sábado, 27 de setembro de 2014

HOMENAGEM EM VIDA - ESTUDANTE RENATO FERREIRA

Olá, pessoal:

Muitas vezes as pessoas só são homenageadas depois que morrem e isso deixa a nos entender que não somos merecedores de homenagens só depois que morremos. Às vezes um cidadão ou cidadã faz tanta coisa boa e importante na sociedade ou na vida de alguém, e que infelizmente muitas pessoas não dão o valor merecido. Claro que depois que morremos também podemos ser homenageados e lembrados por nossos queridos admiradores. Mas aqui cito uma outra opção: Por que não homenagear alguém também em vida?

Foi pensando nesse detalhe que tomei uma atitude: COLOCAR O QUADRO HOMENAGEM EM VIDA NO MEU BLOG (BLOG DO RENILTON SILVA).

A HOMENAGEM DE HOJE VAI PARA O RENATO FERREIRA.

Aqui constam algumas fotos do aluno Renato Ferreira e um pouco de sua história:
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
Mãe do Renato Ferreira
 
 .
 
 .
 
  .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
.

.
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
 
 .
  Renan França(irmão do Renato Ferreira) e namorada Tania Oliveira (cunhada do Renato Ferreira
 
 .
 
 .
 
 .
 Renan França(irmão do Renato Ferreira) e namorada Tania Oliveira (cunhada do Renato Ferreira
 
 .
Ricardo França, irmão do Renato Ferreira

 
 
 
Renato Ferreira nasceu no dia 10 de setembro, na cidade de São Miguel dos Campos - AL e reside em Campo Alegre - AL. É muito esforçado e dedicado aos estudos e também ao trabalho. Trabalha na Usina Cansanção de Sinimbu. 
 
É um cidadão de bem.
 
É uma pessoa batalhadora e simples.
É um dos talentosos que sempre luta por dias de conquistas e realizações, com muita responsabilidade e dedicação.

Renato Ferreira: Humilde, dinâmico e criativo, que com suas lutas vence os obstáculos, com talento, garra e determinação. Sempre disposto a ajudar, não mede esforços para solidarizar ao próximo. É uma das pessoas que curte nossas postagens.

Obrigado, Renato Ferreira, pelo incentivo!

Parabéns, ALUNO E PROFISSIONAL RENATO FERREIRA pela pessoa que você é e pelo esforço e determinação que representa na sociedade!  

Esta é uma simples homenagem do Blog do Renilton Silva para você, por ser essa pessoa especial no nosso convívio, estando disposto a lutar por dias melhores.






RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA

Alagoas tem pior desempenho do País em leitura, segundo avaliação

ENSINO FUNDAMENTAL. Foram avaliados alunos de até oito anos de idade matriculados em escolas públicas
 
Foto: ARQUIVO GA
Alunos alagoanos não só têm dificuldade em ler, como também sofrem para resolver questões de matemática e produzir textos
Foto: ARQUIVO GA
Por: MAIKEL MARQUES - REPÓRTER
 
81,56% dos alunos de até oito anos de idade  matriculados em escolas públicas de Alagoas garantiram ao estado, em 2013, a última colocação no ranking que aferiu a capacidade de leitura de 2,3 milhões de crianças brasileiras, todas matriculadas em turmas do 3º ano do Ensino Fundamental. O levantamento mostrou que nosso pequenino aluno figura no mais baixo dos quatro níveis da pesquisa. Eles não têm dificuldade em ler, com base em imagens, palavras dissílabas, trissílabas e polissílabas com estrutura silábica canônica: ca-va-lo, ca-sa, di-nhei-ro, a-be-lha.

O quadro, traçado pela Avaliação Nacional da Alfabetização, do Ministério da Educação, evidencia outra dificuldade educacional em Alagoas: 81,27% deste contingente até reconhece horas e minutos, mas sofre bastante para calcular adição de duas parcelas e resolver problemas de subtração.

O meio termo está na capacidade de escrita. 58,47% dos matriculados em turmas iniciais escrevem palavras simples com dificuldade e ainda omitem ou trocam algumas letras. No entanto, eles são capazes de produzir textos narrativos com ausência ou inadequação de pontuação e concordância verbal.

Para a professora Cláudia Angélica Leme, mestre em educação e coordenadora do curso de licenciatura da Faculdade Santa Marcelina (Fasm), de São Paulo, o resultado é reflexo do baixo e muitas vezes inexistente incentivo à leitura no ambiente domiciliar, principalmente na região Nordeste.

“A criança que não tem acesso ao livro em casa precisa do apoio da escola para desenvolver o hábito de leitura, mas de forma lúdica e bem diferente da prática antiga e desconectada com a realidade em que vive o aluno”, explica a professora. “Também precisa de professores muito bem preparados”.





FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

Mensagem de Reflexão: Desistência

Desistência

 


Aceita o conselho dos outros, mas nunca desiste da tua própria opinião.



(AUTOR NÃO REVELADO)

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Obrigados por lei, mais da metade dos brasileiros deixaria de votar se pudesse

(Foto: Agência Estado)(Foto: Agência Estado)
 
Mais da metade dos eleitores brasileiros deixaria de comparecer às urnas no dia 5 de outubro caso o voto no Brasil não fosse obrigatório, ressaltando o desinteresse de grande parte da população com o processo eleitoral, mostrou um estudo divulgado nesta semana.

A pesquisa, feita pela brasileira Hello Research, também constatou que 62% das pessoas consultadas tinham pouco ou nenhum interesse nas Eleições 2014. Foram entrevistados 1.000 eleitores em 70 cidades por todas as regiões do Brasil, e a margem de erro anunciada é de 5%.

"Esse desinteresse é formatado em função de um ciclo: os partidos acabam envolvidos em escândalos de corrupção, não há índices de melhora efetivos em grande parte das questões básicas reclamadas pelo povo e isso faz com que o eleitor vá perdendo a expectativa de participar desse momento no Brasil”, afirmou ao Yahoo o presidente da Hallo, Davi Bartoncello.

Segundo ele, não há pesquisas comparativas em eleições passadas. A Hello Research, como se pode ver em seu website, está focada principalmente em pesquisas de mercado, mas, segundo o presidente, "a gente começou aqui uma ideia de adentrar temas pertinentes para este momento”. A pesquisa foi feita por contra própria, segundo ele.

Sobre o comparecimento às urnas, o estudo mostrou que 55% dos eleitores brasileiros não votariam caso o voto fosse facultativo, ao passo que 42% iriam às urnas regularmente e 3% não souberam responder.

Apesar de o voto ser compulsório por lei para eleitores entre 18 e 70 anos, ainda é relativamente simples e barato simplesmente deixar de comparecer às urnas, caso haja a inclinação para tanto. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral, a multa pode ser de até R$3,51.

Mas, a depender da situação econômica do infrator o juiz eleitoral pode decidir aumentar esse valor em até dez vezes. Além disso, é preciso fazer todo o procedimento formal, o que pode ser enfadonho. Caso não pague multa nem se regularize, o cidadão pode sofrer várias punições, incluindo a impossibilidade de obter crédito bancário ou passaporte, por exemplo.

Assim, a maioria dos que não gostariam de votar prefere evitar o aborrecimento, e nas eleições presidenciais de 2010, por exemplo, a taxa comparecimento no primeiro turno foi de quase 80%, segundo o TSE.






FONTE: YAHOO BRASIL NOTÍCIAS

Descriminalização do aborto: o tabu no debate público é o risco de vida nas clínicas clandestinas

image
Foto: Agência Brasil*

De antemão: ninguém, em sã consciência, acha poética ou libertadora a interrupção de uma gravidez. Trata-se de uma decisão dolorosa em qualquer das circunstâncias e não envolve apenas uma questão moral. Dito isto, ser ou não a favor da descriminalização da prática não impede ninguém de fazer aborto. Em períodos eleitorais, no entanto, o que é tratado como uma questão de opinião, nas clínicas clandestinas é risco de vida.

A morte, no Rio de Janeiro, da auxiliar administrativa Jandira dos Santos Cruz, que desapareceu após abortar em um lugar não só ilegal como impróprio é sintomática: ao entrar num caldo de clandestinidade, ficou impossibilitada de denunciar um crime até agora não esclarecido. Seu corpo foi encontrado carbonizado, dias depois, em um automóvel na zona norte da capital fluminense.

A polícia ainda investiga as causas da sua morte, a segunda em um mês na região metropolitana do Rio causada após abortos em clínicas clandestinas. A primeira aconteceu em Niterói, onde Elizângela Barbosa morreu após complicações na operação. A necropsia encontrou um tubo de plástico dentro do seu útero.

Para quem acredita que a possível descriminalização do aborto causaria um “boom” dos procedimentos pelo país, vale lembrar: este “boom” já acontece, com ou sem a anuência da opinião pública. Levantamento do jornal O Globo publicado recentemente mostrou que, somente no ano passado, 205.855 internações decorrentes de abortos aconteceram no País – mais da metade por interrupção induzida.

O aborto é a quinta maior causa de mortes maternas no Brasil. Ainda assim, o tema é considerado tabu na campanha porque desagrada parte da população. De duas uma: ou o drama de tantas mulheres não sensibiliza a opinião pública ou a opinião pública não tem a menor ideia dos riscos de seu próprio tabu. Essa informação é bloqueada por setores organizados da sociedade que ignoram estatísticas e dramas pessoais em nome de uma posição inegociável. Entre um ponto e outro existe apenas a escuridão.

Que uma parcela da população, ainda fortemente influenciada por esses grupos, tenha aversão ao tema é compreensível: ela muitas vezes não tem repertório para analisar o tamanho do problema para além de um simples “sou a favor” ou “sou contra”. Que candidatos se escondam por detrás dessa aversão, não.

Quando crianças, aprendemos desde cedo que tanto faz a profissão que escolheremos no futuro. O que importa é a missão: ajudar a transformar o mundo. E entrega-lo às futuras gerações em condições melhores do que as que recebemos. Essa é a missão da liderança política: ser a ponta de lança, nos debates e nas instâncias decisórias, das mudanças que nos permitam evoluir, com base no conhecimento e na sensibilidade, em relação ao mundo herdado. Por isso nem sempre a maioria tem razão: muitas vezes ela está ancorada em velhas convicções que já não levam a lugar algum.

Nenhum dos principais candidatos à Presidência, no entanto, parece disposto a destravar este debate e propor mudanças para além do lugar-comum em um tema tão sensível. É o que deveria guiar o espírito das lideranças, inclusive os candidatos ao Legislativo, mas elas estão ocupadas demais em agradar a maioria. É o que garante votos. E não há forma mais segura de agradar essa maioria do que deixar as coisas exatamente como estão. Ainda que custem a vida de centenas de pessoas todos os anos. É mais fácil fazer a vítima acreditar que, se matou ou se morreu, a culpa será sempre delas.

*Manifestação realizada em 2012 em frente ao Supremo Tribunal Federal contra a legalização do aborto de fetos anencéfalos







FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Menino de três anos pesa 70kg e espera por exame no ES

Naiara Arpini Do G1 ES

"Ele é um neném ainda, pede colo, e  eu não posso dar". O desabafo é da dona de casa Josiane de Jesus, mãe de Misael, uma criança de três anos que já pesa 70 quilos. Segundo ela, o filho engorda cerca de três quilos por mês. A suspeita é de que ele sofra de um síndrome, mas a família não tem dinheiro para pagar o exame que poderia diagnosticar a doença. Com dificuldades para realizar atividades básicas, como andar e respirar, a criança aguarda a autorização do exame. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa) disse que o exame está em processo de compra, porque é raro e caro, e que esse processo deve ser finalizado até o final deste mês.

Misael nasceu com 3,750 kg, peso considerado normal, mas, segundo a mãe, começou a engordar desde os primeiros meses de vida. "Ele engordava 300 gramas por mês, que é mais do que o esperado. Os médicos alertavam, mas eu dizia que não estava dando nada do que ele não poderia comer. Com um aninho, ele engordava cerca de três quilos por mês e não parou mais", contou. 

Josiane contou que levou o filho ao médico para tentar descobrir o que causa o aumento de peso exagerado da criança, mas que o caso continua sendo um mistério para a família. "Começamos a correr atrás e marcamos uma consulta com uma endocrinologista. Ele fez um exame e então descobrimos que ele tem Hipotireoidismo, o que o faz engordar. Desde antes dos dois anos de idade ele toma remédio por conta disso, mas parece que depois do remédio ele engordou ainda mais", disse.

Criança tem três anos e pesa 70kg (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)Criança tem três anos e pesa 70kg (Foto: Reprodução/ TV Gazeta)
 
O menino foi encaminhado para uma geneticista que atua em Vitória. De acordo com a mãe, a suspeita é que Misael sofra de uma síndrome que o faz engordar. No entanto, para diagnosticar a doença, ele precisaria fazer um exame que a família não tem condições de pagar. "Essa doutora passou um exame, mas ele é caro e ainda não conseguimos fazer. A médica disse que custa mais de R$ 1 mil e que aqui em Vitória não está fazendo. O pedido do exame está Secretaria de Saúde há mais de um mês e ainda não recebemos resposta", explicou.

O exame é uma pesquisa molecular por síndrome de Prader Willi. O garoto mora em Cachoeiro de Itapemirim e hoje faz tratamento pelo Sistema Único de Saúde no Hospital Infantil de Vitória. Veio de lá o pedido ao qual os pais deram entrada na Secretaria Municipal de Saúde. Mas ainda não tiveram uma resposta. Com o diagnóstico em mãos, o garoto poderia dar início a um tratamento.

Para Josiane, a demora na realização do exame é um grande motivo de preocupação. "Os médicos já falaram que ele pode morrer dormindo, pois não respira direito. A gente fica muito preocupado", disse.

Dificuldades
A mãe lamenta que o filho não pode levar a vida como uma criança normal. "Ele tem dificuldades para andar, para levantar, para respirar. Às vezes chora a noite toda porque não consegue dormir, devido à dificuldade de respirar", contou.

Além de ver o sofrimento do filho, Josiane também enumera as dificuldades enfrentadas pela família. "Eu não posso trabalhar porque tenho que passar o dia inteiro com ele. Também não posso colocá-lo na creche. Ele é muito grande e algumas crianças até se assustam, têm medo dele. Além disso, não tem como sair de casa. Eu não posso pagar táxi e não tem condições de ele subir no ônibus", lamentou.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim informou que já encaminhou o pedido de exame à Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), responsável pelos casos de especialidades. Já a Sesa disse que o exame está em processo de compra, porque é um exame raro e caro. Esse processo de compra deve ser finalizado até o final deste mês.







FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Mensagem de Reflexão: Essencial

Essencial

 

 


"Só se vê bem com o coração, o essencial é invisível para os olhos."




(AUTOR NÃO REVELADO)

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

ESCOLA MIGUEL MATIAS, DE CAMPO ALEGRE É ESCOLHIDA PARA TRABALHAR O PROGRAMA PREVENTIVO EDUCATIVO DE SAÚDE BUCAL



 

 
A Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, localizada no Centro da cidade de Campo Alegre - Alagoas, reuniu professores e demais profissionais em um grande encontro pela manhã desta quarta-feira, 24 de setembro, para tratar do assunto - Projeto Saúde Bucal na escola, onde as profissionais de odontologia fizeram explanação do tema para os profissionais desta escola; e à tarde houve uma reunião com os senhores pais de alunos e responsáveis, com o mesmo tema ''SAÚDE BUCAL''. No momento foram abordadas algumas ações relevantes à higiene bucal dos filhos(alunos da Miguel). O encontro contou com presença de várias pessoas! Nesse mesmo dia não houve aula nos dois turnos(matutino e vespertino), da Miguel Matias.


A Escola Miguel Matias foi escolhida para a implantação de Programa Federal para SAÚDE BUCAL com parceria da Prefeitura de Campo Alegre, tendo em vista que essa escola já é pioneira no que diz respeito a saúde bucal, pois possui um laboratório odontológico amplo e moderno, laboratório este que estava desativado, e que exatamente voltou a funcionar, com apoio da gestão pública municipal atual, atendendo não somente seus alunos como também alunos da rede municipal de ensino e a comunidade.

Este programa busca integrar escola, professores, pais de alunos, alunos e profissionais da saúde para melhorar a saúde bucal dos alunos. Busca a inclusão de atividades em saúde bucal na escola e alunos mais instruídos e saudáveis (com hábitos de higiene oral e livres da cárie), pois a escola é um espaço importante em saúde e deve ser aproveitado de forma mais efetiva. 

A Miguel Matias agradece as odontólogas pelo belíssimo trabalho, aos professores e à senhora Prefeita Pauline Pereira pelo apoio que sempre tem dado a este estabelecimento de ensino.

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 .

 

 .

 

 

 .

 

 

 

 .

 

 .

 .

 

 


ESCOLA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO BÁSICA MIGUEL MATIAS
"EDUCANDO COM RESPONSABILIDADE"
 
DIRETORES: Profº Luciano Torres e profª Giselma Vieira (Gil)
COORDENADORAS: Professoras Patrícia Ferreira e Selma Oliveira.
 

RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA