quinta-feira, 8 de junho de 2017

HOJE, 08 DE JUNHO - EMANCIPAÇÃO POLÍTICA DE CAMPO ALEGRE - ALAGOAS



Hoje a cidade de Campo Alegre, localizada no estado de Alagoas, faz 57 anos de sucesso!



História de Campo Alegre


Antes de 1800, existia na região um engenho com o nome de mosquito, cuja proprietária era viúva e chamava-se Vivência. Com a decadência do engenho, dona Vivência construiu sua casa às margens da estrada, a qual liga Campo Alegre a São Miguel dos Campos. Com a construção da primeira habitação, outros habitantes foram surgindo e logo se tornou um povoado e o engenho recebeu o nome de sua proprietária.

Por volta de 1810, um senhor por nome de Antonio de Barros, chegando à localidade, construiu uma casa e em seguida outras casas foram surgindo, tornou-se povoado e logo deram o nome de “Mosquito de Cima” e a outra localidade já existente, “Mosquito de baixo”.

Em 1814, passaram por esta localidade uns missionários católicos, os quais pernoitaram e na manhã do dia seguinte celebraram uma missa em uma palhoça, na ocasião, ofereceram à imagem de Bom Jesus dos Aflitos, hoje padroeiro da cidade. Os missionários encantados com a paisagem plana e verde disseram: “ISTO É UM CAMPO ALEGRE”. 

Antonio de Barros foi quem deu os primeiros passos para a colonização de Campo Alegre. Casou-se com a filha da proprietária do engenho mosquito e deu inicio a construção da igreja do povoado, que só foi concluída por seu filho, Manoel Felipe de Barros. Campo Alegre foi elevada à categoria de município pela lei nº. 2.241 de 8 de junho de 1960, ocorrendo sua instalação oficial a 16 do mesmo mês e ano, desligando de São Miguel dos Campos, porque sentiu necessidade de um governo próprio, tendo como primeiro prefeito por nomeação o senhor Alvino Correia.

Destacaram-se no movimento pela emancipação política: Adauto Fernandes Vieira, Moacir José da Cunha, João Fernandes Vieira, João Fernandes Vieira Filho, Adelmo Calumbi Luz, José de Souza Gomes, Deputado Abraão Fidelis de Moura e o vereador de Campo Alegre por São Miguel dos Campos, José Virgínio da Silva. Campo Alegre tem uma área de 308,06 km², clima temperado, com uma altitude de 176 m.

Acima do nível do mar, uma população mais de 52.696 habitantes, cuja economia é basicamente a cana de açúcar. O município encontra-se situado na microrregião de Tabuleiro de São Miguel dos Campos, limitando-se com os municípios de Boca da Mata e Anadia ao norte, Junqueiro e Teotônio Vilela ao sul, São Miguel dos Campos e Jequiá da Praia a leste e com Limoeiro de Anadia a oeste.

Em Campo Alegre, acontecem momentos inesquecíveis nas comemorações de 1º de janeiro, festa do padroeiro Bom jesus dos Aflitos, Dia de Corpus Christi com um grande tapete decorativo nas principais ruas da cidade para a passagem do santíssimo sacramento, Dia 08 de junho as comemorações pela Emancipação Política do município, Carnaval e as Festas Juninas. 

O acesso à cidade, que também é conhecida por “Cidade Carinho”, pela receptividade de seu povo, é pela BR 101 e AL 220.


Sua Área é de 308,06 km² representando 1.1094% do Estado, 0.0198% da Região e 0.0036% de todo o território brasileiro. 




Ano de Instalação: 1960 


Microrregião: São Miguel dos Campos 

Mesorregião: Leste Alagoano 

Altitude da Sede: 176 m 

Distância à Capital:94 Km 

Fonte: Atlas de Desenvolvimento Humano/PNUD




Campo Alegre Alagoas - AL 


*Esta informação vem do Site da Prefeitura de Campo Alegre - AL






Bandeira de Campo Alegre - AL

MÚSICA: CAMPO ALEGRE, CAMPO ALEGRE MEU

CAMPO ALEGRE, CAMPO ALEGRE MEU
CAMPO ALEGRE VOCÊ É MEU NINHO
ÉS MEU BERÇO, MINHA PAZ
HOSPITALEIRA DEMAIS
MINHA CIDADE CARINHO

CAMPO ALEGRE QUE TANTO QUERO BEM
TUA PLANÍCIE TEM PROGRESSO
CIDADE DELES NÃO TEM

NASCER EM CAMPO ALEGRE É FELICIDADE
MINHA CIDADE CARINHO
EU TE AMO DE VERDADE


MÚSICA DO SAUDOSO E ETERNO VER. LUCINHO E DO EX PREFEITO EDMILSON VIEIRA







Hino do município de Campo Alegre (Alagoas)


Hino do município de Campo Alegre

Letra por Roberto Becker
Melodia por Roberto Becker
Cantor Duda Santos

Parabéns pra você Campo Alegre,
Exaltando aos seus nossos gritos
Muitas graças neste seu aniversário
Com as bênçãos do bom Jesus dos Aflitos.

Seu presente é progresso, esperança.
Campo Alegre altaneiro e bonito
Seu futuro já tem meta bem traçada
E do passado resta o nome de Mosquito.

Mais escolas mais aumenta o saber
Mais estradas é trabalho, é ação
E a sua juventude evoluída
É futuro promissor para a nação.

Os produtos de suas terras são fortes
Os seus campos são bonitos porque
Deus doou milhões de graças pra sua gente
Campo Alegre gosto muito de você.





Acompanhe agora fotos atuais em comemoração aos 57 anos da cidade de Campo Alegre - AL :

08 de junho de 2017

OBS.: O desfile aconteceu no dia 07 de junho de 2017















































FELIZ ANIVERSÁRIO, CAMPO ALEGRE!!!!!!!!!!!!!


FALA DE RENILTON SILVA: Hoje Campo Alegre, uma das mais queridas cidades do estado de Alagoas, está em festa pela passagem de seus 57(cinquenta e sete) anos de Emancipação Política. 
Desde que vim morar nesta cidade, tenho alcançado muitas conquistas e alegrias.  
Sou natural de Osasco - São Paulo; amo muito minha terra natal: OSASCO! Mas quero dizer para todos que também amo muito CAMPO ALEGRE - A Cidade Carinho de Alagoas.

Em Campo Alegre tornei-me estudante, APRENDIZ, professor, e com um pouco mais de dedicação, consegui realizar meu maior sonho, que era ser locutor de rádio.

Graças a Deus e à minha família, Considero-me realizado com tudo que consegui até os presentes dias(Trabalhos, estudos e conquistas). Graças também aos meus amigos(as), colegas e público em geral sinto-me grato pelo carinho e confiança de todos.

Lembranças de Campo Alegre: 

Lembro de muitas coisas boas que fiz, participei e assisti em Campo Alegre.

Agradecemos a Deus e a todas as pessoas de épocas antigas e atuais que direta ou indiretamente contribuíram para o desenvolvimento de Campo Alegre!

Hoje é dia de parabenizar CAMPO ALEGRE e a todos que nasceram, viveram e aos demais que vivem nesta Terra querida: PARABÉNS, CAMPO ALEGRE, PELO SEU ANIVERSÁRIO!!!


Com carinho:




RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA


Mensagem de Reflexão: Mais um dia iluminado por Deus

Mais um dia iluminado por Deus

Imagem relacionada


Chegou mais um dia, agradecemos a Deus por tudo

Obrigado, meu Deus, todo poderoso

Que todos tenham muita paz, saúde e felicidade




(AUTOR RENILTON SILVA)







terça-feira, 6 de junho de 2017

Nossa solidariedade aos familiares, amigos e fãs do cantor e radialista Barros de Alencar


Morreu na madrugada desta segunda-feira, 05, aos 84 anos, o cantor, compositor e comunicador de rádio e de televisão: Barros de Alencar.
O artista havia entrado em coma no domingo, 04, em um hospital do bairro da Mooca, em São Paulo. Pelo Facebook, a sua irmã, Virgínia Barros, revelou que Alencar seria enterrado na tarde desta terça, por volta das 13h30, no cemitério Primavera, em Guarulhos, cidade da Grande São Paulo.
De acordo com que disse Kaká Siqueira em seu programa na rádio Tropical FM da manhã desta segunda-feira, o radialista "estava com o coração bem fraquinho". Amigo de longa data de Barros, Siqueira também relembrou que o companheiro de profissão já havia sido submetido a uma cirurgia nas cordas vocais há alguns anos.
Paraibano, Cristóvão Barros de Alencar iniciou sua carreia no mundo da comunicação em Campina Grande, na Rádio Borborema. Nos anos 1960, Alencar fez parte de equipes de rádios como Tupi, Record e América. Como cantor, o artista lançou seu primeiro disco na mesma década. Já na televisão, Barros comandou o programa de auditório "Programa Barros de Alencar" entre os anos de 1982 a 1986.

No próximo domingo, 11/06, Programa Domingo Musical ''Forrozão 2017'', das 13 às 18 horas, com muito forró para você, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ, apresentação Renilton Silva

Resultado de imagem para fotos de festas juninas no nordeste



Fique ligado no nosso Programa DOMINGO MUSICAL ''Forrozão 2017'', Um programa feito com muito carinho para você, pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM, 105.9 MHZ, próximo domingo, 11 de junho, das 13:00 às 18:00 horas, com uma seleção impecável de forró - Forró pé-de-serra e muito mais. Apresentação, comunicação e técnica de som - Renilton Silva, o locutor das emoções.

Programa Domingo Musical ''Forrozão 2017'', pela Rádio Comunitária Campo Alegre FM - Com músicas que fazem a animação no Nordeste Brasileiro


Festas juninas
As festas juninas estão entre os mais prestigiados festejos públicos tradicionais do Brasil. Elas são comemoradas entre nós desde a época colonial e tem suas raízes na mistura das tradições rurais que se formaram no interior do Brasil com o catolicismo popular herdado da Europa.

Neste mês de junho, estaremos vivenciando as Festas Juninas, em homenagem a Santo Antônio, São João e São Pedro: 13 de junho - Dia de Santo Antônio; 24 de junho - Dia de São João; 29 de junho - Dia de São Pedro. Serão 4(quatro) domingos de muito forró dentro do nosso Domingo Musical.

ATENÇÃO: No domingo passado, 04 de junho, desfilaram no nosso programa, 65(sessenta e cinco) músicas no estilo nordestino, com os seguintes cantores e bandas: Luiz Gonzaga, Alcymar Monteiro, Assisão, Dominguinhos, Flávio José, Genival Lacerda, Jackson do Pandeiro, Jorge de Altinho, Marinês, Nando Cordel, Trio Nordestino, Amelinha, Elba Ramalho, Gilberto Gil, Zé Ramalho, Banda Calango Aceso, Mastruz com Leite, Cavalo de Pau, Messias Holanda, Zinho, Desejo de Menina, Baby Som, Corisco do Trovão, Eliane, Magníficos, Catuaba com Amendoim, Amazan, Banda Avalon, Falamansa, Raimundo Fagner, Kara Veia, Aviões do Forró, Banda Styllus, Noda de Caju, Banda Aquarius, Capim com Mel, Rastapé, Katia Cilene, Alceu Valença, Os Três do Nordeste e muito mais.

E domingo que vem tem muito mais forró para você!

Acompanhe pelo som do seu rádio ou através do seu aparelho celular.

Obrigado a todos(as) pela sintonia!


RENILTON SILVA – PROFESSOR E RADIALISTA

Confira a Programação em comemoração aos 57 Anos de Emancipação Política de Campo Alegre - AL



Na próxima quinta-feira, 08 de junho de 2017, a cidade de Campo Alegre estará completando 57 anos de sucesso. Campo Alegre é conhecida como a Cidade Carinho do estado de Alagoas, e está localizado no agreste alagoano.

A programação se estende do dia, 05 de junho (ontem) até o dia 10 de junho de 2017

*Dia 05 de junho - Segunda-feira = Ações em comemoração ao Dia do Meio Ambiente;

*Dia 07 de junho
15:00 - Desfile Cívico Estudantil em Campo Alegre;

*Dia 08 de junho
05:30 - Corrida Chama da Integração;
08:00 - Hasteamento dos pavilhões em frente a Prefeitura;
09:00 - Música ao vivo na Praça Central;
16:00 - Celebração de missa em ação de graças;
22:00 - Shows com: Pablo, Parangolé e Gabriel Diniz (Pátio da Folia) em Campo Alegre;

*Dia 10 de junho - Luziápolis
14:00 - Visita em obras e assinaturas de ordem de serviços;
15:00 - Desfile Cívico em Luziápolis;
22:00 - Shows com: Leo Santana, Luan Estilizado e DJ Raffa



Parabéns, Campo Alegre!!! Cidade querida!!! (RENILTON SILVA)

Mensagem de Reflexão: Viva de bem com a vida

Viva de bem com a vida

Imagem relacionada


Problemas e imprevistos na vida do ser humano acontecem
Não é momento de querer desistir das lutas
Viver é maravilhoso
Viva sempre de bem com a vida, aconteça seja lá o que for
Esteja firme e forte para seguir seus caminhos



(AUTOR RENILTON SILVA)

domingo, 4 de junho de 2017

Nossa solidariedade aos familiares do Sr. Manuel Eraldo Guimarães, popular Eraldinho, falecido neste domingo, dia 04 de junho

Resultado de imagem para fotos de luto


O nosso Blog (Blog do Renilton Silva) registra com pesar o falecimento do Sr. Manuel Eraldo Guimarães, mais conhecido como Eraldinho. Faleceu na manhã deste domingo, 04 de junho de 2017, de morte clínica. O mesmo residia na Rua Frei Damião, nº 179, Centro, Campo Alegre - Alagoas.

Eraldinho é irmão de Manuel Benedito Guimarães (Benedito Cabeleira) e de Maria do Carmo Guimarães. É pai de Sônia, Sandro e do Sílvio. Foi motorista por muito tempo e também trabalhou com o Sr. Zeca Sampaio, ex-prefeito de Campo Alegre. Sempre fazia amizade com todos e mostrava sua alegria e satisfação de viver e trabalhar.

Avisamos que seu sepultamento será realizado nesta segunda-feira, 05 de junho, às 8 (oito) horas da manhã, saindo o féretro de sua residência, da Rua Frei Damião, nº 179, onde o corpo está sendo velado para o cemitério de Campo Alegre. A família enlutada agradece a todos que se fizerem presentes a este ato de solidariedade cristã.

OBS.: Até ao término desta postagem não foi possível encontrar uma foto do Sr. Eraldinho. Nossas desculpas

PALAVRAS DE RENILTON SILVA: Lamento profundamente o falecimento do Sr. Eraldinho e ao mesmo tempo desejo os sentimentos de pesar a toda família, amigos, colegas e demais pessoas. Que sua alma descanse em paz. Um abraço fraterno a todos os familiares e amigos.






RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA