balbino/ G1)

Um cão vira-lata procura uma família que possa adotá-lo. Quem vê a foto acima pode pensar que se trata de mais um caso comum de um cão abandonado pelas ruas de Poços de Caldas (MG), mas é só descobrir o nome dele para se ter uma dica de tudo o que ele passou. "Valente", de pouco mais de um ano de idade, sobreviveu depois de ser golpeado na cabeça e enterrado vivo no bairro Jardim Itamaraty 3.

“Ele lutou para sobreviver”, diz Maria Luísa Untura Carneiro Santiago, presidente do ‘Movimento das Patinhas’, grupo de proteção aos animais de Poços de Caldas, que ajudou a resgatar o animal no mês de janeiro. O cão foi encontrado depois de uma denúncia de vizinhos dizendo que ele havia sido maltratado e enterrado ainda com vida por agressores não identificados.

"Eu fiquei mais de três horas procurando por ele depois que uma moradora do condomínio em que eu fui para buscar uma cachorra me contou a história. Quando eu o encontrei, ele já estava fora do buraco, ninguém sabe quem o enterrou e desenterrou depois e quanto tempo ele ficou la, mas acredito que foi no mesmo dia. Pensei que ele estava morto, mas quando ele me olhou, não aguentei. Pensei: vou levá-lo comigo, nem que seja preciso sacrificá-lo depois, mas não posso deixar o cachorro aqui, para morrer desse jeito. Me comovi e chorei muito. Então resolvi buscar ajuda, mas tive medo de deixar ele sozinho e deixei um enteado e um sobrinho tomando conta, até buscar a veterinária e conseguir levá-lo para atendimento”, conta Maria Luiza.

Quando foi encontrado, segundo a veterinária Sheila Patresi, que também acompanhou o resgate de Valente, ele tinha a pata dianteira esquerda fraturada, um corte na cabeça de cerca de 28 centímetros feito por objeto cortante, uma perfuração na coxa direita que já havia provocado uma ferida, bernes no saco escrotal, além de cupins por todo o corpo. Ele também estava bastante sujo por ter sido enterrado vivo. Por tudo isso, o animal recebeu o nome de Valente.

"O amor foi essencial na recuperação dele, pois ele estava com medo de humanos. Eu me comovi muito a partir do momento em que o vi. Ele estava agressivo devido a ter sofrido na mão de alguns que judiaram demais dele", disse a veterinária.

De lá, Valente foi levado para uma clínica veterinária, onde passou por cirurgias e em seguida foi levado para o hotel, onde concluiu a recuperação. Ainda segundo a veterinária, ele passou por cirurgia reconstrutiva e reparativa das lesões, assim como todo o suporte medicamentoso e nutricional para recuperação.

“Ele está bem melhor, é um cachorro muito brincalhão. É a minha paixão. Eu fico muito comovida por ver como ele lutou para não morrer. Ele quis sobreviver, porque enfrentar o que ele enfrentou e ainda ser este cão divertido é um exemplo”, brincou Maria Luísa.

Valente machucado quando foi encontrado: no detalhe, perfuração provocada na cabeça. (Foto: Arquivo Pessoal)Valente machucado quando foi encontrado: no detalhe, ferimento na cabeça. (Foto: Sheila Patresi)

Depois de quatro meses de tratamento, o vira-lata de pouco mais de um ano está em um hotel próprio para cães, mas ainda carrega algumas sequelas das agressões e dos maus-tratos que viveu enquanto estava na rua.

Eu fico muito comovida por ver como ele lutou para não morrer"
Maria Luísa
Movimento das Patinhas
“Ele ainda tem medo de pessoas estranhas, mas depois que se enturma é super dócil", comenta Maria Luiza.
 
Caso de polícia
Após o resgate do cão, a presidente do movimento de proteção aos animais procurou a Polícia Militar e registrou uma ocorrência por maus-tratos. O procedimento é padrão no movimento em que ela é presidente e o caso foi encaminhado à investigação. “Não sabemos quem fez isso. Os vizinhos relatam que foi dentro do próprio condomínio, mas não temos como afirmar nada. O caso foi repassado à polícia, como fazemos sempre que encontramos animais em situações como as do Valente”.

Procurada, a Polícia Civil não forneceu detalhes sobre o caso, apenas disse que segue com as investigações, já que outros casos de maus-tratos também foram registrados naquela região. Os moradores do condomínio evitam falar abertamente sobre o assunto.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Aposentadoria faz mal à saúde, diz estudo

Pesquisa sugere que inatividade eleva depressão e de doenças.

Da BBC
Segundo pesquisa, pessoas ficam mais suscetíveis a problemas de saúde quando se aposentam (Foto: BBC)Segundo pesquisa, pessoas ficam mais suscetíveis
a problemas de saúde quando se aposentam (Foto: BBC)
 
A aposentadoria pode gerar prejuízos para a saúde física e mental, revelou uma nova pesquisa.

O estudo, publicado pelo centro de estudos Institute of Economics Affairs (IEA) com sede em Londres, descobriu que a aposentadoria leva a um "drástico declínio da saúde" no médio e longo prazos.

Segundo a IEA, a pesquisa sugere que as pessoas devem trabalhar por mais tempo por razões de saúde e também financeiras.

O estudo, realizado em parceria com a entidade beneficente Age Endeavour Fellowship, comparou aposentados com pessoas que continuaram a trabalhar mesmo após terem alcançado a idade mínima para a aposentadoria e também levou em conta possíveis fatores

Philip Booth, diretor da IEA, disse que os governos deveriam desregular os mercados e permitir que as pessoas trabalhassem por mais tempo.

"Trabalhar mais não será apenas uma necessidade econômica, mas também ajudará as pessoas a viverem vidas mais saudáveis", disse ele.

Edward Datnow, president da Age Endeavour Fellowship, acrescentou: 'Não deveria haver uma idade 'normal' para a aposentadoria no futuro'.

Na Grã-Bretanha, o governo já planeja elevar a idade mínima para a aposentadoria.

"Mais empresários precisam pensar sobre como podem capitalizar em cima da população mais velha e aqueles que querem se aposentador devem refletir duas vezes sobre essa questão".

O estudo, focado na relação entre atividade econômica, saúde e política pública de saúde na Grã-Bretanha, sugere que há uma pequena melhora na saúde imediatamente depois da aposentadoria, mas constata um declínio significativo no organismo desses indivíduos no longo prazo.

Segundo a pesquisa, a aposentadoria pode elevar em 40% as chances de desenvolver depressão, enquanto aumenta em 60% a possibilidade do aparecimento de um problema físico.

O efeito é o mesmo em homens e mulheres. Já as chances de ficar doente parecem aumentar com a duração da aposentadoria.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mulher com cisto gigante recebe alta e mostra resultado da cirurgia

Jovem se recupera em casa depois de um ano de espera pela operação.
Médicos descobriram outro cisto, menor, no ovário direito.

Ivair Vieira Jr Do G1 Santos
Jovem mostra resultado da cirurgia que retirou cisto gigante (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Jovem mostra resultado da cirurgia que retirou cisto gigante (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)

A jovem de 24 anos, moradora de Guarujá, no litoral de São Paulo, que estava há cerca de um ano com um cisto no ovário, já recebeu alta e se recupera em casa da cirurgia para a retirada da anomalia, que aconteceu na segunda-feira (13). Durante a operação, os médicos descobriram e retiraram um outro cisto, menor. O caso só começou a avançar quando foi publicado em uma rede social e várias pessoas se propuseram a ajudá-la. Por conta da doença, a barriga da paciente cresceu tanto que ela era constantemente confundida com uma mulher grávida.

Gislaine Barbosa da Silva teve alta do Hospital Santo Amaro na quarta-feira (15) à tarde e, agora, descansa em casa, no bairro Santa Cruz dos Navegantes. Ela mostra, orgulhosa, o resultado da operação. "Olha a diferença. É um alívio. Depois da cirurgia, quando passou o efeito da anestesia geral, a primeira coisa que fiz foi colocar a mão na barriga. Foi uma grande alegria. Mas eu tive muita dor também. Passei a segunda-feira toda deitada, só fui levantar no dia seguinte, ao meio-dia, para tomar banho. Agora já melhorou, estou tomando só dipirona para a dor. Também não posso fazer força por conta dos 14 pontos que levei", relata.

A balconista diz que ficou surpresa quando os médicos contaram que descobriram um segundo cisto. "Quando eu acordei, eles me disseram que acharam um outro cisto, menor, no ovário direito. Eles aproveitaram e tiraram também. O ovário esquerdo precisou ser retirado, junto com o cisto gigante. O direito foi preservado", explica.

Jovem mostra resultado da cirurgia que retirou cisto gigante (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Gislaine agora só quer voltar a ter uma vida normal. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
 
Os cistos extraídos vão passar por autópsia para que se determine se eram malignos ou benignos.

Gislaine ainda vai enfrentar uma série de exames nos próximos dias. "No dia 25 de maio eu retiro os pontos, depois devo ir a um ginecologista para ver como ficou tudo por dentro. Também vou passar por perícia médica, já que estou afastada do trabalho pelo INSS", diz.

Depois de todo o sofrimento que passou, a jovem conta que só quer voltar a ter uma vida normal, mas com muito mais cuidados. "Não tenho nem palavras para descrever a minha felicidade. Quero me recuperar logo, voltar a trabalhar, sair com a minha filha, vestir as minhas roupas, andar de bicicleta, sem ninguém ficar me olhando com preconceito, achando que estou grávida. Nem estava mais com vontade de sair de casa, por vergonha, era horrível. Agora sou uma outra pessoa. Eu achava que nunca ia acontecer nada comigo, agora vou me cuidar o máximo que puder. O médico falou que em muitas mulheres o cisto volta, então tenho que ficar de olho. Saúde não é brincadeira", conclui.


O caso
Gislaine Barbosa da Silva, de 24 anos, estava há cerca de um ano com um cisto no ovário esquerdo e não conseguia atendimento satisfatório na rede pública de saúde para solucionar o problema. A paciente alega que foi tratada com descaso por vários médicos que a atenderam durante esse tempo.

Gislaine sofre com cisto há cerca de um ano (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Gislaine sofreu com cisto por mais de um ano. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
 
A jovem tem uma filha de dois anos. Ela conta que passou a desconfiar que havia algum problema em fevereiro de 2012, quando notou que a barriga começou a crescer, e não parou mais. Além das dores físicas, principalmente no abdômen e nas pernas, Gislaine também sofria com as brincadeiras e o fato de sempre a confundirem com uma mulher grávida.

Ela só fez a primeira consulta em novembro de 2012. Em seguida, passou por vários médicos, em Guarujá e em Santos, que a trataram com desdém, sem conseguir resolver seu problema. A situação só começou a melhorar quando sua prima, a auxiliar administrativa Flávia Cesar Amaral, postou uma foto dela em uma rede social na internet, na página 'Viver em Santos', juntamente com um texto explicativo. Várias pessoas se dispuseram a ajudar, inclusive médicos, até que conseguiu marcar a cirurgia para a retirada do cisto.

Jovem mostra resultado da cirurgia que retirou cisto gigante (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)Jovem não vê a hora de poder passear novamente com a filha. (Foto: Ivair Vieira Jr/G1)
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Polícia captura jacaré que vivia há 6 meses em casa do Lago Sul, no DF

Segundo a PM, cinco homens entraram na lagoa para capturá-lo.
Animal tem um metro e foi será encaminhado para centro de triagem.

Do G1 DF

A Polícia Militar Ambiental capturou na madrugada desta sexta-feira (17) o jacaré que vivia há pelo menos seis meses no quintal de uma casa do Setor de Mansões Dom Bosco, no Lago Sul, Distrito Federal. De acordo com a corporação, cinco homens entraram na lagoa em que ele estava para capturar o réptil.

O animal foi levado para o batalhão, na Candangolândia, e será encaminhado ao Centro de Triagem de Animais Silvestres do Ibama, onde será tratado e devolvido à natureza. Ele tem cerca de um metro de comprimento.

Entre segunda e terça, os militares colocaram uma armadilha para o bicho, que chegou a morder a isca, mas não foi capturado. O jacaré chegou a morder a pata do cachorro da família que vive na casa.
No início da semana, o morador Felipe Terrana disse ter medo do que poderia acontecer. "Não tenho a técnica correta de capturar animal, posso até machucar ele ou me machucar", afirmou. "Ele pode ficar sem alimento porque não tem muito peixe no lago e atacar alguém, atacar de novo o cachorro.”


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Jovem sai da Paraíba e cria empresa de design em Salvador

Catarina Martins, de 28 anos, era auxiliar de salão em Campina Grande.
Na BA, ela viu oportunidade de negócio ao trabalhar como vendedora.

Gabriela Gasparin Do G1, em São Paulo
Catarina percebeu que produtos venderiam mais se tivessem rótulos (Foto: Arquivo Pessoal)Catarina viu que produtos não tinham rótulos e aprendeu sozinha como fazê-los (Foto: Arquivo Pessoal)
 
Aos 20 anos, Catarina Martins, hoje com 28, deixou Campina Grande, na Paraíba, onde trabalhava como auxiliar de salão de beleza, para tentar mudar de vida em Salvador. Passados oitos anos, hoje ela tem uma pequena empresa de design gráfico na capital baiana e já emprega três funcionários. Neste ano, realizou o sonho de sair de uma sala comercial para abrir uma loja de rua e, com o aumento do público, a meta é crescer de 25% a 50%.

(O G1 publicou, ao longo da semana, uma série de reportagens contando histórias de sucesso de leitores, enviadas pelo VC no G1.)

“Lá não tinha condição nenhuma de sobreviver. Eu ganhava muito pouco, minha mãe estava desempregada (...). Resolvi vir para cá porque tem mais oportunidades em Salvador”, relata. A ida à capital baiana foi sua segunda tentativa para “mudar de vida”: nascida em João Pessoa, a empreendedora conta que viveu até os 14 anos na cidade de Esperança, no interior da Paraíba, com a avó, quando decidiu ir morar com a mãe em Campina Grande.

Catarina revela que precisou de bastante determinação para virar empreendedora e criar a Albatroz.

Quando chegou a Salvador, praticamente “com uma mão na frente e outra atrás”, foi morar com a única amiga que conhecia na cidade. Fez bicos em restaurantes até conseguir emprego como vendedora em uma casa de essências e matérias-primas para cosméticos. Foi lá que ela teve a ideia inicial de negócio: os produtos vinham num vidro sem rótulo, descrição ou embalagem, o que dificultava a venda, e Catarina resolveu criar rótulos no próprio computador da loja.

Eu tive que aprender sem ter explicação, sem a ajuda de ninguém. Às vezes saía errado e eu tinha que fazer tudo de novo (...) para ficar uma coisa legal"
Catarina Martins, empreendedora
 
“Eu pensei, ‘eles não vendem mais porque não têm uma embalagem adequada’ (...). Foi uma coisa bem do nada que apareceu, às vezes eu fazia uns adesivos no próprio computador da loja mesmo, a minha chefe gostava quando eu fazia para colocar nos vidros de lá”, conta.

Em pouco tempo, a empreendedora já estava usando o computador da amiga com quem morava para criar rótulos aos fornecedores da loja. Com jeitinho, ela oferecia o serviço quando os empresários iam fazer a entrega. “Como eles eram microempreendedores, não tinham condição de mandar fazer numa gráfica 5.000 rótulos ou pagar um design para fazer (...). Eu comecei a incentivar, tinham muitos que comentavam comigo, ‘o pessoal não olha com bons olhos para o material porque não está com aparência adequada.’”
 
 
histórias de sucesso
Com medo de a chefe não gostar da iniciativa, Catarina dizia que os rótulos eram produzidos pela sua amiga. “Eu fiz um talãozinho e pegava o pedido na própria loja. Depois de um tempo, eu contei que quem fazia era eu. Depois que eu falei, o apoio foi maior ainda, ela [a chefe] sempre mandava o cliente ir falar comigo na própria loja.”

Para dar conta da produção, Catarina saía do trabalho às 18h e trabalhava até de madrugada, e ia dormir às 3h. “Eu chegava em casa [após o trabalho], comia alguma coisa, fazia os pedidos e ia levar no dia seguinte de manhã. Como foi uma coisa que eu tive que aprender sem ter explicação, sem a ajuda de ninguém, às vezes saía errado e eu tinha que fazer tudo de novo. Eu tinha que fazer várias vezes para ficar uma coisa legal”, afirma.

Carina ampliou leque para outros produtos, como canecas, brindes e lembrancinhas (Foto: Arquivo Pessoal)Carina ampliou leque para outros produtos, como
canecas, brindes e lembrancinhas (Foto: Arquivo Pessoal)
 

Desenvolvimento
A empreendedora, que não tinha nenhum conhecimento inicial sobre design, começou a ler revistas e fazer pesquisas na internet para aprender e melhorar a produção – que era totalmente artesanal. “Sozinha me especializei, sem fazer nenhum curso (...). Sempre eu pegava um pedacinho do meu salário para fazer testes, se ia funcionar ou não. E dessa maneira eu fui garimpando uns fornecedores”.

Quando se deu conta, Catarina não conseguia mais se ver sem a renda do trabalho adicional: na loja, eu ganhava um salário mínimo e o que recebia com os rótulos já atingia o dobro desse valor. Foi quando ela decidiu largar o emprego e se dedicar somente ao negócio. “Era muito trabalho e eu não ia dar conta. Eu não tinha como fazer as duas coisas.”

Com o dinheiro da indenização – cerca de R$ 2 mil – investiu em um computador novo e uma impressora. Aos poucos, o negócio foi crescendo e ela saiu da casa da amiga – onde atendia a clientela na sala – e alugou uma sala comercial. Também sentiu a necessidade de contratar funcionários – atualmente são três.

Neste ano, conseguiu realizar o sonho de abrir a loja na rua. “Era o meu sonho e só consegui alugar neste ano, pois acredito que a visibilidade era o que faltava para poder me ajudar a crescer (...). Antes, não tinha como as pessoas verem meu trabalho ou ficarem sabendo se não fossem indicados. Era escondido.”

Ainda tem muita coisa para conseguir mas, pelas dificuldades todas que eu passei, para mim já é uma vitória ter chegado até aqui"
Catarina Martins, empreendedora
 
 
Novos produtos
Com o crescimento do negócio, Catarina ampliou o leque de produtos. “Depois que comecei a trabalhar com rótulos fiz outras clientelas. (...) A produção mensal se expandiu em diversos produtos. Tenho mais de 200 produtos personalizados.”

Entre os itens fabricados atualmente estão lembrancinhas, canecas e agenda, porta-canetas, vários tipos de caixa e de brindes. Depois que foi para a loja de rua, até cartão de visita de taxistas da região ela está fazendo.  Ainda sem contador, Catarina estima que o faturamento atingiu cerca de R$ 60 mil no ano passado.

Para a empreendedora, contudo, ainda há muito para crescer. Ela pretende começar a fazer vendas pela internet, para atingir outros estados – principalmente no Nordeste. E avalia abrir uma filial no ano que vem em outro bairro da cidade. "Estou estudando a possibilidade de ampliar, colocando uma outra loja em um bairro nobre aqui de Salvador chamado Pituba, até no máximo abril de 2014."

Mais para a frente, a expectativa é ampliar a empresa, ter uma gráfica e elaborar projetos de desenvolvimento de embalagens e produtos.

"Sinto que, aos poucos, vou realizando meu objetivo de ter a empresa dos meus sonhos", afima. “Eu acho que eu ainda estou no meio do caminho. Eu não me sinto ainda totalmente realizada. Ainda tem muita coisa para conseguir mas, pelas dificuldades todas que eu passei, para mim já é uma vitória ter chegado até aqui.”


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Publicada a lei que dá estabilidade no emprego a grávidas em aviso prévio

 

Projeto havia sido aprovado pela Câmara em março.
Gestante terá direito a estabilidade mesmo com aviso prévio indenizado.

Do G1, em São Paulo
grávida gestante (Foto: Reprodução/TV Globo)Gestante em aviso prévio terá direito a estabilidade (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
A presidente Dilma Rousseff sancionou uma lei que garante à funcionária gestante a estabilidade no emprego mesmo se estiver cumprindo aviso prévio. A estabilidade também será válida nos casos de aviso prévio indenizado — que ocorre quando a empregada recebe o salário referente ao período de aviso prévio, não sendo obrigada a comparecer ao serviço.

A lei publicada nesta sexta-feira (17) no "Diário Oficial da União" e acrescenta o artigo 391-A à Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Diz o texto: "A confirmação do estado de gravidez advindo no curso do contrato de trabalho, ainda que durante o prazo do aviso prévio trabalhado ou indenizado, garante à empregada gestante a estabilidade provisória prevista na alínea b do inciso II do art. 10 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias".

O projeto de lei havia sido aprovado pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados no dia 29 de março.

Até a publicação desta lei, a Constituição estabelecia que a trabalhadora não pode ser demitida sem justa causa desde a confirmação da gravidez até cinco meses após o parto, mas não tratava de quem estivesse sob aviso prévio, o que levou a discussão à Justiça.

Em fevereiro, uma decisão do Tribunal Superior do Trabalho (TST) garantiu às mulheres que engravidarem durante o aviso prévio o direito à estabilidade até o quinto mês após o parto.

O caso analisado foi o de uma enfermeira de São Paulo que pediu reintegração ao trabalho após rescisão durante gravidez. No caso, o tribunal não reintegrou a mulher ao trabalho, mas concedeu à gestante o direito ao pagamento dos salários e da indenização referentes ao período entre a data em que ela foi despedida e os cinco meses posteriores ao nascimento da criança.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

São Paulo tem sete centenários com Carteira de Habilitação válida

Segundo dados revelados pelo Detran ao G1, cinco moram na capital.
Conheça a história da motorista mais idosa, e do dono da CNH mais antiga.

Lívia Machado Do G1 São Paulo

“Baliza, só com a Eliza”. Aos 103 anos, Eliza Bertucho Carraro recorda orgulhosa o bordão criado por seus alunos à época em que era dona de uma auto-escola na Lapa, Zona Oeste de São Paulo. Com a ajuda de um caderno, ela detalha seus macetes, sem modéstia. “É muito simples. Nunca errei uma baliza. É roda com roda, uma viradinha”, prossegue. A ex-instrutora é uma dos sete centenários que têm autorização para dirigir na cidade, segundo dados revelados pelo Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran) ao G1.

Desses, cinco residem na capital. Eliza vive há 20 anos em Osasco, na Grande São Paulo. Além de listar o diminuto índice, lidera o ranking por idade. É a cidadã mais idosa a circular motorizada. Sua CNH exige, apenas, que ela use lentes corretivas e aparelho auditivo.

O titulo de habilitação mais antiga, porém, pertence a outro centenário. Agenor Silva Lima, de 100 anos, arrematou o documento em 1933, época em que pertencia ao exército brasileiro. Em comum, além da idade avançada e da paixão por dirigir, ambos ocupam o pódio do envelhecimento saudável.

Lúcidos e com uma memória surpreendente, os dois revelam o desejo de seguir à frente do volante até onde a vida (e o Detran) permitir. “É a melhor coisa do mundo”, exclama Eliza.


Tia da perua
Eliza obteve sua primeira CNH aos 50 anos, quando acredita ter descoberto a verdadeira vocação. Antes disso, dava de ombros ao assunto. “Nem pensava em tirar carta. Meu marido dirigia, eu não ligava.” Natural de Espírito Santo do Pinhal, interior de São Paulo, ela se mudou para a capital após o casamento. Foi dona de casa na maior parte do tempo. Trabalhou como costureira do exército, mas ocupava sua rotina com cursos de línguas, artesanato e a criação dos três filhos.

Depois que o esposo faleceu, comprou em sociedade com um dos filhos a auto-escola Real.

Montaram o empreendimento em um sobrado na Zona Oeste da cidade, onde hoje funciona um bar. Durante 25 anos ensinou a dirigir. Dava até aula de motor. Além da auto-escola, acabou montando uma frota para fazer transporte escolar e viagens pelo país. Teve quatro peruas Kombi, um ônibus e um microônibus. “Eu adorava essa época. Nunca cansei. Trocava pneus numa rapidez. Dirigir pra mim é um brinquedo, mas nunca tomei multa ou bati o carro”.

A Variant azul é o xodó de Eliza Carraro (Foto: Raul Zito/G1)A Variant azul é o xodó de Eliza Carraro (Foto: Raul Zito/G1)
 
Eliza trata os dois carros que tem – uma Variant  azul clara “semi-nova, com tudo original", mas com mais de 40 anos de estrada, e um Ford Ka, ainda adolescente, de 16 anos  – com o mesmo cuidado que zela pela própria aparência. As unhas estão sempre pintadas de vermelho, pois a cor significa “uma mulher bem tratada”. Os cabelos branquinhos e finos devem ostentar outra cor, algo próximo ao loiro. Usa cremes faciais para "aliviar as marcas da idade", e limpa os automóveis semanalmente – às vezes, ela é quem lava os veículos.

Durante a semana, seu passeio preferido é ir ao supermercado, onde consegue estacionar com segurança e tranquilidade. "Gosto de sair, dar um giro por ai. Graças a Deus não sou biruta e lembro tudo que passei desde criança. E também não tenho nenhum problema de saúde”, diz. Futuramente, pensa em comprar um carro mais moderno. Acha bonito o "novo fusca", mas não sabe se conseguirá se adptar a um veículo automático.

Agenor Lima guarda sua primeira CNH, tirada em 1933 (Foto: Raul Zito/G1)Agenor Lima guarda sua primeira CNH, tirada
em 1933 (Foto: Raul Zito/G1)
 
 
Corpinho de 80
Agenor Silva Lima, de 100 anos, defende que sua vida está recomeçando. Depois que se tornou centenário, acredita que cronômetro foi zerado. “Em setembro faço um aninho”, diverte-se. Dono da CNH mais antiga do estado, de 1933, Lima nasceu em Pão de Açúcar, no Alagoas, mas fez a vida em São Paulo como policial civil. Gaba-se do título de ex-combatente da revolução de 1930, e coleciona fotos da época em que era conhecido como “exterminador de pistoleiros”. Quando questionado se já matou alguém durante os 35 anos de Departamento de Investigação sobre Crime Organizado (DEIC), ele se esquiva da resposta. “Ah, isso eu não sei.”

Lima revela que sempre gostou de atirar e dirigir. De fala mansa e jeito simples, o centenário usa o veículo que tem há 13 anos para fazer pequenos percursos: visitar a filha, comprar mantimentos no supermercado e frequentar os encontros da Associação da Polícia Civil, onde jogava sinuca. “Até os anos 90 eu dava umas boas tacadas, hoje não jogo mais. Os [amigos] que jogavam lá [na Associação] tudo já morreram de velhice. Quem sobrou fui eu”, brinca.

Para ele, “dirigir é um prazer e uma necessidade.” Embora circule bem pela cidade, acredita que não a conhece mais. “Hoje tem muito prédio e o trânsito está descontrolado.” Morador do bairro do Ipiranga, Zona Sul, há 70 anos, ele criou estratégias para escapar dos congestionamentos. “Tem cinco semáforos em 500 metros. Para sair e entrar na garagem é muito difícil. Depois das 18 horas não consigo mais estacionar.” Lima também foge de andar próximo a ciclistas, pois teme acidentes. E diz que nunca se sentiu destratado por conta da idade. “Tem umas bestas por aí, mas nunca fui desrespeitado. Acho que a mulher é mais desrespeitada que o idoso no trânsito.”

Adepto às caminhadas, ele segue uma rotina de atividades e alimentação regrada. Gosta de cozinhar, diz que mantém sempre umas latinhas de cerveja na geladeira, e conta que faz uma deliciosa moqueca de peixe. Soube se inserir no século 21. Embora avesso à internet, tem uma rede com seu apelido. "Uibi", nome carinhoso criado pela neta, garante wi-fi ao netos quando o visitam. Ele, porém, desconhece a utilidade. “Eu nem sei o que é isso”.

Lima prefere a boa e velha televisão e o jornal impresso. Calmo “como todo bom nordestino”, e sem problemas de saúde, o centenário rechaça médicos e revela que sua idade é sempre motivo de espanto entre desconhecidos. “Ninguém acredita que já tenho 100 anos. Sempre falam que tenho no máximo 80. A coisa aqui é broa forte.”

Agenor Lima usa seu Monza para visitar a filha, os netos e fazer compras no supermercado  (Foto: Raul Zito/G1)Agenor Lima usa seu Monza para visitar a filha, os netos e fazer compras no supermercado (Foto: Raul Zito/G1)
 
 
Renovação da CNH
Motoristas com idade inferior a 65 anos devem renovar a carteira de habilitação a cada cinco anos. Acima dessa idade, a renovação deve ocorrer de três em três anos, ou conforme determinação médica, como prevê o Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O processo é o mesmo para todo condutor, independentemente da idade. O Detran disponibiliza o passo a passo em seu site www.detran.sp.gov.br.

Segundo o Detran, os condutores habilitados antes de novembro de 1999, e que ainda não renovaram a CNH, deverão fazer uma prova teórica para renovar o documento. O teste aborda questões de direção defensiva e primeiros socorros – assuntos que não eram exigidos antes de 1999. A prova é composta por 30 questões e será aprovado o motorista que acertar pelo menos 21 questões, o equivalente a 70%.

O cidadão pode estudar em casa e fazer a prova na Ciretran na qual a habilitação está registrada, mediante agendamento prévio. A apostila, desenvolvida pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), está disponível para estudo no portal do Detran.SP. O motorista pode fazer o download.

No portal, o condutor pode fazer um "Simulado de Prova". Também é possível ver o conteúdo e realizar a prova de renovação no Centro de Formação de Condutor (CFC). Para as informações sobre a avaliação médica, o Detran pede que os motoristas contatem diretamente um profissional de uma clínica credenciada. A lista está disponível no site (http://migre.me/ehACA), mas pode ser consultada através do Disque Detran e do Fale com o Detran, ou nas unidades de atendimento.

Disque Detran.SP
Capital e cidades com DDD 11: 3322-3333.
Demais localidades: 0300–101–3333.
Atendimento de segunda a sexta-feira, das 7h às 20h, e aos sábados, das 6h30 às 15h.
 
Fale com o Detran.SP
Acesso pelo portal www.detran.sp.gov.br



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

MENSAGEM DE REFLEXÃO: Qual é?

Qual é?
 

O dia mais belo? Hoje
A coisa mais fácil? Equivocar-se
O maior obstáculo? Medo
O maior erro? Abandonar-se
A raiz de todos os males? Egoísmo
A distração mais bela? Trabalho
A pior derrota? Desalento
Os maiores professores? Crianças
A primeira necessidade? Comunicar-se
De mais feliz a se fazer? Ser útil aos demais
O maior mistério? A morte
O pior defeito? O mau humor
A pessoa mais perigosa? A mentirosa
O pior sentimento? O rancor
O presente mais belo? O perdão
O mais imprescindível? Orar
O caminho mais rápido? O correto
A sensação mais grata? A paz interior
A expressão mais eficaz? O sorriso
O melhor remédio? O otimismo
A maior satisfação? O dever cumprido
A força mais potente do universo? A fé
As pessoas mais necessárias? Os pais
A coisa mais bela de todas? O amor




(AUTOR DESCONHECIDO)

quinta-feira, 16 de maio de 2013

16 de maio - Dia do Gari

16 de maio, Dia do Gari

Hoje é o Dia do Gari. Eles são encarregados de recolher o lixo, limpar e varrer as ruas das cidades, parques e praças. Não há dúvida que eles merecem aplauso e abraço.

Além disso, podemos fazer a nossa parte, jogando sempre o lixo no lixo, jamais jogando lixo nas ruas, em qualquer lugar público. Além de estarmos contribuindo com o trabalho dos garis nós também estaremos preservando os lugares que nós mesmos utilizamos.

A profissão de gari surgiu no Rio de Janeiro. Você sabia? Tudo aconteceu quando um empresário chamado Aleixo Gary, que era francês, assinou contrato com o o governo imperial para organizar o serviço de limpeza das ruas e praias da cidade.

 .
 




O que mais podemos fazer para auxiliar os garis e contribuir para uma cidade melhor? Separar o lixo em casa, no escritório, na empresa, na escola, papeis, vidros, metais, plásticos, cada qual no seu saco de lixo. Essa é a coleta seletiva. Além de facilitar o trabalho dos garis ajuda a preservar o meio ambiente.

Acima de tudo, não jogue papéis, garrafas, latinhas, sacolas plásticas ou qualquer tipo de lixo nas ruas, calçadas, praças e parques. Vamos ajudar manter a cidade mais limpa e organizada, vamos ajudar os garis que realizam um trabalho essencial e importante para todos nós.


DINIZ NETO, JORNALISTA


Um Comentário para “16 de maio, Dia do Gari”

16 de maio, Dia do Gari:

COM A PÁ E A VASSOURA NA MÃO

C idade limpa e bem organizada depende de nós
O GARI também é responsável pela sua limpeza
M as aqui e agora juntos vamos unir a nossa voz

A cidade é a extensão da nossa casa com certeza

P arques e praças limpas com todo capricho
A nossa parte é jogar sempre o lixo no lixo

E sses incríveis profissionais merecem respeito

A través da nossa participação tudo tem jeito

V amos juntos colaborar com a Coleta Seletiva
A nossa parte começa separando devidamente
S e cada um fizer sua parte nesta ação coletiva
S airemos beneficiados junto com o Meio Ambiente
O trabalho dos coletores assim será facilitado
U ma cidade mais bonita e limpa é muito importante
R espeito ao GARI é obrigação do cidadão educado
A qui mando um abraço a este profissional relevante

N unca jogue o lixo pela janela do seu veículo
A sujeira da sua casa não a descarte nos lagos

M as ainda existe muita gente com este ato ridículo
A ssim os bueiros entupidos provocam estragos
O s GARIS são heróis que merecem ser bem pagos


José Carlos Gueta – O POETA DO ABC

DICA DE SAÚDE: Saiba como evitar e o que fazer em caso de aftas, espinhas ou terçol

Problemas são pequenos, aparecem de repente e causam muito incômodo.
Bem Estar desta quinta-feira (16) explicou também os possíveis tratamentos.

Do G1, em São Paulo

Aftas, espinhas e terçol são problemas pequenos, que costumam aparecer de repente e podem causar muito incômodo no dia a dia das pessoas. No Bem Estar desta quinta-feira (16), a dermatologista Márcia Purceli e o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui deram dicas do que fazer quando esses problemas aparecem e como evitá-los.

O terçol, por exemplo, é uma infecção na região dos olhos que pode formar celulite facial e até mesmo uma calcificação, que só consegue ser removida com cirurgia. Por isso, é importante não ignorá-lo e, caso o inchaço comece a se espalhar pela pálpebra, é ideal procurar um médico, como alertou a dermatologista Márcia Purceli.


As causas podem ser genética ou uso incorreto da maquiagem, seja por causa de produtos vencidos ou por causa da má remoção, como aconteceu com a Gabriela, de 12 anos

De acordo com o cirurgião Fábio Atui, existem alguns mitos sobre o terçol, como a ideia de que o colírio ajuda a aliviar – isso não é verdade, não se deve passar nada nos olhos porque, em alguns casos, pode até piorar. A dica para melhorar é colocar compressas quentes para acabar com o processo inflamatório da pálpebra - pode ser uma massagem leve com a água quente do banho ou um algodão com soro fisiológico aquecido, por exemplo.

Bem Estar - Infográfico sobre terçol (Foto: Arte/G1)

As espinhas também são infecções bacterianas nas glândulas sebáceas. Pessoas que têm a pele oleosa costumam sofrer mais com o problema e, nesses casos, é ainda importante tomar medidas preventivas, como lavar bem o rosto, esfoliá-lo, ter uma boa alimentação e retirar muito bem a maquiagem.

Em relação à alimentação, pesquisas recentes mostram que o leite pode desencadear espinhas porque estimula a resistência periférica da insulina. Com isso, o excesso de açúcar aumenta a quantidade de espinhas e, por esse motivo, o chocolate costuma ser um alimento vilão para quem sofre com acne. 

Nesse caso, a dica é optar sempre pelos mais amargos, que têm maior quantidade de cacau.

No entanto, caso a pessoa continue com o problema após a adolescência, ela pode ter a doença acne e, nesse caso, é bom procurar um médico para começar um tratamento com remédios, que podem diminuir a produção de sebo.

No entanto, muitos pacientes reclamam que, mesmo com o uso do medicamento, não conseguiram se livrar da doença – segundo a dermatologista Márcia Purceli, isso pode acontecer caso a glândula seja muito grande e o remédio só conseguiu diminuir parte de seu tamanho. Nesse caso, após 6 meses, o paciente deve retomar o tratamento.

A médica alerta ainda que o medicamento deve ser indicado por um dermatologista, que pede uma série de exames antes de iniciar o tratamento. Além disso, é importante saber que o remédio pode dar efeitos colaterais, como problemas no fígado, problemas na gravidez e boca seca. Caso o paciente tenha a receita médica, ele pode conseguir o remédio através do SUS, mas só para quem tem acne nos estágios mais avançados.

info Bem Estar cravos e espinhas (Foto: arte/G1)

O cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui comentou também sobre as aftas, que são úlceras dentro da cavidade oral, que podem variar de mais ou menos 1 centímetro de diâmetro. Mais freqüentes em mulheres, as aftas estão relacionadas com fatores genéticos e podem causar muita dor.

O médico lembrou ainda que ter aftas não é uma doença, mas um sintoma de uma doença, como anemia, deficiências imunológicas, doença do refluxo gastroesofágico, doenças reumatológicas, doenças inflamatórias intestinais ou doença celíaca, por exemplo. Além disso, traumas durante a escovação bucal, mau uso do fio dental ou do aparelho ortodôntico também podem desencadear o problema.


Há ainda a opção de estomatite aftoide, uma doença que provoca muitas aftas na boca e também nos lábios, com períodos brandos e graves, que são desencadeados por situações de estresse, má alimentação e cigarro. O paciente, nesse caso, deve procurar um médico.

*Dermatologista Márcia Purceli e o cirurgião do aparelho digestivo Fábio Atui respondem perguntas dos internautas. Confira!

Bem Estar - Infográfico sobre aftas (Foto: Arte/G1)

 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO