sábado, 2 de fevereiro de 2013

Cão ganha 'cadeira de rodas' após perder movimento de duas patas



Do G1 BA, com informações da TV Oeste

 
 
Um cachorrinho de três anos e meio, chamado de "dentadura", perdeu o movimento das duas patas traseiras em uma acidente na cidade de Barreiras, região oeste da Bahia, há cerca de dois anos. O animal foi atropelado por um carro e quebrou a coluna na altura da bacia.

A partir daí, o cachorro passou a andar arrastando as patas traseiras. Para aliviar o sofrimento do animal de estimação, o dono fez uma espécie de cadeira de rodas feita com canos de tubulações e rodinhas de bicicleta infantil. "Ele vivia se arrastando, feria bastante as patas traseiras", conta o funcionário público Antônio Silva.

O cachorro passou a usar o aparelho há 15 dias. "Em questão de 15, 20 minutos, ele já estava andando. Eu achei que a ideia ia dar certo porque eu já tinha visto na internet outros cães de menor porte já andando nesta cadeirinha", relata o dono.

"A gente fica feliz de poder fazer alguma coisa. Apesar de ser um animal, a gente quer fazer alguma coisa para melhorar", diz a dona de casa Ivany Ribeiro.

 dentadura (Foto: Reprodução/TV Oeste)
'Dentadura' agora pode brincar com os outros cães da família (Foto: Reprodução/TV Oeste)

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO







Pinto da Madrugada arrasta milhares de foliões em desfile na orla de Maceió



A expectativa da organização é de que 200 mil pessoas participem da festa.
Muito frevo, irreverência e animação tomam contam da orla marítima.

Do G1 AL

 Pinto da Madrugada 2013 (Foto: Jonathan Lins/G1)
Bloco de rua Pinto da Madrugada arrasta foliões nas prévias de carnaval de Maceió (Foto: Jonathan Lins/G1)

A orla de Maceió já está lotada de foliões que pulam, dançam e se divertem com o frevo do bloco Pinto da Madrugada, que acontece na manhã deste sábado (2). Desde cedo grupos se concentram na Pajuçara para celebrar mais uma prévia carnavalesca e homenagear o tradicional bloco de rua que este ano desfila com o tema "O frevo é do mundo e o Pinto é da rua".

 Pinto da Madrugada 2013 (Foto: Jonathan Lins/G1)
Foliões fantasiados de coelhinhos.
(Foto: Jonathan Lins/G1)

A expectativa da organização é que 150 mil pessoas participem da folia que antece a maior festa popular do país: o carnaval. "Quero que o bloco cresça muito mais. E que seja sempre sinônimo de diversão e confraternização entre amigos", um ods organizadores e fundador do bloco, Eduardo Lyra.

Para a festa os foliões capricharam na produção das fantasias e o que se ver na orla de Maceió é um mar de alegria com amigos e famílias reunidas. Crianças e idosos também participam da folia de rua fantasiados.

É neste clima de confraternização que o grupo de amigos do bairro da Mangabeiras seguem o cortejo da folia. Todos, 14 pessoas no total, padronizaram a fantasia para a festa do Pinto da Madrugada. “Moramos no mesmo condomínio e resolvemos nos reunir para compartilhar a fantasia e a festa. O legal das prévias é que o clima é tranquilo e possibilita que adultos, jovens, crianças e idosos se divirtam”, conta a enfermeira Raíssa Pires, 22 anos.

Já as irmãs pernambucanas Camila e Caroline Rodrigues saíram de Recife para curtir as prévias de Maceió. Como fantasia elas trouxeram o personagem da festa popular de Pernambuco, o papangu. “Essa é a terceira vez que estamos no Pinto da Madrugada. O legal deste desfile é que ele acontece antes do carnaval e ainda é supertranquilo para quem gosta da folia ao som do frevo”, diz Camila que vestida numa fantasia de papangu enfrenta a sensação térmica de mais de 40 graus para brincar ao ritmo do frevo.

Já o casal brasiliense, Paulo e Cíntia, que estão de férias em Maceió foram surpreendidos pela animação do Pinto da Madrugada. “Nosso objetivo era apenas descansar e curtir as praias de Alagoas. Mas ao chegar aqui vimos essa animação e caímos no ritmo, afinal, não dar para ficar parado com essa energia toda. Essa foi uma surpresa fantástica para melhorar ainda mais as nossas férias”, revela Paulo.

FONTE: G1 – O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO









Hoje faz 16 anos da morte do cantor Chico Science



 

 

 

Chico Science


Chico Science
Informação geral
Nome completo
Francisco de Assis França
Nascimento
Origem
País
Data de morte
2 de fevereiro de 1997 (30 anos)
Período em atividade
Início da década de 19801997
Gravadora(s)
Afiliação(ões)
Página oficial

Francisco de Assis França, mais conhecido pela alcunha de Chico Science (Olinda, 13 de março de 1966Recife, 2 de fevereiro de 1997) foi um cantor e compositor brasileiro, um dos principais colaboradores do movimento manguebeat em meados da década de 1990. Líder da banda Chico Science & Nação Zumbi, deixou dois discos gravados: Da Lama ao Caos e Afrociberdelia, tendo sua carreira precocemente encerrada por um acidente de carro numa das vias que ligam Olinda e Recife.

 Seus dois álbuns foram incluídos na lista dos 100 melhores discos da música brasileira da revista Rolling Stone, elaborada a partir de uma votação com 60 jornalistas, produtores e estudiosos de música brasileira. Da Lama ao Caos na 13ª posição e Afrociberdelia em 18° lugar.[1] Em outubro de 2008, a revista Rolling Stone promoveu a Lista dos Cem Maiores Artistas da Música Brasileira, cujo resultado colocou Chico Science em 16ª lugar.[2]

 

Carreira

 

Chico Science participava de grupos de dança e hip hop em Pernambuco no início dos anos 1980. No final da década integrou algumas bandas de música como Orla Orbe e Loustal, inspiradas na música soul, no ska, no funk e no hip hop, Suas principais influências músicais eram James Brown, Grandmaster Flash e Kurtis Blow entre outros artistas de destaque da soul music norte-americana. A fusão com os ritmos nordestinos, principalmente o maracatu, veio em 1991, quando Science entrou em contato com o bloco afro Lamento Negro, de Peixinhos, subúrbio de Olinda. Misturou o ritmo da percussão com o som de sua antiga banda e formou o Nação Zumbi. A partir daí o grupo começou a se apresentar no Recife e em Olinda e iniciou o "movimento" mangue beat, com direito a manifesto ("Caranguejos com Cérebro", de Fred 04, do Mundo Livre S/A).

Em 1993 uma rápida turnê por São Paulo e Belo Horizonte chamou a atenção da mídia.[3] O primeiro disco, Da Lama ao Caos teve boa receptividade da crítica e projetou a banda nacionalmente. O segundo, Afrociberdelia, mais pop e eletrônico, confirmou a tendência inovadora de Chico Science e Nação Zumbi, que excursionaram pela Europa onde encontraram Os Paralamas do Sucesso e Estados Unidos onde tocaram juntamente com Gilberto Gil onde fizeram sucesso de público e crítica. Gil considerava Chico Science (juntamente com o grupo baiano Olodum e o compositor Carlinhos Brown) como "O que surgiu de mais importante na música brasileira nos últimos vinte anos".[4] A Nação Zumbi lançou um CD duplo em 1998, depois da morte do líder, com músicas novas e versões ao vivo remixadas por DJs. A família de Chico Science recebeu indenização de cerca de 10 milhões de reais da montadora Fiat, responsabilizada pela morte do cantor e compositor no acidente que lhe tirou a vida, devido a falhas no cinto de segurança do carro que dirigia e que poderia ter lhe poupado a vida.[5]

Influências

 

Podem ser citadas como bandas relacionadas a Chico Science, as conterrâneas Mundo Livre S/A, Bonsucesso Samba Clube, as mais recentes Cordel do Fogo Encantado, Mombojó e Otto. Outras bandas influenciadas por Chico: Sepultura (mais especificamente o álbum Roots), Cássia Eller (intérprete de músicas como Corpo de Lama e Quando a Maré Encher), Fernanda Abreu (álbum Raio X) e Arnaldo Antunes (álbum O Silêncio), além da antiga parceira e ainda em atividade, a Nação Zumbi.

Discografia

 

 

Referências

 

  1. Rolling Stone Brasil elege os 100 melhores discos de música brasileira. Grandeabobora.com (21 de Julho de 2010).
  2. Título não preenchido, favor adicionar. Acidezmental.xpg.com.br.
  3. *Chico Science em São Paulo e Belo Horizonte: [1]; [2]
  4. The Interview. Universo Online.
  5. Fiat paga indenização à família de Chico Science. Globo.com.


FONTE: WIKIPÉDIA, A ENCICLOPÉDIA LIVRE














Dica de Saúde: Cuidados com o Colesterol



 
Aterosclerose: formação de placas lipídicas (colesterol LDL) na parede das artérias.

O colesterol é uma classe de lipídeos (esteroides), com estrutura química relativamente complexa, abundante nos órgãos e tecidos dos animais.

Essa substância é transportada pelo sangue, associada a certos tipos de proteínas (as lipoproteínas), entre as mais conhecidas estão: a lipoproteína de baixa densidade e a de alta densidade, respectivamente denominadas por LDL e HDL, assumindo comportamentos antagônicos no organismo.

O colesterol LDL, também chamado de “colesterol ruim”, pode se acumular na parede das artérias, formando depósitos de gordura, contribuindo com a aterosclerose (doença que causa enrijecimento e perda da elasticidade das artérias, podendo causar o seu entupimento).

Já o colesterol HDL, conhecido como “colesterol bom”, é fundamental ao metabolismo do organismo, participando na composição membranar das células, síntese de hormônios sexuais masculinos e femininos (testosterona e estrógeno), produção de sais biliares, bem como vitamina D.

Dessa forma, uma alteração no nível de colesterol e elevada concentração de LDL (hipercolesterolemia) e baixa de HDL, aumentam os riscos de doenças cardiovasculares que são agravadas por uma série de fatores: genéticos, dieta rica em gordura animal, diabetes e hábitos como, por exemplo, o alcoolismo.

A princípio, uma pessoa adulta saudável apresenta os seguintes índices para um equilibrado padrão de colesterol:

Nível de colesterol menor que 200mg / 100ml;
Um nível de LDL menor que 130mg / 100ml;
E um nível de HDL maior que 60mg / 100ml no sangue.
 
Por Krukemberghe Fonseca
Graduado em Biologia
Equipe Brasil Escola