sábado, 6 de junho de 2015

Carioca engravida, vence câncer e emagrece 48 kg em três anos

Jocilene Melo, de 32 anos, aderiu à dieta dos pontos e atividades físicas.

'Efeito da obesidade é indireto. Você tem preguiça e não dorme', afirma.




Após engravidar, descobrir um linfoma e fazer 12 sessões de quimioterapia, a carioca Jocilene Melo de Souza, de 32 anos, emagreceu 48 kg. A decisão de mudar os hábitos alimentares e fazer atividades físicas foi tomada para cuidar da saúde. Em três anos, a secretária saiu dos 117 kg e chegou aos 69 kg.

Jocilene descobriu um linfoma quatro meses após o nascimento do filho. Em três anos ela emagreceu 48 kg (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)Jocilene descobriu um linfoma quatro meses após o nascimento do filho. Em três anos ela emagreceu 48 kg (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)
Antes de fazer o pré-natal, Jocilene não se pesava e não se incomodava com o sobrepeso. “Eu nunca fui magra, mas também nunca fui obesa. Era ‘cheinha’. Durante a gravidez, a médica me aconselhou a me cuidar, a cuidar do meu peso, mas sai dos 83 kg e fui para os 117 kg”, conta.
  •  
Jocilene emagreceu 48 kg em três anos (Foto: Editoria de Arte/G1)





















Em setembro de 2011, quatro meses após o nascimento do seu filho, Jocilene foi diagnosticada com linfoma e fez 12 sessões de quimioterapia. Em seis meses de tratamento houve a remissão total do câncer e foi liberada pelos médicos. Com isso, em abril de 2012, decidiu emagrecer.

“Claro que eu me via gorda, mas não sentia a necessidade de emagrecer. Só depois que eu tive meu filho e descobri a doença decidi perder peso. Queria cuidar da minha saúde, não queria mais brincar com ela”, afirma a carioca.

Jocilene atingiu a obesidade grau 3 e sentia pouca disposição no dia a dia. “O efeito da obesidade é indireto. Você tem preguiça, chega atrasada nos lugares e não dorme bem.”

O primeiro passo para emagrecer foi participar de um grupo nas redes sociais que faziam a dieta dos pontos. “Fui muito incentivada neste grupo. A gente se ajudava, fazia desafios mensais, motivando uma a outra e fui conseguindo. Em um ano e meio eu perdi 26 kg.”

Além da dieta, Jocilene fez caminhadas com pesos de três quilos presos nas pernas e academia seis vezes por semana. “Teve um momento que eu achei que já estava magra e parei a dieta por um tempo. Acabei engordando 6,5 kg. E como eu queria voltar pra casa dos 60 kg, voltei com a dieta e com as atividades físicas.”

A meta de chegar aos 67 kg está próxima de ser alcançada. “O mais difícil é passar pelo fim de semana. São os dias que eu não faço academia e tenho que brigar comigo para não comer o mesmo que as outras pessoas. Eu até tenho refeições livres, mas não é sempre.”

Jocilene acredita que teve dois aliados durante o seu processo de emagrecimento. “Nesses três anos, o gengibre e a canela foram meus melhores amigos. Todos os dias eu tomava um litro de chá e sinto uma diferença enorme na academia.”
Proteínas brancas e carboidratos saudáveis passaram a fazer parte da dieta de Jocilene (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)Proteínas brancas e carboidratos saudáveis passaram a fazer parte da dieta de Jocilene (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)
Hoje a carioca se pesa todos os dias para “manutenção”. “Eu me peso para ficar em paz com a balança e comigo. Eu penso que se eu tivesse me pesado antes, tivesse me vigiado, nem que fosse uma vez por mês, talvez minha história teria sido diferente. Mas hoje eu me cuido.”
Jocilene Melo fez a dieta dos pontos e atividades físicas para emagrecer (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)Jocilene Melo fez a dieta dos pontos e atividades físicas para emagrecer (Foto: Arquivo pessoal/Jocilene Melo)




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Enem 2015 encerra inscrições; taxa de R$ 63 deve ser paga até o dia 10

Sistema registrava 7,5 milhões de candidatos às 17h desta sexta-feira.

Provas serão aplicadas em 24 e 25 de outubro.






A edição de 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) encerrou as inscrições na noite desta sexta-feira (5) com pelo menos 7,5 milhões de candidatos pré-inscritos. O número de inscrições confirmadas só será divulgado após o fim do prazo para o pagamento da taxa de inscrição, que vai até as 21h59 do dia 10 de junho (horário de Brasília).
VEJA COMO PAGAR A INSCRIÇÃO

O sistema ficou aberto durante 12 dias, mas o ritmo de inscrições foi duas vezes maior na reta final do prazo. Durante os dez primeiros dias inteiros –entre a abertura das inscrições, às 10h de 25 de maio, e as 10h desta quinta (4)–, 5,8 milhões de pessoas fizeram a pré-inscrição no site, o equivalente a uma média de 24 mil inscrições por hora. Já nos últimos dois dias –entre as 10h de quinta e as 17h desta sexta–, 1,7 milhão de candidatos finalizaram o cadastro no site. Nesse período, a média foi de 54 mil novas inscrições por hora.

Inscrições confirmadas no Enem
Veja a evolução, nas últimas edições do exame, do número de candidatos que fizeram a pré-inscrição e depois confirmaram a inscrição, pagando a taxa
candidatos pré-inscritos (esq.) e confirmados (dir.)6.497.4667.971.2909.519.8275.790.9897.173.5748.721.9462012201320140M2M4M6M8M10M
Fonte: MEC/Inep













Recorde não deve ser batido
Nas últimas edições, o recorde de inscrições no Enem era batido a cada ano, mas a edição de 2015 não deve superar a do ano passado. No total, 9.519.827 se cadastraram no site em 2014, e 8.721.946 foi o número total de candidatos confirmados, após o fim do prazo do pagamento da taxa.

Veja ao lado o total de inscritos e confirmados das edições anteriores.
Confirmação de inscrição
Os candidatos que pediram a isenção do pagamento e tiveram o pedido negado até esta sexta precisam criar o boleto de pagamento no site e pagá-lo até o dia 10 de junho.

Cartão de confirmação da inscrição
Neste ano, o cartão de confirmação do candidato será divulgado pelo Inep apenas no site do Enem. Ainda não há data prevista para sua divulgação.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito

Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito


Só existem dois dias no ano que nada pode ser feito

Só existem dois dias no ano em que nada pode ser feito. Um se chama ontem e o outro se chama amanhã.



(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 5 de junho de 2015

Campo Alegre realizou 32ª edição da tradicional procissão do tapete Corpus Christti



O município de Campo Alegre localizado a 93 Km da capital Maceió, realizou nesta quinta-feira, 04 de Junho, a 32ª edição da tradicional solenidade e procissão ao dia de Corpus Christti. O evento religioso é um dos principais acontecimentos do calendário religioso e cultural da cidade, e todos os anos atrai milhares de pessoas de várias cidades de Alagoas e até de outros estados.

A exemplo dos dois últimos anos, este ano o evento além da tradicional procissão com grande participação de fiéis, aconteceu um grande show católico com o cantor católico Tony Allysson.


O que é o evento

As comemorações ao dia de Corpus Christti em Campo Alegre é uma tradição que foi trazida ao município no ano de 1983, completando na edição 2015, 32 anos de realização. Todos os anos o enorme tapete é confeccionado pelas mãos dos moradores da cidade que passam à noite inteira envolvidos na manutenção da tradição religiosa e cultural.

O tapete que mede mais de 3 km de extensão é confeccionado à base de pó de serragem, folhas e tintas, porém algumas pessoas usam da criatividade usando outros materiais mais sofisticados.

Confecção
A confecção do tradicional tapete é sempre feita na noite que antecede a procissão, quando a população ano após ano não mede esforços para enfeitar as ruas por onde passa a procissão com o santíssimo sacramento. A tradição é um misto de fé e tradição.

Programação na cidade
Na manhã do dia de Corpus Christti, às 09 horas da manhã, aconteceu a celebração da Santa Missa na Igreja de São Francisco, ponto inicial do tapete. Após a celebração da santa missa, iniciou-se a grande procissão seguindo pelo percurso das ruas enfeitadas pelo tradicional tapete.

Já às 19 horas, foi realizado um grande show católico com a Banda Recomeçar e o cantor católico Tony Allysson.

Programação em Luziápolis
Este ano também teve uma programação especial no Distrito de Luziápolis, onde às 15 horas na Quadra Poliesportiva da comunidade aconteceu a pregação com o cantor Tony Allysson e em seguida Missa e Procissão.





FONTE: SITE DA PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE - AL


05 de Junho - Dia Mundial do Meio Ambiente

Oi gente!

Hoje dia 05 de junho comemora-se o Dia Mundial do Meio Ambiente, saiba mais um pouquinho sobre essa data tão importante:


Meio ambiente é um termo que engloba tanto a paisagem de uma região do mundo como as condições que influem no tipo de vida que podem levar ali as pessoas, os animais e as plantas.

O Dia Mundial do Meio Ambiente é lembrado em todos os países desde que a Organização das Nações Unidas (ONU) realizou a primeira conferência sobre este tema – ambiente humano – em 1972, conhecida como Conferência de Estocolmo. No dia 5 de junho muitas pessoas e organizações celebram, o milagre da vida e a beleza da natureza, de várias maneiras, com paradas e concertos, competições ciclísticas, lançamentos de campanhas de limpeza nas cidades etc. Essas celebrações são também atos políticos, chamando a atenção para os problemas e riscos que corremos com a degradação, a poluição e o desrespeito ao ambiente em que vivemos.

A Constituição brasileira diz que todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, essencial a uma qualidade de vida sadia, e que todos os cidadãos e o poder público devem preservá-lo e defendê-lo para as presentes e futuras gerações.

Cuidar do ambiente significa comprometer-se em preservar, evitando qualquer interferência humana, bem como conservar, usando com responsabilidade para que mantenha a sua capacidade de se regenerar, sem perder a sua vitalidade e a diversidade de suas espécies; significa encontrar formas e áreas de preservação, conservação e desenvolvimento sustentável.




POSTADO POR GISELLE FARIAS - PROFESSORA E BLOGUEIRA

'Viagra feminino' recebe sinal verde de especialistas

Agência reguladora dos EUA já havia rejeitado o medicamento 2 vezes.

Recomendação acontece após meses de pressão do fabricante.



Flibanserin, a primeira droga para estimular a libido feminina (Foto: Allen G. Breed/AP)
Flibanserin, a primeira droga para estimular a libido feminina (Foto: Allen G. Breed/AP)


Um painel de especialistas recomendou aos reguladores americanos a aprovação do flibanserin, a primeira droga para estimular a libido feminina, desde que medidas adicionais sejam tomadas para garantir a segurança da medicação.
A FDA (em inglês), agência que regula o setor de remédios e alimentos nos Estados Unidos, já havia rejeitado esse medicamento duas vezes, alegando que sua eficácia foi muito modesta em comparação ao placebo. Embora a agência não seja obrigada a seguir os conselhos do painel, costuma fazê-lo com frequência.
Agora, a comissão de especialistas votou, por 18 a 6, a favor da entrada do "viagra feminino", do laboratório americano Sprout Pharmaceuticals, no mercado.
Entre as preocupações dos que votaram contra, estão as interações negativas com o álcool, os riscos de desmaio, sonolência, pressão baixa, enjoos e a ausência de dados sobre os efeitos do uso do medicamento em longo prazo.
A maioria afirmou, porém, que a aprovação do flibanserin dará pela primeira vez uma alternativa às mulheres com baixo interesse sexual. Eles ressaltam que, além de se especificar as contraindicações na bula, é necessário orientar os médicos e continuar os estudos, mesmo após a comercialização.
A recomendação favorável ao flibanserin acontece após meses de pressão do fabricante desse tratamento, destinado a mulheres que não chegaram à menopausa, mas apresentam baixo desejo sexual.
O caso provocou polêmica, e grupos feministas lançaram abaixo-assinados pela aprovação do medicamento. Em um deles, o grupo Even The Score acusou a FDA de sexismo por ter rejeitado o flibanserin duas vezes, enquanto o Viagra já era vendido desde 1998 para tratar a disfunção sexual masculina.
A agência negou categoricamente essa acusação.
Em 2010, a FDA rejeitou uma primeira solicitação. Logo depois, o flibanserin foi vendido por seu desenvolvedor inicial, o laboratório alemão Boehringer Ingelheim, para o Sprout Pharmaceuticals.
Após levar em consideração várias deficiências apontadas pela FDA, o Sprout apresentou uma nova fórmula em 2013, novamente rejeitada. Na época, a agência americana alegou que a reduzida diferença de eficácia do flibanserin com o placebo não justificava os riscos implícitos no consumo do medicamento.
Nessa terceira tentativa, o Sprout Pharmaceuticals apresentou novos dados, incluindo um estudo que mostra que esse remédio não afeta a capacidade das mulheres para dirigir um automóvel, por exemplo.
Grande risco de decepçãoSegundo documentos disponíveis na página da FDA na Internet sobre um teste clínico, as mulheres que tomaram flibanserin relataram ter tido, em média, 4,4 experiências sexuais satisfatórias em um mês, contra 3,7 no grupo que consumiu o placebo. Antes do início do estudo, essa média era de 2,7.
Segundo vários estudos médicos, pelo menos 40% das mulheres apresentariam diferentes graus de hipoatividade sexual.
As propriedades afrodisíacas da molécula de flibanserin foram descobertas acidentalmente ao ser testada como antidepressivo. O mesmo aconteceu com o Viagra (masculino), que estava destinado a ser um medicamento para combater a hipertensão.
A psicóloga Leonore Tiefer, da Universidade de Nova York e membro do Comitê de Consultas da FDA em 2010, explicou, naquele momento, que uma pílula desse tipo corria o risco de decepcionar um grande número de mulheres.
Para ela, a complexidade emocional da sexualidade feminina e os problemas derivados dessa condição não têm, com frequência, causas médicas.
Vários grandes laboratórios então interessados em desenvolver o "viagra feminino" abandonaram suas pesquisas, como o americano Pfizer, que desistiu dos testes clínicos em 2004.
Nesse ano, um comitê de consulta da FDA recomendou a rejeição de um adesivo de pele com testosterona para mulheres, da Procter and Gamble. Em 2011, um gel de testosterona para mulheres de BioSante também fracassou nos testes.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

A poucas horas do fim do prazo, Enem 2015 tem 6,7 milhões de inscritos

Balanço parcial foi registrado às 10h desta sexta-feira, segundo o MEC.

Inscrições vão até as 23h59 de hoje; prazo para pagamento acaba dia 10.






A poucas horas do fim do prazo, a edição 2015 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) recebeu 6,75 milhões de inscrições. O balanço parcial, com dados até as 10 horas desta sexta-feira (5),  foi divulgado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep). O prazo para se inscrever termina às 23h59 tambéem desta sexta.
Os candidatos devem fazer sua inscrição no site do exame. Caso o estudante tenha algum problema, ele deve ligar no 0800 616161.
Lentidão no site
O grande número de acessos deixou a página do Enem instável. Com a falha, estudantes madrugaram para fazer a inscrição.

Na quarta-feira (27), o Inep informou que o sistema estava instável por causa dos acessos concentrados entre 8h e 19h. Nas redes sociais, o instituto sugeriu que os alunos façam a inscrição em horários alternativos.
PASSO A PASSO DA INSCRIÇÃO DO ENEM
Neste ano, as inscrições do Enem abriram nesta segunda (25) e vão até 5 de junho. Há algumas novidades no processo de inscrição, principalmente em relação a medidas de segurança do sistema informatizado.

Veja abaixo todos os detalhes para se inscrever:
Inscrição para o Enem no site do Inep exige documentos básicos como CPF, identidade, e dados pessoais (Foto: Reprodução/Divulgação)
Inscrição do Enem exige CPF, RG e dados
pessoais (Foto: Reprodução/Divulgação)







O que é preciso
O candidato precisa ter em mãos seu RG, o número do seu CPF e um endereço de e-mail pessoal. Neste ano, o mesmo endereço de e-mail não poderá ser usado em mais de uma inscrição no exame.

É necessário informar também um número válido de telefone fixo ou de celular.
Quanto custa
Ministério da Educação aumentou o valor da taxa de inscrição para R$ 63. O aluno vai gerar um boleto bancário que deverá ser pago até o dia 10 de junho às 21h59 (horário de BrasÍlia).

O boleto bancário é criado na opção Gerar GRU. A página será aberta em uma outra janela, por isso é preciso habilitar a abertura de pop-ups no navegador.
Caso a taxa não seja paga, a inscrição do candidato será cancelada.
Quem pode fazer o exame de graça
Alunos da rede pública que cursam o 3° ano do ensino médio estão automaticamente isentos da taxa de inscrição.

Candidatos que comprovarem baixa renda também podem pedir isenção do pagamento ao final da inscrição. Após preencher o questionário socioeconômico, o estudante deve entrar na opção declarar carência. Nesse caso, é preciso conferir se o pedido foi aceito pelo Inep antes do fim do período de inscrições.
A partir desta edição, os candidatos isentos que não comparecerem nos dois dias de provas perderão o benefício para a próxima edição.
Como pedir atendimento especial
Estudantes com baixa visão, cegueira, visão monocular, deficiência física, deficiência auditiva,  surdez, deficiência intelectual, dislexia, déficit de atenção, autismo, discalculia ou com outra condição especial podem pedir atendimento especializado durante as provas do Enem. É preciso que preencham o campo específico no formulário de inscrição indicando qual o atendimento necessário durante o exame.

Gestantes, lactantes, idosos, alunos em classe hospitalar e sabatistas também têm o direito a atendimento específico desde que informem sua condição no ato da inscrição.
Nome social
Travestis e transexuais podem solicitar o uso do nome social no exame. Para isso, devem fazer sua inscrição normalmente no site até o dia 5 de junho.

No período entre 15 e 26 de junho, devem entrar novamente na página do Enem e solicitar o uso do nome social em formulário disponível on-line. O candidato deve ter documentos comprobatórios de sua condição.
Diploma de ensino médio
O candidato que tiver mais de 18 anos e pretende usar o exame nacional para pedir a certificação de ensino médio deve indicar seu objetivo na inscrição.

Língua estrangeira
No formulário de inscrição, o candidato deve selecionar se quer responder a perguntas de inglês ou de espanhol como língua estrangeira.

Local para a prova
O estudante deve escolher em qual cidade pretende fazer as provas do exame nacional, que serão aplicadas nos dias 24 e 25 de outubro. O local pode ser alterado até o fim do período de inscrições.

Confirmação de inscrição
Os candidatos que pediram a isenção do pagamento devem conferir na página do Enem se o seu pedido foi aceito até o dia 5 de junho. Caso o pedido seja negado, é preciso criar o boleto de pagamento no site e pagá-lo até o dia 10 de junho.

Cartão de confirmação da inscrição
Neste ano, o cartão de confirmação do candidato será divulgado pelo Inep apenas no site do Enem. Ainda não há data prevista para sua divulgação.





FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO