sábado, 6 de abril de 2013

Matrícula passa a ser obrigatória aos 4 anos

EDUCAÇÃO. Lei que estabelece as diretrizes e bases foi atualizada

Foto: DIVULGAÇÃO
Pela nova lei, governo deve oferecer educação básica e gratuita dos 4 aos 17 anos
Foto: DIVULGAÇÃO
Por: AGÊNCIA O GLOBO
 
Brasília, DF – O governo federal publicou ontem, no Diário Oficial da União, a lei número 12.796 que altera a lei que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional.

Como novidade, o texto muda o artigo 6º tornando "dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade".

A matrícula dessas crianças pequenas deve ser feita na pré-escola. Estados e municípios têm até 2016 para garantir a oferta a todas as crianças a partir dessa idade.

Segundo o Ministério da Educação, a lei publicada ontem é uma “atualização” da Lei de Diretrizes e Bases, de 1996, reunindo as emendas realizadas desde então.

A versão anterior dizia que esta obrigatoriedade era a partir dos 6 anos. Mas, em 2009, uma emenda constitucional tornou obrigatório ao governo oferecer educação básica e gratuita dos 4 aos 17 anos de idade, assegurada inclusive sua oferta gratuita para todos os que a ela não tiveram acesso na idade própria.

Foi preciso, então, "incorporar" na lei o dever dos pais de matricular os filhos de 4 e 5 anos.

A nova lei "abraça" a educação infantil e estabelece as suas regras. Segundo o documento, a educação básica será dividida entre Pré-escola, Ensino Fundamental e Ensino Médio. O currículo da educação infantil deverá ter uma base nacional comum que respeita as diversidades culturais de cada região. Isto já valia para o Ensino Fundamental e o Ensino Médio.


FONTE: JORNAL GAZETA DE ALAGOAS

'Cansei de ver o PSDB dividido', diz FHC ao pregar unidade do partido

Roney Domingos Do G1 São Paulo
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no encerramento do Congresso Estadual do PSDB, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Foto: Roney Domingos / G1)
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso no encerramento do Congresso Estadual do PSDB, na Assembleia Legislativa de São Paulo (Foto: Roney Domingos / G1)
 
O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso voltou a pregar neste sábado (6) unidade interna no PSDB para que a legenda fique fortalecida nas eleições presidenciais de 2014.

"Temos tudo para vencer. Mas a vitória começa e passa pela unidade do PSDB. Eu cansei de ver o PSDB dividido. Chega!", afirmou o ex-presidente em discurso de encerramento do Congresso Estadual do PSDB na Assembleia Legislativa de São Paulo, ao lado do presidente nacional do partido, Sérgio Guerra.

Integrantes do PSDB estão descontentes com a candidatura do senador mineiro Aécio Neves para o comando da legenda. O ex-governador de São Paulo José Serra não participou de evento na semana passada que lançou o nome de Aécio. Aécio é também o provável nome disputar a Presidência da República em 2014, o que é alvo de contestações do grupo de Serra, derrotado na última eleição presidencial.

Em sua fala, Fernando Henrique pediu também que, antes de comparar legados, o partido deve pensar em "discutir o futuro". "O que o PSDB tem a oferecer não é comparar legado com legado, o passado passou. Daqui para frente, nós de novo,  somos nós a bola da vez", afirmou.

O diretório estadual discutiu neste sábado um documento chamado "Carta de São Paulo", sobre as diretrizes que o partido deverá adotar nos próximos anos. A carta será levada ao Congresso Nacional do PSDB, que acontece em maio.


Área social
Ao discursar, Fernando Henrique reconheceu méritos nas gestões de Lula e Dilma Rousseff na área social social, mas disse que agora é preciso avançar.


"Hoje, para alegria de todos nós, as camadas mais pobres têm maior capacidade de consumo, isso começou por nós. O governo Lula e o governo Dilma fizeram bem, como fez bem agora ao dar benefícios trabalhistas às empregadas domésticas. Tudo que é positivo no social tem de ter apoio do PSDB. Fizeram, bem mas não fizeram o suficiente. Porque agora esses milhões que estão com maior capacidade de renda querem qualidade", destacou.

O ex-presidente disse que o partido precisa mudar a forma de se comunicar para se aproximar da população. "Não precisa falar de gestão, choque de gestão. Tudo bem, isso é para nós. Nós temos de fazer. Choque é desagradável, ninguém gosta de sentir choque. O povo gosta de sentir é carinho, gosta de sentir eficiência, de quem está junto, de quem está perto", frisou.

Apesar da referência positiva sobre o social, FHC criticou decisões na área econômica. "Cada dia eles pensam uma coisa diferente. Não sabem se vão fazer concessão ou não vão, se a taxa de retorno vai ser cinco, vai ser sete, vai ser oito. Há uma certa indecisão."


Depoimento de Valério sobre Lula
Após o evento, Fernando Henrique falou rapidamente sobre a decisão do Ministério Público Federal do Distrito Federal de pedir investigação sobre parte do depoimento em que o operador do mensalão, Marcos Valério, acusou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva de ter conhecimento e ter se beneficiado do esquema do mensalão.


"Não conheço os dados. Não posso falar nada. Se eles viram alguma coisa, têm que investigar, mas eu não conheço."


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Goleiro Bruno perde direito de trabalhar em presídio por indisciplina

Do G1 MG
Condenação tira goleiro Bruno do Boa Esporte. (Foto: Renata Caldeira / TJMG)Bruno foi condenado pela morte da ex-amante
Eliza Samudio. (Foto: Renata Caldeira / TJMG)
 
O goleiro Bruno Fernandes perdeu o direito de trabalhar na lavanderia da Penitenciária Nelson Hungria por tempo indeterminado depois de cometer um ato de indisciplina, informou neste sábado (6) a Secretaria e Estado de Defesa Social (Seds). O atleta, detido em Contagem, Região Metropolitana de Belo Horizonte, teria tido um desentendimento com outro preso. A Seds não informou o que motivou a advertência, que passou a vigorar na segunda-feira (1º). Ainda de acordo com a secretaria, Bruno também foi encaminhado a outro pavilhão, em uma ação rotineira de movimentação de presos. Em março de 2013, o jogador foi condenado a 22 anos e 3 meses de prisão pelos crimes de homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado de Eliza Samudio.

A cada três dias trabalhados na lavanderia, Bruno tinha um dia reduzido à pena. Segundo a secretaria, futuramente, o atleta poderá retomar o direito, mas, para isso, o comportamento dele será avaliado. Sobre a troca de pavilhões, a Seds também informou ser uma medida de segurança para que os presos não firmem contatos por longos períodos, mudando constantemente de celas.

Mais tempo em regime fechado
A juíza Marixa Fabiane Rodrigues Lopes, do 1º Tribunal do Júri de Contagem (MG), corrigiu o tempo em que o goleiro Bruno deverá permanecer em regime fechado, aumentando o período em 9 meses e 15 dias. A informação foi confirmada ao G1 nesta quarta-feira (3) pelo promotor Henry Wagner Vasconcelos.


Segundo o Tribunal de Justiça de Minas Gerais, em decisão do dia 26 de março, a juíza considerou que a sentença condenatória de Bruno omitiu o regime de cumprimento do total da pena. Isso porque o cálculo de progressão de regime para o semiaberto deve considerar os 22 anos e 3 meses de prisão, que é a totalização da pena pelo assassinato de Eliza Samudio e a ocultação de cadáver e o sequestro do filho, Bruninho.

A sentença proferida em 8 de março estipulava um regime inicialmente fechado para a pena de 17 anos e 6 meses, referente ao homicídio, e regime aberto para as penas de 3 anos e 3 meses (sequestro e cárcere) e de 1 ano e 6 meses (ocultação de cadáver).

O TJ não confirmou o tempo de aumento do regime fechado por considerar que o cálculo será feito ao término dos prazos para recursos e porque a progressão da pena é analisada pela Vara de Execuções, que vai considerar ainda outros aspectos, que são tempo de trabalho na prisão e bom comportamento.


O caso
Eliza desapareceu em 2010 e seu corpo nunca foi achado. Ela tinha 25 anos e era mãe do filho recém-nascido do goleiro Bruno, de quem foi amante. Na época, o jogador era titular do Flamengo e não reconhecia a paternidade.

Em março deste ano, Bruno foi considerado culpado pelo homicídio triplamente qualificado, sequestro e cárcere privado da jovem. A ex-mulher do atleta, Dayanne Rodrigues, foi julgada na mesma ocasião, mas foi inocentada pelo conselho de sentença. Luiz Henrique Ferreira Romão, o Macarrão, amigo de Bruno, e Fernanda Gomes de Castro, ex-namorada do atleta, já haviam sido condenados em novembro de 2012.

No dia 22 de abril, o ex-policial Marcos Aparecido dos Santo, o Bola será julgado. Em 15 de maio, enfrentarão júri Elenílson Vitor da Silva, caseiro do sítio, e Wemerson Marques de Souza, amigo do goleiro. Sérgio Rosa Sales, primo de Bruno, foi morto a tiros em agosto de 2012. Outro suspeito, Flávio Caetano Araújo, que chegou a ser indiciado, foi absolvido (saiba quem são os réus).

Jorge Luiz Rosa, outro primo do goleiro, que era menor de idade na época da morte, cumpriu medida socioeducativa por crimes similares a homicídio e sequestro. Atualmente tem 19 anos e é considerado testemunha-chave do caso.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Cantor Lenine é internado em São Paulo

Lenine cancelou dois shows que faria no Sesc Vila Mariana.


Cantor está com dengue, mas ainda não se sabe o tipo, diz assessoria.

Do G1, em São Paulo
Lenine tocou músicas do mais recente trabalho: Chão (Foto: Katherine Coutinho/G1)Lenine em show do seu mais recente trabalho
(Foto: Katherine Coutinho/G1)
 
O cantor Lenine cancelou os dois shows que faria no Sesc Vila Mariana, em São Paulo, neste sábado (6) e domingo (7), pois está internado no Hospital Albert Einstein.

A assessoria de imprensa do cantor informou que exames apontaram o diagnóstico de dengue, porém, ainda não se sabe qual é o tipo da doença. Exames terão de ser refeitos neste domingo para detectar o tipo da dengue contraída.

Lenine chegou ao hospital na noite de sexta-feira (5), após fazer um show no Sesc Vila Mariana. Segundo a assessoria, o cantor sentia febre e dor de cabeça há pelo menos uma semana, não estava em condições de se apresentar, mas não quis desmarcar o show.

No site oficial de Lenine e em sua página no facebook, foi postada a seguinte mensagem:

"Olá pessoal, infelizmente os shows agendados no Sesc Vila Mariana hoje e domingo, dias 6 e 7 de abril, estão cancelados. Após o show do projeto Chão nesta sexta-feira, dia 5 de abril, Lenine deu entrada na emergência do Hospital Albert Einstein e foi internado com suspeita de dengue hemorrágica.

Os shows dos dias 11 de abril em BH e 12, 13 e 14 de abril em São Paulo acontecerão normalmente. Os ingressos podem ser reembolsados até 5 de maio em toda a rede IngressoSesc."

Reprodução página do Facebook (Foto: Reprodução)Reprodução página do Facebook (Foto: Reprodução)
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO
 

Redução de tarifas da telefonia fixa passa a valer neste sábado

Redução é para valores de ligação de telefone fixo para móvel.
Queda nas tarifas varia de 8,77% a 18,60%.

Do G1, em São Paulo

A redução no preço das tarifas de chamadas de telefones fixos para telefones móveis, determinada pela Anatel em fevereiro, passa a valer neste sábado (6).

A proposta de queda no custo das ligações foi aprovada em 28 de fevereiro, pelo Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

As operadoras Oi (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel terão uma redução de 8,77% no valor das tarifas. A Telemar Norte Leste, pertencente à Oi, terá redução de 18,60%.

No ano passado, Oi (Brasil Telecom), Telefônica, CTBC Telecom, Sercomtel e Embratel tiveram redução de 10,78% nas tarifas de telefonia fixa. A Telemar Norte Leste S.A não reduziu tarifas, em função de determinações judiciais.

No início de fevereiro, a Anatel publicou as novas tarifas dos serviços de telefonia fixa local e de longa distância nacional. De acordo com a agência, as concessionárias Telefônica, CTBC e Sercomtel tiveram aprovado um aumento de 0,568% sobre a cesta de serviços, que inclui custo da tarifação por minuto, assinatura básica e taxa de habilitação. Os reajustes da Oi foram de 0,553%, e os da Embratel, de 0,554%, segundo a agência Valor Online.

O reajuste aprovado vale somente para as concessionárias que herdaram a estrutura do sistema Telebras, na privatização do setor. Portanto, os índices não recaem sobre os serviços de telefonia fixo oferecido pelas empresas autorizadas que atuam no regime privado - por exemplo, Net e GVT.


Outros reajustes
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou, nesta sexta-feira (5), o reajuste das tarifas de energia de empresas que atendem os estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Minas Gerais. As novas tarifas valerão a partir de segunda-feira (8).


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Brasil aproveita rival fácil e bate Bolívia no fim da 'seca' de Neymar e Felipão

Após quatro jogos sem gols, santista faz dois e lidera Seleção na primeira vitória após retorno do treinador. Damião e Leandro também marcam: 4 a 0

 Brasil vence Bolívia por 4 a 0 em amistoso, com 2 gols de Neymar (AFP)

Por Leandro Canônico e Márcio Iannacca Direto de Santa Cruz de la Sierra, Bolívia


Sem dificuldades e contra um rival bem fraco, Neymar e Luiz Felipe Scolari precisaram de apenas 45 minutos para desencantarem com a Seleção neste sábado. Depois de quatro partidas sem marcar, o craque santista balançou a rede duas vezes e ajudou Felipão a conseguir a primeira vitória após o retorno no lugar de Mano Menezes: 4 a 0 sobre a Bolívia, em Santa Cruz de la Sierra, no penúltimo amistoso antes da convocação para a Copa das Confederações. O time pentacampeão abriu 3 a 0 (Leandro Damião também fez) na etapa inicial e depois só marcou aos 46 do segundo tempo, com o palmeirense Leandro.

A partida seria uma homenagem ao jovem boliviano Kevin Beltrán Espada, que morreu durante a partida entre Corinthians e San Jose no último 20 de fevereiro, mas não houve nenhuma menção ao menino no jogo e sua família não compareceu ao estádio Ramon “Tauhichi” Aguilera. As seleções entraram com uma faixa contra a violência no esporte: "Um jogo pela paz e amizade nos estádios."

Felipão só contou com atletas que atuam no futebol brasileiro e escalou o time titular com Jefferson, Jean, Réver, Dedé e André Santos; Ralf, Paulinho, Jadson e Ronaldinho; Neymar e Leandro Damião. O atacante colorado abriu o placar e depois Neymar marcou duas vezes, no primeiro tempo. Na etapa final, o técnico testou Alexandre Pato, Osvaldo, Leandro e Dória nos lugares de Damião, Neymar, Ronaldinho e Dedé. Mas a Seleção diminuiu o ritmo e passou a criar menos chances de gol. O quarto gol só saiu nos acréscimos.

neymar brasil x bolivia (Foto: AP)Neymar desencanta após quatro jogos sem marcar com a camisa amarelinha  (Foto: AP)

O último jogo antes da convocação, marcada primeiro para 14 de maio, será no próximo dia 24, contra o Chile, no Mineirão, também só com atletas de clubes brasileiros. Depois, a Seleção fará testes com Inglaterra (2 de junho, no Maracanã) e França (9 de junho, na Arena do Grêmio) antes da Copa das Confederações.

Antes da vitória fácil sobre a Bolívia, que está na penúltima colocação das eliminatórias sul-americanas para a Copa do Mundo de 2014, Felipão havia perdido na estreia por 2 a 1 para a Inglaterra e empatado com Itália (2 a 2) e Rússia (1 a 1).

Três gols em 45 minutos
O Brasil precisou de apenas três minutos para abrir o placar no estádio Ramon “Tauhichi” Aguilera, que contava com a maioria da torcida a favor da Seleção. Ronaldinho iniciou boa jogada pelo meio, passou por dois rivais e tocou para Jadson pela direita. O meia do São Paulo avançou e achou Jean, que invadiu a área e cruzou para Leandro Damião marcar 1 a 0.

Dois minutos depois, foi a vez de Neymar arrancar com facilidade pelo meio e tocar para Ronaldinho, que pegou fraco e facilitou a defesa de Galarza. A Seleção passou a pressionar e não dava espaços ao rival. Aos 8, o goleiro boliviano fez grande defesa e evitou o segundo de Damião. Aos 11, Neymar entrou pela esquerda e bateu na trave direita de Galarza. Dois minutos depois, tiro livre indireto para o Brasil: Neymar rolou, e Ronaldinho chutou rente ao travessão.

O 2 a 0 passou a ser questão de tempo. Aos 30, a rede chegou a balançar, mas o árbitro argentino Patricio Loustau anulou por impedimento: Ronaldinho cobrou falta, Dedé subiu bem e cabeceou, o goleiro salvou, e no rebote Damião marcou. Mas o zagueiro do Vasco estava em posição irregular.


Logo depois, a rede balançou para valer. Ronaldinho acertou belo toque para  Neymar, que dominou com estilo com o calcanhar e chutou sem defesa para Galarza. Era o fim da seca do santista, que estava há quatro partidas sem marcar com a amarelinha.

O camisa 11 queria mais e fez mais um aos 41, quando recebeu sozinho na área após cruzamento de Jadson da direita e bateu de primeira de canhota: 3 a 0, sem dificuldades no primeiro tempo.

No intervalo, Felipão decidiu mudar o ataque da Seleção. Neymar e Damião deixaram o gramado para as entradas de Osvaldo e Alexandre Pato. Com o placar garantido e o apoio da torcida, o Brasil continuou mandando no jogo e pressionando, com direito a gritos de "olé" na arquibancada.

Acomodada, a Seleção passou a ter menos chances de gol e viu Marcelo Moreno, do Grêmio, quase marcar aos 28 com um chute cruzado, perto da trave esquerda de Jefferson. Aos 32, Felipão substituiu o capitão Ronaldinho, bastante aplaudido pela torcida, para a entrada do palmeirense Leandro. Nos minutos finais, o jovem Dória fez sua estreia na Seleção ao substituir Dedé.

Já aos 46, o estreante Leandro, do Palmeiras, marcou o quarto depois de bela troca de passes da Seleção: Paulinho tocou para Pato, que deu para Osvaldo, e o são-paulino rolou para o palmeirense fechar o placar.



BOLÍVIA 0 X 4 BRASIL
Sergio Galarza; Ronald Eguino, Diego Bejarano (Rony Jimenez), Edward Zenteno, Marvin Bejarano (Jair Torrico); Alejandro Meleán (Ronald Garcia), Walter Veizaga (Alejandro Chumacero), Edivaldo Rojas, Jhasmani Campos (Danny Bejarano), Juan Carlos Arce (Rodrigo Vargas) e Marcelo Moreno Jefferson, Jean, Réver, Dedé (Dória), André Santos; Ralf, Paulinho, Jadson, Ronaldinho (Leandro); Neymar (Osvaldo) e Leandro Damião (Alexandre Pato)
Técnico: Xabier Azkargorta Técnico: Luiz Felipe Scolari
Gols: Leandro Damião, aos três do primeiro tempo; Neymar, aos 30 do primeiro tempo; Neymar, aos 41 do primeiro tempo; Leandro, aos 46 do segundo tempo
Cartões amarelos: Ronald Eguino (Bolívia), Osvaldo (Brasil)
Estádio: Ramon “Tauhichi” Aguilera. Data: 6/4/2013. Árbitro: Patricio Loustau (ARG). Auxiliares: Erenesto Uziga (ARG) e Ezequiel Brailovsky (ARG)

  FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO































































































































































































































































































































































































































     

MENSAGEM DE REFLEXÃO: Renascer

RENASCER
E se hoje eu fizesse um convite para nascer de novo? E se fosse hoje o dia de recomeçar uma nova vida? Não pense que você está velho demais, vivido demais, que é tarde demais. Velho não é quem tem muita idade, mas quem pensa velho, quem não quer mudar, quem se acomoda. Quem pensa que nasceu assim e vai morrer assim. Podemos ser velhos com pouca idade, com a alma enrugada.

Às vezes é necessário se despir da velha carcaça e vestir roupa nova. Se dar novas oportunidades. Uma nova chance. Isso pode ser tremendamente dolorido. Porém é um alívio imenso quando conseguimos! Carregamos durante tantos anos nossos conceitos, ideias e preconceitos, que isso se molda ao nosso corpo. E quando precisamos nos liberar, é impossível que uma parte da gente não saia junto, é impossível não doer e não sangrar.

Jesus disse que deveríamos nascer de novo. Mas Ele não acrescentou que seria fácil.

Nascer de novo não quer dizer voltar a ser pequeno, mas voltar a ter a humildade e simplicidade de uma criança para se ter mais fé, mais confiança, mais coragem. É voltar a acreditar no que o mundo acabou nos roubando com tanto materialismo.

Nascer de novo quer dizer recomeçar, reaprender a andar, vacilante, talvez, no início, mas cada vez mais firme e seguro até que nossas pernas suportem nosso corpo e nos deem equilíbrio. É cair e se levantar cada vez com paciência e perseverança. Nascer de novo quer dizer "se dar uma nova chance." Dar-se um presente a si mesmo. Tentar, pelo menos uma vez na vida, ser realmente feliz.

Tudo isso não é utopia, é uma realidade. Mas uma realidade para aqueles que acreditam.

"Eu posso, porque a bíblia diz que eu posso." Jesus nunca mentiu. Se Ele disse: "necessário vos é nascer de novo" é porque não só é necessário, mas possível. É possível sermos pessoas melhores. Não sozinhos, mas nunca estamos sozinhos se temos Deus ao nosso lado. Então, hoje, quando o dia amanhecer, amanheça com ele. E quando o sol se pôr, se ponha com ele. Renasça cada dia um pouquinho mais.

Libere-se do que te faz mal e aproveite mais das coisas que te dão felicidade. Seja jovem no seu coração e vista uma roupa nova. Olhe-se no espelho. Se todo mundo decidisse mudar, o mundo mudaria também. Comece fazendo a sua parte. Quando as pessoas notarem coisas positivas acontecendo na sua vida, vão sentir vontade de mudar também. E quem sabe não será você o primeiro elo de uma grande corrente que vai tornar a humanidade mais feliz? 



(AUTOR DESCONHECIDO)
 

sexta-feira, 5 de abril de 2013

Ossada encontrada em MG pode ser de Eliza Samudio, diz delegado

Eliza Samudio, morta em 2010
 
 (Foto: Christyam de Lima / Jornal Agora)
Corpo foi encontrado na zona rural de Nova Serrana (Foto: Christyam de Lima / Jornal Agora)
 Corpo foi encontrado na zona rural de Nova Serrana (Foto: Christyam de Lima / Jornal Agora)

Um exame de DNA que ficará pronto na próxima semana poderá confirmar se uma ossada encontrada no dia 30 de janeiro em Nova Serrana, no Centro-Oeste do estado, é da modelo e ex-amante do goleiro Bruno, Eliza Samudio, desaparecida desde junho de 2010. O caso está sendo investigado pelo delegado da cidade, Rodrigo Noronha, que trabalha a partir das características  semelhantes às do corpo de Eliza.

Segundo o delegado, após terem encontrado a ossada, a primeira hipótese foi de que ela seria de alguma mulher desaparecida na região. Contudo, a polícia mudou de ideia depois da divulgação de um laudo do Instituto Médico Legal (IML) de Belo Horizonte. “Percebemos que haviam características parecidas com as de Eliza", afirmou Rodrigo.

A ossada estava enterrada em um buraco com aproximadamente seis metros profundidade. O local fica dentro de uma propriedade particular à beira de uma estrada vicinal, que fica a 800 metros da MG-423.

Junto com a ossada haviam vestes femininas, uma sandália rasteirinha tamanho 37 e um cinto. Ainda de acordo com o delegado, também tinha um tecido que a polícia não soube precisar se era uma saia ou se era uma blusa. "Mas o que chamou a atenção foi o tamanho do pé, já que ela calçava 37. O crânio também, porque apresentava sinais de golpe. Além disso, faltavam as duas mãos e um braço completo”, contou o delegado.


FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Empresa usa o nome da Prefeitura de Campo Alegre e da Secretaria Municipal de Educação


Campo Alegre - Alagoas


Uma empresa por nome Microlink, que dizia-se oferecer cursos profissionalizantes de (Mestre de obras, Costureira, Segurança do Trabalho, Curso Básico ... de Informática, etc)  ao povo de Campo Alegre – Alagoas, surpreendeu  várias pessoas que se inscreveram  aos devidos cursos nesta semana, no prédio da Escola Municipal de Educação Básica Miguel Matias, deste município.

No ato da inscrição, a tal Microlink cobrava de cada pessoa que fosse fazer o tal curso, uma taxa de R$ 30,00 (Trinta reais); R$ 110,00 (Cento e dez reais) de material - incluindo livros e apostilas, e segundo a empresa os cursos seriam reconhecidos pelo MEC - Ministério da Educação.


Segundo informações constatadas em depoimentos,  vídeos...  essa Empresa Microlink não realizou os cursos oferecidos às várias pessoas, inclusive de uma das cidades do estado de Minas Gerais.



Na tarde de hoje, o Procurador da Prefeitura do município de Campo Alegre – Alagoas, Sr. José Maria da Silva Filho, compareceu ao local de inscrição e em seguida suspendeu as inscrições de cursos profissionalizantes da empresa Microlink, por falta de convênio com a prefeitura. Depois de vídeo divulgado no facebook, mostrando irregularidades em outra cidade, muitos dos inscritos procuraram o vereador Piu Spettus, deste município, onde o mesmo em mais uma ação em defesa do povo, acionou a procuradoria pública municipal.



Todas as inscrições do Curso da empresa MICROLINK foram suspensas nesta tarde de sexta-feira, 05 de abril. 
O procurador de Campo Alegre, Dr. José Maria conseguiu suspender as matrículas, pois não existe nada que comprove a parceria da instituição com a SEMED (Secretaria Municipal de Educação) desta cidade.





Acompanhe agora a Nota de Esclarecimento ao povo:




Nota de Esclarecimento

A Procuradoria do município, vem por meio desta, comunicar que a Prefeitura de Campo Alegre bem como a Secretaria Municipal de Educação, não fez qualquer tipo de convênio ou parceria para oferecimento de cursos com a empresa MICROLINK.
 
Outrossim, determinamos a imediata suspensão das atividades da referida empresa neste município, por não atender aos dispositivos legais.
 
Desse modo, informamos que o município de Campo Alegre bem como a Secretaria Municipal de Educação não tem nenhuma responsabilidade pelas ações da referida empresa, e também pelos eventuais transtornos ou prejuízos causados pela mesma.



Campo Alegre - Alagoas, 05 de abril de 2013
José Maria da Silva Filho
Procurador Municipal
 
 
 
*AQUI NOSSOS AGRADECIMENTOS AO SITE DA PREFEITURA DE CAMPO ALEGRE, AO BLOG DO MÁRCIO JOSÉ E DEMAIS FONTES QUE COLABORARAM COM A POSTAGEM DESSA MATÉRIA PARA O BLOG DO RENILTON SILVA.
 
RENILTON SILVA - PROFESSOR E RADIALISTA  











  

DICA DE SAÚDE: Cosmético com múltiplas funções é opção eficaz e prática para o dia a dia

Do G1, em São Paulo


A correria do dia a dia faz as pessoas procurarem sempre pela opção mais prática. O Bem Estar desta quinta-feira (4) mostrou que os cosméticos com múltiplas funções, muito comuns nas prateleiras hoje em dia, são produtos eficientes e que podem substituir os tradicionais, desde que sejam escolhidos os ideais para cada tipo de pele, como alertou a dermatologista Márcia Purceli.
 
De acordo com a médica, no entanto, é importante saber que algumas combinações podem ter as mesmas substâncias de um produto isolado, mas mais diluídas, e por isso podem não dar o mesmo efeito. No caso do antirrugas, por exemplo, algumas peles reagem melhor ao cosmético tradicional do que aos multifuncionais.
 
  • Apesar dessas combinações serem boas opções para o dia a dia, a farmacêutica e professora de cosmetologia Gislaine Leonardi alerta que não se deve misturar produtos em casa com a esperança de ter a mesma finalidade dos cosméticos multifuncionais industrializados.
Isso porque, no laboratório, são realizados inúmeros testes antes de o produto ir às lojas e, caso a pessoa misture substâncias incompatíveis em casa, pode até ter uma reação alérgica, contaminação por bactéria ou também piorar a pele.
 
Entre os cosméticos multifuncionais, o mais conhecido é o BBCream, nome inglês para um único produto que combina primer, hidratante, filtro solar e base - em alguns casos, tem também antioxidantes (veja no vídeo abaixo como o produto é preparado). No entanto, por ter a textura mais densa, o BBCream pode não agradar pessoas que têm a pele mais oleosa. Por isso, como defendeu a dermatologista Márcia Purceli, é importante conhecer o tipo de pele para comprar o cosmético de acordo.


Uma dica para identificar o tipo de pele é observá-la ao longo dia – quanto mais “brilhar”, mais oleosa. Além disso, existe também um lenço disponível no mercado que, se pressionado na pele, já dá indícios da textura – as mais oleosas vão deixar o lenço mais brilhante, por exemplo. Segundo a dermatologista, além de quem tem pele oleosa, pessoas com peles sensíveis ou em tratamento dermatológico também podem não se adaptar às fórmulas combinadas e, nesses casos, os produtos isolados são a melhor opção.
 
Para substituir o uso do BBCream, nesses casos, ela recomenda que os produtos sejam passados na seguinte ordem: primeiro, o hidratante, depois o filtro solar, depois o primer (que uniformiza a pele) e, por último, a base – no caso da base, para quem tem a pele oleosa, existem opções com efeito “matificante”, que retiram o brilho e ainda controlam a oleosidade.


maquiagem (Foto: Arte/G1)

No entanto, na hora de utilizar vários produtos, algumas pessoas geralmente optam por todos da mesma marca porque acham que o resultado pode ser melhor, mas como explicou a farmacêutica Gislaine Leonardi, a efetividade dessa sobreposição não depende necessariamente disso -  às vezes, para um tipo de pele, usar um primer de uma marca e uma base de outra, pode ser melhor. O importante é que os cosméticos sejam de uma mesma tendência, como para pele seca ou oleosa, por exemplo.
 
Há também duas opções práticas de cosméticos multifuncionais para o dia a dia que são o creme pós-barba com filtro solar, para os homens, e os desodorantes clareadores para as mulheres. Nesse último caso, a dermatologista Márcia Purceli explicou que o produto tem ativos clareadores que diminuem a formação de melanina na pele em um processo bastante lento. Porém, não funcionam para clarear manchas mais escuras, como explica o infográfico abaixo.

Bem Estar - Infográfico sobre axilas escuras (Foto: Arte/G1)
Murumuru

A repórter Daiana Garbin foi até Cajamar para conhecer uma fábrica que transforma a manteiga de murumuru em produto de beleza. Segundo a gerente de desenvolvimento de produto, Andréa Costa, a fruta é utilizada para formular cosméticos para os cabelos e para a pele, inclusive para diminuir as rugas.
 
Segundo a dermatologista Márcia Purceli, vários produtos brasileiros e internacionais utilizam o murumuru em suas formulações para ajudar a recuperar a elasticidade da pele e fornecer brilho e proteção aos cabelos. Além do murumuru, existem também outras substâncias naturais nessas fórmulas que podem fazer bem, como o cupuaçu, o óleo de pracaxi, o óleo de andiroba e a castanha do Brasil.



FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS DA GLOBO

Goiano passa em seis vestibulares de medicina em instituições públicas

Paula Resende Do G1 GO

Estudante passa em seis vestibulares para curso de medicina, em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)Estudante passou em seis vestibulares para curso
de medicina (Foto: Adriano Zago/G1)
 
Após quatro anos prestando vestibulares por todo o país, o jovem Gabriel Alvarenga, de 20 anos, foi aprovado em seis instituições de ensino públicas para o curso de medicina. “Não me via exercendo outra profissão”, conta o estudante. A faculdade escolhida para realizar o sonho de se tornar médico foi a da Universidade Federal de Goiás (UFG), onde passou na 4º colocação.
 
O objetivo dele sempre foi estudar na instituição goiana devido à qualidade do ensino e à proximidade da família e dos amigos. “Prestava nas outras porque não dá para prestar só um vestibular”, explica. Gabriel também foi aprovado nas universidades federais do Triângulo Mineiro, do Amazonas e do Acre, na Faculdade de Medicina de Marilia e na Escola Superior de Ciências da Saúde de Brasília.
 
O jovem mal teve tempo de descansar, pois as aulas da UFG começaram no último dia 25 de março. "Agora, troquei os livros do cursinho pelos da faculdade", comenta.
 
 
Trajetória
O rapaz sempre estudou em escolas particulares, desde que morava em Rubiataba, cidade goiana onde nasceu. Para intensificar os estudos, ele deixou a família no interior e se mudou há seis anos para Goiânia para cursar o ensino médio. Foi quando decidiu qual carreira queria seguir. “É uma profissão muito nobre, que ajuda as outras pessoas”, conta. De acordo com o rapaz, o gosto pela área de biológicas também ajudou na escolha.
 
Após concluir o 3º ano do ensino médio, o jovem fez mais três anos de curso pré-vestibular. Além das aulas, ele estudava mais de 8 horas por dia. No entanto, Gabriel afirma ser fundamental reservar um tempo para si mesmo. “Nunca só estude, tenha suas horas de lazer, mas enquanto estiver estudando, seja disciplinado”, ensina. Ele comenta que reservava as noites de sábado e manhãs de domingo para fazer o que quisesse, como ir ao cinema com a namorada, à casa dos tios ou jogar bola.
 
Estudante passa em seis vestibulares para curso de medicina, em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)Gabriel havia parado de tocar violão para estudar, mas já retomou a atividade (Foto: Adriano Zago/G1)
 
O jovem lembra que também é preciso abrir mão de certas coisas, como momentos em que a família está toda reunida ou de viagens longas. Inclusive, ele parou de tocar violão, atividade que já retomou.
Passei na hora certa"
Gabriel Alvarenga
 
Gabriel ressalta que quem quer fazer medicina não deve se importar com a rotina estressante e os possíveis anos de estudo. “Deve-se propor a estudar até passar, independente do tempo”, afirma. Para ele, vale a pena se esforçar para ser aprovado em uma faculdade pública. “Estou muito realizado, me sinto bem, passei na hora certa”, conta.
 
Apesar da alegria e satisfação pela aprovação, Gabriel não se esquece da longa trajetória de estudo e das decepções ao não passar no vestibular. “Quando saia a lista e não via meu nome, vinha aquela tristeza. Pensava, ‘Nossa, cursinho de novo, será que é isso mesmo que eu quero?’. Depois, a tristeza passava. Não é uma prova que ia mudar meu sonho. Nunca pensei em desistir”, ressalta.
 
Gabriel afirma que, além de estudar muito, ter tranquilidade ao fazer as provas faz a diferença. “É primordial ter tranquilidade. A experiência me ajudou a ficar calmo. No início, acredito que era prejudicado pela falta de tranquilidade, por ficar desesperado em passar”, dá a dica.
 
Estudante passa em seis vestibulares para curso de medicina, em Goiânia, Goiás (Foto: Adriano Zago/G1)"Experiência me ajudou a ficar mais calmo", diz estudante sobre vestibular (Foto: Adriano Zago/G1)
 
 
 
 
FONTE: G1 - O PORTAL DE NOTÍCIAS SDA GLOBO