sábado, 13 de abril de 2013

Mutação genética faz porco nascer com duas faces na China

Animal nasceu com três olhos e cientistas não sabem a razão do caso raro.
Outros 12 porquinhos da ninhada não têm mutação aparente.

Da AFP
Porco tem dois focinhos e três olhos (Foto: Wei Dongsheng/ImageChina/AFP)Porco tem dois focinhos e três olhos (Foto: Wei
Dongsheng/ImageChina/AFP)
 
Um porco nasceu na China com uma mutação genética que fez com que ele tivesse duas faces. O caso, no entanto, é ainda mais raro porque, embora o animal tenha dois focinhos, ele apresenta três olhos e sua cabeça, na verdade, é uma só, com duas orelhas como qualquer porco comum.

Cientistas afirmaram que o fenômeno é consequência de uma mutação genética e que não tem relação com a carga hereditária que o porco recebe dos pais. O que eles não sabem explicar, no entanto, é a causa dessa mutação.

O porco nasceu em uma fazenda na província de Jiujiang, no leste da China. Na mesma ninhada, outros 12 porquinhos nasceram sem nenhuma mutação aparente.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Jacaré albino é atração de aquário nos EUA

Animal não consegue sobreviver no meio selvagem.
Fêmea 'Luna' faz parte de pequeno grupo de 50 exemplares.

Do G1, em São Paulo

Um aligátor (jacaré americano) albino é atração de um aquário em Wilmington, no estado da Carolina do Norte (EUA).

Aligátor albino é atração de aquário em Wilmington (Foto: Mike SPencer/The Star-News/AP)Aligátor albino é atração de aquário em Wilmington (Foto: Mike SPencer/The Star-News/AP)
 
A fêmea chamada "Luna" faz parte de um pequeno grupo de aligátores albinos conhecidos nos Estados Unidos. Há cerca de 50 exemplares no país.

Segundo especialistas, o aligátor albino não consegue sobreviver no meio selvagem por causa da sensibilidade à radiação solar e a incapacidade de se camuflar, sendo presa fácil para predadores.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Após erupção solar, Terra pode ter tempestade geomagnética

Cientistas aguardam neste sábado chegada de partículas emitidas pelo Sol.
Fenômeno pode alterar sistemas de satélites e redes de energia.

Eduardo Carvalho Do G1, em São Paulo
Explosões solares captadas na última quinta-feira (11) por instrumentos da agência espacial americana (Foto: Divulgação/ESA&NASA/SOHO/GSFC)Explosões solares captadas na última quinta-feira (11) por instrumentos da agência espacial americana (Foto: Divulgação/ESA/NASA/SOHO/GSFC)
 
Erupções ocorridas no Sol nesta semana, consideradas as mais intensas deste ano, podem provocar até o fim da manhã deste sábado (13) uma tempestade geomagnética na Terra, que, dependendo da intensidade, pode afetar sistemas de telecomunicações do planeta e a rede de distribuição de energia elétrica, segundo cientistas.

Na última quinta-feira (11), a agência espacial americana, Nasa, captou explosões na coroa solar que emitiram no espaço jatos com bilhões de partículas que partiram em direção à Terra. Imagens feitas por equipamentos da agência captaram as explosões. Segundo a Nasa, o aumento no número de explosões solares é esperado para este período, em que o Sol está chegando próximo do pico de seu ciclo de atividade, que dura 11 anos.

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), de São José dos Campos (SP), a massa liberada pelo Sol viaja a uma velocidade de cerca de mil quilômetros por segundo e deve chegar à Terra nesta manhã.

(Correção: ao ser publicada, esta reportagem informou erroneamente que a velocidade da massa liberada pelo Sol viaja a uma velocidade de mil quilômetros por hora. O erro foi corrigido às 11h40.)

No entanto, ainda não há como saber se ela provocará uma tempestade geomagnética e, caso isto ocorra, se terá tamanha intensidade a ponto de afetar equipamentos terrestres ou apenas provocará fenômenos como as auroras boreal e austral, um "show natural" de luzes coloridas que podem ser acompanhadas em regiões próximas aos polos Sul e Norte.

“A tempestade pode ser de dois tipos. Se a nuvem geomagnética estiver na mesma direção do campo magnético da Terra, os efeitos serão mais brandos e podem provocar apenas auroras. No entanto, se a nuvem de massa solar vier na direção oposta ao campo magnético terrestre, aí ocorrem tempestades geomagnéticas”, explicou o pesquisador José Roberto Cecatto, da divisão de astrofísica do Inpe.

O fenômeno é medido em uma escala que vai de G1 a G5 – em que G5 é o nível mais forte. Ele não tem impacto direto sobre as pessoas nem sobre a natureza, mas pode afetar o funcionamento de satélites, GPS e redes de energia.

Além disso, a interferência causada pela radiação solar pode fazer com que algumas companhias desviem rotas de voos próximos aos polos.

“Essa nuvem não é uma das maiores já registradas, mas também não pode ser desprezada. Ela deve gerar alguns efeitos moderados no Brasil, como algumas perturbações na rede de distribuição de energia elétrica, de moderada intensidade. Os efeitos mais significativos podem ocorrer nas altas latitudes”, explica o pesquisador.

Os equipamentos do Programa de Estudo e Monitoramento Brasileiro do Clima Espacial, ligado ao Inpe, que estão instalados na cidade do interior paulista deverão acompanhar o fenômeno neste sábado.

Observatório de Dinâmica Solar, da Nasa, mostra erupções solares registradas nesta quinta-feira (11) e que liberou partículas devem atingir a Terra neste sábado (Foto: Divulgação/Nasa/SDO)Observatório de Dinâmica Solar, da Nasa, mostra erupções solares registradas nesta quinta-feira (11) e que liberou partículas devem atingir a Terra neste sábado (Foto: Divulgação/Nasa/SDO)
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Casa de samba de São Carlos proíbe beijo na boca para garantir o respeito

Cartazes e seguranças da Toca da Criola alertam para o impedimento.
Nem mesmo no Dia do Beijo, celebrado neste sábado, carinho é permitido.

Felipe Turioni Do G1 São Carlos e Araraquara
Placa alerta para a proibição do beijo em bar de São Carlos, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)Placa alerta para a proibição do beijo em bar de São Carlos, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)
 
Placas e cartazes espalhados por um bar de São Carlos (SP) não deixam dúvida: é proibido beijar na boca. Na casa de samba, a alegria rola solta, mas o beijo não é bem-vindo. “O lema da casa é vir para se divertir, seja com os amigos, com a família, ou sozinho, porém tem que ter respeito. Quer pegada vai lá fora, aqui dentro não”, explicou a gerente da Toca da Criola, Vivian Leite, de 37 anos. Nem mesmo no Dia do Beijo, comemorado neste sábado (13), o carinho será permitido no local.

Os cartazes que alertam para a proibição, entretanto, nem sempre são suficientes, então, seis seguranças da casa ficam de olho e, quando percebem que o clima começa a esquentar, abordam os 'beijoqueiros'. “Tem gente que se beija, a gente avisa, eles não acreditam e perguntam se o que está nos cartazes é verdade mesmo”, disse Vivian. As placas viraram souvenir. “Tirar foto delas é fato, mas tem gente que leva embora”, falou.

Gerente de bar interrompe beijo de casal em São Carlos, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)Gerente de bar interrompe beijo de casal em São
Carlos, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)
 
O clima de vigilância também existe entre os frequentadores. “O próprio freguês avisa, vem falar com a gente, mas para chegar até mim é porque estão exagerando bastante”, observou a gerente. 

Segundo os proprietários, é preciso manter o respeito.

“Um selinho é até insignificante, o que não pode é pegada”, resumiu Carmem Oliveira, a Criola de 65 anos, que dá nome ao bar instalado há quatro anos na casa da família dela.

Devido à relação com o ambiente e para evitar que o beijo evolua para algo mais quente, a família decidiu proibi-lo. “Nas baladas, por exemplo, tem muita 'periguete' que faz até sexo no salão, então não pode deixar”, argumentou o dono do bar, de 69 anos, Geraldo Leite. “Nossa família teve uma educação diferente, então queremos respeito, porque quem entra aqui faz parte da mesma família”, completou a gerente.

Casal de namorados respeita norma e evita se beijar em bar de São Carlos, SP (Foto: Felipe Turioni/G1)Casal de namorados respeita norma e evita se
beijar em bar (Foto: Felipe Turioni/G1)
 
Paquera
Entre os clientes, a proibição divide opiniões. Há quem não goste e até quem acredita que a impossibilidade de beijar ajuda na paquera. “Volta o romantismo, a troca de telefone e ajuda a ter algo mais sério”, disse o educador físico Marcelo Maurício, de 28 anos, que levou a namorada para conhecer o lugar pela primeira vez. “A gente está junto e poderia se beijar, mas temos que respeitar porque é norma e está certo, porque tem gente que não fica só nisso”, afirmou a funcionária pública Daiane Giacomeli, de 28 anos.

Para a psicóloga Jeisiane Valério, de 29 anos, a proibição do beijo dificulta a paquera para o homem. “Sem o beijo, precisa haver uma compensação no olhar, no sorriso, na conversa, o que acaba exigindo mais do homem”, analisou. O adolescente Ronaldo Mancia, de 15 anos, não concordou com a proibição. “Não reclamo tanto porque estou com a minha namorada, mas se estivesse sozinho acharia ruim porque tem que saber se o beijo é bom primeiro antes de trocar o celular”, protestou.

O autônomo Germano Frutuoso, de 37 anos, considera que a proibição do beijo aumenta a segurança no local. “Todo mundo é mais comportado. Eles até servem a cerveja em garrafa de vidro, com copo de vidro porque sabem que não vai ter confusão, então isso ajuda”, opinou.

Toca da Criola, em São Carlos, proíbe beijo entre seus clientes (Foto: Felipe Turioni/G1)Toca da Criola, em São Carlos, proíbe beijo entre seus clientes (Foto: Felipe Turioni/G1)
 

 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Avião com mais de 100 passageiros sai da pista e pousa na água em Bali

Tripulação e passageiros sobreviveram ao pouso emergencial.
Não há informações sobre as causas do acidente.

Do G1, em São Paulo

Um avião da companhia aérea Lion Air com 101 passageiros e sete tripulantes aterrissou no mar neste sábado (13), após ultrapassar a pista do aeroporto da turística ilha indonésia de Bali. Relatos iniciais, segundo a agência de notícias Reuters, informavam que pelo menos 16 pessoas haviam sido levadas para o hospital com ferimentos e em estado de choque, mas não se sabe se estavam em estado grave.

Avião pousou na água com mais de 100 pessoas a bordo em Bali (Foto: AP/Polícia da Indonésia)Avião pousou na água com mais de 100 pessoas a bordo em Bali (Foto: AP/Polícia da Indonésia)

Segundo a companhia e o governo indonésio, todos os passageiros e a tripulação sobreviveram ao acidente.

De acordo com Edward Sirait, porta-voz da Lion Air, havia 101 passageiros e sete tripulantes a bordo. Informação anterior era de que 172 passageiros estavam na aeronave.

O avião, um Boeing 737 que procedia de Bandung, na vizinha ilha de Java e que deveria aterrissar no aeroporto internacional de Denpasar às 15h locais (4h de Brasília), ultrapassou a pista por motivos ainda desconhecidos, indicou a agência de aviação civil da Indonésia.

As primeiras imagens do acidente mostram uma fratura na fuselagem à altura das asas do avião, que ficou boiando a cerca de 200 metros do final da pista de aterrissagem.

Carcaça do Boeing 737 que aterrissou na água em Denpasar, Bali, neste sábado (13) (Foto: Reuters)Carcaça do Boeing 737 que aterrissou na água em Denpasar, Bali, neste sábado (13) (Foto: Reuters)
 
Passageiros do avião são atendidos em Kedongan, em Bali (Foto: Sonny Tumbelaka/AFP)Passageiros do avião são atendidos em Kedongan, em Bali (Foto: Sonny Tumbelaka/AFP)
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

MENSAGEM DE REFLEXÃO: A Tese de Doutorado do Coelho

A Tese de Doutorado do Coelho
 

Num dia lindo e ensolarado o coelho saiu de sua toca, com o "notebook" e pôs-se a trabalhar, bem concentrado. Pouco depois passou por ali uma raposa, e viu aquele suculento coelhinho tão distraído, que chegou a salivar. No entanto, ela ficou intrigada com a atividade do coelho e aproximou-se, curiosa:

-Coelhinho, o que você está fazendo aí, tão concentrado?

-Estou redigindo a minha tese de doutorado - disse o coelho, sem tirar os olhos do trabalho.

-Hummmm... e qual é o tema da sua tese?

Ah, é uma teoria provando que os coelhos são os verdadeiros predadores naturais das raposas. A raposa ficou indignada:

-Ora!!! Isso é ridículo!!! Nós é que somos os predadores dos coelhos!

-Absolutamente! Venha comigo à minha toca que eu te mostro minha prova experimental.

O coelho e a raposa entram na toca. Poucos instantes depois ouvem-se alguns ruídos indecifráveis, alguns poucos grunhidos e depois... silêncio. Em seguida, o coelho volta, sozinho, e mais uma vez retoma aos trabalhos de sua tese, como se nada tivesse acontecido. Meia hora depois passa um lobo. Ao ver o apetitoso coelhinho tão distraído, agradece mentalmente à cadeia alimentar por estar com o seu jantar garantido. No entanto, o lobo também acha muito curioso um coelho trabalhando naquela concentração toda e resolve então saber do que se trata aquilo tudo, antes de devorar o coelhinho:

-Olá, jovem coelhinho. O que o faz trabalhar tão arduamente?

- Minha tese de doutorado, seu lobo. É uma teoria que venho desenvolvendo há algum tempo e que prova que nós, coelhos, somos os grandes predadores naturais de vários animais carnívoros, inclusive dos lobos.

O lobo não se conteve com a petulância do coelho:

-Ah! Ah! Ah! Ah! Coelhinho! Apetitoso coelhinho!

Isto é um despropósito. Nós, os lobos, é que somos os genuínos predadores naturais dos coelhos. Aliás, chega de conversa...

-Desculpe-me, mas se você quiser eu posso apresentar a minha prova experimental. Você gostaria de acompanhar-me a minha toca? O lobo não consegue
acreditar na sua boa sorte. Ambos desaparecem toca adentro. Alguns instantes depois ouvem-se uivos desesperados, ruídos de mastigação e... silêncio.

Mais uma vez o coelho retorna sozinho, impassível e volta ao trabalho de redação da sua tese, como se nada tivesse acontecido. Dentro da toca do coelho vê-se uma enorme pilha de ossos ensanguentados e pelancas de diversas ex-raposas e, ao lado desta, outra pilha ainda maior de ossos e restos mortais daquilo que um dia foram lobos. Ao centro das duas pilhas de ossos, um enorme LEÃO, satisfeito, bem alimentado, palitando os dentes.


MORAL DA HISTÓRIA:
1.Não importa quão absurdo seja o tema de sua tese;

2.Não importa se você não tem o mínimo fundamento científico;

3.Não importa se os seus experimentos nunca cheguem a provar sua teoria;

4.Não importa nem mesmo se suas ideias vão contra o mais óbvio dos conceitos lógicos;

5.O que importa é QUEM ESTÁ APOIANDO SUA TESE. 



(AUTOR DESCONHECIDO)

sexta-feira, 12 de abril de 2013

Igreja Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Campo Alegre - Alagoas, comemora o 6º ano de Aniversário



IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA

Localizada: Rua Santo Antônio, nº 223, Bairro Centro, Campo Alegre – Alagoas


 Pastor José Mendes


Convite:

A Assembleia de Deus Ministério de Madureira em Campo Alegre, tem a honra de convidar o povo em geral para participar de um culto ao Senhor, em homenagem ao 6º (sexto) de Aniversário da Obra de Madureira em Campo Alegre e do Departamento de Senhoras Eterno Louvor, que realizar-se-á nos dias, 13 e 14 de abril de 2013, às 19 horas(sete horas da noite), cujo tema se encontra em: APOCALIPSE 22:11. Lema: É tempo de santidade.


CONFIRA A PROGRAMAÇÃO:


SÁBADO: 13/04 – Preletor: Pr. Benedito Teixeira Martins (Presidente)

Louvor:

Cantora Luciene (Maceió)
Dupla Sandro e Kellyane (Maceió)

Departº. Eterno Louvor (Aniversariante)
Departº. Jovem Shalom (Local)


DOMINGO: 14/04 – Preletor: Pr. Ismael Ferreira (Maceió – AD Madureira)

Louvor:

Banda Nova Geração (AD – Belém)
Departº. Eterno Louvor (Aniversariante)
Departº. Jovem Shalom (Local)


Pastor José Mendes (de pé)


 
 


IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS MINISTÉRIO DE MADUREIRA

Rua Santo Antônio, nº 223, Bairro Centro, Campo Alegre – Alagoas

Contatos: (82) 9162 – 5550 / 9145 – 0555

e-mail: evangelistamendes.mendes5@gmail.com



Certo de contarmos com as vossas presenças, desde já expressamos nossa gratidão Em Cristo Jesus Nosso Senhor.

Atenciosamente:


Pastor José Mendes dos Santos


  

RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA













José Wellington é reeleito presidente da Assembleia de Deus

Com 9.003 votos, pastor continua à frente da igreja por mais quatro anos.
Wellington venceu o pastor Samuel Câmara, que teve 7.407 votos.

Do G1 DF
O pastor José Wellington, que foi reeleito presidente da Assembleia de Deus e vai chefiar a maior denominação evangélica do país pelos próximos quatro anos (Foto: Reprodução/TV Globo)O pastor José Wellington, que foi reeleito presidente da Assembleia de Deus e vai chefiar a maior denominação evangélica do país pelos próximos quatro anos (Foto: Reprodução/TV Globo)
 
O pastor José Wellington foi reeleito presidente da Assembleia de Deus, com 9.003 votos. A eleição foi realizada nesta quinta-feira (11), em Brasília. Há 22 anos no cargo, Wellington vai chefiar a maior denominação evangélica do país pelos próximos quatro anos.

José Wellington, de São Paulo, disputou a eleição com Samuel Câmara, de Belém do Pará, que disputou o posto pela terceira vez. Ao todo, foram 16.747 votos, sendo 7.407 para Câmara, 162 em branco e 175 nulos Foi a segunda vez, em 12 anos, que a escolha do presidente da Assembleia de Deus aconteceu em Brasília.

A eleição foi realizada no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade. A convenção geral começou no dia 8 e se encerra nesta sexta (12), prazo máximo para divulgação do resultado da votação. A cerimônia de posse do eleito vai ser realizada ainda no último dia do evento.

A Assembleia de Deus tem cerca de 12 milhões de fiéis e um patrimônio que inclui uma editora, uma fundação educacional, hospitais e creches. Além da eleição, durante o encontro são promovidos estudos bíblicos e cultos, estes últimos aberto ao público em geral.


Marco Feliciano
O pastor da Assembleia de Deus e presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, Marco Feliciano (PSC), fez uma rápida visita ao evento para participar da votação da presidência da igreja. Ele chegou no Pavilhão de Exposições do Parque da Cidade por volta das 12h20 desta quinta.

O deputado Marco Feliciano (PSC-  SP),  presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara dos Deputados, é assediado por fiéis durante a Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, em Brasília, nesta quinta (11). (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)O deputado Marco Feliciano (PSC- SP), durante a
Convenção Geral das Assembleias de Deus no Brasil, em Brasília (Foto: André Dusek/Estadão Conteúdo)
 
Feliciano visitou o estande da editora da Assembleia no local e posou para fotos ao lado dos fiéis.

Para o pastor da Assembleia de Deus em Salvador (BA) Miguel Pereira, a convenção geral, que acontece a cada dois anos, é importante para unir os membros, trocar experiências e traçar os rumos da denominação para os próximos anos.

"É sempre bom se reunir, encontrar velhos amigos de outros estados e ver a movimentação. A votação é feita de maneira democrática, com liberdade de expressão. É muito bonito ver isso", disse.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

 

Roseana Sarney se aposenta pelo Senado e receberá R$ 20,9 mil

Segundo a Casa, Roseana foi contratada sob regime CLT em 1984.
Governadora do Maranhão se aposentou no cargo de analista legislativo.

Do G1, em Brasília
Governadora Rosena Sarney passa o dia em hospital de São Luís (Foto: Biné Morais/O Estado)Governadora Rosena Sarney  (Foto: Biné Morais/O Estado)
 
O Senado concedeu aposentadoria de R$ 20,9 mil mensais à governadora do Maranhão, Roseana Sarney (PMDB). A decisão foi publicada no boletim administrativo do Senado nesta quinta-feira (11). Roseana vai somar a aposentadoria com R$ 15,4 mil, salário de governadora.

Segundo o Senado, Roseana foi contratada sob o regime de CLT em 9 de novembro de 1984.  No período em que ficou licenciada para exercer outro mandato, Roseana não foi remunerada, segundo o Senado.

A assessoria do Senado não soube informar desde quando a governadora está licenciada do cargo, mas disse que o valor de R$ 20,9 mil é o padrão para o cargo e não inclui vantagens individuais.

Roseana se aposentou no cargo de analista legislativo. Em 2012, o Senado gastou R$ 1,2 bilhão com o pagamento de aposentados e pensionistas.

Por meio de nota, Roseana afirmou que ingressou no Senado em 1974, por meio de processo seletivo, apesar de não ter prestado concurso público. Segundo a nota,  “a aposentadoria ocorre 38 anos depois” e Roseana irá “devolver aos cofres públicos” o valor que ultrapassar o teto de R$ 28 mil estabelecido para o servidor público.

Roseana é filha do senador José Sarney (PMDB-AP), que foi presidente do Senado por quatro vezes: de 1995 a 1997, 2003 a 2005, de 2009 a 2011 e de 2011 até 2012.

Roseana começou a carreira política em Brasília como deputada federal, de 1990 a 1994, foi governadora do Maranhão pela primeira vez de 1995 a 2002, senadora de 2003 a 2009, e governadora novamente de 2009 até hoje.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

Maradona participa de último dia de campanha de Maduro na Venezuela

Argentino era amigo próximo do líder morto Hugo Chávez.
Evento fechou a campanha de Nicolás Maduro para a eleição de domingo.

Da AFP

Com um passarinho na cabeça e ao lado de Diego Maradona, o presidente interino e candidato "chavista" às eleições do próximo domingo na Venezuela, Nicolás Maduro, encerrou nesta quinta-feira (11) sua campanha com um grande comício em Caracas.

Sob uma chuva de papel picado, Maduro apareceu no palanque ao lado de Maradona - amigo do finado presidente Hugo Chávez - que chegou com um gorro com as cores da Venezuela e uma camisa vermelha, cor do "chavismo", estampada com o número 10.

"A mão de Deus está conosco", gritou um animador para apresentar Maradona, sob os aplausos da multidão.

Maduro abriu seu discurso afirmando: "Sou chavista, socialista e anti-imperialista. Aqui todos têm consciência de que vão votar por Chávez".

Diego Armando Maradona cumprimenta chavistas ao chegar no comício de Maduro nesta quinta (11) (Foto: Ramon Espinosa/AP)Diego Armando Maradona cumprimenta chavistas ao chegar no comício de Maduro nesta quinta (11) (Foto: Ramon Espinosa/AP)
 
Acompanhado por sua mulher, Cilia Flores, e diversos funcionários do governo, Maduro subiu ao palanque com um chapéu adornado com um passarinho, para lembrar a visita que Chávez lhe fez sob a forma de pássaro, quando cantou para dar sua benção e prever a vitória nas eleições de domingo.

Maduro, que chegou ao comício a bordo de uma caminhonete, foi saudado por milhares de pessoas das janelas dos prédios de Caracas, ao final de uma campanha de apenas dez dias para apontar o sucessor de Chávez, morto por um câncer no dia 5 de março passado.

Ao cair da noite, luzes de várias cores e fogos de artifício iluminaram o céu da capital venezuelana.

Nicolas Maduro, um ex-motorista de ônibus, chega ao final da campanha com cerca de dez pontos de vantagem sobre Henrique Capriles, líder da oposição e governador do estado de Miranda.

Flor Palacios, uma dona de casa de 55 anos vestida de vermelho e repleta de botons de Chávez e Maduro, disse à AFP que tem "100% de certeza de que a oposição fascistas será enterrada para sempre" nestas eleições.

"Nosso gigante nos deixou um legado, estamos tristes porque morreu, é irreparável, mas vamos votar em seu filho", disse Palacios sobre Maduro.

"Esta vitória será como um tiro no chão (segura). Queremos seguir vivendo no socialismo", afirmou Timo Olivero, um construtor de 54 anos.

"Se não cumprir o que promete, assim como o levantamos vamos derrubá-lo, porque somos o povo. Deve seguir o legado do nosso comandante presidente", disse Mayerly Flores, uma mulher de 31 anos.

Mais cedo, em um comício no estado de Zulia, Maduro se apresentou como "o filho de Chávez, um homem do povo, que está pronto para ser presidente (...) os que quiserem pátria e os que quiserem futuro, venham comigo".
 
Capitalizando a herança eleitoral de Chávez, e com chavistas saudosos e ainda de luto, Maduro, um ex-sindicalista, vai para as eleições com uma vantagem confortável, mas que vem diminuindo.

Segundo a última pesquisa Datanálisis, realizada entre 1º e 5 de abril, e difundida esta semana pelo banco Crédit Suisse em seu boletim para clientes, Maduro tem vantagem de 9,7 pontos percentuais sobre o rival Henrique Capriles. A publicação de pesquisas está proibida esta semana na Venezuela.

arte - venezuela candidatos - 9/4  (Foto: Arte/G1)
 


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

MENSAGEM DE REFLEXÃO: A boneca e a rosa

A boneca e a rosa
 

Eu me apressei dentro de uma loja de departamentos local para pegar alguns presentes de natal de última hora. Olhei para todas aquelas pessoas e queixei-me comigo mesmo: "Eu ficarei aqui para sempre e ainda tenho muito o que fazer". O Natal estava começando a se tornar uma maçada. Eu tipo que desejei passar o Natal dormindo. Mas me apressei o melhor que pude no meio de todas as pessoas em direção ao departamento de brinquedos. Mais uma vez resmunguei comigo mesmo sobre os preços de todos aqueles brinquedos. E imaginei se os netos iriam sequer brincar com eles.

Eu me encontrava no corredor das bonecas. Pelo canto do olho vi um garotinho, lá pelos seus 5 aninhos, segurando uma adorável boneca.

Ele continuou tocando os cabelos dela e a segurava com tanta suavidade. Eu não me continha. Eu apenas continuei olhando para o garoto e imaginei para quem seria aquela boneca.

Eu vi o menino se virando em direção a uma mulher, chamar sua tia pelo nome e dizer: "Você tem certeza de que não tenho o dinheiro suficiente?"

Ela respondeu um pouco impaciente: "Você sabe que não tem o dinheiro suficiente para isso."

A tia disse ao garotinho para não ir em nenhum lugar onde ela teria que pegar algumas outras coisas e que estaria de volta em alguns minutos.

Então, ela deixou o corredor. O garoto continuou a segurar a boneca.

Após um tempo eu perguntei ao menino para quem seria a boneca e ele disse: "É a boneca que minha irmã tanto queria para o Natal. Ela sabia que o Papai Noel a traria."

Eu disse a ele que talvez o Papai Noel pudesse levá-la. Ele disse "Não, o Papai Noel não pode ir onde minha irmã está... Eu tenho que dar a boneca para minha mãe levá-la."

Eu perguntei a ele onde a irmã dele estava.

Ele olhou para mim com os olhos mais tristes e disse: "Ela se foi para estar com Jesus. Meu pai disse que mamãe tem que ir estar com ela.

Meu coração quase parou de bater.

Então o garoto olhou para mim novamente e disse, "Eu disse ao meu pai para dizer a mamãe para não ir ainda. Eu disse a ele para dizê-la para me esperar voltar do mercado."

Então ele me perguntou se eu queria ver a foto dela.

Eu disse a ele que adoraria.

Ele pegou algumas fotos que ele tinha tirado em frente da loja. Ele disse:

"Eu quero que minha mãe leve isto com ela então ela jamais se esquecerá de mim. Eu amo muito a minha mãe e desejo que ela não tenha que me deixar. Mas papai disse que ela precisa estar com minha irmã."


Eu vi que o garotinho tinha baixado sua cabeça e tinha ficado muito quieto. Enquanto ele não estava olhando eu peguei minha bolsa e tirei um monte de notas. Eu perguntei ao garoto: "Vamos contar aquele dinheiro mais uma vez?"

Ele ficou agitado e disse "Sim, eu sei que isso tem que ser o suficiente".

Então eu juntei meu dinheiro ao dele e começamos a contá-lo. Claro que era mais do que suficiente para a boneca.

Ele gentilmente disse: "Obrigado Jesus por me dar o dinheiro suficiente."

Então o garoto disse: "Eu tinha pedido a Jesus para me dar o dinheiro suficiente para comprar esta boneca e então mamãe pode levá-la com ela para dar a minha irmã. E ele ouviu minhas preces. Eu queria pedi-lo o suficiente para comprar para minha mamãe uma rosa branca, mas não pedi, mas ele me deu o suficiente para comprar a boneca e a rosa para minha mamãe. Ela ama tanto rosas brancas, mas tanto, mas tanto.

Em alguns minutos a tia dele voltou e eu afastei meu carrinho. Não pude evitar de pensar sobre o garotinho quando terminei minhas compras em um espírito totalmente diferente daquele de quando comecei. E continuo lembrando uma estória que tinha visto no jornal alguns dias antes sobre um motorista bêbado batendo o carro e matando uma garotinha e deixando em estado grave sua mãe. A família estava decidindo quando remover os aparelhos que a mantinham viva. Mas certamente esse garotinho não pertencia àquela mesma estória. Dois dias depois eu li num jornal que a família tinha desconectado os aparelhos e a jovem mulher havia morrido. Não pude esquecer o garotinho e fiquei imaginando se as estórias estavam de alguma forma conectadas.

Mais tarde naquele dia, não pude me conter e sai para comprar algumas rosas brancas e levá-las para a funerária onde a jovem mulher estava. Lá, ela estava segurando uma amável rosa branca, uma linda boneca e uma foto do garotinho na loja. Eu sai de lá em lágrimas, minha vida mudara para sempre. O amor daquele garotinho por sua irmã e sua mãe era irresistível. E em um segundo um motorista bêbado tinha rasgado a vida daquele garotinho em pedaços. 





(AUTOR DESCONHECIDO)


quinta-feira, 11 de abril de 2013

Ossada encontrada em Nova Serrana, MG, não é de Eliza Samúdio

Criminalística comparou material com DNA do filho da ex-modelo.
Ossos estavam enterrados em uma zona rural próxima a MG-423.

Vanessa Pires Do G1 Triângulo Mineiro
Ossada achada em MG não é de Eliza Samúdio (Globo News) Eliza Samúdio

Corpo foi encontrado na zona rural de Nova Serrana (Foto: Christyam de Lima / Jornal Agora)
Ossada encontrado em Nova Serrana não é de Eliza Samúdio (Christyam de Lima / Jornal Agora)
 
Uma ossada encontrada no dia 30 de janeiro em Nova Serrana, Centro-Oeste do Estado, não é de Eliza Samúdio. O resultado foi divulgado pelo Instituto de Criminalística da Polícia Civil nesta quinta-feira (11).

A suspeita surgiu depois que o Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte divulgou um laudo com características da ex-amante do goleiro Bruno. Segundo o delegado Rodrigo Noronha, responsável pelo caso, havia informações parecidas com as da ossada, tais como altura, sexo e aprofundamento no crânio. Porém, a perícia confrontou os restos mortais encontrados com as amostras genéticas da modelo e do filho dela e deram incompatíveis.

A ossada estava enterrada em um buraco com aproximadamente seis metros profundidade e, com a chuva na região, acabou ficando parcialmente submersa. Os vizinhos próximos ao local avistaram e ligaram para a polícia. A região fica dentro de uma propriedade particular à beira de uma estrada vicinal, que fica a 800 metros da MG-423.

Junto com a ossada havia vestes femininas, uma sandália rasteirinha tamanho 37 e um cinto.
De acordo com o delegado responsável pelo caso, Rodrigo Noronha, o que chamou a atenção foi que havia um aprofundamento no crânio do mesmo lado onde Jorge (primo do goleiro Bruno) relatou ter visto Eliza ser agredida dentro do carro.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Rosiska Darcy de Oliveira é eleita para Academia Brasileira de Letras

Eleição foi nesta quinta (11); poeta Antônio Cícero ficou em segundo lugar.
Sua trajetória é marcada por trabalhos relacionados à situação da mulher.

Do Valor OnLine
A escritora Rosiska Darcy de Oliveira (Foto: Divulgação/Rio Como Vamos)A escritora Rosiska Darcy de Oliveira (Foto:
Divulgação/Rio Como Vamos)
 
A escritora Rosiska Darcy de Oliveira foi eleita para a Academia Brasileira de Letras na tarde desta quinta-feira (11). Com 23 votos (dos 38 possíveis), Rosiska passa a ocupar a cadeira de número 10, sucedendo o poeta Lêdo Ivo, que morreu no dia 23 de dezembro de 2012 passado, na Espanha.

O poeta Antonio Cícero, que também concorria ao posto, ficou em segundo lugar, com seis votos, seguido por Marcus Accioly, que recebeu cinco indicações, e a escritora Mary Del Priore, que teve quatro votos.

Rosiska é professora do doutorado do Departamento de Letras da PUC-Rio e membro titular do Pen Clube do Brasil. Bacharel em direito pela PUC-Rio, ela trabalhou como jornalista na "Revista Visão", no "Jornal do Brasil" e na TV Globo. Durante a ditadura, morou na Suíça, onde fez doutorado e lecionou por dez anos.

Sua trajetória é marcada por trabalhos relacionados à situação da mulher. É autora de "Le féminin ambigu" e "La culture des femmes", publicados na Europa, e de "Elogio da diferença", lançado no Brasil e nos Estados Unidos. Rosiska co-chefiou a delegação à Conferência Mundial sobre a Mulher em Pequim, presidiu o Conselho Nacional dos Direitos da Mulher e fundou, em 1996, o Centro de Liderança da Mulher, do qual é presidente. Membro do Painel Mundial sobre Democracia da Unesco, ela também foi embaixadora do Brasil junto a Comissão Interamericana de Mulheres da OEA e fez parte do Conselho sobre Mulher e Desenvolvimento do BID.

Colunista dos jornais "O Globo" e "O Estado de São Paulo", Rosiska também é autora de livros como "A Dama e o unicórnio", "Outono de ouro e sangue", "A natureza do escorpião" e "Chão de terra".
"A Academia [...] se sente enriquecida com o aumento de seu naipe feminino", disse o Secretário-Geral da ABL, Geraldo Holanda Cavalcanti, segundo comunicado divulgado pela instituição. Cavalcanti presidiu a sessão no lugar da presidente, Ana Maria Machado, ausente por motivos particulares. Dos 38 votantes, 26 estavam presentes e 12 declararam seu voto por carta.


Outra vaga para a ABL aberta
A cadeira de número 36 da ABL, antes ocupada pelo jornalista e escritor paulista João de Scantimburgo, que morreu no dia 22 de março de 2013, vai receber outro novo membro em 2013.
Fernando Henrique Cardoso é um dos candidatos à cadeira 36. Ele oficializou em carta sua candidatura no dia 27 de março. A carta foi entregue pessoalmente, em nome do ex-presidente do Brasil, pelo imortal Celso Lafer, em reunião da ABL no Rio, de acordo com a assessoria de imprensa da instituição.




FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Médico francês sugere que não usar sutiã é melhor para a saúde dos seios

Sem sutiã, seios ficam mais firmes e costas doem menos, diz especialista.
Resultados ainda são considerados preliminares, informa rádio.

Do G1, em São Paulo
 Estudo questiona importância do sutiã para os seios (Foto: Mauricio Fuertes/Image Source/AFP/Arquivo)
Estudo questiona importância do sutiã para os seios (Foto: Mauricio Fuertes/Image Source/AFP/ Arquivo)
 
Um levantamento feito na França sugere que não usar sutiã seja um ato saudável para as mulheres, segundo informações da rádio pública France Info. O abandono da peça não só reduziu as dores nas costas das mulheres que participaram da pesquisa, como também ajudou a endireitar os seios delas, sem deixá-los caídos.
 
A equipe de Jean-Denis Rouillon, do Centro Hospitalar Universitário de Besançon, acompanhou 130 mulheres que se dispuseram a não usar sutiã durante anos para avaliar os efeitos.
 
Em entrevista à radio, Rouillon disse que os primeiros resultados sugerem que o sutiã seja “uma falsa necessidade”, pois o seio não se beneficia do apoio e até se atrofia. A opinião se refere aos pontos de vista médico, fisiológico e anatômico e, naturalmente, não leva em consideração aspectos de moda.
 
No entanto, na mesma entrevista, o médico ressalta que os resultados são preliminares e foram obtidos com um recorte de população que não representa a população geral do mundo. Por isso, suas conclusões ainda não devem ser consideradas como uma prova científica definitiva contra o sutiã.
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 
 

DICA DE SAÚDE: Cirurgia bariátrica deve ser a última opção para quem precisa emagrecer

Cirurgia bariátrica deve ser a última opção para quem precisa emagrecer

Número de operações aumentou quase 90% nos últimos 5 anos no Brasil.
Porém, paciente deve tentar perder peso primeiro com mudança de hábitos.

Do G1, em São Paulo

Nos últimos cinco anos, o número de cirurgias de redução de estômago aumentou quase 90% no Brasil – e agora, não há mais limite de idade para operar pelo SUS e pacientes com 16 anos também podem fazer. Porém, como alertaram o endocrinologista Alfredo Halpern e o cirurgião bariátrico Almino Ramos no Bem Estar desta quarta-feira (10), a operação deve ser o último recurso contra a obesidade.
 
Segundo os médicos, o paciente deve tentar primeiro perder peso através da mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos por, pelo menos, 2 anos. Caso não consiga, ele deve ir ao médico para avaliar se tem os requisitos para fazer a cirurgia, como o Índice de Massa Corporal acima de 40 ou acima de 35, com problemas associados - diabetes, hipertensão e colesterol, por exemplo. 


Além disso, a pessoa, seja adulta ou adolescente, deve estar absolutamente convencida de que a cirurgia é a alternativa para sua saúde, consciente dos riscos e possíveis conseqüências. De acordo com o endocrinologista Alfredo Halpern, o suporte da família também é extremamente importante, principalmente no caso dos mais jovens.
 
Para dar andamento ao processo, o paciente deve ser acompanhado por, pelo menos, cinco especialistas - um cirurgião, um endocrinologista, um cardiologista, um psiquiatra ou psicólogo e um nutricionista ou nutrólogo. Cada um desses profissionais dará uma carta liberando a cirurgia.
 

Se liberado o procedimento, o paciente deve então começar a fazer uma série de exames. São, pelo menos, 8 exames (todos cobertos pelo SUS) para que possam ser descartadas todas as possibilidades de contraindicações ou riscos antes da cirurgia.
 
Ainda na preparação, a dieta também é importante - a orientação é que a pessoa perca cerca de 10% do peso antes de operar. Além disso, mudar a alimentação já funciona também como um teste para avaliar se o paciente terá força de vontade para continuar a ter hábitos saudáveis depois de operado.
 
No caso de quem está com o IMC acima de 35 com doenças associadas, é essencial também ter o controle desses problemas. Além da hipertensão e diabetes, o paciente pode ter também as taxas de gordura alteradas, apneia do sono, gordura no fígado e sobrecarga nas juntas - o tratamento paralelo de todas essas doenças diminui muito os riscos da cirurgia.


Superadas todos essas medidas preparatórias, o paciente pode então ser encaminhado para a internação e cirurgia.
 
De acordo com o cirurgião bariátrico Almino Ramos, geralmente, a operação demora em média 2 horas e o paciente fica cerca de 2 a 3 dias no hospital. Ele pode fazer a cirurgia convencional, que faz um corte de 15 a 20 centímetros no abdômen e demora de 45 a 60 dias de recuperação; ou a vídeolaparoscopia, que faz um corte de 0,5 a 1 centímetro e demora de 15 a 20 dias para se recuperar. Veja abaixo como são feitas algumas das cirurgias de redução de estômago:

Cirurgia bariátrica (Foto: Arte/G1)

Depois de operado, o paciente terá que fazer uma dieta líquida de 1 a 3 meses; depois, pode continuar com uma alimentação saudável por mais 6 meses, tempo que começará a perder peso e notar as diferenças no corpo. Estima-se que, em um ano, seja possível perder até 35% de todo o peso - mas isso só se o paciente conseguir mudar seus hábitos mesmo após a cirurgia; caso contrário, ele pode voltar a engordar e o procedimento terá sido em vão.


O Bem Estar mostrou a história do Mateus, um jovem de 17 anos que pesava 119 kg e teve que fazer a cirurgia bariátrica. Ele estava com pré-diabetes, pressão alta, gordura no fígado e não conseguiu perder peso com dieta e exercícios.
 
Em janeiro deste ano, ele fez a operação por vídeolaparoscopia e, desde então, já perdeu 22 kg como mostrou a repórter Michelle Barros.

*O endocrinologista Alfredo Halpern e o cirurgião bariátrico Almino Ramos tiram dúvidas sobre o assunto enviadas pelos internautas e telespectadoras.
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO